Sei sulla pagina 1di 56

CONCURSO PBLICO PARA INGRESSO NO QUADRO TCNICO DO CORPO AUXILIAR DA MARINHA (CP-T) EM 2013 NDICE

PARTE 1 - NORMAS PARA O CONCURSO PBLICO 1 - Dos principais aspectos (Da Carreira, Do Quadro e Do Curso) 2 - Das vagas 3 - Das inscries 3.1 - Das condies para a inscrio 3.2 - Das inscries pela Internet 3.3 - Das inscries via Organizaes Militares da Marinha 3.4 - Da iseno de pagamento da taxa de inscrio 4 - Da identificao dos candidatos 5 - Do Concurso Pblico 6 - Da prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais (eliminatria e classificatria) e da redao (eliminatria) 7 - Dos recursos da Prova Escrita, da Redao e do resultado da Prova de Ttulos (para as profisses de Fsica e Matemtica) e da Vista da Redao 8 - Dos eventos complementares 9 - Da Verificao de Dados Biogrficos (VDB) (eliminatria) 10 - Da Inspeo de Sade (IS) (eliminatria) 11 - Do Teste de Aptido Fsica (TAF) (eliminatrio) 12 - Da prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais para a profisso de Direito (eliminatria e classificatria) 13 - Da Prova de Ttulos (PT) (classificatria) - para as profisses de Fsica e Matemtica 13.1 - Da entrega dos Ttulos 13.2 - Da pontuao dos Ttulos 14 - Da Verificao de Documentos (VD) - Fase preliminar e Fase final (eliminatrias) 15 - Da Avaliao Psicolgica (AP) (eliminatria) 16 - Do resultado da Seleo Inicial 17 - Do Perodo de Adaptao (PA) (eliminatrio) (eliminatrio e classificatrio) 18 - Das disposies complementares PARTE 2 - ANEXOS Anexo I - Cidades de realizao das provas e eventos complementares e Organizaes Responsveis pela Divulgao (ORDI) Anexo II - Calendrio de Eventos Anexo III - Programas e bibliografias para as provas escritas de conhecimentos profissionais Anexo IV - Inspeo de Sade (IS) Anexo V - Avaliao Psicolgica (AP) e do Curso de Formao de Oficiais (CFO)

COMANDO DA MARINHA DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA EDITAL DE 27 DE MAIO DE 2013. CONCURSO PBLICO PARA INGRESSO NO QUADRO TCNICO DO CORPO AUXILIAR DA MARINHA (CP-T) EM 2013

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), na qualidade de rgo supervisor, torna pblico que, no perodo de 03/06/13 a 27/06/13, estaro abertas as inscries do Concurso Pblico em 2013. O presente Edital estar disposio dos candidatos na Internet, nos endereos www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou nos locais de inscrio listados no Anexo I. As datas relativas s diversas etapas e eventos do Concurso Pblico encontram-se disponveis no Calendrio de Eventos do Anexo II.

PARTE 1 - NORMAS PARA O CONCURSO PBLICO 1 - DOS PRINCIPAIS ASPECTOS: I - DA CARREIRA MILITAR 1.1 - Todo cidado, aps ingressar na Marinha do Brasil (MB), prestar compromisso de honra, no qual firmar a sua aceitao consciente das obrigaes e dos deveres militares e manifestar a sua firme disposio de bem cumpri-los. 1.2 - Os deveres militares emanam de um conjunto de vnculos racionais e morais que ligam o militar Ptria e ao servio, e compreendem, essencialmente: I - a dedicao e a fidelidade Ptria, cuja honra, integridade e instituies devem ser defendidas mesmo com o sacrifcio da prpria vida; II - o culto aos smbolos nacionais; III - a probidade e a lealdade em todas as circunstncias; IV - a disciplina e o respeito hierarquia; V - o rigoroso cumprimento das obrigaes e das ordens; e VI - a obrigao de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade. 1.3 - O acesso na hierarquia militar, fundamentado principalmente no valor moral e profissional, seletivo, gradual e sucessivo e ser feito mediante promoes, em conformidade com a legislao e atendidos os requisitos constantes do Plano de Carreira de Oficiais da Marinha. II - DO QUADRO TCNICO DO CORPO AUXILIAR DA MARINHA 1.4 - O Quadro Tcnico (T) do Corpo Auxiliar da Marinha destina-se ao preenchimento de cargos tcnico-administrativos que visam s atividades de apoio tcnico e s atividades gerenciais e administrativas em geral, alm das atividades inerentes carreira militar, nos termos da Lei n 9.519/97. 1.5 - Para informaes adicionais acerca do Quadro Tcnico (T), o candidato poder acessar a pgina da DEnsM na Internet, no sitio eletrnico: www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, no link Ingresso na Marinha/Como Ingressar.

III DO CURSO DE FORMAO 1.6 - O candidato aprovado e classificado na Seleo Inicial far o Curso de Formao de Oficiais (CFO), realizado no Centro de Instruo Almirante Wandenkolk (CIAW). O Curso tem por finalidade o preparo do candidato para o exerccio de funes em Organizaes Militares da Marinha, situadas em qualquer Unidade da Federao, de acordo com as suas qualificaes e atendendo convenincia do servio, por meio da necessria instruo militar-naval. O Curso constitudo por um Perodo de Adaptao de, aproximadamente, trs semanas e uma etapa bsica compreendendo as atividades previstas nos respectivos currculos. Durante este curso o GuardaMarinha perceber remunerao atinente sua graduao, como previsto na Lei de Remunerao dos Militares, alm de serem proporcionados alimentao, uniforme, assistncia mdico-odontolgica, psicolgica, social e religiosa. 1.7 - Durante o CFO, o candidato far um Estgio de Aplicao (EA), com durao de at 8 (oito) semanas, que tem por finalidade a adaptao s caractersticas do servio naval inerentes profisso, complementao de sua formao militar-naval e avaliao complementar para o desempenho de funes tcnicas e administrativas. Ser realizado em Organizaes Militares (OM) especialmente designadas para tal, sob a superviso do CIAW. 1.8 - O CFO ter a durao de, aproximadamente, 39 (trinta e nove) semanas. 1.9 - Durante o CFO e o EA, o candidato estar sujeito ao Regulamento e Regimento Interno do CIAW, bem como a legislao vigente aplicada para os militares da ativa das Foras Armadas. 1.10 - O ingresso no Quadro Tcnico (T) ocorrer no posto de Primeiro-Tenente, aps o candidato ter sido aprovado e classificado em todas as fases da Seleo Inicial e ter sido aprovado em todas as fases do CFO. 1.11 - Antes de completados 5 (cinco) anos de nomeao ao Oficialato, os Oficiais sero avaliados pela Comisso de Promoes de Oficiais, visando a sua permanncia em carter definitivo na Marinha. Os que no obtiverem avaliao favorvel sero licenciados ex offcio.

2 - DAS VAGAS 2.1 - O presente Concurso Pblico destina-se ao preenchimento de vagas para bacharis/licenciados nas profisses abaixo discriminadas: PROFISSES (*) Administrao Arquivologia e Gesto de Documentos Cincias Contbeis Cincias Econmicas Comunicao Social Direito Educao Fsica Estatstica Fsica - Licenciatura Informtica Matemtica - Licenciatura
2

VAGAS 03 01 02 01 04 07 01 01 01 07 01

Metereologia Pedagogia Psicologia Servio Social Segurana do Trfego Aquavirio (**)

01 02 04 02 03

41 TOTAL (*) Alm das titulaes relacionadas para cada profisso, sero considerados vlidos os documentos comprobatrios de concluso do curso de graduao de Bacharelado/Licenciatura cujas denominaes utilizadas constem nos Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, disponvel no stio eletrnico do Ministrio da Educao (MEC), na Internet www.mec.gov.br. (**) Composto pelas profisses: Engenharia Naval e Cincias Nuticas.

3 - DAS INSCRIES 3.1 - DAS CONDIES PARA A INSCRIO 3.1.1 - A inscrio obrigatria para todos os candidatos e dever ser realizada, em nvel nacional, preferencialmente via Internet, pelo prprio candidato ou via Organizaes Militares da Marinha Responsveis pela Divulgao (ORDI) previstas no Anexo I. 3.1.2 - So condies necessrias inscrio: a) ser brasileiro nato, de ambos os sexos, nos termos do art. 12, I, da CRFB/88; b) ter menos de 36 (trinta e seis) anos de idade no primeiro dia do ms de janeiro de 2014, nos termos da Lei n 12.704, de 08 de agosto de 2012; c) possuir idoneidade moral, a ser apurada por meio de averiguao da vida pregressa do candidato, atravs da VDB. Se militar ou membro da Polcia ou do Corpo de Bombeiros Militar, em atividade, apresentar, na data prevista para a entrega de documentos para a realizao da VD Fase preliminar, conforme previsto no calendrio de eventos, atestado de idoneidade moral e bons antecedentes, emitido pela autoridade a quem estiver subordinado, conforme modelo constante na pgina oficial da DEnsM na Internet e disponvel nas ORDI do Anexo I; d) estar em dia com as obrigaes do Servio Militar e da Justia Eleitoral; e) estar autorizado pela respectiva Fora Armada ou Fora Auxiliar, em se tratando de militar ou membro da Polcia ou do Corpo de Bombeiros Militar, em atividade. Se militar da MB, o candidato dever cumprir os procedimentos de comunicao da inscrio em concurso pblico; f) no estar na condio de ru em ao penal; g) no ter sido, nos ltimos cinco anos, na forma da legislao vigente: I) responsabilizado por ato lesivo ao patrimnio pblico de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar administrativo, do qual no caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sano; ou II) condenado em processo criminal com sentena transitada em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena.

h) se ex-integrante de qualquer uma das Foras Armadas ou de Fora Auxiliar, no ter sido demitido ex officio por ter sido declarado indigno para o Oficialato ou com ele incompatvel, excludo ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitao; i) ter concludo o curso superior (Bacharelado/Licenciatura) relativo profisso a que concorre, at a data prevista no Calendrio de Eventos do Anexo II, para a Verificao de Documentos (Fase Final); j) estar registrado no rgo fiscalizador da profisso a que concorre, quando existir, at a data prevista no Calendrio de Eventos para a Verificao de Documentos (Fase Final), no se aplica aos candidatos da profisso de Direito; k) no ter sido reprovado, por insuficincia de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatvel com a condio de militar, em Curso de Formao de Concurso Pblico anterior; l) ter grau hierrquico at o posto de Primeiro-Tenente, se militar em servio ativo ou na reserva (art. 8, pargrafo 2 da Lei n 9.519/97); m) efetuar o pagamento da taxa de inscrio ou requerer sua iseno conforme previsto no item 3.4 do Edital; n) possuir registro no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF); o) possuir documento oficial de identificao, com fotografia e dentro da validade; e p) cumprir as demais instrues especficas para o Concurso Pblico. 3.1.3 - O valor da taxa de inscrio de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais). 3.1.4 - O nmero do CPF e do documento oficial de identificao sero exigidos no ato da inscrio. 3.1.5 - Os documentos comprobatrios das condies de inscrio sero exigidos dos candidatos nas datas estabelecidas no Calendrio de Eventos do Anexo II, para Verificao de Documentos (Fases preliminar e final). 3.1.6 - A no apresentao de qualquer dos documentos comprobatrios das condies de inscrio, nas datas previstas para a VD (Fases preliminar e final), importar na eliminao do Concurso Pblico e perda dos direitos decorrentes. 3.1.7 - No caso de declarao de informaes inverdicas, alm da excluso do certame, podero ainda, ser aplicadas as sanes devidas falsidade de declarao, conforme estabelecido no pargrafo nico do art. 68 do Decreto-Lei n 3688/41 - Lei das Contravenes Penais. 3.1.8 - A inscrio no Concurso Pblico implicar na aceitao irrestrita das condies estabelecidas neste Edital, permitindo que a Marinha proceda as investigaes necessrias comprovao do atendimento dos requisitos previstos como inerentes ao cargo pretendido, no cabendo ao candidato o direito de recurso para obter qualquer compensao pela sua eliminao, pela anulao da sua inscrio ou pelo no aproveitamento por falta de vagas. 3.1.9 - As inscries dos candidatos que realizaram o pagamento da taxa de inscrio atravs de agendamento bancrio, cuja compensao no ocorrer dentro do prazo previsto para o pagamento, no sero aceitas. 3.1.10 - Em caso de desistncia da realizao do Concurso Pblico ou falta realizao das provas escritas, o valor pago da taxa de inscrio no ser restitudo.

3.1.11 - Encerrado o perodo de inscries, o candidato que desejar promover a alterao/atualizao dos dados cadastrais fornecidos (exceto CPF), dever faz-lo por Requerimento em uma das organizaes listadas no Anexo I, at 30 (trinta) dias antes da realizao das provas escritas.

3.2 - DAS INSCRIES PELA INTERNET 3.2.1 - As inscries podero ser realizadas, em nvel nacional, na pgina oficial da DEnsM, no endereo www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br. 3.2.2 - As inscries podero ser efetivadas somente entre 8h00 do dia 03 de junho e 23h59 do dia 27 de junho de 2013, horrio oficial de Braslia/DF. 3.2.3 - Acessada a referida pgina, o candidato digitar os dados no formulrio de inscrio e imprimir o boleto bancrio para pagamento da taxa de inscrio. 3.2.4 - O pagamento poder ser efetuado por dbito em conta-corrente ou pela apresentao do boleto bancrio impresso, em qualquer agncia bancria. 3.2.5 - O pagamento da taxa de inscrio por meio do boleto bancrio ser aceito at o dia 07 de julho de 2013, no horrio bancrio dos diversos Estados do Pas. 3.2.6 - As solicitaes de inscrio via Internet, cujos pagamentos forem efetuados aps a data estabelecida no subitem anterior, no sero aceitas. 3.2.7 - Aceita a inscrio, com a comprovao do pagamento da taxa de inscrio, o candidato ser includo no cadastro de inscritos. 3.2.8 - O candidato dever verificar a confirmao de sua inscrio na pgina da DEnsM na Internet, a partir do 5 dia til subsequente ao pagamento da taxa de inscrio. Nesta ocasio, o candidato dever imprimir o comprovante de inscrio, sendo de sua exclusiva responsabilidade a obteno desse documento, que ser exigido nas diversas etapas do Concurso Pblico. 3.2.9 - Em caso de erro ou omisso de dados no preenchimento do formulrio de inscrio, da no comprovao do pagamento da taxa de inscrio ou de pagamento da taxa de inscrio fora do prazo estipulado, a inscrio do candidato no ser efetivada, impossibilitando sua participao no Concurso Pblico e, caso o pagamento da taxa de inscrio tenha sido efetuado em duplicidade ou estiver enquadrado em uma das situaes citadas anteriormente, o valor pago no ser restitudo. 3.2.10 - A DEnsM no se responsabiliza por solicitao de inscrio via Internet no recebida por motivos de ordem tcnica dos computadores, falhas ou congestionamento das linhas de comunicao, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados. 3.2.11 - Em caso de dvidas, no procedimento descrito anteriormente, o candidato dever estabelecer contato com uma das organizaes listadas no Anexo I. 3.2.12 - Caso o candidato necessite alterar/atualizar os dados cadastrais (exceto CPF) durante o perodo de inscrio, poder faz-lo diretamente na pgina da DEnsM na Internet.

3.3 - DAS INSCRIES VIA ORGANIZAES MILITARES DA MARINHA 3.3.1 - Os candidatos podero tambm efetuar suas inscries nas ORDI relacionadas no Anexo I.

3.3.2 - As inscries podero ser realizadas nos dias teis entre 03 de junho e 27 de junho de 2013, das 08h30 s 16h30. 3.3.3 - A inscrio nas Organizaes Militares da Marinha ser da responsabilidade do candidato. 3.3.4 - Efetuada a inscrio, o candidato receber o boleto bancrio impresso para realizar o pagamento da taxa de inscrio, nas agncias bancrias, at o dia 02 de julho de 2013, no horrio bancrio dos diversos Estados do Pas. 3.3.5 - O candidato poder retornar ao local de inscrio, entre o 5 e o 10 dia til subsequente ao pagamento, com o boleto bancrio pago, para receber o comprovante de inscrio, ou imprimi-lo acessando a pgina oficial da DEnsM, na internet. 3.3.6 - Aceita a inscrio, com a comprovao do pagamento da taxa de inscrio, o candidato ser includo no cadastro de inscritos. 3.3.7 - Em caso de erro ou omisso de dados no preenchimento do formulriode inscrio, da no comprovao do pagamento da taxa de inscrio, ou de pagamento da taxa de inscrio fora do prazo estipulado, a inscrio do candidato no ser efetivada, impossibilitando sua participao no Concurso Pblico. Caso o pagamento da taxa de inscrio tenha sido efetuado em duplicidade ou estiver enquadrado em uma das situaes citadas anteriormente, o valor pago no ser restitudo. 3.3.8 - Caso o candidato necessite alterar/atualizar os dados cadastrais (exceto CPF), durante o perodo de inscrio, poder faz-lo em uma das organizaes listadas no Anexo I.

3.4 - DA ISENO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIO 3.4.1 - Em conformidade com o Decreto n 6.593, de 2 de outubro de 2008, haver iseno do valor da taxa de inscrio para o candidato que estiver inscrito no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal - Cadnico, de que trata o Decreto n 6.135, de 26 de junho de 2007, e for membro de famlia de baixa renda, nos termos deste ltimo Decreto. 3.4.2 - O candidato que desejar solicitar a iseno dever preencher e entregar, em uma das ORDI do Anexo I, o Requerimento de solicitao de iseno de pagamento de taxa de inscrio, cujo modelo estar disponibilizado na pgina da DEnsM, na Internet, entre os dias 03 e 10 de junho de 2013, durante o horrio de atendimento do posto de inscries, contendo: a) indicao do Nmero de Identificao Social (NIS), atribudo pelo Cadnico; e b) declarao de que membro de famlia de baixa renda.

3.4.3 - O candidato que solicitar a iseno dever realizar sua inscrio normalmente, de acordo com os itens 3.2 ou 3.3, no efetuando o pagamento da referida taxa, e aguardar o resultado do Requerimento.
3.4.4 - O Requerimento de iseno poder, ainda, ser encaminhado via Carta Registrada, considerada a data final de postagem em 11 de junho 2013, para a Diretoria de Ensino da Marinha Diviso de Inscrio Rua Visconde de Itabora, n 69 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20010-060. 3.4.5 - A declarao falsa sujeitar o candidato s sanes previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no pargrafo nico do art. 10 do Decreto n 83.936/79.
6

3.4.6 - A relao dos pedidos de iseno deferidos e os respectivos comprovantes de inscrio sero divulgados e disponibilizados a partir de 18 de junho de 2013, na pgina da DEnsM, na Internet e nas ORDI relacionadas no Anexo I. 3.4.7 - No caso do indeferimento do Requerimento caber Recurso Administrativo, devendo este ser apresentado at o primeiro dia til subsequente, aps a divulgao da relao dos pedidos de iseno deferidos. 3.4.7.1 - O resultado do Recurso Administrativo ser divulgado a partir de 25 de junho de 2013, na pgina da DEnsM, na Internet e disponibilizado nas ORDI relacionadas no Anexo I. 3.4.8 - O candidato que tiver seu pedido de iseno ou Recurso Administrativo indeferido e que desejar, mesmo assim, participar do Concurso Pblico dever efetuar o pagamento da taxa de inscrio, dentro do prazo previsto no subitem 3.2.5 ou 3.3.4.

4 - DA IDENTIFICAO DOS CANDIDATOS 4.1 - O candidato dever apresentar, em todas as etapas do Concurso Pblico, o comprovante de inscrio e um documento oficial de identificao, original, com fotografia e dentro da validade. 4.2 - Sero considerados vlidos os documentos originais de identidade, com assinatura e fotografia recente, emitidos por qualquer rgo oficial de identificao do Territrio Nacional, tais como: carteiras expedidas pela Marinha, Exrcito e Aeronutica; pelas Secretarias de Segurana Pblica, Institutos de Identificao, Polcias e Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (Ordens, Conselhos etc); passaporte; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministrio Pblico; carteiras funcionais expedidas por rgo pblico que, por lei federal, valem como identidade; Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitao. 4.3 - Por ocasio da realizao das etapas do Concurso Pblico, o candidato que no apresentar documento de identificao, na forma definida no subitem anterior, no poder realizar o evento e, no caso da realizao da prova escrita objetiva e da Redao, ser automaticamente eliminado. 4.4 - No ser aceito cpia de documento de identificao, ainda que autenticada, nem protocolo de documento. 4.5 - No sero aceitos como documentos de identificao: certido de nascimento, CPF, ttulo eleitoral, carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade, nem documentos ilegveis, no-identificveis e/ou danificados. 4.6 - Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realizao de qualquer etapa do Concurso Pblico, em especial na data da realizao da prova escrita objetiva, discursiva e da Redao, documento de identificao original, por motivo de perda, roubo ou furto, dever ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrncia em rgo policial, expedido h, no mximo, 30 (trinta) dias, ocasio em que ser submetido identificao especial, compreendendo coleta de assinaturas, filmagem ou fotografia. 4.7 - A identificao especial ser exigida tambm do candidato cujo documento de identificao apresente dvidas relativas fisionomia ou assinatura do portador. 4.8 - O candidato que, por ocasio da realizao da prova escrita objetiva, discursiva e da Redao, for submetido identificao especial, ter que apresentar, em at quinze dias corridos aps a realizao da prova escrita, um documento oficial de identificao, original, com fotografia e dentro da validade, na ORDI
7

responsvel pela aplicao de suas provas. A no apresentao do documento importar na sua eliminao do Concurso Pblico.

5 - DO CONCURSO PBLICO 5.1 - O Concurso Pblico constitudo das seguintes Etapas: 5.1.1 - Seleo Inicial (SI), que por sua vez, constar dos seguintes eventos: a) Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais (CP); b) Redao; e c) Eventos Complementares constitudos de: I) II) Inspeo de Sade (IS); Teste de Aptido Fsica (TAF);

III) Verificao de Documentos (VD) - Fase preliminar; IV) Verificao de Dados Biogrficos (VDB) - Fase preliminar; V) Prova Discursiva de Conhecimentos Profissionais (PD), somente para a profisso de

Direito; e VI) Prova de Ttulos (PT) para as profisses de Fsica e Matemtica. 5.1.2 - Curso de Formao de Oficiais (CFO), composto de: a) Perodo de Adaptao (PA); b) Verificao de Documentos (VD) - Fase final; c) Verificao de Dados Biogrficos (VDB) - Fase final; d) Avaliao Psicolgica (AP); e e) Curso de Formao propriamente dito. 5.2 - A prova escrita objetiva e discursiva de conhecimentos profissionais e o Curso de Formao, propriamente dito, tero carter eliminatrio e classificatrio. A Redao, a Verificao de Dados Biogrficos (Fases preliminar e final), a Inspeo de Sade, o Teste de Aptido Fsica, a Avaliao Psicolgica e a Verificao de Documentos (Fases preliminar e final) tero carter eliminatrio. A Prova de Ttulos ter carter classificatrio. 5.3 - Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que deixar de comparecer, no dia e hora determinados, a qualquer das etapas e Eventos programados, ainda que por motivo de fora maior ou caso fortuito. 5.4 - da responsabilidade do candidato inteirar-se das datas, horrios e locais de realizao das etapas e Eventos do Concurso Pblico, devendo para tanto consultar a pgina da DEnsM na Internet ou uma das ORDI do Anexo I, tendo como base o Calendrio de Eventos do Anexo II. 5.5 - As despesas relativas a transporte, estadia e alimentao para a realizao das Provas Escritas e demais eventos complementares sero custeadas pelo candidato.

6 - DA PROVA ESCRITA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS (eliminatria e classificatria) E DA REDAO (eliminatria) 6.1 - A prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais (CP), juntamente com a redao, tero durao de 4 (quatro) horas. A CP tem como propsito verificar a habilitao profissional do candidatoe constar de 50 (cinquenta) questes elaboradas de acordo com os programas descritos no Anexo III. 6.2 - A Redao tem como propsito verificar a capacidade de expresso escrita do candidato na lngua portuguesa. 6.2.1 - A Redao dever ser dissertativa e escrita em letra cursiva, com ideias claras, coerentes e objetivas, cujo ttulo versar sobre assunto considerado de importncia pela Administrao Naval. 6.2.2 - Sua correo ser procedida por Bancas Examinadoras especficas, designadas pelo Diretor de Ensino da Marinha, de acordo com as Normas estabelecidas pela Administrao Naval. 6.2.3 - A Redao no poder ser escrita em letra de imprensa e dever ter no mnimo 20 (vinte) linhas contnuas, considerando o recuo dos pargrafos, e no mximo 30 (trinta) linhas. No poder conter qualquer marca identificadora ou assinatura, o que implicar na atribuio de nota zero mesma. 6.2.4 - Sero descontados 5 (cinco) pontos por cada linha no preenchida ou preenchida em excesso, em relao ao nmero mnimo e mximo de linhas determinado. 6.2.5 - As redaes recebero 2 (duas) notas, atribudas por 2 (dois) Membros da Banca, valendo como nota da prova a mdia aritmtica dessas 2 (duas) notas. Caso a mdia obtida seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos, o candidato ser considerado Aprovado na Redao, caso contrrio, ser considerado No Aprovado. 6.2.6 - Caso as notas atribudas a uma mesma Redao apresentem uma diferena de pontuao maior que 20 (vinte) pontos, esta ser submetida apreciao do Presidente da Banca ou Membro mais experiente presente, para validao, que, caso necessrio, atribuir uma terceira nota, considerando-a ento como final. 6.2.7 - Aspectos e pontuaes a serem considerados na correo da Redao: a) Estrutura e contedo 50 (cinquenta) pontos, sendo: I) Coeso e coerncia at 30 (trinta) pontos; e II) Ttulo e assunto at 20 (vinte) pontos. b) Expresso at 50 (cinquenta) pontos. 6.2.8 - Sero corrigidas as Redaes dos candidatos com as maiores notas na Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais at o limite do nmero correspondente a 3 (trs) vezes o nmero das vagas estabelecidas, considerando-se os empates na ltima posio. 6.3 - Sero considerados eliminados nas provas escritas os candidatos que: a) obtiverem nota inferior a 50 (cinquenta) em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) na prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais; ou b) no se classificarem entre as maiores notas na prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais, at o limite do nmero correspondente a 3 (trs) vezes ao das vagas estabelecidas, considerando-se os empates na ltima posio; ou c) classificarem-se dentro do limite descrito na alnea b) anterior, mas que obtiverem nota inferior a 50 (cinquenta) em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) na Redao; ou
9

d) no tiverem suas Redaes corrigidas, por estarem alm do nmero previsto para correo. 6.4 - A prova escrita e a redao sero realizadas nas cidades relacionadas no Anexo I, nas datas e horrios constantes do Calendrio de Eventos do Anexo II. A responsabilidade pela escolha de uma destas cidades do candidato, sendo feita por ocasio do preenchimento dos formulrios de inscrio. 6.4.1 - Sero disponibilizados nas ORDI dessas cidades e na pgina da DEnsM na Internet, os locais de prova com os respectivos endereos, na poca prevista no Calendrio de Eventos do Anexo II. 6.4.2 - No haver, sob pretexto algum, segunda chamada para a prova escrita e redao, bem como a aplicao dessas fora do horrio, data e local pr-determinados. 6.4.3 - Em casos excepcionais, mediante requerimento escrito fundamentado, apresentado at 20 (vinte) dias antes da data prevista para sua realizao, poder ser autorizado que a prova escrita seja realizada em cidade diferente da escolhida pelo candidato, dentre as oferecidas no Anexo I. 6.5 - Caso haja um elevado nmero de candidatos inscritos, as provas podero ser realizadas em mais de um dia. O candidato dever consultar a pgina da DEnsM na Internet ou as ORDI (pessoalmente ou atravs dos telefones disponveis) para obter a data e o endereo do local onde realizar as provas escritas, conforme previsto no Calendrio de Eventos, do Anexo II. 6.6 - O candidato dever estar no local de realizao da prova escrita, com a antecedncia necessria. Sero considerados eliminados os candidatos que chegarem ao local de realizao da prova aps o fechamento dos portes. 6.7 - O candidato dever portar o comprovante de inscrio; um documento oficial de identificao, original, com fotografia e dentro da validade; caneta esferogrfica azul ou preta; lpis e borracha. Caso a prova venha a ser realizada em estdios de futebol ou ginsios, o candidato dever, tambm, portar prancheta. 6.8 - No ser permitido, durante a realizao das provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonogrficos, de comunicao ou de registro, eletrnicos ou no, tais como: celulares, "pagers", "palm-tops", calculadoras, relgios no analgicos, microcomputadores portteis, bem como mochilas, ou volumes similares, exceto o material suplementar, que poder ser permitido para a realizao da prova escrita de determinadas profisses, previsto no evento 2 do Calendrio de Eventos do Anexo II. vedado tambm o uso de culos escuros, de protetores auriculares ou de quaisquer acessrios de chapelaria tais como chapu, bon ou gorro. 6.9 - A DEnsM no se responsabiliza por pertences esquecidos ou perdidos pelos candidatos. 6.10 - Nos recintos de prova sero lidas as instrues gerais ao candidato. Aps a leitura, o candidato dever preencher os campos: nome, assinatura e n de inscrio da Folha de Respostas e Folha de Redao. Somente ser autorizada a troca da Folha de Respostas e Folha de Redao, nesta ocasio, por motivo de rasura nos campos acima descritos. 6.11 - Iniciada as provas, no haver mais esclarecimentos. O candidato somente poder deixar o seu lugar, devidamente autorizado pelo Supervisor/Fiscal, para se retirar definitivamente do recinto de prova ou, nos casos abaixo especificados, devidamente acompanhado por militar designado para esse fim: - atendimento mdico por pessoal designado pela MB; - fazer uso de banheiro; e - casos de fora maior, comprovados pela superviso do certame, sem que acontea sada da rea circunscrita realizao das provas.
10

6.11.1 - Em nenhum dos casos haver prorrogao do tempo destinado realizao das provas e, em caso de retirada definitiva do recinto de prova, esta ser corrigida at onde foi solucionada. 6.12 - O tempo mnimo de permanncia dos candidatos no recinto de aplicao de provas de 30 (trinta) minutos. O candidato no poder levar a prova aps sua realizao. Ser disponibilizado, na contracapa da prova, um modelo da folha de respostas para que o candidato preencha o seu gabarito para posterior conferncia. A prova escrita objetiva ser disponibilizada oportunamente na pgina da DEnsM na Internet. 6.13 - Os candidatos militares devero realizar as provas fardados. Se militares da MB, o uniforme o do dia, na rea de seus respectivos Distritos Navais. Para as demais Foras, o uniforme correspondente. 6.14 - Ao trmino do tempo concedido para a realizao da prova, o candidato interromper a resoluo da mesma no ponto em que estiver, reunir seus pertences, levantar-se- e, ordenadamente, deixar o recinto de prova, entregando a Folha de Respostas e a Folha de Redao ao Fiscal. 6.15 - Os trs ltimos candidatos remanescentes devero, obrigatoriamente, deixar o recinto de prova ao mesmo tempo. 6.16 - Ser eliminado sumariamente do Concurso Pblico, e as suas provas no sero levadas em considerao, o candidato que: a) der ou receber auxlio para a execuo de qualquer prova; b) utilizar-se de qualquer material no autorizado; c) desrespeitar qualquer prescrio relativa execuo das provas; d) escrever o nome ou introduzir marcas identificadoras em outro lugar que no o determinado para esse fim; e) cometer ato grave de indisciplina; e f) comparecer ao local de realizao das provas aps o horrio previsto.

7 - DOS RECURSOS DA PROVA ESCRITA, DA REDAO E DO RESULTADO DA PROVA DE TTULOS (para as profisses de Fsica e Matemtica) E DA VISTA DA REDAO 7.1 - Caber Recurso contra: a) questes das provas escritas objetivas e discursivas; b) erros ou omisses nos gabaritos das provas escritas objetivas; c) o resultado da Redao; e d) o resultado da Prova de Ttulos. 7.2 - O candidato que desejar interpor Recurso dever observar o seguinte: a) No caso de prova escrita objetiva, o candidato dispor de (3) trs dias teis contados a partir do dia seguinte ao da divulgao dos gabaritos, na pgina da DEnsM e em Boletim de Ordens e Notcias (BONO) da MB, que estar disponvel aos candidatos nas ORDI; b) No caso da Redao e das provas discursivas, o candidato dever solicitar a Vista de Prova, exclusivamente, nos 2 (dois) primeiros dias teis contados a partir do dia seguinte ao da divulgao dos resultados na pgina da DEnsM e em BONO, que estar disponvel aos candidatos nas ORDI. A Vista dever ser realizada no terceiro dia til. O candidato dispor at o quarto dia til para interpor seu Recurso.

11

c) os Recursos devero ser entregues diretamente nas ORDI at: I) o terceiro dia til, no caso de Recurso Administrativo, contra questes da Prova Escrita Objetiva; e II) o quarto dia til, na hiptese de Recurso Administrativo contra o resultado das Provas Escritas Discursivas, da Redao ou do resultado Prova de Ttulos. 7.3 - O resultado dos Recursos contra questes, erros ou omisses no gabarito, da prova escrita objetiva, discursiva e contra o resultado da Redao ou da Prova de Ttulos ser dado a conhecer, coletivamente, pela alterao ou no do gabarito/resultado, em carter irrecorrvel na esfera administrativa, na pgina da DEnsM na Internet, e em BONO da MB, disponvel aos candidatos nas ORDI, listadas no Anexo I. 7.4 - O Recurso dever ser: a) redigido de acordo com o modelo constante na pgina oficial da DEnsM na Internet e disponvel nas ORDI do Anexo I, devidamente fundamentado, incluindo bibliografia pesquisada. Dever conter todos os dados que informem a identidade do requerente, seu nmero de inscrio, endereo completo e assinatura; b) se manuscrito, redigido em letra de imprensa com caneta esferogrfica azul ou preta; c) apresentado com argumentao lgica e consistente, indicando o Concurso Pblico, prova (profisso e cor), nmero da questo, a resposta marcada pelo candidato e a divulgada pelo gabarito e a sua finalidade; d) um para cada questo ou para a Redao, ou para Prova de Ttulos; e e) entregue pessoalmente em uma das ORDI listadas no Anexo I, das 08h30 s 16h00, observado o prazo estabelecido no subitem 7.2. 7.5 - Quando, decorrente de exame dos Recursos, resultar anulao de questes, os pontos correspondentes a essas questes sero atribudos a todos os candidatos, independentemente de os terem requerido. 7.6 - A Vista da Redao ser realizada da seguinte forma: I) Os candidatos oriundos da ORDI DEnsM, cidade do Rio de Janeiro, devero apresentar-se, durante o horrio de expediente, no auditrio da Diretoria de Ensino da Marinha, localizado no 3 andar do Servio de Seleo do Pessoal da Marinha, situado na Praa Baro de Ladrio, s/n - Centro - Rio de Janeiro/RJ. II) Os demais candidatos realizaro a Vista da Redao em sua respectiva ORDI, em horrios e locais por ela estabelecidos. 7.7 - Recursos em desacordo com essas instrues no sero analisados.

8 - DOS EVENTOS COMPLEMENTARES 8.1 - Os candidatos no eliminados nas provas escritas objetiva e na Redao, de acordo com o subitem 6.3, sero dispostos em uma relao ordenada por nmero de inscrio. 8.2 - Os candidatos das profisses de Fsica e Matemtica considerados aptos na IS e no TAF sero convocados para a realizao da Prova de Ttulos (PT). 8.3 - A relao dos candidatos convocados ser divulgada na pgina da DEnsM, na Internet, nas ORDI, listadas no Anexo I e em Boletim de Ordens e Notcias (BONO). 8.3.1 - Em casos excepcionais, mediante Requerimento escrito fundamentado, poder ser autorizado, a critrio da Administrao Naval, que o candidato possa realizar quaisquer das etapas dos Eventos Complementares, com exceo da prova escrita discursiva, em datas e horrios diferentes daqueles estipulados,
12

por ocasio da chamada para os mesmos, desde que no ultrapasse o perodo determinado no Calendrio de Eventos. 8.4 - As cidades para realizao dos Eventos Complementares sero as mesmas relacionadas no Anexo I. A responsabilidade pela escolha de uma destas cidades do candidato, por ocasio do preenchimento dos formulrios de inscrio. 8.5 - Os Eventos Complementares sero realizados nos perodos constantes do Calendrio de Eventos do Anexo II. Os candidatos convocados devero consultar as Organizaes listadas no Anexo I quanto aos locais e horrios dos eventos, com os respectivos endereos, na poca prevista no Calendrio de Eventos. 8.6 - O candidato dever estar no local previsto para a realizao de cada Evento Complementar, pelo menos uma hora antes do seu incio, portando o comprovante de inscrio e documento oficial de identificao, original, com fotografia e dentro da validade. 8.7 - Durante a realizao dos Eventos Complementares ou ao seu trmino, caso o nmero de candidatos convocados no seja suficiente para o preenchimento do nmero de vagas, a critrio da Administrao Naval, podero ser chamados tantos candidatos no eliminados, quantos forem necessrios, respeitando-se a ordem de classificao anteriormente estabelecida. 8.8 - Caso no haja candidatos em condies de serem chamados na forma do subitem acima, o nmero de candidatos chamados para os Eventos Complementares ficar limitado ao nmero de candidatos convocados anteriormente.

9 - DA VERIFICAO DE DADOS BIOGRFICOS (VDB) (eliminatria) 9.1 - A VDB ter como propsito verificar se o candidato preenche os requisitos de idoneidade moral e de bons antecedentes de conduta para ingresso na MB, de acordo com o art. 11 da Lei n 6880/80 (Estatuto dos Militares), atravs de consulta s Secretarias de Segurana Pblica Estaduais, s Superintendncias Regionais do Departamento de Polcia Federal, dentre outros rgos. 9.2 - A VDB ser realizada em duas fases: a) Fase preliminar- realizada, inicialmente, por meio da anlise e investigao dos dados informados pelo candidato no formulrio de inscrio; e b) Fase final - realizada na mesma data da VD (Fase preliminar), quando os candidatos devero preencher e devolver o Questionrio Biogrfico Simplificado (QBS), distribudo pela ORDI. 9.3 - Durante todo o processo do Concurso Pblico o candidato poder vir a ser eliminado se no atender aos requisitos de idoneidade moral e bons antecedentes de conduta, dispostos no Estatuto dos Militares.

10 - DA INSPEO DE SADE (IS) (eliminatria) 10.1 - A IS a percia mdica que visa verificar se o candidato preenche os critrios e padres de sade exigidos para a carreira na MB e ser realizada por Agentes Mdico-Periciais da Marinha. 10.2 - A IS ser realizada nas reas das Organizaes Responsveis pela Superviso Regional (ORSR), que correspondem aos Comandos dos Distritos Navais, de acordo com exames e procedimentos mdicopericiais especficos, observando-se as condies incapacitantes e os ndices mnimos exigidos descritos no

13

Anexo IV, no perodo previsto no Calendrio de Eventos do Anexo II, conforme programao elaborada e anunciada pelas ORDI (dia, horrio e local). 10.2.1 - Independente da data que o candidato esteja marcado, o mesmo dever ficar disposio da Junta Regular de Sade (JRS) e da Junta Superior de Distrital (JDS), durante todo o perodo previsto para a realizao da IS. 10.3 - O candidato dever comparecer ao local previsto para Inspeo de Sade em jejum de doze horas, portando o comprovante de inscrio e documento oficial de identidade, com fotografia e dentro da validade, por meio do qual possa ser reconhecido. 10.4 - Os candidatos julgados incapazes na Inspeo de Sade (IS), realizada pela JRS para ingresso, podero requerer IS em grau de recurso em at 5 (cinco) dias a contar da data da comunicao do laudo pela JRS, e sero encaminhados JSD da respectiva rea, para serem submetidos nova Inspeo de Sade, em grau de recurso. Os candidatos que no comparecerem na data e hora marcadas para realizao de IS em grau de recurso sero considerados desistentes, e sua IS ser arquivada por falta de comparecimento. 10.5 - O Recurso dever ser: a) redigido de acordo com o modelo constante na pgina oficial da DEnsM na Internet e disponvel nas ORDI do Anexo I, devendo ter a finalidade enunciada de forma clara e ser circunstanciado, de modo a permitir uma completa apreciao do caso pela autoridade competente e ser instrudo por documentos que possam dar apoio s pretenses do requerente; e b) entregue pessoalmente em uma das ORDI listadas no Anexo I. 10.6 - Os militares de carreira da ativa da MB realizaro todos os exames comparecendo Junta de Sade responsvel portando os seus Pronturios Mdicos Individuais (PMI). 10.7 - Alm das condies incapacitantes que sero rigorosamente observadas durante as inspees, podero, no entanto, ser detectadas outras causas que conduzam inaptido, precoce ou remota, durante a carreira naval, conforme laudo da JRS. 10.7.1 - Os candidatos que forem julgados aptos na IS, mas que, porventura, posteriormente recebam uma recomendao mdica de no realizar o Teste de Aptido Fsica, por qualquer motivo, sero considerados eliminados do Concurso Pblico. 10.8 - A confirmao de gestao, em qualquer etapa do processo pericial, implicar no cancelamento imediato da Inspeo de Sade da candidata sem emisso de laudo, interrompendo a realizao da Inspeo de Sade (IS) e impossibilitando a candidata da realizao do Teste de Aptido Fsica (TAF). Tal candidata realizar os demais eventos complementares e dever ser reapresentada para realizar nova Inspeo de Sade no ano seguinte, se, poca do Resultado Final da Seleo Inicial do Concurso Pblico do qual ela participou, estiver classificada dentro do nmero de vagas previstas, desde que respeitados os demais requisitos, que permitem o ingresso nas carreiras da Marinha, no momento da matrcula no curso de formao.

10.9 - A candidata com filho nascido h menos de 6 (seis) meses no poder realizar o TAF, sendo resguardado seu direito de adiamento desse exame, mediante requerimento da candidata, desde que respeitados os demais requisitos, que permitem o ingresso nas carreiras da Marinha, no momento da matrcula no curso de formao. Tal candidata realizar os demais Eventos Complementares e dever ser reapresentada para realizar
14

nova Inspeo de Sade no ano seguinte, se, poca do Resultado Final da Seleo Inicial do Concurso Pblico do qual ela participou, estiver classificada dentro do nmero de vagas previstas. 10.10 - A candidata que se apresentar para nova Inspeo de Sade, no ano seguinte, em decorrncia do disposto no subitem 10.8 ou 10.9, e for aprovada nesta e nas demais Etapas, ter garantida uma vaga, alm das vagas previstas no Concurso Pblico daquele ano, mesmo que no esteja prevista abertura de vaga para sua profisso. 10.11 - O candidato que se seguir na classificao ocupar o lugar da candidata enquadrada no subitem 10.8 ou 10.9, de modo que todas as vagas previstas sejam preenchidas.

11 - DO TESTE DE APTIDO FSICA (TAF) (eliminatrio) 11.1 - O TAF, que ter carter eliminatrio, tem como propsito aferir se a aptido fsica do candidato preenche os padres fsicos exigidos para a carreira da MB e ser realizado de acordo com os subitens abaixo, no perodo previsto no Calendrio de Eventos do Anexo II, conforme programao elaborada e anunciada pelas ORDI (dia, horrio e local). 11.2 - Apenas o candidato julgado apto na IS realizar o TAF, constitudo das seguintes provas: a) natao; e b) corrida. 11.3 - O candidato ser submetido ao TAF em 2 (dois) dias no consecutivos, sendo-lhe permitido executar duas tentativas em cada uma das provas, em dias subsequentes. 11.4 - Para ser aprovado no TAF, o candidato dever: a) nadar o percurso de 25 (vinte e cinco) metros no tempo de 50 (cinquenta) segundos, para o sexo masculino e 1 (um) minuto, para o sexo feminino, levando em considerao as seguintes observaes: - A sada poder ocorrer de fora da piscina (borda ou bloco de partida) ou de dentro da piscina, a critrio do candidato; e - O candidato dever utilizar apenas os recursos inerentes ao seu prprio corpo, no sendo permitido nenhum apoio no fundo, na borda lateral e/ou raiamento da piscina. b) correr o percurso de 2400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo de 16 (dezesseis) minutos, para o sexo masculino e 17 (dezessete) minutos, para o sexo feminino. A corrida poder ser realizada em pista oficial de atletismo ou em qualquer percurso plano previamente demarcado. 11.5 - Caso o candidato seja reprovado em uma ou em ambas as provas, mesmo aps as duas tentativas, ser-lhe- concedida uma ltima tentativa, em dia a ser determinado pela Comisso de Avaliao, aps a aplicao do TAF em todos os candidatos. As datas da ltima tentativa no devero ultrapassar o ltimo dia do perodo para o TAF previsto no Calendrio do Anexo II. 11.6 - O resultado do TAF ser informado ao candidato pela Comisso de Avaliao, logo aps sua concluso, no prprio local de realizao, ocasio em que, cada candidato dever assinar a ficha que contm os resultados por ele obtidos. 11.7 - Alm do comprovante de inscrio e do documento de identificao, o candidato dever levar tnis, calo, camiseta para ginstica, sunga de banho ou mai para a natao e o comprovante de apto da IS.

15

11.8 - O mdico pertencente Comisso de Avaliao, presente no local de aplicao do TAF, poder impedir de realizar ou retirar do TAF, a qualquer momento, o candidato que apresentar qualquer condio de risco prpria sade.

12 - DA PROVA ESCRITA DISCURSIVA DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS (eliminatria e classificatria) 12.1 - A prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais ser aplicada apenas aos candidatos da profisso de Direito, aprovados na IS e no TAF e ter por objetivo, complementar a avaliao do conhecimento profissional do candidato e ser realizada na cidade do Rio de Janeiro - RJ. 12.2 - Da Prova: I) abranger os assuntos referentes ao Direito Constitucional, ao Direito Administrativo e ao Direito Administrativo Militar, bem como os aspectos do Direito Processual correspondente, conforme o programa e a bibliografia constantes do Anexo III; II) ser composta de 2 partes distintas: a primeira parte consistir na elaborao de uma pea processual ou parecer; na segunda, o candidato dever responder 4 (quatro) questes, sob forma de problemas. A primeira parte da prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais ser aferida numa escala de 0 (zero) a 40 (quarenta); a segunda, numa escala de 0 (zero) a 60 (sessenta). A nota final da prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais pode variar numa escala de 0 (zero) a 100 (cem). Sero considerados eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 50 (cinquenta); III) ser corrigida por uma Banca, composta por trs examinadores, que avaliaro o raciocnio jurdico, a fundamentao e sua consistncia, a capacidade de interpretao e exposio, a correo gramatical e a tcnica profissional demonstrada; e IV) ter a durao de 4 (quatro) horas, sendo permitida consulta exclusivamente legislao no comentada ou anotada, sendo admitida somente a remisso a artigos de textos legais e sendo vedados o uso de corretivo lquido (ou de qualquer outra natureza) e de rasuras. 12.3 - Somente ser permitido o uso de caneta esferogrfica azul ou preta (no sero corrigidas as respostas a lpis e aquelas que excederem o espao destinado para cada questo). 12.4 - O tempo mnimo de permanncia do candidato no recinto de aplicao da prova de 1 (uma) hora. O candidato no poder levar a prova aps sua realizao. 12.5 - Ser eliminado sumariamente do Concurso Pblico, e a sua prova no ser levada em considerao, o candidato que escrever o nome ou introduzir marcas identificadoras em outro lugar que no o determinado para esse fim.

13 - DA PROVA DE TTULOS (PT) (classificatria) - para as profisses de Fsica e Matemtica 13.1 - DA ENTREGA DOS TTULOS 13.1.1 - A avaliao de ttulos para as profisses de Fsica e Matemtica ser realizada por Comisso designada pelo Diretor de Ensino da Marinha, e possuir carter classificatrio. 13.1.2 - A entrega dos documentos comprobatrios dos ttulos, para os candidatos inscritos pela ORDI DEnsM (cidade do Rio de Janeiro-RJ), ser realizada em local a ser divulgado oportunamente, no perodo
16

estabelecido no Calendrio de Eventos do Anexo II e de acordo com a programao elaborada pela DEnsM e disseminada em sua pgina na Internet. 13.1.2.1 - A entrega dos documentos comprobatrios dos ttulos, para os candidatos inscritos nas demais ORDI, listadas no Anexo I, cidades de realizao das provas, ser nas respectivas ORDI, no perodo estabelecido no Calendrio de Eventos do Anexo II. As ORDI encaminharo os documentos para avaliao da Comisso designada pelo Diretor de Ensino da Marinha.

13.1.3 - No ato da entrega dos documentos comprobatrios dos ttulos, o candidato dever preencher e assinar um formulrio, no qual relacionar os ttulos apresentados. Devero ser apresentadas cpias devidamente autenticadas, de cada ttulo declarado. As cpias apresentadas sero arquivadas no CIAW.
13.1.3.1 - As cpias xerogrficas dos documentos originais podero ser autenticadas se apresentadas, no ato da entrega de ttulos, a documentao original, a qual ser restituda ao candidato imediatamente. 13.1.4 - Sero de inteira responsabilidade do candidato as informaes prestadas no ato de entrega dos ttulos, bem como a entrega dos mesmos na data prevista no Calendrio de Eventos do Anexo II. 13.1.5 - Qualquer irregularidade constatada nos documentos entregues implicar na atribuio de nota 0 (zero) ao Ttulo apresentado. 13.1.6 - No caso de apresentao de documentos falsos, o candidato ser eliminado do Concurso Pblico, sendo ainda aplicveis as sanes penais previstas na legislao vigente.

13.2 - DA PONTUAO DOS TTULOS 13.2.1 - Somente sero aceitos os Ttulos abaixo relacionados, apresentados, impreterivelmente, at o ltimo dia para a entrega dos documentos comprobatrios para a prova de Ttulos, constante no Calendrio de Eventos, observados os limites dos Quadros de Atribuio de Pontos para a Avaliao de Ttulos a seguir: ALNEA TTULO
Diploma ou declarao de concluso de curso de ps-graduao stricto sensu em nvel de doutorado em Matemtica/Fsica, de acordo com a profisso a que concorre, emitido por instituio de ensino oficialmente reconhecida, acompanhado do histrico-escolar e da ata de aprovao da tese. Diploma ou declarao de concluso de curso de ps-graduao stricto sensu em nvel de mestrado em Matemtica/Fsica, de acordo com a profisso a que concorre, emitido por instituio de ensino oficialmente reconhecida, acompanhado do histrico-escolar e da ata de aprovao da dissertao. Certificado ou declarao de concluso de curso de ps-graduao lato sensu em nvel de Especializao, com carga horria mnima de 360 horas em Matemtica/Fsica, de acordo com a profisso a que concorre, at o limite de 1 (um) certificado. O certificado/declarao dever ser emitido por instituio de ensino oficialmente reconhecida ou outras especialmente credenciadas para oferta do referido curso, acompanhado do histrico escolar, contendo, dentre outros dados, o ttulo da monografia ou do trabalho de concluso do curso (com nota ou conceito obtido). Exerccio de atividade profissional em docncia na Administrao Pblica ou Iniciativa Privada, em empregos/cargos na profisso a que concorre com 2 (dois) pontos por ano, at o total de 5 (cinco) anos. Artigo publicado, como autor, em peridico nacional ou internacional (Qualis A ou B), at o limite de 1 (uma) publicao.

VALOR DA TITULAO
40

30

10

D E TOTAL

10

10

100

17

13.2.2 - Para receber a pontuao relativa aos Ttulos relacionados na alnea D, do Quadro de Atribuio de Pontos para a Avaliao de Ttulos, o candidato dever atender ao seguinte:
a) se realizado na rea privada, apresentar cpia da Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS), devidamente autenticada, acrescida de declarao do empregador que informe o perodo (com incio e fim, se for o caso) e a espcie do servio realizado, com a descrio das atividades desenvolvidas; b) se realizado na rea pblica, apresentar certido ou declarao do rgo responsvel que informe o perodo (com incio e fim, se for o caso) e a espcie do servio realizado, com a descrio das atividades desenvolvidas; c) no caso de servio prestado como autnomo, apresentar a Guia da Previdncia Social (GPS) e o Contrato Social da Empresa devidamente registrado na Junta Comercial (quando o candidato for o proprietrio) ou contrato de prestao de servios acrescido de declarao que informe o perodo (com incio e fim, se for o caso) e a espcie do servio realizado; e d) apresentar Recibo de Pagamento de Autnomo (RPA) acrescido de declarao que informe o perodo (com incio e fim, se for o caso) e a espcie do servio realizado. 13.2.2.1 - Para efeito de pontuao do tempo de exerccio profissional, as fraes de tempo igual ou superiores a 6 (seis) meses sero consideradas como 1 (um) ano. 13.2.2.2 - No ser computado, como experincia profissional, o tempo de trainee, de estgio, de monitoria ou de bolsa de estudo. 13.2.3 - Cada Ttulo ser considerado uma nica vez. 13.2.4 - Independentemente do nmero de Ttulos apresentados, atinentes a cada alnea do Quadro de Atribuio de Pontos para a Avaliao de Ttulos, os pontos atribudos no excedero o valor de pontos discriminado em cada alnea. 13.2.5 - O somatrio de pontos de todas as alneas no poder ultrapassar a pontuao mxima de 100 (cem) pontos.

14 - DA VERIFICAO DE DOCUMENTOS (VD) Fase preliminar e Fase Final (eliminatrias)


14.1 - A VD tem o propsito de comprovar as condies exigidas para a inscrio no CP-T/2013. 14.2 - A VD ser realizada em duas Fases: a) Fase Preliminar; e b) Fase Final. 14.3 - Nos perodos previstos no Calendrio de Eventos do Anexo II, os candidatos convocados para as Fases Preliminar e Final da VD, devero entregar cpia autenticada ou simples dos documentos, acompanhadas dos originais. Os documentos originais tem a finalidade de comprovar a validade da cpia simples apresentada. Todo documento original dever ser restitudo imediatamente ao candidato. 14.4 - Para a Fase Preliminar da VD, os candidatos devero entregar em suas respectivas ORDI, em horrios e locais por ela estabelecidos, os seguintes documentos exigidos para verificao: a) Certido de Nascimento ou Casamento; b) Ttulo de Eleitor e comprovante de votao na ltima eleio ou correspondente justificao;
18

c) Certificado de Reservista ou prova de quitao com o Servio Militar; d) Diploma do curso de graduao (Bacharelado/Licenciatura), acompanhado de histrico-escolar da profisso para a qual se inscreveu, oficialmente reconhecido e devidamente registrado, ou certido/declarao de concluso do curso contendo, entre outros dados, a data do trmino do curso e da colao de grau, acompanhada de histrico-escolar, no caso de curso j concludo; e) Declarao da instituio de ensino informando que o candidato tem a previso de concluir o curso da profisso a qual concorre, em data anterior a matrcula no CFO, no caso de curso ainda no concludo; f) Registro Profissional expedido pelo rgo fiscalizador da profisso, quando existir; ou protocolo de solicitao de inscrio no rgo fiscalizador, podendo o mesmo ser entregue na Fase final, conforme perodo estabelecido em Edital; g) Se militar ou membro da Polcia ou do Corpo de Bombeiros Militar em atividade, atestado de idoneidade moral e bons antecedentes e autorizao para inscrio pela respectiva Fora Armada ou Fora Auxiliar, conforme modelo padro, disponvel na pgina oficial da DEnsM na Internet. Os militares da MB devero apresentar a sua comunicao de inscrio em concurso pblico; h) Carto de inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); e i) Documento oficial de identificao, com fotografia e dentro da validade. 14.5 - Para a Fase Final da VD, os candidatos devero entregar no perodo previsto no Calendrio de Eventos do Anexo II, os seguintes documentos: a) Documentos contidos na alnea d), do subitem 14.4, somente para os candidatos que apresentaram na fase preliminar a declarao de que concluiriam o curso da profisso a qual concorre, em data anterior ao incio do Perodo de Adaptao do CFO; b) Documentos contidos na alnea f), do subitem 14.4, somente para os candidatos que no apresentaram o registro profissional na fase preliminar; c) Documento comprobatrio do seu pedido de exonerao do servio pblico, para o candidato servidor pblico; e d) Documento comprobatrio do seu pedido de desligamento ou de seu licenciamento, para o candidato militar de outras Foras.

15 - DA AVALIAO PSICOLGICA (AP) (eliminatria) 15.1 - A AP tem como propsito avaliar os candidatos mediante o emprego de procedimentos cientficos destinados a aferir a compatibilidade das caractersticas psicolgicas do candidato com a carreira militar. 15.2 - A AP avaliar os seguintes aspectos: a) Intelectivo destinado verificao das aptides gerais e/ou especficas dos candidatos em relao s exigncias da atividade pretendida; e b) Personalgico destinado verificao das caractersticas de personalidade e motivacionais do candidato em relao s exigncias da atividade pretendida. 15.2.1 - Para a avaliao do aspecto intelectivo, ser utilizado um dos seguintes modelos: a) Somatrio de notas padronizadas - expresso pela transformao dos escores obtidos pelos candidatos nos diversos testes em graus comparveis entre si; ou
19

b) Regresso Linear Mltipla (RLM) - expresso pela estimativa do critrio de desempenho na atividade, a partir da ponderao dos escores obtidos nos testes. 15.2.2 - Para a avaliao do aspecto personalgico sero aplicados testes, inventrios, entrevistas e/ou outros instrumentos de avaliao. 15.3 - O resultado da AP ser expresso como Apto (A) ou Inapto (I). 15.4 - O candidato que obtiver o resultado I na AP ser eliminado. 15.5 - O candidato I na AP poder requerer uma Entrevista de Apresentao de Resultados (EAR) e Recurso Administrativo. No caso de EAR, os requerimentos podero ser encaminhados DEnsM, em at 3 (trs) dias teis aps a divulgao do resultado da AP. No caso de Recurso, em at 3 (trs) dias teis findo o prazo para a realizao da EAR. 15.6 - A EAR visar to somente a prestar esclarecimentos tcnicos, no afetando o resultado obtido nem servindo como fonte de informaes complementares a qualquer outro rgo. 15.7 - No caso de Recurso Administrativo, ser designada uma Comisso composta por Oficiais do Servio de Seleo do Pessoal da Marinha (SSPM) que no participaram da AP, que ter por atribuio reavaliar o material do candidato, no consistindo em uma outra aplicao das tcnicas realizadas ou correspondentes. 15.8 - Na hiptese de Recurso Administrativo, o candidato poder ser assessorado por psiclogo que no tenha feito parte da Comisso Avaliadora. 15.9 - A aprovao na AP requisito para a matrcula no curso.

16 - DO RESULTADO DA SELEO INICIAL 16.1 - Aps a realizao de todos os Eventos Complementares ser divulgado o Resultado da Seleo Inicial na pgina da DEnsM na Internet e por meio do BONO da MB, disponvel aos candidatos nas ORDI listadas no Anexo I. 16.2 - Exceto para as profisses de Direito, Fsica e Matemtica, o resultado constar da relao dos candidatos classificados dentro do nmero de vagas previsto (candidatos titulares) e dos candidatos reservas, por profisso e pela ordem decrescente da nota da prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais, aproximadas a centsimos. 16.2.1 - Para a profisso de Direito, o resultado constar da relao dos candidatos classificados dentro do nmero de vagas previsto (candidatos titulares) e dos candidatos reservas, pela ordem decrescente da mdia da prova escrita objetiva e discursiva de conhecimentos profissionais, de acordo com a frmula abaixo discriminada: ME = 3CP+4PD, onde: 7 ME = mdia na SI, aproximada a centsimos; CP = nota da prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais; e PD = nota da prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais. 16.2.2 - Para as profisses de Fsica e Matemtica, o resultado constar da relao dos candidatos classificados dentro do nmero de vagas previsto (candidatos titulares) e dos candidatos reservas, pela ordem decrescente da mdia da prova escrita objetiva e prova de ttulos, de acordo com a frmula abaixo discriminada:
20

ME =

3CP + 2PT, onde: 5

ME = mdia na SI, aproximada a centsimos; CP = nota da Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais; e PT = nota da Prova de Ttulos. 16.3 - Os candidatos que obtiverem a mesma mdia na SI sero posicionados entre si, de acordo com a seguinte ordem de prioridade: a) maior nota na prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais; b) maior nota na prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais (somente para a profisso de Direito); c) maior nota na Prova de Ttulos (somente para as profisses de Fsica e Matemtica); d) maior nota na Redao; e e) maior idade. 16.4 - O candidato aprovado em todas as etapas, mas no classificado no nmero de vagas existentes, ser considerado candidato reserva. 16.5 - A listagem de candidatos reservas tem por finalidade permitir a convocao imediata para preenchimento de vagas no completadas em razo de eventual desistncia de candidatos titulares, desde que tal convocao se d dentro da vigncia do Concurso Pblico. 16.6 - Em caso de convocao de candidato reserva ser adotada estritamente a ordem de classificao discriminada pela ordem decrescente da nota obtida no Resultado da Seleo Inicial, considerando os critrios de desempate previstos no subitem 16.3. 16.7 - Os candidatos reservas devero acessar a pgina da DEnsM na Internet, durante o Perodo de Adaptao do CFO, especificado no Calendrio de Eventos do Anexo II, a fim de tomar conhecimento de uma possvel convocao de candidatos reservas para substituio de candidatos titulares.

17 - DO PERODO DE ADAPTAO, DA VERIFICAO DE DOCUMENTOS FASE FINAL (eliminatrios) E DO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS (CFO) (eliminatrio e classificatrio) 17.1 - Sero chamados para apresentao para o incio do Perodo de Adaptao do CFO, na data prevista no Calendrio de Eventos, os candidatos titulares. 17.2 - Os candidatos titulares sero apresentados ao Centro de Instruo Almirante Wandenkolk (CIAW), no endereo: Ilha das Enxadas - s/n - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP.: 20.091-000 - Tel.: (21) 2104-6768. 17.3 - O CFO ter carter eliminatrio e classificatrio. 17.4 - O Perodo de Adaptao, como parte integrante do CFO, destina-se a adaptar e preparar os futuros alunos para as atividades acadmicas e administrativas a serem desenvolvidas durante o Curso. 17.5 - O candidato aprovado e classificado realizar o CFO no CIAW, ficando este sujeito s normas vigentes para realizao do CFO, baixadas pelo Diretor de Ensino da Marinha. 17.6 - As normas reguladoras especficas para o Curso esto sujeitas s alteraes no decorrer do perodo escolar, conforme as necessidades da Administrao Naval. Essas normas estabelecero o rendimento escolar mnimo e demais condies exigidas para aprovao no referido Curso. Na ocorrncia de atos de indisciplina,
21

comportamento incompatvel com a carreira militar, insuficincia acadmica ou descumprimento das normas previstas, o aluno poder ser desligado do Curso, a qualquer momento. 17.7 - O candidato militar de carreira da Marinha do Brasil ser movimentado pela DPMM/CPesFN. 17.8 - O candidato classificado que esteja prestando o Servio Militar Inicial (SMI) ou Servio Militar Voluntrio (SMV), na Marinha do Brasil, ser licenciado pelo respectivo Distrito Naval antes da data de concentrao, apresentando-se ao Estabelecimento de Ensino onde realizar o CFO na condio de civil. 17.9 - As despesas com transporte e hospedagem de candidato, da sua ORDI, cidades de realizao das provas, at a apresentao na OM onde far o CFO, para o Perodo de Adaptao, Verificao de Documentos Fase final e realizao da Avaliao Psicolgica sero custeadas pela Marinha, por intermdio das ORSR, ou seja, dos Comandos de Distritos Navais. O custeio destas despesas no se aplica aos candidatos que realizaram a inscrio pela ORDI DEnsM (cidade do Rio de Janeiro-RJ). 17.9.1 - O candidato dever dispor de recursos prprios para o custeio de alimentao e despesas pessoais nos trajetos para o estabelecimento de ensino onde realizar o CFO. 17.10 - Visando ao controle, eliminao e erradicao de doenas imunoprevenveis, por ocasio da apresentao para o Perodo de Adaptao, recomendado aos candidatos a apresentao do Carto de Vacinao referente ao Calendrio Bsico de Vacinao do Adulto - Hepatite B; Dupla tipo adulto (dT Difiteria e Ttano); Febre Amarela e Trplice Viral (sarampo, caxumba e rubola), disponveis em todas as Unidades Bsicas de Sade (UBS). 17.11 - O candidato que no se apresentar na data e horrio marcados para o incio do Perodo de Adaptao, que durante o Perodo de Adaptao cometer falta disciplinar grave, que for considerado eliminado/inapto na VD, na AP ou na VDB, ter sua matrcula cancelada, podendo ser substitudo, a critrio da Administrao Naval, durante o Perodo de Adaptao, pelo candidato reserva que se seguir na classificao.

17.12 - Aps concluir o Perodo de Adaptao e ter obtido Apto na Avaliao Psicolgica e na Verificao de Documentos (Fase final), o candidato ter a matrcula no Curso de Formao de Oficiais efetuada por ato do Comandante do CIAW. 17.13 - Nenhuma documentao de candidato matriculado no CFO poder ser retirada ou devolvida, a no ser por motivo de desligamento.

18 - DAS DISPOSIES COMPLEMENTARES 18.1 - Ao tratar de assunto relativo ao Concurso Pblico, o candidato dever faz-lo por meio do comparecimento aos locais de inscrio, listados no Anexo I, apresentando documento oficial de identidade, dentro da validade, e comprovante de inscrio. As solicitaes de atestados, declaraes, informaes ou dvidas podero ser atendidas atravs da apresentao de Requerimento. 18.2 - No ser autorizada a entrada de candidatos em trajes de banho nos locais de realizao de prova ou etapas complementares. 18.3 - No ser permitido adentrar nos locais de realizao de prova e etapas complementares, candidatos portando armas de qualquer espcie, mesmo em se tratando de militar ou civil, em efetivo servio ou com autorizao de porte de arma.
22

18.3.1 - Caso seja observado durante a realizao das Provas candidato portando arma de qualquer espcie, ser solicitada a sua retirada do recinto e este estar, automaticamente, eliminado do Concurso Pblico. 18.3.2 - O acesso aos locais de aplicao da Prova e Eventos Complementares ser permitido somente aos candidatos aptos para sua realizao. 18.4 - No decorrer do Concurso Pblico as vagas que no forem preenchidas nas diversas profisses podero ser remanejadas ou sofrer acrscimo, a critrio da Administrao Naval. 18.5 - A Marinha do Brasil no possui nenhum vnculo com qualquer curso ou escola preparatria, bem como material didtico comercializado pela mesma. 18.6 - O prazo de validade para convocao e aproveitamento de candidatos reservas terminar na data do encerramento do Perodo de Adaptao. 18.7 - O prazo de validade do Concurso Pblico terminar na data do encerramento do Perodo de Adaptao. 18.8 - Os casos omissos sero resolvidos pelo Diretor de Ensino da Marinha. PARTE 2 - ANEXOS ANEXO I CIDADES DE REALIZAO DAS PROVAS E EVENTOS COMPLEMENTARES E ORGANIZAES RESPONSVEIS PELA DIVULGAO (ORDI) Cidades de realizao Organizaes Responsveis pela Divulgao (ORDI) das provas e eventos complementares Diretoria de Ensino da Marinha - Rua Visconde de Itabora, n 69 - Centro - Rio de Rio de Janeiro / RJ. Janeiro/RJ - CEP 20010-060 - Tel.: (21) 2104-6006. Escola de Aprendizes-Marinheiros do Esprito Santo (EAMES) - Enseada do Inho, Vila Velha / ES. s/n - Prainha - Vila Velha/ES - CEP 29100-900 - Tel.: (27) 3041-5417. Servio de Recrutamento Distrital do Comando do 2 Distrito Naval - Avenida das Salvador / BA. Naus, s/n - Comrcio - Salvador/BA - CEP 40015-270 - Tel.: (71) 3507-3825/3727. Servio de Recrutamento Distrital do Comando do 3 Distrito Naval - Rua Aristides Natal / RN. Guilhem, n 331 - Alecrim - Natal/RN - CEP 59040-140 - Tel.: (84) 3216-3440. Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) - Avenida Olinda, s/n Olinda / PE. - Complexo de Salgadinho - Olinda/PE - CEP: 53010-000 - Tel.: (81) 3412-7615. Escola de Aprendizes-Marinheiros do Cear (EAMCE) - Avenida Coronel Filomeno Fortaleza / CE. Gomes, n 30 - Jacarecanga - Fortaleza/CE - CEP 60010-280 - Tel.: (85) 3288-4716. Servio de Recrutamento Distrital do Comando do 4 Distrito Naval - Praa Carneiro Belm / PA. da Rocha, s/n - Cidade Velha - Belm/PA - CEP 66020-150 - Tel.: (91) 3216-4022. Departamento do Ensino Profissional Martimo da Capitania dos Portos do So Lus / MA. Maranho - Avenida Jos Sarney, s/n - Complexo Jenipapeiro/Camboa So Lus/MA - CEP 65020-720 - Tel.: (98) 2107-0150/0157. Servio de Recrutamento Distrital do Comando do 5 Distrito Naval - Rua Almirante Rio Grande / RS. Cerqueira e Souza, n 197 - Centro - Rio Grande/RS - CEP 96201-260 - Tel.: (53) 3233-6106. Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre - Rua dos Andradas, n 386 Porto Alegre / RS. Centro - Porto Alegre/RS - CEP 90020-000 - Tel.: (51) 3226-1711 ramais 39 e 42. Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) Avenida Florianpolis / SC. Marinheiro Max Schramm, n 3028 - Estreito - Florianpolis/SC - CEP 88095-900 Tel.: (48) 3298-5075/3024-3411. Servio de Recrutamento Distrital do Comando do 6 Distrito Naval - Rua 14 de Ladrio / MS. Maro, s/n - Centro Ladrio/MS - CEP 79370-000 - Tel.: (67) 3234-1232. Servio de Recrutamento Distrital - Esplanada dos Ministrios - Bloco "N" - Trreo Braslia / DF. - Prdio Anexo ao do Comando da Marinha - Braslia/DF - CEP 70055-900 - Tel.: (61) 3429-1190.
23

So Paulo / SP. Manaus / AM.

Comando do 8 Distrito Naval - Rua Estado de Israel, n 776 - Vila Clementino So Paulo/SP - CEP 04022-002 - Tel.: (11) 5080-4797/ 4859. Comando do 9 Distrito Naval - Rua Bernardo Ramos, s/n - Centro - Ilha de So Vicente - Manaus/AM - CEP 69005-310 - Tel.: (92) 2123-2278/2275.

ANEXO II CALENDRIO DE EVENTOS EVENTO DATA 01 03/06/13 a 27/06/13

ATIVIDADES Perodo de inscries. O candidato dever consultar a pgina da DEnsM na Internet ou as ORDI (pessoalmente ou atravs dos telefones disponveis) para obter a data, os horrios de abertura e fechamento dos portes, o horrio limite para se apresentar na sala ou setor para identificao, o horrio de realizao das provas escritas, o endereo do local onde realizar as provas escritas objetiva e a redao, e o material suplementar necessrio realizao das mesmas. Prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais e redao.

02

A partir de 17/07/13

03

Data e horrios a serem definidos oportunamente. Consultar evento anterior Data a ser definida.

04

05 06

A partir de 16/09/13 A partir de 16/09/13

07 08

25/09/13 a 25/10/13 07/10/13 a 01/11/13

09

A partir de 12/11/13

Divulgao dos gabaritos. disposio dos candidatos nas ORDI e Internet. Aps a realizao da prova o candidato dever acompanhar no stio eletrnico da DEnsM, ou atravs das ORDI a divulgao dos gabaritos. Divulgao das notas dos candidatos aprovados nas provas escritas, na Internet e em BONO da MB, disposio dos candidatos nas ORDI. Divulgao dos candidatos aprovados nas provas escritas e convocao para realizao dos Eventos Complementares, na Internet e em BONO da MB, disposio dos candidatos nas ORDI. Inspeo de Sade (IS) e entrega de documentos para a realizao da Verificao de Documentos (VD) - Fase Preliminar, preenchimento do Questionrio Biogrfico Simplificado (QBS) - Fase Final da VDB. Teste de Aptido Fsica (TAF) para os candidatos aptos na Inspeo de Sade (IS). Divulgao da relao dos candidatos aptos na IS e no TAF e convocao para realizao da prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais (para a profisso de Direito) e para realizao da prova de ttulos (para as profisses de Fsica e Matemtica) pela Internet e em BONO da MB disposio dos candidatos nas ORDI. Entrega dos documentos comprobatrios para a Prova de Ttulos (para as profisses de Fsica e Matemtica). Realizao da prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais (para a profisso de Direito). Divulgao do resultado da prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais, da prova de ttulos e da Verificao de Documentos (VD) Fase Preliminar na Internet e em BONO da MB disposio dos candidatos nas ORDI. Divulgao do Resultado Final da Seleo Inicial do Concurso Pblico na Internet e por BONO. Concentrao dos candidatos titulares, no Centro de Instruo Almirante Wandenkolk (CIAW), para o incio do Perodo de Adaptao, Verificao de Documentos - Fase Final e realizao da Avaliao
24

10

18/11/13 a 20/11/13 22/11/13

11

12

A partir de 06/01/14

13 15

A partir de 31/01/14 10/03/14

Psicolgica. 16 17 ANEXO III PROGRAMAS E BIBLIOGRAFIAS PARA AS PROVAS ESCRITAS DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS ADMINISTRAO ADMINISTRAO GERAL - Conceito de Organizao e Administrao; Teoria da Administrao Cientfica; Teoria Clssica; Teoria das Relaes Humanas; Teoria Neoclssica de Administrao; Administrao por Objetivos (APO); Teoria da Burocracia; Teoria Estruturalista; Teoria Comportamental; Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO); Teoria de Sistemas; Teoria da Contingncia; e Abordagem Contempornea: gesto pela qualidade total, reengenharia, gesto do conhecimento e capital intelectual. GESTO DE PESSOAL - Princpios de Administrao de Pessoal; Recrutamento e seleo de pessoal; Desenho de cargos; Descrio e anlise de cargos; Avaliao de desempenho; Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Cultura organizacional: conceito, nveis e tica; Liderana nas organizaes: conceito, teorias e aplicaes; e Motivao: conceito, teorias e aplicaes. LOGSTICA E ADMINISTRAO DA PRODUO - Definio, misso e evoluo da logstica empresarial; Atividades logsticas; Classificao e codificao de materiais; Gesto de estoques; Aquisio; Armazenamento; Manuseio e acondicionamento; Transporte e distribuio; A logstica integrada; Gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management); e Administrao da produo: planejamento, anlise de processos, programao e controle. ADMINISTRAO FINANCEIRA - Matemtica financeira: conceitos bsicos e simbologia; Juros simples e compostos - conceitos; Juros simples - frmulas bsicas; Juros compostos - capitalizao e desconto; Taxas de juros; Srie uniforme - prestaes iguais; Valor Presente Lquido e Taxa Interna de Retorno; Equivalncia de fluxos de caixa; Fluxos de caixa no homogneos; Fluxos de caixa e inflao; Mtodos de anlise de investimentos; Valor Presente Lquido e Oramento de Capital; Estratgia e anlise no uso do Valor Presente Lquido; Avaliao: avaliao de obrigaes e avaliao de projetos (Valor Presente Lquido, Taxa Interna de Retorno, Payback, Retorno Contbil Mdio e ndice de Rentabilidade, comparao entre projetos com vidas e montantes desiguais, risco e incerteza); e Anlise financeira de balanos. PLANEJAMENTO - Fundamentos do planejamento; Formulao de objetivos; Tomada de deciso; e Administrao estratgica. CONTABILIDADE - Contabilidade geral: conceito, objetivo e objeto; Balano; Mtodo das Partidas Dobradas; Variaes do patrimnio lquido; Operaes com mercadorias; Balano patrimonial e Demonstrao de resultado; Princpios contbeis; Anlise das demonstraes contbeis; Contabilidade de custos: conceitos gerais; Princpios contbeis aplicados contabilidade de custos; Classificaes e nomenclaturas de custos; Mtodos de contabilizao dos custos; Custeio baseado em atividade; Custos indiretos de produo; Materiais diretos; Mo de obra direta; Custos para deciso; Custos para Planejamento e controle; Noes de Auditoria: conceitos bsicos; Auditoria interna; Normas de auditoria geralmente aceitas; e Controle interno: Princpios fundamentais. CONTABILIDADE E ORAMENTO PBLICOS - Oramento pblico e Estado: importncia do tema perspectiva atual; Finanas pblicas; Poltica fiscal e oramento; Oramento pblico: conceito; Evoluo do oramento pblico; Oramento-programa; Oramento tradicional x Oramento moderno; Oramento pblico federal: sistema de planejamento e oramento estrutura; Princpios oramentrios; Atuao do Legislativo e do Executivo; Ciclo da proposta oramentria (tramitao, limites, prioridades, aprovao); Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual; Alteraes oramentrias - crditos adicionais; Controle e avaliao da execuo oramentria: controle externo, controle interno e critrios (eficincia, eficcia e efetividade); Receita pblica e despesa pblica: conceitos, estgios e classificao; Tomadas e prestaes de contas: responsveis, processos e tipos; e Escriturao e contabilizao: sistema oramentrio, sistema financeiro, sistema patrimonial e sistema de compensao.
25

10 a 30/03/14 31/03/14

Perodo de Adaptao. Incio do Curso.

ORGANIZAO, SISTEMAS E MTODOS - Processos organizacionais: organizao, alcance do controle, nveis administrativos, departamentalizao e descentralizao, e estruturas organizacionais; e Mtodos e Processos: anlise administrativa, processos empresariais e grficos de processamento. ADMINISTRAO PBLICA - Direito Administrativo: Poderes e as funes do Estado, o regime jurdico administrativo e conceito jurdico de interesse pblico; Contedo do regime jurdico-administrativo: supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado, e indisponibilidade pela administrao dos interesses pblicos; Princpios constitucionais: princpios expressos e implcitos, princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado, princpio da legalidade, princpio da impessoalidade, princpio da publicidade, princpio da moralidade administrativa e princpio da eficincia; A organizao administrativa: os rgos e as competncias pblicas - conceitos de rgos pblicos, de competncia pblica e classificao dos rgos; Centralizao e descentralizao administrativa: desconcentrao, distino entre descentralizao e desconcentrao, e controle; Organizao administrativa da Unio: Administrao Direta e Indireta, e critrio classificador do Decreto-lei 200/64; Autarquias: conceito e regime jurdico; Autarquias especiais ou sob regime especial; Conceitos, diferenas e natureza de: fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista; Servidores pblicos: agentes pblicos, classificao dos agentes pblicos e os servidores estatais na Constituio (titulares de cargos e ocupantes de empregos); Conceito de: cargos pblicos (criao, extino, classificao e provimentos conceito e formas), empregos pblicos e funes pblicas; Direitos e vantagens dos servidores pblicos, uso e abuso de poder, formas de abuso de poder, hierarquia e disciplina, efeitos da hierarquia, subordinao e vinculao, dever de probidade, dever de prestar contas, dever de eficincia, deveres e responsabilidades dos servidores pblicos estatutrios, sindicncia e processo administrativo; Atos Administrativos: distino entre fatos jurdicos e atos jurdicos, conceito de ato administrativo, perfeio, validade e eficcia dos atos administrativos, elementos do ato administrativo, pressupostos do ato administrativo - de existncia, de validade; O processo administrativo: conceito, procedimento e ato complexo, requisitos do procedimento, objetivos do processo ou procedimento, espcies de procedimento, princpios do procedimento, fundamentos constitucionais dos princpios do procedimento administrativo, formalizao, competncia e prazos processuais; Licitaes: conceitos, finalidade, prazos, normas gerais de licitaes e contratos, modalidades, processo licitatrio, os princpios da licitao (bsicos e correlatos) , quem est obrigado a licitar, os pressupostos da licitao, o objeto licitvel, a dispensa e inexigibilidade da licitao, bens singulares, servios singulares; sistematizao legal dos casos excludentes de licitao, os casos qualificados pela lei como de licitao dispensvel, justificao de dispensa e de inexigibilidade, licitao proibida, prazos e formas de publicidade nas modalidades de licitao, comparao entre concorrncia, tomada de preos e convite, prego presencial e eletrnico, e consulta, procedimentos do prego, registro de preos, registros cadastrais, comisso de licitao, licitao de grande vulto, licitao de alta complexidade tcnica, alienao de bens, licitaes internas e licitaes internacionais, vedaes na licitao, fases da licitao (exame dos afluentes licitao, exame das propostas, confirmao do resultado e outorga do objeto, esquema analtico das fases e sequncia), o edital, a habilitao, o julgamento, a homologao e a adjudicao, recursos administrativos na licitao, procedimento licitatrio e suas consequncias, crimes na licitao, licitao e mandado de segurana; A Microempresa e a Empresa de Pequeno Porte na licitao; Contrato administrativo: conceito, peculiaridades, alterao unilateral e bilateral do contrato, extino do contrato, outras hipteses de extino do contrato, sanes administrativas e penais por ocasio dos contratos administrativos, equilbrio econmico-financeiro do contrato administrativo; Convnios: conceitos, requisitos, normas de celebrao e efeitos jurdicos; Servios pblicos: conceito e noes gerais, regime jurdico, concesses e permisses de servio pblico, natureza jurdica, poderes do concedente, direitos do concessionrio, permisso de servio pblico, poder de polcia no sentido amplo e estrito; Infraes e sanes administrativas: conceito, finalidade, princpios, classificao das sanes, multas, dever de sancionar; e Bens pblicos: conceito, destinao, afetao e desafetao dos bens pblicos, regime jurdico dos bens pblicos e bens quanto natureza fsica. GESTO DA QUALIDADE - ciclo PDCA, conceitos, fundamentos e critrios do modelo de excelncia do PNQ, evoluo do processo da qualidade, conceitos bsicos, Prmio Nacional da Qualidade, Normas ISO, padronizao e melhoria, ferramentas de gerenciamento, mtodos especficos de gesto, qualidade em projetos. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Um Curso Moderno e Completo. 8.ed. So Paulo: Atlas, 2012. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. (Atualizado). ______. Decreto-Lei n 200. DOU, Seo 1, parte 1, Suplemento 39, de 27/02/1967 (Atualizado). ______. Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964. DOU, 23/03/1964 (Atualizada).
26

______. Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993. DOU, Seo 1, 22/06/1993 (Atualizada). ______. Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Lei Complementar Federal n. 101, de 04 de maio de 2000 (Atualizada). ______. Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro 2006. DOU, 15/12/2006 (Atualizada). ______. Decreto n 5.450, de 31 de maio de 2005. DOU, 01/06/2005 (Atualizado). ______. Decreto n 6.170, de 25 de julho de 2007. DOU, 26/07/2007 (Atualizado). ______. Portaria Interministerial n 507, de 24 de novembro de 2011 - CGU/MF/MP (Atualizada). Bittencourt, Sidney. Licitao passo a passo. 6.ed. Rio de Janeiro: Frum, 2010. ______. Prego Eletrnico. 3.ed. Rio de Janeiro: Frum, 2010. ______. Prego Passo a Passo. 4.ed. Rio de Janeiro: Frum, 2010. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao nos Novos Tempos. 2.ed. So Paulo: Campus, 2009. ______. Recursos Humanos. 9.ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2009. ______. Gesto de Pessoas. 3.ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2009. ______. Introduo Teoria Geral da Administrao. 8.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011. CURY, Antonio. Organizao e Mtodos: Uma Viso Holstica. 8.ed. So Paulo: Atlas, 2005. EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA/USP. Contabilidade Introdutria. 11.ed. So Paulo: Atlas, 2010. GIACOMONI, James. Oramento Pblico. 16.ed. So Paulo: Atlas, 2012 MARSHALL JUNIOR, Isnard et al. Gesto da Qualidade. 10.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10.ed. So Paulo: Atlas, 2010. NOVAES, Antonio Galvo.Logstica e Gerenciamento da Cadeia de Distribuio. 3.ed. [S.l.]: Campus, 2007. WANKE, Peter. Gesto de Estoques na Cadeia de Suprimentos. Col. Coppead de Administrao. 3.ed. [S.l.]: ATLAS, 2011. Carvalho Filho, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 25.ed. Atlas, 2012. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Bsica Fcil. 27.ed. So Paulo: Saraiva, 2010. PEREIRA, Jos Matias. Manual de Gesto Pblica Contempornea. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2012. PISCITELLI, Roberto Bocaccio; TIMB, Maria Zulena Farias; ROSA, Maria Berenice et al. Contabilidade Pblica: Uma Abordagem da Administrao Financeira Pblica. 12.ed. So Paulo: Atlas, 2012. PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemtica Financeira: Objetiva e Aplicada. 9.ed. So Paulo: Saraiva, 2011. ROSS, Stephen A. et al. Administrao Financeira: Corporate Finance. 2.ed. So Paulo: Atlas, 2002. 11. Reimpresso (2011). OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. A legislao acima relacionada poder ser consultada na Internet nos stios : www.presidencia.gov.br e www.governoeletronico.gov.br ARQUIVOLOGIA E GESTO DE DOCUMENTOS GESTO DE DOCUMENTOS - Administrao de arquivos correntes, intermedirios e permanentes; Produo documental; Organizao; Sistemas de arquivos; Diagnstico; Classificao de documentos; Princpios da unicidade, organicidade, provenincia e respeito aos fundos; Arranjo (etapas e teoria dos fundos fechados e abertos); Descrio (Norma NOBRADE); Sistema e mtodos de arquivamento; Instrumentos de pesquisa (guias, inventrios sumrios e analticos, catlogos, ndices e repertrios); Processo de avaliao e seleo de documentos; Valores dos documentos (primrios e secundrios), Tabela de temporalidade e Cdigo de Classificao; Terminologia arquivstica. LEGISLAO ARQUIVSTICA BRASILEIRA - Constituio Brasileira (artigos relativos ao direito de acesso, gesto e preservao da informao); Decretos, Leis, Medidas Provisrias e Resolues do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. CONSERVAO E PRESERVAO DE DOCUMENTOS - Planejamento; Plano de emergncia; Gerenciamento de Risco; Preservao de documentos fsicos e digitais. ARQUIVOS DE DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS - Registro; Arranjo; Descrio; Preservao e Conservao. SISTEMAS INFORMATIZADOS DE GESTO ARQUIVSTICA DE DOCUMENTOS - Procedimentos e operaes tcnicas do sistema de gesto arquivstica de documentos digitais e convencionais; Especificao de
27

requisitos para sistemas informatizados de gesto arquivstica de documentos (SIGAD); Metadados de Preservao; Gerenciamento Arquivstico de Documentos Eletrnicos. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA ARELLANO, Miguel Angel. Preservao de Documentos Digitais. Ci. Inf., Braslia. v.33. n.2. p.15-27. maio/agosto 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n2/a02v33n2.pdf>. BELLOTO, Helosa Liberalli. Arquivos Permanentes: Tratamento Documental. 4.ed. So Paulo: T. A., 2008. CAMARGO, Ana Maria de Almeida. BELLOTTO, Helosa Liberalli. (Coordenao) Dicionrio de Terminologia Arquivstica. So Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1996. CONARQ. Conselho Nacional de Arquivos. Cmara Tcnica de Conservao de Documentos. Recomendaes para a Construo de Arquivos. Rio de Janeiro, 2000. ______. Conselho Nacional de Arquivos. Legislao Arquivstica Brasileira. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2007. Disponvel em: <www.conarq.arquivonacional.gov.br>. ______. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrio Arquivstica. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. Disponvel em: <www.conarq.arquivonacional.gov.br>. ______. Conselho Nacional de Arquivos. Cmara Tcnica de Documentos Eletrnicos - CTDE. Glossrio. Agosto/2009. Disponvel em: <http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/glossario/2010glossario_v5.1.p df>. MINISTRIO DA JUSTIA. Arquivo Nacional. Revista Acervo. v.6. n. 1, jan/jun. 2007. ______. Arquivo Nacional. Revista Acervo. v.5. n. 2, jul/dez. 2006 ______. Arquivo Nacional. Dicionrio Brasileiro de Terminologia Arquivstica. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. (Publicao Tcnica; n. 51). Disponvel em: <www.arquivonacional.gov.br>. ______. Arquivo Nacional. e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gesto Arquivstica de Documentos. Cmara Tcnica de Documentos Eletrnicos. 1.1. verso. Rio de Janeiro, 2011. Disponvel em: <www.conarq.arquivonacional.gov.br>. RONDINELLI, Rosely Curi. Gerenciamento Arquivstico de Documentos Eletrnicos: uma Abordagem Terica da Diplomtica Arquivstica Contempornea. 4.ed. Rio de Janeiro: FVG, 2007. SANTOS, Vanderlei Batista dos. Gesto de Documentos Eletrnicos: Uma Viso Arquivstica. 2.ed. revista e ampliada. Braslia: ABARQ, 2005. 223p. SCHELLEMBERG, T-R. Arquivos Modernos: Princpios e Tcnicas. Trad. Nilza Teixeira. 8.ed. Rio de Janeiro: FVG, 2008. THOMAZ, Ktia P.; SANTOS, Vilma Moreira dos. Metadados para o Gerenciamento Eletrnico de Documentos de Carter Arquivstico GED/A: Estudo Comparativo de Modelos e Formulao de uma Proposta Preliminar. Data Gama Zero. Revista de Cincia da Informao. v.4. N.4. Agosto/2003. Disponvel em: < http://www.dgz.org.br/ago03/Art_04.htm>. INARELLI, Humberto Celeste. (Org.) Arquivstica Temas Contemporneos: Classificao, Preservao Digital e Gesto do Conhecimento. 3. ed. Distrito Federal: SENAC, 2009. 224p. SOARES, Antonio Jos. A preservao Digital e o Modelo de Referncia Open Archival Information System (OAIS). Data Gama Zero. Revista de Cincia da Informao. v.5. N.1. Fevereiro/2004. Disponvel em: <http://www.dgz.org.br/fev04/Art_01.htm >. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. CINCIAS CONTBEIS CONTABILIDADE GERAL - Contabilidade: conceito, objeto e campo de atuao, usurios, atos e fatos administrativos; Patrimnio: conceito, bens, direitos, obrigaes e patrimnio lquido; Demonstraes Contbeis: conceito, principais demonstraes contbeis e anlise patrimonial-financeira; Balano Patrimonial: composio, conceito, critrios de avaliao e grupo de contas; Demonstrao do Resultado do Exerccio: conceito, demonstrao dedutiva, receita lquida, lucro bruto, custo de vendas, lucro operacional, lucro antes e depois do imposto de renda, distribuio do lucro; Regimes de Contabilidade: regime de caixa e regime de competncia; Balano Patrimonial versus Demonstrao do Resultado do Exerccio e o regime de competncia; Escriturao Contbil: partidas dobradas, teoria das contas, contas, dbito, crdito, saldo e transferncia dos
28

saldos das contas de resultado para as contas de apurao do resultado do exerccio; Plano de 26 Contas: conceitos, finalidades e estrutura; Princpios de Contabilidade. CONTABILIDADE E ORAMENTO PBLICOS - Contabilidade Pblica: conceito; Campo de atuao; Sistemas: oramentrio, financeiro, patrimonial e de compensao; Regimes Contbeis: conceito, princpios, regimes de caixa, de competncia e misto; Oramento Pblico: definio e processo de planejamentooramento; Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Oramentrias; Lei de Oramento Anual; Princpios Oramentrios: programao, unidade, universalidade, anualidade, exclusividade, clareza e equilbrio; Ciclo Oramentrio: elaborao, estudo e aprovao, execuo e avaliao; Oramento por Programas, e classificao Institucional e Funcional-Programtica; Receita Pblica: conceito, classificao, receita oramentria e extraoramentria, escriturao contbil da receita, fontes da receita, vinculao da receita ao oramento, codificao, estgios da receita e sua escriturao, restituio e anulao de receitas e sua escriturao, e dvida ativa e sua escriturao; Despesa Pblica: conceito, classificao, despesa oramentria e extra-oramentria, escriturao contbil da despesa, classificao funcional programtica, codificao e estgios da despesa e sua escriturao; Restos a pagar: conceito e escriturao contbil; Dvida Pblica: conceito, dvida flutuante e fundada, e escriturao contbil; Regime de Adiantamento: conceito, finalidades, operacionalizao, controle e escriturao contbil; Programao e Execuo Financeira; Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI): noes gerais; Patrimnio Pblico: conceito, bens, direitos e obrigaes das entidades pblicas, consolidao do patrimnio pblico, variaes patrimoniais ativas e passivas, e escriturao contbil das variaes; Crditos Adicionais: conceito, classificao, crditos suplementares, especiais e extraordinrios; Inventrio: material permanente, material de consumo, reaproveitamento, movimentao, alienao e outras formas de desfazimento de material; Contabilizao dos Servios Industriais: plano de contas e escriturao contbil; Plano de Contas: estrutura do plano de contas, sistema financeiro, sistema patrimonial, sistema de compensao, sistema oramentrio e elenco de contas; Levantamento de Balanos: conceito; Balanos: Oramentrio, Financeiro e Patrimonial; Demonstrao das Variaes Patrimoniais; e Lei complementar n 131, de 2009 (Lei de Responsabilidade Fiscal). CONTABILIDADE DE CUSTOS - Definies; Terminologia; Classificaes de Custos: definies de gastos, custos, despesas, investimento e perda, custos diretos e indiretos, custos fixos, variveis e semivariveis (ou semifixos); Princpios Fundamentais de Contabilidade e Convenes Contbeis Aplicados a Custos: realizao da receita, confrontao entre despesas e receitas, custo histrico como base de valor, consistncia, conservadorismo e materialidade; Mtodos de Anlise do Comportamento de Custos e Despesas: mtodo da anlise das contas, da engenharia industrial, da entrevista, dos pontos alto-baixo e da anlise de regresso; Apurao de Custos: separao entre custos e despesas, apropriao dos custos diretos, alocao dos custos indiretos e contabilizao dos custos; Departamentalizao; Critrio de Rateio dos Custos Indiretos: anlise dos critrios de rateio, custos comuns, rateio dos custos dos departamentos, influncia dos custos fixos e dos custos variveis e importncia da consistncia nos critrios; Taxa de Aplicao de Custos Indiretos de Fabricao (CIF): previso da taxa de aplicao de CIF, contabilizao dos CIF aplicados, variao entre CIF aplicados e reais, uso dos CIF aplicados durante o exerccio, anlise das variaes entre CIF aplicados e reais, consideraes acerca da previso do volume e previso das taxas de servios; Custeio Baseado em Atividades (ABC): identificao das atividades relevantes, atribuio de custos s atividades, identificao e seleo dos direcionadores de custos, e atribuio dos custos das atividades aos produtos; Materiais diretos e mo de obra direta: critrios de avaliao dos materiais, tratamento contbil das perdas de materiais, tratamento contbil dos subprodutos e das sucatas, o que integra o custo da mo de obra direta, tempo no produtivo da mo de obra direta, adicional de horas extras e outros adicionais, outros gastos decorrentes da mo de obra e apontamento da mo de obra direta; Mtodos de Acumulao de Custos Por Ordem e Por Processo: distino entre produo por ordem e produo contnua, diferenas no tratamento contbil, contabilizao na produo por ordem danificaes, encomendas de longo prazo de execuo, equivalente de produo, variaes nas quantidades de produo, contabilizao e problema das quantidades fsicas; Custos Conjuntos: distino entre co-produtos, subprodutos e sucatas, apropriao dos custos conjuntos aos co-produtos e critrios de apropriao dos custos conjuntos; Custo Fixo e Margem de Contribuio: problema da alocao dos custos indiretos fixos, conceito de Margem de Contribuio (MC) e sua aplicao, MC e limitaes na capacidade de produo; Mtodos de Custeio dos Estoques: custeio varivel e custeio por absoro; Fixao do preo de venda e deciso sobre compra ou produo; Custo de Oportunidade, Custos Imputados e Custos Perdidos; Anlise Custo/Volume/Lucro: efeitos das alteraes de preo, dos custos e despesas fixos e variveis e da composio das vendas, conceito e clculo dos pontos de equilbrio contbil, econmico e financeiro, margem de segurana e alavancagem operacional, estruturas diferenciadas e relaes custo/volume/lucro, representaes grficas de alteraes no PE e limitaes ao uso da anlise custo/volume/lucro; e Controle dos Custos e Custo-Padro:
29

significado de controle, problemas comportamentais decorrentes de custos para controle, custos por produto versus custos por departamento, custos por responsabilidade, custos controlveis, bases de comparao, estimativas de custos, conceitos de custo-padro, finalidades e utilidades do custo-padro, fixao do padro, custo-padro e oramento, contabilizao do custo-padro e anlise da variao do custo padro versus real. AUDITORIA CONTBIL, SISTEMA CONTROLE INTERNO DO GOVERNO FEDERAL E CONTROLE EXTERNO - Auditoria Independente (Externa) e Auditoria Interna: conceituao e objetivos, procedimentos de auditoria, papis de trabalho, fraude e erro, planejamento, programas de trabalho, relevncia, risco de auditoria, superviso e controle de qualidade, estudo e avaliao dos controles internos, tcnicas de auditoria, documentao da auditoria e amostragem estatstica; Parecer do Auditor Independente; Normas relativas ao relatrio do auditor interno; Controle Interno: Conceitos, caractersticas, objetivos e responsabilidades; Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal: finalidades, organizao e competncias, objetos e abrangncia de atuao, planejamento das aes, estrutura conceitual bsica das tcnicas de controle, operacionalidade do sistema, mtodo da amostragem, normas fundamentais, recursos do sistema, controle de qualidade das atividades e unidades de auditoria interna das entidades da administrao indireta; Controle Externo: sistemas de controle externo, controle externo no Brasil, regras constitucionais sobre o controle externo e fiscalizao contbil, financeira e oramentria; Tribunais de Contas (funes, natureza jurdica e eficcia das decises); Tribunal de Contas da Unio (TCU): natureza, competncia e jurisdio, organizao, julgamento e fiscalizao; Funes de controle externo exercidas isoladas e/ou em conjunto pelo Congresso Nacional e/ou TCU; e Tomadas e Prestaes de Contas: responsveis, processos, tipos, documentao, tomada de contas especial, prazos para encaminhamento e julgamento das contas. ADMINISTRAO PBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO - Conceito de Servio Pblico; Classificao do Servio Pblico: servios de utilidade pblica, servios prprios do Estado, servios imprprios do Estado, servios administrativos, servios industriais, servios gerais e servios individuais; Administrao Pblica: conceito, organizao poltico-administrativa brasileira, organizao da administrao pblica, administrao direta, administrao indireta, autarquias (conceito e caractersticas), entidades paraestatais (conceito e caractersticas), empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes e servios sociais autnomos; Licitaes: conceituao, modalidades, dispensa, inexigibilidade, tipos de licitao, edital, anexos do edital, procedimento e julgamento, e regimes ou formas de execuo; e Contratos e Convnios: Definio, requisitos dos contratos, elemento subjetivo, elemento objetivo, elemento jurgeno, forma, efeitos jurdicos dos contratos, dissoluo e extino dos contratos, contratos privados e administrativos, clusulas exorbitantes, clusulas essenciais, clusulas implcitas e garantias contratuais. ESTATSTICA - Organizao, resumo e apresentao de dados estatsticos: dados versus informao, dados estatsticos, tipos de dados, notao sigma e anlise de pequenos conjuntos de dados; Medidas de Tendncia Central: mdia aritmtica, mdia ponderada, mediana, comparao entre mdia, mediana e moda; Medidas de Disperso: o intervalo, medidas de disperso que tm a mdia como ponto de referncia, desvio mdio absoluto, varincia e desvio padro; e Anlise de grandes conjuntos de dados: distribuies de frequncia, construo de distribuio de frequncia para dados contnuos, para dados discretos, para frequncia acumulada, para dados nominais e para dados por postos, medidas para dados grupados, determinao da mdia, mediana e moda de uma distribuio de frequncia, determinao do intervalo, da varincia e do desvio padro de uma distribuio de freqncia, e grficos de distribuies de frequncia. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: ALVES, Benedito A.; GOMES Sebastio E. R.; AFFONSO Antnio G. Lei de Responsabilidade Fiscal Comentada e Anotada. 4.ed. So Paulo: J. de Oliveira, 2002. ATTIE, Wiliam. Auditoria - Conceitos e Aplicaes. 6.ed. So Paulo: Atlas, 2011. ______. Auditoria Interna. 2.ed. So Paulo: Atlas, 2007. BITTENCOURT, Sidney. Curso Bsico de Licitao. 3.ed. Rio de Janeiro: Temas & Idias, 2011. BRASIL. Decreto-Lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967. Organizao da Administrao Federal. ______. Lei 4.320, de 17 de maro de 1964. Normas gerais de direito financeiro. ______. Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Lei das Sociedades por Aes. ______. Lei n. 8.443, de 16 de julho de 1992. Lei orgnica do TCU. ______. Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993. Licitaes e contratos na Administrao Pblica. ______. Lei n 10.180, de 6 de fevereiro de 2001. Sistemas de Planejamento e de Oramento Federal, de Administrao Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
30

______. Instruo Normativa n 01/SFC, de 6 de abril de 2001. Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. ______. Lei Complementar n 131, de 27 de maio de 2009. Lei de Responsabilidade Fiscal. CRUZ, Flvio da. Auditoria Governamental. 3.ed. So Paulo: Atlas, 2007. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 25.ed. So Paulo: Atlas, 2012. Equipe de Professores da FEA/USP. Contabilidade Introdutria. 11.ed. So Paulo: Atlas, 2010. GIACOMONI, James. Oramento Pblico. 16.ed. So Paulo: Atlas, 2012. MACHADO JR., Jos Teixeira; REIS, Heraldo da Costa. A Lei 4.320 Comentada e a Lei de Responsabilidade Fiscal. 34.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: IBAM, 2012. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Empresarial. 16.ed. So Paulo: Atlas, 2012. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10.ed. So Paulo: Atlas, 2010. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33.ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2007. NEVES, Silvrio das; VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade Bsica. 15.ed. So Paulo: Frase, 2012. RIBEIRO, Renato Jorge Brown. Controle Externo da Administrao Pblica Federal no Brasil. Rio de Janeiro: Amrica Jurdica, 2002. SIMON, Gary A.; FREUND, John E. et al. Estatstica Aplicada - Economia, Administrao e Contabilidade. 11.ed. Bookman, 2006. SILVA, Ermes Medeiros da. ESTATSTICA: para Cursos de Economia, Administrao e Cincias Contbeis. 3.ed. So Paulo: Atlas, 1999. SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental: um Enfoque Administrativo. 9.ed. So Paulo: Atlas, 2011. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. CINCIAS ECONMICAS SISTEMA ECONMICO - Conceito e funes do sistema econmico; Fluxos real e nominal e suas interrelaes; Curva de possibilidade de produo; e Os mercados de fatores e de bens e servios, eficincia produtiva e alocativa. MICROECONOMIA - Introduo anlise microeconmica: mercados e preos; Restrio oramentria; Teoria do consumidor; Equilbrio do consumidor; Obteno da curva de demanda; Teoria da produo: os custos de produo, minimizao de custos e curvas de custo; O equilbrio na produo e obteno da curva de oferta; Teoria do custo; Formao de preos em mercado de concorrncia perfeita; Mecanismo de mercado e seu equilbrio; Formao de Preos em concorrncia imperfeita e concentrao econmica; Excedente do produtor e do consumidor; Teoria do equilbrio geral e bem-estar econmico: trocas, ajuste da produo ao quadro de equilbrio geral e bem-estar; e Teoria dos Jogos. MACROECONOMIA - Anlises da determinao da renda; A abordagem pr-keynesiana: a lei da say, a teoria quantitativa da moeda e o macroequilbrio de curto prazo; A estrutura analtica da teoria keynesiana e o mercado do produto; O mercado monetrio; Moedas e bancos; Funes da moeda; O princpio da demanda efetiva, o equilbrio da demanda agregada e o modelo IS x LM; O Governo e o nvel de renda; Tipos de impostos; O mercado real e o nvel de preos; Produo, o mercado de trabalho e oferta agregada; Salrio Real e Nominal; Teoria da inflao; Regime de Metas de inflao; Teoria do crescimento; Curva de Phillips e formao de expectativas; Desemprego Friccional, conjuntural e estrutural; A incorporao do setor externo ao modelo IS X LM; Poltica fiscal, monetria e cambial; Poltica de choques e os ajustes macroeconmicos; Regimes cambiais; Sistema de contas nacionais; Os agregados macroeconmicos; A estrutura da contabilidade do produto e da renda; A renda nacional em termos reais; Indicadores estruturais brasileiros; e Anlise da estrutura do balano de pagamentos, transaes correntes, contas de capital, dficit e supervit. ECONOMIA INTERNACIONAL - As teorias do comrcio internacional; Poltica comercial internacional; O balano de pagamentos: ajustamento automtico do BP e polticas de ajustamento; Taxas e o mercado de cmbio; Os mecanismos utilizados no comrcio internacional; Poltica Macroeconmica Internacional; O sistema monetrio internacional; e o Mercado Global de Capitais. ECONOMIA BRASILEIRA - O processo de substituio de importaes; Planos de desenvolvimento econmico; Planos de estabilizao econmica; O Brasil e o comrcio exterior; Desequilbrios regionais na
31

economia brasileira; O processo inflacionrio brasileiro; A experincia brasileira em poltica econmica; e Mercado de trabalho e distribuio de renda. ESTATSTICA - Teoria de amostragem; Teoria da estimao; Testes de hipteses e significncia; Probabilidade; Ajustamento; Regresso e correlao; e Anlise da varincia. ECONOMIA DO SETOR PBLICO - Caracterstica do setor pblico e suas influncias na atividade econmica; Classificao do dispndio pblico, poltica fiscal, financiamento compensatrio e tributao; O oramento e sua ao como instrumento de controle governamental; Fundamentos, formas e funes do governo; Atividades financeiras do Estado; Dficit pblico e poltica econmica; Poltica oramentria; Processo oramentrio no Brasil; e Anlise da Lei de Responsabilidade Fiscal. ADMINISTRAO FINANCEIRA - Matemtica financeira: conceitos bsicos e simbologia; Juros simples e compostos: conceitos; Valor Presente Lquido e Taxa Interna de Retorno; Perodo de Recuperao do Capital investido (PAYBACK); Fluxos de caixa; Mtodos de anlise de investimentos; Valor Presente Lquido e Oramento de Capital; Estratgia e anlise no uso do Valor Presente Lquido; Risco e retorno; Estrutura financeira da empresa; Funes de administrao financeira; O custo do capital; Principais ttulos mobilirios bsicos: ttulos de dvidas e aes; Oramento empresarial; Elaborao e controle de oramento empresarial; Elaborao e controle do oramento de investimentos; Oramento de caixa; Anlise de demonstraes financeiras; Medidas de criao de valor; e Alavancagem financeira. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Curso de Administrao Financeira. 2.ed. So Paulo: Atlas, 2011. CASTRO, A. B. de; SOUZA, F. E. P. de. A Economia Brasileira em Marcha Forada. 3.ed. [S.l.]: Paz e Terra, 2004. DORNBUSCH, R.; FISCHER, S. Macroeconomia. 10.ed. [S.l.]: McGraw-Hill, 2010. FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil. 34.ed. [S.l.]: Nacional, 2007. GIAMBIAGI, F. (org.); CASTRO, L. B. de (org.) et al. Economia Brasileira Contempornea. 2.ed. So Paulo: Campus, 2011. GREMAUD A. P. et al. Manual de Economia. Equipe de Professores da USP. 6.ed. So Paulo: Saraiva, 2011. KRUGMAN, P. R.; OBSTFELD, M. Economia Internacional: Teoria e Poltica. 6.ed. [S.1.]: Makron Books, 2005. LOPES, J. C.; ROSSETTI, J. P. Economia Monetria. 9.ed. [S.1.]: Atlas, 2009. MANKIW, N. Gregory. Introduo Economia. 1.ed. [S.1.]: Cengage Learning, 2006. PADOVEZE, Clvis Lus. Planejamento Oramentrio. 2.ed. So Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2010. PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 7.ed. [S.l.]: Prentice-Hall, 2010. PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemtica Financeira: Objetiva e Aplicada. 7.ed. So Paulo: Atlas, 2011. SACHS, J.; LARRAIN, F. B. Macroeconomia. 3.ed. [S.1.]: Makron Books, 2000. SECURATO, Jos Cludio. Economia: Histria, Conceito e Atualidades. 2007. SPIEGEL, Murray R. Probabilidade e Estatstica. 2003. VARIAN, H. Microeconomia: Princpios Bsicos. Traduo da 7 Edio Americana. Rio de Janeiro: Campus, 2006. VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Economia: Micro e Macro. 5.ed. 2011. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.

COMUNICAO SOCIAL FUNDAMENTOS DA COMUNICAO - Conceitos, objetivos, modelos e meios; Teorias da comunicao; Veculos de mdia como sistemas sociais; Efeitos da comunicao de massa; A mdia na sociedade contempornea; Componentes fundamentais da comunicao de massa. RELAES PBLICAS - Conceitos, objetivos e produtos; Comunicao pblica; Comunicao e opinio pblica; Comunicao e terceiro setor; Imprensa e interesse pblico; Comunicao na administrao pblica; Formas da comunicao pblica; Comunicao empresarial/comunicao institucional: conceitos, estratgias, sistemas, estrutura, planejamento, tcnicas; Categorias, veculos e
32

tipos; reas e programas do sistema de comunicao; Caractersticas das publicaes institucionais; A notcia de empresa e o sistema de comunicao; Planejamento da comunicao impressa; Administrao de conflitos; Relaes pblicas e o consumidor; Marketing de produto e marketing institucional; Compromissos sociais nas empresas; Comunicao empresarial integrada: gerenciamento de imagem, questes pblicas, comunicao simblica e crises empresariais, imagem empresarial, cotidiano empresarial, processos de comunicao, planejamento estratgico, questes pblicas, comunicao programada, issue management; Assessoria de Imprensa: conceitos, conduta tica, estrutura, tcnicas de redao, entrevistas coletivas, mailing list e processos de distribuio, press kit; house organs; press release (relise); Mdias sociais: conceitos, caractersticas e tipos, planejamento, monitoramento, mtricas e gerenciamento. JORNALISMO Redao, Captao e Edio; Conceitos; Caractersticas do texto jornalstico: informativo, interpretativo e opinativo, editorias, narrativa, texto jornalstico para revista (caractersticas e estilo) e vcios de linguagem; Notcia: caractersticas, critrios, elementos, classificao, pauta, apurao e tcnicas; Reportagem: caractersticas, modelos, produo, fonte, planejamento e execuo; Entrevista: classificao, tipos e pontos bsicos para sua conduo; Redao para jornalismo: uso correto dos verbos, adequao do texto para os diferentes veculos, linguagem jornalstica, tipos de leads (lide) e expresses, planejamento editorial, planejamento visual grfico (diagramao) e impresso; Telejornalismo: conceitos, caractersticas, estrutura, linguagem, texto jornalstico para televiso, script, roteiro e edio; Radiojornalismo: linguagem, apurao e tratamento da informao, tcnicas de redao, estrutura da redao, entrevistas, recursos tcnicos, boletim de notcias, reportagem, programas especializados, edio; Jornalismo Multimdia, Webjornalismo ou Jornalismo Digital: conceitos e caractersticas, a Comunicao Social na era digital, tecnologia como agente transformador das sociedades atuais; Hipertexto: tcnicas e interfaces, produo e edio de notcias on-line, perfil do usurio, narrativa digital; e Cdigo de tica. PUBLICIDADE e PROPAGANDA - Publicidade: teoria, conceitos, tcnicas, funes, planejamento publicitrio e veculos, nveis de comunicao, mecanismos de ao, pesquisa, briefing, campanhas, criao, agncia; Propaganda: conceitos, propaganda e mercado, instituies e seus pblicos-alvo, comunicao promocional e comunicao institucional, agncia e cliente, atendimento, planejamento, criao, mdias, produo eletrnica, produo grfica; Marketing: conceitos, objetivos e funes bsicas, tendncias, estratgia e aplicao; Produo grfica: impresso, editorao, processos de impresso, acabamento, tipos e tipologia, contraste, design (princpios bsicos), cor e layout (leiaute). BIBLIOGRAFIA SUGERIDA BANN, David. Novo Manual de Produo Grfica. Porto Alegre: Bookman, 2010. BARBOSA, Gustavo G.; RABAA, Carlos A. Dicionrio de Comunicao. 10.ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier e Campus, 2002. BOAS, Sergio Vilas. O Estilo Magazine - o Texto em Revista. 1.ed. So Paulo: Summus Editorial, 1996.. CSAR, Newton. Direo de Arte em Propaganda. 7.ed. So Paulo: Futura, 2005. CHANTLER, Paul; HARRIS, Sim. Radiojornalismo. 2.ed. So Paulo: Summus Editorial, 1998. COLLARO, Antonio C. Projeto Grfico - Teoria e Prtica da Diagramao. 4.ed. 7 Reimpresso. So Paulo: Summus Editorial, 2006. DEFLEUR, Melvin L.; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da Comunicao de Massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. DUARTE, Jorge (org). Comunicao Pblica. Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Pblico. 2.ed. So Paulo: Atlas, 2009. ERBOLATO, Mrio L. Tcnicas de Codificao em Jornalismo. 5.ed. So Paulo: tica, 2008. FERRARETTO, Elisa Koplin; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa, Teoria e Prtica. 5.ed. revista e atualizada. So Paulo: Summus Editorial, 2009.

33

KOTLER, Philip; HERMAWAN, Kartajaya; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. As Foras que Esto Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. 1.ed. Rio de Janeiro: Elsevier e Campus, 2010. LAGE, Nilson. A reportagem: Teoria e Tcnica de Entrevistas e Pesquisa Jornalstica. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. MARTINS, Zeca. Propaganda Isso A! Um Guia Para Novos Anunciantes e Futuros Publicitrios. So Paulo: Saraiva, 2010. MOHERDAUI, Luciana. Guia de Estilo Web - Produo e Edio de Notcias On-line. 3.ed. revista e ampliada. So Paulo: Senac, 2007. NEVES, Roberto de Castro. Comunicao Empresarial Integrada. 3.ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009. PATERNOSTRO, Vera Iris. O Texto na TV - Manual de Telejornalismo. 1.ed. 10 tiragem. Rio de Janeiro: Campus, 1999. RAMALHO, Jos Antnio. Mdias Sociais na Prtica. So Paulo: Elsevier e Campus, 2010. REGO, Francisco Gaudncio Torquato do. Comunicao Empresarial/Comunicao Institucional. 6.ed. So Paulo: Summus Editorial, 1986. SANTANNA, Armando; ROCHA JNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: Teoria, Tcnica, Prtica. 8.ed. Revista e ampliada. So Paulo: Cencage Learning, 2009. SODR, Muniz; FERRARI, Maria Helena. Tcnicas de Reportagem Notas Sobre a Narrativa Jornalstica. 7.ed. So Paulo: Summus Editorial, 1986. WILLIAMS, Robin. Design Para Quem No Designer. 2.ed. revista e ampliada. So Paulo: Callis Editora Ltda., 2008. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.
DIREITO DIREITO CONSTITUCIONAL - Conceito, objeto, elementos e classificaes; Histrico e tipologia das Constituies; Normas constitucionais; Hermenutica Constitucional; Poder constituinte; Controle de constitucionalidade; Princpios fundamentais; Direitos e garantias fundamentais; Organizao do Estado e dos Poderes; Defesa do Estado e das instituies democrticas; Tributao e oramento; Ordem econmica e financeira; Ordem Social; Disposies constitucionais gerais e transitrias; Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. DIREITO ADMINISTRATIVO - O Direito Administrativo: conceito do Direito Administrativo; Princpios informativos e interpretativos do Direito Administrativo; Administrao Pblica; Poderes e deveres dos Administradores Pblicos; Poder de Polcia; Ato administrativo; Processos administrativos; Licitaes e contratos administrativos; Desconstituio da relao jurdica administrativa; Controle da administrao pblica; Improbidade Administrativa; Interveno do Estado na propriedade e no domnio econmico; Servios Pblicos; Responsabilidade Civil do Estado; Servidores pblicos: regime jurdico constitucional e infraconstitucional, concurso pblico, associao sindical e greve; Provimento; Regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais; Processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal; Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. DIREITO ADMINISTRATIVO MILITAR - Estatuto dos militares; Remunerao dos militares; Penso militar; Processo Administrativo Disciplinar Militar; Conselhos de justificao e disciplina; Regulamento Disciplinar para a Marinha; Estrutura dos Corpos e Quadros de pessoal militar da Marinha; Prestao do servio militar (Lei do Servio Militar); Normas gerais para a organizao, o preparo e o emprego das Foras Armadas; Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. DIREITO PROCESSUAL CIVIL - Fontes e interpretao do Direito Processual Civil; Princpios constitucionais do Direito Processual; Jurisdio e competncia; Ao: conceito, natureza jurdica, elementos, condies, classificao, concurso, cumulao, e incidentes; Processo: conceito, natureza jurdica, classificao e princpios orientadores; Pressupostos processuais; Formao, suspenso e extino do processo; Substituio e representao processual; Litisconsrcio; Assistncia; Interveno de terceiros; Atos processuais; Nulidades;
34

Dinmica do procedimento ordinrio: petio inicial, da resposta do ru, da revelia, das providncias preliminares, do julgamento conforme o estado do processo, das provas, da audincia, da sentena e da coisa julgada, da liquidao de sentena, do cumprimento da sentena, antecipao de tutela e liminares; Recursos; Ao Rescisria; Processo de Execuo; Procedimento Sumrio; Procedimentos especiais: as espcies de procedimentos especiais de jurisdio contenciosa e voluntria; Processo cautelar; Juizados especiais cveis no mbito da Justia Estadual e Federal; Mandado de Segurana; Administrao Pblica em Juzo; Ao Civil Pblica; Ao Coletiva; Aes Constitucionais; Informatizao do processo judicial; Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. DIREITO CIVIL - Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro; Parte geral: pessoas naturais e jurdicas, Domiclio; Bens; Negcio jurdico, atos jurdicos lcitos e ilcitos, prescrio e decadncia, provas; Parte Especial: Obrigaes (modalidades, transmisso, adimplemento, extino e inadimplemento); Contratos em geral, das vrias espcies de contrato; Atos Unilaterais; Responsabilidade Civil; Conceitos e direitos bsicos do consumidor; Direito das Coisas: posse, propriedade, penhor e hipoteca; Direito de Famlia: casamento, relaes de parentesco, direito patrimonial, separao, divrcio, unio estvel, tutela, curatela; Sucesses: sucesso em geral, sucesso legtima e testamentria, inventrio e partilha; Estatuto da Criana e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. DIREITO PENAL COMUM - Princpios Constitucionais do Direito Penal (art. 5 da CRFB/88); Aplicao da Lei Penal (art. 1 a 12, do CP); Conceito de Crime (art. 13 a 25, do CP); Imputabilidade Penal (art. 26 a 28, do CP); Concurso de Pessoas (art. 29 a 31, do CP); Penas (art. 32 a 95, do CP); Medidas de Segurana (art. 96 a 99, do CP); Ao Penal (100 a 106, do CP); Extino da Punibilidade (art. 107 a 120, do CP); Crimes contra a Pessoa (art. 121 a 150, do CP); Crimes contra o Patrimnio (art. 155 a 183, do CP); Crimes contra a F Pblica (art. 296 a 305, do CP); Crimes contra a Administrao Pblica (art. 312 a 337-A; 338 a 359; 359-D, todos do CP); Abuso de autoridade (Lei n 4.898/65); Da execuo penal (Lei n 7.210/1984); Crimes Hediondos (Lei n 8.072/90); Crimes de Trnsito (art. 291 a 312 da Lei n 9.503/1997); Estatuto do Desarmamento (Lei n 10.826/2003); Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. DIREITO PENAL MILITAR - Aplicao da Lei Penal Militar (art. 1 a 28, do CPM); Conceito de Crime (art. 29 a 47, do CPM); Imputabilidade Penal (art. 48 a 52, do CPM); Concurso de Agentes (art. 53 a 54, do CPM); Penas (art. 55 a 109, do CPM); Medidas de Segurana (art. 110 a 120); Ao Penal (art. 121 a 122, do CPM); Extino da punibilidade (art. 123 a 135, do CPM); Crimes militares em tempo de paz (art. 157 a 204; 214 a 221; 240 a 267; 290; 298 a 354, do CPM); e Smulas do STM. DIREITO PROCESSUAL PENAL COMUM - Princpios constitucionais do Direito Processual Penal (art. 5 da CRFB/88); Inqurito Policial; Ao Penal; Ao Civil; Jurisdio e Competncia; Da Prova; Priso em flagrante, priso preventiva, priso domiciliar, priso temporria e outras medidas cautelares; Liberdade provisria; Suspenso condicional do Processo; Procedimento Comum (Ordinrio, Sumrio e Sumarssimo); Procedimentos Especiais (Jri e Funcionrios Pblicos); Sentena; Das nulidades, Dos recursos em geral; Da execuo penal (Lei n 7.210/1984); Processos de competncia dos juizados especiais criminais estaduais e federais (Leis ns 9.099/95 e 10.259/2001); Processos de competncia dos juizados de violncia domstica e familiar contra a mulher (Lei n 11.340/2006); Habeas Corpus; Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR - Polcia Judiciria Militar; Inqurito Policial Militar; Ao Penal Militar e seu exerccio; Processo Penal Militar em geral; Denncia; Do foro militar; Da competncia em geral; Dos conflitos de competncia; Medidas Preventivas e Assecuratrias (priso provisria, priso em flagrante, priso preventiva e menagem); Atos Probatrios; Processo ordinrio; Processos especiais (desero em geral, processo de desero de oficial e processo de desero de praa, processo de crime de insubmisso e habeas corpus); Das nulidades; Dos recursos; Da execuo da sentena; Organizao da justia militar da Unio (Lei n 8.457/92); e Smulas do STM. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA DIREITO CONSTITUCIONAL BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Atualizada at a Emenda Constitucional n 71, de 29 de novembro de 2012. Lei n 4.717/65 (Ao Popular). LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 16.ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Saraiva, 2012.
35

MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de Direito Constitucional. 7.ed. So Paulo: Saraiva, 2012. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional. 28.ed. So Paulo: Atlas, 2012. Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. DIREITO ADMINISTRATIVO e ADMINISTRATIVO MILITAR BRASIL. Lei n 9.784/99 (processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal). Lei n 4.375/64 (Servio Militar). Lei n 3.765/60 (Penses Militares). Lei n 5.836/72 (Conselho de Justificao). Decreto n 71.500/72 (Conselho de Disciplina). Lei n 6.880/80 (Estatuto dos Militares). Decreto n 88.545/83 (Regulamento Disciplinar para a Marinha). Lei n 9.519/97 (reestruturao dos corpos e quadros de oficiais e praas da Marinha). Medida provisria n 2.215-10/01 (dispe sobre a reestruturao da remunerao dos militares das Foras Armadas e altera as Leis n 3.765/60 e 6.880/80). Lei Complementar n 97/99 e suas alteraes (Dispe sobre as normas gerais para a organizao, o preparo e o emprego das Foras Armadas). Lei n 8.112/90 (Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis). Decreto-Lei n 200/67 (Organizao da Administrao Federal). Decreto n 20.910/32 (Prescrio Quinquenal). Lei n 8.987/95 (Regime de Concesso e Permisso da Prestao de Servios Pblicos). Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e STJ. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 25.ed. So Paulo: Atlas, 2012. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 25.ed. So Paulo: Atlas, 2012. BITTENCOURT, Sidney. Curso Bsico de Licitao. 3.ed. rev, atual. e ampl. So Paulo: Lex, 2011. ______. Licitao Passo a Passo. 6.ed. rev., ampl. e atual. Belo Horizonte: Frum, 2010. ______. Prego Passo a Passo. 4.ed. rev., ampl. e atual. Belo Horizonte: Frum, 2010. ______. Prego Eletrnico. 3.ed. rev., ampl. e atual. Belo Horizonte: Frum, 2010. NASSAR, Elody. Prescrio na Administrao Pblica. 2.ed. So Paulo: Saraiva, 2009. OLIVEIRA, Antnio Flvio de. Precatrios: Aspectos Administrativos, Constitucionais, Financeiros e Processuais. 1.ed. Belo Horizonte: Frum, 2007. ABREU, Jorge Luiz Nogueira de. Direito Administrativo Militar. So Paulo: Mtodo, 2010. COSTA, Jos Armando da. Direito Disciplinar: Temas Substantivos Processuais. Belo Horizonte: Frum, 2008. DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASIL. Lei n 5.869/73 (Cdigo de Processo Civil e alteraes posteriores). Lei n 9.099/95 (Juizados Especiais Cveis). Lei n 10.259/01 (Juizados Especiais Cveis no mbito da Justia Federal). Lei n 12.016/09 (Mandado de Segurana Individual e Coletivo). Lei n 7.347/85 (Ao Civil Pblica). Lei n 4.717/65 (Ao Popular). Lei n 7.969/89 (estende s medidas cautelares o disposto nos artigos 5 e 7 da Lei n 4.348/64). Lei n 8.437/92 (concesso de medidas cautelares contra atos do Poder Pblico). Lei n 9.494/97 (tutela antecipada contra a Fazenda Pblica). Medida Provisria n 2.180-35/01. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Cdigo de Defesa do Consumidor). Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. DIDIER JR., Fredie; ZANETI JR., Hermes. Curso de Direito Processual Civil. Salvador: Edies JusPodivm, 2011. v.1, 2, 3, 4 e 5. CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil. 23.ed. So Paulo: Atlas, 2012. v.1. ______. Lies de Direito Processual Civil. 21.ed. So Paulo: Atlas, 2012. v.2. ______. Lies de Direito Processual Civil. 19.ed. So Paulo: Atlas, 2012. v.3. ______. Juizados Especiais Cveis Estaduais e Federais: uma Abordagem Crtica. 5.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. BUENO, Cssio Scarpinella. A Nova Lei do Mandado de Segurana. 2.ed. So Paulo: Saraiva, 2010. CUNHA, Leonardo Jos Carneiro da. A Fazenda Pblica em Juzo. 10.ed. rev. e atual. So Paulo: Dialtica, 2012.

DIREITO CIVIL BRASIL. Decreto-Lei n 4.657/42 (Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro). Lei n 10.406/2002 e posteriores alteraes. (Cdigo Civil). Lei n 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor). Lei n 8.060/90 (Estatuto da Criana e do Adolescente). Lei n 10.741/03 (Estatuto do Idoso). Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. Enunciados ao Cdigo Civil do Conselho da Justia Federal. GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Parte Geral. 9.ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2011. v.1. ______. Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral das Obrigaes. 8.ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2011. v.2.
36

______. Direito Civil Brasileiro: contratos e atos unilaterais. 4.ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2011. v.3. ______. Direito Civil Brasileiro: Responsabilidade Civil. 5.ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2010. v.4. ______. Direito Civil Brasileiro: Direito das Coisas. 6.ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2011. v.5. ______. Direito Civil Brasileiro: Direito de Famlia. 8.ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2011. v.6. ______. Direito Civil Brasileiro: Direito das Sucesses. 5.ed. So Paulo: Saraiva, 2011. v.7. DIREITO PROCESSUAL PENAL BRASIL. Decreto-Lei n 3.689/41 (Cdigo de Processo Penal e alteraes posteriores). Lei n 9.099/95 e 10.259/2001 (Juizados Especiais Criminais). Lei n 7.210/1984 (Lei de Execuo Penal). Lei n 7.960/89 (Priso Temporria). Lei n 11.340/2006 (Lei da Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher). Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. OLIVEIRA, Eugenio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 16.ed. So Paulo: Atlas, 2012. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Cdigo de Processo Penal Comentado. 13.ed. So Paulo: Saraiva, 2010. CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de. Processo Penal e Constituio: Princpios Constitucionais do Processo Penal. 5.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. LOPES JNIOR, Aury. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. 7.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. v.1. ______. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. 6.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. v.2. SOUZA, Marcelo Ferreira. Segurana Pblica e Priso Preventiva, no Estado Democrtico de Direito. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. DIREITO PENAL BRASIL. Decreto-Lei n 2.848/40 (Cdigo Penal e alteraes posteriores). Lei n 4.898/65 (Abuso de autoridade). Lei n 8.072/90 (Crimes Hediondos). Lei n 9.503/1997 (Cdigo de Trnsito); Lei n 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). Lei n 7.210/1984 (Lei de Execuo Penal). Smulas Vinculantes, Smulas e Informativos do STF e do STJ. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, parte geral. 16.ed. So Paulo: Saraiva, 2012. v.1. ______. Curso de Direito Penal, parte especial: dos crimes contra a pessoa a dos crimes contra o sentimento religioso e contra o respeito aos mortos (arts. 121 a 212). 12.ed. So Paulo: Saraiva, 2012. v.2. ______. Curso de Direito Penal, parte especial: dos crimes contra a dignidade sexual a dos crimes contra a administrao pblica (arts. 213 a 359-H). 10.ed. So Paulo: Saraiva, 2012. v.3. ______. Curso de Direito Penal, legislao penal especial. 7.ed. So Paulo: Saraiva, 2012. v.4. GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal, parte geral. 14.ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2012. v.1. ______. Curso de Direito Penal, parte especial. 9.ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2012. v.2. ______. Curso de Direito Penal, parte especial. 9.ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2012. v.3. ______. Curso de Direito Penal, parte especial. 8.ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2012. v.4. DELMANTO, Celso. Cdigo Penal Comentado. 8.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2010. MIRABETE, Julio Fabbrine; FABBRINI, Renato N. Cdigo Penal Interpretado. 7.ed. So Paulo: Atlas, 2011. DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR BRASIL. Decreto-Lei n 1.002/69. (Cdigo de Processo Penal Militar e alteraes posteriores). Lei n 8.457/92 (Organizao da Justia Militar da Unio). Smulas do STM. LOBO, Clio. Direito Processual Penal Militar. 2.ed. rev. e atual. So Paulo: Forense, 2010. LOUREIRO NETO, Jos da Silva. Processo Penal Militar. 6.ed. So Paulo: Atlas, 2010. MIGUEL, Cludio Amim; COLDIBELLI, Nelson. Elementos de Direito Processual Penal Militar. 3.ed. 3 tiragem. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. DIREITO PENAL MILITAR BRASIL. Decreto-Lei n 1.001/69. (Cdigo Penal Militar e alteraes posteriores). Smulas do STM. ASSIS, Jorge Cesar de. Comentrios ao Cdigo Penal Militar: comentrios, doutrina, jurisprudncia dos tribunais militares e tribunais superiores. 7.ed. rev. e atual. (ano 2010), 1 reimpresso. Curitiba: Juru, 2011. LOBO, Clio. Direito Penal Militar. 3.ed. atual. Braslia: Braslia Jurdica, 2006. LOUREIRO NETO, Jos da Silva. Direito Penal Militar. 5.ed. So Paulo: Atlas, 2010. MIGUEL, Cludio Amim; CRUZ, Ione de Souza. Elementos de Direito Penal Militar - Parte Geral. 2.ed. 3 tiragem. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
37

NEVES, Ccero Robson Coimbra; STREINFINGER, Marcello. Manual de Direito Penal Militar. So Paulo: Saraiva. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. EDUCAO FSICA ANATOMIA HUMANA - Definies, caractersticas, classificaes e elementos constituintes dos sistemas: esqueltico, articular, muscular, circulatrio, respiratrio e nervoso; Origens, inseres e aes musculares. AVALIAO FSICA - Aspectos relacionados qualidade das informaes; Avaliao do crescimento fsico; Avaliao da maturao biolgica; Avaliao do desempenho motor; Avaliao da proporcionalidade corporal; Avaliao do somattipo; Avaliao da composio corporal; Avaliao da atividade fsica habitual; Avaliao do estado nutricional; Avaliao de aspectos funcionais: sistema de mobilizao energtica; Avaliao de aspectos funcionais: sistema musculoarticular. BIOMECNICA - Introduo ao estudo da anatomia; Sistemas: esqueltico, articular, muscular, nervoso, circulatrio, respiratrio, digestrio, endcrino, sensorial e tegumentar; Membros: inferior e superior; Crnio, coluna vertebral e partes moles do dorso. FISIOLOGIA DO EXERCCIO - Controle do ambiente interno; Bioenergtica; Metabolismo do exerccio; Respostas hormonais ao exerccio; Mensurao do trabalho, potncia e gasto energtico; Sistema nervoso: estrutura e controle do movimento; Msculo esqueltico: estrutura e funo; Respostas circulatrias ao exerccio; Respirao durante o exerccio; Equilbrio cido-bsico durante o exerccio; Regulao da temperatura; Fisiologia do treinamento: efeito sobre o VO2 mx, desempenho, homeostase e fora; Padres na sade e na doena: Epidemiologia e fisiologia; Testes de esforo para avaliao do condicionamento cardiorrespiratrio; Prescrio de exerccios para a sade e para a aptido fsica; Exerccio para populaes especiais; Composio corporal e nutrio para a sade; Fatores que afetam o desempenho; Avaliao laboratorial do desempenho humano; Treinamento para o desempenho; Treinamento para a mulher atleta, crianas e populaes especiais; Nutrio, composio corporal e desempenho; Exerccio e meio ambiente; Recursos ergognicos. TREINAMENTO DESPORTIVO - Fundamentos gerais da preparao de desportistas; A preparao tcnicottica e psicolgica dos desportistas; As capacidades motoras (fsicas) e a preparao fsica dos desportistas; A macroestrutura do processo de preparao de desportistas; A micro e a mesoestrutura do processo de preparao de desportistas; A seleo, orientao, gesto e o controle no sistema de preparao e na atividade competitiva dos desportistas; A elaborao de modelos e prognsticos no sistema de preparao de desportistas; Condies extremas no sistema da preparao e na atividade competitiva de desportistas; Fatores externos ao treinamento e s competies no sistema da preparao e na atividade competitiva de desportistas. SOCORROS DE URGNCIA - Conceitos, preveno de acidentes durante a prtica de atividades fsicas; Exame fsico dos sinais vitais; Identificao de estruturas lesadas; Procedimentos de socorros de urgncia em casos de: ferimentos, hemorragias, insolao, intermao, hipertermia e hipotermia, fraturas, entorses, luxaes, distenso muscular, desmaio, convulso, corpos estranhos nos olhos e vias areas superiores, parada respiratria e cardaca, afogamentos, asfixia e outras ocorrncias; Mtodos de retirada de lquido ingerido do afogado, massagem cardiorrespiratria e transporte de acidentados. ORGANIZAO E ADMINISTRAO ESPORTIVA - Organizao de torneios e campeonatos; Tipos de eliminatrias e rodzios; Processos de combinaes e escalas; Elaborao de chaves, clculo do nmero de jogos, rodadas e isentos; Conceitos de administrao relacionados ao esporte, administrao de eventos esportivos; Regulamentos e cdigos esportivos. NATAO - Principais elementos envolvidos no ensino da natao; A orientao pedaggica e didtica no ensino da natao; Conceitos e planejamento de aprendizagem e aperfeioamento; Histrico, aprendizado e aperfeioamento dos quatro estilos de nado: a posio do corpo; O trabalho de pernas e braos; Sadas, viradas e chegadas; Regras oficiais de natao.

38

MUSCULAO - Aspectos fisiolgicos: termos e definies; Adaptaes morfolgicas e funcionais; Benefcios da musculao; Aplicabilidade da fora no cotidiano; O treinamento de musculao: variveis metodolgicas, princpios bsicos, periodizao do treinamento; Aspectos importantes na montagem e execuo do treinamento: equilbrio muscular, postura, respirao e concentrao durante os exerccios; Musculao e exerccios aerbicos e de alongamento; Mtodos de treinamento; A elaborao do treinamento; Principais exerccios; Qualidades fsicas envolvidas. Equipamentos utilizados; Postura, respirao e intervalo durante a realizao de exerccios; Musculao para desportos e para condicionamento fsico; Interferncias de fatores externos no treinamento da musculao. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA CONTURSI, Ernani B. et al. Organizao de Competies - Torneios e Campeonatos. Rio de Janeiro: Sprint, 2007. MACHADO, D. C. Metodologia da Natao. 2.ed. revista e ampliada. So Paulo: EPU, 2004. LA SCALA TEIXEIRA, C. V.; GUEDES, D. P. Musculao: Desenvolvimento Corporal Global. So Paulo: Phorte, 2009. NOVAES, J. Cincia do Treinamento dos Exerccios Resistidos. So Paulo: Phorte, 2008. POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do Exerccio: Teoria e Aplicao ao Condicionamento e ao Desempenho. 6.ed. So Paulo: Manole, 2009. PLATONOV, Vladimir Nikolavich. Tratado Geral de Treinamento Desportivo. 1.ed. So Paulo: Phorte, 2008. FLECK, S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do Treinamento de Fora Muscular. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Manual Prtico para Avaliao em Educao Fsica. 1.ed. So Paulo: Manole, 2006. FATTINI, C. A.; DANGELO, J. G. Anatomia Humana Sistmica e Segmentar. 3.ed. So Paulo: Atheneu, 2011. FLEGEL, Melinda J. Primeiros Socorros no Esporte. 3.ed. So Paulo: Manole, 2008. HALL, Susan J. Biomecnica Bsica. 5.ed. So Paulo: Manole, 2009. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. ESTATSTICA ESTATSTICA DESCRITIVA - Populao e amostra; Estatstica indutiva e descritiva; Variveis: contnuas e discretas; Arredondamento de dados; Percentual; Tabelas estatsticas; Grficos; Dados brutos; Rol; Amplitude total; Frequncia absoluta; Distribuio de frequncia; Nmero de classes; Intervalos e limites de classe; Limites reais de classe; Amplitude do intervalo de classe; Ponto mdio das classes; Regras gerais para elaborar uma distribuio de frequncia; Sries estatsticas; Histogramas e polgonos de frequncia; Distribuio de frequncia relativa; Distribuio de frequncia acumulada e ogivas; Distribuio de frequncia acumulada relativa; Ogivas percentuais; Curvas de frequncia e ogivas suavizadas; Tipos de curvas de frequncia; Mdia Aritmtica; Mdia aritmtica ponderada; Propriedades da mdia aritmtica; Clculo da mdia aritmtica de dados agrupados; Mediana; Moda; Frmula de Czuber; Frmula de Pearson; Relao emprica entre a mdia, mediana e moda; Mdia geomtrica; Mdia harmnica; Relao entre as mdias aritmticas, geomtrica e harmnica; Raiz mdia quadrtica; Quartis, decis e percentis; Disperso ou variao; Amplitude total; Desvio mdio; Amplitude semi-interquartlica; Amplitude entre percentis 10 e 90; Desvio padro; Varincia; Mtodos abreviados para o clculo do desvio padro; Propriedades do desvio padro; Controle de Charlier; Correo de Sheppard para a varincia; Relaes empricas entre as medidas de disperso; Disperso absoluta e relativa; Coeficiente de variao; Momentos; Momentos para dados agrupados; Relao entre momentos; Clculo dos momentos para dados agrupados; Controle de Charlier e correes de Sheppard para o clculo dos momentos; Momentos sob a forma abstrata; Assimetria; Coeficiente quartlico de assimetria; Coeficiente do momento de assimetria; Coeficientes de assimetria de Pearson; Curtose; Coeficiente do momento de curtose; Coeficiente percentlico de curtose; Momentos, assimetria e curtose da populao. NMEROS NDICES - ndices relativos de preo, de quantidade e de valor; Propriedades dos nmeros ndices relativos: identidade, reversibilidade no tempo e cclica ou circular; Decomposio em causas; ndices agregativos simples e ponderados; ndices de Laspeyres, Paasche, Fisher, Marshall-Edgeworth, Drobish e Divisia; Erros nos ndices; Mudana de base.
39

CLCULO DE PROBABILIDADE - Espao amostral, eventos, axiomas e teoremas fundamentais do clculo de probabilidades, probabilidade condicional, independncia de eventos, teorema da probabilidade total; Teorema de Bayes; Variveis aleatrias discretas unidimensionais, funo de probabilidade, funo de repartio, momentos, moda e separatrizes, funo caracterstica e funo geratriz de momentos; Variveis aleatrias discretas unidimensionais: Bernoulli, binomial, hipergeomtrica, Poisson, geomtrica, multinomial e binomial negativa; Variveis aleatrias contnuas unidimensionais, funo densidade de probabilidade, funo de repartio, momentos, moda e separatrizes, funo caracterstica e funo geratriz de momentos; Variveis aleatrias contnuas unidimensionais: uniforme, normal, exponencial, gama, beta, t de Student, Qui-quadrado e F de Snedecor; Variveis aleatrias multidimensionais; Distribuies conjuntas de variveis aleatrias discretas e contnuas; Distribuies marginais e condicionais de variveis aleatrias discretas e contnuas; Variveis aleatrias independentes; Covarincia entre duas variveis aleatrias; Somas de variveis aleatrias; Convergncia de uma sequncia de variveis aleatrias; Desigualdade de Tchebycheff; Teorema do Limite Central; Lei dos Grandes Nmeros. INFERNCIA ESTATSTICA - Estimao de parmetros; Estimativas por pontos e por intervalos; Estimativa do intervalo de confiana dos parmetros populacionais; Erro provvel; Estimadores consistentes, no tendenciosos, suficientes, eficientes, assintoticamente eficientes, timos; Estimadores mtodos dos momentos, estimadores de mxima verossimilhana, distribuio amostral das mdias, varincias e propores; Relao entre variveis; Ajustamento de curvas; Equaes das curvas de ajustamento; Mtodo de ajustamento de curva mo livre; A linha reta; Mtodo dos mnimos quadrados; Reta de mnimos quadrados; Relaes no-lineares; Parbola de mnimos quadrados; Aplicaes a sries temporais; Problemas que envolvem mais de duas variveis; Intervalo de confiana para a mdia populacional com varincia conhecida e com varincia desconhecida, para a varincia e para propores; Teste de hipteses, erros do tipo I e do tipo II, nvel de significncia, poder do teste, curva caracterstica de operao, teste uniformemente mais poderoso, teste da razo de verossimilhana; Testes paramtricos: testes para a mdia de uma populao com varincia conhecida e com varincia desconhecida, teste para a varincia de uma populao normal, testes para comparao das mdias de duas populaes normais com observaes emparelhadas e no emparelhadas, teste para a comparao das varincias de duas populaes normais; Testes no paramtricos: teste do sinal, teste do sinal por postos, teste de Mann-Whitney, teste de Kruskal-Wallis, teste de Wilcoxon, teste Qui-quadrado, teste de repeties (anlise de repeties) e Correlao de Posto de Spearman. CORRELAO E REGRESSO - Correlao e Regresso; Correlao linear; Medidas de correlao; Linha de regresso de mnimos quadrados; Erro padro de estimativa; Variao explicada e no-explicada; Coeficiente de correlao; Observaes sobre o Coeficiente de correlao; Frmula da covarincia para o coeficiente de correlao linear; Frmulas abreviadas para o clculo; Regresso; Retas de regresso e o coeficiente de correlao linear; Correlao ordinal; Correlao de atributos; Teoria amostral da correlao; Teoria amostral da regresso; Correlao mltipla; Notao por meio de ndice; Equaes de regresso e planos de regresso; Equaes normais do plano de regresso de mnimos quadrados; Planos de regresso e coeficiente de correlao; Erro padro de estimativa; Coeficiente de correlao mltipla; Substituio da varivel dependente; Generalizao para mais de trs variveis; Correlao parcial; Relao entre os coeficientes de correlao mltipla e parcial; Regresso mltipla no-linear. TECNOLOGIA DA AMOSTRAGEM - Levantamento amostral; Populao e amostras; Amostragem aleatria simples; Amostragem estratificada; Amostragem por conglomerados. ANLISE DE SRIES TEMPORAIS Objetivos; Modelos para Sries Temporais; Tendncia e Sazonalidade; Modelos de Suavizao Exponencial; Modelos ARIMA e Modelos Sazonais. CONTROLE ESTATSTICO DE QUALIDADE - Conceitos fundamentais; Fundamentos do controle estatstico de processos; Grficos de controle por variveis; Capacidade do processo; Avaliao de sistemas de medio; Grficos de controle para processos autocorrelacionados; Grficos de controle de CUSUM e EWMA; Grficos de controle por atributos; Inspeo de qualidade. MATEMTICA - Matrizes, operaes, equivalncia, posto, inverso, determinantes, sistemas lineares, formas quadrticas, autovalores e autovetores; Limites e continuidades para as funes reais de uma varivel real, derivadas e integrais, integrais imprprias, mximos e mnimos, sries numricas, sries de funes; Funes reais de vrias variveis reais, derivadas, mximos e mnimos condicionados e integrais mltiplas.
40

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA VILA, G. Clculo das Funes de uma Varivel. 7.ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2003. v.1. ______. Clculo das Funes de uma Varivel. 7.ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2004. v.2. ______. Clculo das Funes de Mltiplas Variveis. 7.ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2006. v.3. BOLDRINI, J. L. lgebra Linear. 3.ed. So Paulo: Harbra, 1980. BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. O. Elementos de Amostragem. 1.ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2005. BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatstica Bsica. 7.ed. So Paulo: Saraiva, 2012. COSTA, A. F.; EPPRECHT, E. K.; CARPINETTI, L. C. R. Controle Estatstico de Qualidade. 2.ed. So Paulo: Atlas, 2005. FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de Estatstica. 6.ed. So Paulo: Atlas, 1996. FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A.; TOLEDO, G. L. Estatstica Aplicada. 2.ed. So Paulo: Atlas, 1985. MEYER. P. L. Probabilidade: Aplicaes Estatstica. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1983. MORETTIN, P. A.; TOLOI, C. M. C. Anlise de Sries Temporais. 2.ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2006. SPIEGEL, M. R.; STEPHENS, L. J. Estatstica - Coleo Schaum. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. STEVENSON, W. J. Estatstica Aplicada Administrao. So Paulo: Harbra, 2001. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. FSICA MECNICA Translao: Cinemtica, Dinmica (Leis de Newton, Princpio do Trabalho e Energia Cintica, Conservao da Energia, Sistema de Partculas, Colises em uma e duas dimenses); Rotao: Cinemtica, Dinmica (Momento de Inrcia, Segunda Lei, Conservao do Momento Angular, Rolamento); Oscilaes: Movimento Harmnico Simples, Movimento Harmnico Amortecido; Gravitao Universal; e Fluidos: Hidrosttica e Hidrodinmica. ONDAS MECNICAS - Ondas em cordas; e Ondas Sonoras. TERMODINMICA - Temperatura; Calor; Dilatao Trmica; Calorimetria; Primeira Lei da Termodinmica; Teoria Cintica dos Gases; Entropia; Segunda Lei da Termodinmica; e Mquinas Trmicas. ELETROMAGNETISMO - Carga Eltrica; Lei de Coulomb; Campo Eltrico; Lei de Gauss; Potencial Eltrico; Capacitores e Capacitncia; Circuitos Eltricos; Campo Magntico; Fora de Lorentz; Lei de Biot-Savart; Lei de Ampre; Induo: Lei de Faraday-Lenz, Indutores; Corrente de Deslocamento; Equaes de Maxwell; Corrente Alternada; Oscilaes Eletromagnticas; e Ondas Eletromagnticas. TICA - Interferncia e Difrao. FSICA MODERNA - Relatividade Restrita; e Introduo Teoria Quntica: Efeito Fotoeltrico, Efeito Compton, Princpio da Indeterminao de Heisenberg, Modelo de Bohr do tomo de Hidrognio, Fsica Nuclear, Energia Nuclear. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA HALLIDAY; RESNICK; WALKER. Fundamentos de Fsica. 8.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.1, 2, 3 e 4. TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Fsica para Cientistas e Engenheiros. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.1, 2 e 3. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.

41

INFORMTICA GOVERNANA DE TI - Conceitos e modelo ITIL; Governana e qualidade de dados. GERNCIA DE PROJETOS - Gerenciamento de Projetos de Software: conceitos, mtricas de processo e projeto; Estimativas de projeto de software; Gesto de riscos, manuteno e reengenharia; Modelos de maturidade (CMMI); Conceitos bsicos do PMBOK; Anlise e Modelagem de Processos de Negcio: conceitos bsicos e notao BPMN. ENGENHARIA DE SOFTWARE - Conceitos; Modelos de processo de software; Desenvolvimento gil; Engenharia e anlise de requisitos; Arquitetura de software; Projeto baseado em padres; Gesto de Qualidade de Software: Conceitos; Estratgias de teste; Gesto de configurao e mtricas, MPS.BR. Anlise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos: conceitos e diagramas UML. BANCO DE DADOS - Gerenciamento de banco de dados; Conceitos e arquitetura do sistema de banco de dados; Modelo de dados relacional e linguagem SQL; Modelagem conceitual e projeto de banco de dados; Teoria e normalizao de projeto de banco de dados; Gerenciamento de transaes; Business Intelligence: conceitos, arquitetura, Data Warehouse e Data Mart, modelagem dimensional e Data Mining. LINGUAGENS DE PROGRAMAO - Sintaxe e semntica; Anlise lxica e sinttica; Nomes, vinculaes e escopos; Tipos de dados; Expresses e sentenas de atribuio; Estruturas de controle no nvel sentena; Subprogramas; Tipos de dados abstratos; Programao orientada a objetos; Concorrncia; Tratamento de excees e eventos; Linguagens de programao funcional e lgica; Linguagem JAVA: classes e objetos, instrues de controle, mtodos, arrays e arraylists, strings, caracteres e expresses regulares, arquivos, fluxos e serializao de objetos, classes e mtodos genricos, applets e multithreading. ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS - Recursividade; Listas lineares; rvores: binrias de busca e balanceadas; Algoritmos de ordenao. REDES DE COMPUTADORES - Conceitos: hardware de rede, software de rede, modelos de referncia; Camada: fsica, de enlace de dados, de rede de transporte, de aplicao; Subcamada de controle de acesso ao meio; Segurana de redes; aplicativos e programao em rede; Meios de transmisso; Transmisso de pacotes; Ligao inter-redes; Aplicativos de rede. SISTEMAS OPERACIONAIS - Conceitos: sistemas operacionais, organizao e arquitetura do sistema de computao, estrutura e operaes do sistema operacional, ambientes de computao, sistemas operacionais de cdigo-fonte aberto; Gerenciamento: de processos, da memria, de armazenamento; Proteo e segurana; Sistemas: distribudos, de uso especfico; Linux. ORGANIZAO DE COMPUTADORES - Conceitos de organizao estruturada de computadores; Organizao de sistemas de computadores; Nvel: lgico digital, microarquitetura, de arquitetura do conjunto de instruo, de mquina de sistemas operacionais, de linguagem de montagem; Arquitetura de computadores paralelos. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA BARBIERI, Carlos. BI2 - Business Intelligence Modelagem & Qualidade. [S.l.]: Campus, 2011. BOOCH et al. UML Guia do Usurio. 2.ed. [S.l.]: Campus, 2005. COMER, Douglas E. Redes de Computadores e Internet. 4.ed. [S.l.]: Bookman, 2007. DATE, C. J. Introduo a Sistemas de Bancos de Dados. 8.ed. [S.l.]: Campus, 2004. DEITEL, Paul; DEITEL Harvey. JAVA como Programar. 8.ed. [S.l.]: Pearson Prentice Hall, 2010. ELMAZRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados. 6.ed. [S.l.]: Pearson Addison Wesley, 2011. FERNANDES, Aguinaldo A.; ABREU, Vladimir F. de. Implantando a Governana de TI: da Estratgia Gesto dos Processos e Servios. 2.ed. [S.l.]: Brasport, 2008. FERREIRA, Rubem E. Linux - Guia do Administrador do Sistema. [S.l.]: Novatec, 2008. FOWLER, Martin. UML Essencial. 3.ed. [S.l.]: Bookman, 2004. HELDMAN, Kim. Gerncia de Projetos Guia para o Exame Oficial do PMI. 5.ed. [S.l.]: Campus, 2009. MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro (Guia Geral). [S.l.]: SOFTEX, 2011. Disponvel em: <http://www.softex.br/mpsbr/_guias/guias/MPS.BR_Guia_Geral_2011.pdf>.
42

OLIVEIRA, Saulo Brbara de; VALLE, Rogrio. Anlise e Modelagem de Processos de Negcio: Foco na Notao BPMN (Business Process Modeling Notation). [S.l.]: Atlas, 2009. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 7.ed. [S.l.]: McGraw-Hill e Bookman, 2011. SEBESTA, Robert W. Conceitos de Linguagens de Programao. 9.ed. Bookman: 2011. SILBERSCHATZ, A.; GALVIN Peter B.; GAGNE, G. Fundamentos de Sistemas Operacionais. 8.ed. [S.l.]: LTC, 2011. SZWARCFITER, Jayme L.; MARKENZON, Lilian. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. 3.ed. [S.l.]: LTC, 2010. TANENBAUM, Andrew S. Organizao Estruturada de Computadores. 5.ed. [S.l.]: Pearson Prentice Hall, 2007. ______. Sistemas Operacionais Modernos. 3.ed. [S.l.]: Prentice Hall, 2010 TANENBAUM, Andrew S.; WETHERALL, David. Redes de computadores. 5.ed. [S.l.]: Pearson Prentice Hall, 2011. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.

MATEMTICA FUNES DE UMA VARIVEL REAL - Limite, continuidade e continuidade uniforme, diferenciao, mximos e mnimos, integrao, aplicaes de integral, e coordenadas polares e aplicaes. FUNES DE VRIAS VARIVEIS REAIS - Funes com valores vetoriais, superfcies, clculo diferencial de funes de vrias variveis, mximos e mnimos, integrais mltiplas e aplicaes, funes definidas implicitamente, integrais de linha, integrais de superfcie, teoremas de Green, Stokes, Gauss e suas aplicaes. SRIES E SEQUNCIAS - Sucesses, sries numricas, sries de potncias, sries de Taylor e funes analticas, e sries de Fourier. EQUAES DIFERENCIAIS ORDINRIAS - Mtodos de resoluo elementar, solues por sries; Sistemas de equaes diferenciais ordinrias; Transformada de Laplace. LGEBRA LINEAR - Polinmios e matrizes, determinante de uma matriz, sistemas lineares, vetores no , espaos vetoriais, espaos vetoriais gerados, dependncia e independncia linear, base e dimenso de um espao vetorial, transformaes lineares, autovalores, diagonalizao e triangulao de matrizes, teorema espectral, produto interno e ortogonalidade.
n

ANLISE NUMRICA - Erros, aritmtica de ponto flutuante, resoluo numrica de equaes algbricas e transcendentes, resoluo numrica de sistemas lineares (mtodos diretos e mtodos iterativos), interpolao numrica, integrao numrica, mtodos numricos para equaes diferenciais. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA APOSTOL, Tom M. Clculo. Rio de Janeiro: Editorial Revert, 2004. BOULOS, P.; OLIVEIRA, I. de C. Geometria Analtica - Um Tratamento Vetorial. 3.ed. So Paulo: Pearson, 2005. BURDEN, Richard e FAIRES, J. D. Anlise Numrica. So Paulo: Thomson, 2003. GUIDORIZZI, Hamilton L. Um Curso de Clculo. Rio de Janeiro: LTC, 2001. LAY, David C. lgebra Linear e suas Aplicaes. Rio de Janeiro: LTC, 1997. LIMA, Elon. Anlise Real. Rio de Janeiro: Matemtica Universitria, 2006. RUGGIERO, Marcia A. G.; LOPES, Vera L. R. Clculo Numrico - Aspectos Tericos e Computacionais. So Paulo: Makron Books, 1996. THOMAS, George B. Clculo. So Paulo: Pearson, 2008. ZILL, Dennis G.; CULLEN, Michael R. Equaes Diferenciais. So Paulo: Makron Books, 1993. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.
43

METEOROLOGIA METEOROLOGIA BSICA - Composio da atmosfera terrestre; Estrutura vertical da atmosfera; Elementos meteorolgicos: temperatura, presso, umidade, vento superfcie e visibilidade; Fenmenos meteorolgicos: hidrometeoros, litometeoros, fotometeoros e eletrometeoros; e Classificao e identificao de nuvens. METEOROLOGIA FSICA - Radiao solar e terrestre; Balano global de energia do sistema Terra-Atmosfera; Leis da radiao; Processos de troca de calor; Variveis de estado e leis dos gases; Diagramas termodinmicos: definio, plotagem e anlise; Estabilidade vertical da atmosfera; ndices de estabilidade atmosfrica; Formao de nuvens e precipitao; Processos de saturao em baixos nveis: orvalho, geada e nevoeiros. METEOROLOGIA SINTICA - Circulao geral da atmosfera; Massas de ar; Ciclones e anticiclones; Sistemas frontais; Correntes de jato; Sistemas de bloqueio; Alta da Bolvia, Baixa do Chaco, Cavado do NE e Zona de Convergncia do Atlntico Sul (ZCAS). METEOROLOGIA DE MESOESCALA - Tempestades convectivas; Complexos convectivos; Linhas de instabilidade; Tornados e trombas dgua; Brisas martima e terrestre; e Ventos catabticos e anabticos. METEOROLOGIA DINMICA - Leis de conservao aplicadas atmosfera; Anlise de escala dos fenmenos atmosfricos; Aproximaes do vento real; Circulao, vorticidade, divergncia e deformao; Ondas atmosfricas; Balano geostrfico; Barotropia e baroclinia; Modelagem numrica de tempo e clima; e Camada limite planetria. METEOROLOGIA POR SATLITE - rbitas; Definio dos canais; Interpretao das imagens obtidas nos diferentes canais; e Produtos derivados de satlite. METEOROLOGIA TROPICAL - Circulao tropical de grande escala; Ciclones tropicais; Ondas tropicais e vrtices ciclnicos de altos nveis (VCAN); Mones; e Zona de Convergncia Intertropical. CLIMATOLOGIA - Definio de tempo e clima; Parmetros Climticos; Diferenciao entre fatores e elementos climticos; Principais classificaes climticas; Variaes espaciais e temporais da temperatura e da precipitao; Climas do Brasil; e Mudanas climticas. METEOROLOGIA MARINHA E AERONUTICA - Ondas; Correntes; Ressurgncia; Mar meteorolgica; Interao Oceano-Atmosfera; Mnimos meteorolgicos; Altimetria; Turbulncia. Formao de gelo em aeronaves; e Planejamento de voo. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA AYOADE, J. O. Introduo Climatologia Para os Trpicos. 4.ed. [S.l.]: Bertrand Brasil, 1996. AHRENS, C. D. Meteorology Today: An Introduction to Weather, Climate and the Environment. [S.l.]: Thomson Brooks/Cole, 2007. 537p. ARYA, S. P. Introduction to Micrometeorology. 2.ed. [S.l.]: Academic Press, 1998. CAVALCANTI, I. F. A. et al. Tempo e Clima no Brasil. [S.l.]: Oficina de Textos, 2009. CPTEC. Climanlise Especial. Edio Comemorativa de 10 Anos. So Paulo: Cachoeira Paulista, 1996. Disponvel em: <http://www.cptec.inpe.br/products/climanalise/>. FEDOROVA, N. Sintica I: Fenmenos Atmosfricos, Dados Sinticos e Massas de Ar. 1.ed. [S.l.]: EDUFAL, 2008. ______. Sintica II: Conceitos Bsicos de Cinemtica, de Dinmica da Atmosfera e de Anlise dos Campos Meteorolgicos. 1.ed. [S.l.]: EDUFAL, 2008. ______. Sintica III: Frentes, correntes de jato, ciclones e anticiclones. 1.ed. [S.l.]: EDUFAL, 2008. ______. Sintica IV: Sistemas e Processos Sinticos Atuantes na Amrica do Sul. 1.ed. [S.l.]: EDUFAL, 2008. FERREIRA, A. G. Meteorologia Prtica. [S.l.]: Oficina de Textos, 2006. FOTHERINGHAM, R. R. Compendio de Meteorologia Para Uso Del Personal Meteorologico de Las Classes I y II. Meteorologia Marina - OMM - n. 364, 1985. v.3. Parte 3. HOLTON, J. R. An Introduction to Dynamic Meteorology. 4.ed. [S.l.]: Academic Press, 2004. HOUZE, R. A. Cloud Dynamics International Geophysics. [S.l.]: Academic Press, 1993. v.53 KALNAY, E. Atmospheric Modeling, Data Assimilation and Predictability. [S.l.]: Cambridge University Press, 2003.
44

LAWRENCE. Fenmenos Atmosfricos. [S.l.]: Pltamo, 2000. LEMES, M. A. M.; Moura, A. D. Fundamentos de Dinmica Aplicados Meteorologia e Oceanografia. 1.ed. So Jos dos Campos, SP: S. J. Campos, 1998. MENDONA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: Noes Bsicas e Climas do Brasil. [S.l.]: Oficina de Textos, 2007. MIGUENS, A. P. Navegao: a Cincia e a Arte. Rio de Janeiro: Diretoria de Hidrografia e Navegao, 2000. v.3. OLIVEIRA, L. L.; VIANELLO, R. L. Meteorologia Fundamental. Erechim, RS: EdiFAPES, 2001. PIELKE, R. A. Mesoscale Meteorological Modeling. 2.ed. Academic Press, 2002. RETALLACK, B. J. Compendium of Meteorology for use by Class I and Class II Personnel. Aeronautical Meteorology WMO. n. 364, 1978. v.2. part 2. SANTURETTE, P.; GEORGIEV, C. G. Weather Analysis and Forecasting. [S.l.]: Elsevier Inc., 2005. STULL, R. S. Meteorology for Scientists and Engineers. [S.l.]: Thomson Brooks/Cole, 2000. VALGAS LOBO, P. R.; SOARES, C. A. Meteorologia e Oceanografia - Usurio Navegante. Rio de Janeiro: Diretoria de Hidrografia e Navegao, 2007. VAREJO - SILVA, M. A. Meteorologia e Climatologia. Braslia: INMET - Stylus Grfica Editora Ltda., 2000. VIANELLO, R. L.; ALVES, A. R. Meteorologia Bsica e Aplicaes. Universidade Federal de Viosa. Viosa, MG: Imprensa Universitria, 1991. WALKER, J. M. Compendium of Lecture Notes in Marine Meteorology for Class III and Class IV Personnel. 2.ed. WMO. n. 434, 1991. WALLACE, J. M.; HOBBS, P. V. Atmospheric Science an Introductory Survey. 2.ed. [S.l.]: Academic Press, 2006. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. PEDAGOGIA FUNDAMENTOS DA EDUCAO - Fundamentos Filosficos: Educao e Sociedade, O processo da Educao, Educao e Filosofia, Concepes e tendncias pedaggicas de Educao, Educao Popular, Repensando a Educao; Fundamentos Sociolgicos: Conceitos, Educao como processo social, Controle social e mudana social, Papel da escola; Fundamentos Psicolgicos: Conceitos bsicos, Teorias de aprendizagem de acordo com principais autores/principais Escolas, Inteligncias mltiplas, Desenvolvimento de competncias; Fundamentos Biolgicos: O crebro, seus hemisfrios, constituio e desenvolvimento de potencialidades, Plasticidade cerebral e memria, Aprendizagem/Desenvolvimento, Teorias Psicogenticas; Fundamentos Legais: Estrutura do ensino, Ensino Fundamental, Ensino Mdio, Educao profissional; Educao superior; Educao a distncia, Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9.394/1996, Lei n 11.114/2005, Lei n 11.274/2006, Lei n 11.741/2008, Decreto 5622/2005, Lei n 12.704/2012 e Lei n 12.608/2012; e Histria da educao: Pensamento pedaggico universal (da educao primitiva educao contempornea), pensamento pedaggico brasileiro (dos jesutas aos dias atuais). DIDTICA GERAL - Conceitos; Evoluo histrica; Planejamento; Objetivos educacionais; Seleo e organizao de contedos; Mtodos, tcnicas e recursos de ensino; Relao professor-aluno. CURRCULO - Conceitos; Teorias do Currculo; Relao entre a integrao curricular e disciplinas escolares com base na histria e na poltica; Abordagens curriculares na contemporaneidade. TECNOLOGIA EDUCACIONAL/EDUCAO A DISTNCIA - Informtica na educao: O computador como recurso de aprendizagem; Conceitos Bsicos da educao a distncia; Contexto Histrico; Objetivo; Tecnologias e Mdia; Criao e Desenvolvimento de Cursos; O Ensino e os papis do instrutor; O aluno de educao a distncia; Teoria e Conhecimento da educao a distncia; Educao a distncia relacionada mudana; Educao, Mdias e Cibercultura. AVALIAO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - Conceitos; Abordagens da aprendizagem e instrumentos de avaliao; Funes; Modalidades/tipos; Etapas da avaliao; Tcnicas e instrumentos; Anlise e interpretao de resultados.
45

METODOLOGIA DA PESQUISA - Diretrizes tcnico-metodolgicas para a pesquisa e construo do conhecimento. ATUAO DO PEDAGOGO - Orientao educacional; Superviso educacional; Orientao profissional; Ao conjunta do supervisor e do orientador educacional. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Filosofia da Educao. 3.ed. rev. ampl. So Paulo: Moderna, 2006. BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. ______. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Braslia, 1996. ______. Lei n 11.279, de 09 de fevereiro de 2006. Dispe sobre o Ensino na Marinha. Braslia, 2006. ______. Lei n 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional para redimensionar, institucionalizar e interagir as aes da educao profissional tcnica de nvel mdio, da educao de jovens e adultos e da educao profissional e tecnolgica. ______. Lei n 12.608, de 10 de abril de 2012. Institui a Poltica Nacional de proteo e Defesa Civil PNPDEC; dispe sobre o Sistema Nacional de Proteo e Defesa Civil SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteo e Defesa Civil CONPDEC; autoriza a criao de sistema de informaes e monitoramento de desastres; altera as Leis n 12.340, de 1 de dezembro de 2010, 10.257, de 10 de julho de 2001; 6.766, de 19 de dezembro de 1979; 8.239, de 4 de outubro de 1991; e 9.394, de 20 de dezembro de 1996; e d outras providncias. ______. Lei 12.704, de 8 de agosto de 2012. Altera a Lei n 11.279, de 9 de fevereiro de 2006, que dispe sobre o ensino na Marinha, no que se refere aos requisitos para ingresso nas Carreiras da Marinha. DEPRESBITERIS, Lea; TAVARES, Marinalva Rossi. Diversificar Preciso...: Instrumentos e Tcnicas de Avaliao de Aprendizagem. So Paulo: SENAC So Paulo, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessrios Prtica Educativa. 43.ed. So Paulo: Paz e Terra, 2011. _______. Pedagogia do Oprimido. 50.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. GADOTTI, Moacir. Histria das Idias Pedaggicas. 8.ed. So Paulo: tica, 1999. GARDNER, Howard. Inteligncias Mltiplas: a Teoria na Prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. KENSKI, Vani Moreira. Educao e Tecnologias: o Novo Ritmo da Informao. 8.ed. Campinas: Papirus, 2012. LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenticas em Discusso. 24.ed. So Paulo: Summus, 2012. LEFRANOIS, Guy R. Teorias da Aprendizagem. 5.ed. So Paulo: Cengage Learning, 2009. LVY, Pierre. Cibercultura. 3.ed. reimpressa. So Paulo: 34, 2011. LIBNEO, Jos Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para Qu? 12.ed. So Paulo: Cortez, 2012. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Teorias do Currculo. 1.ed. So Paulo: Cortez, 2011. LUCK, Helosa. Planejamento em Orientao Educacional. 22.ed. Petrpolis: Vozes, 2011. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educao. 3.ed. So Paulo: Cortez, 2011. MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educao: Uma Introduo ao Estudo da Escola no Processo de Transformao Social. 15.ed. So Paulo, Edies Loyola, 2011. MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educao a Distncia: Uma Viso Integrada. So Paulo: Tomson Learning, 2007. MOREIRA, Antnio Flvio; SILVA, Tomaz Tadeu da (orgs). Currculo, Cultura e Sociedade. 12.ed. So Paulo: Cortez, 2011. MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento - Planejando a Educao para o Desenvolvimento de Competncias. 8.ed. Petrpolis: Vozes, 2012. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos - Uma Jornada Interdisciplinar Rumo ao Desenvolvimento das Mltiplas Inteligncias. 7.ed. reimpressa. So Paulo: rica, 2012. OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Princpios e Mtodos de Superviso e Orientao Educacional. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009. PILETTI, Claudino. Didtica Geral. 24.ed. So Paulo: tica, 2010. RABELO, Edmar Henrique. Avaliao: Novos Tempos, Novas Prticas. 8.ed. Petrpolis: Vozes, 2009. RANGEL, Mary (org.). Superviso Pedaggica: Princpios e Prticas. 12.ed. Campinas: Papirus, 2011.
46

RELVAS, MARTA Pires. Fundamentos Biolgicos da Educao: Despertando Inteligncias e Afetividade no Processo de Aprendizagem. 4.ed. Rio de Janeiro: Wak, 2009. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da Educao no Brasil. 38.ed. Petrpolis: Vozes, 2012. SNCHES, Antonio Hernndez. Sociologia da Educao. Rio de Janeiro: Thex, 2001. SANTAANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Crticas e Instrumentos. 15.ed. Petrpolis: Vozes, 2011. SAVIANI, Demerval. Histria das Ideias Pedaggicas no Brasil. 3.ed. reimpressa. Campinas: Autores Associados, 2011. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. 23.ed. revista e atualizada, 7 reimpresso. So Paulo: Cortez, 2012. TJARA, Sanmya Feitosa. Informtica na Educao: Novas Ferramentas Pedaggicas para o Professor na Atualidade. 9.ed. rev. e ampl. So Paulo: rica, 2012. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. PSICOLOGIA PRTICAS PSICOLGICAS - Psicoterapias: Terapia de grupo, Terapia de famlia, Psicoterapia breve, Psicodiagnstico, Aconselhamento psicolgico e Mediao de conflitos; Psico-higiene e Psicologia Institucional; Sade mental e Ateno psicossocial; Psicopatologia; Psicossomtica; Dependncia qumica; Orientao profissional; Psicologia e Educao; Psicologia e Justia; tica profissional e Elaborao de documentos. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO - Tpicos bsicos de Psicologia Organizacional e do Trabalho: Anlise do trabalho, Recrutamento e Seleo, Avaliao de desempenho, Treinamento e desenvolvimento, Gesto por Competncias, Liderana e Motivao, Trabalho em equipe, e Conflito e negociao; Avaliao psicolgica nas organizaes; Tcnicas projetivas, expressivas e inventrios de personalidade: Aplicao, levantamento, interpretao e sntese (TAT, Zulliger, Pirmides coloridas de Pfister, QUATI, Palogrfico, COMREY); e Estatstica, Psicometria e Metodologia de pesquisa. PSICOLOGIA SOCIAL - Influncias da Psicologia Social Moderna. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA AMARANTE, Paulo. Sade Mental e Ateno Psicossocial. 2.ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. ALVES, Irai Cristina Boccato; ESTEVES, Cristiano. O Teste Palogrfico na Avaliao da Personalidade. 2.ed. So Paulo: Vetor, 2009. BAETA, Anna Maria Bianchini. Psicologia e Educao. Rio de Janeiro: Forma & Ao, 2006. BLEGER, Jos. Psico-Higiene e Psicologia Institucional. Porto Alegre: Artmed, 1984. ______. Temas de Psicologia: Entrevista e Grupos. 3.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007. CARTER, Betty; McGOLDRICK, Monica e Colaboradores. As Mudanas no Ciclo de Vida Familiar: uma Estrutura para a Terapia Familiar. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 1995. CAVALCANTI, Vera Lucia; CARPILOVSKY, Marcelo; LUND, Myrian; LAGO, Regina Arczynska. Liderana e Motivao. 3.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: o Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizaes. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. CID-10 - Classificao de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10/Organizao Mundial de Sade. Porto Alegre: Artmed, 1993. Cdigo de tica do Psiclogo. Resoluo CFP n 010/05. COSTA, Flavio Rodrigues. CPS - Escalas de Personalidade de Comrey - Manual. 2.ed. rev. e ampl. So Paulo: Vetor, 2003. CUNHA, Jurema Alcides e Colaboradores. Psicodiagnstico-V. 5.ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2003. ERTHAL, Tereza Cristina. Manual de Psicometria. 8.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009. FAISSAL, Reinaldo; PASSOS, Antnio Eugnio Valverde Mariani; MENDONA, Mrcia da C. Furtado; ALMEIDA, Walnice Maria da Costa de. Atrao e Seleo de Pessoas. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. FARR, Robert M. As Razes da Psicologia Social Moderna. 6.ed. Petrpolis: Vozes, 2004.
47

GIGLIOTTI, Analice; GUIMARES, Angela. Diretrizes Gerais para Tratamento de Dependncia Qumica. 1.ed. [S.l.]: Editora Rubio, 2010. GILLIRON, Edmond. Introduo s Psicoterapias Breves. 1.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1993. GONALVES, Hebe Signorini; BRANDO, Eduardo Ponte. Psicologia Jurdica no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: NAU, 2004. KAPLAN, Harold I.; SADOCK, Benjamim J.; GREBB, Jack A. Compndio de Psiquiatria: Cincias do Comportamento e Psiquiatria Clnica. 7.ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2003. KERLINGER, Fred Nichols. Metodologia da Pesquisa em Cincias Sociais: um Tratamento Conceitual. 10 reimpresso. So Paulo: E.P.U., 2007. LEVENFUS, Rosane S.; SOARES, Dulce Helena P. et al. Orientao Vocacional Ocupacional: Novos Achados Tericos, Tcnicos e Instrumentais Para a Clnica, a Escola e a Empresa. Porto Alegre: Artmed, 2002. LEVIN, Jack. Estatstica Aplicada a Cincias Humanas. 2.ed. So Paulo: Harbra, 1987. MAY, Rollo. A arte do aconselhamento psicolgico. 17.ed. Petrpolis: Vozes, 2009. MELLO FILHO, Jlio de. Concepo Psicossomtica: Viso Atual. 10.ed. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2005. MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal: Treinamento em Grupo. 21.ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2012. MURRAY, Henry A. e colaboradores da Clnica Psicolgica de Harvard. T.A.T.: Teste de Apercepo Temtica. 3.ed. Adaptado e ampliado. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2005. PACHECO, Luzia; SCOFANO, Anna Cherubina; BECKERT, Mara; SOUZA, Valria de. Capacitao e Desenvolvimento de Pessoas. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. PASQUALI, Luiz. Psicometria: Teoria dos Testes na Psicologia e na Educao. 2.ed. Petrpolis: Vozes, 2003. PEREIRA, Daniela Forgiarini; BANDEIRA, Denise Ruschel (Orgs). Aspectos Prticos da Avaliao Psicolgica nas Organizaes. So Paulo: Vetor, 2009. RABAGLIO, Maria Odete. Gesto por Competncias: Ferramentas para Atrao e Captao de Talentos Humanos. Rio de Janeiro: Quality mark, 2012. Resoluo do Conselho Federal de Psicologia - n. 07/2003. ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 7.ed. So Paulo: Pearson, Prentice Hall, 2004. SPECTOR, Paul E. Psicologia nas Organizaes. 3.ed. So Paulo: Saraiva, 2010. SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias et al. Medidas do Comportamento Organizacional - Ferramentas de Diagnstico e de Gesto. 1.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. SOUZA, Vera Lcia; MATTOS, Irene Badar; SARDINHA, Regina Lcia Lemos Leite; ALVES, Rodolfo Carlos Souza. Gesto de Desempenho. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009. URBINA, Susana. Fundamentos da Testagem Psicolgica. Porto Alegre: Artmed, 2007. VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediao de Conflitos e Prticas Restaurativas. 1.ed. [S.l.]: Mtodo, 2007. VAZ, Ccero E. Z-TESTE - Tcnica de Zulliger - Forma Coletiva. 2.ed. rev. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2002. VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de. As Pirmides Coloridas de Pfister. So Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia, 2005. ZACHARIAS, Jos Jorge de Morais. QUATI: Questionrio de Avaliao Tipolgica (Verso II): Manual. 5.ed. rev. e ampl. So Paulo: Vetor, 2003. ZANELLI, Jos Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antonio Virglio Bittencourt (Orgs). Psicologia, Organizaes e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: ArtMed, 2004. ZIMERMAN, David E. Fundamentos Bsicos das Grupoterapias. 2.ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. SEGURANA DO TRFEGO AQUAVIRIO - STA Segurana da navegao e salvaguarda da vida humana no mar; Busca e salvamento de vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegveis interiores; Preveno, controle e fiscalizao da poluio causada por lanamento de leo e outras substncias nocivas ou perigosas em guas sob jurisdio nacional; Assistncia e salvamento de embarcao, coisa ou bem em perigo no mar, nos portos e nas vias navegveis interiores;
48

Segurana do Trfego Aquavirio; Sanes aplicveis s infraes s regras de preveno, controle e fiscalizao da poluio causada por lanamento de leo e outras substncias nocivas ou perigosas em guas sob jurisdio nacional; Sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente; Embarcaes empregadas na navegao de mar aberto e interior; Amadores, embarcaes de esporte e/ou recreio e cadastramento e funcionamento das marinas, clubes e entidades desportivas nuticas; Operao de embarcaes estrangeiras em guas jurisdicionais brasileiras; Homologao de material; Reconhecimento de sociedades classificadoras para atuarem em nome do Governo Brasileiro; Atividades de inspeo naval; Trfego e permanncia de embarcaes em guas jurisdicionais brasileiras; Inquritos administrativos sobre acidentes e fatos da navegao e investigao de segurana dos acidentes e incidentes martimos; Pesquisa, explorao, remoo e demolio de coisas e bens afundados, submersos, encalhados e perdidos; Realizao de obras, dragagens, pesquisa e lavra de minerais sob, sobre e s margens das guas jurisdicionais brasileiras; Servio de Praticagem; Atividades subaquticas; Condies e requisitos para concesso e delegao das atividades de assistncia e salvamento de embarcao, coisa ou bem em perigo no mar, nos portos e vias navegveis interiores; Gerenciamento da gua de lastro de navios; Gerenciamento de segurana e proteo para navios e instalaes porturias; Ensino Profissional Martimo. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1) Lei n 9.537, de 11 de dezembro de 1997; 2) Lei n 9.966, de 28 de abril de 2000; 3) Lei n 7.203, de 3 de julho de 1984; 4) Lei n 7.273, de 10 de dezembro de 1984; 5) Lei n 7.573, de 23 de dezembro de 1986; 6) Lei n 9.605, de 12 de dezembro de 1998; 7) Decreto n 2.596, de 18 de maio de 1998, e seus anexos; 8) Decreto n 4.136, de 20 de fevereiro de 2002, e seus anexos; 9) Decreto n 94.536, de 29 de junho de 1987; 10) Decreto n 96.650, de 5 de setembro de 1988; 11) CDIGO INTERNACIONAL PARA A PROTEO DE NAVIOS E INSTALAES PORTURIAS (ISPS CODE); 12) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA EMBARCAES EMPREGADAS NA NAVEGAO DE MAR ABERTO NORMAM-01/DPC (Mod.25) e seus anexos; 13) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA EMBARCAES EMPREGADAS NA NAVEGAO INTERIOR - NORMAM-02/DPC (Mod.12) e seus anexos; 14) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA AMADORES, EMBARCAES DE ESPORTE E/OU RECREIO E PARA CADASTRAMENTO E FUNCIONAMENTO DAS MARINAS, CLUBES E ENTIDADES DESPORTIVAS NUTICAS - NORMAM-03/DPC (Mod.18) e seus anexos; 15) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA OPERAO DE EMBARCAES ESTRANGEIRAS EM GUAS JURISDICIONAIS BRASILEIRAS - NORMAM-04/DPC (Mod.7) e seus anexos; 16) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA HOMOLOGAO DE MATERIAL - NORMAM05/DPC (Mod.8) e seus anexos; 17) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA RECONHECIMENTO DE SOCIEDADES CLASSIFICADORAS PARA ATUAREM EM NOME DO GOVERNO BRASILEIRO NORMAM06/DPC (Mod.2) e seus anexos; 18) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA ATIVIDADES DE INSPEO NAVAL NORMAM-07/DPC (Mod.5) e seus anexos; 19) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA TRFEGO E PERMANNCIA DE EMBARCAES EM GUAS JURISDICIONAIS BRASILEIRAS - NORMAM-08/DPC (Mod. 15) e seus anexos; 20) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA INQURITOS ADMINISTRATIVOS SOBRE ACIDENTES E FATOS DA NAVEGAO (IAFN) E PARA A INVESTIGAO DE SEGURANA DOS ACIDENTES E INCIDENTES MARTIMOS (ISAIM) - NORMAM-09/DPC (Mod.4) e seus anexos; 21) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA PESQUISA, EXPLORAO, REMOO E DEMOLIO DE COISAS E BENS AFUNDADOS, SUBMERSOS, ENCALHADOS E PERDIDOS NORMAM-10/DPC (Mod.2) e seus anexos; 22) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA OBRAS, DRAGAGENS, PESQUISA E LAVRA DE MINERAIS SOB, SOBRE E S MARGENS DAS GUAS JURISDICIONAIS BRASILEIRAS - NORMAM11/DPC (Mod.8) e seus anexos;
49

23) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA O SERVIO DE PRATICAGEM - NORMAM12/DPC (Rev.1 Mod.4) e seus anexos; 24) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA AS ATIVIDADES SUBAQUTICAS NORMAM15/DPC (Rev.1) e seus anexos; 25) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA ESTABELECER CONDIES E REQUISITOS PARA CONCESSO E DELEGAO DAS ATIVIDADES DE ASSISTNCIA E SALVAMENTO DE EMBARCAO, COISA OU BEM EM PERIGO NO MAR, NOS PORTOS E VIAS NAVEGVEIS INTERIORES - NORMAM-16/DPC (Mod. 3) e seus anexos; 26) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA O GERENCIAMENTO DA GUA DE LASTRO DE NAVIOS - NORMAM-20/DPC (Mod.4) e seus anexos; 27) NORMAS DA AUTORIDADE MARTIMA PARA O ENSINO PROFISSIONAL MARTIMO VOLUME I - AQUAVIRIOS - NORMAM-30/DPC (Vol. I Mod.2) e seus anexos. OBSERVAES: a) A bibliografia sugerida no limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos; e b) bibliografia sugerida est disponvel, em campo prprio, na pgina da DPC na INTERNET no endereo www.dpc.mar.mil.br. SERVIO SOCIAL HISTRIA DO SERVIO SOCIAL - A institucionalizao e o processo de profissionalizao do Servio Social nos contextos sociais da Amrica Latina e do Brasil; Surgimento do Servio Social no Brasil e as influncias europeia e norte-americana; Primeiras contribuies tericas e principais autores; Movimento de Reconceituao na Amrica Latina e no Brasil; Crticas Reconceituao; e o Servio Social na atualidade. FUNDAMENTOS TERICOS E METODOLGICOS DO SERVIO SOCIAL - A influncia das correntes tericas e filosficas na construo terico-metodolgica do Servio Social; Questes terico-metodolgicas atuais e processo de trabalho. POLTICA SOCIAL - A questo da assistncia social, da cidadania e dos direitos sociais; Neoliberalismo e as polticas sociais e polticas sociais brasileiras afetas famlia, assistncia social, violncia domstica, criana e ao adolescente, pessoa idosa, pessoa com deficincia, s drogas e assistncia social das Foras Armadas. PROJETOS SOCIAIS - Planejamento, administrao e avaliao. FUNDAMENTOS PRTICOS DO SERVIO SOCIAL - Instrumental tcnico para realizao de atendimentos; Elaborao de documentos tcnicos; Pesquisa social; Servio Social e interdisciplinaridade; e atribuies e competncias profissionais do Assistente Social. TICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amlia Faller (org.). Famlia: redes, laos e polticas pblicas. 4.ed. So Paulo: Cortez - IEE-PUC, 2008. AGUIAR, Antnio Geraldo de. Servio Social e Filosofia: das Origens Arax. 5.ed. So Paulo: Cortez; Piracicaba: UNIMEP, 1995. BARROCO, Maria Lucia Silva. tica e Servio Social: Fundamentos Ontolgicos. 5.ed. So Paulo: Cortez, 2007. BONETTI, Dilsa A. (org.) et al. Servio Social e tica: Convite a Uma Nova Prxis. 8.ed. So Paulo: Cortez/CFESS, 2007. BRANDO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante e o Saber da Partilha. 1.ed. So Paulo: Idias e Letras, 2006. BRASIL. Lei n 7.853/1989. Dispe sobre o apoio s pessoas portadoras de deficincia, sua integrao social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuao do Ministrio Pblico, define crimes, e d outras providncias.
50

______. Lei n 8.069/1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias. ______. Lei n 8.662/1993. Dispe sobre a profisso de Assistente Social e d outras providncias. ______. Lei n 8.742/1993. Dispe sobre a organizao da Assistncia Social e d outras providncias. ______. Lei n 9.720/1998. D nova redao a dispositivos da Lei n 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispe sobre a organizao da Assistncia Social, e d outras providncias. ______. Lei n 10.741/2003. Dispe sobre o Estatuto do Idoso e d outras providncias. ______.Lei n 10.869/2004. Dispe sobre a organizao da Presidncia da Repblica e dos Ministrios, e d outras providncias. ______. Lei n 11.340/2006. Cria mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos do 8o do art. 226 da Constituio Federal, da Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra as Mulheres e da Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher; dispe sobre a criao dos Juizados de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher; altera o Cdigo de Processo Penal, o Cdigo Penal e a Lei de Execuo Penal; e d outras providncias. ______. Lei n 11.346/2006. Institui o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional SISAN. ______. Lei n 11.343/2006. Institui o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para preveno do uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas; estabelece normas para represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas; define crimes e d outras providncias. ______. Portaria Normativa n 1173/MD, de 06 de setembro de 2006, e anexo. Aprova a Poltica de Assistncia Social das Foras Armadas. ______. Portaria n 893/MD, de 27 de junho de 2007. Constituio do Conselho Consultivo de Assistncia Social das Foras Armadas. ______. Resoluo n 145/CNAS, de 15 de outubro de 2004. Aprova a Poltica Nacional de Assistncia Social. ______. Resoluo n 130/CNAS, de 15 de julho de 2005. Aprova a Norma de Orientao Bsica da Assistncia Social. ______. Constituio Federal (1988) - Ttulo VIII - Da Ordem Social - Cap. II - Da Seguridade Social - Cap. VII Da Famlia, da Criana, do Adolescente, do Jovem e do Idoso, 1988. ______. Decreto n 1.948/96. Regulamenta a Lei n 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispe sobre a Poltica Nacional do Idoso, e d outras providncias. ______. Decreto n 5.912/2006. Regulamenta a Lei n 11.343, de 23 de agosto de 2006, que trata das polticas pblicas sobre drogas e da instituio do Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas - SISNAD, e d outras providncias. ______. Decreto n 7272/2010. Regulamenta a Lei n 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional SISAN, e d outras providncias. CFESS (Org.). O Estudo Social em Percias, Laudos e Pareceres Tcnicos: Contribuio ao Debate no Judicirio, no Penitencirio e na Previdncia Social. 8.ed. So Paulo: Cortez, 2008. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Cincias Humanas e Sociais. 4.ed. So Paulo: Cortez, 2000. COHEN, Ernesto e FRANCO, Rolando. Avaliao de Projetos Sociais. 6.ed. Petrpolis: Vozes, 2004. CONSELHO FEDERAL DE SERVIO SOCIAL. Cdigo de tica Profissional do Assistente Social. 1993. FALEIROS, Vicente de Paula. Estratgias em Servio Social. 6.ed. So Paulo: Cortez, 2006. FREIRE, Lcia M. B. et al (org.). Servio Social, Poltica Social e Trabalho: Desafios e Perspectivas para o Sculo XXI. 2.ed. So Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: UERJ, 2008. GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Servio Social. 6.ed. So Paulo: Cortez, 2007. IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. Relaes Sociais e Servio Social no Brasil: Esboo de Uma Interpretao Histrico-Metodolgica. 21.ed. So Paulo: Cortez; [Lima, Peru]:CELATS, 2007. IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovao e Conservadorismo no Servio Social - Ensaios Crticos. 9.ed. So Paulo: Cortez, 2007. ______. O servio Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formao Profissional. 13.ed. So Paulo: Cortez, 2007. S, Jeanete L. Martins (org.). Servio Social e Interdisciplinaridade: dos Fundamentos Filosficos Prtica Interdisciplinar no Ensino, Pesquisa e Extenso. 7.ed. So Paulo: Cortez, 2008. SALES, Mione Apolinrio et al (org). Poltica Social, Famlia e Juventude: Uma Questo de Direitos. So Paulo: Cortez, 2004. VASCONCELOS, Ana Maria de. A Prtica do Servio Social: Cotidiano, Formao e Alternativas na rea da Sade. 2.ed. So Paulo: Cortez, 2003. YAZBEK, M. Carmelita; MARTINELLI, M. Lcia; RAICHELIS Raquel. O servio social brasileiro em movimento: fortalecendo a profisso na defesa de direitos. In: Servio Social & Sociedade. n 95, Especial. So Paulo: Cortez, 2008.
51

OBSERVAO: A bibliografia sugerida no limita e nem esgota o programa. Serve apenas como orientao para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. ANEXO IV INSPEO DE SADE (IS) I - CONDIES INCAPACITANTES: a) Cabea e Pescoo Deformaes, perdas extensas de substncia; cicatrizes deformantes ou aderentes que causem bloqueio funcional; contraturas musculares anormais, cisto branquial, higroma cstico de pescoo e fstulas. b) Ouvido e Audio Deformidades significativas ou agenesia das orelhas; anormalidades do conduto auditivo e tmpano, exceto as desprovidas de potencialidade mrbida, infeces crnicas recidivantes, otite mdia crnica, labirintopatias e tumores. No teste audiomtrico sero observados os ndices de acuidade auditiva constantes da alnea g) do item II. c) Olhos e Viso Ceratocone, glaucoma, infeces e processos inflamatrios, excetuando conjuntivites agudas e hordolo; ulceraes, tumores, excetuando cisto benigno palpebral; opacificaes, sequelas de traumatismo ou de queimaduras; doenas congnitas e deformidades congnitas ou adquiridas, incluindo desvios dos eixos visuais que comprometam a funo; anormalidades funcionais significativas e diminuio da acuidade visual alm da tolerncia permitida; leses retinianas, doenas neurolgicas ou musculares oculares; discromatopsia para as cores verde e vermelha. A cirurgia refrativa no gera inaptido, desde que, no momento da IS, o candidato no apresente restries laborais e tenha condies de realizar teste de aptido fsica, atestado por especialista. d) Boca, Nariz, Laringe, Faringe, Traqueia e Esfago Anormalidades estruturais congnitas ou no, desvio acentuado de septo nasal, mutilaes, tumores, atresias e retraes; fstulas congnitas ou adquiridas; infeces crnicas ou recidivantes; deficincias funcionais na mastigao, respirao, fonao, fala (principalmente as que possam interferir nos comandos e mensagens nas diversas atividades militares) e deglutio. e) Aparelho Estomatogntico Estado sanitrio bucal deficiente; cries, restauraes e prteses insatisfatrias, infeces, cistos, tumores, deformidades estruturais tipo fissuras labiais ou labiopalatinas; sequelas deformantes de sndromes ou de alteraes do desenvolvimento Maxilo-Facial; ausncias dentrias na bateria labial sem reabilitao esttica e funcional e as ms-ocluses de origem dentria ou esqueltica com comprometimento funcional j instalado ou previsvel sobre a mastigao, fonao, deglutio, respirao ou associadas a desordens mio-funcionais da articulao tmporo-mandibular. Tais condies geraro inaptido ainda que em vigncia de tratamento no efetivamente concludo. O mnimo exigido de vinte dentes naturais, dez em cada arcada, hgidos ou tratados com material restaurador definitivo. O candidato dever possuir quatro molares opostos dois a dois em cada lado, tolerando-se prtese dental desde que apresente os dentes naturais exigidos. f) Pele e Tecido Celular Subcutneo Infeces crnicas ou recidivantes, inclusive a acne com processo inflamatrio agudo ou dermatose que comprometa o barbear; micoses, infectadas ou cronificadas; parasitoses cutneas extensas; eczemas alrgicos; expresses cutneas das doenas autoimunes, excetuando-se vitiligo, manifestaes das doenas alrgicas; ulceraes e edemas; cicatrizes deformantes, que podero vir a comprometer a capacidade laborativa; afeces em que haja contra-indicao a exposio solar prolongada; apresentar tatuagem que, nos termos de detalhamento constante de normas do Comando da Marinha, faa aluso a ideologia terrorista ou extremista contrria s instituies democrticas, a violncia, a criminalidade, a ideia ou ato libidinoso, a discriminao ou preconceito de raa, credo, sexo ou origem ou, ainda, a idia ou ato ofensivo s Foras Armadas. g) Pulmes e Parede Torcica Deformidade relevante congnita ou adquirida da caixa torcica com prejuzo da funo respiratria; infeces bacterianas ou micticas; distrbios ventilatrios, obstrutivos ou restritivos, histria de crises de broncoespasmo ainda na adolescncia, exceto episdios isolados de broncoespasmo na infncia, com prova de funo respiratria atual normal, sem uso de medicao especfica ( importante na anamnese a histria patolgica pregressa); fstula e fibrose pulmonar difusa; tumores malignos e benignos dos pulmes e pleura, anormalidades radiolgicas, exceto se insignificantes e desprovidas de potencialidade mrbida e sem comprometimento funcional.
52

h) Sistema Crdio-Vascular Anormalidades congnitas ou adquiridas; infeces, inflamaes, arritmias, doenas do pericrdio, miocrdio, endocrdio e da circulao intrnseca do corao; anormalidades do feixe de conduo e outras detectadas no eletrocardiograma desde que relacionadas a doenas coronarianas, valvulares ou miocrdicas; doenas orovalvulares; sndrome de pr-excitao; hipotenso arterial com sintomas; hipertenso arterial; nveis tensionais arteriais acima dos ndices mnimos exigidos, em duas das trs aferies preconizadas; doenas venosas, arteriais e linfticas. So admitidas microvarizes, sem repercusso clnica. O prolapso valvar sem regurgitao e sem repercusso hemodinmica verificada em exame especializado no condio de inaptido. Na presena de sopros, imperativo o exame ecocardiogrfico bidimensional com Doppler. i) Abdome e Trato Intestinal Anormalidades da parede, exceto as distases dos retos abdominais, desde que no comprometam a capacidade laboral; visceromegalias; infeces, esquistossomose e outras parasitoses graves; micoses profundas; histria de cirurgias que alterem de forma significativa a funo gastrointestinal (apresentar relatrio cirrgico, com descrio do ato operatrio); doenas hepticas e pancreticas, exceto as desprovidas de potencialidade mrbida (ex: Sndrome de Gilbert, doena policstica heptica); doenas inflamatrias intestinais ou quaisquer distrbios que comprometam, de forma significativa, a funo do sistema. j) Aparelho Genito-Urinrio Anormalidades congnitas ou adquiridas da genitlia, rins e vias urinrias, exceto fimose e as desprovidas de potencialidade mrbida; clculos; alteraes demonstradas no exame de urina, cuja potencialidade mrbida no possa ser descartada; a existncia de testculo nico na bolsa no condio de inaptido desde que a ausncia do outro no decorra de anormalidade congnita; a hipospdia balnica no condio de inaptido. k) Aparelho steo-Mio-Articular Na evidncia de atitude escolitica, lordtica ou ciftica ao exame fsico, o candidato ser encaminhado para realizao de RX panormico de coluna, em posio ortosttica, descalo, para confirmao de defeito estrutural da coluna. So condies de inaptido: Escoliose apresentando mais de 13 Cobb; Lordose acentuada, com ngulo de Cobb com mais de 60; Hipercifose que ao estudo radiolgico apresente mais de 45 Cobb ou com angulao menor, haja acunhamento de mais de 5, em perfil, mesmo que em apenas um corpo vertebral; Genu Recurvatum com mais de 20 graus aferidos por gonimetro ou, na ausncia de material para aferio, confirmado por parecer especializado; Genu Varum que apresente distncia bicondilar superior a 7cm, aferido por rgua, em exame clnico; Genu Valgum que apresente distncia bimaleolar superior a 7cm, aferido por rgua em exame clnico; Megapfises da penltima ou ltima vrtebra lombar; espinha bfida com repercusso neurolgica; Discrepncia no comprimento dos membros inferiores que apresente ao exame encurtamento de um dos membros, superior a 10 mm para candidatos at 21 anos e superior a 15 mm para os demais, constatado atravs de escanometria dos membros inferiores; espondillise, espondilolistese, hemivrtebra, tumores vertebrais (benignos e malignos), laminectomia, passado de cirurgia de hrnia discal, pinamento discal lombar do espao intervertebral; a presena de material de sntese ser tolerado quando utilizado para fixao de fraturas, excluindo as de coluna e articulaes, desde que essas estejam consolidadas, sem nenhum dficit funcional do segmento acometido, sem presena de sinais de infeco ssea; prteses articulares de qualquer espcie; passado de cirurgias envolvendo articulaes; doenas ou anormalidades dos ossos e articulaes, congnitas ou adquiridas, inflamatrias, infecciosas, neoplsticas e traumticas; e casos duvidosos devero ser esclarecidos por parecer especializado. l) Doenas Metablicas e Endcrinas "Diabetes Mellitus", tumores hipotalmicos e hipofisrios; disfuno hipofisria e tiroideana; tumores da tiroide; tumores de supra-renal e suas disfunes congnitas ou adquiridas; hipogonadismo primrio ou secundrio; distrbios do metabolismo do clcio e fsforo, de origem endcrina; erros inatos do metabolismo; desenvolvimento anormal, em desacordo com a idade cronolgica; obesidade. So admitidos cistos coloides, hiper/hipotireoidismo de etiologia funcional, desde que comprovadamente compensados e sem complicaes. m) Sangue e rgos Hematopoiticos Alteraes significativas do sangue e rgos hematopoiticos e/ou aquelas em que seja necessria investigao complementar para descartar potencialidade mrbida. n) Doenas Neurolgicas Distrbios neuromusculares; afeces neurolgicas; anormalidades congnitas ou adquiridas; ataxias, incoordenaes, tremores, paresias e paralisias, atrofias, fraquezas musculares, epilepsias e doenas desmielinizantes. o) Doenas Psiquitricas Avaliar cuidadosamente a histria, para detectar: uso abusivo ou espordico de drogas; esquizofrenia, transtornos esquizotpicos e delirantes; transtornos do humor; transtornos neurticos; transtornos de
53

personalidade e de comportamento; retardo mental; e outros transtornos mentais. Devero ser observadas as descries clnicas e diretrizes diagnsticas da classificao de transtornos mentais e de comportamento da 10 Reviso da Classificao Internacional de Doenas da OMS (CID-10). p) Tumores e Neoplasias Qualquer histria atual ou pregressa de tumor maligno; tumores benignos, dependendo da localizao, repercusso funcional, potencial evolutivo. Se o perito julgar insignificantes pequenos tumores benignos (ex: cisto sebceo, lipoma), dever justificar sua concluso. q) Sistema Imunolgico Doenas auto-imunes, exceto vitiligo, patologias ou uso de medicaes que gerem imunodepresso. r) Doenas Sexualmente Transmissveis Qualquer DST em atividade condio de inaptido, exceto quando desprovida de potencialidade mrbida. s) Condies Ginecolgicas Oforites; cistos ovarianos com indicao cirrgica; salpingites, leses uterinas e outras anormalidades adquiridas, exceto se insignificantes e desprovidas de potencialidade mrbida; mastites. Os pareceres especializados devero mencionar quais os exames complementares utilizados e o estado das mamas e genitais. t) Outras condies Doenas ou condies eventualmente no listadas nas alneas anteriores, detectadas no momento da avaliao mdico-pericial, podero ser causa de Inaptido, se, a critrio da JS forem potencialmente impeditivas ao desempenho pleno das atividades militares. Doenas, condies ou alteraes de exames complementares que demandem investigao clnica que ultrapasse o prazo mximo estipulado para a avaliao psicofsica previsto no Edital do concurso/seleo constituiro causa de Inaptido. II - NDICES: a) Altura, peso mnimo e mximo A altura mnima de 1,54m para homens e 1,52m para mulheres. Altura mxima de 2,00m para ambos os sexos. Limites de peso: ndice de massa corporal (IMC) compreendido entre 18 e 30. Tais limites, que no so rgidos, sero correlacionados pelos Agentes Mdico Periciais (AMP) com outros dados do exame clnico (massa muscular, conformao ssea, proporcionalidade, biotipo, tecido adiposo localizado, etc.). b) Acuidade Visual Admite-se AV at 20/400 S/C em AO, corrigida para 20/20, com a melhor correo ptica possvel. c) Senso Cromtico No sero admitidas discromatopsia para as cores verde e vermelha, definidas de acordo com as instrues que acompanham cada modelo de teste empregado. No admitido o uso de lentes corretoras do senso cromtico. d) Dentes O mnimo exigido de vinte (20) dentes naturais, dez (10) em cada arcada, hgidos ou tratados. Para restabelecer as condies normais de esttica e mastigao, tolera-se a prtese dental, desde que o inspecionado apresente os dentes naturais, conforme mencionado. e) Limites Mnimos de Motilidade I - Limites Mnimos de Motilidade da Extremidade Superior: OMBROS = Elevao para diante a 90. Abduo a 90; COTOVELO = Flexo a 100. Extenso a 15; PUNHO = Alcance total a 15; MO = Supinao/pronao a 90; e DEDOS = Formao de pina digital. II - Limites Mnimos de Motilidade da Extremidade Inferior: COXO-FEMURAL = Flexo a 90. Extenso a 10; JOELHO = Extenso total. Flexo a 90; e TORNOZELO = Dorsiflexo a 10. Flexo plantar a 10. f) ndices Crdio-Vasculares Presso Arterial medida em repouso: SISTLICA - igual ou menor do que 140mmHg; DIASTLICA igual ou menor do que 90mmHg; Em caso de ndices superiores a estes na primeira avaliao, devero ser realizadas mais duas aferies, com intervalo mnimo de trinta minutos. PULSO ARTERIAL MEDIDO EM REPOUSO: igual ou menor que 120 bat/min. Encontrada frequncia cardaca superior a 120 bat/min, o candidato dever ser colocado em repouso por pelo menos dez minutos e aferida novamente a freqncia, ou solicitado ECG para anlise.
54

g) ndice Audiomtrico Admite-se perdas maiores que 40 dB e menores ou iguais a 70 dB, nas frequncias de 4000 a 8000 Hz, desde que satisfeitas as seguintes condies: seja unilateral; apresente otoscopia normal; ndice de Reconhecimento da Fala (IRF) para monosslabos maior ou igual a 88%; e Apresente Limiar de Reconhecimento da Fala (LRF) menor ou igual a 40 dB. O exame dever ser efetuado exclusivamente por mdico ou fonoaudilogo devidamente identificado, sendo vedada a execuo por pessoal EF. III - EXAMES COMPLEMENTARES OBRIGATRIOS REALIZADOS PELA MB: - Telerradiografia do trax, com validade de at seis (6) meses. - Sangue: glicose, creatinina, hemograma completo, VDRL e teste anti-HIV. - Urina: EAS. - Para as candidatas, salvo se desnecessrio no caso de gravidez bvia, ser efetuado teste de gravidez (TIG). - ECG nos candidatos acima de 30 anos e naqueles em que houver indicao clnica. ANEXO V AVALIAO PSICOLGICA (AP) A AP baseia-se no modelo analtico de seleo psicolgica e est fundamentada nas concluses da psicologia diferencial, as quais estabelecem que os indivduos possuem habilidades, personalidades e nveis de motivao diferenciados (perfil individual) e que cada atividade ou ocupao pressupe nveis diferentes desses atributos (perfil profissional). A AP, por sua lgica e modelo, compreende a comparao do nvel de compatibilidade do perfil psicolgico do candidato obtido mediante a utilizao de testes, tcnicas e

instrumentos psicolgicos cientificamente reconhecidos com o perfil da atividade exigida para a carreira militar e/ou funo pretendida, previamente levantado. A AP ter como fundamentos os seguintes requisitos: a) anlise do trabalho - compreende o minucioso exame da atividade profissional por meio da aplicao de questionrios, entrevistas e observaes dos locais de trabalho, para que sejam identificadas as variaes fsicas, psicolgicas e ambientais inerentes quela atividade, obtendo-se, ao final, o perfil psicolgico da atividade; b) seleo de preditores - escolha, com base no perfil psicolgico determinado, dos testes e das tcnicas psicolgicas que possam ser utilizadas como preditoras de sucesso na atividade; c) definio de critrios estatsticos - comparao dos resultados dos candidatos com dados acumulados de grupos anteriores que foram previamente estudados, estabelecendo-se ento os nveis mnimos aceitveis; e d) acompanhamento - coleta sistemtica dos dados que permitam verificar a validade do processo, buscando o seu aperfeioamento contnuo.

XXX

55

Potrebbero piacerti anche