Sei sulla pagina 1di 7

Tweetar

O que Doutrina:

Doutrina definida como um conjunto de princpios de uma escola, que pode ser literria, filosfica, de um sistema poltico ou de dogmas de uma religio. Doutrina tambm pode ser uma fonte do direito. Doutrina est sempre relacionado disciplina, a qualquer coisa que seja objeto de ensino, e podem ser propagadas de vrias maneiras, atravs de pregaes, opinio de pessoas conhecidas, ensinamentos, textos de obras, e at mesmo a catequese, como uma forma de doutrina da Igreja Catlica. Doutrina tambm est presente nas cincias jurdicas, onde tambm chamada de direito cientfico, que so estudos desenvolvidos por juristas, com o objetivo de compreender os tpicos relativos ao Direito, como normas e institutos.
O significado de Doutrina est na categoria: Geral

Outros significados e conceitos que podem interessar

Significado de Dogma Significado de Religio Significado de Igreja Ortodoxa Significado de Dogmatismo Significado de Laico Significado de Vassalo Significado de Estado Laico Significado de Socialismo
Significado de Dourar a Plula | Significado de Download

Significados Populares
Qumica do amor Libertinagem Emancipado o.o Ofcio Kpi Liberdade e Libertinagem Tipologia Tempo Gratinar

que Dogma:

Dogma um termo de origem grega que significa literalmente o que se pensa verdade. Na antiguidade, o termo estava ligado ao que parecia ser uma crena ou convico, um pensamento firme ou doutrina. Posteriormente passou a ter um fundamento religioso em que determinado ponto em uma doutrina dado como indiscutvel, inquestionvel, uma verdade absoluta que deve ser ensinada com autoridade. Alm do cristianismo, os dogmas esto presentes em outras religies como o judasmo ou islamismo. Os princpios dogmticos so crenas bsicas pregadas pelas religies, que devem ser seguidas e respeitados pelos seus membros sem nenhuma dvida. Quem os rejeita pode incorrer em crimes variveis de acordo com a religio. Na Igreja Catlica o crime de heresia aconteceu no perodo da Idade Mdia, em que as pessoas acusadas eram excomungadas ou perseguidas atravs da Inquisio.

Os dogmas proclamados pela Igreja Catlica devem ser aceitos como verdades reveladas por Deus atravs da Bblia. So irrevogveis e nenhum membro da Igreja, nem mesmo o Papa, tem autoridade para os alterar. So exemplos de dogmas a Existncia de Deus e da Santssima Trindade, Jesus Cristo Filho Natural de Deus, a Virgindade e Assuno de Maria, entre outros.
O significado de Dogma est na categoria: Geral

Outros significados e conceitos que podem interessar

Significado de Crente Significado de Epifania Significado de Senso Crtico Significado de Amm Significado de Onipotente Significado de Libertinagem Significado de Sexta Feira 13 Significado de Estado Laico
Significado de Doena Crnica | Significado de Dogmatismo

Significados Populares
Qumica do amor Libertinagem Emancipado o.o Ofcio Kpi Liberdade e Libertinagem Tipologia Tempo Gratinar

Significado de Religio
Tweetar

O que Religio:

Religio uma f, uma devoo a tudo que considerado sagrado. um culto que aproxima o homem das entidades a quem so atribudas poderes sobrenaturais. uma crena em que as pessoas buscam a satisfao nas prticas religiosas ou na f, para superar o sofrimento e alcanar a felicidade. Religio tambm um conjunto de princpios, crenas e prticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja. Todos os tipos de religio tm seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas anlises filosficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo. Outras se sobressaem pela f e outras em extensos ensinamentos ticos. Religio, no sentido figurado, significa qualquer atividade realizada com rgida frequncia. Ex: Ir para a academia todos os dia, para ele uma religio.

Cristianismo

Cristianismo vem da palavra Cristo, que significa Messias, pessoa esperada, o redentor. uma doutrina que acredita que Deus o criador do universo e de toda a vida do planeta. O Cristianismo um desdobramento do Judasmo. Todas as formas de cristianismo obedecem s mesmas escrituras, veneram o Deus de Israel e consideram Jesus como o Cristo, Filho de Deus e Salvador da humanidade. O cristianismo tem na Bblia o livro sagrado dos cristos e na Igreja o local da pregao dos ensinamentos de Cristo, atravs de seus Sacerdotes. As principais religies ligadas ao Cristianismo so o Catolicismo, a Ortodoxa e o Protestantismo.

Catolicismo
Catolicismo a religio dos cristos, uma vertente do cristianismo, formado pela Igreja Catlica Apostlica Romana, que tem seu centro no Vaticano e reconhece a autoridade suprema do Papa. O catolicismo uma doutrina que alm do culto a Jesus, enfatiza o culto a Virgem Maria e a diversos Santos. A religio catlica ou catolicismo tem a Bblia como seu Livro Sagrado, e atravs dele transmite os ensinamentos do Evangelho de Cristo. O crucifixo o smbolo maior da catolicismo, pois simboliza a cruz na qual Jesus Cristo morreu. O catolicismo uma doutrina que acredita na preparao dos fieis para a salvao de sua alma, que aps a morte subir ao paraso, onde gozar o descanso eterno.

Religio ortodoxa
Religio ortodoxa uma doutrina que teve sua origem no cristianismo, com a diviso da Igreja Catlica em Catlica do Ocidente e Ortodoxa do Oriente. A Igreja Ortodoxa portanto um ramo da Igreja Catlica, com pequenas diferenas em seus dogmas. A religio ortodoxa ou Igreja Catlica Ortodoxa, se define como a correta e verdadeira Igreja criada por Jesus Cristo, e que se manteve fiel a verdade, transmitida desde os Apstolos at os dias de hoje. A Igreja Ortodoxa formada por vrias igreja autnomas, onde a autoridade suprema uma junta governante, o Santo Snodo Ecumnico, onde a unidade tem origem na doutrina, na f, nos cultos e sacramentos.

Protestantismo
Protestantismo uma religio que adotou as doutrinas desenvolvidas na Europa, no sculo XVI, como resultado dos movimentos para reformar a Igreja Catlica. O protestantismo um dos ramos do cristianismo, que surgiu do movimento que rejeitou a autoridade romana e estabeleceu reformas nacionais em vrios pases do norte da Europa, como o Luteranismo na Sucia e parte da Alemanha, o Calvinismo na Esccia e em Genebra e o Anglicanismo na Inglaterra. Protestantes seriam ento, aquelas igrejas oriundas da Reforma, que apesar de surgirem posteriormente, obedecem aos princpios gerais do movimento reformista.

Judasmo
O judasmo a religio dos judeus. a mais antiga das religies monotestas do mundo. O judasmo acredita na existncia de um nico Deus, que criou o universo. Foi a primeira religio a crer em Jesus como o Messias de Israel. O judasmo um modo de vida, associado a uma combinao de f e convices religiosas. O judasmo uma religio da famlia, e grande parte da f judaica baseada nos ensinamentos recebidos no lar. O Tor ou Pentateuco considerado o livro sagrado dos judeus. Os cultos

judaicos so realizados nas sinagogas e so comandados por um rabino. O smbolo sagrado o Menor, um candelabro com sete braos, que representa Cristo.

Islamismo
Isl uma palavra rabe que significa submisso, aqueles que obedecem Al. O islamismo foi fundado pelo profeta Maom, nascido em Meca, por volta de 570, na Arbia Ocidental. O que aceita a f do islamismo chamado de muulmano. O livro sagrado o Coro, onde a palavra de Deus foi revelada ao profeta Maom. O templo a mesquita.
O significado de Religio est na categoria: Geral

Significado de Igreja Ortodoxa


Tweetar

O que Igreja Ortodoxa:

A Igreja Ortodoxa uma igreja crist, considerada, com uma doutrina semelhante da Igreja Catlica, mas como o termo mesmo diz, possui uma doutrina mais reta, mais rgida. A ortodoxia a corrente doutrinal que declara que representa a viso correta, fundada em princpios sistemticos (metafsicos) e cientficos. O contrrio a heterodoxia. Os cristos ortodoxos, por fora da denominao, so os que professam toda a doutrina da f crist de acordo com o magistrio da Igreja. Se apoderaram, porm, da designao da Igreja bizantina depois do cisma que os ops a Roma (nos sculos IX e XI) ao se arvorarem em depositrios da f verdadeira em oposio Igreja latina. Ficaram, por isso, a ser denominados ortodoxos os cristos da Europa Oriental, que se mantm separados da Igreja Catlica Romana. A Igreja Ortodoxa se v como a verdadeira igreja criada por Jesus Cristo, alm de no reconhecerem o Papa como autoridade. Para os cristos ortodoxos, como so chamados, no existe purgatrio e no acreditam na virgindade de Maria aps a concepo. Na Igreja Ortodoxa, os padres so liberados para o casamento, desde que este tenha ocorrido antes da sua converso, e apenas os bispos so obrigados a manter o celibato. No sculo XI, no ano de 1054, houve um cisma entre as Igrejas Crists, dividindo-as entre o Catolicismo, e Igreja Ortodoxa. Os cristos ortodoxos no aceitam os dogmas catlicos, e nem consideram vlidos os sacramentos. A Igreja Ortodoxa chegou ao Brasil no ano de 1904, e a primeira instituio foi criada em So Paulo, em 1954. A maior autoridade na Igreja Ortodoxa o Santo Snodo Ecumnico, desde a fundao at os dias atuais. As igrejas ortodoxas mais importantes so a Igreja Ortodoxa Grega e Igreja Ortodoxa Russa.
O significado de Igreja Ortodoxa est na categoria: Geral

Significado de Heresia
Tweetar

O que Heresia:

Heresia significa escolha, opo, e um termo de origem grega. Heresia quando algum tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religio, sendo assim quem pratica heresia, considerado um herege. A heresia acontece quando qualquer indivduo ou um grupo resolve ir contra uma religio, em especial aquelas que so muito rgidas. A heresia surgiu com a Igreja Catlica, no sculo XVIII, em especial no perodo da Idade Mdia, quando ela comeou a sentir-se ameaada por pessoas que criticavam seus dogmas e seus ensinamentos. A definio tanto da Igreja Catlica como das Igrejas Protestantes, que heresia quando algum contrrio as mensagens ensinadas por Jesus, e a heresia dita na prpria Bblia.

Santa Inquisio
A Igreja Catlica ficou to preocupada com as criticas aos seus ensinamentos que criou, no sculo XIII o Tribunal da Igreja Catlica, mais conhecido como A Santa Inquisio. A Inquisio tinha o objetivo de perseguir, julgar e punir as pessoas acusadas de heresia, e esses eram considerados como inimigos de estado, quando cometiam os atos por mais de um ano. As punies por heresia eram muito severas, os hereges eram queimados vivos, torturados ou ento estrangulados, e durou mais de cinco sculos.
O significado de Heresia est na categoria: Geral

Significado de Jeov
Tweetar

O que Jeov:

Jeov, tambm chamado de Jav, o nome de Deus na Bblia hebraica, e um termo de origem do hebraico. Os judeus no reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utiliz-lo, e atualmente jeov ligado a uma outra religio, conhecidos como Testemunhas de Jeov. Jeov aparece tambm na Bblia da Igreja Catlica, mas aparece em forma de tetragrama, uma palavra que era escrita sem vogais, YHWH, e foi traduzido para Jeov.

Testemunhas de Jeov
Testemunhas de Jeov uma religio crist, onde os fiis so seguidores de Jesus, mas acreditam que so uma nova verso do Cristianismo, todas suas doutrinas e sinamentos so baseados na Bblia, e a religio est presente em mais de 230 pases no mundo todo.
O significado de Jeov est na categoria: Geral

que Babilnia:

Babilnia foi a capital da Sumria, na antiga Mesopotmia, que hoje atualmente o Iraque. Babilnia significa "Porta de Deus", e os judeus dizem que um termo de origem hebraica, que significa confuso, e inclusive aparece na Bblia. Babilnia foi um imprio, que fez histria, principalmente com o Rei Nabucodonosor, e teve um papel fundamental na histria da Mesopotmia. A Babilnia era uma cidade muito avanado para a sua poca, desde os primrdios, seus habitantes tinham grandes conhecimentos sobre agricultura, arquitetura, astronomia e etc. O primeiro rei foi Hamurabi, que influenciou at os dias de hoje, pois foi ele que criou a diviso do dia em 24 horas, da hora em 60 minutos e etc. A Babilnia tambm est marcada na histria com os Jardins Suspensos da Babilnia, que foram uma das sete maravilhas do mundo antigo. Apesar de ter sido includa nessa lista, no h certezas se ela realmente existiu, no existem muitas descries detalhadas ou vestgios arqueolgicos foram encontrados. Dizem que o rei Nabucodonosor construiu os jardins para sua mulher, Amytis, uma princesa da Mdia.
O significado de Babilnia est na categoria: Geral

Outros significados e conceitos que podem interessar

Significado de Aleluia Significado de Olho por olho, dente por dente Significado de Crente Significado de Jeov Significado de Beijo no Olho Significado de Fiat Lux Significado de Ateu Significado de Eixo
Significado de Baba ovo | Significado de Bacharelado

Significados Populares
Qumica do amor Libertinagem Emancipado o.o Ofcio Kpi Liberdade e Libertinagem

Significado de Aleluia
Tipologia

O que Aleluia:

Aleluia significa Louvem Deus Jav, ou Adorem Deus Jav e um termo de origem hebraica. Jav uma abreviatura do nome de Deus, portanto aleluia um elogio ao Deus Jav. No Catolicismo, existe o Sbado de Aleluia, que corresponde ao dia que antecede o Domingo de Pscoa, sendo o ltimo dia da Semana Santa, onde comemorada a Ressurreio de Jesus Cristo. Aleluia uma palavra muito utilizada em celebraes crists, por protestantes e catlicos, no somente em cnticos como em oraes, alm de aparecer no Velho e no Novo Testamento da Bblia Crist, e no livro do Apocalipse de So Joo. Aleluia tambm considerada simplesmente uma palavra que vem de ulular, uma exultao de alegria como ainda hoje ainda acontece entre tribos semitas e africanas.

O termo aleluia tem sido muito utilizado popularmente, muitas vezes at como gria, para festejar um acontecimento mgico, quase como um milagre".
O significado de Aleluia est na categoria: Geral

Tempo

Significado de Pedra Angular


Gratinar

O que Pedra Angular:

Nas construes antigas, a pedra angular era a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifcio, formando um ngulo reto entre duas paredes. Servia para definir a colocao das outras pedras e alinhar toda a construo. A pedra angular o elemento essencial que d existncia quilo que se chama de fundamento da construo.

No Cristianismo, a Pedra Angular simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bblia Sagrada h referncias sobre a pedra angular. No Livro dos Salmos, captulo 118, versculo 22, h uma metfora sobre os construtores (a nao judaica) rejeitarem o mais importante elemento na construo do templo espiritual (Jesus Cristo, o Messias), conforme se l: "A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular". A Pedra Angular escolhida por Deus para edificar a Igreja, conforme a planta divina, foi Jesus Cristo. Portanto, uma pedra angular na construo de um edifcio a base slida que ele necessita para conseguir chegar altura programada, sem cair. Para um cristo, Jesus Cristo essa base fundamental na qual se assenta toda a construo da Igreja, formada por todos aqueles que acreditam na Palavra de Deus.

Potrebbero piacerti anche