Sei sulla pagina 1di 2

ASSEMBLIA DE DEUS Ministrio da Plenitude

Fundada em Natal/RN, em 02/02/2002 CNPJ 04.915.974/0001-56 Pastor Presidente: Jos Gilson de Oliveira

AOS CANDIDATOS AO BATISMO EM GUAS


1 - Palavra introdutria do Pastor
Antes de tudo, importante que voc saiba que o Batismo em guas no um simples ritual religioso, pois o verdadeiro cristianismo no ritualista. O Senhor Jesus Cristo no criou uma religio com base em sistemas rgidos de liturgias. O que ele iniciou e confiou aos seus Apstolos para darem prosseguimento, foi uma forma inovadora de comunicao direta do homem com Deus, atravs da Nova Aliana firmada e confirmada em princpios muito claros e objetivos, que so: A Graa de Deus, revelada em Seu Filho Unignito, que apresentou a Si mesmo como sacrifcio vivo e substitutivo em favor dos homens reconhecidamente pecadores; A F Salvfica, nica condio prvia para a redeno da raa humana, que ilumina e transforma a mente daquele que quer seguir a Cristo como Senhor e Salvador, qualificando-o para o Novo Nascimento; A Escritura, expresso viva e eficaz da Palavra de Deus, que o elemento norteador das aes do homem para manuteno da cidadania celeste. Ao experimentar o Novo Nascimento, o cristo recm convertido inicia uma vida de f, cujo testemunho mais forte diante da sociedade o Batismo nas guas, simbolismo da morte e sepultamento para a ressurreio em Cristo (cf. Rm 6.1-14), que certifica ao mundo a deciso do crente em tornar-se um verdadeiro discpulo do Senhor. exatamente isto que ocorrer em sua vida, no dia do seu batismo. Ao cumprir essa primeira ordenao do Senhor (ou sacramento, por ser sagrado), voc se habilitar para um segundo cerimonial, tambm ordenado por Jesus Cristo: a Ceia do Senhor. A sua primeira participao na Ceia do Senhor se dar logo aps o batismo, no mesmo local onde este ser ministrado. Logo, seja bem vindo ao Batismo. Seja bem vindo Ceia do Senhor!

2 - Passos a serem observados e seguidos para o Batismo


Leia com ateno o Roteiro de Estudo Bblico (item 3, a seguir) que servir de base para a reflexo sobre o Batismo, por ocasio do Culto de Doutrina que anteceder data do batismo, na sua congregao Leia, tambm, todo o Estatuto da ADEMP, o qual faz parte do kit entregue aos candidatos ao batismo. importante voc conhecer a constituio da igreja da qual ir tornar-se membro. No deixe de comparecer ao Culto de Doutrina que anteceder data do batismo. Sua presena indispensvel, pois os candidatos ao batismo estaro prestando sua Profisso de F (sem a qual no ser possvel ser batizado). Os candidatos ao batismo devero, tambm, observar os seguintes pontos: S sero batizadas pessoas que tiverem uma convico perfeita de que renunciaram ao pecado e esto dispostas a viver uma vida de santidade ao Senhor; S sero batizadas pessoas que se dispuserem a obedecer orientao doutrinria da Palavra de Deus; aos Estatutos da Igreja; e s orientaes emanadas da ADEMP, atravs dos seus rgos Colegiados e/ou do seu Pastor; A aprovao dos membros da igreja condio sine qua nom para a efetivao do batismo de qualquer candidato. Comparea ao local da realizao do Batismo, impreterivelmente s 8h45.

3 - Breve Roteiro de Estudo Bblico


Simbolismo 1: A gua um smbolo da purificao. Para, Agostinho, no batismo ela um sinal Jo 3.5-8). visvel de uma graa invisvel (o Novo Nascimento Simbolismo 2: O batismo o smbolo da 'graa invisvel' na vida do pecador (trata-se da lavagem Tito 3:5). da regenerao e da renovao do Esprito Santo que deve anteceder ao ato batismal

Simbolismo 3: O batismo smbolo do 'sepultamento' com Cristo pelo "batismo na morte"; e da Rm 6.4; Cl 2.12. 'ressurreio' dentre os mortos para o andar "em novidade de vida" Simbolismo 4: Nesse sentido, importante observar que o batismo est pr-figurado no AT (no 1 Pe 3.18-22). dilvio e na arca, ou seja, no batismo e na igreja No contexto do NT, o "batismo do arrependimento para remisso dos pecados" (Mc 1.4; Lc 3.3) era o centro da 'pregao' de Joo (At 13.24); vir s guas era a aceitao pblica das verdades eternas e a busca da graa de Deus (Mt 3.7). Sob a tica espiritual, a 'Profisso de F' um ato pblico confessional (At 8.12; 37-38) que qualifica para o batismo. Sob o ponto de vista legal, a 'Profisso de F' o ato no qual os membros da igreja colhem elementos para fundamentar sua concordncia em receber um novo membro na organizao eclesistica.

4 - Orientaes Adicionais
1. Informe para a Secretaria da Igreja o nome dos seus convidados para participar do batismo. Isto importante para uma melhor organizao do Evento. 2. Sua bata batismal ser entregue minutos antes da realizao do batismo. Ela propriedade da ADEMP e dever ser devolvida logo aps a cerimnia. 3. Para o seu bem estar pessoal, sob a bata do batismo devero ser vestidas roupas confortveis (cala e camiseta, para os homens; e bermuda e camiseta, para as mulheres; preferencialmente, em cores claras). Nenhum objeto metlico dever ser usado por ocasio do batismo (at mesmo culos, relgio e cinto com fivela devero ser evitados). 4. O uso de tnis opcional. O piso do local onde ser realizado o batismo no oferece risco de ferimento aos ps. 5. Leve consigo um conjunto completo de vesturio para ser usado aps o batismo. Lembre-se que haver uma programao de lazer, aps a celebrao da Ceia do Senhor, no mesmo local onde ser realizado o ato batismal.

5 - Cerimonial do batismo:
Os Ministros seguiro para o local do Batismo, seguidos dos Candidatos, Obreiros e demais presentes. No local, os candidatos devidamente vestidos com suas batas se postaro ao lado esquerdo dos oficiantes e os demais presentes ao lado direito. Da liturgia preliminar, constaro: Orao introdutria; Cntico do hino 389; Louvor pelo Coral Plenitude; Leitura de textos bblicos: Mt 28.18-20 e At 2.38-42; Apresentao nominal dos Candidatos; Palavra do Ministro Oficiante Cntico do hino 447 Descida dos Ministros para as guas batismais, seguidos dos Candidatos (os demais presentes se postaro nos locais previamente determinados e permanecero em atitude de adorao, enquanto os candidatos forem batizados). Orao de concluso da cerimnia (Ministro Oficiante).

6 - Celebrao da Ceia do Senhor.


Imediatamente aps o Batismo, ser celebrada a Ceia do Senhor para todos os que dela puderem participar.
Catedral: Av. Tropical n 1585, Sanvalle, Pitimb - Natal / RN - CEP 59066-360 - Fone: (84) 3218-4449 http://www.ademp.com.br Congregao: Rua Moema Tinoco da Cunha Lima, 3581 - Pajuara - Natal / RN - CEP 59.133-090 Igreja Filiada: Rua Mnaco, 21, Conjunto Airton Senna - Arez / RN - CEP 59.170-000

Potrebbero piacerti anche