Sei sulla pagina 1di 22

Dialtica da Redemocratizao e Etnognese:

Emergncias das Identidades Indgenas no Nordeste Contemporneo


Marcondes de Arajo Secundino1

Qualquer coisa que a filosofia possa fazer para liberar um pouco nossa imaginao de grande serventia poltica, pois, quanto mais livre for a imaginao do presente, maior ser a probabilidade de que as prticas sociais futuras sejam diferentes das passadas (Richard Rorty).

Introduo
Como qualquer outra coletividade social, os grupos indgenas esto situados num determinado ponto de referncia, neste caso, a regio Nordeste. Este ponto oferece-lhes condies de produo singular de sua histria, ao mesmo tempo em que lhes posicionam desfavoravelmente na formao social regional. Formao esta marcada pela herana e predomnio da propriedade privada, definidora de uma estrutura de poder hegemonicamente patriarcal no Brasil contemporneo. Essa estrutura, ao persistir, delibera seus dispositivos de poder e de administrao estratgica do espao regional, contendo as transformaes histricas e achatando as identidades indgenas. Nessa estrutura de poder encontram-se os intelectuais (produtores de conhecimento), os representantes das entidades nogovernamentais, da igreja, bem como das elites que se fazem representar no Estado, recebendo as demandas e elaborando as polticas de identidade. Talvez, dentro desse eixo argumentativo seja possvel encontrar pistas de reflexo sobre os poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporneo (Oliveira, 1998).

Professor substituto do Departamento de Cincias Sociais da UFPE, Pesquisador colaborador da Fundao Joaquim Nabuco e Membro da Anai-Recife.

Por outro lado, ressalte-se que a mobilizao poltica dos povos indgenas do nordeste dos ltimos anos aponta para o questionamento da produo de conhecimento hegemnica no sentido mais amplo do termo (cincia e poltica), e que, portanto, o processo de etnognese ou de afirmao de suas identidades tem se pautado fundamentalmente pelas viagens da volta (Oliveira, 1994), cruzando destinos e crenas entre indivduos pertencentes a essas coletividades atravs de conexes ritualsticas, num circuito de trocas ancestrais e de viagens de lideranas em busca de direitos (Arruti, 1999). Tais conexes e viagens proporcionaram aos ndios levantar aldeias e criar laos de solidariedade fortemente marcados na sua memria pelas prticas de expropriao territorial e pelo sentimento de compartilharem entre si a crena em um destino comum. Marcas a que foram submetidos pelas polticas de colonizao, obrigando-os a experienciar um constante processo de territorializao. Processo este que segundo Oliveira (1999) implica numa reorganizao social para os grupos indgenas a partir da:

i) a criao de uma nova unidade socio-cultural mediante o estabelecimento de uma identidade tnica diferenciadora; ii) a constituio de mecanismos polticos especializados; iii) a redefinio do controle social sobre os recursos ambientais; iv) reelaborao da cultura e da relao com o passado (Oliveira, 1999:20).

Territorializao e Sentimento tnico


A experincia brasileira quanto produo de conhecimento voltada para a compreenso dos grupos indgenas foi e marcada em larga escala pelas variantes dos Estudos de Aculturao e das reas de Frico Intertnicas. Estudos e projetos influenciadores tanto das estruturas de conhecimento quanto do cotidiano das aes poltico-administrativas. Tais influncias no decorrer dos acontecimentos histricos demonstraram uma forte conotao negativa para os grupos indgenas do Brasil contemporneo quanto afirmao de suas identidades, mais especificamente para os indgenas do

nordeste, por terem sido submetidos ao intenso convvio com no-indgenas. Sendo o nordeste a mais antiga regio de colonizao do pas. Esse convvio ao mesmo tempo em que forjou a mistura administrada pelas elites coloniais, imperiais e republicanas voltada para a negao da diferena tnica, possibilitou, no sculo passado, a sua revelao atravs do processo de mobilizao e reelaborao cultural deflagrada pelos prprios ndios do nordeste. Reelaborao capaz de explicitar a especificidade scio-histrica desses indgenas na regio e a qual os conceitos de etnognese e de territorializao procuram compreender a partir das transformaes histricas. Diferentemente dos estudos acima mencionados que preconizam o desaparecimento dessas populaes indgenas a partir da aferio do grau de integrao do ponto de vista da sujeio e/ou dependncia econmica continuada dessas ao imperativo hegemnico ocidental ou sociedade envolvente. Seguindo perspectiva adotada, nos ares ultramarinos de outrora, imagens, discursos e memrias dos engenhos anti-modernos foram tecendo a inveno da regio Nordeste. Territrio imagtico-discursivo que surge enquanto regio no cenrio nacional em 1917 e ganhando visibilidade e dizibilidade atravs da formao discursiva nacional-popular. Regio entendida enquanto:

Noo fiscal, administrativa, militar (vem de regere, comandar). Longe de nos aproximar de uma diviso natural do espao ou mesmo de um recorte do espao econmico ou de produo, a regio se liga diretamente s relaes de poder e sua espacializao; ela remete a uma viso estratgica do espao, ao seu esquadrinhamento, ao seu recorte e sua anlise, que produz saber. Ela uma noo que nos envia a um espao sob domnio, comandado. Ela remete, em ltima instncia, a regio (rei) (Albuquerque Jr, 1999:25).

Os teceles deste territrio ou regio, as elites culturais, polticas e econmicas dos engenhos nordestinos tinham como finalidade a disputa pelo poder com as elites do sul. Essa disputa significava a possibilidade destes teceles ampliarem seu campo poltico-cultural na esfera nacional, afirmando os traos culturais regionais nordestinos como expresso autentica da brasilidade. Essa disputa foi delineando a face geopoltica do Brasil Repblica num momento histrico onde se imperava o dispositivo de nacionalidades, configurando

entre as partes envolvidas uma busca de autenticidade do nacional a partir de traos culturais regionais. Para efeito de ilustrao poderamos mencionar os estudos modernistas dos anos 20, de Mrio de Andrade em So Paulo e, nos anos 30 em Recife, os estudos regionalistas de Gilberto Freyre. Segundo Albuquerque Jr., a funcionalidade destes dispositivos de nacionalidade tece a formao hegemnica interpretativa nacional-popular a qual tem a possibilidade de fornecer elementos ou dispositivos da historicidade e das estratgias de poder das elites em disputa:

Na histria da luta em torno dos conceitos de nao e de regio, em torno dos conceitos de cultura nacional, regional e internacional. a histria da luta, em torno da idia de identidade nacional e regional, de identidade cultural. Foi em torno destas idias mestras que emergiu, no Brasil, um conjunto de regras de enunciao que chamamos de formao discursiva nacional-popular e todo o dispositivo de poder que a sustentou, que chamamos de dispositivo de nacionalidades, em torno dos quais, por sua vez, se desenvolveu grande parte da histria brasileira, entre as dcadas de vinte e sessenta (Idem, 27).

Tendo a inveno do Nordeste, por conseguinte, ocorrido em 1917 enquanto instrumento de disputas polticas, culturais e econmicas das elites, territrio comandado, a emergncia do sentimento tnico indgena desta regio, ou o processo de etnognese, inicia-se em 1926 com a interveno do Estado brasileiro atravs do SPI Servio de Proteo aos ndios em resposta s demandas indgenas. Este rgo federal criado em 1910 e subordinado inicialmente ao Ministrio da Guerra e, posteriormente, ao da Agricultura, Industria e Comrcio2 oficializa a identificao dos ndios Fulni- como os autnticos do nordeste. Reconhece o direito de posse do antigo aldeamento do Ipanema (1705), localizado no municpio de guas Belas, estado de Pernambuco, construindo ali em 1928 o primeiro Posto Indgena (PIN) Gal. Dantas Barreto. Em discurso, a poltica indigenista oficial justificava suas aes tendo como escopo principal execuo de um ato pedaggico que garantiria aos indgenas um processo gradual e menos traumtico de aculturao rumo sociedade nacional do
2

Mudana que proporcionou um deslocamento no campo indigenista oficial de ndios como vigilantes de fronteiras para produtores agrcolas. (Cunha, 1998)

trabalho, bem como a salvao do extermnio; na prtica, executava sua expanso de fronteiras econmicas, o mercado fundirio tutelado (Peres, 1999) e a poltica ideolgica de integrao nacional. Estratgia que tinha por base a execuo do poder tutelar de conceder aos grupos indgenas o direito originrio da posse das terras e da assistncia diferenciada, porm, a partir da autoclassificao de critrios de identificao. Caracterstica esta esclarecedora do projeto em exerccio: o de continuidade do mandonismo colonizador de face romntica e populista. Segundo Sidnei Peres,

o espao definido para a atuao do SPI correspondia quilo que ficou conhecido na literatura especializada como uma frente de expanso ou fronteira agrcola. Porm isto no significa a ausncia de um trabalho acumulado de dominao imposto aos grupos indgenas nos cenrios interativos no nvel local. Os inspetores tiveram de articular-se de diversas formas s agncias j estabelecidas, para impor o seu monoplio de agir e falar em nome dos ndios (1999:50)

Continua o autor ressaltando que, O assentamento de trabalhadores nacionais nas reas porventura doadas para a localizao de ndios era pensado como ato pedaggico com vista sedentarizao dos ndios e tambm como um modo de controlar a ocupao fundiria nos arredores dos postos do SPILTN3. No podemos esquecer que as expedies tinham como uma de suas tarefas fundamentais a integrao do espao recortado como mbito de sua ao... Nacionalizar era tecer uma ampla rede de controles estatais sobre populaes e espaos at ento inacessveis (Idem, 51 grifo nosso).

Essas aes do aparato jurdico-administrativo caracterizavam o Estado neste sculo constituindo o mercado fundirio tutelar e tendo por objetivo: implantar postos indgenas com o intuito de moralizar os sertes, extirpar os vcios da populao

Servio de Proteo aos ndios e Localizao de Trabalhadores Nacionais.

sertaneja; e impor um regime estatal de represso da fora de trabalho de pequenos produtores rurais (Idem, 53).

Como desfecho dessa ao do poder estatal ficava evidente o interesse do Estado no incio do sculo XX, ou seja, postos e povoaes indgenas funcionariam como verdadeiros centros agrcolas, que tambm expressavam este projeto de criao de um campesinato tutelado, onde a figura administrativa do inspetor exerceria o papel de patro no poder poltico local (Idem, 53). Retornando a Albuquerque Jr. e a perspectiva da inveno, a formao imagtico-discursiva que inventou a regio nordeste se efetivou em 1917 e teve como elemento fundante imagens e discursos de natureza nacional-popular. Essas imagens e discursos fixaram-se em aes, prticas e instituies sociais deixando marcas na realidade scio-histrica dessa regio, produzindo sempre novos significados ou pontos nodais se aplicarmos a terminologia de Laclau & Mouffe (1989). As imagens e discursos da formao imagtico-discursiva nacional-popular, produzidos pelos intelectuais no seu contexto/posio ocupada, tm como significados a busca de elementos pertencentes ao que se denomina de cultura popular4 para, em seguida, determinar a originalidade do carter ou identidade nacional. Nacional por objetivarem produzir imagens e discursos formadores da nao e, popular, por buscarem uma essncia representativa da brasilidade nas prticas sociais e manifestaes culturais folclorizadas dos segmentos menos favorecidos da sociedade brasileira. Prticas e manifestaes filtradas e eleitas pelas elites no mbito do Estado como representativas da regio e/ou nao. Para esses intelectuais, a origem da nacionalidade buscada na histria de cada regio. As lutas regionalistas atravessam a leitura da histria do Brasil, que feita para estabelecer a prevalncia de uma rea e de um tipo regional, na construo da nao e de seu povo. Nessa leitura, parte-se quase sempre das questes e caractersticas atuais de cada espao, para buscar suas razes no passado. Produz-se toda uma mitologia em torno da origem de cada regio e da nao, em torno de fatos histricos e pessoas que so afirmadas como precursores da nacionalidade,
4

Para se aprofundar neste tema ver Ortiz [1985] 1994; Bosi [1986] 1991; Chaui [1986] 1993; Albuquerque Jr (1999).

como heris fundadores do Brasil. Estes mitos lanam mo da memria histrica de cada rea, das manifestaes folclricas, das narrativas populares e da memria pessoal de seus autores. Cada regio esse conjunto de fragmentos imagticos e enunciativos, que foram agrupados em torno de um espao, de uma idia inicialmente abstrata de regio (Albuquerque Jr., 1999:101)

Diante do exposto pode se compreender que o caso do Nordeste Indgena brasileiro foi tambm fundado a partir da formao discursiva nacional-popular influenciadora da produo do conhecimento voltada para a problemtica indgena em processo de territorializao e, conseqentemente, para a poltica indigenista oficial por mais de seis dcadas no Brasil, entre 1920 e 1990. A formao nacional-popular terminou por possibilitar rachaduras histricas precedentes ao controle das elites, principalmente no perodo de redemocratizao brasileiro. Mesmo colocando em execuo seu projeto de desenvolvimento expansionista do mercado fundirio tutelar e da ideologia da integrao nacional, possibilitou tambm uma correlao de foras sociais antagnicas permitindo uma convivncia no espao da poltica para os ndios remanescentes emergentes reivindicarem seus direitos. Com essa formao discursiva nacional-popular emergiu o imaginrio oligrquico populista presente na literatura e nas artes eruditas e at mesmo no pensamento cientfico, persistindo em reconhecer o ndio dentro de um conjunto de imagens arquetpicas baseadas em,

habitantes da mata que vive em bandos nmades e anda nu, que possui uma tecnologia muito simples e tem uma religio prpria (distinta do cristianismo). Os elementos fixos que compem tal representao propiciam tanto a articulao de um discurso romntico, onde a natureza humana aflora com mais propriedade no homem primitivo, quanto na viso do selvagem como agressivo, cruel e repulsivo (Oliveira, 1994).

Essa ambigidade presente na realidade indgena nordestina permitiu uma contradio entre as remanescentes mentalidades oligrquicas regionais e os ndios. Contradio que comporta ao mesmo tempo a execuo de fronteiras econmicas

e a culpabilidade crist, possibilitando exorcizar os pecados resgatando os ndios de um passado pretensamente fixo atravs do mito de origem e da autoclassificao, reconhecendo a identidade indgena como categoria genrica jurdicoadministrativa: circunscrevendo-os, aldeando-os, tornando-os cristos novos possuidores de almas, enfim, protegendo os ndios seja por tutela missionria ou estatal, procedimento denominado por Siqueira (1990) de instituto da circunscrio. Essa contradio e ambigidade abriram importante precedente para os povos indgenas do nordeste. Abertura que possibilitou o processo de etnognese5 que abrange tanto a emergncia de novas identidades como a reinveno de etnias j reconhecidas (Oliveira, 1999:18). Mas proporcionou tambm um cenrio marcado pelo conflito fundirio entre as elites colonizadoras, questionadoras da existncia dos ndios nesta regio, e os ndios quando na busca dos seus direitos ao reconhecimento e ao territrio social no seio do Estado Nacional. Como uma das regies mais antigas de colonizao na formao nacional, com uma malha fundiria definida h mais de dois sculos herdada das benesses da coroa, o nordeste traz especificidades para histria indgena. A colonizao nessa regio engendrou fluxos culturais para a mistura entre ndios e no-ndios em decorrncia das polticas ultramarina e estatal republicana promovendo relaes intertnicas, possibilitando s elites a articulao do discurso questionador da existncia indgena. Sugerindo, por assim dizer, que essa populao encontra-se num processo de perda cultural e de traos fentipos, exibindo pouca distintividade cultural em relao populao regional e indgena amaznica. Os sentidos e significados deste discurso foram elaborados tanto pela produo do conhecimento etnogrfico hegemnico quanto pelas polticas ultramarina e republicana, legitimadas pelo discurso cientfico promotores de polticas monolticas de identidade tendo como objetivo a integrao dos ndios sociedade nacional do trabalho6, ou seja, apagamento desses indgenas da histria. Sufocando, por conseguinte, a pluralidade, a diversidade, a diferena. Esta especificidade decorrente da produo do conhecimento aliada poltica indigenista oficial, de caracterstica reativa e defensiva em relao diversidade,
5

Trabalhos produzidos a partir da formao discursiva da situao histrica na qual tem como eixo e/ou problemtica central os estudos intersocietrios calcados na relao da etnicidade e territorializao no Brasil: Baptista, 1992; Peres 1992; Paiva e Sousa, 1992; Barreto Filho, 1993; Grnewald, 1993; Valle, 1993; Martins, 1994; Brasileiro, 1996; Arruti, 1996.

recai com peso num dos elementos-chave constitutivos da identidade indgena no nordeste, a saber: a questo fundiria. A mesma apresenta-se no campo poltico de negociao como mola propulsora de conflitos e disputas entre as elites e os ndios. preciso mencionar que no Brasil, em especial no Nordeste, terra significa honra e poder patriarcal. Significa espao onde se arregimenta compadres e acumula poder poltico e econmico reservado exclusivamente administrao das elites locais que aportaram nesses ares atravs das benesses europias colonizadoras. Este perfil oligrquico foi formador da estrutura de poder regional configurador de uma formao fundiria concentradora e anti-democrtica, baseada na propriedade privada e alicerada por uma de suas instituies pilares, a famlia (Siqueira, 1990). Retomando a questo da etnognese indgena contempornea, realizando uma incurso na experincia acontecida desta regio ou, mais objetivamente, na administrao colonial e imperial por que passou o Nordeste, o terreno histrico que mobilizou a produo dessas identidades tnicas a etnicidade e a caracterizao de uma indianidade, decorrente da atuao/presena histrica do rgo tutor que determina um modo de ser balizado nas relaes poltico-econmicas diferentemente do modo de ser resultante do arbitrrio cultural de cada povo (Oliveira, 1988). Antes desta incurso, deve-se ressaltar a variao/inveno que os conceitos de cultura e identidade passaram no decorrer da histria. Ou seja, levando-se em considerao que estes conceitos sofreram variao no tempo e no espao pode-se afirmar que seus significados se redefiniram e ofereceram diferentes sentidos de acordo com a dinmica do contexto histrico, configurado pelas disputas dos grupos sociais em interao, no caso, os produtores de conhecimento. Seguindo o raciocnio de Sodr (1988), apresentaremos trs variaes do conceito de cultura produzidas no tempo e no espao as quais estamos denominando de primeira, segunda e terceira inveno. Para, em seguida, demonstrar a historicidade da esttica dos cruzamentos intertnicos acontecida e forjada administrativamente no Nordeste Indgena. Entendendo cultura como resultante de prticas de organizaes simblicas, produo social de sentidos e que, sobretudo, relaciona-se com o real. A primeira inveno foi forjada no sculo XIV. Nesse momento cultura emerge como significado de modernidade. Esse legado apresenta cultura como
6

Concepo superada com a Constituio de 1988 mas que alguns segmentos polticos e cientficos tentam manter.

verdade crist universalizante, liberalismo poltico e pensamento racional/cientfico ordenador da realidade. O conceito de cultura, na segunda inveno, toma outro sentido hegemnico. Nos sculos XVI e XVII esse conceito adquire o significado de progresso capitalista. Seu sentido, por conseguinte, composto de progresso enquanto desenvolvimento tcnico, de capitalismo enquanto sistema poltico e de civilizao enquanto significado do Novo Mundo Ocidental. Significados que se tornaram possveis a partir da relao de dominao da Europa sobre a frica, processo social que foi dinamizado pelas relaes polticas e econmicas. Relaes de poder configuradora de situaes que proporcionaram emblemas sociais necessrios construo da identidade ocidental a partir do trfego de escravos e da dispora negra (Sodr, 1988:07). Emblemas sociais necessrios construo de uma identidade superior, civilizada, que se adapta facilmente s transformaes do sistema capitalista e do progresso tcnico por ele proporcionado, em detrimento de uma identidade inferior, escrava, imputada pela formao discursiva hegemnica a qual d suporte e imprime sentidos valorativos justificadores da inferioridade inadaptabilidade de determinadas prticas sociais para o novo mundo de determinados grupos sociais, no caso a coletividade negra. Sentidos e significados que favoreceram a manuteno do poder dominante. Com isso podemos entender que o processo de constituio de identidades relacional, precisa-se de um Outro, do diferente para se estabelecer relaes sociais e de poder determinando regras no jogo humano e hierarquizando as sociedades. A partir do sculo XVIII emerge a terceira inveno de sentidos para a palavra cultura. Ela adquire uma dimenso de significao social e passa a ser sinnimo de fronteiras, a estabelecer categorias de pensamento, a justificar as mais diversas aes e atitudes e a instaurar doutrinariamente o racismo. Substancializando e procurando naturalizar seus sentidos ou ocultar suas estratgias de acordo com os interesses hegemnicos. Como menciona Sodr,

Os vinte milhes de negros exilados da frica para as Amricas foram imprescindveis acumulao primitiva do capital europeu. E isto encontrava sua legitimao nos imperativos da Verdade Seduzida pela cultura, inveno exportada da Europa para as elites

coloniais a partir do sculo XVIII. Desde ento, essa palavra/idia tem estado no centro de projetos, obras, cincias, tal o poder da crena que nela se deposita (Idem, 08)

O que podemos depreender deste discurso que a civilizao ocidental construiu um grandioso instrumento de poder a partir da inveno dos sentidos de cultura. Utilizando-se dele, passa a ocultar estrategicamente a histria de sua inveno, os interesses e anseios divergentes que colidem entre coletividades sociais distintas no processo social, bem como tentam imprimir no conceito de cultura significados estveis, naturalizantes. Esses aspectos constituem, por conseguinte, os instrumentos de poder nas sociedades modernas. Ressalta Sodr que,

preciso no esquecer, assim , que os instveis significados de cultura atuam concretamente como instrumentos das modernas relaes de poder imbricadas na ordem tecno-burocrtica e nos regimes polticos, e de tal maneira que o domnio dito cultural pode ser hoje sociologicamente avaliado como o mais dinmico da civilizao ocidental (Idem, 08).

Sendo assim, prossegue o autor, cultura designar o modo de relacionamento com o real, com a possibilidade de esvaziar paradigmas de estabilidade do sentido, de abolir a universalizao das verdades, de indeterminar, insinuando novas regras para o jogo humano (Idem:10).

com essas implicaes que as tradies inventadas (Hobsbawn, 1997) emergem, adquirem legitimidade e ganham fora explicativa em contextos histricos especficos. Como por exemplo, com a reinveno das identidades indgenas do nordeste. Por tradies inventadas,

entende-se um conjunto de prticas, normalmente reguladas por regras tcitas ou abertamente aceitas; tais prticas, de natureza ritual ou simblica, visam inculcar certos valores e normas de comportamento atravs da repetio, o que implica, automaticamente, uma continuidade em relao ao passado (1997:09).

Processo a que est intimamente relacionada a etnicidade ou produo do sentimento tnico. Inveno das tradies e etnicidade, ressalte-se, so processos distintos, porm complementares. A etnicidade representa um processo mais especfico caracterstico dos grupos tnicos e a inveno das tradies, um processo social mais amplo que por vezes pode englobar esses grupos e suas invenes. Ao adentrar na questo especfica da etnognese no nordeste, faz-se necessrio enfatizar os processos histricos que ocasionaram a esttica dos cruzamentos entre ndios e no-ndios nesta regio, seus dispositivos de variao e a pretenso das elites de ocultar as suas estratgias de poder necessrias compreenso da emergncia das identidades indgenas no Nordeste contemporneo. O perodo colonial forjou a esttica dos cruzamentos administrativamente incentivados ocasionando trs processos de mistura entre ndios e no-ndios, demonstrando claramente os interesses aliancistas da igreja com a coroa portuguesa no Serto do So Francisco. Esses processos foram ativados pelas misses religiosas dos sculos XVII e XVIII, respectivamente, com os Aldeamentos Missionrios e o Diretrio dos ndios. A primeira das misturas teve como caracterstica a fora de atrao, a sedentarizao e catequizao das diferentes famlias tnicas circunscritas em aldeamentos. Poltica administrativa da igreja que formou uma complexa rvore genealgica entre os grupos indgena da regio, acomodando diferentes crenas e culturas, bem como disciplinando os ndios para o trabalho agrcola. Aspectos que evidenciam os interesses da igreja para atender as determinaes da coroa: a conquista territorial e a produo econmica regional (Oliveira, 1999:22). Os dispositivos desta mistura tm como significado a igreja catlica como forte e importante instrumento da poltica colonial, sendo o serto do So Francisco uma das fontes de sustentao financeira e de expanso territorial. Fica patente, por conseguinte, a preocupao de articulao com o mercado no que se refere expanso territorial e, quanto cultura indgena, um sentimento missionrio preservacionista e salvacionista cristo justificador das aes administrativas. O Diretrio dos ndios, como segunda mistura, foi uma das tentativas das mais audaciosas podendo ter trazido conseqncias mais drsticas para os ndios no fosse o carter extensivo das fazendas de gado, a baixa densidade populacional e o baixo fluxo migratrio no serto do So Francisco do nordeste brasileiro. Ao fixar colonos brancos nos limites dos antigos aldeamentos indgenas estimulou

casamentos intertnicos com propsitos assimilacionistas dos ndios sociedade nacional. Fato que ocasionaria no futuro prximo o fim da populao indgena na regio. Na verdade o que aconteceu foi que,

Sem existir fluxos migratrios significativos para o serto, as antigas terras dos aldeamentos permaneceram sob o controle de uma populao de descendentes dos ndios das misses que as mantinham como de posse comum, ao mesmo tempo que se identificavam coletivamente mediante referncias s misses originais, a santo padroeiros ou a acidentes geogrficos (Oliveira, 1999:23).

A terceira das misturas ocorreu com a Lei de Terras de 1850, no perodo Imperial. Essa foi certamente a mais drstica das misturas. Governos provinciais declaram extintos os antigos aldeamentos indgenas incorporando-os a administraes locais, comarcas e municpios em formao; o momento em que os pequenos agricultores e fazendeiros no-indgenas consolidam suas glebas de terras ou, atravs de arrendamentos, exerce controle em parcelas significativas de terras indgenas no nordeste. Momento tambm em que ocorre a promoo de regularizao de propriedades rurais para os segmentos no-indgenas (Oliveira, 1999:23). Essas aes administrativamente conduzidas pelo poder aliancista das elites colonizadoras acarretaram essas trs misturas no decorrer dos sculos XVII at final do XIX entre ndios e no-ndios, possibilitando na virada do sculo XIX para o XX o primeiro movimento de territorializao no Nordeste Indgena brasileiro contemporneo, explicitando a contradio da poltica indigenista oficial do sculo XX, resultante dos significados e da herana das polticas colonial e imperial, ao mesmo tempo em que revelou a capacidade de articulao dos povos indgenas desta regio para emergirem na esfera pblica. Entretanto, como resultado desse empreendimento aliancista, no incio deste sculo,

J no se falava mais em povos e culturas indgenas no Nordeste. Destitudos dos seus antigos territrios, no so mais reconhecidos como coletividades, mas referidos individualmente como remanescentes ou descendentes. So os ndios misturados de

que falam as autoridades, a populao regional e eles prprios, os registros de suas festas e crenas sendo realizados sob o ttulo de tradies populares. Foi nessa condio, por exemplo, que uma equipe do antigo Instituto Nacional do Folclore, na dcada de 1970, visitou o antigo aldeamento de Almofala, filmando e gravando a realizao do torm, ritual mais importante dos ndios Trememb (Oliveira, 1999:24).

Mas como resposta a este dispositivo de poder que pretendia apagar os ndios de sua histria, ocorreu uma correlao de foras onde eles obtiveram sua primeira conquista na dcada de 1920 com o reconhecimento, por parte do governo de Pernambuco, das terras do antigo aldeamento de Ipanema, em 1928, ficando sob a tutela do SPI. Esse processo de territorializao, na verdade,

Operou como mecanismo antiassimilacionista, criando condies supostamente naturais e adequadas de afirmao de uma cultura diferenciadora, e instaurando a populao tutelada como um objeto demarcado cultural e territorialmente. Apesar da ltima ressalva do decreto, que fazia parte das finalidades declaradas da poltica indigenista oficial, a inteno de tutores e tutelados nunca caminhou na direo da total assimilao e da eliminao da tutela (Oliveira, 1999:24).

Em 1940 ocorre o segundo movimento de territorializao. Mais oito grupos indgenas emergem na esteira do Estado brasileiro caracterizando a continuidade do movimento e da reivindicao dos ndios do nordeste. Entre as dcadas de 1950 e 1960 estranhamente no se registra nenhuma reivindicao por parte dos ndios. Fato que nos possibilita perguntar se existe ruptura ou continuidade no processo histrico de emergncia tnica indgena na regio, haja vista o perodo de regime autoritrio vivenciado no Brasil. Como terceiro movimento de territorializao, em 1977, assiste-se ao processo de continuidade das emergncias indgenas. Deste ano at 1998 mais 28 grupos reivindicaram e consolidaram seu reconhecimento perante o Estado (Arruti, 1998). Em decorrncia dessa dinmica de recuos e avanos no campo indigenista e com as misturas e os processos de territorializao no nordeste, tanto a ao da poltica indigenista oficial quanto os estudos da etnologia clssica persistem em no

vislumbrar os ndios desta regio, respectivamente, como objeto de ao jurdicoadministrativa nem como unidades de anlise passveis de serem estudadas, contrariando, por assim dizer, o processo histrico das emergncias tnicas indgenas impulsionadas pelos prprios ndios. Desta persistncia inscrita nos estudos etnolgicos e na poltica indigenista oficial ocorre um suposto desaparecimento dos ndios do nordeste brasileiro. Por um lado, justificado pela falta de interesse por parte da agncia indigenista oficial e dos estudos do contato, por outro, confirmada a intencionalidade das aes administrativas dos sculos anteriores que impulsionaram os ndios comunho nacional, ao seu desaparecimento. Prtica e intencionalidade marcante na memria dos povos indgenas prejudicando por um longo perodo histrico a visibilidade e a convivncia dos ndios na contemporaneidade, mas o qual revelou a capacidade destes para detonarem no espao pblico o processo de etnognese no nordeste indgena brasileiro contemporneo.

Etnognese e a Dialtica da Redemocratizao


Quanto a maior visibilidade deste processo de etnognese no nordeste ter ocorrido nos fins da dcada de 1970, talvez se explique pelas sucessivas lutas da sociedade civil organizada7 no Brasil naquele momento, entre elas, os indgenas e seus aliados com pulsaes polticas do desejo voltadas para consolidar os ideais democrticos, os direitos civis e polticos alijados pela experincia autoritria brasileira no perodo da ditadura militar. Em 1974, segundo Pereira (1985), foi o momento em que configurou o perodo da dialtica da redemocratizao e da abertura. Esse perodo de redemocratizao no Brasil expressou um campo poltico clivado entre a abertura, planejada e controlada pelo governo, formado pela tecnoburocracia militar aliada ao capital industrial, que tinha como projeto de sociedade uma racionalidade autoritria e desenvolvimentista; por outro lado, a dialtica da redemocratizao, como expresso da sociedade civil insatisfeita com as condies polticas e econmicas

daquele momento. Caracterizou-se como um perodo que ao mesmo tempo em que um real processo de transio para democracia uma estratgia de sobrevivncia do regime militar autoritrio. um processo contraditrio, uma dialtica entre as demandas de redemocratizao da sociedade civil e a estratgia procrastinatria de abertura (Pereira, 1985:106). Como tentativa de controlar o sistema transitrio, o regime militar forja o pacto social populista que consiste na implantao de um projeto de:

lei salarial de 1979, no aumento da distribuio de terras a posseiros atravs do Instituto Nacional de Reforma Agrria (obviamente, sem realizar qualquer reforma agrria), na reduo para cinco anos do prazo de usucapio de terras ocupadas por posseiros, nos subsdios agricultura e no aumento das despesas de consumo social, particularmente em habitao e eletrificao urbana e rural (idem:122)

A sociedade civil organizada, por sua vez, direciona sua reivindicao pela democracia atravs dos movimentos sociais e populares influenciados pela igreja catlica que desde os anos 60 passara por significativas transformaes polticas internas (Idem:140). Pois, com a declarao Pela Liberao do Indgena, slogan da reunio de Barbados em 1971, organizada pela igreja catlica, obteve-se uma repercusso que provocou redimensionamento na prtica indigenista oficial e missionria, proporcionando alm de uma reflexo sobre as mesmas, a mobilizao da sociedade civil com a criao de organizaes no-governamentais voltadas para a defesa dos direitos indgenas. Esse contexto, todavia, possibilitou articulaes e conexes polticas dos povos indgenas com seus aliados nacional e internacional. Fato que deu maior visibilidade aos indgenas exatamente no perodo da dialtica da redemocratizao e da abertura da sociedade brasileira. Retornando ao primeiro movimento de territorializao ou da emergncia indgena (1920-1940), que teve um papel fundamental para acionar esse processo de etnognese no nordeste, deve-se ressaltar a influncia que o pensamento europeu exerceu entre as elites culturais, polticas e econmicas brasileiras, fixando prticas nas instituies nacionais. Trata-se precisamente do pensamento de
7

Sociedade civil organizada entendida como sendo a populao organizada e ponderada pelos respectivos poderes polticos das classes, fraes de classes, grupos e instituies que a compem, diferentemente de povo,

vertente positivista orientador de prticas pautadas pela racionalidade poltica e econmica com apelos liberdade, ao seu modo. No caso do nordeste indgena parece ter imperado a racionalidade poltica atravs da extenso da tutela e da ideologia da integrao nacional. Na esfera da racionalidade econmica, a institucionalizao do mercado fundirio tutelar. Como resultante desse empreendimento tivemos o controle da mo-de-obra indgena, a expropriao das suas terras e a tentativa de apagar suas crenas e prticas religiosas, bem como a instaurao do instituto da circunscrio. Todas as aes justificadas pelos representantes das agncias de contato pela necessidade de se minimizar a violncia cometida com os ndios desde o perodo colonial, evidentemente redefinindo relaes de poder, prticas e discursos ao longo da histria.

Concluso
Pelo exposto e considerando os acontecimentos histricos pode-se afirmar que a trama propriamente dita dos remanescentes emergentes do nordeste, no primeiro movimento de reelaborao no Brasil Repblica, deu-se atravs da mobilizao poltica dos ndios Fulni- em busca dos seus direitos frente ao Estado. Naquele momento saram frente dos Potiguara da Paraba, seus concorrentes. Os Fulni- aos olhos da poltica indigenista oficial embasada pela cincia etnogrfica de ento, representavam, por conseguinte, o paradigma do Nordeste Indgena. Eram os ndios que mais fortemente preservavam os sinais diacrticos que os diferenciavam claramente da populao regional e os aproximavam da esttica indgena amaznica.

Os Fulni- reuniam, portanto, as condies bsicas para o empreendimento indigenista, que traduziam um outro par de razes que justificavam a entrada do rgo no Nordeste: uma racionalidade etnolgica ou folclrica (os tais sinais externos) e econmica, mais agora em
que o conjunto de cidados iguais perante a lei (Pereira, 1985:112).

um sentido mais estrito, no qual o clculo no dizia respeito economia regional ou nacional, mas promessa de viabilidade econmica do prprio rgo indigenista. O que o funcionrio do rgo no sabia, mas talvez Pe. Alfredo Dmaso tivesse conhecimento, que os fariam ponto de partida das emergncias seguintes e que condicionariam e mesmo orientariam as aes posteriores do prprio rgo (Arruti, 1999:236).

A partir da surge no sculo XX o campo poltico indigenista do nordeste brasileiro constitudo pelos intelectuais, representantes da igreja e do Estado e dos prprios ndios, teceles da etnognese do Nordeste Indgena Contemporneo. Neste campo de construo de interlocutores dos ndios desta regio alimentados pelo imaginrio daqueles que tinham resistido ao assdio civilazatrio, destacam-se o diretor do Museu Goeldi, prof. Carlos Estevo de Oliveira, o Pe. Alfredo Dmaso, o Deputado Mrio Melo e o ento inspetor do SPI, Antnio Estigarriba. Explorando esse imaginrio, os Fulni- aliam-se aos seus interlocutores e passam a manter contatos com outros grupos da regio. Inicialmente com os Pankararu e os Kambiw que passaram a se mobilizar para receberem o reconhecimento oficial. Os primeiros obtm seu reconhecimento em 1937 e a construo do PIN em 1941(Arruti, 1999). J os ltimos comeam sua mobilizao no final da dcada de 1930, obtendo seu reconhecimento oficial em 1953/1954 e a construo do PIN apenas em 1971(Barbosa, 1991). guas Belas8 atravs dos ndios Fulni-, por conseguinte, redefine os horizontes da poltica indigenista do nordeste brasileiro no incio deste sculo, reavivando a emergncia de memrias coletivas submersas por foras sociais do Brasil colnia, imperial e republicano. Memrias as quais comportam sentidos ancestrais que
8

importante ressaltar a especificidade histrica da relao dos ndios Fulni- com a sua memria coletiva e a localizao geogrfica. Pois, essa localizao tem uma relao direta com o territrio tradicional. guas Belas encontra-se na regio de transio entre o agreste e o serto e representa para os ndios sua terra ptria, simbolizando o ponto de equilbrio entre o fogo e a gua, conquistado pelos seus antepassados. A localizao que possibilitou esse equilbrio s foi possvel aps os ndios solucionarem um conflito que existiu no seu arqutipo mtico: dois deuses irmos em um dado momento da histria do grupo se desentenderam, um simbolizando a gua e o outro o fogo. A resoluo do conflito s foi possvel mediante negociao entre os deuses e o ponto dessa negociao passava pela localizao geogrfica, territrio tradicional e o lugar sagrado em que repousa a memria coletiva de pertencimento Fulni-. Aps esse desentendimento um dos deuses parte para o agreste e o outro para o serto, mas, se reencontram numa regio de transio onde foi possvel construir o consenso, a convivncia e o equilbrio interno ao grupo. Representado pelo equilbrio climtico e territorial entre os plos extremos gua/fogo. guas Belas, por conseguinte, significa na memria coletiva do grupo a ncora do pertencimento, local onde compartilham crenas e destinos comuns, a trajetria social, seu lugar sagrado e seu territrio tradicional.

produzem dispositivos de direitos territoriais e de assistncia diferenciada para os grupos indgenas regionais, tendo um papel preponderante nessa crnica as lideranas indgenas em deslocamento. Tal redefinio possibilitou revelar as tramas dessas foras dentro desta estrutura de poder (coroa portuguesa, igreja e colonos). Nesse sentido,

apenas depois da entrada do SPI em guas Belas e do reconhecimento dos Fulni- como remanescentes indgenas com direitos a um territrio que essa viso do domnio da terra mudar de natureza, potencializando a memria de uma posse coletiva ancestral. Aqueles que viajavam em busca de apoio na defesa de suas posses passam ento a viajar em busca do direito de seus territrios como remanescentes. Isso repercute sobre todos os aspectos da vida da comunidade, desde sua relao com a memria, at o seu arranjo interno de autoridade, no qual passam a ocupar um lugar diferencial justamente aqueles que eram responsveis pela busca dos direitos (Arruti, 1999:252).

Sendo assim, os ndios Fulni- no seu processo de mobilizao tnica foram fundamentais para institucionalizar as viagens e fluxos scio-culturais e polticos no incio deste sculo, para produzir um sistema de metfora de reconverses da mistura fruto dos cruzamentos intertnicos histricos, para ativarem o ato performtico e mstico de levantar aldeias e para consolidar a produo polissmica do tor no Nordeste Indgena Brasileiro. Forneceram, por assim dizer, subsdios que possibilitaram questionar o paradigma indigenista oficial e modelos tericos derivados dos Estudos de Aculturao (Galvo, 1979; Ribeiro, 1968; DaMatta & Laraia, 1978) e dos Estudos das reas de Frico Intertnica (Cardoso de Oliveira, 1964-1967-1978) que operacionalizavam com previses etnolgicas de desaparecimento das populaes indgenas desta regio. Com isso proporcionaram tambm a elaborao da problemtica analtica calcada nos processos de territorializao no Brasil (Oliveira, 1993-1998-1999) a partir de situaes histricas especficas, tendo como referncia o lugar da memria dos grupos indgenas. Fonte produtora de dispositivos projetados para os direitos e fluxos que teceram o processo de indianidade no Brasil contemporneo principalmente no perodo de redemocratizao. Perodo este que deu maior visibilidade da mobilizao e emergncia das identidades indgenas no seu processo de etnognese, nesta regio denominada Nordeste.

Bibliografia
ALBUQUERQUE Jr, Durval Muniz de. (1999), A Inveno do Nordeste e Outras Artes. Massangana; Cortez. Recife; So Paulo. ARRUTI, Jos Maurcio Andion. (1998), De "ndios misturados" a "remanescentes indgenas": Estratgias do Etnocdio e da etnognese no Nordeste Brasileiro. Texto Apresentado no Seminrio Internacional "El Reto de la Diversidad: Pueblos Indgenas y Reformas del Estado en Amrica Latina, CEDLA. Universidade de Amsterd. __________. (1999), A rvore Pankararu: Fluxos e Metforas da Emergncia tnica no Serto do So Francisco In OLIVEIRA, Joo Pacheco de (Org). A Viagem da Volta: Etnicidade, Poltica e Reelaborao Cultural no Nordeste Indgena. Contra Capa Livraria, Rio de Janeiro. ATLAS das Terras Indgenas do Nordeste. (1994), PETI/PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. BAPTISTA, Mrcia Rejane. (1992), De Cabloco da Assuno a ndios Truk: Estudo sobre a Emergncia da Identidade tnica Truk. Dissertao de Mestrado. PPGAS/MN/UFRJ. BARBOSA, Walace de Deus. (1991), Os ndios Kambiw de Pernambuco: Arte e Identidade tnica. Dissertao de Mestrado. PPGAS/MN/UFRJ. BARRETO FILHO, Henyo Trindade. (1993), Tabebas, Tapebanos e Pernas-de-Pau: Etnognese como Processo Social e Luta Simblica. Dissertao de Mestrado. PPGAS/MN/UFRJ. BARTH, Frederik. (1998), Grupos tnicos e suas Fronteiras In POUTIGNAT, Philippe & STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da Etnicidade. Unesp, So Paulo. BRASILEIRO, Sheila. (1999), Povo Indgena Kiriri: Emergncia tnica, Conquista Territorial e Faccionalismo In OLIVEIRA, Joo Pacheco de (Org). A Viagem da Volta: Etnicidade, Poltica e Reelaborao Cultural no Nordeste Indgena. Contra Capa Livraria, Rio de Janeiro. BOUDIN, Max. (1949), Aspectos da Vida Tribal dos ndios Fulni- In Revista de Cultura, ano 1, n3, Rio de Janeiro. CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. (1964), O ndio e o Mundo dos Brancos. Difuso Europia do Livro, So Paulo. ___________ . (1976), Identidade, Etnia e Estrutura Social. Livraria Pioneira Editora, So Paulo. _________. (1978), Sociologia do Brasil Indgena (2 edio). Tempo Brasileiro; UnB. Rio de Janeiro; Braslia. CARVALHO, Marcus J. M. de. (1996), Os ndios de Pernambuco no Ciclo das Inssureies Liberais, 1817/1848: Ideologias e Resistncia In Revista da SBPC, n11. Curitiba. CARVALHO, Maria Rosrio. (1984), A Identidade dos Povos Indgenas no Nordeste In Anurio Antropolgico. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro. CUNHA, Manuela Carneiro da. (1987), Antropologia do Brasil (2edio). Ed. Brasiliense, So Paulo. DIAZ, Jorge Herndez. (1983), Os Fulni-: relaes intertnicas e de classe em guas Belas. Dissertao de Mestrado. PPGA/UnB, Braslia-DF. FERREIRA, vson Jos. (1995), Grupo Indgena Fulni- - Relatrio de Viagem. FUNAI, Recife.

__________. (1997), Ruptura e conflito: prtica indigenista e a questo da terra entre os Fulni-. Texto apresentado no painel : A etnia Fulni-. Workshop: Poltica Indigenista para o Leste e Nordeste Brasileiros. FUNAI, Carpina-PE. FOTI, Miguel Vicente. (1991), Resistncia e Segredo: relato de uma experincia de antroplogo com os Fulni-. Dissertao de Mestrado. PPGA/UnB, Braslia-DF. GALVO, Eduardo. (1979), Encontro de Sociedades: ndios e Brancos no Brasil. Paz e Terra, Rio de Janeiro. GRNEWALD, Rodrigo. (1993), Regime de ndio e Faccionalismo: Os Atikum da Serra do Um. Dissertao de Mestrado. PPGAS/MN/UFRJ. HOBSBAWM, Eric. (1997), Introduo In HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence (Orgs). A Inveno das Tradies (2 edio). Paz e Terra, Rio de Janeiro. __________ & MOUFFE, Chantal. (1989), Hegemony & Socialist Strategy: Towards a Radical democratic politics. Ed Verso, London, New York. __________ & ZAC, Lilian. (1994), Minding the Gap: The Subject of Politics In LACLAU, E (Ed.). The Making of Political Identities. Ed. Verso, London, New York. LIMA, Antonio Carlos de Souza. (1995), Um Grande Cerco de Paz: Poder Tutelar, Indianidade e Formao do Estado no Brasil. Vozes, Petrpolis. __________. (1998), O Governo dos ndios sob a Gesto do SPI In CUNHA, M. C. da (Org). Histria dos ndios no Brasil (2edio). Companhia das Letras, So Paulo. LOPES FILHO, Paulo Maia. (1980), Fulni-: Uma Tribo Nordestndia. Mimeo, Aracaj-SE. MARTINS, Slvia Aguiar Carneiro. (1993), Os Caminhos da Aldeia... ndios Xucuru-Kariri em Diferentes Contextos Situacionais. Dissertao de Mestrado. PPGAC/UFPE. DaMATTA, Robeto & LARAIA, Roque de Barros. (1979), ndios e Castanheiros: A Empresa Extrativa e os ndios no Mdio Tocantins (2edio). Paz e Terra, Rio de Janeiro. MELO, Mario. (1929), Os Carnijs de guas Belas. Separata do tomo XVI da Revista do Museu Paulista. So Paulo, Diario official. MENEZES, Claudia. (1993), Posto Indgena Fulni-. Relatrio de Viagem. FUNAI, Braslia. OLIVEIRA, Joo Pacheco. (1988), O NOSSO GOVERNO: os Ticuna e o Regime Tutelar. Marco Zero; MCT/CNPQ, So Paulo; Braslia. __________. (1993), A VIAGEM DA VOLTA: Reelaborao Cultural e Horizontes Polticos dos Povos Indgenas do Nordeste In ATLAS das Terras Indgenas do Nordeste. PETI/PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. __________ (Org). (1998), Indigenismo e Territorializao: Poderes, Rotinas e Saberes Coloniais no Brasil Contemporneo. Contra Capa, Rio de Janeiro. __________. (1999), Uma Etnologia dos ndios Misturados: Situao Colonial, Territirializao e Fluxos Culturais In OLIVEIRA, Joo Pacheco de (Org). A Viagem da Volta: Etnicidade, Poltica e Reelaborao Cultural no Nordeste Indgena. Contra Capa Livraria, Rio de Janeiro. __________. (1999), Ensaios em Antropologia Histrica. UFRJ, Rio de Janeiro. ORTIZ, Renato. (1994), Cultura Brasileira & Identidade Nacional (4edio). Brasilense, So Paulo. PAIVA E SOUZA, Vnia Rocha Fialho de. (1998), As Fronteiras do Ser Xukuru. Massangana, Recife. PAULA, Jos Maria de. (1944), Terra dos ndios. Boletim n01, SPI/Ministrio da Agricultura Servio de Informao Agrcola, Rio de Janeiro. PEREIRA, Luiz Bresser. (1985), Pactos Polticos: do populismo redemocratizao. Brasiliense, So Paulo.

PERES, Sidnei. (1999), Terras Indgenas e Ao Indigenista no Nordeste (1910-67) In OLIVEIRA, Joo Pacheco de (Org). A Viagem da Volta: Etnicidade, Poltica e Reelaborao Cultural no Nordeste Indgena. Contra Capa, Rio de Janeiro. PINTO, Estevo. (1956), Etnologia Brasileira (Fulni- - os ltimos Tapuias). Companhia Editora Nacional, So Paulo. SECUNDINO, Marcondes de Arajo & PAIVA E SOUZA, V. (1999). Parecer Antropolgico. Histria Acontecida, Histria Vivida: Consideraes sobre a Incorporao da fazenda Per Terra Fulni-. FUNAI, Recife. __________ (2000). Tramas e Conexes no Campo Poltico Intersocietrio Fulni- Contemporneo. Dissertao de Mestrado, Programa de Ps-Graduao em Sociologia da UFPE, Recife. SECUNDINO, Marcondes de Araujo & PAIVA E SOUZA, V. (2001), Negociando Fronteiras: Processo Poltico de Constituio do Territrio Fulni-. In GICO, Vnia; SPINELLI, Antnio e VICENTE, Pedro (Orgs) As Cincias Sociais: Desafios do Milnio. Ed. Edufrn, Natal-RN. SIQUEIRA, Antnio Jorge de. (1990), Terra e Poder no Nordeste In Urbanizao, Poder e Polticas Pblicas no Nordeste, Comunicaes 34. PIMES, Recife. SODR, Muniz. (1988), A Verdade Seduzida (2edio). Francisco Alves, Rio de Janeiro. STORNI, Maria Otlia Telles . (s/d), A Festa do Ouricuri e o Orgulho Fulni-. UFPB, Joo Pessoa mimeo. VASCONCELOS, Sanelva de. (1962), Os Cardosos das guas Belas: estudo histrico, geogrfico, sociolgico e estatstico das guas Belas e genealgico do seu fundador. Arquivo Pblico Estadual, Recife. VIANNA, Mabel de C. (1966), Aspectos scio-econmicos e sanitrios dos Fulni- de guas Belas. SUDENE - Div. de documentao, Recife. WEBER, Max. ([1922] 1991), Comunidades tnicas In Economia e Sociedade, vol 01. UnB, Braslia-DF.

Potrebbero piacerti anche