Sei sulla pagina 1di 52

GUIA D O CAMINHANTE

Um caminho de contemplao, histria e f.

Expectativas e desafios

Nossa vida um eterno caminhar. Iniciado ao nascermos, nosso percurso segue ao longo da vida. Um caminho que deve ser de contemplao, de descoberta, de troca. De comunho de esprito, de amor ao prximo, de entrega. E assim que teremos, ao entrar no Caminha So Paulo - Passos dos Jesutas - Anchieta, a oportunidade de reconhecer um pouco da nossa prpria caminhada.
2 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

Caro caminhante, Seja bem-vindo ao roteiro turstico Passos dos Jesutas - Anchieta. Organizado pela Secretaria de Turismo do Estado de So Paulo, como parte do Programa Caminha So Paulo, o trajeto prope a redescoberta dos potenciais turstico, histrico e cultural de 13 cidades do Litoral Paulista de um jeito diferente e todo especial: a p! A rota de passagem e descanso dos jesutas, os locais de catequizao e os monumentos - naturais ou construdos - que, de alguma forma, estiveram integrados vida e legado de Anchieta, faro parte de todo seu percurso. De Perube a Ubatuba, as paisagens retratadas nas cartas do professor, historiador e poeta compem o cenrio da caminhada. Rumo ao norte, num total de 370 quilmetros de contato com a natureza e com heranas arquitetnicas centenrias de acontecimentos que remontam colonizao, voc ter a oportunidade de seguir os passos dos jesutas por terras paulistas, durante suas expedies de ensinamentos e povoamento pelo Estado. Para que sua jornada seja ainda melhor aproveitada, a Secretaria de Turismo do Estado de So Paulo instalou, ao longo do caminho, placas indicativas de pontos tursticos e de belezas naturais que tambm valem a pena conhecer. E lembre-se: voc ter um ano, contado a partir de hoje ___ / ____ / ____ para finalizar sua expedio. Ao passar por pelo menos 12 prticos eletrnicos, voc j poder imprimir o seu Jesuit Magna, certificado de participao que reconhece a sua aventura. Agora s utilizar o seu carto inteligente para registro nos prticos eletrnicos e seguir viagem! No esquea de publicar as suas fotos e depoimentos no portal www.caminhasaopaulo.com.br
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 3

Sugestes para uma caminhada saudvel!


Proteja-se do sol, mesmo no inverno! Os raios UVA incidem praticamente da mesma forma durante todo o ano e so os maiores responsveis pelo fotoenvelhecimento. J os raios UVB, que ocorrem com mais intensidade no vero, penetram superficialmente na pele causando as queimaduras e as alteraes celulares que podem vir a causar doenas, inclusive o cncer. ! Aplicao de filtro solar, uso de bons e roupas coloridas so essenciais para diminuir os efeitos nocivos da radiao. Para quem tem a pele muito sensvel, recomenda-se optar pelas camisas de mangas longas no perodo de maior incidncia dos raios ultravioletas. Desfrute da pirmide alimentar! Pores de frutas variadas e refeies ricas em carboidratos e protenas oferecem vitaminas e energia essenciais para uma nutrio balanceada. A laranja, por exemplo, fonte de vitamina C, um anti-histamnico natural que protege contra o efeito de muitas bactrias e doenas infecciosas. J a banana contm potssio, eficiente no combate s inconvenientes cibras. ! Evite os extremos. Caminhar aps uma alimentao pesada, ou em jejum, pode causar desconfortos e at desmaios, prejudicando seu desempenho na atividade. Tenha sempre na mochila um lanche leve e uma barrinha de cereais ou pacotinho de frutas secas, como castanhas, nozes, amndoas e avels.
4 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

Tecidos leves e tnis macios aumentam a sensao de conforto! Na prtica de atividades ao ar livre, as condies climticas devem ser levadas em considerao na escolha da vestimenta. Casacos de nylon que bloqueiam o vento, camisetas com tecnologia dry tech que facilitam a transpirao e calas de tactel com bolsos de fcil secagem podem ser grandes aliados na performance de uma boa caminhada. ! Para evitar bolhas nos ps, pode-se optar pelo uso de meias antiaderentes ou, na falta destas, indicamos colocar uma meia mais grossa sobre a outra de tecido mais fino. Aquecer os msculos sim, mas nada de hipertreinamento! O alongamento serve para aumentar a flexibilidade das articulaes, como joelhos e tornozelos, ajudando a prevenir leses, reduzir as tenses musculares e ativar a circulao sanguinea. ! Cada um deve ditar o seu ritmo, de forma gradual, para no provocar dores ou ocasionar problemas fsicos mais graves. O ideal comear com 30 minutos, duas vezes por semana, em terreno plano, antes de enfrentar longas distncias. Hidratar-se fundamental! Beber gua antes, durante e depois da caminhada ajuda a evitar cibras, quando ingerida da forma correta: de forma contnua, mesmo que no tenha sede, e em pequenos goles, para no distender o estmago e causar enjo. ! No consuma mais de 800 ml de gua por hora, pois esta a quantidade mxima que o corpo absorve neste intervalo de tempo.
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 5

PERUBE
Voc tem um encontro marcado com a Mata Atlntica preservada, incrveis cachoeiras, manguezais e rios em Perube! Belezas naturais que interagem com as marcas deixadas pelos jesutas, entre elas, as Runas do Abarebeb, onde os padres jesutas batizavam os ndios catequizados da regio.

Imagem e relquia de Anchieta, retratada na ocasio de sua peregrinao por Perube, nas Runas do Abarebeb, no ano de 2003.

Complemente o seu roteiro:


Estao Ecolgica da Juria-Itatins e Barra do Una Artesanato na Praa Flrida Mirante no Morro dos Prados Museu Histrico e Arqueolgico de Perube Piscina natural da Cachoeira do Paraso Praia e rio do Guara Lama Negra
6 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

Myrian Daoud

Mercado Municipal de Peixes

Legenda: Rota principal Rota natural Prtico Eletrnico

Indicamos realizar todo o percurso de Perube pela praia, mas fique atento sinalizao instalada na orla, na Av. Gov. Mrio Covas, para no perder a entrada para as runas. Quando retornar da visita histrica, cerca de 700m adiante, voc chegar no cruzamento com Rua Piratinins. A partir dali, a opo para seguir viagem caminhar pela areia, comeando na Praia de Tapirema e passando pela Praia de Piaaguera at a divisa com Itanham. Nos dias de mar alta, possvel acessar um atalho na altura do Km 15, que passa pelo vilarejo.

CAMINHO PASSO A PASSO PARTIDA: Mercado Municipal de Peixes (1 Prtico) Avenida Marechal Arthur Costa e Silva; Avenida Governador Mrio Covas Junior; Rua Airton Alves Ferreira; Rua do Mosteiro; Runas do Abarebeb; Rua do Mosteiro; Rua Anna Helena; Avenida Governador Mrio Covas Junior; Faixa de areia (praias); Divisa com Itanham.
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 7

Telefones teis em Perube


PREFEITURA MUNICIPAL Rua Nilo Soares Ferreira, 50 Centro ( (13) 3451-1000 POSTOS DE INFORMAES TURSTICAS Central de Informaes Tursticas: Av. Gov. Mrio Covas Jr., s/n - Praa Melvin Jones ( (13) 3455-8766 PIT FOLHA: Estrada do Guara, s/n ( (13) 3455-2889 PIT PORTAL: Av. Joo Abel, s/n ATENDIMENTO MDICO Pronto Socorro: R. Alfredo Gomes, 46 ( (13) 3451-3044 UBS Bambu: Estrada Armando Cunha, s/n UBS Caraguava: R. Santa Anastcia, s/n - (13) 3455-0267 UBS Jardim Ribamar: Av. Prof Terezinha Rodrigues Kalil, s/n ( (13) 3453-0333 UBS Parque do Trevo: Av. Hum, s/n ( (13) 3456-0206 UBS Guara: R. Pssaro Preto, s/n ( (13) 3457-0222 UBS Jardim Veneza: R. Valdomiro J. Duarte, s/n ( (13) 3453-4747 UBS Barra do Una: Estrada Barra do Una, s/n UBS Utinga: Estrada do Paraso, s/n UBS Bananal: Estrada Armando Cunha, s/n UBS Vila Perube: Estrada Armando Cunha, s/n - ( (13) 3458-0313 SEGURANA Guarda Municipal: Av. So Joo, 635 casa 02 Centro ( 199 / (13) 3455-2232 Delegacia Central: Av. Rubens Ferreira Martins, 462 Centro ( (13) 3455-2020 CORREIOS Agncia Central: Av. Domingos da Costa Grimaldi, 251 ( (13) 3455-2090 TRANSPORTE Rodoviria: Av. 24 de Dezembro, 650 ( (13) 3454-1917 Txi: Av. 24 de Dezembro, 650 ( (13) 3455-9696 BOMBEIROS Grupamento Jd. Ribamar: Av. Gov. Mrio Covas Jr., 2612 ( (13) 3455-4010 Bombeiros Aquticos: ( (13) 3455-4010
8 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

ITANHAM
Do tupi pedra que canta, a cidade ganhou esse nome pelo som de murmrio decorrente da arrebentao violenta do mar em alguns pontos de sua costa. Seu potencial turstico divide-se entre os mais de 20 Km de sol e praia e as heranas culturais deixadas pelos jesutas no incio do povoamento da regio. Por volta de 1532, seus primeiros habitantes edificaram, no alto do morro do Convento, uma pequena capela de barro em taipa de pilo e dedicaram devoo Nossa Senhora da Conceio de Itanham.
O acesso Cama de Anchieta possvel por uma passarela de madeira com cerca de 200m de extenso, construda sobre as rochas da Praia dos Sonhos. O local recebeu esse nome pois era um dos locais de descanso e meditao de Padre Jos de Anchieta.

Complemente o seu roteiro:


Pocinho de Anchieta, na praia do Cibratel Casa de Cmara e Cadeia Gruta Nossa Senhora de Lourdes Monumento a Anchieta na Praa Narciso de Andrade Painis de Anchieta no Morro da Caixa Dgua Casario Colonial
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 9

Miguel Schincariol

Legenda: Rota principal Prticos Eletrnicos

CAMINHO PASSO A PASSO Avenida Governador Mrio Covas Jnior; 2 Prtico: Posto da Guarda Civil Municipal; Avenida Beira Mar; Aps o segundo prtico, Rua da Foz; seguindo pela Av. Beira Mar, Rua dos Fundadores; h a opo de chegar Cama de Anchieta pela trilha Rua da Enseada; Gruta Nossa Senhora de Lourdes; do Costo entre a Praia da Gruta e a Praia do Sonho, Cama de Anchieta; popularmente conhecido Rua Bahia; como "Morro da Caixa d gua". Avenida Vicente de Carvalho; O trecho ngreme, o que Avenida Presidente Kennedy; demanda um pouco mais de Ponte sobre o Rio Itanham; preparo fsico por parte do Rua Demerval Pereira Leite; caminhante. Avenida Presidente Vargas; Rua Cunha Moreira; 3 Prtico: Praa Narciso de Andrade; Avenida Joo Mariano; Avenida Presidente Vargas; Avenida Beira Mar; Divisa com Mongagu.
10 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

Telefones teis em Itanham


PREFEITURA MUNICIPAL: ( (13) 3421-1600 POSTO DE INFORMAES TURSTICAS: ( (13) 3427-8327 ATENDIMENTO MDICO Pronto Socorro Joo Molina Cervantes: ( (13) 3427-1111 / 3426-4644 / 3426-4197 UBS Coronel: Rua Domingues Perez Domingues, 734 ( (13) 3427-5524 UBS Gaivota: Av. Flcides Ferreira, 500 ( (13) 3429-1410 UBS Guapiranga: ( (13) 3426-5807 UBS Jardim Mosteiro: Av. Tiradentes, 184 / ( (13) 3426-3197 UBS Loty: ( (13) 3424-3279 UBS Osis: ( (13) 3427-7533 UBS Savoy: Rua Jaime Lino dos Santos, 290 / ( (13) 3426-1798 UBS Suaro: Rua Padre Teodoro Ratisbone, 650 / ( (13) 3425-1577 SEGURANA Guarda Municipal: ( 199 / (13) 3425-3800 / (13) 3425-3649 1 DP - Centro: ( (13) 3422-1208 / (13) 3422-2320 2 DP - Belas Artes: ( (13) 3426-1307 3 DP - Suaro: ( (13) 3422-5012 CORREIOS Agncia Central: ( (13) 3422-5353 / (13) 3426-5801 TRANSPORTE Rodoviria: Av. Harry Forssell, 1505 ( (13) 3421-1800 Taxi: ( (13) 3427-5881 BOMBEIROS: Incndio e Resgate: ( 193 / (13) 3427-4769 Salvamar Paulista: ( (13) 3425-5226 Alameda Emdio de Souza
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 11
LUCIANO NE TTO

As tantas viagens feitas pelos jesutas, acabaram por encontrar em Mongagu um lugar propcio para o descanso. O Poo das Antas, hoje parque ecolgico com piscinas naturais, um dos provveis locais de parada dos padres jesutas que percorriam a regio em suas misses de catequese.
Miguel Schincariol

MONGAGU

Poo das Antas - Recanto ecolgico que abriga cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais de gua corrente. O local tem infraestrutura completa com sanitrios, estacionamento e quiosques com variadas opes para alimentao.

Complemente o seu roteiro:


Parque Ecolgico A Tribuna Plataforma Martima de Pesca Amadora Monumento Padroeira Feira de Artesanato Maria Del Carmem Mario Telle Zona Rural
(cascatas, trilhas, cavalgadas, observao de aves, etc.) (a maior do mundo)

12 GUIA DO CAMINHANTE

Caminha So Paulo

Legenda: Rota principal Rota opcional Prticos Eletrnicos

CAMINHO PASSO A PASSO Avenida Governador Mrio Covas Junior; 4 Prtico: Plataforma Martima de Pesca Amadora; Avenida Governador Mrio Covas Junior; Avenida Getulio Vargas; Rua S/ Nome (paralela Rodovia Padre Manuel da Nbrega); Passa embaixo da Rodovia Padre Manuel da Nbrega; Estrada Poo das Antas; 5 Prtico: Poo das Antas; Poo das Antas; Estrada Poo das Antas; Passa embaixo da Rodovia Padre Manuel da Nbrega; Rua S/ Nome (paralela Rodovia Padre Manuel da Nbrega); Avenida Getulio Vargas; Aproveite para visitar o Rua Porto Alegre; monumento a Nossa Senhora Avenida Marina; Aparecida, no morro do Itapo Avenida Getulio Vargas; Avenida Governador Mrio Covas Junior; Divisa com Praia Grande.
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 13

Telefones teis de Mongagu


CENTRO DE INFORMAES TURSTICAS: Avenida So Paulo, Centro ( (13) 3448-6744

PREFEITURA MUNICIPAL: Avenida Getulio Vargas, 67, Centro ( (13) 3445-3000

ATENDIMENTO MDICO Pronto Socorro Central: Avenida So Paulo, 3288 - Vera Cruz ( (13) 3448-6785 Central de Ambulncias: Avenida So Paulo, 3288 Vera Cruz ( (13) 3507-3304 Pronto Socorro Agenor de Campos: Avenida Nossa Senhora de Ftima, 200 ( (13) 3446-1133 SEGURANA Guarda Municipal: Avenida Monteiro Lobato, 4100 - Vera Cruz ( (13) 3448-1011 Delegacia de Polcia: Avenida So Paulo, 3285 - Jardim Aguape ( (13) 3448-1555 Guarda Vidas: Avenida Dr. Mrio Covas Jnior, 4001 - Vera Cruz ( (13) 3448-7745 CORREIOS Agncia Central: Avenida Marina, 984, Centro ( (13) 3507-5443 TRANSPORTE Rodoviria: Avenida Lourdes Costa Pontes, 96 - Vera Cruz ( (13) 3507-5576 Taxi: ( (13) 3446-1378 (Agenor de Campos) e ( (13) 3448-3883 (Centro)

Plataforma martima de pesca amadora


14 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

FRED CASAGR

ANDE

PRAIA GRANDE
Os pequenos povoados estabelecidos ao longo das terras de Praia Grande passaram a ter desenvolvimento considervel somente aps as construes da Fortaleza de Itaipu e da Ponte Pnsil. Um dos lugares mais conhecidos da cidade o bairro do Boqueiro, antigamente chamado de Porto do Rei, onde foi erguida uma capela em devoo a Santo Antnio.
Alexandra Giulietti

rea de Lazer zio DallAcqua (Portinho) - Local de partida das viagens de Anchieta, onde servia-se de canoas para adentrar nos canais martimos e fluviais.

Complemente o seu roteiro:


Praa da Paz, referncia em turismo de Fortaleza do Itaipu, na Praia do Forte Capela Nossa Senhora da Guia Praa Duque de Caxias, Esttua de Netuno
acessibilidade com piso ttil e placas em braile

com dois exemplares de canhes usados na 2 Guerra Mundial

Passos dos Jesutas Anchieta

GUIA DO CAMINHANTE 15

Legenda: Rota principal Prticos Eletrnicos

CAMINHO PASSO A PASSO Avenida Presidente Castelo Branco; Rua Coelho Neto; Rua Presidente Kennedy; Rua Graa Aranha; Avenida Presidente Castelo Branco; 6 Prtico: Centro Cultural Vivencia Ocian; Avenida Presidente Castelo Branco; Rua So Paulo; Praa da Paz (Praa das Cabeas); Avenida Brasil; Avenida Presidente Costa e Silva; Avenida Ayrton Senna da Silva; Atravessar Rodovia - Rua Jos do Nascimento Borrego; Rua Seis / Rua Paulo Srgio Garcia; 7 Prtico: Portinho; Rua Paulo Srgio Garcia; Avenida Ayrton Senna da Silva; Divisa com So Vicente.
16 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

Telefones teis de Praia Grande


PREFEITURA MUNICIPAL Avenida Presidente Kennedy, n 9.000 ( (13) 3496-2000 POSTO DE INFORMAES TURSTICAS Avenida Castelo Branco, esquina com a Av. dos Sindicatos ATENDIMENTO MDICO Pronto Socorro Central: Avenida So Paulo, n 1.014 Boqueiro ( (13) 3473-7676 Pronto Socorro Quietude: Avenida Ministro Marcos Freire, n 10.805 ( (13) 3471-4221 Pronto Socorro Samambaia: Rua Estados Unidos, s/n ( (13) 3477-6220 SEGURANA Guarda Municipal: Avenida Ministro Marcos Freire, n 6.660 ( (13) 3472-5500 / 5237 Delegacia Sede da Policia Militar: Avenida Roberto de Almeida Vinhas, n 11.084 Vila Tupi ( (13) 3471-1190 CORREIOS Agncia Boqueiro I: Avenida Costa e Silva, n 913 ( (13) 3491-5510 Agncia Boqueiro II: Avenida Presidente Kennedy, n 11.498 ( (13) 3594-6772 TRANSPORTE Rodoviria Tude Bastos: Av. dos Trabalhadores ( (13) 3491-6064 Rodoviria Ttico: Rua Valter Jos Alves, n 200 Vila Miriam ( (13) 3471-8549 Cooperativa Coperfort Rdio Txi: Avenida Presidente Kennedy Aviao ( (13) 3596-5423 BOMBEIROS: 6 GI: Avenida Presidente Kennedy, n 10.900 ( (13) 3471-4074
-GIULIETTI

Praa da Paz
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 17

ALExANDRA

SO VICENTE

Primeira cidade do Brasil, fundada por Martim Afonso de Souza em 22/01/1532, abriga importantes locais de homenagem aos jesutas, como a esttua do Padre Anchieta, na Praa da Biquinha. Prximo dali, est o Porto das Naus, de onde partiram as primeiras expedies portuguesas rumo ao interior. Inclusive, em uma dessas incurses, foi fundada a Vila de So Paulo de Piratininga, hoje cidade de So Paulo.
A Biquinha de Anchieta do ano de 1553 e foi a principal fonte de gua da populao durante sculos. Seus azulejos azuis so todos pintados a mo, uma influncia do povo portugus na poca. Ali, Padre Anchieta catequizava os ndios.

Complemente o seu roteiro:


Ponte Pnsil Parque Cultural Vila de So Vicente Construo Igreja Matriz Construda em 1757 Casa Martim Afonso e Stio Arqueolgico Bacharel Monumento 500 anos, projetado por Niemeyer Telefrico Rampa de Voo Livre
18 GUIA DO CAMINHANTE

cenogrfica que abriga artesanato e gastronomia

mirante no alto da Ilha Porchat

Caminha So Paulo

Rubens Chiri

Legenda: Rota principal Rota opcional Prticos Eletrnicos

CAMINHO PASSO A PASSO Avenida Tupiniquins; Porto das Naus Ponte Pnsil; Avenida Presidente Getulio Vargas; 8 Prtico: Praa da Biquinha; Biquinha de Anchieta. Avenida Embaixador Pedro de Toledo; Praa Menon, cruza Rua Franklin Roosevelt; Avenida Antnio Rodrigues; Faixa de areia - Praia dos Milionrios; Rua Messia Ass; Faixa de areia - Praia dos Milionrios; Avenida Ayrton Senna da Silva; 9 Prtico: Posto de Informaes Tursticas (em frente Avenida Presidente Wilson); Avenida Ayrton Senna da Silva; Divisa com Santos.
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 19

Telefones teis de So Vicente


PREFEITURA MUNICIPAL: Rua Frei Gaspar, 384 Centro ( (13) 3579-1300 POSTOS DE INFORMAES TURSTICAS Secretaria de Turismo: Av. Capito Luiz Pimenta, 811 Parque Bitar ( (13) 3569 -1400 Centro de Informaes Tursticas Itarar: Av. Ayrton Senna da Silva ( (13) 3568 -8333 ATENDIMENTO MDICO Pronto Socorro/ CREI: Rua Ipiranga, 353 Centro ( (13) 3569- 5900 Hospital e Maternidade So Jos: Rua Frei Gaspar, 790 Centro ( (13) 3569-6000 Hospital Ana Costa: Rua Campos de Bury, 270 Parque Bitar ( (13) 3467-1122 UBS do Japu: Av. Tupiniquins,s/n Japu ( (13) 3567-1344 SEGURANA Guarda Municipal: Rua Frei Gaspar, 2577 ( (13) 3467-3612/6213 1 DP: Rua Joo Ramalho, 940 - Centro ( (13) 3467-6855 2 DP: Rua Jos Adriano Marrey Jr., 408 Cidade Nutica ( (13) 3464-3616 3 DP: Avenida Dep. Ulisses Guimares, 221 Rio Branco ( (13) 3566-1371 Delegacia da Mulher: Rua Djalma Dutra, 132 Centro ( (13) 3468-7763 CORREIOS Agncia Central: Praa Cel. Lopes s/n Centro ( (13) 3466-3342 TRANSPORTE Rodoviria: Rua Frei Gaspar, 2577 Parque So Vicente ( (13) 3467-6194 Balsa: 0800-7045510 BOMBEIROS Morro dos Barbosas: Avenida Pres. Getulio Vargas,n 01( (13) 3467-9288 Gonzaguinha: Avenida Embaixador Pedro de Toledo,s/n ( (13) 3467-0237
HEIRO

Monumento Marco Padro, inaugurado em 1933 em comemorao ao IV Centenrio da Fundao de So Vicente


Caminha So Paulo

20 GUIA DO CAMINHANTE

MRCIO PIN

SANTOS

O Outeiro de Santa Catarina o marco inicial da cidade de Santos. Ali foi construda uma capela, por Lus de Ges e Catarina Aguillar, em homenagem a Santa Catarina, onde Jos de Anchieta, anos mais tarde, celebrou missas. Junto a capela, Braz Cubas ergueu sua casa e fundou a primeira Santa Casa de Misericrdia do Brasil. A partir de ento, comeou a ser formada a Vila de Santos. Hoje, a cidade exerce um importante papel econmico com o porto e alegra seus torcedores com o futebol da Vila Belmiro.
Bruno Brocatto

Outeiro de Santa Catarina

Complemente o seu roteiro:


Aqurio de Santos Bolsa Oficial do Caf - Museu do Caf Santurio Santo Antonio do Valongo Casa da Frontaria Azulejada Estdio Urbano Caldeira (Vila Belmiro) Igreja da Ordem Terceira da Nossa Senhora do Carmo Museu de Pesca Orquidrio Municipal Prdio da Alfndega, antigo Colgio dos Jesutas
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 21

Legenda: Rota principal Rota alternativa Rota opcional Prticos Eletrnicos

CAMINHO PASSO A PASSO

A partir deste ponto, o caminhante que Avenida Presidente Wilson; optou por iniciar o percurso em Avenida Vicente de Carvalho; Cubato acessa a Avenida Bartolomeu de Gusmo; 10 Prtico: Aqurio Municipal de Santos; rota principal rumo a Ubatuba.

Praa Vereador Luiz La Scalla; Avenida Dr. Samuel Augusto Leo de Moura; Avenida Almirante Saldanha da Gama; Travessia Santos-Guaruj via Terminal de Passageiros, na Ponte Edgar Perdigo; Divisa com o Guaruj.

O cruzamento do canal, rumo praia de Santa Cruz dos Navegantes, no Guaruj, feito em catraia - embarcao tradicional que opera na travessia h cerca de cem anos.
22 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

Telefones teis de Santos


PREFEITURA MUNICIPAL: Praa Mau, s/n - Centro ( (13) 3201-5000 INFORMAES TURSTICAS DISK TOUR :( 0800- 173887 todos os dias, das 8h00 s 20h00 PIT Aqurio Municipal: Av. Bartolomeu de Gusmo, s/n - Ponta da Praia ( (13)3236-9996 PIT Orquidrio Municipal: Praa Washington, s/n - Jos Menino ( (13) 3237-6970 PIT Bonde do Gonzaga: Praa das Bandeiras Gonzaga PIT Estao Rodoviria: Praa dos Andradas, n 45 Centro ATENDIMENTO MDICO Pronto Socorro Central: Av. Cludio Luiz da Costa, 280 Jabaquara ( (13) 3228-1880 SEGURANA Guarda Municipal: Praa Iguatemi Martins, s/n Vila Nova ( (13) 3226-3341 2 Distrito Policial: Rua Waldemar Leo, 252 Vila Mathias ( (13) 3234-6901 2 Companhia do Sexto Batalho da PM - Av. Francisco Glicrio, 305 Gonzaga ( (13) 3289-3033 3 Companhia do Sexto Batalho da PM - Praa dos Andradas, 108/109 Centro ( (13) 3219-3258 Central Telefnica da Polcia Civil (CEPOL) ( (13) 3228-6400 / 01 CORREIOS Agncia Boqueiro: Av. Conselheiro Nbias, 845 ( (13) 3288 2850 / 3289-8742 Agncia Gonzaga: Avenida Ana Costa, 470 ( (13) 3289 6170 Agncia Ponta da Praia: Av. Saldanha da Gama, 184 ( (13) 3261-1519 TRANSPORTE Balsa: 0800 773 37 11 Estao Rodoviria Jaime Rodrigues Estrela Jnior: Praa dos Andradas, n 45 Centro ( (13) 3213-2290 Disk Taxi ( 0800-7700231 BOMBEIROS: 6 Grupamento: Av. Conselheiro Nbias, 184 - Vila Nova ( (13) 3235-1413
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 23

GUARUJ
As runas da Ermida de Santo Antonio do Guaib foi um dos locais onde o Padre Jos de Anchieta rezou missas e catequizou os ndios. Consta que a Fortaleza de Santo Amaro de Barra Grande, importante na defesa da Baa de Santos, foi construda com incentivo de Anchieta, que fez previses de acontecimentos futuros, inclusive ataques piratas por mar.
Acervo Agencia Metropolitana da Baixada Santista (AGEM)

Runas da Ermida de Santo Antonio do Guaib.

Complemente o seu roteiro:


Fortaleza de So Felipe ou So Luiz Acqua Mundo Parque Temtico de Cincia e Tecnologia Heureka Mirante do Gvea, do Morro da Campina (Maluf) e do Sorocotuba Morro dos Costes das Tartarugas Morro do Botelho, do Monduba, do Pinto, do Icanhema Prainha Branca
24 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

Legenda: Rota principal Rota natural Prticos Eletrnicos

CAMINHO PASSO A PASSO

Rua Orlando Botelho Ribeiro; Rua Messias Borges; Rua Antonio da Silva Melo; Faixa de areia - Praia de Santa Cruz dos Navegantes; Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande; Faixa de areia - Praia de Santa Cruz dos Navegantes; Rua Antonio da Silva Melo; Rua Messias Borges; Estrada Santa Cruz dos Navegantes; Rua Jos Avelino de Oliveira; Praa Ivete Vargas; Avenida Prestes Maia; Rua Curvina; Estrada Alexandre Miguez Rodrigues; CONTINUA...
Passos dos Jesutas Anchieta

Em dias de mar cheia, o acesso Fortaleza pode ser feito por dentro do Clube da Prefeitura, na R. Messias Borges

GUIA DO CAMINHANTE 25

A Av. Mal. Deodoro da Fonseca fica paralela Praia das Pitangueiras, sendo possvel percorrer este trecho pela faixa de areia. Porm, fique atento passagem pelo prtico, instalado nas dependncias da Secretaria Municipal de Turismo.

Em dias de mar cheia, quando o acesso Praia de Pernambuco estiver dificultado, siga o caminho direto pela Marjory Prado at a Rodovia.

Estrada do Pernambuco; Avenida Marjory da Silva Prado; Avenida do Bosque; Faixa de areia - Praia de Pernambuco; Rua das Casuarinas; Avenida Marjory da Silva Prado; Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana; 12 Prtico: Associao dos Pescadores da Praia do Perequ; Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana; Trilha para as Runas da Ermida Santo Antonio do Guaibe; Travessia de Balsa Guaruj Bertioga; Divisa com Bertioga.
Caminha So Paulo

Para acessar a Av. Miguel Stfano, preciso entrar na Av. Marechal Floriano Peixoto para circular o morro. Do outro lado, na Praia da Enseada, o caminho beira mar tambm possvel, mas preste ateno na sinalizao para a entrada da Estrada do Pernambuco.

Avenida General Monteiro de Barros; Avenida Marechal Deodoro da Fonseca; 11 Prtico: Secretaria Municipal de Turismo; Avenida Miguel Stfano;

26 GUIA DO CAMINHANTE

Telefones teis do Guaruj


PREFEITURA MUNICIPAL: Avenida Santos Dumont, 800 - Santo Antnio ( (13) 3308-7000 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO - Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 723 Centro ( (13) 3344-4600 ATENDIMENTO MDICO Pronto-Socorro de Vicente de Carvalho: Avenida So Joo, n 111 - Pae-Car ( (13) 3341-1997 Pronto-Socorro (Rodoviria): Avenida Santos Dumont, S/N ( (13) 3355-9151 SEGURANA Guarda Municipal: Rua Dr. Carlos Neringh, 405 ( (13) 3344-1440 TRANSPORTE Rdio Txi: ( 0800-151977 Rodoviria Municipal: Avenida Santos Dumont, 840 - Santo Antnio ( (13) 3386.2325 CORPO DE BOMBEIROS: 17 GB - Guarda-Vidas: Rua Sargento Vagner Lemella,145 - Vila Funchal ( (13) 3358-2700 / 01 /02 - (13) 3355-1294 /4144 - (13) 3355-1294 e (13) 3355-4144

Passos dos Jesutas Anchieta

ASSESSORIA

Praia do Tombo: Bandeira Azul, desde 2010

DE IMPRENS

A DA PREFE

ITURA DE GU

ARUJ.

GUIA DO CAMINHANTE 27

BERTIOGA
Local estratgico de passagem para ndios e jesutas, Bertioga teve que construir um lugar para facilitar a defesa das vilas, por isso a construo, em 1547, do Forte So Tiago, hoje chamado Forte So Joo, considerado o primeiro forte do Brasil. Neste, os jesutas Nbrega e Anchieta passaram cinco dias antes de prosseguir na misso de chegar a Iperoig, hoje Praia do Cruzeiro em Ubatuba. Para eternizar a passagem, foi construdo na cidade o Parque dos Tupiniquins.

Parque dos Tupiniquins localizado no entorno do Forte de So Joo, o parque abriga cena do cotidiano de Anchieta em sua estada na cidade.

Complemente o seu roteiro:


Reserva Indgena Guarani Rio Silveira, na divisa com So Canal de Bertioga Vila de Itatinga Rios Guaratuba, Itapanha e Jaguareguava
28 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

Sebastio

Miguel Schincariol

Legenda: Rota principal Prticos Eletrnicos

CAMINHO PASSO A PASSO 13 Prtico: Forte de So Joo; Av. Vicente de Carvalho; Av. Tom de Souza; Faixa de Areia - Praia de Enseada; Av. Tom de Souza; Faixa de Areia - Praia do Sesc; Rua Manoel Mendes Ventura; Av. Victor Savelis; Travessa Indai/ Riviera de So Loureno; Faixa de areia - Praia de Riviera de So Loureno; 14 Prtico: Riviera de So Loureno; Faixa de areia - Praia de Riviera de So Loureno; Rua Joo Antunes Pinto; Rua Manoel Jos Pinto; Faixa de areia - Praia de Itaguar; 1,75 Km de Trilha Praia de Itaguar/ Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego; Travessa Petrobrs para Praia de Guaratuba;
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 29

Faixa de areia - Praia de Guaratuba; Estrada Municipal; Rua A Trs; Rua A Um; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego; Faixa de areia - Praia de Itagu; Faixa de areia - Praia de Boracia; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego; Divisa com So Sebastio.

Telefones teis de Bertioga


PREFEITURA MUNICIPAL: R. Luiz Pereira de Campos, 901 - V. Itapanha ( (13) 3319-8000 POSTO DE INFORMAES TURSTICAS NA SETUR (Av. dos Coqueiros, 114 Jd. Veleiros ((13) 3317-3567 ATENDIMENTO MDICO Hospital: Praa Vicente Molinari Vila Itapanha ( (13) 3319-9900 Unidade Bsica de Sade (UBS) ( 192 / 0800-7718118 Centro de Sade: ( (13) 3317-1163 SEGURANA Guarda Municipal: Rua Luiz Pereira de Campos, 901 - Vila Itapanha ( 0800-555545 /(13) 3319-8000 Delegacia: Av. Manoel Gajo, 340 Pq. Estoril (- (13) 3317-1411 A Rodoviria da Polcia Militar: (190 /(13) 3317-1317/3317-2463 cidade est em Polcia Rodoviria: ((13) 3313 1200 construo. Entre em contato direto com as CORREIOS empresas de nibus Agncia Central: Av. 19 de Maio ( (13) 3317-1724/6224 para saber sobre preos e horrios. TRANSPORTE Balsa: Av. Anchieta, s/n Centro ( (13) 3305-1153 BOMBEIROS: Salvamento Aqutico: Rua Irmos Adorno, 74 Centro ( (13) 3317-1516 Incndio: Av. Ayrton Senna, 825 Pq. Estoril ( 193/3317-5101
30 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

So Sebastio destaca-se por possuir em seu territrio 33 belssimas praias, dezenas de cachoeiras e exemplares magnficos de flora e fauna no Parque Estadual da Serra do Mar, local que tambm abriga um stio arqueolgico. Por ali, ainda possvel curtir desde uma vida noturna agitada na praia de Maresias at uma tarde tranquila de compras em Juquehy, onde o artesanato feito de taboa - uma planta tpica dos brejos - bastante procurado. Dentre os principais portugueses do sculo XVI enviados para desbravar a nova terra e catequizar os ndios, Jos de Anchieta destacou-se em suas misses como professor, poeta, historiador, gramtico e fundador da literatura, teatro e poesia brasileira.
Celso Moraes Depcom

SO SEBASTIO

Centro histrico

Complemente o seu roteiro:


Cachoeiras de Itu Praias de Toque Toque Arquiplago de Alcatrazes Museu de Arte Sacra Estrada da Limeira,

trilha que leva a uma linda vista do canal e centro histrico da cidade
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 31

Legenda: Rota principal Prticos Eletrnicos

CAMINHO PASSO A PASSO Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego Praia de Boracia; Faixa de areia - Praia de Boracia; Rua Mario de Andrade Bora Bora; Rua Marginal Bacuris Juria; Av. Magno dos Passos Bittencourt Barra do Una; Estr. Municipal do Una Barra do Una; Rua Me Bernarda Juquehy; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego Juquehy; Travessa SP-55; Adelino Tavares Barra do Sahi; Av. Deble Luiza Decane Praia da Baleia; Estrada do Cambury Cambury; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego Cambury/ Bouiucanga; 15 Prtico: Capela Sagrado Corao de Jesus; Rua das Gaivotas Maresias; Entrar na faixa de areia do Condomnio Promotoria; 1,00 Km de Trilha Praia de Maresias/ Praia de Paba; Alameda do Mirante Praia de Paba;
32 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

Rua Juiz de Fora Praia de Paba; Rua Bragana Paulista Praia de Paba; Rua Maria Moreira do Esprito Santo Praia de Paba; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego Praia de Paba; Rua do Engenho Praia de Guaec; Rua do Bananal Praia de Guaec; Rua da Mata Praia de Guaec; Faixa de areia Praia de Guaec; Praa da Praia de Guaec; Al. Fortaleza Praia de Guaec; Al. Itapetininga Praia de Guaec; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego Praia de Guaec; Rua Luiz Lemos do Val Praia de Baraqueaba; Faixa de areia - Praia de Baraqueaba; Rua Evaristo da Veiga Praia de Baraqueaba; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego Praia de Baraqueaba; Rua Santiago Centro; Av. Dr. Eng. Remo Centro; Rua Armando J. de Santana Centro; Av. Antonio Janurio do Nascimento Centro; Av. Guarda Mor Lobo Viana Centro; Rua Armando Salles de Oliveira Centro; Rua Sebastio Silvestre Neves Centro; Rua Quintino Bocaiva Centro; Rua Dr. Altino Arantes Centro; 16 Prtico: Centro de Informaes Tursticas; Rua Dr. Altino Arantes Centro; Av. Antonio Janurio do Nascimento Centro; Travessia de balsa So Sebastio / Ilhabela; Av. Antonio Janurio do Nascimento Centro; Rua Dr. Altino Arantes Centro; Rua Auta Pinder Centro;
Passos dos Jesutas Anchieta

Aqui comea a etapa Ilhabela. Aps concluir todo o percurso na ilha, voc ir retornar cidade de So Sebastio pela balsa, seguindo viagem pelas Praias do Centro, Pontal, Cigarras e Enseada e, dali, rumo a Caraguatatuba e Ubatuba.

GUIA DO CAMINHANTE 33

Av. Guarda Mor Lobo Viana Centro; Av. Manoel M. do Rego Praia do Pontal; Rua Martins do Val So Francisco; Rua Padre Gasto So Francisco; Av. Manoel Teixeira So Francisco; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego; Rua Santa Mnica Praia das Cigarras; Rua da Marinha Praia das Cigarras; Rua Eng. Leonrubim Praia das Cigarras; Rua do Costo Praia das Cigarras; Rua Orqudea Praia das Cigarras; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego; Av. Emilio Granato Praia da Enseada; Divisa com Caraguatatuba.

Telefones teis de So Sebastio


PREFEITURA MUNICIPAL: Rua Sebastio Silvestre Neves, 214, Centro ((12) 3891-2000 INFORMAES TURSTICAS: CIT de Boiucanga ((12) 3865 4335 CIT do Centro ((12) 3892 2620 ATENDIMENTO MDICO: Pronto Socorro do Centro ((12) 3892 2525/3892 1308/3892 1000 Pronto Socorro de Boiucanga ( (12) 3865 1212 Hospital Municipal: Rua Capito Lus Soares, Centro ((12) 3893 3200 SEGURANA: Guarda Municipal ( 153 Delegacia Central ((12) 3892-1401/3892/3109 TRANSPORTE: Rodoviria ( (12) 3892 1072 Txi ( (12) 3892 1045 BOMBEIROS: ((12) 3892 2078
34 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

ILHABELA
Com suas 41 praias de diferentes estilos e centenas cachoeiras cercadas por uma das maiores reservas de Mata Atlntica do planeta - o Parque Estadual de Ilhabela preserva 83% do municpio. O arquiplago tambm encanta o caminhante pela conservao de sua histria na arquitetura urbana e na cultura de suas comunidades tradicionais. A Ilha tambm um convite aos amantes dos esportes nuticos, sendo considerada a Capital Nacional da Vela, palco de renomados eventos e competies e um dos principais destinos paulista de cruzeiros martimos. Por volta de 1582, a ilha foi refgio dos jesutas, que interromperam suas incurses martimas para se esconderem dos piratas ingleses.
Reginaldo Pupo

Em 1564 os padres Manuel da Nbrega e Anchieta aportaram em Ilhabela reportando que o local estava repleto de felinos de grande porte, que chamavam de onas. Relatos apontam a regio da praia de Ponta das Canas como provvel lugar de celebrao de missa pelos jesutas no dia 1 de maio.

Complemente o seu roteiro:


Santurio Ecolgico da Ilha das Cabras Parque Municipal das Cachoeiras Praia de Castelhanos, uma das 10 mais bonitas do Brasil Centro histrico e comercial, conhecido como Vila Trilha para a Cachoeira do Veloso
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 35

balsa

Legenda: Rota principal Prtico Eletrnico

CAMINHO PASSO A PASSO

Praa. Isabel Praia da Balsa/ Praia do Perequ; Av. Alm. Tamandar Praia do Perequ; Rua Pedro de Paula Morais Praia do Perequ; Av. Dona German Praia Saco da Capela; Av. Fora Expedicionria Brasileira Praia de Sta. Tereza; Av. Luiz Massa Praia do Viana; Av. Leonardo Reale Praia Velho Barreiro/ Praia da Siriba/ Praia do Sino; Av. Luiz Massa Praia do Viana; (a partir deste ponto comea o trajeto de retorno) Av. Fora Expedicionria Brasileira Praia de Sta. Tereza; Rua Benedito Cardeal Sobrinho Centro Vila; Rua Dr. Carvalho Vila; 17 Prtico: Vila; Praa. Cel. Julio de Moura Negro Vila; Av. Dona German Praia Saco da Capela; Praa das Esculturas;
36 GUIA DO CAMINHANTE

A rota oficial de Ilhabela termina na Praia do Sino, mas sugerimos seguir viagem at Ponta das Canas, provvel local onde Anchieta rezou missa ilha.

Caminha So Paulo

Faixa de areia Praia Saco da Capela; Rua Pedro de Paula Morais Praia do Perequ; Av. Praa. Isabel Praia do Perequ; Av. So Joo Praia do Perequ; Av. Praa. Isabel Praia do Perequ; Rua Caminho do Perequ Praia da Balsa; Av. Tiradentes Praia da Balsa; Travessia de balsa Ilhabela / So Sebastio

Telefones teis de Ilhabela


PREFEITURA MUNICIPAL: Rua Pref. Mariano Procpio de Arajo Carvalho, 86 Perequ ((12) 3896-9200 INFORMAES TURSTICAS: Secretaria de Turismo ( (12) 3895 7220 Posto de Informaes Turisticas ( (12) 3896-3777 Parque Municipal das Cachoeiras ( (12) 3896-3757 Parque Estadual de Ilhabela ((12) 3896-2585 Monitores Ambientais ((12) 9748-4497 Associao Comercial ((12) 3895-8523 Associao de Hteis, Bares e Restaurantes ((12) 3895-1041 ATENDIMENTO MDICO: Hospital ((12) 3895-3520 SEGURANA: Polcia Militar ( (12) 3895-862 Corpo dos Bombeiros ((12) 3892-2876 TRANSPORTE: Dersa ( (12) 3892-1268 Hora marcada de Balsa ( (12) 3358-2743 Transporte Intermunicipal ( (12) 3895-8709 / (12) 3892-1072 Transporte Urbano ( (12) 3895-8258 Ponto de Taxi ( (12) 3895-8587 / 0800-7705221 Heliponto ( (12) 3895-8296 S234916 Longitude W452216
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 37

No sculo XVI a ento chamada Vila de Santo Antnio de Caraguatatuba era habitada por ndios tupinambs e guaramomis, que comearam a ser catequizados pelos padres Jos de Anchieta e Manuel Veigas por volta de 1574. Na poca, o lugar era conhecido como terra abundante em caraguats - um tipo de bromlia cujas fibras era usadas pelos jesutas para confeccionarem suas sandlias, da a origem da denominao Caragu. Atualmente a cidade bastante procurada por suas guas calmas e limpas e pela diversificada oferta de esportes radicais, como vo livre, asa delta e parapente.
Bruno Rocha

CARAGUATATUBA

O Rio Juqueriquer dividia as duas capitanias: ao norte, capitania de So Vicente e, ao sul, a de Santo Amaro, onde ficava Caragu. Ao longo de seu percurso possvel observar transio de ecossistemas mangue, cerrado e Mata Atlntica

Complemente o seu roteiro:


Mirante do Morro de Santo Antnio Lagoa Azul, na praia do Capricrnio Ilhote da Cocanha Ncleo de cermica Terramar Praia Martin de S Fazenda de Mexilhes, a maior do Estado de So Paulo

38 GUIA DO CAMINHANTE

Caminha So Paulo

Legenda: Rota principal Prtico Eletrnico

CAMINHO PASSO A PASSO Av. Jos Herculano Barra do Juqueriquer; Av. Cristvo de Barros Praia do Porto Novo; Av. Miramar Praia do Porto Novo; Av. Atlntica Praia de Aruan; Av. Arthur Costa Filho Praia do Centro; 18 Prtico: Secretaria Municipal de Turismo; Av. Paulo Ferraz da Silva Porto; Av. Dr. Aldino Schiavi Praia Martim de S; Rua Jacarand; Av. Fioravante Pascholin; Av. Ipiranga; Rua Cabreva; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego; Faixa de areia Praia de Massaguau; Av. Maria Carlota Praia de Massaguau; Av. Joo Gonalves Santana Praia da Cocanha; Faixa de areia Praia da Cocanha; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego Praia de Tabatinga; Divisa com Ubatuba.
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 39

Telefones teis de Caraguatatuba


PREFEITURA MUNICIPAL: Pao Municipal ( (12) 3897-8100 / 8200 Sub Prefeitura Regio Norte ( (12) 3884-3555 Sub Prefeitura Regio Sul ( (12) 3887-4432 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO ( (12) 3897-7910/7920 ATENDIMENTO MDICO: Casa de Sade Stella Maris ((12) 3882-1866 Centro Mdico So Camilo ((12) 3882-1677 Clinica Santa Marta ((12) 3882-3015 UAMI: ((12) 3883-1373 Ambulncia ((12) 3882-2531 / 3897-9770 SAMU 192 / ((12) 3897-3208 SEGURANA Policia Militar: ((12) 3882-2333 Policia Rodoviria ((12) 3883-1044/1048 CORREIOS Agncia Centro ((12) 3883-1751 Agncia Trevo ((12) 3882-4040 TRANSPORTE Terminal Rodovirio ((12) 3883-9366 Praiamar Transportes ((12) 3887-2111 Viao Litornea ( (12) 3882-1669 Viao Pssaro Marrom ( (12) 3882-1669 Locao de Veculos ( (12) 3882-4005 / (12) 3883-3213 BOMBEIROS Grupamento Indaia ( (12) 3883-1717/1043 Salvamar ( 3887-3151

40 GUIA DO CAMINHANTE

Caminha So Paulo

UBATUBA

Ubatuba um paraso com 102 praias e mais de 85% do seu territrio est localizado dentro de 2 Unidades de Conservao: o Parque Estadual da Serra do Mar (Ncleo Picinguaba) e o Parque Estadual da Ilha Anchieta, mundialmente reconhecidos como alguns das maiores biodiversidades do planeta. Em meados do sculo XVI, essas terras serenas eram dominadas pelos ndios tupinambs e tupiniquins que, na tentativa de se protegerem dos ataques dos portugueses, organizaram a Confederao dos Tamoios. Para tentar pacificar a regio, o jovem Anchieta ofereceu-se como moeda de troca para selar a paz entre os envolvidos, ocasionando o primeiro tratado de paz no continente americano, a Paz de Iperoig.
Miguel Schincariol

Praia do Cruzeiro, onde Pe. Anchieta escreveu o famoso Poema Virgem Maria

Complemente o seu roteiro:


Base do Projeto TAMAR - ICMBio, com foco em
educao ambiental e proteo das tartarugas marinhas

Aqurio de Ubatuba Praia de Itamambuca, palco das mais importante competies Saco da Ribeira, onde est concentrada 70% das embarcaes do
litoral norte. de surf do Brasil

Passos dos Jesutas Anchieta

GUIA DO CAMINHANTE 41

Legenda: Rota principal Prticos Eletrnicos

CAMINHO PASSO A PASSO Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego; 19 Prtico: Cruz de Maranduba; Neste ponto voc deve Faixa de areia Praia de Maranduba; atravessar a ponte e entrar Faixa de areia Praia da Lagoinha; na trilha direita, ao lado da cerca do condomnio. Av. Copacabana Praia da Lagoinha; Ali far uma trilha de 8 Km, Av. Bom Retiro Praia da Lagoinha; passando pelas praias Rua Jos Reis Dores Praia da Lagoinha; Bonete e Cedro at chegar na praia de Fortaleza. Faixa de areia Praia da Fortaleza; Rua Custdio Alves Barreto Praia da Fortaleza; Estrada Municipal da Fortaleza Praia da Fortaleza e Praia Dura; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego; Rua Euclides Barros Praia do Lzaro; Av. Andrelino Miguel Praia do Lzaro; Estrada Saco do Ribeira Praia do Lzaro; Rua Coronel Tom Praia do Lzaro; Rua So Luiz Praia do Lzaro;
42 GUIA DO CAMINHANTE Caminha So Paulo

Rua Nove de Julho Praia do Lzaro; Rua Adrelino Miguel Praia do Lzaro; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego Praia do Lzaro; Rua Natael de Aquino Praia do Perequ Mirim; Faixa de a reia Praia do Perequ Mirim; Rua Tarims Praia do Perequ Mirim; Rua Amendoeira Praia da Enseada; Faixa de areia Praia da Enseada; Rua Eduardo Graa Praia da Enseada; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego; Rua Eng. Montesanti Praia das Toninhas; Rod. Dr. Manoel Hippolito Rego; Faixa de areia Praia Grande; Rua Francisco M. Sobrinho Praia do Tenrio; Rua Irene; Rua Cap. Freire; Rua Leovegildo Dias Vieira Praia de Itagu; Rua Nove de Julho; Av. Iperoig; 20 Prtico: Praia de Iperoig / Cruzeiro (CHEGADA).

Passos dos Jesutas Anchieta

GUIA DO CAMINHANTE 43

Telefones teis de Ubatuba


PREFEITURA MUNICIPAL: Av. Dona Maria, 865 - Centro ( (12) 3824-1000 CENTRO DE INFORMAES TURSTICAS ( (12) 3833-9123 ATENDIMENTO MDICO: Posto de Sade - Regional Sul ( (12) 3849-5001 Santa Casa ( (12) 3832-7531 Ambulncia / Emergncia ((12) 3834-1085 SEGURANA Guarda Municipal ( (12) 3833-3949 Delegacia da Mulher ( (12) 3832-5260 Delegacia de Polcia ( (12) 3832-1313 Polcia Florestal ( (12) 3832-2876 Policia Militar: ( (12) 3832-6094 Policia Rodoviria Estadual ( (12) 3832-0287 Polcia Rodoviria Federal ( (12) 3845-1226 TRANSPORTE Rodoviria ((12) 3833-4002 Terminal Interurbano So Jos ( (12) 3832-6912 Viao Litornea ( (12) 3832-3622 Ponto de Txi Anchieta ( (12) 3832-1460 Ponto de Txi Praa Nbrega ((12) 3832-1157 Ponto de Txi Praa 13 de Maio ( (12) 3832-1235
Juliana Branco

BOMBEIROS ((12) 3832-1290

Projeto Tamar

44 GUIA DO CAMINHANTE

Caminha So Paulo

Devido sua localizao entre planalto e porto, Cubato era ponto obrigatrio de passagem de ndios e jesutas, tendo ali iniciado a escalada da Serra do Mar. Na poca, a cidade funcionava como importante ponto de transbordo, carga e descarga. Em 1803, o ento Governador da Capitania ordenou a edificao do povoado de Cubato sobre a extinta Fazenda dos Jesuitas, sesmaria que ia do Rio das Pedras ao Rio dos Piles.
Secretaria de Comunicao e Imprensa da Prefeitura de Cubato

CUBATO (Rota alternativa)

Cruzeiro Quinhentista - construdo na ligao entre o caminho do Mar e o caminho aberto por Anchieta rumo ao Planalto de Piratininga. O monumento homenageia seus colonizadores que por ali passaram entre os sculos XVI XIX, no pedestal da grande cruz esto gravados os nomes de: Anchieta, Tibiri, Leonardo Nunes, Mem de S, Manuel da Nbrega, Martim Afonso e Joo Ramalho.

Complemente o seu roteiro:


Monumentos histricos da Estrada do Lorena Parques Ecolgicos Cotia-Par e Perequ Parque Estadual da Serra do Mar, Ncleo Itutinga Piles Rancho da Maioridade, Coleo de Arte Sesquicentenrio na Rua Marechal Rondon
Passos dos Jesutas Anchieta GUIA DO CAMINHANTE 45

com relquias do centenrio da Independncia

Legenda: Rota principal Rota alternativa Rota opcional Prticos Eletrnicos

Ao escolher essa rota, voc entrar no trajeto principal a partir de Santos, seguindo para o Guaruj e terminando a viagem na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba.

CAMINHO PASSO A PASSO PARTIDA: Praa do Cruzeiro Quinhentista; Rodovia Caminho do Mar; Avenida Nove de Abril; Praa Coronel Joaquim Montenegro; 21 Prtico: Largo do Sapo; Avenida Nove de Abril; Avenida Tancredo de Almeida Neves; Ponte sobre o rio Cubato Av. Bandeirantes; Av. Presidente Getulio Vargas; Rua So Bento; Rua Antonio Prado; Rua xavier da Silveira; Avenida Senador Feij;
46 GUIA DO CAMINHANTE

Divisa com Santos

CONTINUA... Caminha So Paulo

Rua Visconde do Rio Branco; 22 Prtico: Outeiro de Santa Catarina; Rua da Constituio; Rua General Cmara; Aqui o caminhante Rua Bras Cubas; acessa a Rota Avenida Washington Luis; Principal Avenida Vicente de Carvalho; Avenida Bartolomeu de Gusmo; Avenida Dr. Samuel Augusto de Leo Moura; 10 Prtico: Aqurio Municipal de Santos; Veja a continuao do caminho na pgina de Santos...

Telefones teis de Cubato


PREFEITURA MUNICIPAL: Praa dos Emancipadores, s/n Centro ( (13) 3362-6363
JULIANA AR SECRETAR IA DE COMU NICAO E IMPRENS A DE CUBA TO

SECRETARIA DE TURISMO: Avenida 9 de Abril, 2275 - Centro ( (13) 3362-0853/0861 ATENDIMENTO MDICO Hospital Ana Costa: ( (13) 3361-3435 / (13) 3375-2255 Hospital Modelo: ( (13) 3362-5400 Pronto Socorro Central: ( (13) 3362-6192 Pronto Socorro Jardim Casqueiro: ( (13) 3362-6373 SEGURANA 1 DP: ( (13) 3361-1234 2 DP Jd. Casqueiro: ( (13) 3363-1694 3 DP Vila Nova: ( (13) 3361-4046 Bombeiros: ( (13) 3361-1232 Rios de guas cristalinas, cachoeiras e trilhas protegidas pelo Parque Rio Perequ e Parque Estadual Itutinga-Piles.
Passos dos Jesutas Anchieta

Largo do Sapo

GUIA DO CAMINHANTE 47

AKAKI

Fique Ligado
EM CASO DE EMERGNCIA, LIGUE :

( 190 - Polcia Militar ( 192 SAMU / Ambulncia ( 193 Resgate / Bombeiros


2 VIA DO CARTO ELETRNICO: Em caso de extravio ou perda do seu carto, voc deve procurar um dos postos de troca do cdigo de barras pelo carto com chip e solicitar pessoalmente a emisso da 2 via.

No www.caminhasaopaulo.com.br...
O canal Cidades traz informaes sobre diversos atrativos tursticos de Perube a Ubatuba, que voc no pode deixar de conhecer. Incremente sua caminhada! Seu certificado de participao na caminhada estar disponvel para download assim que a sua passagem por 12 prticos eletrnicos for registrada. Basta clicar no canal Jesuit Magna e imprimir essa recordao. Interaja com o portal postando depoimentos e fotos da sua jornada e enriquea a nossa galeria. $ Prestadores de servios tursticos cadastrados em nosso site oferecem a voc, caminhante, uma tarifa diferenciada. Entre em contato direto com o estabelecimento para mais informaes, como preos, reservas e localizao.

n d i c e

Perube ..................................... 6 Itanham................................... 9 Mongagu................................. 12 Praia Grande ............................ 15 So Vicente .............................. 18 Santos ...................................... 21 Guaruj .................................... 24

Bertioga .................................... 28 So Sebastio .......................... 31 Ilhabela ..................................... 34 Caraguatatuba .......................... 38 Ubatuba .................................... 41 Cubato .................................... 45

48 GUIA DO CAMINHANTE

Caminha So Paulo

Ficha tcnica
Geraldo Alckmin Governador do Estado de So Paulo Mrcio Frana Secretrio de Turismo Cludio Valverde Secretrio Adjunto Cludio Figo dos Santos Chefe de Gabinete Maurcio Juvenal Assessor Tcnico de Gabinete Equipe Tcnica Programa Caminha So Paulo Passos dos Jesutas-Anchieta der Santos Fernanda Jordo Garcia Fernanda T. Baroni Ortiz Rivera Nomia Gladstone de Melo e Mello Eliane Mendes Consultoria: Jos Palma Agradecimentos: Jos Carlos S Associao Internacional Anchieta - AIA Equipe de Apoio Programa Caminha So Paulo Passos dos Jesutas-Anchieta Alaim Jos Barbosa Anlia Teresa da Costa P. Machado Douglas Mark Lacerda Marco Antonio Otero Marques Guia do Caminhante Programa Caminha So Paulo Passos dos Jesutas-Anchieta Design Grfico: Cassio & Bueno Editora Ltda. Municpios participantes (instncias locais de Turismo) Perube Itanham Mongagu Praia Grande Cubato So Vicente Santos Guaruj Bertioga So Sebastio Ilhabela Caraguatatuba - Ubatuba

Passos dos Jesutas Anchieta

GUIA DO CAMINHANTE 49

Dirio de viagem

50 GUIA DO CAMINHANTE

Caminha So Paulo

Dirio de viagem

Passos dos Jesutas Anchieta

GUIA DO CAMINHANTE 51

w w w. c a m i n h a s a o p a u l o . c o m . b r

52 GUIA DO CAMINHANTE

Caminha So Paulo

Potrebbero piacerti anche