Sei sulla pagina 1di 2

A INTERPRETAO CONSTITUCIONAL SOB A PERSPECTIVA TRADICIONAL A INTERPRETAO CONSTITUCIONAL SOB A PERSPECTIVA TRADICIONAL 1 Elementos tradicionais 1.

1 Gramatical, literal ou filolgica 1.1.1 Conceitos contidos na norma e nas possibilidades semnticas das palavras que integram seu relato 1.1.2 os conceitos e possibilidades semanticas figuram como ponto de partida e limite maximo de interpretao 1.2 Histrica 1.2.1 carater subjetiva, desempenha papel secundrio e suplemnetar na revelao do sentido da norma 1.3 Sistemtica 1.3.1 a ordem jurdica um sistema, a constituio responsavel pela unidade do sistema, a harmonia proporcionada pela preveno ou pela soluo dos conflitos normativos 1.3.2 conflitos entre normas infraconstitucionais se resolver: HIERARQUIA, CRONOLOGIA, ESPECIALIZAO. 1.4 Teleolgica 1.4.1 O direito existe para realizar determinados fins sociais 1.4.1.1 CONSTRUIR uma sociedade Livre, justa e solidria 1.4.1.2 GARANTIR o desenvolvimento nacional 1.4.1.3 ERRADICAR a probreza e a marginalizao e REDUZIR as desigualdades sociais e regionais 1.4.1.4 PROMOVER o bem de todos 2 Metodologia da Interp. Const. Tradicional 2.1 A NORMA ser a Premissa Maior 2.2 Os FATOS sero a Premissa Menor 2.3 a CONCLUSO ser a consequencia do enquadramento dos fatos norma 3 Principios Instrumentais de interpretao constitucional (IMPERATIVOS) 3.1 SUPREMACIA da Constituio - com a promugao a soberania popular se torna supremacia constitucional. 3.1.1 Via incidental - suscitada em qualquer processo judicial 3.1.2 Via principal - ao direta ao STF, que discutir a constit. ou Inconst. 3.2 PRESUNO DA CONSTITUCIONALIDADE das leis e atos do Poder Pblico 3.2.1 decorre da separao dos poderes, em regra no devem juzes e tribunais, declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. 3.3 Interpretao CONFORME a Constituio 3.3.1 visa preservar a validade de dterminadas normas, suspeitas de inconstitucionalidade 3.3.2 atribuir sentido a normas infraconstitucionais 3.3.3 interpretao mais adequada aos valores e fins constitucionais 3.4 UNIDADE da Constituio 3.4.1 impe ao interprete o dever de harmonizar as tenses e contradies entre normas jurdicas - atravs de PONDERAES, com concesses recprocas. 3.5 RAZOABILIDADE ou da PROPORCIONALIDADE 3.5.1 permite ao Judicirio invalidar atos legislativos ou administrativos quando:

3.5.1.1 no haja ADEQUAO 3.5.1.2 medida no seja EXIGICEL 3.5.1.3 os custos superem os benefcios (PROPORCIONALIDADE EM SENTIDO ESTRITO) 3.6 EFETIVIDADE 3.6.1 realizao do Direito, a atuao prtica da norma, aproximao entre o dever-ser normativo e o ser da realidade social. A1 Regras so normas que especificam a conduta a ser seguida por seus destinatrio, sendo o principal instrumento de trabalho da interpretao juridica tradicional.

Potrebbero piacerti anche