Sei sulla pagina 1di 8

Redalyc

Sistema de Informacin Cientfica


Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Magalhes Batista, Cludio Memria e Identidade: Aspectos relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural Caderno Virtual de Turismo, vol. 5, nm. 3, 2005, pp. 27-33 Universidade Federal do Rio de Janeiro Ro de Janeiro, Brasil
Disponible en: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=115416147004

Caderno Virtual de Turismo ISSN (Versin electrnica): 1677-6976 caderno@ivt-rj.net Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil

Cmo citar?

Nmero completo

Ms informacin del artculo

Pgina de la revista

www.redalyc.org Proyecto acadmico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto

RNO VIRT E D

L DE TU UA

Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 5, N 3 (2005)

SMO RI

Memria e Identidade: Aspectos relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural


Cludio Magalhes Batista (bacau10@yahoo.com.br) *

www.ivt -rj.net
LTDS
Laboratrio de Tecnologia e Desenvolvimento Social

C A
Resumo
O presente artigo mostra a importncia do desenvolvimento do Turismo Cultural, o qual faz resgate da memria e da identidade de um grupo tnico, enfim, de uma Cultura particular de determinado povo que se preocupa com a preservao do seu Patrimnio Cultural, suas crenas, manifestaes, ritos, etc. Dessa forma, este artigo pretende apresentar a relevncia da memria e da identidade de um povo e do contexto histrico que est inserido. Palavras-chave: Memria, identidade, turismo cultural.

Abstract
The present paper shows the importance of Cultural Tourism development, the redemption of memory and identity of an ethnic group, therefore one self culture of people who have on awareness about preservation of their Cultural Patris beliefs, ceremonies, etc. So, this paper intents to show the memory relevance and the memory relevance and the peoples identity and the historical contact that it is supported. Keywords: Memory, identity, cultural tourism.

27

RNO VIRT E D

L DE TU UA

Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 5, N 3 (2005)

SMO RI
Introduo:
O resgate da memria de suma importncia devido construo de uma identidade consistente de um determinado povo. Para isso necessrio que no deixe de rememorar, ir em busca das razes, das origens, do mago da sua histria, etc. A memria tem um carter primordial para elevao de uma nao de um grupo tnico, pois aporta elementos para sua transformao. A idia de nao uma realidade que se impe por si mesmo, pois uma construo contnua que repousa no erro histrico. Ao falar de raa vem em nossasmentes altura, ndice ceflico, uma aparncia hereditria, enquanto etnicidade os aspectos culturais so primordiais, pois uma comunidade biolgica de cultura e de lngua. Neste trabalho, usou-se como tcnica de pesquisa o levantamento bibliogrfico referente Memria, Identidade e Turismo Cultural. Desta forma, o objetivo deste artigo identificar a importncia da memria na construo de uma identidade e s atravs desta identidade formada que a indstria do Turismo Cultural se faz presente, apropriandose desta para o incremento da localidade onde desenvolve esse tipo de Turismo, tendo acesso ao Patrimnio Cultural, histria, cultura e ao modo de viver daquela comunidade. adquiridas por todos envolvidos com aquele episdio.

Stuart Hall afirma que: as identidades nacionais no so coisas com as quais ns nascemos, mas so formadas, transformadas no interior da representao (HALL, 1999, 48). Sendo a nao construda, uma comunidade simblica e gera sentimentos de identidade e de pertena que no necessariamente tem de ser os limites geogrficos que impe essa nao. Isso bastante perceptvel quando temos a experincia de um sabor ou um cheiro Partindo do pressuposto que a memria a faculdade de reter idias ou reutilizar
* Mestrando em Cultura e Turismo pela UESC & UFBA,Bacharel e Licenciado em Filosofia (PUC MG), ttulo do projeto: Carnaval em Caravelas: Um link entre o Extremo Sul da Bahia e o Rio de Janeiro/ Ax X Samba, orientador Dr. Milton Arajo Moura UFBA, Bolsista da FAPESB (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado da Bahia)

A memria pode ser entendida como a capacidade de relacionar um evento atual com um evento passado do mesmo tipo, portanto como uma capacidade de evocar o passado atravs do presente (JAPIASS, 1996, 178).

que percebamos ou tnhamos enquanto criana, mais tarde quando adultos ao sentirmos o cheiro ou o sabor somos remetidos, voltamos ao passado e invocamos essa lembrana. Buscamos essa memria que est adormecida, no que busquemos, mas ela vem tona.

adquiridas anteriormente como afirma o dicionrio da Lngua Portuguesa (FERREIRA, 1989, 334), percebe-se que essa memria

proporciona a lembrar da prpria lembrana e no deixa que se apaguem as experincias Existem lugares da memria, lugares

28

Cludio Magalhes Batista

sensaes, impresses ou quaisquer informaes

Memria e Identidade: Aspectos relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural

C A

Conceitos de Memria, Identidade e Turismo Cultural.


Filosoficamente ( Memria ) significa a capacidade de reter um dado da experincia ou conhecimento adquirido e de traze-lo mente; e esta necessria para constituio da experincias e do conhecimento cientfico. Toda produo do conhecimento se d a partir de memrias de um passado que

A nao, raa e etnia se distinguem pela pertena racial, originada na comunidade de origem, a pertena tnica dada pela crena subjetiva na comunidade de origem e a nao pelo poder poltico. Expresso nas instituies democrticas nas instncias competentes. Apesar de que hoje no se fala mais em raa que um conceito em desuso.

consolidado no presente. Hilton Japiass, no Dicionrio de Filosofia ele afirma :

RNO VIRT E D

L DE TU UA

Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 5, N 3 (2005)

SMO RI
particularmente lembrana, que ligados pode a ser uma uma remetendo lembranas do j vivido. Pode ser construda consciente ou inconsciente, pois o que a memria grava, recalca, exclui, relembra o resultado de um trabalho de organizao.

querem esquecer suas memrias pelo contrrio querem preserv-las e perpetu-las, para que as futuras geraes saibam dos acontecimentos por ali passado. A memria um elemento constituinte do sentimento de identidade, tanto individual como coletiva, na medida em que ela tambm de um fator do de extremamente sentimento importante continuidade

reconhecer como expresso particular de um determinado povo. A memria no pode ser entendida como apenas um ato de busca de informaes do passado, tendo em vista a reconstituio deste passado. Ela deve ser entendida como um processo dinmico da prpria rememorizao, o que estar ligado questo de identidade (SANTOS, 2004, 59).

coerncia de uma pessoa de um grupo em sua reconstruo de si ( POLAK,1992, 204). Porm essa memria no pode ser enquadrada, emoldurada de acordo com os interesses prprios, pois livre e atua em seus personagens de forma bastante livre sem interferncias. Emerge repentinamente Sendo assim rememorizada ela no se deixam cair no esquecimento e vai sendo refrescada constantemente, sendo grafada, narrada, ou tornando-se fonte-histrica, utilizando da memria social que um dos meios fundamentais de abordar os problemas do tempo e da histria ( LE GOFF, 1996, 426).

Memria e Identidade: Aspectos relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural

29

Cludio Magalhes Batista

C A

lembrana pessoal, mas tambm pode no ter apoio no tempo cronolgico. Pode ser, por exemplo, um lugar de frias na infncia, que permaneceu muito forte na memria da pessoa, muito marcante, independentemente da data real em que a vivncia se deu (POLLAK, 1992, 202).

A memria histrica constitui um fator de identificao humana, a marca ou o sinal de sua cultura. Reconhecemos nessa memria o

A memria

sempre atual, pois a

que nos distingue e o que nos aproxima. Identificamos a histria e os seus

qualquer momento podemos evoc-la. vivida no eterno presente; aberta dialtica da lembrana e do esquecimento; alimenta-se de lembranas vagas, telescpias, globais e flutuantes; e cria sentimento de pertencimento e identidade, etc.

acontecimentos mais marcantes, desde os conflitos s iniciativas comuns. E a identidade cultural define o que cada grupo e o que nos diferencia uns dos outros.

Segundo Wehling, a memria tem finalidades: A memria do grupo sendo a marca ou sinal de sua cultura, possui algumas evidncias bastante concretas. A primeira e mais penetrante dessas finalidades a da prpria identidade. A memria do grupo baseia-se essencialmente na afirmao de sua identidade (WEHLING, 2003, 13).

Estas so algumas caractersticas da memria que fornecem um arcabouo de conhecimento a si mesma. A memria sabe.

Em contrapartida pode-se observar que ao mesmo tempo que um grupo quer esquecer, outros testemunharam acontecimentos e querem inscrever suas lembranas contra o esquecimento, para que a memria continue sempre viva. a luta pelo no esquecimento.

A ligao entre memria e identidade to profunda que o imaginrio histrico-cultural

Surge a a resistncia de grupos que no

se alimenta destes para se auto-sustentar e se

RNO VIRT E D

L DE TU UA

Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 5, N 3 (2005)

SMO RI
Identidade:
A identidade cultural e a memria reforam-se mutuamente. Conhecemos as nossas razes, distinguimos o que nos une e o que nos divide. Estamos aptos a entender que a cultura e a memria so faces de uma mesma moeda e que a atitude cultural por excelncia e com o que nos rodeia, desde os testemunhos construdos ou das expresses da natureza aos testemunhos vivos aos quais so imprescindveis para a construo desta identidade. A identidade uma categoria extremamente diferenciada dentro das Cincias Humanas e Sociais. Pode ser abordada em relao questo de gnero, pode ser definida a partir da religio que se professa, pode ser construda, e geralmente o , com a contribuio da atividade profissional que uma A memria um elemento essencial da identidade e contribui para a formao da cidadania. A definio da prpria identidade cultural implica em distinguir os princpios, os valores e os traos que a marcam, no apenas em relao a si prpria, mas frente a outras culturas, povos ou comunidades. Memria e identidade esto interligados, desse cruzamento, mltiplas pelas possibilidades podero se abrir ora produo de imaginrio histrico-cultural (SANTOS, 2004, 59). Atravs da memria e da construo da identidade de um povo, surge o turismo com a perspectiva de preservar a cultura e fazer dela um produto turstico que tem uma demanda especfica, pois quem procura esse tipo de turismo quer outro tipo de atrao que conhecer o Patrimnio cultural daquela localidade. pessoa exerce, est intimamente ligada ao grupo tnico ao qual pertencemos, o que j inclui outras categorias como lngua, costumes, etc. manter uma certa correspondncia. Elas tem a ver, entretanto, com a questo da utilizao dos recursos da histria, da linguagem e da cultura para a produo no daquilo que ns somos, mas daquilo no qual nos tornamos (HALL, 2000, 109).

a identidade particular, ex: a identidade nacional, brasileira, americana, japonesa, etc. Na linguagem do senso comum, a identificao construda a partir do reconhecimento de alguma origem comum, ou de caractersticas que so partilhadas com outros grupos ou pessoas, ou ainda a partir de um mesmo ideal. (HALL, 2000. 106 ).

A relao existente entre cultura e turismo visivelmente notada quando o turismo se apropria das manifestaes culturais, da arte, dos artefatos da cultura .

Por sua vez a cultura tambm se apropria do turismo no que diz respeito a formatao das expresses culturais para o

desenvolvimento do turismo. Surge ai, ento, um turismo especial voltado para a cultura.

Essa construo da identidade ou identidades vo se moldando quando um determinado grupo se apropria de seus valores, manifestaes perpetuando-os na sua histria, passando de gerao a gerao. As identidades parecem invocar uma origem que residiria em um passado histrico com o qual elas continuariam a

Turismo cultural o acesso a esse patrimnio cultural, ou seja, histria, cultura e ao modo de viver de uma comunidade. Sendo assim, o turismo cultural no busca somente lazer, repouso e boa vida. Caracteriza-se, tambm, pela motivao do turista em conhecer regies onde o seu alicerce est baseado na histria de um
30

Memria e Identidade: Aspectos relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural

Cludio Magalhes Batista

C A

Por identidade entendemos os aspectos peculiares de um determinado povo com suas crenas, ritos e experincias comuns que foram

Turismo Cultural:

RNO VIRT E D

L DE TU UA

Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 5, N 3 (2005)

SMO RI
determinado povo, nas suas tradies e nas suas manifestaes culturais, histricas e religiosas (MOLETTA, 1998, 910). O turismo cultural se relaciona profundo respeito cultura (MOLETTA, 2001, 46).

O pblico especfico da segmentao no Assegurar s geraes futuras, o aceso a recursos do turismo cultural um dever principalmente dos profissionais deste setor turstico. Segundo Moletta (apud. SANTOS, 2004, 83), um profissional do turismo cultural deve apresentar as seguintes caractersticas: setor do Turismo Cultural motivado por caractersticas prprias peculiares, como: nvel de escolaridade mais elevado. A grande maioria tem curso superior, fala ou compreende outra lngua, etc. So indivduos que ao satisfazerem suas necessidades mais

elementares e vitais (alimentao, vesturio, habitao), buscam escalas superiores de

Ter tido farta leitura sobre os atrativos culturais explorados; estar em constante buscar de novas informaes; conhecer tecnicamente a regio, realizando interpretaes sobre o bem estudado e sua relao com a histria; ter boa comunicao, iniciativa e empatia com o visitante; Dominar a informao, transmitindo entusiasmo e motivao para o grupo; possuir noes de primeiros socorros e transparecer um

satisfao (melhoria qualitativa dos elementos vitais e educao, lazer, viagens, etc.)

Cultural leva aos indivduos a um certo tipo de status social, porque nem sempre o turismo acessvel a todos. A educao primordial para o aprimoramento e a propenso dos
31

Cludio Magalhes Batista

Fazer turismo e principalmente o Turismo

Memria e Identidade: Aspectos relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural

C A

intimamente com a vida cotidiana do destino O turismo cultural tem a funo de estimular aos fatores culturais dentro de uma localidade e um meio de fomentar recursos para atrair visitantes e incrementar o desenvolvimento econmico da regio turstica, a qual tem caractersticas favorveis a esse setor de turismo, sendo apoiado nos princpios do desenvolvimento turstico sustentvel. Podendo ser tambm uma estratgica de dominao, controle, De certa forma pode exercer uma funo de modificao da cultura, interferindo no aspecto cultural e descaracterizando assim a prpria manifestao que espontnea. O turismo como fenmeno tem que ser implementado com muito cuidado pois deve procurar revalorizar o cotidiano da localidade e no inventar uma manifestao cultural para mostrar ao turista. turstico que se quer conhecer, pois h lugares que se especializam em recepo dos turistas e de certa forma industrializam, massificam as manifestaes culturais sendo um produto exclusivamente para os mesmos.

folclorizao, instrumentalizao dos nativos para gerar lucro e prestgio para os agentes do turismo e os governantes. A cultura como atrativo turstico considerada uma atividade econmica de importncia global, que abarca elementos econmicos, sociais, culturais e ambientais. um dos fenmenos mais importantes dos ltimos tempos, pois propicia o contato entre diferentes culturas, a experincia de diferentes situaes, e passa por diferentes ambientes, e a observao de diferentes paisagens. Isto possibilita a globalizao da cultura. ( SANTOS & ANTONINI, 2003, 101).

O Turismo Cultural pode converter em uma oportunidade para o desenvolvimento de correntes tursticas atradas por motivaes predominantemente culturais fortalecendo assim a prpria cultura.

Aparelhagem do Turismo Cultural:

RNO VIRT E D

L DE TU UA

Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 5, N 3 (2005)

SMO RI
viajantes a fazer turismo. O grau de escolaridade tem uma correlao positiva com altos nveis de renda. Isso significa a mesma correlao positiva com o turismo, ou seja, nveis de renda mais elevados revelam maiores propenses a viajar do que nveis de renda mais baixos. O mesmo se se relaciona diretamente o turismo com o grau de escolaridade ( RABAHY, 2000, 93). Esses aspectos so relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural e o mesmo se ampara de tosa uma aparelhagem tecnolgica para seu incremento e Neste tipo de turismo deve-se ter a preocupao por parte dos operadores de turismo as quais vendem o produto da cultura, valorizao do cotidiano das comunidades e no simplesmente produzir uma manifestao cultural para se mostrar ao turista, pois seno estaria fabricando um produto e perdendo assim a caracterstica do mesmo. Porm o turismo o setor que mais cresce e pode ser ainda explorado muito mais. Aparelhagem tecnolgica aqui significa toda tcnica e todo aparato que o turismo cultural se apropria para que ser produto, no caso a cultura, as manifestaes, ritos, expresses artsticas, transforme-se em um produto turstico. Como aparelhagem podemos destacar a elaborao de um marketing agressivo, divulgando assim a cultura daquela O turismo cultural compreende uma infinidade de aspectos, todos eles passveis de serem explorados para a atrao de visitantes. A arte um dos elementos que mais atraem turistas. A pintura, a escultura, as artes grficas, a arquitetura so elementos procurados pelos turistas. Assim, os museus se constituem nos primeiros atrativos a serem procurados pelos visitantes de uma localidade (IGNARRA, 1999, 120). o Largo da Ordem manteve seu estilo do sculo XIX e ao mesmo tempo transformou-se em uma rea de lazer e entretenimento noturno de boa qualidade (TRIGO, 1993. 112).

turismo cultural com a inteno de promover o prprio e a comunidade local, como: a msica, dana, artesanato, gastronomia tpica, folclore, agricultura tradicional, manifestaes religiosas, a histria da comunidade, etc.

passageiro. Est intimamente ligado demanda intelectual dos jovens que cresceu nos ltimos 30 anos. O nvel de instruo cresceu , gerando assim uma democratizao de bens e equipamentos culturais, para maiores parcelas da populao.

Tudo isso oferece como aparelhagem para o turismo cultural para que se desenvolva

No turismo cultural a importncia de revitalizao de reas urbanas e comunidades com expresses artsticas se acelera a cada dia com o intuito de divulgar, mas de preservar suas origens.

forte e atuante neste segmento, porm de forma responsvel, no descaracterizando a cultura do local.

No Brasil, cidades como Ouro Preto, Salvador, Olinda e centros histricos importantes de capitais como Rio de Janeiro, So Paulo e Curitiba so parcialmente preservados. Em Curitiba Pretendeu-se neste artigo salientar os aspectos relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural como sendo imprescindvel o resgate da memria e a identidade de um
32

Cludio Magalhes Batista

Consideraes Finais:

Memria e Identidade: Aspectos relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural

C A
etc.

potencialidade.

comunidade: artesanato, folclore, gastronomia tpica, arquitetura histrica, arquitetura tpica,

Outros elementos so apropriados pelo O turismo cultural no um modismo

RNO VIRT E D

L DE TU UA

Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 5, N 3 (2005)

SMO RI
determinado povo. SP: Editora UNICAMP, 1996. MOLETTA, Vnia Florentino. Turismo Cultural. Porto Alegre: SEBRAE/RS. 1998. A memria essencial para uma cultura que deseja preservar suas caractersticas e como ela intimamente ligada a identidade, fornece subsdios para que a identidade se construa e se fortalea a partir de elos comuns. POLLAK, Michael. Memria, esquecimento e Silncio. In. Estudos Histricos. 1989/3. So Paulo. Cpdoc/FGV. RABAHY, Wilson A . Planejamento do turismo. Estudos econmicos e fundamentos economtricos. Barueri-SP. Loyola. 2000. No turismo cultural a memria e a identidade so essenciais para o SANTOS, Reinaldo Soares dos. O Encanto da Lagoa: O imaginrio histrico-cultural como elemento propulsor para o turismo cultural na Lagoa Encantada. Dissertao ( Mestrado em Cultura e Turismo) Programa de PsGraduao em Cultura e Turismo, UESC/ UFBA, Ilhus-Ba, 2004. SANTOS, Roselys I. Correa & ANTONINI, Bianca Oliveira. LA GASTRONOMIA TPICA DE LA ISLA DE SANTA CATARINA Brasil. Su identidad como atrativo para el turismo cultura. In. Portanto o artigo propicia a contribuir para a reflexo acadmica sobre a memria, identidade como elementos capazes de fomentar e desenvolver cada vez mais o turismo cultural. Estudios y Perspectivas en turismo. Vol.13. Nmeros 1 y 2 2004. Centro de

modernidade. Trad. (Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro) 3. ed. Rio de Janeiro. DP&A, 1999. ________. Quem precisa da identidade? In. Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais / Tomaz Tadeu da Silva(org). Petrpolis RJ: Vozes, 2000. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do turismo. So Paulo: Pioneira, 1999. JAPIASS, Hilton & MARCONDES, Danilo. Dicionrio bsico de Filosofia. 3.ed. ver. E ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 1996. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. Trad. (Bernardo Leito...[ et. Al.] 4.ed. Campinas-

( In, Brasilis: revista de histria sem fronteiras) Rio de Janeiro: Editora Atlntida, Ano 1 n1, 2003).

Memria e Identidade: Aspectos relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural

33

Cludio Magalhes Batista

C A
desenvolvimento deste segmento turstico, que vem crescendo a cada dcada devido s exigncias dos padres do turismo, no caso cultural, pois um dos fatores que faz crescer esse tipo de turismo a elevao da escolaridade da populao que de uma forma ou de outra vem aumentando graas a esse mundo globalizado .

investigaciones y Estudios Tursticos. Buenos Aires. Argentina. TRIGO, Luiz Gonzaga Godoy. Turismo e qualidade: Tendncias contemporneas .

Referncias:
HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-

Campinas, SP: Papirus, 1993. (Coleo Turismo) WEHLING, Arno & WEHLING, Maria Jos. As estratgias da memria social

Potrebbero piacerti anche