Sei sulla pagina 1di 17

COMO MORRER

JOS pediu ao policial se ele podia lavar a graxa de suas mos antes que eles partissem. Ningum saber o pensamento de um policial de Toledo, Paran, mas talvez por que JOS no tem registro criminal, ele no era conhecido por nenhum problema com a polcia. Talvez por causa da natureza de garantia, o policial WALTER consentiu o favor a JOS. JOS lavou suas mos, ento ele pediu e foi permitido reaver sua jaqueta. Contudo, quando ele pegou sua jaqueta, apanhou tambm um revlver cal. 22 e escondeu sob a jaqueta sobre seu brao direito. Quando JOS retornou para a sala de estar, o policial WALTER esperou calmamente com o mandado em sua mo. Sem uma palavra, JOS deixou escorregar sua jaqueta para trs e revelou seu revlver carregado. Aps um momento de silncio, ento sem argumento o policial desistiu de sacar sua arma de mo. JOS conduziu o policial para seu carro de polcia e ordenou a ele para que fossem embora. A uma certa distncia de casa, os dois lutaram pela arma, o carro avanando sinuosamente pela estrada. O policial WALTER levou um tiro antes que o carro parasse, ento os dois saram se empurrando e ainda discutindo. Em um certo ponto o policial, tinha JOS a sua frente, mas a posio deles se reverteu e o suspeito estava capaz de tirar-lhe a arma. O policial WALTER levou dois tiros nas costas e dois no lado da cabea, morrendo em cena. Ao rever sua tragdia, de forma alguma sequer manchar a memria de um bravo policial. Por todos os relatos, o policial lutou bravamente e impetuosamente nos ltimos minutos de sua vida. Mas seria mais trgico ignorar as lies que podem ser apreendidas e podem prevenir futuras fatalidades. Ocorrncias perigosas, (Batalhas de fora letal), podem mudar rapidamente e cada situao nica. Quando tiros e gritos clamam, tiros de armas disparam como trovo e chumbo quente voa, at mesmo os melhores planos podem cair por terra. Contudo, isto no diminui a necessidade de planejar, pensar nos cenrios com antecedncia e falar sobre estes assuntos com os companheiros. A seguir, quinze erros comuns que podem mat-lo e palpites para evitlos:

1) FORNECER FAVORES A PESSOAS PRESAS. APENAS UMA CONTRAVENO, UM PEQUENO DELITO, E ELE AT PARECE SER UM CARA LEGAL. O policial WALTER consentiu favores a JOS e eles foram os ltimos favores que ele consentiu a algum na terra. No fornea nenhuma concesso ou favor a algum. Uma vez preso, a pessoa no mais livre e suas convenincias nem mesmo aparecem em qualquer lista de prioridades. Ocasionalmente voc pode escolher conceder a um indivduo preso alguma convenincia quando ela no oferecer perigo ou procedimento inadequado, contudo, voc ou seu parceiro podem faz-lo, e no o preso ou sua namorada ou parente, etc. Por exemplo, se for inverno e o suspeito quiser seu casaco, voc ou seu parceiro podem revistar o casaco e aps, ento, entreg-lo ao preso. A nica grande razo para ns no usarmos tticas de sobrevivncia quando ns devemos, nos sentirmos estpidos usando estas tticas porque na maior parte do tempo nada acontece. Lembre-se sua vida, no o seu ego, que voc mais precisa proteger. Em adio, tticas de sobrevivncia, so defensivas, o que significa que elas so freqentemente preventivas. Quando voc empregar tticas defensivas, seguras, voc opera de uma posio de potncia onde uma confrontao armada em uma ocorrncia menos provvel para at mesmo comear. s vezes ns tememos um embarao com paisanos inocentes ou inconvenientes, O QUE H EM USAR TTICAS DEFENSIVAS, EU ESTAREI ERRADO ASSIM?, a maioria dos paisanos aceitaram uma explicao e uma desculpa. Mesmo para os poucos que no aceitam, a sua pele no melhor do que a inconvenincia deles?

2) SADA DE LADO NO USO DE ALGEMAS. O CARA TEM 67 ANOS E EU ME SENTIRIA ESTPIDO EM ALGEM-LO. Anos atrs, eu trabalhei com um policial que estava transportando um homem de 67 anos, que era cego de um olho e andava arrastando os ps. O policial tinha 29 anos, em plena forma fsica, podendo levantar at 80 (oitenta) quilos com os braos, isso parecia como no conceder algemar as mos de um homem na frente para seu conforto. Durante o transporte, o homem indiferente, ludibriou meu amigo policial e saiu correndo como um coelho. Muitos departamentos policiais, por uma boa razo, requerem a seus policiais que algemem com as mos nas costas seus presos, no estilo FLIPPER (golfinho), ou BELLI CHAIN (correntes nos ps e mos). Como um policial fornece uma relao pblica fora para paisanos, SINTO MUITO SENHOR, MAS O REGULAMENTO POLICIAL REQUER QUE O ALGEME. Geralmente, no momento da priso, domina-se, algema-se, ento revista o preso e o transporta, nesta ordem.

3) SADA DE LADO NAS BUSCAS OU REVISTAS. EU TENHO CERTEZA QUE MEU COMPANHEIRO CUIDOU DISSO, AS CINCO LTIMAS VEZES QUE PRENDI ESTA PROSTITUTA ELA NO ESTAVA ARMADA, ENTO PORQUE SE INCOMODAR COM UMA REVISTA COMPLETA DESTA VEZ. Mantenha uma posio de vantagem, ao se aproximar, conserve sua arma na mo, em posio para uma possvel reao. Pesquise as provveis reas de risco primeiro, (exemplo: A cintura o local mais comum onde os homens carregam armas), mas estabelea um perfil. Um exame de rotina metdico, uma vez enraizado como hbito, ajuda a prevenir a perda de qualquer coisa. No perca locais incomuns: dentro de botas, sob chapeis, nas roupas de baixo. As mulheres tm sido at mesmo conhecidas por amarrar com fita uma arma sob o souti. Suspeitos podem tentar enganar voc com confidncias falsas, agindo de modo submisso. Conversas chulas ou intimidaes podem ser usadas para livrar-se de voc. Por exemplo, para prevenir um exame na regio pubiana (regio em que as pernas se destacam do tronco), um suspeito pode gritar Hei, o que voc ? Uma bicha (bichona, homossexual)?. Se voc encontrar uma arma, no pare: um nmero crescente de criminosos esto carregando uma segunda arma tambm. Eu tenho visto tantos exames inadequados, que quase sempre suponho que o prisioneiro no foi ainda revistado, quando ele levado para minha custdia.

4) NO DISPERDICE TEMPO MANTENDO PROFICINCIA COM SUAS ARMAS. EU ESTOU MUITO OCUPADO PARA LIMPAR MINHA ARMA, ALM DISSO, EU S ATIREI POUCAS VEZES. EU PRATICAREI FORNECER CARTUCHOS. TIRO QUANDO A POLCIA ME

Voc, provavelmente, ouviu falar das histrias de horror: Policiais vo trabalhar com uma arma vazia. As armas levadas no coldre, to negligenciadas, falharam ao atirar. Munio verde, com verdete ou munio intacta com zinabre ou ferrugem. Infelizmente esta s uma pequena parte de um muito maior problema de flagrante de negligncia com a manuteno de armas, munies ou equipamentos. As resumidas estatsticas do FBI (Federal Bureau Of The Investigation) revelam que policiais que foram vtimas de tiros, e que deram um jeito de atirar de volta, somente 15% (quinze por cento) conseguiu tornar inaptos ou abater seus oponentes. Mantenha suas habilidades e equipamentos ARMAMENTO como se todos os dias fosse (O DIA), o dia que voc ter que defender sua vida. Certamente qualquer dia pode ser aquele um. Nenhuma ocorrncia pode ser considerada segura.

5) DORMIR OU ESTAR SONOLENTO NO DEVER. EU APENAS DESCANSAREI MEUS OLHOS ENQUANTO O RDIO EST LENTO. FIQUE PREVENIDO, FIQUE RESERVADO, E FIQUE ALIMENTADO, SO OS TRS MANDAMENTOS DO TRABALHO POLICIAL. Disseram-me no meu primeiro dia de patrulha, (engraado eu pensei), um pouco embaraoso, eu tinha imagens de multides de policiais gordos nas docerias ou panificadoras, agora anos mais tarde, eu percebo a sabedoria naqueles trs mandamentos. Voc provavelmente pensou que a pausa para o lanche (QRX), eram para seu benefcio. Na realidade, o so, porm tambm so ferramentas, meios de conduta para aumentar sua falta de alerta e sua produtividade. Pausas para o lanche no so benefcios, so meios de aumentar o desempenho do trabalho. A carga de trabalho em excesso, tempo de deteno livre de responsabilidade, e outros fatores podem pression-lo a ignorar como voc se sente e funciona. POR ANOS EU NUNCA PAREI PARA PAUSAS, AGORA EU PARO QUANDO PRECISO, MESMO ASSIM EU NO BEBO CAF. Minha produtividade e desempenho esto melhores do que nunca. Ser um profissional significa saber suas limitaes e se ajustar a elas. Tire um tempo para o caf, se voc estiver cansado, como se estivesse com fome, tenha um momento de repouso pra organizar seus pensamentos e juntar as energias. Estas so as atitudes de um profissional e podem salvar sua vida. FIQUE PREVENIDO, ALIMENTADO E FIQUE VIVO. FIQUE RESERVADO, FIQUE

6) IGNORAR OU PERDER SINAIS DE PERIGO. NO H PONTO EM SER PARANICO, H? DEIXE ISTO PARA OS RAMBOS E POLICIAIS DE GRUPOS ESPECIAIS. Manter um status mental de ALERTA VERMELHO por longos perodos de tempo impossvel. Contudo, bastante fcil, com prtica, manter inconstante, relaxado (descansado), seu estado de conscincia de todas as coisas em volta de voc. Ainda que obscuramente os sumrios do FBI relatam que quase 60% (sessenta porcento) de todos os policiais assassinados nem mesmo tiveram suas armas tiradas do coldre, neste caso, sacada por eles prprios. Mesmo durante a maioria das circunstncias calmas, pratique mantendo seus sensos de operao. Observe coisas que esto fora do lugar: Ex: uma camisa com a fralda desdobrada, para fora das calas, somente de um lado. Algum usando casaco em clima quente. Algum que fique se tocando aonde a arma possa estar. Especialmente assista, (observe), a qualquer um que esteja alerta e olhando para voc, h grandes probabilidades de serem um policial ou um criminoso. A mdia que uma pessoa observa e analisa os arredores dele ou dela ponto de destaque para voc. Mantenha-se de costas para a parede, tome cuidado com as distraes. O uso de mulheres vestidas de forma sedutora um truque comum para distraes (mesmo preparado para isto, pode ser assustadoramente efetivo com policiais do sexo masculino). Companheiras femininas so tambm usadas muito comumentemente para cruzamento e transporte de contrabando em fronteiras, para criar um perfil de que seja menos provvel de ser parado. Confie nos seus sentidos, incluindo o seu sexto sentido. Psiclogos negam que h um sexto sentido, mas eles reconhecem um principal, se chamado de sexto sentido, um sentimento corajoso, o processamento de pistas subconscientes, todos concordam oua seu sexto sentido. Fique alerta! Sua fora de observao uma das ferramentas mais vlidas para permanecer vivo. Como ensina o Exrcito, UM COMANDANTE PODE SER ESQUECIDO POR SER DERROTADO, MAS NUNCA POR SER SURPREENDIDO.

7) PEGAR UMA POSIO RUIM. Voc pode tornar seu servio mais fcil atravs do conhecimento que voc tem da sua comunidade. Voc conhece as ruas, as passagens, as sarjetas, as reas onde prender algum pode ser mais difcil. Observe as boas e ms localizaes em sua mente, ento as use quando fizer paradas. Selecione a marca para sua vantagem, considerando claridade e proteo disponvel. Tenha em mente que criminosos usam proteo e encobrimento tambm. Esteja alerta dos lugares escondidos (esconderijos). Olhe primeiro antes de entrar na rea. Apressar-se nas esquinas pode ser particularmente perigoso. Pegue esquinas amplas, ou use a espiada rpida (em p e ou agachado).

8) FALHA PARA USAR PROTEO E ENCOBRIMENTO. Um estudo de Policiais envolvidos em tiros encontrou que quase dois teros no usam proteo e encobrimento antecipadamente. Isto no significa que tenha que agir como Rambo. Preste ateno ao fundamental. Por exemplo, no se agrupe em entradas ou corredores. No de as costas a um suspeito. Olhe para o lado, para alm da proteo (cobertura), isto oferece menos exposio. A maioria das pessoas so destras, ento voc pode se aproximar de alguns suspeitos pelo lado esquerdo. Se eles esto armados, eles levaro mais tempo para mirar em voc. Voc pode observar um suspeito primeiro, procurando por armas, voc pode permitir a um suspeito que vem da sua retaguarda passar por voc, para ento, confront-lo por de trs pelo lado esquerdo. Tendo que se virar, oriente-se antes de mirar, isto diminuir a reao de um assaltante e dar a voc mais tempo para reagir. Confronte de uma posio de cobertura prxima ( vista e segura) se isto se tornar necessrio. Tenha cuidado para que o estgio de aproximao coloque voc em uma posio de resistncia, onde a fora menos provvel que seja necessria ou usada.

9) FALHAR PARA VER AS MO DE UM SUPEITO. OS OLHOS SO AS JANELAS DA ALMA, CERTO? Lembrem-se, eles o matam com suas mos, no com seus olhos. Especialmente quando prximo, a tendncia forte para olhar nos olhos do suspeito. Se voc no pode ver as mos do suspeito, suponha que ele esteja armado. Ao se aproximar, fique numa posio de vantagem, pronto para responder. E ento ordene ao suspeito, Mantenha Suas Mos Onde Esto!, faa-o virar-se, de forma que ele no olhe para voc. Faa-o primeiro afastar seus cotovelos, ento vagarosamente exponha suas mos. Uma regra corolria : MANTENHA SUA ARMA DE MO LIVRE. Quando voc se aproximar de um indivduo, no seu lugar de residncia, mantenha sua arma de mo livre. Desenvolva o hbito de manter prancheta, caneta, chapu, holofote, etc., na sua mo esquerda, em todas as aproximaes, mesmo as inofensivas, como um cidado pedindo informao. Uma vez que o hbito est engrenado, uma coisa a menos para pensar.

10) RELAXE TO LOGO VOC POSSA Muitos policiais tm sido mortos ao se aproximarem dos suspeitos em uma posio inferior. A urgncia de apressar-se no primeiro momento forte. Voc no pode supor seguramente que um suspeito est incapacitado s porque ele est baleado, sangrando e cado. Atire no mais que o necessrio, mas nem relaxe at que a agresso esteja terminada. No desista da cobertura prematuramente. Sempre se aproxime supondo que o suspeito ainda est vivo, o que pode ser um perigo letal. Aproxime-se da cobertura, se possvel. Ordene ao suspeito que vire o seu rosto de voc (ou seja, que no fique olhando para voc). No permita que um suspeito fale! A fala de um suspeito pode, e muito provavelmente ir, diminuir sua reao a qualquer ao hostil. Nunca confie numa rendio verbal. Assaltantes podem entregar uma arma a fim de surpreender o policial com uma arma escondida. Mltiplas armas e retornos escondidos esto aumentando entre criminosos. Sempre suspeite e procure por outras armas. Hoje tambm est aumentando consideravelmente que um policial ir encarar adversrios mltiplos. O uso de ajuda posterior (de trs) est aumentando entre criminosos. Um assaltante pode at mesmo estar escondido, esperando por seu colega para eliminar voc. Pistas ou indcios criminais falsos entre os civis esto sendo usados em roubos para despistar os policiais, especificamente para levar vantagem nas surpresas e respostas dos policiais. O maior risco de um policial o momento de se aproximar de forma negligente das circunstncias. Voc est se movendo para a ZONA DA MORTE. Quanto mais prximo, menos opes voc tem, menos tempo de reao e maior se torna seu perigo.

11) SEJA UM HEROI. JOHN WAYNE E CLINT EASTWOOD SO MEUS HERIS. Atores no morrem por erros tticos que eles cometem em cena. Infelizmente, ns aprendemos das EXPERINCIAS visuais do cinema. A urgncia de apenas precipitar-se forte. Lute contra isto. O tempo seu aliado. PARE, OLHE e OUA, um conselho antigo mas muito bom. A anulao de insulto no passado tende a criar confiana em demasia. Mitos culturais e compulses nobres apenas reforam isto. A televiso e o cinema ensinam mentiras numerosas sobre falsas fanfarronices, xerifes do oeste (faroeste), os super tiras, policiais derrotando todas as disparidades. H um bom termo para estas falsas lies: CORAGEM DE TOMBSTONE, coragem de um futuro morto em ocorrncia. Espere um retorno. Lute contra a urgncia de precipitar-se. Coragem e firmeza so necessrias para o nosso servio, mas firmeza no a mesma coisa que agresso ou negligncia. E coragem no uma fanfarronice tola. O herosmo no admite correr riscos tolos. Eles nos pagam para vencermos. Como o General Patton observou: NO MORRA POR SEU PAS. FAA O OUTRO POBRE BASTARDO MORRER PELO SEU. Sua primeira regra deve ser decidir voltar para casa vivo e inteiro aps cada turno de servio. Coloque este pensamento em sua mente e mantenha-o l.

12) ESTAR PREOCUPADO. Jeff Cooper em THE PRINCIPLES OF SELF DEFENSE (Princpios de Auto Defesa) Paladin Press, Cx Postal 1307, boulder, CO 80306 nos diz para observarmos na casa dos gatos, note como difcil mover-se sorrateiramente como um gato. O gato no tem contas atrasadas, no est abarrotado de trabalho, no briga com a esposa para se preocupar. O gato no tem preocupaes para diminuir sua prontido. Beije sua esposa antes de sair para o trabalho, mesmo que vocs tiveram uma briga. Deixe a briga para trs. Alguns acham que a visualizao til: Mentalmente, veja-se colocando todas as preocupaes em uma caixa, fechando-a e deixando-as na soleira da porta de casa, quando voc sair para o trabalho. No mea como estas preocupaes so importantes para sua vida pessoal, elas so irrelevantes durante seu servio como policial de patrulha. Voc pode aprender a dividir sua vida, deixando a vida de casa em casa e a do trabalho no trabalho, etc. ONDE QUER QUE VOC ESTEJA, ESTEJA L!

13) TORNAR-SE APTICO OU COMPLACENTE. NADA MAIS ACONTECE NA PATRULHA DE ROTINA. FIZ ISTO MIL VEZES. AQUELE ALARME SEMPRE UM ALARME FALSO. Se voc pegar Hollywood como seu modelo, voc devia acreditar que a maioria dos policiais estava morrendo nas mos de terroristas, grupos paramilitares revolucionrios, gangs de traficantes, bandos de assaltantes ou multides sinistras organizadas. A maioria dos policiais que foram mortos e esto morrendo, so atacados enquanto param violadores de trnsito, prendendo e respondendo a brigas e tumultos. Aproximadamente 70% (setenta por cento) das confrontaes fatais surgem durante a PATRULHA DE ROTINA. Quando no acontece nada na maioria das vezes nossa mente inconsciente nos diz: NADA IR JAMAIS ACONTECER. Isto no uma estupidez; um processo natural da mente humana. A complacncia nos tira furtivamente o mais esperto de ns. Isto tem que ser conscientemente contra, ou seja, evitarmos cair na rotina. Um estudo dos policiais de Michigan que foram mortos revelou que mais da metade dos policiais mortos conheciam seus assassinos. Freqentemente os policiais mortos tinham pegado com sucesso seus assassinos em ocasies prvias. natural supor o que havia sido bem sucedido antes de trabalhar novamente. O primeiro ano como policial NO o mais perigoso. O treinamento diferente para o recruta. Tudo suficientemente novo que no levado em conta. As habilidades de sobrevivncia e o conhecimento do recruta podem estar incompletos, mas compensado por estar em guarda. Eu tenho a reportagem de crimes do FBI do ltimo ano, as figuras revelam que os policiais que foram mortos tinham uma mdia de 09 (nove) anos de experincia no comprimento da lei. Aps o quinto ano o risco de complacncia aumenta. A rotina de trabalho tem sido repetida suficientemente, que a mente torna-se naturalmente indiferente. O treinamento de sobrevivncia pode ser descontado ou tem-se tornado vago. Podemos sentir que j vimos isto tudo o suficiente para relaxar (descansar) demais.

14) NO SE PREOCUPE PARA SE MANTER EM FORMA. EU PRECISO DE UMA CORPULNCIA EXTRA PARA AGARRAR OS SUSPEITOS FORA. A adequao fsica freqentemente um fator para a sobrevivncia de um grande nmero de assassinos, os policiais enfrentam suspeitos mais jovens do que eles. Na tragdia mencionada no incio do artigo, na hora do seu assassinato, o policial WALTER tinha 44 (quarenta e quatro) anos, seu assassino tinha 23 (vinte e trs). O condicionamento fsico tambm um fator para continuar a lutar e agentar aps um ferimento srio. Alm do mais, a adequao fsica ajuda a reduzir o STRESS DE SERVIO e pode nos ajudar a viver mais tempo. O maior assassino de policiais no um tiroteio, mas sim o STRESS. Policiais morrem 17 (dezessete) anos mais cedo do que a mdia nacional, grandemente devido aos golpes ou ataques de corao e outras doenas crnicas que a adequao pode ajudar a prevenir.

15) NO DESPERDICE O TEMPO ACRESCENTANDO NADA DE EXTRA NO SEU TRABALHO. EU TENHO UMA VIDA. LER PUBLICAES DE CUMPRIMENTOS DE UMA LEI PARA AQUELES QUE NO TEM NADA MELHOR PARA FAZER. O simples fato de que voc est lendo significa que sua garantia de sobrevivncia est acima da mdia. Provavelmente, pouco aqui verdadeiramente novo para voc. Red Smith falou sabiamente quando ele disse, QUALQUER INSIGNIFICNCIA TOLA PODE FICAR COMPLICADA. LEVA GNIOS A ADQUIRIREM A SIMPLICIDADE . Seu desafio para continuar usando o conhecimento que voc tem. O esforo extra de leitura contnua e um outro estudo, como por exemplo: seminrios, fazem com que voc torne-se comum e diferente. DESCANSE DE ACORDO COM O VENTO OU A BRISA. Isto no somente leva a uma melhora do potencial de sobrevivncia, mas pode ajudar a prevenir de ser submetido a um Conselho Disciplinar. Pouco verdadeiramente novo no assunto de tticas de sobrevivncia de policiais. A melhor instruo reconhece isto, o STRESS como elemento fundamental nas falhas de policiais. Esta a base simples, o IDEAL, que o manter vivo. E infelizmente, so os mesmos erros que tm ocorrido por mais de um sculo, que continuam a matar policiais. Use as tticas preventivas que voc aprendeu. E quando ouvir aquele chamado 2115700 EM ANDAMENTO = (Roubo com Arma a Pessoa) de seu rdio, esteja pronto para atender a ocorrncia e PERMANEA VIVO!

Texto traduzido da revista Norte Americana LAWS & ENFORCEMENT (Leis e Cumprimentos da Lei). Tradutores: Laudicia e Christian Guilherme Goldoni Adaptaes e Termos Tcnicos: Christian Guilherme Goldoni Instrutor: Cap QOPM Goldoni Digitao: Sd QPM 1-0 Carlos Henrique Soares Costa

Potrebbero piacerti anche