Sei sulla pagina 1di 5

Configurando um Servidor de DHCP no Windows 2000 Server

03/04/03

Nos dias de hoje, importante se ter um servio de DHCP instalado na sua empresa, pois com o mercado de trabalho de informtica crescendo cada vez mais, as empresas esto contratando mais funcionrios tambm, isso implica em se ter um controle maior dos usurios conectado a sua rede fsica, ou seja, quanto melhor o gerenciamento, menos problemas os administradores de redes tero.

No primeiro passo, iremos verificar se o servio de DHCP j est instalado em seu servidor: v em Painel de Controle (Control Painel) > Adicionar ou Remover Programas (Add/Remove Programs) > Adicionar ou Remover Componentes do Windows (Add/Remove Windows Components) > Servios de Rede (Network Services): Verifique se o item, Protocolo de configurao dinmica de hosts (DHCP) est ativado, caso no esteja, ative e insira o CD de instalao do Windows no drive de CDROM, clique em OK e depois AVANAR. Isso instalar o servio de DHCP no seu servidor. Aps a instalao ter acabado, v em Ferramentas Administrativas (Administrative Tools) > DHCP, dever aparecer a TELA 1.

Precisamos agora criar um escopo, que ir determinar a faixa de endereos IPs que o servidor ir distribuir para as estaes conectadas na rede. Clique com o boto direito do mouse no nome do servidor e selecione a opo Novo Escopo e siga os passos do assistente de escopo, informando um nome para o mesmo (por exemplo: Servidor de DHCP). Clique em Avanar para prosseguir.. Agora temos que dizer qual os intervalos de IPs que iremos distribuir na rede fsica, veja a TELA 2 como exemplo:

Neste exemplo temos a configurao de uma rede de 24 bits com mscara 255.255.255.0, ou seja, 254 IPs disponveis para novos computadores na rede, caso voc tenha a necessidade de ter mais IPs disponveis, apenas altere o intervalo de endereos IPs para uma classe maior, Exemplo: 172.16.0.1 / 255.255.0.0. Clique em Avanar: agora voc pode definir quais sero os IPs excludos desta faixa de IPs que voc determinou, ou seja, aqueles IPs que no sero usados para distribuio dinmica (TELA 3).

Essa rea serve para voc definir por exemplo um IP que usado pelo roteador da rede ou por um servidor com IP fixo nesta mesma classe de rede, pois servidores e roteadores de rede e Internet (Gateways) precisam sempre estar com o mesmo endereo IP para poder fornecer certos servios a rede interna ou externa. Clique em Avanar e siga as prximas duas telas (TELA 4 e TELA 5) com as opes default que o assistente oferece. Ali voc poder definir quais os IPs Gateways e servidores DNS da rede para serem inclusos automaticamente quando uma estao estiver requisitando um servio pelo Cliente DHCP.

Servidores DNS, so usados para resoluo de nomes, ou seja, eles convertem o endereo IP do cliente um nome amigvel, pois seria muito difcil ficar decorando cada numero IP de uma rede com muitas estaes. Aps selecionar o servidor de DNS, clique em Avanar, siga com as opes padro que o assistente oferece, aps concluir o assistente, seu servidor de DHCP j estar ativo e fornecendo IPs as estaes.

Potrebbero piacerti anche