Sei sulla pagina 1di 14

BASLIO: O CONCEITO DE VOCBULO NA OBRA DE MATTOSO CMARA

71

O CONCEITO DE VOCBULO NA OBRA DE MATTOSO CMARA


(The Concept of Word in Mattoso Cmara) Margarida BASLIO (PUC-RJ)
ABSTRACT: This paper deals with Prof. Mattoso Cmara Jniors concept of word and its identification in the structure of Brazilian Portuguese. Initiallly, I briefly survey the main problems concerning the concept of word in structuralism and its origin; in the central part of the article, I focus on Mattoso Cmaras proposals in his main works, situating them in the context of the development of Linguistics in Brazil; I then present the authors view of the question of word compounding. The last part of the article summarizes his main contributions towards establishing the concept and defining processes for the identification of the word in Portuguese. KEY-WORDS: Word; Compounds; Mattoso Cmara Jnior; Brazilian Portuguese. RESUMO: O presente trabalho aborda na obra de Mattoso Cmara Jnior a questo do conceito de palavra e sua identificao na estrutura da Lngua Portuguesa. Colocamos, de incio, um breve histrico do problema da conceituao de palavra no estruturalismo e seus antecedentes; na parte central do artigo, focalizamos as propostas de Mattoso Cmara Jnior em seus principais trabalhos, situadas no contexto do desenvolvimento da Lingstica no Brasil; em seguida, apresentamos a viso do Mestre sobre a questo das composies vocabulares. A parte final do artigo resume as principais contribuies de Cmara Jnior para a conceituao e identificao do vocbulo na Lngua Portuguesa. PALAVRAS-CHAVE: Palavra; Vocbulo; Composio; Mattoso Cmara Jnior; Lngua Portuguesa.

0. Introduo
O presente artigo um tributo memria do Prof. Mattoso Cmara Jnior, certamente o nome mais relevante na histria da lingstica em nosso pas.
D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL, 2004 (71-84)

72

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

Conheci o Prof. Mattoso Cmara como professor de Introduo Lingstica Geral, quando cursava o ltimo semestre de Letras Clssicas da PUC-RJ, em 1967. No ano seguinte, ingressando no Mestrado em Lingstica do Programa Unificado de Ps-Graduao em Lingstica do Museu Nacional, em 1968, ainda teria eu o privilgio, por mais dois semestres, de ter o Professor Mattoso Cmara como professor, nos cursos de Histria da Lingstica e Estrutura da Lngua Portuguesa. Na poca, ele nos apresentava as ltimas verses de suas anlises e descries do portugus, que posteriormente vieram a constituir o inacabado e fundamental Estrutura da Lngua Portuguesa; o precursor Problemas de Lingstica Descritiva; e o precioso Histria da Lingstica. No h outro epteto para Mattoso Cmara seno O Grande Mestre. O domnio absoluto de todos os temas que abordava, a farta erudio, os comentrios fundamentados e bem elaborados, a solidez da argumentao; e tambm os detalhes pitorescos, um leve tom de humor, pequenas pausas amenas quando via que no podamos mais acompanhar o ritmo das reflexes tericas. Sim, Mattoso Cmara no foi apenas o grande pioneiro da Lingstica no pas; foi, tambm, um professor perfeito. Mudaram-se os paradigmas, a Lingstica teve no Brasil um desenvolvimento mpar, juntamente com a evoluo planejada do sistema de psgraduao no pas; alargaram-se os domnios da investigao, novos mtodos de anlise so privilegiados. Mattoso Cmara passou de precursor a clssico. E sua obra mantm a relevncia de sempre. Como especialista em Morfologia e herdeira convicta do legado mattosiano de intensa dedicao descrio e ensino da lngua portuguesa, escolhi, dentre as inmeras contribuies de Mattoso Cmara para a Lingstica e a descrio de nossa lngua, abordar em sua obra a questo do conceito de palavra e sua identificao na estrutura da lngua portuguesa. O artigo est dividido em trs partes. Na primeira, coloco os antecedentes que determinam o problema do conceito de palavra no estruturalismo, descrevo o problema e resumo o posicionamento de Saussure e Bloomfield. Na segunda, abordo o conceito de palavra em Mattoso Cmara Jnior. Na terceira, analiso como o Mestre tratou da questo da composio na Lngua Portuguesa.

BASLIO: O CONCEITO DE VOCBULO NA OBRA DE MATTOSO CMARA

73

1. O conceito de palavra no Estruturalismo 1.1. Antecedentes


Se observarmos nossas gramticas, constataremos que o conceito de palavra no abordado, mas tomado implicitamente. Isto se verifica porque, nas gramticas tradicionais, o modelo subjacente o modelo Palavra e Paradigma, em que a palavra considerada como a unidade mnima de anlise lingstica. Nesse modelo, a forma das palavras apresenta um esquema relativamente fixo de variaes para a expresso de categorias acidentais, o paradigma. Temos, portanto, substantivos classificados em declinaes e verbos em conjugaes, cada um(a) com seu paradigma correspondente. As gramticas do portugus no apenas apresentam o termo explcito paradigma no tratamento dos verbos, mas tambm a organizao implcita, que entende a palavra como a unidade mnima de anlise lingstica. A conceituao de palavra, no entanto, passou por diferentes abalos em vrios momentos da histria da lingstica e continua sendo discutida at hoje. Aqui vamos nos deter nas questes que surgem com o advento do estruturalismo. Para isto, entretanto, necessrio traarmos um panorama de sua evoluo sobretudo a partir do sculo XIX. Ainda que gramticos antigos tenham intudo a distino entre derivao e flexo, conforme observa Mattoso Cmara (1970: 71), ou que termos como radical e afixos tenham sido utilizados j h alguns sculos, apenas no sculo XIX, com o desenvolvimento da Lingstica Histrica, passa a haver uma preocupao geral com a estrutura interna da palavra. nesta poca que o termo morfologia passa a ser utilizado abrangendo a flexo e a derivao. De fato, o sculo XIX se caracteriza inicialmente pelo desenvolvimento do mtodo histrico-comparativo, com o qual se pretendia estabelecer a relao gentica entre lnguas; e pelo subseqente desenvolvimento do mtodo histrico, atravs do qual se estabelecia a evoluo fontica a partir de formas bsicas teorizadas como ancestrais. Ora, dadas as profundas modificaes ocorridas sobretudo em situaes de juntura, que dificultavam o estabelecimento de correspondncias sistemticas, os comparatistas precisavam proceder anlise da estrutura interna da palavra e recuperar

74

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

os elementos formativos, a serem comparados em diferentes lnguas. A manipulao desta estruturao, ao lado da comparao de sistemas morfolgicos que pressupunha a flexo, muito cedo levou necessidade de se delimitar e nomear os dois campos da morfologia, a flexo e a derivao. Podemos observar, ento, j na literatura correspondente ao mtodo comparativo e ao mtodo histrico, a ascenso da relevncia dos elementos formativos em detrimento da palavra como um todo; as comparaes e relaes sistemticas se estabelecem em termos de razes lexicais e terminaes flexionais e no em termos de uma unidade que j no pode mais ser definida como elemento mnimo da anlise lingstica, embora, naturalmente, o reconhecimento da unidade palavra continue sendo feito sem maiores problemas.

1.2. O conceito de palavra no estruturalismo: o problema


A questo da definio e estatuto da palavra passa a ter mais peso no estruturalismo americano, dada a primazia do morfema como unidade morfolgica. de se observar, no entanto, que esta proposio deve ser considerada como conseqncia, e no causa, do abandono do princpio da palavra como elemento mnimo da anlise lingstica, uma vez que este abandono j havia sido efetuado, em termos concretos, pela prtica do mtodo comparativo. O deslocamento da palavra do centro da lngua para uma rea cinzenta, assim como a eleio do morfema como elemento bsico da morfologia no so propriamente invenes do estruturalismo, como se poderia pensar, mas aplicaes do princpio sincrnico sobre uma situao de fato legada pelo perodo do estudo histrico de lnguas. Mais especificamente, depois de um sculo de anlises baseadas no desmembramento da palavra e focalizao em suas partes constituintes, a palavra monoltica estava definitivamente enterrada. Por outro lado, o princpio estruturalista e a concentrao na descrio de lnguas clamavam por critrios de classificao; a emergncia do morfema , neste contexto, praticamente inevitvel. Alm disso, tambm a lngua escrita foi para segundo plano no estruturalismo, passando-se a considerar a cadeia fnica como base da anlise lingstica, sobretudo no estruturalismo americano, concentrado fundamentalmente na descrio de lnguas indgenas desconhecidas, ou seja, lnguas cujas unidades lexicais relevantes o lingista ignorava.

BASLIO: O CONCEITO DE VOCBULO NA OBRA DE MATTOSO CMARA

75

Surge, portanto, no apenas uma questo terica, mas uma dificuldade metodolgica: que unidades devero ser consideradas palavras, a partir de que critrios, como definir e justificar as marcas pertinentes. A clebre definio de Bloomfield, de base distribucionalista, uma tentativa relativamente bem sucedida de resolver ao mesmo tempo os problemas terico e metodolgico. Mas, no estruturalismo descritivo, o pilar do modelo clssico de descrio gramatical j havia sido desfeito, de sorte que os limites da palavra passaram a constituir um problema, e seu estatuto como unidade lingstica passou a ser questionado. de se observar que as grandes dificuldades em relao definio de palavra no estruturalismo americano, tanto em termos de fixarmos seus limites, quanto em relao a estabelecermos seu estatuto na estrutura lingstica, embora legada a situao problemtica pelos desenvolvimentos da lingstica no sculo XIX, inerente problemtica da Lingstica Americana na poca, dado o descritivismo impulsionado pela necessidade de descrio das lnguas indgenas americanas, por um lado, e, por outro, dada a interpretao de estrutura como estrutura do enunciado por Bloomfield, em oposio ao estruturalismo sistmico mentalista de Saussure. De fato, o estruturalismo europeu no apresenta os problemas com que se depara Bloomfield porque os europeus no tm lnguas indgenas a descrever e Saussure est interessado na faculdade de linguagem e na lngua como um depsito de signos, no tesouro depositado na mente dos falantes, este tesouro que um fato social. Assim, Saussure se preocupa com a questo da oposio e do sistema de valores; sua unidade bsica o signo. Claro, tanto palavras quanto morfemas so signos; o problema da definio da palavra permanece, mas no uma questo crucial e urgente para o estruturalismo europeu, que est preocupado com as relaes entre os signos na mente dos falantes e no com as relaes em presena que se manifestam na fala. Esta diferena se reflete nos focos privilegiados pelos dois grandes nomes-smbolo do estruturalismo lingstico.

1.3. O conceito de palavra em Saussure e Bloomfield


Em Um conjunto de postulados para a cincia da Linguagem, Bloomfield procura dar definies absolutamente explcitas para os termos

76

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

da lingstica descritiva. A definio de palavra que ele prope de cunho puramente distribucional. De acordo com Bloomfield (1978[1926]), uma forma um trao vocal recorrente que tem significado e todo enunciado inteiramente constitudo de formas. Dentro deste quadro, define-se a palavra atravs das seguintes afirmaes: (a) um X mnimo um X que no consiste inteiramente de Xs menores; (b) uma forma que pode ser um enunciado livre. Uma forma que no livre presa;1 e (c) uma forma livre mnima uma palavra. Para Bloomfield, uma palavra , portanto, uma forma que pode ser enunciada sozinha (com significado), mas no pode ser analisada em partes que podem (todas elas) ser enunciadas sozinhas (com significado). Em Language (1933), Bloomfield apresenta a mesma definio, embora dentro de um quadro diferente: uma forma livre composta inteiramente de duas formas livres menores um sintagma. A palavra a forma livre que no um sintagma. Mais especificamente, a palavra uma forma livre no composta inteiramente por formas livres menores. Bloomfield define, pois, a palavra como a forma livre mnima. Acrescenta ele que, na medida em que apenas as formas livres podem se constituir isoladamente num enunciado, a palavra, unidade mnima enquanto forma livre, exerce um papel importante em nossa atitude em relao lngua: a palavra a menor unidade do discurso. Ou seja, a palavra a menor unidade lingstica de que facilmente temos conscincia. Saussure (1916:122), por outro lado, problematiza os mtodos correntes de delimitao: ...basta pensar na palavra cheval (cavalo) e em seu plural chevaux. Diz-se correntemente que so duas formas da mesma palavra; todavia, tomadas na sua totalidade, so duas coisas bem diferentes, tanto pelo sentido como pelos sons.. Saussure prossegue dizendo que a tentativa de equiparar unidades concretas a palavras nos leva a um dilema, o de ignorar a relao evidente que une, por exemplo, cheval a chevaux e dizer que so palavras diferentes; ou ento, estabelecer uma abstrao que rene as formas de uma palavra. Vemos, portanto, que, enquanto Bloomfield identifica palavras por seu papel na estrutura do enunciado, Saussure (1916:123) se preocupa em
1

Assim, o livro, o homem so formas livres; -ndo (como em escrevendo), -or (como em escritor) so formas presas.

BASLIO: O CONCEITO DE VOCBULO NA OBRA DE MATTOSO CMARA

77

identificar palavras no sistema de valores mental: Uma teoria assaz difundida pretende que as nicas unidades concretas sejam as frases: s falamos por frases, e depois delas extramos as palavras. Em primeiro lugar, porm, at que ponto pertence a frase lngua? Se coisa exclusiva da fala, no poderia nunca passar por unidade lingstica. Os dois conceitos refletem dois pontos de enfoque do estruturalismo: a estrutura do enunciado e a estrutura do sistema lingstico; e dois pontos cruciais de desafio a definies: a relao lexema-vocbulo-palavra e a questo da identificao da palavra na corrente da fala e sua distino com a palavra enquanto unidade lingstica.

2. O conceito de palavra em Mattoso Cmara


Em Princpios de Lingstica Geral, Mattoso Cmara, no captulo sobre unidades significativas, coloca logo de incio um problema fundamental relacionado ao conceito de palavra no estruturalismo:
Esta falta corriqueira de coincidncia entre o elemento na fonao e o elemento na fala tem levado alguns lingistas a negarem que o vocbulo significativo, ou vocbulo propriamente dito, seja entidade natural lingstica. Tendem a consider-lo qualquer coisa de convencional, imposto nossa conscincia pelas formalidades do ensino e da lngua escrita. O elemento significativo seria, a rigor, exclusivamente a prpria frase. (Mattoso Cmara 1967: 86)

Mattoso Cmara nega a adequao desta proposta, assumindo a posio de Saussure, segundo a qual apenas o vocbulo puramente um elemento da lngua. Afirma, ao contrrio, que exatamente a falta de coincidncia entre o vocbulo fontico e o vocbulo como elemento significativo que nos permite aceitar a realidade lingstica do vocbulo: relacionamse entre si os elementos idnticos existentes em mltiplas frases, e desta comparao emerge o modelo mental chamado vocbulo, com individualidade ao mesmo tempo significativa e formal. Em outros termos, a noo do vocbulo assenta na identificao parcial que se faz dentro da diferena global das frases. (Mattoso Cmara 1967:87). Vemos, pois, que Cmara abraa o ngulo saussuriano. Observa ele, entretanto, que este critrio seria o mesmo para afixos e desinncias; e passa, ento, a estabelecer a necessria delimitao, que valida

78

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

o raciocnio enquanto aplicado especificidade da palavra, explicitando trs diferenas bsicas: A primeira a colocao de Bloomfield de que a palavra, ao contrrio dos afixos, ocorre isoladamente, constituindo uma forma livre. A segunda a mobilidade de posio (anteposio ou posposio), possvel nos clticos mas no nos afixos. E a terceira diferena, de carter fundamental: o vocbulo tem incontestvel autonomia ou individualidade formal, porque no condicionado pela forma particular do vocbulo a que se adjunge. a partir dessa enumerao de fatores de diferenciao que Mattoso prope a sua diviso tripla, em substituio proposta bloomfieldiana:
Chegamos assim a 3 tipos de formas: 1) forma presa, que s aparece ligada a outra e por ela condicionada; 2) forma dependente, que nunca aparece isolada, mas pode aparecer ligada a outra que no aquela que a condiciona, quando entre ela e a sua condicionante se intercalam livremente outras formas; 3) forma livre, que aparece no raro isolada. (Mattoso Cmara 1967:88).

O conceito de palavra em Mattoso Cmara se reveste de fundamental importncia, dado que Mattoso o lingista responsvel pela formao de inmeros lingistas no pas, e, em especial, lingistas que se formaram no perodo do estruturalismo; ele que nos traz, no apenas o estruturalismo em lingstica, mas, de modo fundamental, a aplicao do estruturalismo lingstico descrio da morfologia do portugus. A preocupao de Mattoso em relao descrio da lngua portuguesa dupla e a situao mais complexa, dado o momento histrico de prevalncia de uma tradio gramatical no ensino da lngua, confrontado com a exigncia de introduo da disciplina Lingstica nos cursos de Letras e, portanto, na formao de todos os professores da rea. Referindo-se dicotomia saussuriana sincronia/diacronia e constatando a prioridade da lingstica descritiva sobre os estudos histricos, Mattoso assim descreve a situao em relao Lngua Portuguesa em Problemas de Lingstica Descritiva:
A lngua portuguesa, no entanto, tem ficado margem dsses propsitos descritivos. A lingstica em Portugal e no Brasil tem sido entendida, de preferncia, como fundamentalmente histrica. Em regra, em matria de sincronia, o que se tem feito em Portugal e no Brasil o ensino gramatical como arte de falar e escrever corretamente. A lingstica s trata da histria da lngua e a descrio substituda por um cdigo normativo, com vistas prtica escolar. (Mattoso Cmara 1969: 9).

BASLIO: O CONCEITO DE VOCBULO NA OBRA DE MATTOSO CMARA

79

A extrema preocupao de Mattoso Cmara em colocar os produtos da lingstica descritiva a servio do conhecimento da lngua portuguesa leva ao primeiro problema fundamental encontrado em relao palavra: o fato de que toda e qualquer descrio da lngua portuguesa leva em conta a existncia do vocbulo, embora no se tenha cogitado, nas abordagens tradicionais, de explicar e claramente definir em que consiste ele (Mattoso Cmara 1969: 34). A falha, naturalmente, provm do fato de que nossas gramticas tomam por base a lngua escrita, na qual a palavra definida pelos espaos em branco, conforme determinado pelo sistema grfico. Mattoso introduz, ento, a distino entre duas unidades diferentes sob o mesmo nome: o vocbulo fonolgico, correspondente a uma diviso espontnea na cadeia de emisso vocal, e o vocbulo formal ou mrfico, quando um segmento fnico se individualiza em funo de um significado especfico que lhe atribudo na lngua, fazendo a crucial colocao de que, embora relacionadas, essas entidades podem no coincidir (Mattoso Cmara 1967:34). No Dicionrio de Lingstica e Gramtica, Mattoso define palavras como vocbulos providos de significao externa, concentrada no radical; noutros termos, vocbulos providos de semantema. Nesta definio, introduz-se a preocupao do mestre com o problema terminolgico: a utilizao do termo vocbulo de um ponto de vista mais tcnico, reservando-se palavra para as unidades significativas. Em Princpios de Lingstica Descritiva, Mattoso esclarece o princpio norteador da diviso na emisso da cadeia da fala, afirmando que os vocbulos fonolgicos no se separam por pausas na corrente da fala: Em portugus, o vocbulo fonolgico depende da fora de emisso das suas slabas. A verdadeira marca da delimitao vocabular a pauta prosdica (Mattoso Cmara 1969: 35-36). Ou seja, na lngua portuguesa o vocbulo fonolgico definido pela pauta prosdica, determinada pelo acento tnico. Na verdade, a tarefa de Mattoso Cmara complexa, na medida em que se trata no apenas de direcionar o estudo e ensino da lngua para uma abordagem descritiva, em oposio a uma tradio que privilegia o estudo histrico, mas direcion-lo a uma base oral em oposio a uma tradio de base escrita. Ora, no caso da palavra, como ele salienta logo de incio, esta abordagem instaura problemas de definio totalmente estranhos abor-

80

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

dagem anterior. Pois, como ele observa, a lngua escrita no tem em vista o vocbulo fonolgico e sim o vocbulo mrfico ou formal. (Mattoso Cmara 1969: 36). Mas o elemento fundamental para a definio do mbito da Morfologia o vocbulo formal, caracterizado por Bloomfield como uma forma livre mnima, ou a unidade a que se chega, quando no possvel nova diviso em duas ou mais formas livres. Da a importncia do conceito de forma dependente: Conceitua-se assim uma forma que no livre, porque no pode funcionar isoladamente como comunicao suficiente; mas tambm no presa, porque suscetvel de duas possibilidades para se disjungir da forma livre a que se acha ligada (Mattoso Cmara 1969: 37). Com isto, o vocbulo se redefine como forma no presa mnima, considerando-se como vocbulos formais tanto formas livres quanto formas dependentes; em conseqncia, incluem-se como vocbulos formais os artigos, preposies, conjunes e pronomes clticos, que s ocorrem em funo de outras formas, no podendo, portanto, ocorrer isoladamente, mas tendo mobilidade de posio em relao s formas das quais dependem. de se notar, portanto, a extrema adequao e elegncia da proposta de Mattoso, que permite assim compatibilizar com a abordagem tradicional um critrio descritivo estruturalista, atravs de uma pequena modificao, a caracterizao de vocbulo mrfico que obedece tambm aos padres do sistema grfico do portugus. Que se esclarea, contudo, que a anlise no apenas uma maneira alternativa de se colocar uma situao conciliatria entre a preocupao com o ensino descritivo e o realismo da necessidade do ensino tradicional da gramtica: sobre este efeito desejvel e conseguido, a classificao proposta, que redefine as unidades anteriormente propostas por Bloomfield, responde de maneira bem mais cabal situao estrutural dos elementos envolvidos na lngua portuguesa. Definem-se assim como vocbulos formais, para Mattoso Cmara, a grande maioria dos vocbulos grficos: nomes e verbos, mas tambm artigos, preposies, etc.; excetuando-se os pronomes clticos, graficamente marcados como tais. Os vocbulos formais tm em comum o fato de no serem formas presas, isto , afixos; a definio de Bloomfield tomada, portanto, do

BASLIO: O CONCEITO DE VOCBULO NA OBRA DE MATTOSO CMARA

81

lado oposto, e interpretada no em seu aspecto sinttico, mas reinterpretada em seu correlato morfolgico: a rigidez da construo caracterstica das construes morfolgicas, que envolvem radicais e afixos, todos formas presas, ou seja, formas que isoladamente no podem constituir enunciados.

3. Composies de vocbulos em Mattoso Cmara


Uma vez conceituado o vocbulo formal, em oposio tanto ao vocbulo fonolgico, quanto ao vocbulo grfico, vejamos os problemas em relao a diferentes composies vocabulares. Mattoso assinala de incio que as palavras tradicionalmente consideradas compostas por justaposio correspondem a uma situao que o reverso da verificada nas chamadas formas dependentes: neste tipo de palavra composta, temos dois vocbulos fonolgicos que constituem um nico vocbulo formal. Assim, segundo ele, guarda-chuva e grande chuva tm a mesma pauta acentual. O que caracteriza os compostos por justaposio, no entanto, a rigidez que a construo adquire: embora os elementos componentes de guarda-chuva mantenham sua identidade semntica reconhecvel, o conjunto no pode se desligar de um todo denotativo; e, por outro lado, a construo petrifica seus elementos, de modo a tornar qualquer interferncia impossvel. Assim, enquanto ainda podemos falar de uma grande e estrondosa chuva, ou das grandes chuvas de vero, no podemos falar de *guarda-muita-chuva, ou daqueles *guardam-chuvas. Um outro problema que Mattoso aborda o das locues, em que temos dois vocbulos formais. Assim, ele considera que os conceitos podem coincidir nos casos de substantivos compostos por justaposio, por a termos tambm dois vocbulos formais; ou nos advrbios formados pela sufixao de mente a adjetivos, no caso de mente ser interpretado como forma livre; e nos tempos compostos dos verbos. Mas ressalta que no se trata de expresses equivalentes, na medida em que o conceito de locuo se refere apenas ao plano mrfico, podendo a locuo ser definida como o uso sistemtico como unidade formal de dois vocbulos mrficos (Mattoso Cmara 1969:38). Uma definio alternativa para locuo aparece no Dicionrio de Lingstica e Gramtica: Reunio de dois vocbulos que conservam indivi-

82

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

dualidade fontica e mrfica, mas constituem uma unidade significativa para determinada funo, que interessante cotejarmos com a definio de composio: Formao de uma palavra pela reunio de outras, cujas significaes se complementam para formar uma significao nova. Naturalmente, formularemos a questo de o que distinguiria a locuo da palavra formada por composio. , portanto, interessante observarmos que, em Princpios de Lingstica Descritiva, Mattoso continua suas reflexes sobre a locuo reconhecendo como locues seqncias como chapu de sol, estrada de ferro, tenho de sair; e observa que os conceitos de justaposio e locuo coincidem em substantivos compostos por justaposio como guarda-chuva, rosa-ch, etc. Prossegue Mattoso afirmando que [p]or falta de uma definio adequada para vocbulo e da confuso, a seu respeito, entre plano mrfico e plano fonolgico, h na nossa tradio gramatical uma teoria de vocbulos compostos, que inteiramente falsa (Mattoso Cmara 1967:38). Refere-se ele classificao dos processos de composio em justaposio, aglutinao e prefixao. De fato, a aglutinao um fenmeno fonolgico, passvel, alis, de ocorrer em qualquer construo morfolgica (cf., por exemplo, planalto de plano+alto e roseira, de rosa+eira) e no um processo de composio. Do mesmo modo, configura-se a justaposio, segundo Mattoso Cmara, quando, na reunio de duas formas, mantm-se a respectiva identidade fonolgica, como em ps-moderno, hipocritamente ou porta-bandeira. Portanto, mais uma vez, trata-se da classificao de uma oposio de situaes fonolgicas em casos de juno de formas, que, portanto, no deveria ser usada para a classificao de tipos de composio. O caso da prefixao diferente, tanto porque no se trata de uma configurao fonolgica, quanto pelo fato de gerar uma polmica interessante, referente distino entre formas derivadas e compostas na descrio das estruturas morfolgicas do portugus. Ainda em Princpios de Lingstica Descritiva, Mattoso (1969:39) diz que a prefixao um processo de formao de palavras que deve ser considerado como composio, porque os prefixos apresentam o valor significativo das preposies, ainda que alguns sejam apenas alomorfes e outros no se usem como preposies. Assim, por exemplo, ex-, provindo da preposio latina, apenas ocorre como prefixo em portugus; o prefixo supermantm a forma latina, mas a preposio em portugus se transformou em sobre; e assim por diante.

BASLIO: O CONCEITO DE VOCBULO NA OBRA DE MATTOSO CMARA

83

No Dicionrio de Lingstica e Gramtica, Mattoso diz, sobre o prefixo:


Assim se chama o afixo que vem na parte inicial do vocbulo. Na lngua portuguesa, o prefixo, que a variante presa das formas dependentes chamadas preposies, cria uma nova significao externa para a palavra a que se adjunge, e por isso se deve considerar o processo da prefixao como uma modalidade da composio vocabular. (Mattoso Cmara 1997[1977]).

Vemos, portanto, que Mattoso considera fundamental como critrio para a determinao das palavras compostas o critrio semntico, ao contrrio de outros estudiosos, quer tradicionais, quer estruturalistas, que estabelecem como critrio fundamental a combinao de palavras ou radicais. Segundo ele, os sufixos, ao contrrio dos prefixos, no apresentam significado. Mattoso no ignora, entretanto, o aspecto do carter vocabular ou no dos elementos num processo de formao. Assim, ele define a derivao como processo em que o elemento formador no corresponde a um vocbulo e introduz uma idia apenas acessria. Afirma, ento, que no caso do portugus os elementos com essas caractersticas se pospem ao semantema, enquanto os prefixos, antepostos, alteram fundamentalmente a significao do semantema e correspondem a preposies, no portugus e no latim. Naturalmente, a questo do grau de relevncia de cada fator, a autonomia vocabular e o papel e teor da modificao introduzida no semantema pelo elemento formador so difceis de determinar. Mattoso est ciente das alternativas de anlise; no verbete derivao, esclarece que [os prefixos] ... so por isso includos de preferncia no processo da composio..., embora muitos gramticos incluam sufixos e prefixos na derivao, que passa a ser sufixal e prefixal (...). Mas, ainda que outros fatores de ordem estrutural possam fundamentar descries alternativas, crucial fazermos jus intuio do Mestre, que nos aponta o inegvel fator da maior pertinncia semntica do prefixo em sua combinao com o semantema, em comparao com as construes derivadas sufixais.2

Cf., por ex., a hiptese de Bybee (1985) sobre o maior valor semntico nos elementos mais internos estrutura morfolgica.
2

84

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

4. Consideraes finais
A contribuio de Mattoso Cmara na soluo de problemas e desvendamento de mistrios em relao identificao do conceito de palavra considervel, no apenas por sua anlise de todos os problemas e pontos de divergncia em relao a uma abordagem tradicional do estudo da lngua frente a novas proposies descritivas, mas tambm por sua ponderada adequao e adaptao de conceitos tericos e descritivos ao material de nossa lngua a ser reanalisado. Coloco em especial relevo a sua reformulao da proposio bloomfieldiana de definio distribucional da palavra, introduzindo o conceito de forma dependente para abarcar formas como artigos, preposies, clticos em geral; e sua perspiccia na anlise das confluncias entre locuo e composio, objeto de debates ainda hoje em relao delimitao das unidades lexicais. E-mail: marbas@centroin.com.br

REFERNCIAS
BASLIO, Margarida. 1999. Introduo: questes clssicas e recentes na delimitao de unidades lexicais. In: M. Basilio (org.) A Delimitao de Unidades Lexicais. PaLavra #, Volume Temtico I. Rio de Janeiro: PUCRIO. BLOOMFIELD, Leonard. 1933/1935. Language. London: George Allen & Unwin Ltd. _____ 1978[1926]. Um Conjunto de Postulados para a Cincia da Linguagem. In: M. Dascal (org.) Concepes Gerais da Teoria Lingstica. So Paulo: Global. BYBEE, Joan. 1985. Morphology. Amsterdam: John Benjamins. MATTOSO CMARA Jr., J. 1967. Princpios de Lingstica Geral. 4a. ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadmica. _____ 1969. Problemas de Lingstica Descritiva. Petrpolis: Vozes. _____ 1970. Estrutura da Lngua Portuguesa. Petrpolis: Vozes. _____ 1997[1977]. Dicionrio de Lingstica e Gramtica. 18a. ed. Petrpolis: Vozes. SAUSSURE, Ferdinand de. 1916. Curso de Lingstica Geral. (Trad. de Antonio Chelini, Jos Paulo Paes e Izidoro Blikstein). So Paulo: Cultrix.

Potrebbero piacerti anche