Sei sulla pagina 1di 35

OS PROJECTOS EDUCATIVOS A PARTIR DA CRECHE O Projecto Pedaggico na Creche

Maria Teresa de Matos

Projecto Pedaggico de Sala


Creche Princpios Orientadores Projecto Pedaggico de Sala

Projecto Curricular de sala


Pre Escolar

Orientaes Curriculares Educao PE Projecto Curricular de Sala

O trabalho desenvolvido em creche, dos 3 meses at as 3 anos caracterizado por um conjunto de especificidades muito prprias, essencialmente porque recebe crianas muito pequeninas e com necessidades que passam por um conjunto de cuidados bsicos essenciais ao seu desenvolvimento associados/integrados num conjunto de opes Prioridades Educativas Intencionalidade Educativa. portanto necessrio definir estratgias adequadas, que devem ser registadas no PROJECTO EDUCATIVO, NO PROJECTO PEDAGGICO um projecto vivo, reflectido, partilhado que possua as Orientaes Educativas, claras, de acordo com as especificidades, do CONTEXTO EDUCATIVO onde so referidos Princpios de trabalho na Creche as vivncias mais significativas.

Programa Textos contendo as orientaes nacionais sobre objectivos, contedos e metodologias de aprendizagem. Umas das suas caractersticas a prescrio, o carcter normativo e obrigatrio das suas previses. O conjunto de prescries oficiais, relativamente ao ensino, emanado pelo poder central deste modo o programa reflecte o marco geral comum a que deve adequar-se o ensino (Zabalza, 1992). Projecto uma inteno de transformao do real, guiada por uma representao do sentido dessa transformao que tem em conta as condies reais de modo a orientar uma actividade (Castoriadas, 1975, in Lopes da Silva, 1998) Plano um momento tcnico dessa actividade quando condies, objectivos e meios podem ser determinados com exactido (...). O plano apenas uma viso fragmentria e provisria do projecto (Castoriadas, 1975, in Lopes da Silva, 1998)

HE C E CR

ES TA DO

Alguns princpios fundamentais

BEB/S

BEB
FAMILIAS

CRIANAS /S

preciso triangular as estratgias, no s em termos de grande grupo, mas ainda face ao conhecimento de cada famlia, que nica, tem histria e se relaciona de uma forma singular com o contexto educativo. Os graus e nveis de participao so muitos variados e no h uma medida nica e normalizada. A perspectiva normativa deve ser contrariada e devem ser valorizados os modelos de relao de cada famlia, potenciando a sua efectividade e desenvolvimento

LEI BASES DO SISTEMA EDUCATIVO LEI QUADRO DA EDUCAO PRE ESCOLAR PROJECTO EDUCATIVO DE ESCOLA/ AGRUPAMENTO PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA/ AGRUPAMENTO PROJECTO CURRICULAR DE SALA/ TURMA = PROJECTO PEDAGGICO PROJECTO EDUCATIVO DO PRE ESCOLAR PROJECTO CURRICULAR DE SALA/ TURMA

PROJECTO EDUCATIVO DE CRECHE PROJECTO PEDAGGICO DE SALA VISIBILIDADE NAS PRATICAS EDUCATIVAS

FASES DE CONSTRUO DE UM PROJECTO Fundamentao terica (porqu as decises tomadas) Planeamento (estrutura organizativa para as decises tomadas) Implementao (execuo como, quando, onde, ) Avaliao (informao sobre como, quando e onde as crianas aprendem )

Documentos Fundamentais
Vivos, de fcil consulta, boa divulgao

PEE - PROJECTO EDUCATIVO DE ESCOLA


PROJECTO EDUCATIVO DE CRECHE

PCE - Projecto Curricular de Escola


PPS - PROJECTO PEDAGGICO DE SALA Operacionalizao Atravs de registos diversos

Modelo de Qualidade Para Creches Como Referencial

Projecto Educativo de Instituio


Trabalho em Creche possui uma forte componente de CUIDADOS associados a uma forte INTENCIONALIDADE EDUCATIVA.

CRIANAS, FAMILIAS, CONTEXTOS EDUCATIVOS Projecto Educativo por Valncia Por exemplo CRECHE

Plano de Actividades
Colectivo /grupo PID Plano Desenvolvimento. Individual

Projecto Pedaggico de Sala

Definies de Projecto:

* *

o que temos inteno de fazer num futuro mais ou menos prximo. imagem de uma situao, de um estado que pensamos alcanar. Tudo aquilo (fins e meios) que o homem pretende modificar no mundo ou em si prprio em determinado sentido

plano para a realizao de um acto; desgnio; representao; redaco provisria de uma medida qualquer; esboo; representao grfica e escrita com oramento de uma obra que se vai realizar; na filosofia existencial, aquilo para que tende o homem e constitutivo do seu ser verdadeiro.

A primeira questo que se deve destacar para referenciar um projecto educativo que este dever ser o principal elemento identificador de uma escola. O projecto educativo pode ser, assim, comparvel ao iderio da escola. No se trata porm de um mero enunciado de princpios ou de objectivos. O projecto educativo um elemento caracterizador de uma escola associado a um plano especificado de aco educativa e com elementos de realizao (viveis, pertinentes e adequados). Este deve ser baseado na realidade mas contendo o conjunto de aspiraes que possibilitam a realizao dos ideais. A escola tem um conjunto de elementos identificadores: histria; aspecto fsico; insero social, cultural e temporal; um conjunto de orgos interactivos que lhe permite realizar todas as suas funes, objectivos a atingir, modos de relacionamento com os elementos institucionais e humanos; e, um projecto de vida, com princpios e valores Projecto Educativo.

na adopo do seu Projecto Educativo que a escola como um todo expressa correntemente a sua identidade e a sua autonomia entre o que sugerido pelo Poder central e o que considerado adequado ao contexto de insero, aos alunos que se pretende formar e ao conjunto de aspiraes e de prticas sociais e pedaggicas dos docentes. Um projecto educativo diz respeito organizao do estabelecimento de ensino e tem um mbito mais alargado, implica todos os intervenientes que directa ou indirectamente tm a ver com a educao das crianas num determinado contexto organizacional: os profissionais que trabalham num ou vrios estabelecimentos educativos, os pais, as instituies e servios da comunidade que podem contribuir para as finalidades da escola, ... O Projecto Educativo permite uma auto organizao com a finalidade de responder s necessidades de desenvolvimento interno do estabelecimento, tendo em conta as necessidades da comunidade em que este se encontra inserido. Contribui para o desenvolvimento interno da instituio, engloba melhorias na organizao e gesto e pretende melhorar toda a actividade que se relaciona com as crianas, os docentes e no docentes.

Alguns princpios fundamentais

A Creche constitui uma das primeiras experincias da criana num sistema organizado, exterior ao seu crculo familiar, onde ir ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competncias e capacidades. Por diferentes motivos inerentes sociedade actual, a famlia j no consegue realizar sozinha a tarefa de educar uma criana, como tradicionalmente acontecia. Numa sociedade, onde cada vez maior o nmero de mulheres que trabalham a tempo inteiro, a efectiva partilha das tarefas do universo pblico e privado convida a que mulheres e homens dividam responsabilidades em matria de educao dos filhos, competindo ainda, ao Estado e sociedade civil proporcionar apoio e suporte s famlias.

Temos de compreender as formas como as crianas aprendem.

Este um processo complexo, em que se tem que promover um ambiente que facilite a brincadeira activa e de descoberta, a interaco, a explorao, a criatividade e a resoluo de problemas por parte das crianas.

S desta forma que elas podero desenvolver o mximo das suas competncias e capacidades. Assim:

CUIDADOS BSICOS SEMPRE ASSOCIADOS/ARTICULADOS COM UMA INTENCIONALIDADE EDUCATIVA EXPRESSA EM DOCUMENTOS E PRINCIPALMENTE EM ACES E PRATICAS VISIVEIS DIARIAMENTE

Isto implica: Pensar a criana como um aprendiz efectivo e activo, que gosta de aprender; Criar um ambiente flexvel e responsivo que possa ser adaptado imediatamente aos interesses e necessidades de cada criana, promovendo o acesso a um leque de oportunidades de escolhas e que lhe permita crescer confiante e com iniciativa; Estabelecer relaes que encorajem a criana a participar de forma activa. Crianas muito novas aprendem melhor atravs de aprendizagens activas em que se encontrem envolvidas e que possuam significado para elas, pelo que a brincar ser o melhor contexto em que estas crianas aprendero;

Procurar conhecer o grupo de crianas pelo qual se encontra

responsvel, aprendendo a observar o seu comportamento e interaces; Estabelecer uma rotina diria consistente que reforce e valorize a continuidades. Desta forma, as crianas desenvolvero um sentimento de pertena a um ambiente que podem prever no seu quotidiano; Dinamizar oportunidades para que a criana possa comunicar os seus sentimentos e pensamentos (p.e. atravs da possibilidade de estar sozinha com o adulto de referncia); Dispor de adultos que esto interessados e envolvidos na prestao dos cuidados criana.

Documento reorganizado em Word GESTO DA QUALIDADE DAS RESPOSTAS SOCIAIS - CRECHE

ELABORAO DO PROJECTO PEDAGGICO Consideraes gerais


A elaborao do Projecto Pedaggico para cada grupo de crianas deve ser adequado em termos lingusticos, sociais e culturais, procurando reconhecer as crianas como seres nicos e individuais. O estabelecimento ao estruturar e planificar o conjunto de actividades a realizar por cada grupo de crianas pertencentes a uma sala, deve ter em ateno os seguintes princpios/regras: Promover um conjunto de cuidados, de forma equilibrada e adequada ao nvel da segurana, higiene e nutrio, promotoras do desenvolvimento global das crianas; Desenvolver condies adequadas de acordo com as caractersticas individuais de cada criana, recorrendo a diferentes estratgias tais como a experimentao, a inquirio e a observao de actividades/brincadeiras. Encorajar as crianas a explorarem o meio que as rodeia (p.e. aprender as funes dos objectos, a classificar objectos em grupos, a experimentar novos espaos e novos materiais, a colocar questes sobre o que as rodeia, a manter conversaes com os colaboradores, a descobrir novas reas como a linguagem e a desenvolver actividades criativas); promover um ambiente seguro e promotor do desenvolvimento Procurar actividades/brincadeiras de explorao motora e sensorial por parte das crianas Caractersticas do espao interior e exterior, Caractersticas do equipamento e material ldico-pedaggico), respeitando as caractersticas individuais de cada uma e a sua tolerncia face aos estmulos; Procurar assegurar, de forma equilibrada e adaptada s competncias das crianas, ocasies de brincar no interior e exterior do estabelecimento; de

Documento reorganizado em Word GESTO DA QUALIDADE DAS RESPOSTAS SOCIAIS - CRECHE

Estrutura 1

A - CONTEXTUALIZAO; B - PERODO A QUE SE REPORTA; C - CARACTERIZAO DO GRUPO DE CRIANAS A QUE SE DESTINA; D - CONSTITUIO DA EQUIPA;

Estrutura 2 E DEFINIO DO PROJECTO PEDAGGICO Definio dos objectivos operacionais; Conjunto de estratgias e mtodos para operacionalizao desses objectivos; Plano de actividades Scio-pedaggicas; Plano de Formao/Informao;

F METODOLOGIA DE DIVULGAO DO PROJECTO PEDAGGICO G OBSERVAES

Documento reorganizado em Word GESTO DA QUALIDADE DAS RESPOSTAS SOCIAIS - CRECHE

Plano de Actividades Scio-pedaggicas que consiste no conjunto de


actividades, estruturadas e espontneas, adequadas a um determinado conjunto de crianas e nas quais se encontram subjacentes intenes educativas promotoras do desenvolvimento global de cada criana (fsico, social, emocional, lingustico e cognitivo). Independentemente do currculo pedaggico adoptado pelo estabelecimento e de acordo com o grupo etrio e respectivas competncias das crianas a que se destina, a elaborao do Plano de Actividades Scio-pedaggicas tem em considerao as diferentes reas pertinentes ao desenvolvimento global das crianas, designadamente:

Desenvolvimento motor (desenvolvimento da motricidade fina e grossa); Desenvolvimento cognitivo (principalmente as reas relacionadas com o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, o pensamento lgicomatemtico e cientfico); Desenvolvimento pessoal e social; Pensamento criativo atravs da expresso do movimento, da msica, da arte, as actividades visuo-espaciais.

PLANO DE ACTIVIDADES DE SALA A. Perodo a que se reporta B. Planificao / Avaliao e Proposta de Reformulao Planeamento de Cuidados Especiais

Documento reorganizado em Word GESTO DA QUALIDADE DAS RESPOSTAS SOCIAIS - CRECHE

IMPLEMENTAO DO PROJECTO PEDAGGICO


Com base no Projecto Pedaggico, o responsvel por cada sala elabora o respectivo Plano de Actividades da Sala

ELABORAO DO PLANO DE ACTIVIDADES DE CADA SALA


Os planos de actividade de sala devem ser realizados com uma periodicidade regular, preferencialmente diria. Na operacionalizao deste plano de actividades importa ter um conjunto de sugestes ao nvel do relacionamento inter e intrapessoal descritas no Anexo A Relacionamento.

RELATRIO DE AVALIAO DO PROJECTO PEDAGGICO - 1 A PERODO A QUE SE REPORTA A AVALIAO B ENTIDADES ENVOLVIDADAS NA IMPLEMENTAO E AVALIAO C ALTERAES AO GRUPO DE CRIANAS D AVALIAO DO PROJECTO PEDAGGICO 1- Alterao aos objectivos operacionais 2- Alteraes ao conjunto de Estratgias e mtodos 3- Avaliao do nvel de execuo do plano de actividades scio pedaggicas 4- Plano de Formao/Informao 5- Outros aspectos relevantes

RELATRIO DE AVALIAO DO PROJECTO PEDAGGICO 2 E Resultados da avaliao da satisfao das famlias e dos colaboradores F Resultados da Avaliao da superviso G Avaliao da metodologia de divulgao do projecto pedaggicoi H Apreciao global do projecto pedaggico I Proposta de interveno futura

Na construo do projecto pedaggico, referenciar teoricamente estudos, publicaes, autores que possam sustentar as opes educativas inscritas no: PROJECTO Registo Escrito e VIVNCIAS NA PRATICA Aces no quotidiano

Todo o trabalho desenvolvido na Creche tem como grande objectivo promover o desenvolvimento integral da criana ao nvel scio-afectivo, cognitivo e psicomotor, valorizando acima de tudo as relaes ricas e estimulantes entre as crianas e com os adultos. Alguns princpios fundamentais reas de desenvolvimento : Fsico-Motora, Pessoal e Social, Aprendizagem e Cognio Higiene, Sade e segurana (dos 18 aos 36 meses)
De acordo com o Documento Gesto da Qualidade das Respostas Sociais CRECHE

A criana o centro de toda a actividade e a partir das suas caractersticas individuais e de seu enquadramento no grupo que a equipa de sala organiza e projecta o seu trabalho. O equilbrio permanente entre o que a criana necessita, o que a Educadora sabe que necessrio, bem como dilogo com a famlia, sero sempre uma prioridade de actuao

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM PRECISA DE TRS FACTORES MUITO IMPORTANTES A SABER:

1 - Possibilidade de experienciar (descobrir, sentir) 2 - Estar bem fisicamente e emocionalmente (sade) 3 Sentir e estar em ambiente calmo e seguro (segurana)

A CRIANA APRENDE BEM COM ALGUM QUE conhecedor, tem conhecimentos, experiente, que esclarece, que sabe o que fazer ESTIMULAO CORRECTA Que ajuda, transmite confiana, apoia, tem calma, compreende SENSIBILIDADE Que d oportunidade de escolha, respeita os gostos, as ideias, as emoes AUTONOMIA
Da organizao do contexto educativo s finalidades educativas na Creche Gabriela Portugal Redescoberta da Creche III 25 Setembro 2008 - Piaget

EDUCAR EM CRECHE CONDIES FISICAS/ ESPAOS e MATERIAIS e RECURSOSHUMANOS/PROFISSIONAIS

PRINCIPIOS EDUCATIVOS
Da organizao do contexto educativo s finalidades educativas na Creche Gabriela Portugal Redescoberta da Creche III 25 Setembro 2008 - Piaget

COMO EST ORGANIZADA A MINHA CRECHE ? SER QUE DESENVOLVE E POTENCIA AS CAPACIDADES DAS CRIANAS ? GRAU DE ESTRUTURAO
INFRA ESTRUTURAS INTERVENES ESTIMULANTES MATERIAIS E ACTIVIDADES

SENSIBILIDADE DO CONTEXTO
ATMOSFERA E RELAES INICIATIVAS E INTERVENES PEDAGGICAS

GRAU DE AUTONOMIA NA CRECHE


LIBERDADE DE ESCOLHA REGRAS E ACORDOS

PARTICIPAO DA CRIANA NA SUA AUTONOMIA


Da organizao do contexto educativo s finalidades educativas na Creche Gabriela Portugal Redescoberta da Creche III 25 Setembro 2008 - Piaget

PRINCPIOS EDUCATIVOS EM CRECHE- Segundo Gabriela Portugal

Princpio 1 envolver as crianas nas coisas que lhes dizem respeito Princpio 2 investir em tempos de qualidade procurando-se estar completamente disponvel
para as crianas

Alguns princpios fundamentais

Princpio 3 aprender a no subestimar as formas de comunicao nicas de cada criana e


ensinar-lhe as suas

Princpio 4 investir tempo e energia para construir uma pessoa total Princpio 5 respeitar as crianas enquanto pessoas de valor e ajud-las a reconhecer e a lidar
com os seus sentimentos

Princpio 6 - ser verdadeiro nos nossos sentimentos relativamente s crianas Princpio 7 modelar os comportamentos que se pretende ensinar Princpio 8 reconhecer os problemas como oportunidades de aprendizagem e deixar as
crianas tentarem resolver as suas prprias dificuldades

Princpio 9 construir segurana ensinando a confiana princpio Princpio10 procurar promover a qualidade do desenvolvimento em cada fase etria, mas
no apressar a criana para atingir determinados nveis desenvolvimentais
Educao de Bebs em Creche Perspectivas de Formao Tericas e Prticas Gabriela Portugal

Organizao de tempos, rotinas, horrios

Embora seja um desafio organizar um PROJECTO DE QUALIDADE destinado a vrias crianas, os benefcios que da resultam so imensos. Quando os horrios e as rotinas dirias so previsveis e esto bem coordenados em vez de em permanente mudana, mais provvel que os bebs e crianas se sintam seguros e confiantes. Saber o que ir acontecer no momento seguinte, por exemplo, quando acorda da sesta, ajuda as crianas a sintonizarem-se com o ritmo do dia. Quando o dia avana seguindo um percurso conhecido, as crianas podem sinalizar as suas necessidades individuais de alimentao, sono, higiene, mudar a fralda ou ir casa de banho e, depois de participarem nestas rotinas de cuidados, podem juntar-se de novo ao decurso dos acontecimentos que interromperam. Ao incio do dia, se as crianas souberem o que vo fazer quando os pais os deixam, a separao dos pais e a aproximao ao educador e aos colegas torna-se mais fcil. medida que vivem os rituais e as repeties de uma programao diria consistente, bebs e crianas ganham um sentido de continuidade e de controlo.

PRIORIDADES EDUCATIVAS/ PRINCPIOS ORIENTADORES


Criao de todo um ambiente fsico e afectivo que permita e estimule uma Aprendizagem activa por parte de cada criana. Assim a organizao dos espaos e materiais fundamental para dar resposta s necessidades de desenvolvimento do grupo.

Alguns princpios fundamentais

Os princpios da Pedagogia Interactiva, surge como uma forte influncia, a partir da qual se implementa e se reflecte sobre a qualidade das Interaces e de que modo estas so fundamentais para a aprendizagem activa das crianas. Rotinas securizantes e organizadoras da actividade diria de cada criana e do grupo A Observao directa das crianas bem como registos diversos (filmes, fotos) so fundamentais para que os adultos possam aprender mais sobre os bebs e possam assim intervir de uma forma mais adequada junto do seu grupo e a cada criana individualmente. Documentos legais da Segurana Social, possuem tambm diversos indicadores de apoio a uma correcta, sensata interveno pedaggica junto dos bebs Criao de mecanismos de formao em contexto de trabalho de um modo continuo bem como permanente actualizao de conhecimentos, formao externa com recurso as outros colegas ou especialistas

Alguns princpios fundamentais

As crianas so importantes e sem importncia; espera-se delas que se comportem como crianas mas so criticadas nas suas infantilidades; suposto que brinquem absorvidamente quando se lhes diz para brincar, mas no se compreende porque no pensam em parar de brincar quando se lhes diz para parar; espera-se que sejam dependentes quando os adultos preferem dependncia, mas deseja-se que tenham um comportamento autnomo; deseja-se que pensem por si prprias, mas so criticadas pelas suas solues originais para os problemas (Pollard, 1985:39) in Pinto, Manuel e Sarmento, Manuel Jacinto (1997) As Crianas Contextos e identidade. Universidade do Minho. Centro de Estudos da Criana, pag 13

Maria Teresa de Matos Educadora de Infncia responsvel pelo Berrio Coordenadora da Creche e Jardim de Infncia Colgio do Vale teresadematos@netcabo.pt

Felicidades Pessoais e Profissionais

Potrebbero piacerti anche