Sei sulla pagina 1di 18

36

Seo III Das Disposies Finais Art. 76. Este Estatuto revoga o anterior, registrado no Registro Civil das Pessoas Jurdicas, da Comarca de Natal-RN, no Livro prprio A n 01, s fls. 23, sob o n de ordem 31 em 29 de maio de 1943 e alteraes conforme NOVOS REGISTROS, sob os ns 1.029 e 535, nas datas de 22 de novembro de 1971 e 08 de outubro de 1984, respectivamente, e passa a vigorar aps a aprovao em Assembleia Geral e registro em Cartrio competente, em 1 de janeiro de 2010, cuja certido dever ser arquivada na Secretaria da IEADERN. COMISSO DE REFORMULAO DO ESTATUTO DA IEADERN Presidente Luis Soares de Souza - Pastor Relator Israel Caldas Sobrinho - Pastor Secretrio Francisco Marto de Almeida Costa Membros Arnon Lima de SantAnna Pastor Edson Oliveira dos Santos Pastor Elinaldo Renovato de Lima Pastor Eliseu Moreira Silva Pastor Francisco Ccero Miranda Pastor Ivan Gonalves de Oliveira Pastor Oaldo Raimundo Dantas Evangelista Assessoria Jurdica Dr. Antonio Carlos Lorenzetti de Mello Dr. Reynaldo Odilo Martins Soares Dr. Paulo Ferraz Porpino

ESTATUTO DA IEADERN CAPTULO I DA DENOMINAO, DOS FINS, DA SEDE E DA CONSTITUIO Art. 1 A Igreja Evanglica Assemblia de Deus no Rio Grande do Norte, fundada nesta Cidade do Natal, aos 24 de maio de 1918, pelo Pastor Adriano Nobre, e, de acordo com o Art. 5, Inciso VI, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil e demais normas atinentes matria, doravante denominada IEADERN, uma organizao religiosa que tem por finalidade propagar o Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, sendo pessoa jurdica, de direito privado, sem fins econmicos. 1 A IEADERN tem Sede e Foro na Cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte. 2 A IEADERN poder fundar em cada bairro, distrito e municpio do Estado, ou fora dele, Igrejas Filiais e Congregaes, respeitando as normas que regem o assunto, nos termos do Regimento Interno. 3 As Igrejas Filiais sero regidas por este Estatuto, e no tero estatuto prprio. 4 As Igrejas Filiais podero ser emancipadas, adquirindo personalidade jurdica prpria, por iniciativa da Presidncia da IEADERN ou por solicitao das mesmas, mediante pleno acordo e expressa autorizao da Assembleia Ministerial da IEADERN, nos termos do art. 23 deste Estatuto observadas as condies previstas no Regimento Interno. 5 O tempo de durao da IEADERN indeterminado.

35

Art. 2 A IEADERN, constituda da Igreja Sede, das Igrejas Filiais, e de suas Congregaes, obedece aos princpios que regem as demais Igrejas Evanglicas, denominadas Assembleias de Deus filiadas Conveno Geral das Assembleias de Deus no Brasil CGADB, tendo unicamente a Bblia por sua regra de f e prtica, sendo, no entanto, autnoma para resolver, por si mesma, quaisquer questes internas, de ordem espiritual ou material que, porventura, venham a surgir em sua Sede, nas Igrejas Filiais e suas respectivas Congregaes. CAPTULO II DOS MEMBROS E CONGREGADOS Art. 3 A IEADERN compe-se de nmero ilimitado de membros e congregados, de ambos os sexos, sem distino de qualquer natureza que se mantenham fiis aos princpios fundamentais, estabelecidos neste Estatuto, e de acordo com as Sagradas Escrituras. Seo I Das Categorias Art. 4 Os membros da IEADERN se dividem nas seguintes categorias: I Membros; II Congregados. Seo II Da Admisso Art. 5 Sero admitidos como membros da IEADERN, as pessoas que:

Art. 69. Este Estatuto somente poder ser reformado, com a recomendao da Assembleia Ministerial, por maioria simples dos membros da IEADERN presentes em Assembleia Geral Extraordinria, previamente convocada para esse fim, nos termos do 4 do artigo 22, deste Estatuto. Art. 70. Os casos omissos sero resolvidos pela Assembleia Ministerial ou pela Diretoria Geral, conforme o assunto. Seo II Das Disposies Transitrias Art. 71. O presente Estatuto, aps sua aprovao em Assembleia Geral, ser arquivado no Registro de Pessoas Jurdicas. Art. 72. O disposto no 2, do art. 54, no ter sua aplicao caso a situao dos Obreiros que, na data da aprovao deste Estatuto, no tenham condio de regularizar sua contribuio previdenciria seja por idade, ou condio financeira. Pargrafo nico. Neste caso, o Obreiro dever apresentar a sua situao financeira ou de idade, Direo da IEADERN, no prazo de seis meses, a partir da vigncia deste Estatuto, para ser apreciada. Art. 73. Os atuais obreiros disporo do prazo de seis meses, a partir da vigncia deste Estatuto, para cumprirem o disposto no art. 54, 1 deste Estatuto. Art. 74. A limitao da idade expressa no artigo 30, 3, no se aplicar ao atual Presidente da IEADERN. Art. 75. Ser criado um Fundo Complementar, para viabilizar a manuteno da Jubilao dos Obreiros da IEADERN, cujas normas sero estabelecidas por Resoluo da Assembleia Ministerial.

34

Art. 66. Em caso de falecimento do Pastor da Igreja Sede, a sua viva, enquanto no contrair novas npcias e se mantiver fiel aos princpios das Sagradas Escrituras, perceber uma ajuda mensal pecuniria, a ttulo de doao, correspondente a cinqenta por cento do que perceber o Pastor da Igreja Sede. 1 Em caso de falecimento de pastor de Igreja Filial, a sua viva enquanto no contrair novas npcias e se mantiver fiel aos princpios das Sagradas Escrituras, perceber uma ajuda mensal pecuniria, a ttulo de doao, concedida pela IEADERN, observado o disposto no 1, do artigo 54. 2 A ajuda mensal pecuniria a que se refere este artigo intransfervel aos demais herdeiros e dependentes. Art. 67. Caso alguma Igreja Filial ou Congregao venha a se divorciar dos princpios normativos e/ou da doutrina estabelecida pela IEADERN, recusando reger-se pelo presente Estatuto, perder o direito de usar a denominao Igreja Evanglica Assemblia de Deus no Rio Grande do Norte - IEADERN, e devolver todo o patrimnio sob seu uso IEADERN, alm de sofrer outras sanes que o caso requeira. Art. 68. Qualquer membro que ocupar cargo nas Diretorias Geral ou Local, nos Conselhos e Comisses, nos Departamentos, na Direo de Igrejas Filiais ou Congregaes, e candidatar-se a cargo eletivo, dever afastar-se de suas atividades administrativas ou eclesisticas. 1 Em caso de eleio e posse em cargo eletivo, o membro a que se refere este artigo, permanecer afastado de quaisquer funes eclesisticas ou administrativas na IEADERN. 2 Em caso de no eleio, o membro afastado poder ser reintegrado nas funes que exercia, ou em outras, a critrio da respectiva Diretoria a que estiver subordinado.

I converterem-se f crist evanglica, mediante confisso pblica, e forem batizadas em guas, por imerso, em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo, atendido um dos seguintes requisitos: a) serem solteiras; b) serem casadas civilmente; c) serem vivas; d) serem divorciadas. II procederem de outras Assemblias de Deus, ou de outras igrejas evanglicas, respeitado o disposto no inciso I deste artigo, e comprometerem-se a acatar a doutrina e os costumes adotados pela IEADERN e forem recebidos pela Igreja Local. 1 Nos casos previstos neste artigo, a admisso do candidato estar condicionada sua declarao expressa de concordncia com este Estatuto. Em se tratando de candidato adolescente, haver a necessidade de autorizao expressa de seus pais ou responsveis. 2 No sero admitidas como membros da IEADERN as pessoas que comprovadamente contrariem os princpios das Sagradas Escrituras, ou que estejam apontadas nos crimes ou condutas previstos no art. 13, conforme o disposto no Regimento Interno, Captulo III, Seo III. 3 Os estados civis de que tratam as alneas b, c, e d, no se aplicam unio de pessoas do mesmo sexo, por contrariarem os princpios das Sagradas Escrituras, conforme Dt 23.17,18; Lv 18.22; 20.13; Rm 1.24-28; I Co 6.10; I Tm 1.10.

33

4 As pessoas de que tratam o Inciso I alneas a, c e d, devem viver sem relacionamento marital ou homossexual. 5 Ao serem admitidos, os membros tero os seus nomes registrados em Rol de Membros, na Igreja Sede, nas Igrejas Filiais e/ou Congregaes. 6 No sero admitidas como membros da IEADERN pessoas que pertenam a sociedades secretas. Art. 6 Sero admitidos como Congregados da IEADERN, as pessoas que se converterem f crist evanglica mediante confisso pblica de que aceita a Jesus Cristo como Salvador, e passe a freqentar com regularidade os cultos. Pargrafo nico. Os Congregados tero seus nomes registrados em um Cadastro de Congregados, na Igreja Sede, nas Igrejas Filiais e/ou Congregaes. Seo III Dos Direitos Art. 7 So direitos comuns a todos os membros e congregados em comunho: I receber orientao espiritual; II participar de atividades administrativas na IEADERN, de acordo com a sua habilidade, por designao da Diretoria; III solicitar transferncia para outra Igreja de mesma f e ordem ou desligamento do Rol de Membros ou Cadastro de Congregados. Art. 8 So direitos dos Membros:

2 Aquele que por qualquer motivo, desfrutar do uso de bens da igreja, cedido em locao, comodato ou similar, a ttulo gratuito ou oneroso nas mesmas propores de quando lhes foram cedidos, fica obrigado a devolv-los quando solicitado e no prazo estabelecido pela Diretoria, nas mesmas propores e condies de quando lhes foram cedidos. 3 A IEADERN e suas Filiais no respondero por dvidas pessoais contradas por seus membros, obreiros, ou por seus administradores. 4 Nenhum membro da IEADERN responder, pessoal, solidria ou subsidiariamente, pelas obrigaes assumidas por obreiros ou administradores. Art. 62. Todo movimento financeiro da IEADERN ser registrado de acordo com os princpios de contabilidade, normas tcnicas e legislao pertinente. Art. 63. As obras de construo civil, ou reformas de prdios da IEADERN, devero obedecer s normas legais vigentes. Art. 64. Em caso de ciso na Igreja, o patrimnio continuar pertencendo IEADERN. CAPTULO VII DAS DISPOSIES GERAIS, TRANSITRIAS E FINAIS Seo I Das Disposies Gerais Art. 65. Os obreiros de que tratam os artigos 51, 52 e 53 devero comprovar a entrega dos seus dzimos, junto ao tesouro da igreja.

32

V - colaborar para a manuteno da ordem nos cultos; VI - realizar a coleta das contribuies na Igreja. Seo VII Dos Supervisores de Campo, Dos Pastores das Igrejas Filiais, Dos Coordenadores de Setor e Dos Dirigentes de Congregao Art. 59. Os Supervisores de Campo, os Pastores das Igrejas Filiais, os Coordenadores de Setor e Dirigentes de Congregao, so obreiros designados para atuarem nas respectivas reas de atividades da IEADERN e tero suas competncias definidas no Regimento Interno. CAPITULO VI DO PATRIMNIO Art. 60. Os recursos, necessrios manuteno da IEADERN, sero obtidos atravs de dzimos, ofertas e doaes de seus membros ou de quaisquer pessoas fsicas ou jurdicas, que se proponham a contribuir e outros meios lcitos, e ser aplicado, nica e exclusivamente na consecuo das finalidades e objetivos da igreja. Art. 61. O patrimnio da IEADERN composto de todos os bens imveis, mveis, veculos e semoventes da Igreja Sede, das Igrejas Filiais e Congregaes, bem como quaisquer valores em dinheiro ou bens adquiridos por compra ou doao, os quais devero ser inventariados, sendo a IEADERN a fiel mantenedora dos mesmos. 1 Os recursos obtidos, conforme o disposto nos incisos II e III do art. 9 e art. 60 deste Estatuto, integram o patrimnio da IEADERN sobre os quais, seus doadores e sucessores no podero reclamar direitos, sob nenhum pretexto ou alegao.

I votar para os cargos ou funes previstos neste Estatuto, bem como fazer uso da palavra em reunies de Assembleia Geral, de acordo com o Regimento Interno; II ser ordenado, consagrado ou separado para o servio do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, respeitadas as condies previstas nos artigos 51, 52 e 53 deste Estatuto. Pargrafo nico. O disposto neste artigo no se aplica aos absolutamente e relativamente incapazes civilmente.

Seo IV Dos Deveres Art. 9 So deveres dos membros e congregados da IEADERN: I participar com assiduidade, das reunies e cultos da Igreja; II entregar os seus dzimos regularmente ao tesouro da igreja onde se congrega, de conformidade com as Escrituras Sagradas; III contribuir com ofertas de conformidade com as Escrituras Sagradas; IV viver de conformidade com a doutrina bblica e os usos e costumes adotados pela IEADERN, conforme prescritos no Regimento Interno; V respeitar e acatar as decises emanadas da IEADERN desde que no contrariem o presente Estatuto; VI rejeitar movimentos ecumnicos, e outros contrrios aos princpios bblicos adotados pela IEADERN.

31

Seo V Das Penalidades Art. 10. Os membros e congregados da IEADERN que contrariarem a doutrina bblica ou descumprirem as normas estatutrias e regimentais, de acordo com a gravidade da falta, estaro sujeitos s seguintes penalidades, a serem aplicadas pela Direo da Igreja: I aos Membros: a) advertncia verbal ou escrita;

Seo VI Dos Presbteros e dos Diconos Art. 56. Os Presbteros e Diconos so cooperadores do Ministrio Local, da Diretoria Geral e/ou Local, para atuarem em diversas reas de atividades consideradas necessrias ao bom funcionamento da IEADERN. Art. 57. Os Presbteros exercero suas atividades, desenvolvendo as seguintes atribuies: I - dirigir Igrejas ou Congregaes e outros rgos da IEADERN.

b) suspenso; II - ministrar a palavra de pregao e ensino ou aconselhamento; c) excluso. III - ministrar a uno de enfermos; II aos Congregados: a) advertncia verbal ou escrita; b) suspenso; c) desligamento do Cadastro de Congregados. Art. 11. A advertncia ser aplicada, de forma verbal ou escrita, aos membros e congregados que transgredirem os preceitos bblicos, as normas estatutrias ou regimentais, desde que no constituam falta mdia ou grave. 1 Constituem faltas leves passveis de advertncia as seguintes prticas: I tecer comentrios desabonadores sobre a igreja ou a sua liderana; IV - celebrar cerimnia religiosa de casamento, mediante apresentao de certido de casamento civil, desde que o casal, homem e mulher, professem a mesma f evanglica; V - celebrar outras cerimnias por designao da autoridade eclesistica a que estiver subordinado; Art. 58. Os Diconos exercero suas atividades, desenvolvendo as seguintes atribuies: I - auxiliar os Pastores de Igrejas ou Congregaes, nas atividades que lhes forem delegadas; II - atender s necessidades sociais da Igreja; III - visitar aos enfermos e carentes da Igreja; IV - cooperar na distribuio dos elementos da Santa Ceia;

30

4 No ser Separado ao Diaconato candidato que tenha contrado npcias com mulher que tenha passado por processo de divrcio. 5 Os requisitos constantes do presente artigo sero avaliados pela Comisso de Ingresso de Obreiros nos termos do art. 50 do presente Estatuto. Seo V Dos Ministros Auxiliares Art. 54. So considerados Ministros Auxiliares os Pastores e Evangelistas da IEADERN, credenciados pela Conveno Estadual e devidamente integrados no trabalho eclesistico. 1 Os Pastores das Igrejas Filiais, na condio de Ministros de Confisso Religiosa, devero contribuir para a previdncia social, sobre o que recebem da Igreja a que servem, em cumprimento ao disposto na legislao previdenciria em vigor. 2 Os obreiros que estiverem na direo de Igrejas Filiais, s podero permanecer nas respectivas funes, se mantiverem em dia suas responsabilidades previdencirias e tributrias. 3 Os obreiros que estiverem na direo de Igrejas Filiais devero apresentar relatrio mensal da situao contbil das respectivas Igrejas sob sua responsabilidade. 4 Aos Obreiros, Pastores de Igrejas Filiais, aplicam-se as mesmas regras insertas no disposto do art. 30, 1 e 2, incisos I, II, III, IV e 3, deste Estatuto. Art. 55. So Ministros Auxiliares, os Pastores e Evangelistas disposio da Diretoria Geral e/ou Diretoria Local, para atuarem em diversas reas de atividades, consideradas necessrias ao bom funcionamento da IEADERN.

II deixar de cumprir normas ou recomendaes de carter administrativo; III deixar de comparecer s reunies nas quais se fizer necessria a sua presena; IV deixar de respeitar os usos e costumes da IEADERN, prescritos no Regimento Interno; V cometer outras faltas assemelhadas. 2 A advertncia ser verbal, quando as faltas forem cometidas pela primeira vez. Em caso de reincidncia, a advertncia ser dada por escrito. Art. 12. A suspenso da comunho ser aplicada, de forma pblica, aos membros e congregados que de forma deliberada, aps serem advertidos pela segunda vez, permanecerem transgredindo os preceitos bblicos, as normas estatutrias ou regimentais, desde que esta atitude no constitua falta grave, nos termos do art. 13. Pargrafo nico. As faltas previstas nos artigos 11 e 13, sero convertidas, para efeito de aplicao das penalidades, em faltas mdias nos termos do Regimento Interno. Art. 13. Os membros da IEADERN sero disciplinados, com pena de excluso, pelas seguintes faltas, consideradas graves: I prticas sexuais ilegais sendo assim consideradas para os fins deste artigo, aquelas que tenham, pelo menos, uma das seguintes caractersticas: a) prticas sexuais havidas sem consensualidade entre os envolvidos;

29

b) prticas sexuais que envolvam duas pessoas no ligadas entre si pelo vnculo matrimonial; c) prticas sexuais entre pessoas do mesmo sexo, ainda que respaldadas legal e judicialmente. II realizao de quaisquer condutas definidas como delito na legislao penal ptria, desde que praticadas com dolo, ainda que tentadas, e que no haja contradio entre a norma legal aplicada ao caso concreto e as Sagradas Escrituras; III promoo de dissidncia, ciso, cisma ou diviso de qualquer natureza, que repercuta na integridade organizacional da Igreja ou de seus membros; IV - flagrante desrespeito s deliberaes e diretrizes legitimamente estabelecidas pela Igreja, atravs de sua Presidncia, Diretoria ou Comisses, manifestando ostensiva oposio; V realizao de condutas que contrariem as doutrinas bblicas estabelecidas na Confisso de F esposada pela IEADERN; VI - ausncia s reunies regulares da Igreja, por um perodo superior a 120 dias, sem qualquer comunicao ou justificativa; VII abandono da f crist, ou adoo de princpios divergentes das doutrinas bblicas professadas pela IEADERN; VIII prtica de atos lesivos moral, ou contrrios boa fama, ou que se caracterizem como vcios prejudiciais sade, conforme I Co 3.16,17; ou que estabeleam enlace matrimonial com pessoas que no professem a mesma f evanglica, conforme adverte II Co 6.1418.

5 Os requisitos constantes do presente artigo sero avaliados pela Comisso de Ingresso de Obreiros nos termos do art. 50 do presente Estatuto. Seo IV Da Separao dos Diconos Art. 53. O Pastor Presidente, os Pastores das Igrejas Filiais, e os Dirigentes de Congregao, mediante justificativa, indicaro direo da Igreja, para separao ao Diaconato, os membros em comunho, do sexo masculino, que preencherem os seguintes requisitos: I ter vocao divina para o Diaconato; II ser batizado com o Esprito Santo; III ter conhecimento das Sagradas Escrituras; IV ser obediente doutrina e aos usos e costumes da IEADERN; V ter testemunho pautado nos princpios das Sagradas Escrituras; VI ter, no mnimo, trs anos como auxiliar de trabalho; VII ser fiel, comprovadamente, nas contribuies para a igreja. 1 Sero indicados ao Diaconato, preferencialmente, os auxiliares que tiverem curso teolgico reconhecidos pela IEADERN. 2 O perodo a que se refere o Inciso VI no assegura direito a Separao; sero observados a necessidade, os demais requisitos exigidos na Palavra de Deus e no presente Estatuto. 3 Se o candidato for casado, somente ser Separado ao Diaconato se no houver passado anteriormente por processo de divrcio.

28

Art. 52. O Pastor Presidente, os Pastores das Igrejas Filiais, e os Dirigentes de Congregao, mediante justificativa, indicaro direo da Igreja, para consagrao ao Presbitrio, os membros em comunho, do sexo masculino, que preencherem os seguintes requisitos: I ter vocao divina para o Presbitrio; II ser batizado com o Esprito Santo; III ter conhecimento das Sagradas Escrituras; IV - ser apto para ensinar; V ser obediente doutrina e aos usos e costumes da IEADERN; VI ter testemunho pautado nos princpios das Sagradas Escrituras; VII ter, no mnimo, cinco anos como Dicono; VIII ser fiel, comprovadamente, nas contribuies para a igreja. 1 Sero indicados ao Presbitrio, preferencialmente, os Diconos que tiverem curso teolgico reconhecido pela IEADERN. 2 O perodo a que se refere o Inciso VII no assegura direito a Consagrao; sero observados a necessidade, os demais requisitos exigidos na Palavra de Deus e no presente Estatuto. 3 Se o candidato for casado, somente ser Consagrado ao Presbitrio se no houver passado anteriormente por processo de divrcio. 4 No ser Consagrado ao Presbitrio candidato que tenha contrado npcias com mulher que tenha passado por processo de divrcio.

1 Uma vez configurada a hiptese prevista no inciso VI, a Igreja encaminhar uma comisso para falar pessoalmente com o membro ausente, e somente aps ouvir suas razes, levar o caso instncia competente para a aplicao da sano. 2 Os Congregados da IEADERN sero disciplinados com pena de Desligamento pelas faltas, consideradas graves, constantes deste Artigo. 3 Sendo este Estatuto e o Regimento Interno omissos sobre faltas cometidas pelos membros, a Direo da Igreja decidir a respeito. Seo VI Do Processo Disciplinar Art. 14. A Direo da IEADERN designar uma comisso para proceder ao processo disciplinar relativo ao membro da Igreja, sendo-lhe assegurado o direito a ampla defesa. Art. 15. A autoridade eclesistica, responsvel pela presidncia do processo disciplinar de membro da Igreja, poder propor a suspenso provisria da comunho da Igreja, ou o afastamento temporrio do denunciado de qualquer cargo ou funo que esteja exercendo, nos termos do Regimento Interno, pelo tempo que entender necessrio, a seu critrio, at posterior deliberao, quando estiver presente um dos seguintes requisitos: I - existncia de fortes indcios da prtica de qualquer conduta descrita no art. 13 deste Estatuto, que possa ensejar imediata repercusso prejudicial imagem da Igreja na sociedade; II - possibilidade de o membro investigado frustrar o regular processo disciplinar, caso continue no pleno gozo de seus direitos institucionais;

10

27

III - quando a demora puder tornar a aplicao da penalidade ineficaz. Art. 16. A forma de aplicao das penalidades, e os procedimentos de reintegrao dos membros suspensos ou excludos, sero estabelecidos no Regimento Interno. Art. 17. Quando o membro da igreja for o Pastor Presidente, ou membro da Diretoria Geral e incorrer nas prticas constantes do art. 13, combinado com o disposto no art. 30 2, incisos I e II, dever ser instaurado o procedimento disciplinar nos termos do Regimento Interno, sendo-lhe assegurado o direito a ampla defesa. Pargrafo nico. Havendo confisso espontnea, ser tomada a termo e inibir o prosseguimento do processo disciplinar, sem prejuzo da aplicao da penalidade prevista para o caso. CAPITULO III DA ADMINISTRAO Seo I Da Estrutura Administrativa Art. 18. So rgos da IEADERN: I Assembleia Geral; II Assembleia Ministerial; III Diretoria Geral; IV Conselho Fiscal. Art. 19. So rgos da Igreja Sede e das Igrejas Filiais: I - Assembleia Local;

I ter vocao divina para o Ministrio; II ser batizado com o Esprito Santo; III ter conhecimento das Sagradas Escrituras; IV ser obediente doutrina e aos usos e costumes da IEADERN; V ter testemunho pautado nos princpios das Sagradas Escrituras; VI ter, no mnimo, cinco anos como presbtero; VII ter, preferencialmente, curso teolgico reconhecido pela IEADERN; VIII ser fiel, comprovadamente, nas contribuies para a igreja. 1 O perodo a que se refere o Inciso VI no assegura direito a Ordenao; sero observados a necessidade, os demais requisitos exigidos na Palavra de Deus e no presente Estatuto. 2 Os Ministros na condio de Evangelista devero cumprir, no mnimo, cinco anos de ministrio, para serem indicados para a ordenao a Pastor, respeitados os requisitos do presente artigo. 3 Se o candidato for casado, somente ser Ordenado ao Ministrio se no houver passado anteriormente por processo de divrcio. 4 No ser Ordenado ao Ministrio candidato que tenha contrado npcias com mulher que tenha passado por processo de divrcio. Seo III Da Consagrao dos Presbteros

26

11

Art. 49. Os Departamentos so rgos de execuo das atividades da IEADERN, atuando em conjunto com as Igrejas Filiais e Congregaes. 1 Os Departamentos tero normas de funcionamento definidas pela Diretoria Geral. 2 Os Departamentos podero estruturar-se de acordo com as necessidades de sua ao, em subdivises administrativas. 3 Os Departamentos sero administrados por Diretores, indicados pelo Presidente, e pelos Pastores das Igrejas Filiais, podendo ser por eles prprios dispensados, a qualquer tempo. CAPTULO V DOS OBREIROS Seo I Da Comisso de Ingresso de Obreiros Art. 50. A Comisso de Ingresso de Obreiros da IEADERN, composta por cinco Ministros, indicados pelo Presidente, ter competncia de emitir parecer sobre a indicao, recepo e reconhecimento de Obreiros, nos termos dos artigos 52 e 53 deste Estatuto. Seo II Da Ordenao dos Ministros Art. 51. A IEADERN, atravs do Pastor Presidente e dos Pastores das Igrejas Filiais, mediante justificativa, indicar Conveno Estadual de Ministros, para ordenao ao Ministrio, os membros em comunho, do sexo masculino, que preencherem os seguintes requisitos:

II - Ministrio Local; III - Diretoria Local; IV Departamentos. Pargrafo nico. A Diretoria Geral, no mbito da Sede, exercer tambm a funo da Diretoria Local. Seo II Da Assembleia Geral Art. 20. A Assembleia Geral o rgo mximo de deliberao da IEADERN, com competncia para resolver todos os casos a ela submetidos, sejam de ordem espiritual ou material. Art. 21. A Assembleia Geral constituda pelos membros da IEADERN, em comunho, sendo suas resolues devidamente registradas em atas e consideradas coisa julgada. Art. 22. Compete Assembleia Geral: I aprovar a indicao ou escolha do Presidente da IEADERN; II aprovar a escolha dos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal; III aprovar as contas; IV reformar o Estatuto. 1 A Assembleia Geral ser presidida, sempre, pelo Presidente da IEADERN, ressalvadas as faltas ou impedimentos, ocasies em que a sua presidncia ser exercida pelo 1 Vice-Presidente, ou pelos demais membros da Diretoria, por sua ordem.

12

25

2 A Assembleia Geral ser convocada com antecedncia mnima de trinta dias atravs de edital, publicado em rgo de divulgao oficial da IEADERN. 3 Para instalao da Assembleia Geral dever haver a presena de no mnimo dois mil membros, em primeira convocao, e no havendo o quorum citado, aps trinta minutos, em segunda convocao, com qualquer nmero de membros. 4 A Assembleia Geral ser convocada, ordinariamente, pelo Presidente, uma vez por ano, ou extraordinariamente, para reformar o Estatuto, ou ainda, quando as circunstncias exigirem. 5 As deliberaes e resolues da Assembleia Geral devero ser decididas por aclamao da maioria simples dos membros presentes. 6 Caso o nome indicado ou escolhido para sucesso do Pastor Presidente no seja aprovado pela Assembleia Geral, dever ser efetivado um processo eletivo, no prazo de sessenta dias, obedecido o disposto nos pargrafos 5 e 6 do art. 30. Seo III Da Assembleia Ministerial Art. 23. A Assembleia Ministerial da IEADERN o rgo de deliberao da IEADERN, com competncia para resolver os casos a ela submetidos, sejam de ordem espiritual ou material. Art. 24. A Assembleia Ministerial constituda pelos Pastores e Evangelistas da IEADERN, sendo suas resolues devidamente registradas em atas. Art. 25. Compete a Assembleia Ministerial:

Art. 46. Os Setores Eclesisticos e Administrativos constituem-se de, no mnimo, cinco Congregaes, tendo por finalidade o melhor desempenho das atividades da IEADERN. Pargrafo nico. Em cada Setor, haver uma Congregao Plo, dirigida por Pastor ou Evangelista, que ser o Coordenador do Setor, com atribuies definidas no Regimento Interno. Seo IV Das Congregaes Art. 47. As Congregaes da IEADERN, vinculadas Igreja Sede ou a Igrejas Filiais, tm por finalidade exercer a ao eclesistica e administrativa na rea de sua jurisdio, definida em Regimento Interno. 1 As Congregaes sero dirigidas, preferencialmente, por Ministros ou Presbteros. 2 A estrutura administrativa das Congregaes dever adaptar-se, no que couber, a da Igreja a que estiver vinculada. 3 Os Dirigentes de Congregao no tero permanncia definitiva frente s mesmas, podendo ser adotado o rodzio ou substituio entre eles, quando necessrio, visando o interesse maior da igreja. Art. 48. As Congregaes sero agrupadas em Setores Eclesisticos e Administrativos, tendo por finalidade o melhor desempenho das atividades da IEADERN. Seo V Dos Departamentos

24

13

II elaborar e executar o programa anual de atividades; III contratar e demitir funcionrios, fixando-lhes a remunerao; IV desenvolver atividades e estratgias que possibilitem a concretizao dos alvos prioritrios da Igreja; V administrar o patrimnio da IEADERN, sob sua responsabilidade, em consonncia com este Estatuto. Art. 43. Os membros das Diretorias Locais tero competncias anlogas s dos membros da Diretoria Geral no que couber. Art. 44. vedado s Igrejas Filiais, salvo com expressa autorizao da Diretoria Geral, praticar qualquer operao financeira estranha s suas atribuies, tais como: penhora, fiana, aval, procurao, emprstimos, alienao de bens patrimoniais, bem como registrar em cartrio ata ou estatuto, sendo nulo de pleno direito qualquer ato praticado que contrarie o presente Estatuto. Art. 45. As Igrejas Filiais prestaro contas de suas atividades e movimento financeiro periodicamente, conforme determinado pela Diretoria Geral, atendendo s normas brasileiras de contabilidade e legislao pertinente, acompanhada dos respectivos documentos revestidos das formalidades legais. Pargrafo nico. A Diretoria Geral poder autorizar s Igrejas Filiais atravs de documento especfico, proceder a abertura e movimentao de conta bancria em nome da Igreja, a ser assinada conjuntamente pelo Pastor da Igreja Filial e pelo respectivo tesoureiro. Seo III Dos Setores

I referendar a indicao do Presidente, nos termos do 5 do art. 30; II - referendar a escolha dos membros da Diretoria Geral e do Conselho Fiscal; III - referendar a indicao dos Supervisores de Campo e Pastores das Igrejas Filiais; IV referendar, anualmente, as contas da Diretoria Geral; V referendar o Anteprojeto do Estatuto; VI elaborar ou alterar regimentos ou atos normativos; VII referendar a onerao, alienao, cesso ou locao de bens patrimoniais; VIII - autorizar a contratao de emprstimos, financiamentos ou obrigaes em casos de repercusso e interesse geral da IEADERN, omissos neste Estatuto; IX - instaurar procedimento disciplinar, em face de denncia, que envolva o Pastor Presidente; X - declarar a destituio do Pastor Presidente; XI - escolher o substituto do Pastor Presidente, em casos de transferncia espontnea para outra Igreja, renncia, morte ou destituio. 1 A Assembleia Ministerial ser presidida, sempre, pelo Presidente da IEADERN, ressalvadas as faltas ou impedimentos, ocasies em que a presidncia ser exercida pelo 1 VicePresidente, ou pelos demais membros da Diretoria, por sua ordem.

14

23

2 O quorum mnimo para instalao da Assembleia Ministerial ser de maioria absoluta de seus membros, em primeira convocao, e no havendo o quorum citado, aps trinta minutos, em segunda convocao, com qualquer nmero de membros. 3 As deliberaes e resolues da Assembleia Ministerial devero ser decididas por aclamao ou escrutnio secreto, por maioria simples dos votos. 4 A Assembleia Ministerial ser convocada, ordinariamente, pelo Presidente, uma vez por ano, ou extraordinariamente, quando as circunstncias exigirem, com antecedncia mnima de cinco dias teis. Seo IV Da Diretoria Geral Art. 26. A Diretoria Geral da IEADERN o rgo administrativo e executivo, competindo-lhe: I exercer as funes de rgo normatizador da IEADERN, em primeira instncia; II elaborar e executar o programa anual de atividades; III contratar e demitir funcionrios, fixando-lhes a remunerao; IV desenvolver atividades e estratgias que possibilitem a concretizao dos alvos prioritrios da Igreja; V administrar o patrimnio geral da IEADERN em consonncia com este Estatuto; VI prestar contas, anualmente, Assemblia Ministerial.

Art. 38. Os Campos Eclesisticos, de atuao ministerial da IEADERN, abrangem em sua jurisdio administrativa e territorial a sede, os bairros, distritos e municpios onde mantm Igrejas Filiais e Congregaes que so subordinadas Igreja Sede, nos termos do 2 do art. 1, deste Estatuto. Pargrafo nico. Em cada Campo Eclesistico, de atuao ministerial, haver uma Igreja Sede do Campo, cujo Pastor ser o Supervisor do respectivo Campo, com atribuies definidas no Regimento Interno. Seo II Das Igrejas Filiais Art. 39. As Igrejas Filiais, nos termos do 3, do art. 1 deste Estatuto, situar-se-o nas sedes dos municpios, agrupadas num campo eclesistico, para fins de administrao, nos termos do Regimento Interno. Art. 40. As Igrejas Filiais sero administradas por uma Diretoria Local, composta de: Presidente, 1 e 2 Vice-Presidentes, 1 e 2 Secretrios, 1 e 2 Tesoureiros. Pargrafo nico. Os Secretrios e Tesoureiros devem ser escolhidos dentre os membros da igreja. Art. 41. Ser concedido ao Pastor na direo de Igreja Filial, um sustento pastoral, retirado das contribuies da Igreja, conforme Regimento Interno. Art. 42. Compete Diretoria da Igreja Filial, no mbito de sua jurisdio o seguinte: I executar as normas da IEADERN;

22

15

I assinar, juntamente com o Presidente, todos os documentos relativos a operaes financeiras da IEADERN; II - propor Diretoria medidas administrativas que concorram para um melhor desempenho financeiro da IEADERN; III movimentar os recursos financeiros da IEADERN, sempre em conjunto com o Presidente; IV receber ofertas, dzimos e quaisquer outros valores trazidos IEADERN, com documentos comprobatrios; V efetuar pagamentos e proceder a quitao de compromissos financeiros, de acordo com a programao financeira da IEADERN; VI manter devidamente organizado todo o servio da Tesouraria; VII informar ao Conselho Fiscal, quando requisitado, a respeito de qualquer assunto relacionado Tesouraria; VIII acompanhar toda a Contabilidade da Igreja, fornecendo-lhe informaes e apresentando os documentos quando solicitados; IX manter sob sua guarda todos os livros e documentos contbeis da Igreja; X - exercer outras atividades afins designadas pelo Presidente. CAPTULO IV DOS CAMPOS ECLESISTICOS, DAS IGREJAS FILIAIS, DOS SETORES, DAS CONGREGAES E DOS DEPARTAMENTOS Seo I Dos Campos Eclesisticos de Atuao Ministerial

Art. 27. A Diretoria Geral da IEADERN ser composta pelos seguintes membros: Presidente, 1 e 2 Vice-Presidentes; 1 e 2 Secretrios; 1 e 2 Tesoureiros. Todos escolhidos dentre os membros do Ministrio. 1 Os cargos de Presidente, 1 e 2 Vice-Presidentes sero privativos de Pastores; os demais cargos podero ser exercidos por Evangelistas. 2 Os cargos da Diretoria Geral sero exercidos por ministros da IEADERN, na Igreja Sede. 3 Os membros da Diretoria-Geral, exceto o seu Presidente, cumpriro um mandato de um ano, sendo permitida uma ou mais recondues. Seo V Do Conselho Fiscal Art. 28. O Conselho Fiscal o rgo fiscalizador da administrao contbil-financeira da IEADERN, composto de cinco membros, com igual nmero de suplentes, escolhidos pela Assembleia Ministerial, e aprovados em Assembleia Geral, com mandato coincidente ao da Diretoria Geral, permitida a reeleio para, no mximo, mais um mandato sucessivo. O Presidente e o Relator sero escolhidos dentre eles, sendo-lhes vedada a ocupao de cargos passveis de auditagem. imprescindvel, ao menos para o Relator, a qualificao tcnica para o desempenho de suas funes. Pargrafo nico. O Conselho Fiscal se reunir uma vez a cada semestre, ou a qualquer tempo, quando convocado pelo seu Presidente. Art. 29. Compete ao Conselho Fiscal:

16

21

I examinar, sem restries, a todo o tempo os livros contbeis e quaisquer outros documentos da IEADERN; II comunicar a Diretoria Geral quaisquer erros, fraudes ou delitos que descobrir, sugerindo providncias teis regularizao das contas da IEADERN; III emitir parecer sobre as demonstraes contbeis da IEADERN e demais dados concernentes prestao de contas; IV - recomendar implantao de normas que contribuam para melhor controle do movimento financeiro da igreja, quando for o caso; V examinar o cumprimento das obrigaes financeiras assumidas pela IEADERN; VI examinar o cumprimento das obrigaes trabalhistas, previdencirias, tributrias e outras perante os rgos pblicos em geral. 1 Todos os atos do Conselho Fiscal sero objeto de parecer escrito a ser encaminhado Diretoria Geral da IEADERN, que adotar as providncias necessrias para suprir quaisquer irregularidades porventura existentes. 2 A Diretoria Geral da IEADERN encaminhar o parecer do Conselho Fiscal na prestao de contas anual Assemblia Ministerial. Seo VI Do Presidente Art. 30. O Presidente da IEADERN ser sempre o Pastor da Igreja Sede.

I secretariar as Assembleias, lavrar as atas e as ler para aprovao, providenciando, quando necessrio, o seu registro em cartrio; II - manter sob sua guarda e responsabilidade os Registros de Atas, de casamentos, de batismos em guas, rol de membros e cadastro de congregados, e outros de uso da Secretaria, deles prestando conta aos secretrios eleitos para a gesto seguinte; III assessorar o Presidente no desenvolvimento das Assembleias; IV - manter atualizado o rol de membros e cadastro de congregados da IEADERN; V expedir e receber movimentao de membros; correspondncias relacionadas

VI elaborar, expedir ou receber outros documentos ou correspondncias de interesse da IEADERN; VII manter em boa ordem os arquivos e documentos a cargo da Secretaria; VIII nas reunies da Diretoria, assessorar o Presidente, elaborando as respectivas atas, e anotando as propostas que devem ser encaminhadas Assembleia; IX elaborar e apresentar relatrios da Secretaria quando solicitado pelo Presidente; X exercer outras atividades afins designadas pelo Presidente. Seo X Dos Tesoureiros Art. 37. Compete aos Tesoureiros, por sua ordem:

20

17

Art. 32. O Pastor da Igreja Sede desenvolver o seu trabalho em dedicao exclusiva e perceber o seu sustento pastoral, fixado pelo Ministrio Local. Art. 33. O Pastor da Igreja Sede, quando acometido de doena ou acidente que o incapacite temporariamente para a funo, far jus a licena para tratamento de sade, e ter mantido o seu sustento pela igreja. Art. 34. O Pastor da Igreja Sede, que vier a ser jubilado nos termos do Inciso IV do 2 do art. 30, ter mantido o seu sustento pastoral pela igreja. Seo VIII Dos Vice-Presidentes Art. 35. Compete aos Vice-Presidentes, por sua ordem: I substiturem, interinamente, o Presidente, nas suas faltas ou impedimentos ocasionais; II declarada a vacncia, suced-lo pelo perodo mximo de noventa dias, interregno em que dever convocar, extraordinariamente, a Assembleia Ministerial, para escolha do novo Presidente; III exercer outras atividades que lhe forem designadas pelo Presidente. Seo IX Dos Secretrios Art. 36. Compete aos Secretrios, por sua ordem:

1 O Presidente da IEADERN exercer o seu cargo enquanto servir bem igreja, em suas funes. 2 A cessao do mandato do Presidente, dando origem vacncia do cargo, ocorrer ainda, nos casos de: I faltas comprovadas contra os princpios doutrinrios e morais, constantes das Escrituras Sagradas e das leis do Pas; II tornar-se incompatvel com as normas estabelecidas no presente Estatuto; III renncia, transferncia espontnea para outra Igreja ou falecimento; IV jubilao compulsria se for comprovada, incapacidade fsica ou mental, atravs de exame e percia mdica, que venha impossibilitlo do exerccio de suas funes; 3 - Tendo o pastor presidente condies fsicas e mentais adequadas, comprovadas atravs de exame e percia mdica, poder permanecer no exerccio de suas funes, at aos 80 anos de idade, quando ser jubilado compulsoriamente. 4 Em caso de vacncia do cargo, seu preenchimento obedecer ao previsto no Inciso XI e 1 do art. 25 deste Estatuto. 5 O Pastor Presidente poder fazer a indicao de um dos pastores da IEADERN para suced-lo, na previso de vacncia decorrente de sua jubilao, a ser referendada pela Assembleia Ministerial. Caso a indicao seja referendada, por escrutnio secreto, dever ser submetida Assembleia Geral, nos termos do art. 22, Inciso I.

18

19

6 Caso o nome do indicado no seja referendado pela Assembleia Ministerial, dever ser aberto um processo sucessrio, mediante eleio, nos termos do Regimento Interno. Art. 31. Compete ao Presidente da IEADERN os seguintes deveres e atribuies: I presidir as seguintes Assembleias da IEADERN: a) Assembleia Geral; b) Assembleia Ministerial; c) Assembleia Local. II presidir as reunies do Ministrio Local; III presidir as reunies da Diretoria Geral; IV coordenar e supervisionar todas as atividades da IEADERN; V escolher e apresentar os Membros da Diretoria Geral; VI escolher os seus auxiliares, de conformidade com este Estatuto; VII designar os Supervisores de Campo, Pastores das Igrejas Filiais, os Coordenadores de Setor, Dirigentes de Congregao, Diretores de Departamentos e demais rgos da IEADERN, na Sede; VIII representar a IEADERN ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente, assistindo-lhe o direito de fazer-se representar por Ministros ou membros devidamente qualificados, quando o caso assim o exigir ou julgar necessrio; IX ordenar despesas e exercer o controle sobre a execuo financeira da IEADERN;

X abrir, movimentar e encerrar contas bancrias em nome da IEADERN, bem como assinar, juntamente com o 1 tesoureiro, todos os documentos relativos a operaes financeiras da IEADERN; XI assinar, com os demais Diretores de Departamentos, documentos relacionados com suas respectivas reas de competncia; XII orientar a participao de membros da IEADERN, especialmente aqueles integrantes do Ministrio, Presbitrio e Diaconato, em atividades sociais, polticas ou assemelhadas, no mbito externo da Igreja; XIII praticar os demais atos administrativos de sua competncia; XIV cumprir e zelar pelo fiel cumprimento do presente Estatuto; XV nomear assessores de acordo com a necessidade do servio; XVI praticar, ad referendum, da Diretoria Geral, atos de competncia desta, cuja urgncia recomende soluo imediata. XVII adquirir, alienar, ceder ou locar bens patrimoniais, respeitado o disposto no Inciso VIII do art. 25; XVIII assinar contratos e convnios. Pargrafo nico. Os Supervisores de Campo e Pastores de Igrejas Filiais sero designados atravs de Portaria da Presidncia da IEADERN, em que conste a delegao das atribuies constantes neste artigo, no que couber. Seo VII Do Pastor da Igreja Sede

Potrebbero piacerti anche