Sei sulla pagina 1di 1

ORIENTAO DCIMO TERCEIRO SALRIO - Pagamento nas Frias Requerimento do pagamento da 1 parcela do 13 Salrio nas frias deve ser

feito em janeiro Neste Comentrio, examinamos os procedimentos que o empregador deve observar quando do requerimento do pagamento da 1 parcela do 13 Salrio por ocasio das frias do empregado. 1. PAGAMENTO DA PRIMEIRA PARCELA A legislao determina que, entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o empregador deve pagar como adiantamento da Gratificao de Natal ou 13 Salrio, de uma s vez, 50% do salrio recebido pelo empregado no ms anterior ao do pagamento. O empregador no estar obrigado a pagar o adiantamento no mesmo ms a todos os seus empregados. 2. PAGAMENTO NAS FRIAS O empregado que desejar receber a 1 parcela do 13 Salrio quando do pagamento das frias ter de requer-la empresa durante o ms de janeiro do ano correspondente. Caso o empregado solicite o adiantamento aps esta data, o empregador no estar obrigado a efetuar o respectivo pagamento, podendo fazlo por vontade prpria, desde que concedido entre os meses de fevereiro e novembro. 2.1. FRIAS EM JANEIRO Nas frias gozadas no ms de janeiro, ainda que requeridas pelo empregado, o empregador no est obrigado ao pagamento da 1 parcela do 13 Salrio. 2.2. FRIAS EM FEVEREIRO Relativamente s frias gozadas em fevereiro, alertamos que a antecipao da 1 parcela do 13 Salrio deve ser atendida, desde que respeitado o prazo para requerimento, mesmo que a remunerao das frias seja paga, por determinao legal, no ms de janeiro. 2.3. COMPLEMENTO Se o empregado recebeu o adiantamento da 1 parcela do 13 Salrio por ocasio das frias, inexiste obrigatoriedade do empregador efetuar a sua complementao at o ms de novembro, salvo previso em sentido contrrio na norma coletiva da categoria. 3. RESCISO DO CONTRATO DE TRABALHO Ocorrendo a extino do contrato de trabalho antes de o empregado fazer jus ao 13 Salrio integral, o empregador poder compensar o adiantamento com o valor proporcional devido ou com outro crdito de natureza trabalhista. 4. MODELO DA SOLICITAO A ttulo de ilustrao, segue modelo da solicitao da 1 parcela do 13 Salrio, que pode ser utilizada pelo empregado, sendo emitida em duas vias (uma para o empregador e uma para o empregado com o ciente do empregador):

A ________________________________________________________ (Nome da Empresa) REF.: SOLICITAO DA 1 PARCELA DO 13 SALRIO

Eu, _______________________________________, portador da Carteira de Trabalho e Previdncia Social n ____________ ____________, Srie n ___________, solicito o pagamento da 1 parcela do 13 Salrio, quando da concesso de minhas frias, referentes ao perodo de _______/_______/_______ a _______/_______/_______. _________________________ (Local e data) ______________________________________ (Assinatura do Empregado) ______________________________________ (Ciente do Empregador)

5. PENALIDADE A empresa que se negar a efetuar o pagamento da 1 parcela por ocasio das frias, sempre que solicitado no prazo legal, est passvel de autuao por parte do MTE Ministrio do Trabalho e Emprego, com a consequente aplicao de multa administrativa que corresponde a R$ 170,26, por empregado prejudicado, dobrada na reincidncia. FUNDAMENTAO LEGAL: Lei 4.090, de 13-7-62 (Portal COAD); Lei 4.749, de 12-8-65 (Portal COAD); Decreto 57.155, de 3-11-65 (Portal COAD); Portaria 290 MTb, de 11-4-97 (Informativo 16/97).

Potrebbero piacerti anche