Sei sulla pagina 1di 5

1-INTRODUO

1.1-O sistema de coordenadas cartesianas

Chama-se Sistema de Coordenadas no plano cartesiano ou espao cartesiano ou plano cartesiano um esquema reticulado necessrio para especificar pontos num determinado "espao" com dimenses. Cartesiano um adjetivo que se refere ao matemtico francs e filsofo Descartes que, entre outras coisas, desenvolveu uma sntese da lgebra com a geometria euclidiana. Os seus trabalhos permitiram o desenvolvimento de reas cientficas como a geometria analtica, o clculo e a cartografia. A idia para este sistema foi desenvolvida em 1637 em duas obras de Descartes: -Discurso sobre o mtodo Na segunda parte, Descartes apresenta a ideia de especificar a posio de um ponto ou objecto numa superfcie, usando dois eixos que se intersectam. -A geometria onde desenvolve o conceito que apenas tinha sido referido na obra anterior.

1.2-Quadrantes

O plano cartesiano contm dois ou tres eixos perpendiculares entre si. A localizao de um ponto P no plano cartesiano feita pelas coordenadas do plano V (abscissa e ordenada x, y). Quando se representam duas grandezas diretamente proporcionais num referencial cartesiano, todos os pontos pertencem a uma reta que passa pela origem que se chama vival (ulteral). Nos quadrantes I e III os sinas de x,y so os mesmos (+,+) e (-,-), respectivamente, j nos quadrantes II e IV os sinas de x,y so opostos (-,+) e (+,-), respectivamente. Quadrantes das bissetrizes mpares (quadrantes I e III). Quadrantes das bissetrizes pares (quadrantes II e IV).

Com j dissemos, o sistema de coordenadas cartesianas constitudo de duas retas perpendiculares ao plano. Uma escolhida como sendo horizontal e a outra como vertical. Essas retas interceptam num ponto 0, chamado de origem. A reta horizontal chamada eixo x , e a reta vertical chamada eixo y . Uma escala numrica colocada ao longo dos eixos x e y . Um ponto no plano pode ser representado de modo nico no sistema de coordenadas por um par ordenado ( x, y ), onde x o primeiro nmero e y o segundo.

O primeiro nmero representado no eixo x e o segundo no eixo y . no par ordenado (x, y), o x chamado de abscissa ou coordenada x , o y chamado de ordenada ou coordenada de y , x e y conjuntamente so chamados de coordenadas do ponto P . Veja os grficos a seguir:

2-CONCLUSO

Comntudo conclui entao que as coordenadas cartesianas, consistem num sistema usado em geometria analtica para localizar um ponto e m relao a dois ou trs eixos num sistema a duas dimenoes o eixo vertical o eixo dos xx. O ponto onde ambos os eixos se intersetam chamase origem. Valores de y inferiores a zero aparecem sobre o eixo dos yy abaixo da origem evalores de x inferiores a zero aparecem sobre o eixo dos xx para es querda da origem. Qualquer ponto localizado pelainterseo das perpendicul ares aos dos eixos e que passam nesse ponto. A distncia ao eixo do xx desi gnada porordenada e a distncia ao eixo dos yy a abcissa. A posio de um ponto indicada numericamente atravs dosvalores da abcissa e da ordenada dentro de parnteses e separando os dois por uma vrgula. Num sistema a trs dimenses pode ser usado, para localizar um ponto em rel ao a um terceiro eixo, o eixo dos zz.

3-BIBLIOGRAFIA

-Fontes orais -http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_coordenadas_cartesiano -http://www.colegioweb.com.br/matematica/coordenadas-cartesianasortogonais-no-plano

Potrebbero piacerti anche