Sei sulla pagina 1di 4

PARA QUE FILOSOFIA?

A Filosofia parte 3 Luiz Antonio Belini Para Plato a funo bsica da filosofia orientar a vida humana para o bem. Este bem pode ser visto em sua imediaticidade, e portanto dever regular a vida humana seja individual, pelas virtudes, seja coletivamente, pelo Estado justo. Da ser o filsofo o mais apto para governar, ou seja, levar o cidado e o Estado ao bem. Este bem pode tambm ser entendido em sua especificidade transcendente, e a filosofia se apresentar como uma via de salvao. Aristteles apresentar a filosofia como aquela que nos orienta felicidade, atingida principalmente pela vivncia tica e pela saciedade do saber1. Em Agostinho a filosofia inicialmente caminho para a converso, ele mesmo fez esta experincia. tambm instrumento para a compreenso e difuso da f nos ensinamentos de Jesus. A elaborao dogmtica se far a partir de categorias filosficas. A patrstica e escolstica ir basicamente conservar esta orientao. Por outro lado, encontramos filsofos para quem a funo de seu pensar justamente questionador e desestruturador de verdades comumente aceitas. Grgias frente a Parmnides por exemplo. Nietzsche frente ao idealismo de sua poca. Kierkegaard contra Hegel. Para muitos pensadores da atualidade, a filosofia no tem um campo prprio de investigao, reduzem-na mera funcionalidade: deve ser uma sntese das conquistas das cincias

Mas esta problemtica dever ser bem entendida em Aristteles. Para ele a filosofia a mais nobre forma de conhecimento (ao menos a que ele chama de filosofia primeira) justamente por ser livre, isto , no estar orientada a nenhuma outra funo que o saber pelo saber. Assim sendo, simplesmente no tem sentido perguntar-se por sua utilidade.

empricas ou um estudo das condies de cientificidade ou ainda uma anlise da linguagem cientfica. Estes poucos exemplos mostram que o para que filosofia? decorre da resposta o que filosofia? A questo a mesma vista pela sua dupla face, ou ao menos imbricam-se necessariamente. Contudo, preciso ter presente que o mundo moderno e por extenso o contemporneo vive uma inverso destes termos. O primordial (fundante) no o ser, mas o fazer. Enquanto para os medievais o fazer era uma conseqncia do ser, no mundo moderno o prprio fazer produtor do ser. claro que esta afirmao no inteiramente falsa, mas o radicalismo com a qual se impe a falseia. Esta inverso tambm tem suas conseqncias lgicas: um saber vale pelo seu produto prtico. Alis, este ser tomado como o prprio critrio de veracidade: o seu resultado prtico. No difcil entender o porque desta transformao: est em transformao o mundo. No incio do mundo moderno o homem no quer mais contemplar o mundo, quer transforma-lo. F. Bacon expressa este sentimento: saber poder. O capitalismo e a revoluo industrial se anunciam. Mas nem mesmo sua oposio escapa desta postura: Marx diz que os filsofos at ento s interpretaram o mundo, cabe transforma-lo. Desde ento, a primeira pergunta que se impe ao homem para que serve? Naturalmente, a resposta no colhe o ser, mas sua utilidade. O valor de um saber est em sua utilidade. A tecnologia no mais tcnica decorrente de um saber, ela prpria produtora de saber. Nem mesmo a tica que a aplicao da racionalidade ao agir humano escapa desta inverso. Assumir uma postura utilitarista. Neste contexto compreensvel nossa dificuldade frente filosofia. Valoramos os saberes pela necessidade imediata que temos deles, o que faz com que procuremos finalidades imediatas tambm para a filosofia, justificando-a. Diz-se comumente que ela ensina a pensar, explicita e tematiza nossa cosmoviso, nos faz crticos, nos alerta contra as ideologias, orienta nosso agir. Tudo isto certamente verdade. Mas no a verdade sobre a filosofia, que mantm-se livre da necessidade de ser til para justificar sua

existncia. Sua inutilidade garantia de existncia como filosofia. Aqui est seu vigor proftico (usurpando esta palavra de seu bero semntico, a teologia). Aristotelicamente podemos concluir afirmando que o homem faz filosofia principalmente pelo desejo natural de saber. Sua inutilidade garante sua liberdade, que fundante de todo saber.

BIBLIOGRAFIA (alm daquela citada em notas de rodap) ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P., Filosofando. Introduo filosofia. So Paulo: Moderna, 1986. ARTIGAS, M., Introduccin a la filosofa. 2 ed. Pamplona: EUNSA, l990. BUZZI, A., Filosofia para principiantes. A existnciahumana-no-mundo. 7 ed. Petrpolis: Vozes, 1998. CUNHA, J. A., Filosofia: iniciao investigao filosfica. So Paulo: Atual, 1992. DREHER, E. H., Que filosofia? Curitiba: Grfica Vicentina, 1977. HOLLIS, M., Filosofia. Um convite. So Paulo: Loyola, 1996. LEO, E. C., Aprendendo a pensar. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1989, 2 vol. LUCKESI, C. C.; PASSOS, E. S., Introduo filosofia: aprendendo a pensar. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1996. MARITAIN, J., Elementos de filosofia I: Introduo geral filosofia. Rio de Janeiro: Agir, 1981.

MONDIN, B., Introduo filosofia. Problemas, sistemas, autores, obras. 4 ed. So Paulo: Paulinas, 1990. ORTEGA Y GASSET, J., Que filosofia? 2 ed. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano/ Porto: Paisagem ed., 1982. PRADO JR., C., O que filosofia? So Paulo: Abril Cultural/ Brasiliense, 1984. ROSSI, R., Introduo filosofia. Histria e sistemas. So Paulo: Loyola, 1996. SEVERINO, A. J., Filosofia. So Paulo: Cortez, 1993. VV.AA., Para filosofar. 3 ed. So Paulo: Scipione, 1997. ZANLORENZI, I., Lies de filosofia. 2 ed. Curitiba: Grfica Vicentina, 1982.

Potrebbero piacerti anche