Sei sulla pagina 1di 5

Universidade Federal de So Carlos Cincia dos Materiais Propriedades ticas

Alunos - RA: Guilherme G. Chagas 413658 Ian C. Savelkoul - 413887 Patrick C. F. Biskamp - 413810 Willian S. de Carvalho 413429

Professor: Pedro Iris Paulin Filho

So Carlos, 18 de Dezembro de 2012.

Introduo
O objetivo deste experimento foi plotar as curvas de transmisso tica de vidros coloridos, e com os grficos descobrir quais ons provocam a colorao dos mesmos. Para isso havia a necessidade de possuir alguns conhecimentos prvios na rea de propriedades ticas dos materiais. A colorao dos vidros depende da absoro seletiva de faixas especficas de comprimentos de onda da luz. A cor observada resultado da combinao dos comprimentos de onda que so transmitidos. Se a absoro uniforme para todos os comprimentos de onda visveis, o material tem uma aparncia incolor. Ao inserir impurezas como ons possvel mudar a colorao do vidro, pois ftons com energia menores do que a do espaamento entre bandas podem ser emitidos, assim absorvendo outras faixas de comprimento de onda visvel. Portanto ao utilizar o espectrofotmetro, possvel descobrir a transmitncia e assim deduzir qual o on presente na amostra.

Espectrofotmetro
O espectrofotmetro um aparelho criado em 1940 pelo qumico americano Arnold O. Beckman. Amplamente utilizado em laboratrios, este aparelho permite medir e comparar a

quantidade de luz (energia radiante) absorvida por uma determinada soluo, possibilitando a identificao e determinao da concentrao de substncias, que absorvem energia radiante, em um solvente. Este aparelho possui uma gama de aplicaes e est presente em vrias reas, tais como em qumica, fsica, bioqumica e biologia molecular. A figura 1 ilustra um espectrofotmetro presente no instituto de qumica de So Carlos.

Figura 1: Espectrofotmetro presente no instituto de qumica de So Carlos.

Em geral, um espectrofotmetro possui uma fonte estvel de energia radiante (normalmente uma lmpada incandescente), um seletor de faixa espectral (monocromatizadores como os prismas, que seleciona o comprimento de onda da luz que passa atravs da soluo de teste), um recipiente (porta amostras) para colocar a amostra a ser analisada e um detector de radiao, que permite uma medida relativa da intensidade da luz. A base da espectrofotometria, portanto passar um feixe de luz atravs da amostra e fazer a medio da intensidade da luz que atinge o detector. O espectrofotmetro compara quantitativamente a frao de luz que passa atravs de uma soluo de referncia e uma soluo de teste. Na figura 2 temos uma representao esquemtica dos componentes do aparelho.

Figura 2: Esquema do funcionamento interno de um espectrofotmetro

Procedimento experimental Para comear o experimento foi necessrio aquecer o espectrofotmetro. Aps aquecido a amostra foi fixada no aparelho, no porta amostras. A tampa foi fechada e comeou a espectrometria. Comeou pelo comprimento de ondas maiores para as menores. Automaticamente o grfico era plotado no computador.

Questes

1-) Transmitncia pode ser entendida pela frao de intensidade luminosa que consegue atravessar um determinado material, sem ser absorvida pelo mesmo. dada ( ) pela frmula em que o coeficiente de absoro, l a espessura da amostra, R a refletncia, Io a intensidade que atinge a superfcie da amostra e It a intensidade transmitida na face posterior. ( ) Pode ser demonstrada tambm pela frmula quando a concentrao da espcie da amostra conhecido. Nesse caso, c a concentrao da espcie absorvente. A absoro de um fton de luz pode promover um eltron de uma banda de valncia para uma banda de conduo. Essa excitao pode ocorrer somente se a energia do fton for maior que a energia do espaamento entre bandas. E essa energia est relacionada a frequncia do fton absorvido. Portanto, sabendo que a frequncia se relaciona ao comprimento de onda, pode-se dizer que tal caracterstica tem influncia direta no valor do comprimento de onda. Esse material seria completamente transparente e incolor, pois transmitiria 100% da intensidade que o atravessa para qualquer comprimento de onda do visvel. 2-) Para o vidro azul escuro os comprimentos de onda absorvidos so de 550 nm a 640 nm, que corresponde ao on Cobalto(Co2+). Para o vidro azul claro os comprimentos de onda absorvidos variam entre 570 nm a 650 nm, que corresponde ao on Cobalto(Co2+). A diferena de colorao entre os vidros anteriormente citados, se d devido a concentrao de cobalto em cada vidro, no vidro mais escuro h mais concentrao e no vidro mais claro h menos concentrao. No vidro verde os comprimentos de onda absorvidos so 430nm e 630nm, que corresponde ao on Cromo(Cr3+)

3-) Sim, se analisarmos as diversas composies de amostras de vidros presentes na tabela, iremos notar a presena do on O2- em todas. Observando nos grficos, possvel notar uma faixa de absoro entre 200 e 400 nm, que corresponde ao O 2-. 4-) A composio do vidro de janela verde e o vidro de janela incolor, so diferentes, pois no vidro de janela verde ocorre uma querda brusca na transmitncia a partir de 650 nm. Isso leva a crer que no vidro de janela verde existe a presena de ons de Nquel(Ni2+)

5-)

6-) a) A amostra apresenta o on Ferro(Fe[3+]) que absorve comprimentos de onda de 381 nm e o nico on presente no on pois h apenas um pico de absoro. b) Para o vidro com espessura de 4,82 mm, o coeficiente de absoro() vale 0,0312 mm-1. Para a espessura de 5,83 mm, igual a 0,028 mm-1. Para a espessura de 9,72 mm, vale 0,022 mm-1. c) A refletncia no vidro de 3,5%.

Referncias Bibliogrficas http://caqi.iqsc.usp.br/sala-de-espectrofotometria/ http://www.shs.eesc.usp.br/downloads/instrumentacao/Instrumentacao-aula10.ppt http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectrofot%C3%B4metro http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectrofotometria http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/fge1189/000165.html http://pessoal.educacional.com.br/up/81000001/5123733/Apostila%20de%20Fundamen tos.pdf

Potrebbero piacerti anche