Sei sulla pagina 1di 16

Aula

ANLISE MORFOMTRICA DE BACIAS HIDROGRFICAS

META
Apresentar a concepo sistmica de uma bacia hidrogrca e as suas caractersticas em termos quantitativos, atravs da anlise morfomtrica

OBJETIVOS
Ao nal desta aula, o aluno dever: entender a bacia hidrogrca como um sistema aberto; discutir os ndices e parmetros utilizados na anlise morfomtrica; e saber interpretar os resultados da anlise morfomtrica.

Ilustrao de uma bacia hidrogrca. (Fontes: http://www.caminhodasaguas.ufsc.br)

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

INTRODUO
A concepo sistmica considera a bacia hidrogrca como um sistema aberto, sustentando-se num equilbrio dinmico, em funo de constantes trocas de matria e energia. A matria corresponde ao material que ser mobilizado atravs do sistema hidrolgico, representado pela gua, detritos e dos solveis exportados pela bacia no seu ponto de sada; no sistema hidrolgico, pela gua em seus vrios estados (slido, lquido e gasoso); e no sistema vertente, as fontes primrias de matria so a precipitao, a rocha subjacente e a vegetao. A energia corresponde s foras que fazem o sistema funcionar, gerando a capacidade de realizar trabalho. A energia potencial representada pela fora inicial que leva ao funcionamento do sistema. A gravidade funciona como energia potencial para os sistemas hidrolgico, hidrogrco e morfogentico e desencadeia a movimentao do material, sendo tanto maior quanto mais acentuada for a amplitude altimtrica da bacia. Quando o material se coloca em movimento, surge a energia cintica, ou energia do movimento. Assim, o escoamento das guas ao longo dos rios e a movimentao dos fragmentos detrticos ao longo das vertentes geram a energia cintica (CHRISTOFOLETTI, 1980).

Livro de Antonio Christofoletti que, estabelecendo a focalizao sistmica, trata sucessivamente dos processos e das formas das vertentes e das caractersticas das bacias hidrogrcas das redes uviais. (Fontes: http://i.s8.com.br)

138

Anlise Morfomtrica de Bacias Hidrogrcas

Aula

O ESTUDO SISTMICO EM BACIA HIDROGRFICA PODE SER DIRECIONADO PARA:


a) anlise morfolgica que conduz individualizao, caracterizao e hierarquizao das partes componentes do sistema. As anlises morfomtrica, topolgica e topogrca enquadram-se nesse procedimento de estudo; b) anlise dos processos atuantes. Essa focalizao procura compreender a funcionalidade que se opera no sistema hidrogrco e as repercusses das condies climticas sobre os outros elementos do geossistema, controlando os processos morfogenticos, a cobertura vegetal, a formao dos solos, os regimes uviais, etc. Toda a dinmica do Geossistema analisada nos processos ocorrentes em cada elemento, nas relaes e uxos de matria e energia entre os elementos e na caracterizao funcional da unidade integrativa; c) anlise dos processos-resposta. A interao morfolgica e a dos processos atuantes favorecem o estudo globalizante do geossistema com modicaes na distribuio de matria e energia e, conseqentemente, inuenciando nas formas, dando origem aos sistemas de controle geogrco. Essa viso integrativa importante para esclarecer a resposta dos sistemas de drenagem s condies ambientais e se faz necessrio expressar, tambm, as caractersticas da bacia em termos quantitativos. Coube a Christofoletti (1969) os mritos da difuso no Brasil dos mtodos morfomtricos e suas aplicaes na hidrograa e na geomorfologia, atravs de numerosas publicaes em que esto registrados, teoricamente, os procedimentos metodolgicos e sua aplicabilidade com as devidas interpretaes. Os ndices e parmetros sugeridos para a anlise morfomtrica de bacia hidrogrca so abordados em quatro itens: hierarquia uvial, anlise areal, anlise linear e anlise hipsomtrica.

HIERARQUIA FLUVIAL
A hierarquia uvial consiste no processo de se estabelecer a classicao de determinado curso de gua no conjunto total da bacia hidrogrca. A importncia de sua utilizao tornar mais objetiva a anlise morfomtrica das bacias, como tambm auxiliar no gerenciamento fsico-econmico da mesma, a exemplo da seleo de sub-bacias e microbacias mais representativas do ponto de vista fsico. Um sistema muito utilizado foi introduzido por Strahler (1952), em que os menores canais sem tributrios so considerados como de primeira ordem, estendendo-se desde a nascente at a conuncia; os canais de segunda ordem surgem da conuncia de dois canais de primeira ordem e s recebem auentes de primeira ordem; os canais de terceira ordem surgem da conuncia de dois canais de segunda ordem, podendo receber auentes de segunda e primeira ordens; os canais de quarta ordem surgem da conuncia
139

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

de dois canais de terceira ordem podendo receber tributrios das ordens inferiores e assim sucessivamente, at a ltima ordem que corresponde ordem geral da bacia considerada, reetindo o grau de desenvolvimento do sistema de drenagem (Figura 9.1). Numa bacia hidrogrca, cada segmento de determinada ordem responsvel pela drenagem de uma rea e todos os tributrios de ordens inferiores, ou seja, a rea de bacia de quarta ordem acumula as guas das bacias de primeira, segunda e terceira ordens.

Figura 9.1 Hierarquizao de drenagem (Strahler). (Fonte: Christofoletti, 1980).

Portanto, verica-se que a rede hidrogrca pode ser decomposta em segmentos de acordo com as regras do sistema de ordenao. Em relao ao nmero total de segmentos, a Tabela 9.1 exemplica o caso da bacia representada na Figura 9.1.

140

Anlise Morfomtrica de Bacias Hidrogrcas

Aula

Tabela 9.1 Ordem e nmero total de segmentos


Ordem 1 2 3 4 Total N. Segmentos 17 6 2 1 26

Com essa ordenao, so garantidos os elementos necessrios ao levantamento de outros ndices morfomtricos como: magnitude e freqncia ou densidade de segmentos. A magnitude representa o nmero de nascentes ou rios (1 ordem) numa bacia em funo do seu comportamento hidrolgico. As caractersticas climticas e litolgicas denem este comportamento. A freqncia ou densidade de segmentos representa o somatrio de todos as ordens da bacia por unidade de rea, usando-se o critrio de ordenao j mencionado. As bacias ou vales no canalizados so denominados bacias de ordem zero. So caracterizados por uma conformao topogrca cncava em planta, correspondente aos primeiros formadores da rede de drenagem, podendo constituir o prolongamento direto da nascente dos canais uviais de 1 ordem. O clculo de Fs obtido a partir da utilizao da frmula: Fs = ni Na qual Fs a freqncia de segmentos; ni o nmero de segmentos de determinada ordem; i = 1, 2, 3...... ensima ordem. Para o estudo das variveis morfomtricas so realizadas medies para os seguintes atributos: 1. rea da bacia (A) representa a superfcie inclusa entre os divisores topogrcos projetada em plano horizontal.

CALCULO DA REA
O clculo de rea pode ser feito por diferentes mtodos, conforme descrito a seguir (MOREIRA, 2005).

141

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

CONTAGEM DE QUADRCULAS
Por este mtodo, a rea calculada com o auxlio de um papel vegetal milimetrado e transparente, sobreposto ao mapa temtico. Neste papel feita a contagem do nmero de quadrculas contidas dentro dos polgonos de cada classe temtica individualizada na rea de estudo. A rea da classe temtica resulta da soma das quadrculas (inteiras e parciais) multiplicada pelo quadrado da escala. No caso de quadrculas parcialmente inseridas no polgono, uma abordagem utilizada para contagem refere-se ao critrio da compensao, ou seja, somam-se os pedaos das quadrculas dentro do polgono e multiplica por 0,5. Na Figura 9.2, ilustrado o clculo da rea extrado de um mapa temtico em que n igual ao nmero de quadrculas parciais, dentro da rea delimitada. Neste exemplo, cada n mais ou menos a metade de N (quadrcula com o nmero 1).

Figura 9.2 Clculo de rea. (Fonte: Moreira, 2005).

PESAGEM
Este mtodo tem como base o princpio de que a relao entre as reas de dois pedaos de papel a mesma entre seus respectivos pesos. No mtodo de pesagem, inicialmente, as reas delimitadas so copiadas
142

Anlise Morfomtrica de Bacias Hidrogrcas

Aula

num papel de espessura perfeitamente constante. Em seguida, corta-se outro pedao de papel, de geometria conhecida (por exemplo, retangular). Calcula-se a rea deste papel e seu peso. Assim, tendo o peso das reas delimitadas, torna-se fcil calcular a sua rea. A relao entre os pesos P do mapa delimitado e o peso pdo retngulo delimitado ser: A = Aq x P/p em que A a rea do mapa (depende da unidade utilizada) e Aq a rea do quadrado, dependendo da escala usada.

PLANIMETRAGEM
Este mtodo tem sido muito utilizado no clculo de reas de propriedades rurais para inventrios. O equipamento empregado no clculo da rea o planmetro, cuja ao baseia-se numa integrao mecnica. Neste procedimento, a ponta de xao da haste do planmetro deve permanecer presa fora do permetro da rea a ser medida. A outra ponta deve passar sobre o contorno do permetro, no sentido horrio. O planmetro fornece uma leitura com quatro algarismos, em metros quadrados.

USO DO COMPUTADOR
Com o desenvolvimento da informtica e dos sistemas de geoprocessamento, surgiram diversos programas que permitem calcular a rea de polgonos regulares e irregulares. Neste caso, os limites das reas so introduzidos no computador por meio de uma mesa digitalizadora, devidamente acoplada ao computador. Aps a digitalizao dos polgonos, realizado o clculo da rea. Este procedimento bastante fcil e minimiza muitos erros de omisso e de incluso de reas, os quais so cometidos nos outros processos discutidos. Alm disso, o computador possibilita: a) a armazenagem de grande nmero de informaes; b) o cruzamento dos dados armazenados; c) a edio de mapas em quaisquer escalas; e d) a sobreposio de informaes temticas a dados obtidos por outros sensores. 2. Permetro (P) expressa o comprimento total da linha do divisor de guas; 3. Dimetro ou comprimento da bacia (L) vrias so as denies a propsito do comprimento da bacia, podendo-se mencionar, Christofoletti (1980, p. 113-114), Figura 9.3.

143

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

Figura 9.3 Representao dos diversos critrios utilizados para determinar o comprimento da bacia de drenagem. (Fonte: Christofoletti, 1980).

- distncia mdia em linha reta entre a foz e determinado ponto do permetro, que assinala eqidistncia no comprimento do permetro entre a foz e ele. O ponto mencionado representa, ento, a metade da distncia correspondente ao comprimento total do permetro; - maior distncia medida, em linha reta, entre a foz e determinado ponto situado ao longo do permetro; - distncia medida, em linha reta, entre a foz e o mais alto ponto situado ao longo do permetro; e - distncia medida em linha reta acompanhando paralelamente o rio principal. Esse procedimento acarreta diversas decises subjetivas quando o rio irregular ou tortuoso, ou quando a bacia de drenagem possui forma incomum. 4. Extenso do rio principal entendido como o canal de maior ordem, sendo representada pela distncia que se estende ao longo do curso dgua, desde a foz at a cabeceira mais distante na bacia; 5. Largura mdia resultante da diviso da rea pelo comprimento da bacia ou dimetro; 6. Amplitude altimtrica em metros da bacia, atravs do clculo de diferena existente entre a cota de maior e a de menor altitude; 7. Declividade dos canais relao entre a diferena mxima de altitude e a
144

Anlise Morfomtrica de Bacias Hidrogrcas

Aula

extenso horizontal do respectivo curso dgua. Esse valor representativo da movimentao topogrca da bacia e controla boa parte da velocidade com que se d o escoamento supercial, afetando, portanto, o tempo que leva a gua da chuva para se concentrar nos leitos uviais que englobam a rede de drenagem. O relacionamento entre os valores obtidos das medies dos atributos permite os clculos dos parmetros: ndice de circularidade ou forma da bacia (Ic), ndice de simosidade (Is) densidade de drenagem (Dd), densidade hidrogrca (Dh), coeciente de manuteno (Cm) e extenso do percurso supercial (Eps), relao de relevo (Rr) e elevao (Hm).

NDICE DE CIRCULARIDADE OU FORMA DA BACIA


Esse ndice foi proposto inicialmente por Miller (1953), sendo denido como a relao existente entre a rea da bacia e a rea do crculo de mesmo permetro. A frmula utilizada para o clculo a seguinte:

Ic = A Ac
na qual Ic o ndice de circularidade; A a rea da bacia considerada e Ac a rea do crculo de permetro igual ao da bacia considerada. Expressa a forma da bacia assumindo valor de 0 a 1. De modo geral, numa bacia estreita e alongada com ndice de circularidade que mais se distancia da unidade, os tributrios atingem o curso dgua principal em vrios pontos afastando-se da condio da bacia de forma circular, em que a concentrao total do devio ocorre num s ponto, com possibilidades de cheias mais violentas. Assim, Ic < 0,5 representa um nvel moderado de escoamento, no contribuindo na concentrao de guas que possibilitem cheias rpidas. Valores entre 0,50 e 0,75 indicam que a bacia tende a ser mais circular, com tendncia mediana para os processos de inundao. J os valores entre 0,75 e 1,0, sugerem que a bacia tende a ser mais circular favorecendo as enchentes. 1,00 a 0,75 = sujeita a enchentes 0,75 a 0,50 = tendncia mediana < 0,50 = no sujeita a enchentes

145

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

NDICE DE SINUOSIDADE Is = L dv
em que L o comprimento do canal principal e dv a distncia entre os pontos extremos do canal principal. Este ndice relaciona o comprimento verdadeiro do canal com a distncia vetorial (comprimento em linha reta) entre os dois pontos extremos do rio principal (SCHUMM, 1953). Valores prximos a 1,0 indicam que o canal tende a ser retilneo, valores superiores a 2,0 sugerem canais tortuosos e valores intermedirios indicam formas transicionais, regulares e irregulares. A forma da bacia encontra-se condicionada, em grande parte, pela concorrncia expansionista de redes adjacentes. Essa expanso ocorre at que a rede atinja o seu tamanho timo, alcanando o equilbrio em funo das condies ambientais e que o escoamento de todo e qualquer ponto da rea se faa para um determinado canal de uma bacia de drenagem.

DENSIDADE DE DRENAGEM
Esse ndice reconhecido como um dos mais signicativos na anlise morfomtrica das bacias de drenagem, expressando as disponibilidades de canais de escoamento para o uxo de gua e materiais detrticos e o grau de dissecao do relevo resultante da atuao da rede de drenagem. O seu ndice modicado por Horton (1945) e posteriormente empregado no Brasil por Freitas (1952) e Christofoletti (1969) tem a nalidade de comparar o comprimento total dos canais uviais com a rea da bacia. Para um mesmo tipo de clima, a densidade de drenagem depende do comportamento hidrolgico das rochas. Assim, nas rochas mais impermeveis, as condies de escoamento superciais so melhores, possibilitando a formao de canais e, consequentemente, aumentando a densidade de drenagem. O contrrio ocorre com as rochas permeveis. Esse ndice pode ser expresso pela equao:

Dd = L A
na qual Dd signica densidade de drenagem (km/km2); L o comprimento total dos canais (km) e A a rea da bacia considerada (km2).

146

Anlise Morfomtrica de Bacias Hidrogrcas

Aula

Na rea de rochas magmticas e metamrcas, que so mais resistentes, a permeabilidade dicultada, existindo condies para o estabelecimento de uma rede de drenagem supercial mais densa, embora predominantemente temporria, a depender das condies climticas. J em rochas sedimentares, incorporam-se reas de melhor permoporosidade, em que a capacidade de inltrao maior do que o escoamento supercial, dando origem baixa densidade de drenagem. Os valores baixos de densidade de drenagem esto, quase sempre, associados a regies permeveis e de regime pluviomtrico caracterizado por chuvas de baixa intensidade.

DENSIDADE HIDROGRFICA OU DE RIOS


Esse ndice foi inicialmente denido por Horton (1945) com a denominao de freqncia de rios e posteriormente empregado no Brasil por Freitas (1952), como sendo a relao existente entre o nmero de rios ou cursos de gua e a rea da bacia hidrogrca. Expressa a magnitude da rede hidrogrca, indicando sua capacidade de gerar novos cursos em funo das caractersticas pedolgicas, geolgicas e climticas da rea.

Dh = N A
na qual Dh signica densidade hidrogrca ou de rios; N o nmero total de rios ou magnitude da rede e A a rea da bacia considerada. As densidades de drenagem e hidrogrca constituem parmetros altamente signicativos do ponto de vista geomorfolgico. Freitas (1952) refere-se a esses parmetros como responsveis pela textura da topograa.

COEFICIENTE DE MANUTENO
O valor numrico correspondente ao coeciente de manuteno representa a rea mnima necessria numa bacia, para manter em funcionamento um metro de canal de escoamento, podendo ser calculado atravs da seguinte expresso:

Cm = 1 . 1000 Dd
na qual Cm o coeciente de manuteno (m2/m) e Dd o valor da densidade de drenagem expresso em metros.

147

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

Esse ndice foi denido por Schumm (1956) como um dos valores numricos mais importantes para a caracterizao do sistema de drenagem, pois limita numericamente a rea requerida para o desenvolvimento e manuteno dos cursos dgua, variando o seu valor de acordo com a oscilao da densidade de drenagem. Nessa perspectiva, conforme vai ocorrendo a dissecao do relevo, vai diminuindo a rea disponvel para entalhamento dos canais, havendo, portanto, uma correlao inversa entre os valores do coeciente de manuteno com os de densidade de drenagem e hidrogrca. Conforme adaptao de Tolentino, Gandol e Paraguassu (1968), o valor de densidade de drenagem multiplicado por 1.000 para que o resultado seja expresso em m2/m, ou seja, quantidade de rea para cada metro de canal de escoamento.

EXTENSO DO PERCURSO SUPERFICIAL


A extenso do percurso supercial corresponde distncia mdia percorrida pelas enxurradas entre o intervio e o canal uvial (CHRISTOFOLETTI, 1980). Nesse sentido, indicador do comprimento mdio das vertentes de uma bacia, considerando a distncia percorrida pelas guas pluviais at alcanarem o canal uvial. calculado como sendo igual a:

Eps =

1 (2.Dd)

na qual Eps a extenso do percurso supercial e Dd a densidade de drenagem. RELAO DE RELEVO


Esse ndice foi proposto por Schumm (1956), sendo denido como a relao existente entre a amplitude altimtrica de uma bacia e o seu maior comprimento, medido paralelamente principal linha de drenagem. Frequentemente utilizado o dimetro geomtrico da bacia para expressar seu comprimento. Trata-se, portanto, de um parmetro que expressa o gradiente da bacia e o clculo pode ser efetuado a partir da frmula:

Rr = Hm Lb
na qual Hm a amplitude altimtrica (em metros) e Lb o comprimento do canal principal (em km).

148

Anlise Morfomtrica de Bacias Hidrogrcas

Aula

A escolha da diferena mxima de altitude pode fornecer um resultado que mascara o real signicado da movimentao topogrca da bacia de drenagem. A m de superar essa diculdade, dois procedimentos podem ser utilizados (CHRISTOFOLETTI, 1980): a) a cota mxima seria a mdia resultante dos pontos mais elevados entre os canais de primeira ordem do trecho superior da bacia considerada. Deve-se considerar no mnimo dez pontos cotados. Se a bacia possuir poucos canais de 1 ordem, todos os pontos cotados podem ser considerados; e b) considerar como ponto mximo a mdia entre as cotas mximas da bacia e a cota inferior da faixa que representa pelo menos 10% da rea total da bacia hidrogrca. No ndice relao de relevo, calculado em funo da variao das altitudes e da extenso, quanto mais elevados so os valores, que correspondem tambm s maiores declividades gerais, maior a movimentao topogrca, ou seja, h maior grau de desnvel entre as cabeceiras e a foz.

ELEVAO
As variaes de elevaes no interior de uma bacia, assim como sua elevao mdia, so dados essenciais para o estudo da temperatura e da precipitao. A curva hipsomtrica de uma bacia a que representa o retrato mais preciso de sua elevao.

hm = ( Ajhi) A
em que A a rea total da bacia; Aj a superfcie entre duas curvas de nvel e hi a elevao mdia entre duas curvas de nvel. Segundo Llamas (1993), a curva hipsomtrica um reexo do estado de equilbrio dinmico potencial da bacia. A Figura 9.4 mostra trs curvas correspondentes a trs bacias que tm potenciais evolutivos distintos.

Figura 9.4 Percentagem da rea em relao altura relativa. (Fonte: Llamas, 1993).

149

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

onde: A = fase de juventude B = fase de maturidade C = fase de velhice

A curva superior (A) indica uma bacia com grande potencial erosivo; a curva intermediria (B) caracterstica de uma bacia em equilbrio e a curva inferior (C) tpica de uma bacia sedimentar. Como j destacado, as anlises morfomtricas so consideradas essenciais quando se faz um estudo de uma determinada bacia. Com base nas informaes morfomtricas, so derivados os demais estudos, a exemplo da dinmica normal da paisagem do ponto de vista geolgico, geomorfolgico, climtico, pedolgico e hidrodinmico (vazo, sedimentos e perl transversal), possuindo importncia tambm para as questes socioeconmicas e de gerenciamento de bacias hidrogrcas. As principais fontes de informao das anlises morfomtricas continuam a ser as cartas topogrcas, consideradas indispensveis, que somadas s novas tecnologias como o uso de SIG (Sistema de Informao Geogrca), de dados disponibilizados de radares espaciais (MNT Modelo Numrico do Terreno) e interpretao de imagens de satlite, possibilitam um levantamento mais rpido e detalhado de uma determinada bacia, sobretudo para as de mdia e de grande escala. Varias informaes morfomtricas podem ser derivadas dos MNTs, a exemplo de delimitao da bacia e sub-bacias, rea, permetro, comprimentos totais dos cursos dgua, declividades, elevao mdia, alm de possibilitar outros clculos matemticos. A derivao de parmetros morfomtricos de bacias hidrogrcas demanda um trabalho rduo quando so utilizados mtodos analgicos ou mesmo computacionais com interao do usurio. Os Sistemas de Informaes Geogrcas (SIGs) so resultado da utilizao conjunta de mapas digitais elaborados com auxlio do GPS (Sistema de Posicionamento Global) e de bancos de dados informatizados. Estes sistemas permitem coletar, armazenar, processar, recuperar, correlacionar e analisar diversas informaes sobre o espao geogrco, gerando grande diversidade de mapas e grcos para necessidades especcas (CMARA e MEDEIROS, 1998).

150

Anlise Morfomtrica de Bacias Hidrogrcas

Aula

CONCLUSO
Os ndices e parmetros utilizados na anlise morfomtrica foram abordados em quatro itens hierarquia uvial, anlise areal, anlise linear e anlise hipomtrica. A hierarquia uvial consiste no processo de classicar determinado curso de gua no conjunto total da bacia hidrogrca no qual se encontra. Na anlise linear, so englobados os ndices e relaes a propsito da rede hidrogrca, cujas medies so efetuadas ao longo das linhas de escoamento. Na anlise areal, ocorrem medies planimtricas, alm das lineares. A hipsometria preocupa-se em estudar as interrelaes existentes em determinada unidade horizontal de espao, no que se refere a sua distribuio em relao s faixas de altitudes.

RESUMO
A anlise morfomtrica de bacias hidrogrcas e sua aplicao na hidrograa e na morfologia passou a ser difundida no Brasil a partir do nal da dcada de 60, atravs de numerosas publicaes de Christofoletti. Os ndices e parmetros sugeridos para a anlise morfomtrica de bacias hidrogrcas foram abordados atravs da hierarquia uvial, das anlises areal, linear e hipsomtrica, sendo registrada a sua aplicabilidade com as devidas interpretaes.

AUTOAVALIAO
1. Qual a utilizao e importncia do emprego das redes de hierarquia uvial? 2. De acordo com Strahler, ordenar a bacia hidrogrca a seguir.

3. Diferencie densidade de drenagem e densidade hidrogrca

151

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

PRXIMA AULA
Na ltima aula iremos conhecer os ambientes lacustres e a importncia dos movimentos tectnicos e do clima na sua gnese.

REFERNCIAS
CHRISTOFOLETTI, Antonio. Anlise morfomtrica das bacias hidrogrcas. Notcia Geomorfolgica. Campinas/SP, v. 9, n.18, p. 35-64, 1969. __________. Geomorfologia. So Paulo: Bertrand, 1980. FREITAS, R. O. de. Textura de drenagem e sua aplicao geomorfolgica. Boletim Paulista de Geograa. So Paulo, v.11, p. 53-57, 1952. HORTON, R. E. Erosional development of streams and their drainage basins: hydrophysical approach to quantitative geomorphology. Geologycal Society American Bulletin. Colorado v. 56, n.3, p. 275-370, 1945. LLAMAS, Jos. Hidrologia general: princpios y aplicaciones. Servicio Editorial de La Universidad Del Pas Vasco, 1993. MILLER, V. C. A quantitative geomorphic study of drainage basin characteristic in the Clinch Mountain area, Virginia and Tennessee. New York: Columbia University, 1943. MOREIRA, Maurcio Alves. Fundamentos de sensoriamento remoto e metodologias de aplicao. 3. ed. Viosa: UFV, 2005. SCHUMM S. A. Evolution of drainage systems and slopes in badlands of Perth Amboy. Geological Society American Bulletin. Colorado v. 67, p. 597-646, 1956. STRAHLER, A. N. Hyposometric analysis of erosional topography. Geologic Society American Bulletin, v. 63, n. 10, p. 1117-1142, 1952. TOLENTINO, M.; GANDOLFI, N.; PARAGUASSU, A. B. Estudo morfomtrico das bacias hidrogrcas do planalto de So Carlos. Revista Brasileira de Geograa. Rio de Janeiro, v. 30, n. 4, p. 42-50, 1968.

152

Potrebbero piacerti anche