Sei sulla pagina 1di 2

l

Personalize este artigo, preenchendo os campos e clique em imprimir artigo. Se voc no quizer personalizar clique somente em imprimir artigo. Digite seu nome ou o nome de sua rea.
Informaes sobre sade bucal

Imprimir artigo

Digite seu endereo

Digite seu telefone e endereo de email.

Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cries? Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno um investimento que trar benefcios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus prprios dentes. Isto mostra a ele que a sade bucal importante. E atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deix-lo escolher sua prpria escova) incentivam a boa higiene bucal. Para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva e para ajuda-lo a reduzir o risco de cries, ensine-o a seguir os seguintes passos: Escovar pelo menos trs vezes ao dia com um creme dental que contm flor para remover a placa bacteriana (aquela pelcula pegajosa que se forma sobre os dentes e que a principal causa das cries). Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endurea e se transforme em clculo dental. Depois que o clculo se forma, s o dentista pode remov-lo. Adotar uma alimentao equilibrada, com pouco acar e amido. Estes alimentos produzem os cidos da placa que causam cries. Ingerir alimentos com acar e amido durante as principais refeies e no entre as refeies (a saliva extra, produzida durante a refeio, evita que os resduos alimentares se depositem nos dentes). Usar produtos que contm flor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a gua que suas crianas bebem contm flor. Se a gua no contiver flor, seu dentista ou pediatra poder prescrever suplementos dirios de flor. Ir ao dentista para exames regulares.

Que tcnicas de escovao posso ensinar a meus filhos? Observe seu filho escovar os dentes. Auxilie-o at que ele se habitue ao seguinte: Use uma pequena quantidade de creme dental com flor. No deixe a criana engolir o creme dental. Use uma escova de cerdas macias e escove primeiro a superfcie interna de cada dente, onde o acmulo de placa geralmente maior. Escove suavemente. Escove a superfcie externa de cada dente. Posicione a escova em um ngulo de 45 graus ao longo da gengiva. Escove com movimentos para frente e para trs. Escove a superfcie de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente. Use a ponta da escova para limpar atrs de cada dente frontal, na arcada superior e inferior. No esquea de escovar a lngua!

Informaes sobre sade bucal

Quando a criana deve comear a usar o fio dental? O fio dental remove as partculas de alimentos e placa bacteriana que se instala entre os dentes e que a escova sozinha no consegue retirar. Por isso, comece a us-lo quando a criana tiver quatro anos. Ao completar oito anos, as crianas j podem usar o fio dental sem auxlio dos pais. O que selante dental e como saber se meu filho precisa us-lo? O selante dental cria uma barreira altamente eficaz contra as cries. O selante uma pelcula fina de plstico (resina) aplicada superfcie dos dentes permanentes posteriores, onde a maioria das cries se forma. A aplicao do selante no di e pode ser feita durante uma consulta ao dentista. O dentista poder informar se recomendvel fazer esta aplicao nos dentes de seu filho. O que o flor e como saber se meu filho est recebendo a quantia certa de flor? O flor uma das melhores maneiras de evitar as cries. Trata-se de um mineral natural que se combina com o esmalte dos dentes, fortalecendo-os. Muitas empresas de distribuio de gua adicionam a quantia de flor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a gua que voc tem em casa contm flor e qual a quantidade de flor que apresenta, ligue para a empresa de distribuio de gua no seu municpio. Se a gua que voc recebe no tem flor (ou no contm a quantidade adequada), seu pediatra ou dentista poder recomendar gotas de flor ou um enxagante bucal, alm de um creme dental com flor. Qual a importncia da alimentao na sade bucal da criana? Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, necessrio que ele tenha uma alimentao equilibrada. Sua alimentao deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, clcio, fsforo e nveis adequados de flor. Assim como o flor o maior protetor dos dentes do seu filho, as guloseimas so seu maior inimigo. Os acares e amidos que fazem parte de vrios tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substncias cidas. Estas substncias atacam o esmalte e podem formar cries. Cada ataque pode durar at 20 minutos, aps o trmino da ingesto do alimento. At as "beliscadas" podem criar ataques cidos da placa. Portanto, recomendvel no comer entre as refeies. O que fazer se meu filho quebrar um dente? Em qualquer caso de ferimento na boca, voc deve comunicar-se imediatamente com o dentista. Ele far um exame na rea afetada e determinar o tratamento adequado. Voc pode dar um analgsico para evitar que a criana sofra at chegar ao consultrio. Se possvel, guarde a parte quebrada do dente e mostre-a ao dentista. No caso cair o dente em razo de um acidente, leve o dente ao dentista o mais rpido possvel. Evite tocar muito no dente e procure no limp-lo. Coloque-o em gua ou leite at chegar ao consultrio do dentista*. Em alguns casos possvel reimplant-lo. * Pode ser que seja possvel recoloc-lo na boca de seu filho atravs do procedimento de reimplante.

Visite o www.colgate.com.br Sua fonte de informaes na Internet para ter um sorriso atraente e saudvel, juntamente com as ltimas novidades e indicaes sobre higiene bucal 2002 Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados. O uso das informaes contidas neste site est sujeito aos termos de nossa Declarao Legal/de Privacidade. Todas as informaes so armazenadas e usadas de acordo com a declarao sobre privacidade. 2

Potrebbero piacerti anche