Sei sulla pagina 1di 17

CDIGO DE TICA PROFISSIONAL E DISCIPLINAR DO CONSELHO NACIONAL DOS PERITOS JUDICIAIS DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

TTULO I DA TICA DO PERITO JUDICIAL

CAPTULO I - DO OBJETIVO Artigo 1. O presente Cdigo de tica Profissional e Disciplinar tem por objetivo fixar a forma pelo qual se devem conduzir os Peritos Judiciais, quando no exerccio profissional, inclusive, no exerccio de atividades relativas ao ensino, pesquisa e administrao de servios de percia, bem como no exerccio de qualquer outra atividade em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da Percia Judicial.

Artigo 2. A fim de garantir o acatamento e a cabal execuo deste Cdigo o associado comunicar ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil, com discrio e fundamento, todos os fatos de que tenha conhecimento e que caracterizem possvel infrao do presente Cdigo e das demais Normas que regulam o exerccio da Percia Judicial.

Artigo 3. A fiscalizao do cumprimento das normas estabelecidas neste Cdigo atribuio do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil, da Comisso de tica e Disciplina, das autoridades do Poder Judicirio, dos rgos Fiscalizadores do exerccio de suas profisses e dos peritos em geral.

Artigo 4. A Percia Judicial, quando pertinentes a profisses regulamentadas, ser exercida por profissionais legalmente habilitados e com registro nos seus respectivos Conselhos Profissional.

CAPTULO II - DA TICA DO PERITO JUDICIAL Artigo 5o. O Perito Judicial deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestgio da classe e da percia judicial. Pargrafo 1o. O Perito Judicial, no exerccio da profisso, deve manter independncia em qualquer circunstncia. Pargrafo 2o. Nenhum receio de desagradar ao juiz ou qualquer autoridade, dentro das devidas normas de urbanidade e estritamente profissional, nem de ocorrer em impopularidade, deve deter o Perito Judicial no exerccio da profisso.
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

Artigo 6o. O Perito Judicial responsvel pelos atos que, no exerccio da profisso, praticar com dolo ou culpa. Pargrafo nico. O Assistente Tcnico ser solidariamente responsvel com seu cliente, se produzir laudo pericial visando interpor ao temerria, desde que com aquele coligado para lesar a parte contrria, o que dever ser apurado em ao prpria. Artigo 7o. O Perito Judicial, inscrito nos quadros do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil, obriga-se a cumprir rigorosamente os deveres consignados neste Cdigo de tica e Disciplina. Pargrafo nico. O Cdigo de tica e Disciplina regula os deveres do Perito Judicial, inscritos no Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil, para com o Poder Judicirio, a comunidade, o cliente, o outro profissional e, ainda, a publicidade, a recusa do patrocnio, o dever de assistncia jurdica gratuita, o dever geral de urbanidade e os respectivos procedimentos disciplinares.

CAPTULO III - DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS Artigo 8. O Perito Judicial deve ter plena conscincia de que o auxiliar da Justia, pessoa civil, nomeado pelo Juiz ou pelo Tribunal, devidamente compromissado, desenvolvendo, assim, um trabalho de extrema responsabilidade e relevncia perante o Poder Judicirio, especialmente porque ir opinar e assistilos na realizao de prova pericial, consistente em exame, vistoria e avaliao.

Artigo 9. O Perito Judicial quando indicado pelas partes para atuar como Assistente Tcnico, assistindo-os, para realizar a prova pericial, deve seguir as mesmas normas e condutas previstas neste Cdigo, como se nomeado o fosse, j que seu trabalho tambm de extrema relevncia ao Poder Judicirio.

Artigo 10. A nomeao como Perito Judicial ou indicao como Assistente Tcnico deve ser considerada sempre, pelos mesmos, como distino e reconhecimento de seu conhecimento especial, tcnico ou cientifico, capacidade e honorabilidade, e delas declinaro nos casos previstos no Cdigo de Processo Civil.

Artigo 11. O Perito Judicial, enquanto Auxiliar da Justia, por fora do disposto no artigo 139 do Cdigo de Processo Civil, e os Assistentes Tcnicos atuaro cientes de que funo soberana do Juiz avaliar, do prisma jurdico, o fato tcnica ou cientificamente apreciado por eles, j que o julgador no est adstrito s concluses do laudo pericial ou do parecer tcnico, que os apreciar sem vinculo,
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

dando-lhes a valorizao que merecer.

Artigo 12. O Perito Judicial no exerccio de sua nomeao, bem como quaisquer outras profisses, deve ter sempre em conta que seu procedimento tico se torna extremamente importante, pelo fato da sua atividade estar ligada ao campo do direito, no qual as normas e deveres morais so mais ntidos, em conseqncia da ntima ligao entre o moral e o direito.

Artigo 13. O Perito Judicial, quando ciente de sua nomeao e, antes de assumir o compromisso, deve inteirar-se dos autos, para verificar se no h incompatibilidade ou algum impedimento, e se realmente se encontram em condies de assumir o compromisso e realizao do trabalho. Pargrafo nico A mesma regra ser aplicada quando o Perito Judicial vier a ser indicado como Assistente Tcnico por uma das partes.

Artigo 14. Na hiptese de recusa, antes de assumir o compromisso, deve o Perito Judicial comunicar ao Juiz, atravs de petio e o mais breve possvel, o motivo justificado da recusa; e, no caso de indicao como Assistente Tcnico, j constante dos autos, o Perito Judicial dever comunicar a parte, por escrito, a sua recusa, justificando-a, sem prejuzo de posterior petio neste sentido ao Juiz.

Artigo 15. No cabvel a recusa de nomeao como Perito Judicial quando esta fundamentar-se, to somente, no fato do processo encontrar-se sobre o amparo da Justia Gratuita. CAPTULO III - DOS DIREITOS Artigo 16. direito do Perito Judicial e do Assistente Tcnico exercer sua nomeao ou indicao sem ser discriminado por questes de religio, etnia, sexo, nacionalidade, cor, orientao sexual, idade, condio social, opinio poltica, ou de qualquer outra natureza. Artigo 17. O Perito Judicial e os Assistentes Tcnicos, para o desempenho da sua funo podem e deve utilizar-se de todos os meios necessrios, ouvindo testemunhas, obtendo informaes, solicitando documentos que estejam em poder da parte ou de reparties pblicas, bem como instruir o laudo com plantas, desenhos e fotografias e quaisquer outras peas que julgue necessrio. Artigo 18. No caso de recusa da exibio, entrega de documentos ou qualquer dificuldade oposta ao bom desempenho do trabalho pericial, o Perito Judicial deve
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

comunicar o fato ao Juiz, mediante petio, para que este tome as medidas administrativas e legais que o caso requerer.

Artigo 19. O Perito Judicial tem direito de requerer a prorrogao do prazo estipulado pelo Juiz para apresentao do Laudo Pericial, quando a percia judicial necessitar de um conjunto de procedimentos tcnicos ou cientficos, tais como pesquisas, diligncias, levantamento de dados e documentos, anlises, clculos, e outros, que possam comprometer o compromisso assumido.

Artigo 20. O Perito Judicial tem resguardado o seu direito ao sigilo profissional, mesmo em depoimento judicial, sobre o que saiba em razo de seu ofcio, cabendo-lhe recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou por nomeao ou indicao como Assistente Tcnico. Pargrafo nico. O sigilo profissional inerente a profisso, impondo-se o seu respeito, salvo grave ameaa ao direito vida, honra ou em defesa prpria, porm sempre restrito ao interesse da causa.

Artigo 21. O Perito Judicial poder publicar relatrio, parecer ou trabalho tcnicoprofissional, assinado e sob sua responsabilidade, desde que no seja difamatrio ou vazado em termos que possam provocar ou entreter debates sobre servio a seu cargo, respeitado o sigilo de justia e sem mencionar o nome das partes.

Artigo 22. direito do Perito Judicial evitar qualquer interferncia que possa constrang-lo em seu trabalho, no admitindo, em nenhuma hiptese, subordinar sua apreciao a qualquer fato, pessoa, situao ou efeito que possa comprometer sua independncia, denunciando a quem de direito a eventual ocorrncia desta situao descrita.

CAPTULO IV - DOS DEVERES E PROIBIES Artigo 23. Constitui deveres do Perito Judicial: I. exercer a profisso com zelo, diligencia, honestidade, dignidade e independncia profissional; II. guardar sigilo sobre o que souber em razo do exerccio de suas funes; III. zelar pela sua competncia exclusiva na orientao dos servios a ser cargo; IV. comunicar, desde logo, Justia, eventual circunstancia adversa que possa influir na concluso do trabalho pericial para o qual foi nomeado; V. inteirar-se de todas as circunstncias e dados antes de responder aos quesitos formulados; VI. declarar-se impedido ou suspeito de aceitar sua nomeao, na hiptese de uma das circunstancias previstas nos artigos 26, 27, 28, 29 e 30 deste Cdigo; VII. evitar declaraes pblicas sobre os motivos da renuncia de suas funes;
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

VIII. informar ao juzo, a qualquer tempo, a existncia de impedimento para o exerccio da funo; IX. recusar sua nomeao, desde que reconhea no se achar capacitado, em face de especializao tcnica ou cientifica insuficiente, para bem desempenhar a nomeao.

Artigo 24. proibido ao Perito Judicial: I. anunciar, provocar ou sugerir publicidade abusiva; II. auferir qualquer provento em funo do exerccio profissional, que no decorra exclusivamente de sua prtica correta e honesta; III. angariar, direta ou indiretamente, servios de qualquer natureza, com prejuzo moral ou desprestgio para a classe e para o Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil; IV. assinar documentos ou peas elaboradas por outrem, alheio sua orientao, superviso e fiscalizao; V. valer-se de agenciador de servios, mediante participao nos honorrios; VI. concorrer para a realizao de ato contrrio Lei ou destinado a fraud-la ou praticar, no exerccio da profisso, ato legalmente definido como crime; VII. solicitar ou receber das partes envolvidas, quaisquer importncias fora do processo; VIII. estabelecer entendimento com uma das partes sem cincia da outra ou do Juiz; IX. locupletar-se, por qualquer forma, custa do cliente ou da parte interessada nos autos, por si ou terceiros a seu mando; X. prejudicar, culposa ou dolosamente, interesse confiado a seu patrocnio; XI. recusar-se, injustificadamente, a prestar servios quando nomeado pela Justia: XII. reter abusivamente, extrair indevidamente, livros papis ou documentos; XIII. interromper a prestao dos servios sem justa causa e sem notificao prvia Justia e/ou cliente; XIV. exercer atividade profissional ou ligar seu nome a empreendimento de manifesta inviabilidade ou de finalidades ilcitas; XV. violar sigilo profissional; XVI. revelar negociao confidenciada para acordo ou transao, quando lhe tenha sido encaminhada com observncia dos preceitos contidos neste Cdigo; XVII. identificar o cliente sem sua expressa concordncia, em publicao, onde haja meno a trabalho que tenha realizado ou orientado; XVIII. iludir ou tentar iludir a boa f na elaborao de trabalhos, por qualquer forma, inclusive alterando ou deturpando o exato teor de documento, citao de obra, de lei ou de deciso judicial; XIX. descumprir, no prazo estabelecido, determinao do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil, dos Conselhos de Registro Profissional ou de outros rgos autorizados em matria de competncia destes, depois de regularmente notificado; XX. oferecer ou disputar servios profissionais mediante aviltamento de honorrios ou em concorrncia desleal.
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

Artigo 25. O Perito, em Juzo ou fora dele, dever: I. recusar sua indicao, desde que reconhea no se achar capacitado, em face de especializao, para bem desempenhar o encargo; II. evitar interpretaes tendenciosas sobre a matria que constitui objeto da percia, mantendo absoluta independncia moral e tcnica na elaborao do respectivo laudo; III. abster-se de expender argumentos ou dar a conhecer sua convico pessoal sobre os direitos de qualquer das partes interessadas, ou da justia da causa em que estiver servindo como perito, mantendo seu laudo no mbito tcnico legal; IV. considerar com imparcialidade o pensamento exposto em laudo pericial submetido sua apreciao; V. mencionar obrigatoriamente fatos que conhea e repute em condies de exercer efeito sobre peas objeto de seu laudo; VI. abster-se de dar parecer ou emitir opinio sem estar suficientemente informado e documentado; VII. assinalar enganos ou divergncias que encontrar.

CAPTULO V - DOS DEVERES EM RELAO A CLASSE E AOS COLEGAS Artigo 26. dever do Perito Judicial com relao classe: I. prestar seu concurso moral, intelectual e material s entidades de classe; II. zelar pelo prestgio da classe, da dignidade profissional e do aperfeioamento de suas instituies; III. aceitar o desempenho de cargo dirigente nas entidades de classe, salvo circunstncias especiais que justifiquem sua recusa e exerc-lo com interesse e critrio; IV. acatar as resolues votadas pelo Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil; V. zelar pelo cumprimento deste Cdigo, comunicando com discrio e fundamentadamente, aos rgos competentes, as infraes de que tiver cincia; VI. jamais utilizar-se de posio ocupada na direo de entidades de classe em benefcio prprio ou para proveito pessoal, diretamente ou atravs de interposta pessoa.

Artigo 27. A conduta do perito, com relao aos colegas, deve ser pautada nos princpios de considerao, apreo e solidariedade, em consonncia com os postulados de harmonia da classe. Pargrafo nico - O esprito de solidariedade no induz nem justifica a convivncia com o erro ou com os atos infringentes de normas ticas ou legais que regem o exerccio da profisso.

Artigo 28. O perito deve, em relao aos colegas, observar as seguintes normas
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

de conduta: I. evitar referncias prejudiciais ou de qualquer modo desabonadoras; II. abster-se da aceitao de encargo profissional em substituio a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profisso ou da classe, desde que permaneam as mesmas condies que ditaram o referido procedimento; III. comunicar-se com perito assistente oficial com antecedncia mnima de 48 horas antes da realizao da diligncia e/ou entrega do laudo; IV. evitar pronunciamentos sobre servio profissional que saiba entregue a colega, sem anuncia deste; V. jamais apropriar-se de trabalhos, iniciativas ou solues encontradas por colegas, apresentando-os como prprios; VI. evitar desentendimentos com o colega ao qual vier a substituir no exerccio profissional.

CAPITULO VI - DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO DO PERITO Artigo 29. O impedimento e a suspeio so situaes fticas ou circunstancias que impossibilitam o Perito Judicial de exercer, regularmente, suas funes ou realizar atividade pericial em processo judicial ou extrajudicial, inclusive arbitral. Artigo 30. O Perito Judicial deve se declarar impedido quando no puder exercer suas atividades com imparcialidade e sem qualquer interferncia de terceiros, ou ocorrendo uma das seguintes situaes: I. for parte do processo; II. tiver atuado como Assistente Tcnico ou prestado depoimento como testemunha no processo; III. tiver cnjuge ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou em linha colateral at o terceiro grau, postulando no processo ou entidades da qual esses faam parte de seu quadro societrio ou de direo; IV. tiver interesse, direto ou indireto, mediato ou imediato, por si, seu cnjuge ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou em linha colateral at o terceiro grau, no resultado do trabalho pericial; V. exercer cargo ou funo incompatvel com a atividade de Perito Judicial, em funo de impedimentos legais ou estatutrios; VI. tiver mantido, nos ltimos cinco anos, ou mantenha com alguma das partes ou seus procuradores, relao de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado; VII. tiver atuado, pessoalmente, como advogado de uma das partes ou de algum de seus procuradores. Artigo 31. Da mesma forma, o Perito Judicial deve declarar-se, ainda, impedido quando lhe faltar conhecimento tcnico-cientifico, decorrente de sua autonomia,
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

estrutura profissional e da independncia que deve possuir para ter condies de forma isenta o seu trabalho. So motivos de impedimento tcnico-cientifico: I. a matria em litgio no ser de sua especialidade; II. a constatao de que os recursos humanos e materiais de sua estrutura profissional no permitem assumir o encargo ou cumpri-lo no prazo estipulado pelo Juzo; III. tiver atuado para uma das partes na condio de consultor tcnico em processo no qual o objeto da percia seja semelhante quele em apreciao.

Artigo 32. O Perito Judicial deve declarar-se suspeito quando, aps, nomeado verificar a ocorrncia de situaes que venha suscitar suspeio em funo de sua imparcialidade ou independncia e, desta maneira, comprometer o resultado do seu trabalho em relao ao seu trabalho.

Artigo 33o. Os casos de suspeio aos quais esto sujeitos o Perito Judicial so os seguintes: I. ser amigo intimo ou inimigo capital de qualquer das partes, bem como de seus procuradores; II. ser devedor ou credor de qualquer das partes, dos seus cnjuges, de parentes destes em linha reta ou colateral at o terceiro grau, de seus procuradores ou de entidades das quais faam parte de seu quadro societrio ou de direo; III. ser herdeiro presuntivo ou donatrio de qualquer das partes ou de seus cnjuges; IV. ser parceiro, empregador ou empregado de alguma das partes; V. aconselhar, de alguma forma, parte envolvida no litgio acerca do objeto da causa; VI. quando tiver qualquer tipo de interesse no julgamento da causa em favor de uma das partes. Pargrafo nico. O Perito Judicial pode ainda declarar-se suspeito por motivo de foro intimo.

CAPTULO VII - DOS HONORRIOS PERICIAIS Artigo 34o. Na elaborao da proposta de honorrios, o Perito Judicial deve considerar, entre outros fatores, a relevncia, o vulto, a complexidade, a quantidade de horas dispendida e o prazo estabelecido. Pargrafo 1o. A relevncia entendida como a importncia da pericia no contexto social e sua essencialidade para dirimir as duvidas de carter tcnico-cientifico, suscitadas em demanda judicial ou extrajudicial. Pargrafo 2o. O vulto esta relacionado ao valor da causa no que se refere ao objeto da pericia; a dimenso determinada pelo volume de trabalho; e, a abrangncia pelas reas de conhecimento envolvidas.
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

Pargrafo 3o. A complexidade esta relacionada dificuldade tcnica para a realizao do trabalho pericial em decorrncia do grau de especializao exigido; a dificuldade em obter os elementos necessrios para a fundamentao do laudo pericial; e, ao tempo transcorrido entre o fato a ser periciado e a realizao da pericia. Pargrafo 4o. As horas estimadas para a realizao de cada fase do trabalho o tempo dispendido para a realizao da pericia, mensurado em horas trabalhadas pelo Perito Judicial. Pargrafo 5o. O prazo determinado nas pericias judiciais ou nas extrajudiciais deve ser levado em conta, considerando-se a eventual exigidade do tempo, que pode requerer dedicao exclusiva do Perito Judicial para sua elaborao e concluso. Artigo 35o. O Perito Judicial deve levar em conta, ainda, na elaborao da proposta de honorrios os seguintes aspectos: I. elaborao de termos de diligencias para arrecadao de provas e comunicado s partes, seus procuradores e Assistentes Tcnicos; II. realizao de diligencias; III. pesquisa documental e exames necessrios a serem realizados; IV. despesas com viagens, hospedagens, transporte, alimentao, etc.

Artigo 36o. O Perito Judicial deve ressaltar, em sua proposta de honorrios, que esta no contempla os honorrios relativos a quesitos suplementares requeridos pelas partes, onde se observar os mesmos critrios para elaborao da proposta inicial.

Artigo 37o. O Perito Judicial deve apresentar sua proposta de honorrios devidamente fundamentada ao juzo, de forma a no suscitar quaisquer duvidas.

TITULO II DO PROCESSO DISCIPLINAR

CAPTULO I - DISPOSIES GERAIS Artigo 38o. A transgresso do preceituado neste Cdigo constitui infrao disciplinar, a ser analisada pela Comisso de tica e Disciplina, aplicando as regras gerais do procedimento administrativo comum e/ou da legislao processual civil, que poder aplicar as sanes aqui previstas. Pargrafo nico - As sanes disciplinares podem ser de: I. advertncia;
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

II. suspenso; III. excluso; e, IV. multa

Artigo 39o. O procedimento disciplinar tramitar em sigilo, at o seu termino, s tendo acesso s suas informaes as partes, seus defensores e a autoridade judiciria competente.

Artigo 40o. O poder de punir disciplinarmente os inscritos no Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil cabe exclusivamente a Comisso de tica e Disciplina.

Artigo 41o. O procedimento disciplinar no exclui a comum e, quando o fato constitui crime, deve ser comunicado s autoridades competentes.

Artigo 42o. Ao representado deve ser assegurado amplo direito de defesa, podendo acompanhar o processo em todos os seus termos, pessoalmente ou por intermdio de procurador.

Artigo 43o. O Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil poder adotar as medidas administrativas e judiciais pertinentes, objetivando que o profissional suspenso ou excludo devolva seu documento de identificao.

CAPITULO II - DAS INFRAES DISCIPLINARES Artigo 44o. Constitui infrao disciplinar: I. Exercer a profisso quando impedido ou faz-lo, nos termos dos artigos 26, 27, 28, 29 e 30; II. Facilitar, por qualquer meio, o exerccio da profisso aos no habilitados, proibidos, impedidos; III. Valer-se de agenciados de causas, mediante participao nos honorrios a receber; IV. Angariar ou captar causas,com ou sem interveno de terceiros; V. Assinar qualquer laudo destinado a processo judicial ou para fim extrajudicial que no tenha feito, ou em que no tenha colaborado; VI. Violar, sem justa causa, sigilo profissional a que estava obrigado a manter; VII. Estabelecer entendimento com uma das partes quando atuando como Perito Judicial, ou com a parte adversa quando atuando como Assistente Tcnico; VIII. Prejudicar, por culpa grave, interesse confiado no seu trabalho; IX. Acarretar, conscientemente, por ato prprio, a anulao ou nulidade do
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

processo em que atuou como Perito Judicial; X. Abandonar a causa sem justo motivo ou antes de decorridos 10 (dez) dias da comunicao da renncia, quando estiver atuando como Assistente Tcnico; XI. Recusar-se a prestar, sem justo motivo, trabalho pericial quando nomeado pelo Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil; XII. Fazer publicar na imprensa, desnecessria e habitualmente, sua convico pessoal sobre causa que estiver atuando ou tiver atuado, como Perito Judicial ou Assistente Tcnico; XIII. Deturpar o teor do laudo pericial, bem como de depoimentos, documentos, livros e outros, para confundir ou iludir o Juiz; XIV. Deixar de cumprir, no prazo estabelecido, determinao emanada de autoridade pblica competente ou de autoridade do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil, em matria de competncia deste, depois de regularmente notificado; XV. Elaborar, como Assistente Tcnico, laudo pericial para realizao de ato contrrio lei ou destinado fraud-la; XVI. Receber valores de uma das partes quando atuando como Perito Judicial, ou quando atuando como Assistente Tcnico, da parte contrria ou de terceiros; XVII. Locupletar-se, por qualquer forma, custa do seu trabalho, exceto quanto aos honorrios profissionais previamente acordados; XVIII. Recusar-se, injustificadamente, a atuar como Perito Judicial na Justia Gratuita; XIX. Reter, abusivamente, ou extraviar autos recebidos vista ou em confiana; XX. Incidir em erros reiterados que evidenciem inpcia profissional; XXI. Extraviar ou concorrer para que se extraviem ou se estraguem quaisquer objetos pertencente a terceiros ou documentos oficiais que estejam sob a sua responsabilidade direta ou no; XXII. Fazer falsas prova de qualquer dos requisitos exigidos para inscrio nos quadros do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil; XXIII. Deixar de pagar a anuidade e honorrios de servios devidos ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil, depois de regularmente notificado; XXIV. No comunicar ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil, a aplicao de sano disciplinar de suspenso ou excluso dos quadros do rgo de Classe a que esteja vinculado; XXV. Deixar de comunicar ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil, ou a quem de direito, em tempo hbil, o conhecimento que tiver de qualquer fato que possa comprometer a disciplina e/ou a tica da classe; XXVI. Quando no exerccio da profisso de Perito Judicial ou Assistente Tcnico, desrespeitar ou desconsiderar autoridade civil, administrativa ou judicial, desde que no incorra em crime; XXVII. Utilizar em quaisquer tipos de publicidade, stios da internet, cartes, peties ou laudos periciais o smbolo do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil; XXVIII. Criar comunidades ou afins em quaisquer sites de relacionamentos, como Orkut, Facebook, Twitter, etc, utilizando o smbolo do Conselho Nacional dos
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil; XXIX. Iludir ou tentar iludir a boa f na elaborao de trabalhos, por qualquer forma, inclusive alterando ou deturpando o exato teor de documentos, citao de obra, de lei ou de deciso judicial; XXX. Oferecer ou disputar servios profissionais mediante aviltamento de honorrios ou em concorrncia desleal; XXXI. Praticar crime infame; XXXII. Manter conduta incompatvel ou tornar-se moralmente inidneo para com o exerccio da profisso de Perito Judicial; Pargrafo nico. Considera-se conduta incompatvel: a. prtica reiterada de jogo de azar ou no autorizado por lei; b. incontinncia pblica e escandalosa; c. embriaguez ou toxicomania habituais.

CAPTULO III - DAS SANES DISCIPLINARES Artigo 45o. As sanes disciplinares devem constar dos assentamentos do associado, aps o seu trnsito em julgado, no podendo ser objeto de publicidade a de multa. Artigo 46o. A advertncia aplicvel nos casos de: I. infraes definidas nos incisos II, III, IV, V, VI, VII, XI, XII, XV e XVI do artigo 43; II. violao a preceito deste Cdigo de tica, quando para a infrao no se tenha estabelecido sano mais grave. Pargrafo nico. A advertncia pode ser convertida em repreenso particular, cabendo ao Diretor Corregedor faz-la em ofcio reservado, sem registro nos assentamentos do associado, quando presente circunstncia atenuante. Artigo 47o. A suspenso aplicvel nos casos de : I. infraes definidas nos incisos I, VIII, IX, X, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI, XXIII, XXVII E XXVIII do artigo 43; II.. A suspenso ser automtica, pelo prazo de trinta dias, aps o transito em julgado da segunda sano de advertncia aplicada, caso esta ocorra dentro do prazo de trs anos, sendo as infraes da mesma natureza; III.. A suspenso ser automtica, pelo prazo de sessenta dias, aps o transito em julgado da segunda sano de advertncia aplicada, caso esta ocorra dentro do prazo de 05 cinco anos, sendo as infraes da mesma natureza; Pargrafo 1o. A suspenso acarreta ao infrator a interdio do exerccio profissional, em todo o territrio nacional, pelo prazo de trinta dias a doze meses, de acordo com os critrios de individualizao previstos neste captulo; Pargrafo 2o. Na hiptese do inciso XXIII a suspenso perdura at que satisfaa integralmente a divida, inclusive, com correo monetria;
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

Pargrafo 3o. Nas hipteses dos incisos XXIV, XXVII e XXVIII, a suspenso perdura at que comprove sua reincluso nos quadros do rgo de Classe a que esteja vinculado ou enquanto no comprovada a excluso.

Artigo 48o. A excluso aplicvel nos casos de: I. automaticamente, aps o transito em julgado, da terceira sano de suspenso, aplicada sucessivamente dentro do prazo de cinco anos, sendo as infraes da mesma natureza ou no, desde que presente o requisito contido no pargrafo nico; II. Infraes definidas nos incisos XXII, XXIV, XXVI, XXIX, XXXI e XXXII. Pargrafo nico. Para aplicao da sano disciplinar de excluso necessria a manifestao favorvel e em maioria absoluta de dois teros dos membros da Comisso de tica e Disciplina.

Artigo 49o. A pena de multa aplicvel nos casos de: I. infraes definidas nos incisos XIV, XXV, XXVII e XXVIII; II. Automaticamente e cumulativamente com as sanes de advertncia ou suspenso, em havendo circunstancias agravantes. Pargrafo nico. A multa arbitrada corresponder ao mnimo correspondente ao valor de uma anuidade e o mximo de seu dcuplo.

Artigo 50o. Na aplicao das sanes disciplinares so consideradas, para fins de atenuao as seguintes circunstancias, entre outras: I. falta cometida na defesa de prerrogativa profissional; II. Ausncia de punio disciplinar anterior; III. Exerccio assduo e proficiente do profissional; e, IV. Prestao de relevantes servios ao Poder Judicirio ou ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil; Pargrafo 1o. Os antecedentes do associado, as atenuantes, o grau de culpa por ele revelada, as circunstncias e as conseqncias da infrao sero consideradas para o fim de decidir: a. sobre a convenincia da aplicao cumulativa da multa e de outra sano disciplinar; e, b. sobre o tempo de suspenso e o valor da multa aplicveis. Pargrafo 2o. As penas de advertncia ou suspenso podem ser convertidas em pena de multa, considerando-se para tal a natureza da infrao tica cometida, com seus atenuantes e agravantes, e, essencialmente, a primariedade do associado.
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

Artigo 51o. permitido ao associado que tenha sofrido qualquer sano disciplinar requerer, um ano aps seu cumprimento, a reabilitao, em face de provas efetivas de bom comportamento. Pargrafo nico. Quando a sano disciplinar resultar da prtica de crime ou de suspenso ou excluso do seu rgo de Classe profissional, o pedido depende tambm da correspondente reabilitao criminal e profissional.

Artigo 52o. O Perito Judicial fica impedido de exercer o seu mister em todo o territrio nacional a que for aplicado a pena de suspenso ou excluso, esta definitivamente e, aquela, enquanto perdurar o prazo estipulado na deciso transitada em julgado. Artigo 53o. A pretenso punibilidade das infraes disciplinares prescreve em cinco anos, contados da data da constatao oficial do fato e, interromper-se- pela instaurao do processo disciplinar ou pela notificao vlida efetuada diretamente ao associado.

TITULO III DA COMISSO DE TICA E DISCIPLINA CAPTULO I - DA COMPETNCIA Artigo 54o. A Comisso de tica e Disciplina competente para orientar e aconselhar sobre tica profissional, respondendo s consultas em tese, e julgar os processos disciplinares.

Artigo 55o. Compete, tambm a Comisso de tica e Disciplina: I. instaurar de ofcio, processo competente sobre o ato ou matria que considere passvel de configurar, em tese, infrao a principio ou norma de tica profissional; II. Organizar, promover e desenvolver cursos, palestras, seminrios e discusses a respeito de tica profissional, inclusive junto aos cursos ministrados no Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil, visando a formao da conscincia dos futuros profissionais para os problemas fundamentais da tica; III. expedir provises ou resolues sobre o modo de proceder em casos previstos nos regulamentos e costumes; IV. mediar e conciliar nas questes que envolvam dvidas e pendncias entre Peritos Judiciais.
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

CAPTULO II - DOS PROCEDIMENTOS Artigo 56o. O processo disciplinar instaura-se de ofcio, mediante representao dos interessados, dos Conselhos de Classe Profissional ou atravs de requerimento do Juiz ou Tribunal, encaminhada ao Presidente do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil. Pargrafo 1o. Recebida a representao o Presidente do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil a encaminhar para a Comisso de tica e Disciplina do Conselho, aos cuidados do Diretor Corregedor, que designar, desde logo, um relator para instruir a instruo processual. Pargrafo 2o. O Diretor Corregedor pode propor ao Presidente do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil o arquivamento da representao, quando esta estiver desconstituda dos pressupostos de admissibilidade. Pargrafo 3o. A representao formulada contra membros da Diretoria Executiva somente ser recebida aps autorizao do Conselho Diretor.

Artigo 57o. Compete ao relator do processo disciplinar determinar a notificao dos interessados para esclarecimento, ou do representado para a defesa prvia, em qualquer caso no prazo de 15 (quinze) dias. Pargrafo 1o. Se o representado no for encontrado ou se tornar revel, o Diretor Corregedor deve designar-lhe defensor dativo. Pargrafo 2o. Oferecida a defesa prvia, que deve estar acompanhada de todos os documentos e rol de testemunhas, at o mximo de trs, proferido o despacho saneador e designada, se reputada necessria, a audincia para oitiva do interessado, representado e das testemunhas, que devero incumbir-se do comparecimento destas. Pargrafo 3o. Se aps a defesa prvia, o relator se manifestar pelo indeferimento liminar da representao, este deve ser decidido pelo Diretor Corregedor. Pargrafo 4o. O relator pode determinar a realizao de diligencias que julgar conveniente. Pargrafo 5o. Concluda a fase instruo, ser aberto prazo sucessivo de quinze dias para apresentao de razes finais pelo interessado e pelo representado, aps a juntada da ltima intimao. Pargrafo 6o. Superada a fase anterior, o relator profere parecer preliminar, a ser submetido a Comisso de tica e Disciplina, o que dever ocorrer dentro do prazo de sessenta dias, para instruo e julgamento do processo, que poder ser acompanhado pelo interessado e pelo representado, os quais sero intimados da
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

data com dez dias de antecedncia.

Artigo 58o. Iniciada a instruo e julgamento, perante a Comisso de tica e Disciplina, o Relator apresentar o relatrio dos fatos, onde enfatizar os pontos essenciais a serem apreciados. Pargrafo nico. Poder ser produzida sustentao oral pelo prazo de 10 (dez) minutos, pelo representante e pelo representado, nesta ordem, ou por seus respectivos defensores.

Artigo 59o. Aps a sustentao oral, o Relator proferir o seu voto, de forma oral, pblica e fundamentada, sendo seguido na votao pelos demais membros da Comisso de tica e Disciplina. Artigo 60o. Terminada a votao, o processo vai ao Relator para lavratura do acrdo, contento ementa da deciso, a ser publicada no rgo oficial do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil. Artigo 61o. Cabe recurso a Diretoria Executiva de todas as decises definitivas proferidas pela Comisso de tica e Disciplina, quando no tenham sido unnimes ou, sendo unnimes, contrariem este Cdigo de tica e Disciplina e Legislao Civil, Administrativa e Penal.

Artigo 62o. Todos os recursos tem efeito suspensivo, exceto quando se tratarem das infraes previstas nos incisos I, XI, XVIII, XXII, XXIII, XXIV, XXVII, XXVIII e XXIX.

Artigo 63o. Ser permitida a reviso do processo disciplinar, por erro de julgamento ou por condenao baseada em provas falsas.

TITULO IV DAS DISPOSIES FINAIS CAPTULO I - DAS DISPOSIES FINAIS Artigo 64o. Cabe ao Diretor Jurdico do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil divulgar levar ao conhecimento de todas as Delegacias Regionais o presente Cdigo de tica e Disciplina.
Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

Artigo 65o. Este Cdigo de tica e Disciplina entra em vigor trinta dias aps a sua publicao e disponibilizao no site do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da Repblica Federativa do Brasil. Pargrafo nico. Durante o perodo de vacncia devero ser promovidas atividades e campanhas de divulgao e esclarecimentos acerca do disposto neste cdigo, atravs do Diretor de Comunicao Social.

Artigo 66o. Revogam-se o antigo Cdigo de tica e Disciplina e as demais disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2.010.

JOS RICARDO ROCHA BANDEIRA Presidente

Rua Engenheiro Adel,80 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20260-210

Potrebbero piacerti anche