Sei sulla pagina 1di 4

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar

Planejamento Ambiental Urbano


Sala 2 Iguaba Grande
AA3.1 - Gesto de Problemas Urbanos

Henrique Apolinrio Rody 331830

Niteri-RJ 28 de maio de 2013

Vamos iniciar o trabalho final da disciplina. Sugerimos que assista entrevista do urbanista Jaime Lerner, para que reflitam sobre as possibilidades de gesto urbana. Nessa semana, a dupla dever analisar o instrumento escolhido na semana 5, quanto aos itens: Recursos hdricos; reas verdes urbanas, Arborizao urbana; Articulao das reas rurais com as reas urbana.

Para cada item, apresente o contexto do problema ambiental, a gesto proposta no instrumento e as medidas de gesto para que se promova o planejamento ambiental urbano adequado que a dupla prope.

Na semana 5 o Instrumento de Gesto Ambiental escolhido foi a Outorga, e foi apresentado a questo da outorga da gua em relao ao uso da gua. A outorga de direito de uso de recursos hdricos um dos seis instrumentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos (PNRH), estabelecidos no inciso III, do art. 5 da Lei Federal n 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Esse instrumento tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da gua e o efetivo exerccio dos direitos de acesso gua1. Porm a Outorga um instrumento que no se limita aos recursos hdricos pela PNRH, so observados no estatuto da cidade a Outorga Onerosa, que assim como a outorga da gua, define-se como a concesso emitida pelo Municpio para o proprietrio de um imvel que edifique acima do limite estabelecido pelo coeficiente de aproveitamento bsico mediante contrapartida financeira a ser prestada pelo beneficirio. O objetivo da Outorga Onerosa, portanto, recuperar parte dos investimentos a serem realizados pelo Poder Pblico para suprir as demandas geradas pelas altas densidades. Curiosamente, o Estatuto da Cidade veda a utilizao dos recursos arrecadados com a Outorga em implantao de infra-estrutura, que seria a demanda mais diretamente ligada ao aumento da densidade. Os recursos podem ser utilizados para (art. 31 fazendo meno aos incisos I a IX do art. 26)2: I. II. III. IV. V.
1 2

Regularizao fundiria; Execuo de programas e projetos habitacionais de interesse social; Constituio de reserva fundiria; Ordenamento e direcionamento da expanso urbana; Implantao de equipamentos urbanos e comunitrios;

Fonte: site http://www.ana.gov.br acessado em 22/05/2013 Fonte: site http://urbanidades.arq.br acessado em 23/05/2013

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar


Planejamento Ambiental Urbano Sala 2

VI. VII. VIII.

Criao de espaos pblicos de lazer e reas verdes; Criao de unidades de conservao ou proteo de outras reas de interesse ambiental; Proteo de reas de interesse histrico, cultural ou paisagstico;

No contexto internacional, a Concesso Onerosa teve sua ideia norteadora originada na dcada de 70 pela ONU com a separao entre direito de propriedade e direito de construir. Na Frana foi delimitado o Teto Legal de Densidade (Plafond lgal de densit PLD) e nos EUA o Espao Flutuante (space adrift) e Bnus de Zoneamento (zoning bonus). Em setembro de 1975, o instituto do Solo Criado foi proposto publicamente por tcnicos do Centro de Estudos e Pesquisas em Administrao Municipal - CEPAM, rgo vinculado na poca Secretaria do Interior do Estado de So Paulo (O Solo Criado, CEPAM, 1975, 20 pp.), sendo que o debate terico e conceitual sobre o instituto da Outorga Onerosa do Direito de Construir (Solo Criado) teve seu ponto culminante na chamada Carta de Embu, documento originado na cidade de Embu, no ms de dezembro de 1976, onde foi realizado o seminrio e onde a carta foi aprovada (Solo Criado/Carta de Embu (diversos autores), CEPAM Fundao Prefeito Faria Lima, 1977)3. Normas Urbansticas: o Multiplicidade (PDOT, PPCUB, Zoneamento Ambiental, URB, MDEs, o Contingentes (alteraes revises) o Compatibilizao (Ex. PDOT, PPCUB e LUOS) Princpio de Interpretao: Coeso Dinmica (J.A. Silva) Outorgas urbansticas: Estatuto da Cidade, LODF, PDOT, Lei Distrital n 1.170/1996, Lei Complementar Distrital n 294/2000, Lei Complementar Distrital n 800/2009 (FUNDURB), PDLs vigentes at entrada em vigor da LUOS e leis especficas. O PPCUB e a LUOS introduziro novidades. O Estatuto da cidade cita: Art. 28. O plano diretor poder fixar reas nas quais o direito de construir poder ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento bsico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficirio. 1o Para os efeitos desta Lei, coeficiente de aproveitamento a relao entre a rea edificvel e a rea do terreno. 2o O plano diretor poder fixar coeficiente de aproveitamento bsico nico para toda a zona urbana ou diferenciado para reas especficas dentro da zona urbana.

Fonte: http://infoecidade.blogspot.com.br/2011/03/o-solo-criado.html acessado em 26/05/2013

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar


Planejamento Ambiental Urbano Sala 2

3o O plano diretor definir os limites mximos a serem atingidos pelos coeficientes de aproveitamento, considerando a proporcionalidade entre a infraestrutura existente e o aumento de densidade esperado em cada rea . Art. 29. O plano diretor poder fixar reas nas quais poder ser permitida alterao de uso do solo, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficirio. PDOT Lei Complementar n 803/2009: Art. 174. A outorga onerosa do direito de construir ser aplicada nos lotes onde o direito de construir possa ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento bsico adotado at o limite estabelecido pelo coeficiente de aproveitamento mximo, mediante contrapartida. Art. 175. A outorga onerosa do direito de construir poder ser aplicada: I (...) Art. 176. A outorga onerosa de alterao de uso configura contrapartida pela alterao dos usos e dos diversos tipos de atividade que venha a acarretar a valorizao de unidades imobilirias. 1 Considera-se alterao de uso: I. II. A mudana do uso ou do tipo de atividade para outro diferente daquele originalmente indicado nas normas vigentes para a respectiva unidade imobiliria; A mudana da proporo do uso ou do tipo de atividade para outra diferente daquela originalmente indicada nas normas vigentes para a respectiva unidade imobiliria; A incluso ao uso original indicado de novo tipo de uso ou atividade no previstos nas normas vigentes para a respectiva unidade imobiliria.

III.

2 No se configura, para efeito de cobrana de outorga de alterao de uso, a transformao de zona rural em urbana. (...). Como desfecho deste trabalho trazemos a tona o trecho de uma notcia postada por Joo Crestana, presidente do Secovi-SP, da Comisso Nacional da Indstria Imobiliria da CBIC e reitor da Universidade Secovi: Fraudes, corrupo e eventual mau uso da mquina pblica devem ser tratados com o rigor da lei. O que est errado tem de ser corrigido, mas no se joga o beb com a gua do banho. essencial defendermos o bom uso das ferramentas urbansticas, e valorizarmos as boas empresas e os funcionrios pblicos dedicados e honestos4.

Fonte: http://www.secovi.com.br/noticias/o-que-e-outorga-onerosa/3730/ acessado em 28/05/2013

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar


Planejamento Ambiental Urbano Sala 2

Potrebbero piacerti anche