Sei sulla pagina 1di 12

Egito Os tronos e cadeiras cerimoniais eram revestidos de ouro e prata, enquanto a moblia utilitria possua poucas decoraes.

(Geralmente, o mobilirio egpcio era para ser guardado e no usado, pois acreditavam que usariam na vida aps a morte).

TRONO DE TUTANCMON - XVII DINASTIA - 1300 a.C

Grcia As cadeiras so divididas em modelos de honra usadas em cerimoniais ao ar livre e de uso comum. O mobilirio grego possui propores mais harmnicas, com assentos mais baixos e dimenses menores do que os modelos egpcios. (a cadeira klismos era voltada ao universo feminino!).

CADEIRA KLISMOS Sc IV.

Roma Entre os mveis de assento, o lectus era um dos mais importantes, presente na maioria das casas romanas. Suas funes eram variadas: descanso, fazer refeies e conversar (seminrios) e utilizado como assento e repouso, sobretudo em cerimnias e banquetes. (As mulheres que sentavam no lectus, no eram bem vistas!).

SOF LECTUS - Sc. V

Bizancio O trono de Maximiano uma escultura em relevo de marfim projetado para uso da igreja, mas mostra a decorao rica e elegante do mobilirio bizantino. (O uso das cores era muito presente, tanto nas construes e objetos).

TRONO DE MAXIMIANO - Sc. VI

Idade Mdia Era comum modelos dobrveis ou desmontveis, moblias transportadas em viagens, com mltiplas funes, como mveis de assento servindo para guardar ou armazenar utenslios. (Considerada a Idade das Trevas, a Idade Mdia trouxe uma luz para a histria do mobilirio).

TRONO DE DAGOBERTO - Sc. IX

Renascimento Os mveis deixam de ser peas isoladas e tornam-se parte do projeto da residncia. A moblia de luxo, ainda rara, prevalecendo caractersticas ainda medievais no mobilirio. (No Renascimento, a casa renascia!).

CADEIRA SAVONAROLA - Sc.XVI

Barroco Os mveis de assento modificaram-se sob influncia do comrcio com o Oriente e os encostos vazados da ndia, como forma de diferenciar as peas e tambm economizar nos materiais empregados. (O exagero do Barroco era visvel at na falta de proporo do mobilirio!)

CADEIRA MODELO MAROT - Sc.XVII.

Imprio No estilo Imprio nota-se a predileo por cores escuras e fortes, um mobilirio mostrando, inclusive, ornamento de carter revolucionrio e militar. (Esse estilo demonstra fora e poder, at numa simples poltrona!).

POLTRONA MODELO IMPRIO - Sc.XVIII

Rococ O mobilirio rococ corresponde aos padres da etiqueta e do comportamento da corte, demonstrando a preocupao com o conforto e a privacidade. (As noes de conforto do Rococ so mais prximas s nossas e a questo de etiqueta visvel na delicadeza de uma poltrona!).

POLTRONA MODELO BERGERE - Sc.XVI

Neoclassicismo O Neoclassicismo, o novo classicismo, buscava com as referncias clssicas uma revalorizao dos princpios da arte como fonte de inspirao mveis influenciados pela arte grega, romana, renascentista e barroca. (Numa simples cadeira, podemos enxergar uma mistura de pocas e estilos!).

POLTRONA MODELO HEPPLEWHITE - Sc.XIX

Art Nouveau O Art Nouveau (Arte Nova) no pretendia revalorizar estilos passados, mas criar algo realmente novo que traduzisse o clima da poca, cultural e tecnolgica. (Diferente de outros estilos, essa nova arte inova nas formas, mas no tanto nos materiais!).

CADEIRA GAILLARD - 1900

Funcionalismo O funcionalismo marcado por um perodo entre-guerras, com modificaes polticas, econmicas, sociais e culturais, de forma racional, guiada por seu ideal utilitrio. (Nota-se que a cadeira projetada com o mnimo material possvel, para que possa ser reproduzida em srie, com custos menores!).

POLTRONA WASSILY - 1925

Art Dco O estilo Art Dco caracteriza-se por formas geomtricas e linhas retas, solidez, volumes e planos sobrepostos, associado percepo da vida urbana, da agitao das grandes cidades, dos altos edifcios imponentes no cenrio urbano. (Parece um tipo de poltrona familiar, simples de ser encontrada numa residncia comum na nossa sociedade!).

POLTRONA RUHLMANN MEADOS DE 1930.

Organicismo Pretendia-se captar algo do esprito da natureza, como o prprio edifcio se ligava ao ambiente atravs da harmonia das suas propores, uso de materiais e cor. (A forma de ovo de uma cadeira pode ser considerada uma arte manisfesto!).

POLTRONA EGG - 1957

Deconstrutivismo O Deconstrutivismo nega a unidade e a ordem, rompe com as formas tradicionais, questiona a estabilidade, ordem, pureza e harmonia; e revela a debilidade da tradio. (O construir do desconstruir!).

CADEIRA WIGGLE SIDE - 1972

Minimalismo Apresenta um mnimo de elaborao formal e o mximo de utilizao de materiais industrializados, repetio de elementos, utilizao de padres matemticos e geomtricos. (Quanto menos, melhor!).

CADEIRA DUDD #72 - 1979

Ultratecnicismo A soluo dos problemas espaciais deveria acontecer atravs de materiais e mtodos construtivos altamente industrializados, priorizando a perfeio tcnica, o pragmatismo, o universalismo, o abstracionismo e a nfase na analogia mecnica. (A tecnologia invade o mobilirio!).

POLTRONA WELL TEMPERED - 1986

Ps Modernismo O Ps-Modernismo no pretende substituir o modernismo, mas defende uma reviso de seus pressupostos, liberando a relao forma e funo e revalorizando da Histria. (Um questionamento sobre a racionalidade!).

CADEIRA LOUIS GHOST - 2002

Potrebbero piacerti anche