Sei sulla pagina 1di 8

REFLEXES SOBRE A EDUCAO ESCOLAR NO SISTEMA PRISIONAL

Fbio Mansano de Mello1 Leonardo Moraes dos Santos2 Resumo: O presente trabalho tem por escopo tratar das contribuies e dificuldades do processo educativo escolar no sistema prisional. Num primeiro momento abordamos algumas peculiaridades das instituies totais, no sentido da construo de uma socializao secundria, ressignificando a vida dos sujeitos; em seguida, discutimos a presena e a funcionalidade da escola nesse espao singular, apontando no s o carter legal do atendimento em educao e trabalho por parte das instituies, mas tambm os fatores que motivam os sentenciados a procurarem a escola no presdio. Para finalizar, ressaltamos a importncia de compreender a escola como um instrumento para potencializar as aes de reinsero do sujeito sociedade, desde que atreladas ao fortalecimento dos vnculos familiares e projetos de gerao de renda. Palavras-chave: Alfabetizao de Jovens e adultos. Incluso social. Sistema prisional. Socializao. Introduo O presente trabalho um desdobramento do projeto de pesquisa Educao e trabalho no sistema prisional, vinculado UESB Campus de Jequi-Ba. Entendemos que discutir o processo de ressocializao do adulto preso um processo que no se limita a aes isoladas de uma diretoria ou setor especfico das casas correcionais; implica em oportunizar acesso educao e ao trabalho, alm do fortalecimento de vnculos familiares. A experincia dos autores como educadores de adultos presos, o primeiro como monitor de educao da FUNAP-SP e o segundo como alfabetizador do Programa ReAprender/Brasil Alfabetizado, motivou a seguinte reflexo: qual a importncia da escola dentro da priso? Esse um tema desafiador, principalmente porque o sistema prisional aparece aos nossos olhos, atravs da mdia, como uma instituio nebulosa, carregada de mistrios e preconceitos, encarregada de afastar da sociedade os indivduos que rompem suas regras harmoniosas. Para o cidado que no conhece a rotina do trabalho por trs das grades de ferro, o espanto maior quando descobre que os homens encarcerados tm acesso a trabalho, cuidados de sade e acesso a escola. Ao adentrarmos as muralhas percebemos as peculiaridades do espao escolar, notamos os vrios significados que a educao formal preconiza. No podemos esquecer que a imensa
1

Socilogo, Professor de Sociologia da UESB Jequi. Coordena o Projeto de Pesquisa Educao e trabalho no sistema prisional na referida universidade. 2 Pedagogo, Coordenador Pedaggico da Rede Municipal de Ensino de Planaltino-Ba.

maioria dos alunos ali matriculados j foram excludos desse processo educativo num passado no muito distante, e se a concepo bancria no for revista, um novo fracasso se aproxima dessas pessoas. Porm, tal escola se localiza na priso; o impacto dessa socializao secundria para os sentenciados to forte que merece ser destacado. As novas regras de conduta individual se consolidam ao passo que a escola se apresenta como uma ponte com o mundo externo, com as perspectivas de acesso a informaes e livros, de uma nova vida.

Sobre a priso

Segundo Foucault (2008), a priso tem o objetivo de tornar os corpos dceis e teis; a instituio passa a ser uma forma de punir delinqentes, mas com o papel de recuper-los para o convvio social. O condenado passa a sofrer a privao da liberdade e a sentir os efeitos de uma instituio repleta de regras e aprende a conviver em um ambiente completamente adverso a que est acostumado; segundo Goffman (1992, p. 22) as instituies totais 3 so estufas que atuam na transformao de pessoas, assim, cada sujeito um experimento sobre o que se pode fazer ao eu o que se espera de tal situao fazer com que os sentenciados possam adequar-se a instituio fazendo com que os mesmos estejam sempre lembrando das causas que os levaram a tal condio. Nesse sentido, a pena restritiva de liberdade tem que causar no sujeito condenado o sentimento de arrependimento pelo crime cometido, bem como causar na populao em geral o sentimento de que o crime no compensa. Dessa forma, os efeitos causados pelo encarceramento no devem se restringir apenas ao condenado, mas tambm aquele que pensa em cometer algum delito. Portanto a priso, enquanto instituio executora da pena restritiva de liberdade, tem como misso cuidar para que os condenados no voltem a cometer crimes, estabelecendo um conjunto de normas que objetivem a transformao dos sujeitos. Para tanto, as penitencirias devem ser repletas de normas, dando a idia de uma instituio voltada para o treinamento e reeducao de pessoas. O indivduo condenado passa, nesse momento, para uma posio de perda da autonomia, caracterstica de uma instituio total que prima pelo fechamento,

Uma instituio total pode ser definida como um local de residncia e trabalho onde um grande nmero de indivduos com situao semelhante, separados da sociedade mais ampla por considervel perodo de tempo levam uma vida fechada e formalmente administrada. (GOFFMAN, 1992, p. 11)

mantendo os sujeitos longe do convvio social e submetendo-os ao julgo disciplinador da instituio. A prpria clausura - o fato de os indivduos estarem em um ambiente fechado - j se constitui como elemento causador de efeitos, no entanto, a priso no pode apenas enclausurar, ela deve fornecer elementos que contribuam para a transformao dos indivduos sentenciados. E nada melhor do que as tcnicas disciplinares, pois fornecem segundo o mesmo Foucault (2008) tcnicas de dominao poltica, levando os sujeitos a uma submisso ao corpo administrativo. As regras que so estabelecidas pelo prprio sentido que a instituio oferece j se constitui como causador de efeitos; basta lembrar que o sujeito condenado ao entrar na instituio prisional imediatamente separado de seu convvio familiar e de seus objetos pessoais.
Um conjunto de bens individuais tem uma relao muito grande com o eu. A pessoa geralmente espera ter certo controle da maneira de apresentar-se diante dos outros [...]. No entanto, ao ser admitido numa instituio total, muito provvel que o indivduo seja despido de sua aparncia usual, bem como dos equipamentos e servios com os quais a mantm, o que provoca desfigurao pessoal (GOFFMAN, 1992, p. 28).

Tal caracterstica da priso causa no condenado certa impacincia e sentimento de humilhao, uma vez que os objetos bsicos de uso pessoal passam a ser de responsabilidade e controle do dirigente, colocando o condenado numa condio de dependncia ao corpo administrativo. Infra-estrutura inadequada, programas de trabalhos para detentos que em nada podem contribuir com o processo educativo, nem como uma profisso duradoura, e a falta de escola e contando com um ensino inadequado realidade dos internos so problemas constantes que permeiam as penitencirias. Nesse sentido, falar em ressocializao se torna muito mais complicado. O que se nota outro tipo de ressocializao, que na verdade significa para muitos a entrada definitiva para o crime. Afinal o sujeito condenado ao entrar na priso passa a conviver em um ambiente repleto de pessoas que cometeram algum delito, ento
[...] podemos afirmar que o processo de ajustamento dos indivduos ao meio prisional proporcionou a formao de um novo sistema social [...]. A sociedade os rejeitou e os puniu. Os rejeitados por sua vez rejeitaram a moral, as normas e as regras da sociedade e reagiram com uma nova cultura e com a criao de suas prprias leis. (LIMA, 2003, p.77)

No interior dos presdios formou-se uma nova sociedade, onde os internos, via de regra, so sugestionados ao mundo da criminalidade. Segundo Portugus (2001, p.367) a priso proporciona a organizao dos delinqentes desencadeando uma nova socializao para o crime. No entanto, este no o nico fator que leva a no reintegrao do condenado sociedade, existem outros fatores como o estigma de ex-presidirio que o condenado carrega ao sair da priso, junto a isso, a falta de polticas pblicas que assegure ao apenado continuar o processo de reintegrao fora da penitenciaria.

Sobre a educao escolar na priso

Alm das regras impostas no seio desta instituio existem outros mecanismos que primam pela transformao dos sentenciados, como a escola e o trabalho. Atualmente em muitas penitenciarias brasileiras ocorrem processos educativos via escola e trabalho, com o objetivo de dar aos sentenciados a formao educacional requisitada pela sociedade. Estes so direitos garantidos pelos presos previstos pela Lei de Execuo Penal4 que prev no art. 17 A assistncia educacional compreender a instruo escolar e a formao profissional do preso e do internado. Como j foi mencionado, mecanismos educacionais sempre permearam a priso, seja para adequar o condenado ao convvio prisional ou para reformular sua personalidade.
[...] a educao arrolada como atividade que visa a proporcionar a reabilitao dos indivduos punidos. Contudo, considerando que os programas da operao penitenciria apresentam-se de forma premente a fim de adaptar os indivduos as normas, procedimentos e valores do crcere afianando, portanto, aquilo que se tornou o fim precpuo da organizao penitenciria: a manuteno da ordem interna e o controle da massa carcerria [...] (PORTUGUES, 2001, p. 360).

No tocante a educao escolar, engano pensar que a mesma tem um papel de neutralidade frente a formao-adequao do condenado ao ambiente em que est inserido. Se tratada apenas levando em considerao os contedos propostos, no se propondo a atuar frente aos correntes problemas scio-histricos e da prpria realidade dos fatos acaba se inserindo em uma condio de extrema formalidade, cumprindo, na verdade, a funo de mantenedora da ordem vigente.
4

BRASIL. Lei de Execuo Penal. Lei N 7.210 de 11 de julho de 1984. Disponvel em: https://www.planalto.gov.br/. Acesso em 06 de abril de 2009.

A escola, na verdade, pode cumprir dois importantes papis, dependendo da forma como ela deve ser encarada. Pode servir como um claro mecanismo de adequao dos indivduos, introjetando nos mesmos valores e regras sugeridas pela instituio prisional, ou at mesmo, levar em considerao as vises sociais a respeito de como deve ser um condenado; ou pode, atravs de uma concepo educacional libertadora viabilizar ao sujeito condenado se libertar das amarras que o prende a uma condio de excludo social. Segundo pesquisa de Leme (2007), inmeros so os fatores que motivam o sentenciado a procurar o pavilho escolar. Aps entrevistas com presos, com o fito de compreender o sentido da educao na cela de aula, o pesquisador apresenta um cenrio complexo: uns procuram a escola para se mostrar um exemplo vivo de conduta e disciplina (visando um parecer positivo no laudo criminolgico), outros freqentam as aulas para receberem o material escolar (que pode ser trocado no raio por outros produtos, como por exemplo, carteira de cigarros). Ao freqentar a escola no presdio, os sentenciados tm a possibilidade de sair do pavilho, encontrarem presos que habitam outros pavilhes, ter acesso a informaes e participarem de atividade de cunho scio-educativo, tais como aulas de msica, informtica, artesanato, dentre outras. Apresar das contradies do espao escolar no sistema prisional, Leme aponta sua importncia ao dizer que
(...) a sala de aula no ser mais do que uma cela de estudo, uma cela, digamos, onde encontramos lousa e carteiras. Por isso, ousamos chamar a sala de aula no interior de uma penitenciria de cela de aula. No queremos, com isso, estigmatizar esse espao. Acreditamos que se possa olhar a cela de aula em um sentido positivo. Ser nesse espao que ocorrer o aprendizado escolar de maneira formal. Esse espao ter para muitos presos um significado especial. Para alguns, ser a primeira oportunidade de aprender a ler e escrever; para outros, a chance de concluir os estudos e esboar, assim, um futuro diferente (LEME, 2007, p. 145)

Nesse sentido, a educao escolar tem o importante papel de atuar na ressocializao de presos. A caracterstica fundamental da pedagogia do educador em presdios a contradio, saber lidar com conflitos, saber trabalhar as contradies excluso (GADOTTI, 1993 p.143 apud PORTUGUES, 2001, p.361) Neste contexto se insere a importncia da educao escolar como mecanismo de insero do individuo na sociedade e como meio para levar os seus agentes reflexo. E, dessa forma, se comprometer com a transformao de suas condies materiais.
[...] a primeira condio para que um ser pudesse exercer um ato comprometido era a sua capacidade de atuar e refletir. exatamente esta capacidade de atuar, operar,

de transformar a realidade de acordo com finalidades propostas pelo homem, qual est associada sua capacidade de refletir, que o faz um ser de prxis (FREIRE, 1979, p. 17)

a partir do conhecimento e reflexo da prpria realidade que os sujeitos envolvidos e incomodados com tal situao se engajam para que ocorra a transformao. Segundo Silvestrini (2003, p. 11) a escola tem um importante papel enquanto formadora de opinies, ela estaria contribudo para criar no aluno/preso valores como direitos e deveres quando em sociedade. De um modo geral percebe-se, ainda, uma inadequao das metodologias e materiais utilizados para pessoas jovens e adultos; nesse sentido, proporcionar uma formao que contemple a realidade dos indivduos inseridos no processo de escolarizao se faz necessrio. Para um trabalho como este, no s por se tratar de detentos, mas tambm de pessoas jovens e adultos, o processo de educao escolar no pode ter uma vertente unicamente conteudista, pois, a escola deve proporcionar
[...] uma discusso sobre a conscientizao desses indivduos em relao sociabilidade moderna e o entendimento do papel de cada um deles enquanto sujeitos da histria. Por isso tenho a convico de que a escola o principal (mas no o nico) elemento que contribui para a ressocializao do adulto preso, no sentido de reformular suas perspectivas e vises de mundo. (MELLO, 2008, p.539)

Atravs de inmeras pesquisas revela-se o perfil do alunado que geralmente freqenta a escola no interior dos presdios; a falta de ligao com a escola uma caracterstica j trazida de fora, reflexo do modelo social imposto que contribui para que a populao mais carente no tenha uma satisfatria passagem pela instituio escolar. Nesse contexto, em que a educao escolar aparece muitas vezes intimamente ligada s presses sociais e mais diretamente ao corpo dirigente da priso, que se torna importante questionar a possibilidade de uma educao que caminhe em direo a ampla formao do sujeito. Segundo Portugus (2001) a educao compe a rea de reabilitao estando subordinada ao corpo administrativo da instituio prisional, sendo assim, seria difcil imaginar como uma Educao Libertadora poderia fazer parte de um ambiente como esse acima descrito.

Ultimas palavras

Ainda que inmeras dificuldades sejam encontradas no sentido do fortalecimento da escola na priso, pontuais aes educativas contribuem na formao dos sujeitos de forma significativa. Em estudo recente sobre a experincia de alfabetizao de pessoas jovens e adultas no presdio de Jequi-Ba (Mello & Moreira, 2009), destacou-se a importncia da formao continuada dos educadores e das aes interdisciplinares no sentido de fortalecer o espao escolar prisional. Como foi salientado anteriormente, a educao escolar no pode ser o nico vetor responsvel pela reintegrao do adulto preso sociedade, mas se apresenta como elo para consolidar aes de gerao de renda, construo da cidadania, acompanhamento do trabalho dos tcnicos (psiclogos e assistentes sociais) alm de fornecer, claro, o certificado de concluso de curso. Para o sentenciado a escola possui inmeros significados, como bem relata Santos (2009); dentro do sistema fechado que o presdio, a sala de aula um contraponto onde se discute cidadania, trabalho, reintegrao social e outros temas que permeiam o contexto prisional, mas que no so devidamente tratados. A escola propicia, portanto, ainda que de forma limitada, o que os apenados anseiam em vrios sentidos: oportunidades. Refletir sobre a educao escolar no sistema prisional significa repensar antigas questes, que no foram respondidas devidamente pelo mundo contemporneo: o que fazer com os detentos e o que esperar deles quando em liberdade.

Referncias

BRASIL. Lei de Execuo Penal. Lei N 7.210 de 11 de julho de 1984. Disponvel em: https://www.planalto.gov.br/. Acesso em 06 de abril de 2009. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da priso. Petrpolis: Vozes, 2008.

FREIRE, Paulo. Educao e mudana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GOFFMAN, Erving. Manacos, Prises e Conventos. So Paulo: Editora Perspectiva, 1992.

LEME, Jos Antonio Gonalves. A cela de aula: tirando a pena com letras. Uma reflexo sobre o sentido da educao nos presdios. In: ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (org). Educao escolar entre as grades. So Carlos: EdUFSCar, 2007.

LIMA, Regina Campos. A Sociedade Criminal e suas faces criminosas. Londrina: Edies Humanidades, 2003.

MELLO, Fabio Mansano de. Educao no sistema prisional: consideraes sobre a ressocializao do adulto preso. In: Revista ConsCincia., So Paulo, Volume 1, nmero 12 , p. 538 - 606 - Out/2008.

MELLO, Fabio Mansano de; MOREIRA, Josinlia dos Santos. A experincia de alfabetizao de jovens e adultos do Programa Re-Aprender no Conjunto Penal de JequiBahia. In: Revista Prxis Educacional, Vitria da Conquista, v. 5, n. 7, p. 207-216, jul/dez 2009. PORTUGUES, Manoel Rodrigues. Educao de adultos presos. In: Revista Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 27, n. 2, p. 355-374, jul./dez. 2001.

SANTOS, Leonardo Moraes dos. A contribuio da educao escolar para ressocializao de adultos presos. Monografia (Graduao em Pedagogia) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequi, 2009.

SILVESTRINI, Wilson Jos. Remisso de parte da pena privativa de liberdade pela atividade educacional: forma de emancipao social, 2003. Monografia (Especializao em Direito e Processo Penal) Universidade Estadual de Londrina, Londrina Pr, 2003.

Potrebbero piacerti anche