Sei sulla pagina 1di 5

CAP 4: APRENDER PLE NA UNIVERSIDADE Antigamente no existia muita comunicao entre os pases devido distncia e o nico meio de comunicao

o era atravs de carta, que demorava muito para chegar ao local de destino e tambm porque a maioria das pessoas no sabiam ler, apenas quem pertencia classe alta. Mas atualmente temos vrios meios de comunicao, como a internet, fax, carta, telefone e que aproxima as pessoas cada vez mais, por isso surgiu a necessidade de aprender lngua estrangeira. Nosso pas est crescendo financeiramente e fechando grandes acordos com outros pases, o que tem aumentado a vinda de estrangeiros para c e as oportunidades do ensino de portugus como lngua estrangeira tm aumentado significativamente, temos exemplo disso em So Paulo, onde um grupo de professores ensinam portugus para bolivianos e em Braslia tm se constatado um grande aumento de matrculas de crianas estrangeiras nas escolas pblicas. O ensino de portugus como lngua estrangeira tem ocorrido por temas, fato que obriga o professor de PLE a entender no apenas da lngua que ensina, mas tambm dos temas e reas de contedos reais disciplinadores, dependendo do foco de cada curso que o aluno esteja fazendo. Alguns estudantes de lngua estrangeira desejam se aprimorar at falarem como nativos da lngua alvo, desejo que nos leva a uma discusso, porque pensando desse modo aprendero apenas uma variao da lngua, excluindo as outras, enquanto que os falantes nativos possuem a habilidade de entender a maioria das variaes de sua lngua. H tambm uma diferena entre o portugus falado no Brasil e em Portugal, precisa-se levar em considerao o pas que o aluno v, para ensinar o idioma que o professor domina, mas precisa dizer ao aluno que h diferenas, para que fique ciente de que no igual. O portugus a oitava lngua mais falada do mundo e temos cursos importantes de PLE em outros pases, como uma universidade em Macau, que oferece um bacharelado em Estudos Portugueses, um mestrado e doutorado na mesma rea e uma especializao em traduo (chins-portugus) para preencher a demanda de

profissionais qualificados nesta linha de estudo devido aos acordos internacionais que a China mantm com pases de lngua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Moambique e Portugal).

A formao de alunos em PLE Em se falando de formao de alunos em PLE veremos como professores devem planejar, elaborar e organizar os mtodos e as tcnicas de avaliaes para a orientao dos alunos em universidades que preparam e formam esses futuros profissionais e falantes. Uma das orientaes mais importantes a de

no separar a lngua-alvo da realidade, ocasionando o que chamamos de estrangeirizao, ou seja, no devemos fazer com que a lngua que deve ser aprendida se torne ou seja estranha ao aluno que quer aprend-la. A abordagem de um curso de PLE, ou qualquer curso de lngua, deve estar em consoante com a realidade do aprendente, deve-se contextualizar sempre o ensino da lngua-alvo realidade em que vive o aluno, para que seja usual e o aluno veja a utilidade no uso da lngua que est aprendendo. adequado que o planejamento do ensino de PLE seja feito atravs do ensino por contedo ou pelo ensino temtico com a ampla participao do professor, nesse momento fundamental a orientao do docente para que intermediar o conhecimento, aprendizagem. Material didtico pronto, sem a interferncia do professor, em que no h a contextualizao realidade do discente devem ser evitados. mais apropriado readequar textos udios, figuras e elaborar materiais com apoio e o uso de ferramentas computacionais, no deixando os cursos de PLE a cargo somente de autores de materiais tradicionais. E por fim o texto fala de avaliao. A avaliao contnua prova escrita e seminrios, so elementos avaliativos que combinados servem de instrumentos de aferio e averiguao dos que foi aprendido pelos alunos de PLE. A formao do aluno de PLE deve ser um ensino por meio de contedos com propostas comunicacionais ou sociointeracionais, e baseado na realizao de tarefas por diversas mdias, no se atendo apenas ao ensino metalingustico e da forma, o que vem atender ao Celpe- Bras. A internacionalizao do portugus: fato ou realidade longnqua?

Segundo projees demogrficas das Naes Unidas at 2050 o portugus tem possibilidades de difuso e projeo internacional, sobretudo no sul da frica e da Amrica. Poder tambm aumentar a populao brasileira de 180 para 260 milhes, sem contar o crescimento dos PALOPS (Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa) e de pases sul-americanos como Argentina, Paraguai e Uruguai. A lngua portuguesa neste contexto passaria a ser considerada a sexta lngua mais falada do mundo. (PACHECO, 2006) Olhando o futuro Com a lngua portuguesa caminhando em direo a idioma de expresso internacional, ser que ainda necessria a discusso de qual variante brasileira ensinar num curso de PLE? Primeiro a do professor praticada sem exageros com as marcas da variante regional. Segundo uma ou mais variantes do desejo do aprendente que se destina a locais especficos. O PLE no pode ser ensinado de modo isolado, precisa ser realizado em aes cientficas e da cultura para que no tenha um fim em si mesmo, precisa ser contextualizado. Necessitamos de novos olhares, de novos estudos, de novas prticas e reflexes sobre o ensino de PLE, para tanto a especializao dos professores imprescindvel.

CAP. 5: GRAMTICA NO ENSINO DE LNGUAS Gramtica: certezas e desconfiana H muitos anos se tem a desconfiana sobre a gramtica como o objeto de ensino como base suficiente no processo de aprendizagem e aquisio de uma lngua e ate mesmo da prpria L1. A gramtica era tida como escritura das regularidades prestigiadas de uma lngua, o que pode-se dizer que uma posio filosfica racionalista gramatica. Ela se ope outra posio ps estruturalista, naturalista em que acreditavam que o ensino de uma lngua s seria eficaz se o aprendiz estivesse na lngua com o outro falante, ou seja, teria que se expor lngua alvo, para adquiri-la. Nesta poca, tambm acreditava-se que adquirir estava reservado somente s crianas, desta forma, os adultos poderiam se conformar apenas em aprender as regras da outra lngua. Novas posies da gramtica no caminho de aprender lngua(s)

Anos depois, pesquisadores rebaixaram o valor do estudo da gramtica. Adotaram a posio-de-no-interface, onde a gramtica explicitada no ensino interrompe as chances de se adquirir uma nova lngua. Afirmavam que no h interface de uma pessoa alcanar um nvel fluente de uma lngua se a ela estiver sido ensino somente a gramtica; sendo assim, para ensinar lnguas preciso explicitar regras parem aplicadas nos ensaio de uso delas. A afirmao de que para toda aprendizagem ter havido ensino explicito de gramtica se d na posio terica de interface total. J a interface fraca, defende as experincias comunicativas, foca os pontos problemticos ou instigantes da forma. O tpico finaliza dizendo que devemos criar ambientes ricos e propcios em interao comunicacional verdadeira, o que causa interesse nos alunos.

Sistematizao e rotinizao como expresses de gramtica no processo de ensino de lnguas H duas dimenses de ensino que precisam ser bem justificadas para que no pensemos que em uma abordagem comunicativa se ensine gramtica da mesma forma, mas s com nfases diferentes. A abordagem comunicacional vem a equacionar o lugar da gramtica no processo de aquisio da nova lngua para o uso em um breve e pequeno espao para no interromper o fluxo comunicacional e informativo dos alunos. J para os professores que optarem a ensinar sob uma abordagem gramatical na base, contar com uma inverso na prtica do ensino da gramtica, ou seja, quando a comunicao o estofo bsico das aulas, ela ocupa o centro do processo a maior parte do tempo. Concluso Apesar da longa tradio do ensino de lnguas atrelado gramtica, h uma tendncia comunicacional que desloca o ensino da gramtica para segundo plano, surgindo apenas em usos situados da lngua-alvo. Para ajudar na qualidade de ensino o professor deve ter familiaridade com algumas gramticas de pesquisa universitria e de uso da lngua e assim t-las em mente quando necessrio para passar aos alunos.

Potrebbero piacerti anche