Sei sulla pagina 1di 4

Lio 04 JOSU Conduzindo o povo santificao A igreja de Cristo santa e deve crescer na santificao.

o. Para isso, muito importante que haja reconhecimento do pecado e confisso constante. (Edison Queiroz) Texto Bsico: Josu 7 Conta-se que no fim de expediente de uma sexta-feira, certo funcionrio, crente, foi chamado ao gabinete do dono da empresa em que trabalhava. Sem meias palavras, o dono foi direto ao assunto: Estamos reestruturando a empresa e precisamos de uma pessoa exatamente com o seu perfil para ocupar a posio de gerente do setor. S que analisando a sua ficha vimos que voc um cristo e o cargo que temos a lhe oferecer incompatvel com a sua f. De modo que voc ter que fazer uma opo entre a ascenso no emprego e sua igreja e seu Deus. V para casa, pense e na segunda-feira me procure para dizer qual foi a sua deciso. O irmozinho foi para casa em crise. De um lado, o cargo to almejado, e do outro, a sua f, o seu Deus e a igreja. Seu corao virou um campo de batalha entre a proposta e sua condio espiritual. Ficou sem dormir, foi o pior fim de semana de sua vida. Na segunda-feira, l estava ele na empresa, j ansioso por falar com o patro. Finalmente aconteceu o encontro: E a? Qual foi a sua deciso?, perguntou o dono da empresa. Acho que vou aceitar a proposta que o Senhor me fez, respondeu o irmo. O patro levantou a cabea e disse: Voc est despedido. Passe imediatamente no Departamento de Pessoal. Voc foi provado e no passou no teste. Se foi capaz de to rapidamente trair o seu Deus, quem me assegura que mais rapidamente no trair a sua empresa?. Quantas pessoas agem conforme este irmo? Talvez em situaes que julgamos menores, porm to graves quanto essa histria que acabamos de narrar. Precisamos abrir os nossos olhos para no acumularmos pendncias que nos impediro de provar das maravilhas do nosso Deus e que tambm comprometero a nossa autoridade espiritual diante do mundo. Na lio de hoje, vamos analisar os fatos que envolveram o confronto de Josu com o pecado de Ac. Vamos ver que naquela ocasio a desobedincia foi um impedimento para a ao de Deus a favor dos israelitas. QUEM FOI JOSU

Josu (Deus salvao), um homem da tribo de Efraim, tambm chamado de Oseias, era filho de Num. Foi um servo fiel e companheiro de Moiss, um estrategista militar. Foi espiar a terra de Cana ao lado de Calebe, demonstrando f e coragem (Nm 13.16). Deus o escolheu para ser o sucessor de Moiss e entrar com o povo em Cana, a terra prometida. Foi um homem muito usado por Deus na conduo dos israelitas. Obedeceu ordem de Deus registrada em Josu 1.6-9. Morreu aos 110 anos (Js 24.29). Foi sepultado em Timnate-Sera, a terra que havia recebido por herana. 1Isso ocorreu em cerca de 1365 a.C. Vejamos algumas lies que nos ajudaro no desafio de sermos fiis ao Senhor: 1. QUANDO H PECADO, OS PEQUENOS DESAFIOS SE TORNAM GIGANTES INVENCVEIS (v. 1-5) Deus no esquece as nossas pendncias. Muitas pessoas se iludem ao achar que podem experimentar a boa, perfeita e agradvel vontade de Deus flertando com o pecado. A narrativa do pecado de Ac e suas consequncias uma prova bblica de que Deus abomina a desobedincia. Josu, orientado por Deus, tinha dado a seguinte ordem aos israelitas: Fiquem longe das coisas consagradas, no se apossem de nenhuma delas, para que no sejam destrudos (Js 6.18). Mas Ac foi desobediente e levou objetos para sua tenda, levando o povo a perder uma simples batalha em Ai (Js 7.5). O povo desanimou-se completamente. O pecado tem o poder de desanimar e arruinar uma vida. O salrio do pecado a morte. Por causa do pecado, muitos sonhos morreram, famlias foram destrudas e vidas se perderam eternamente. Quando pecamos, erramos o alvo. Sentimo-nos longe de Deus e consequentemente vamos perdendo o vigor espiritual. John Wesley afirmou: 2 Assim como um pouquinho de p desregula um relgio, e o menor gro de areia obscurece nossa vista, tambm o menor pecado no corao impede seu movimento correto na direo de Deus . Para o nosso prprio bem, deveramos comparar o pecado a um animal selvagem e feroz e no a um bichinho de estimao. Ningum deve brincar com o pecado! 2. SE AS COISAS NO VO BEM, PRECISAMOS TER A CORAGEM DE BUSCAR A RESPOSTA NA PRESENA DE DEUS (v. 6-9)

Russell Norman Champlin, Ph.D. Enciclopdia de Bblia teologia e Filosofia . Candeia. So Paulo, 1991. 2 Blanchard John. Prolas para a vida. Edies Vida Nova. So Paulo. 1993.

Josu foi busca das respostas para o problema que assolava os israelitas. Por qu, Senhor? O que aconteceu? Ele queria entender os fatos que lavaram o povo quela vergonhosa derrota aps algumas vitrias. H pessoas que no mudam, porque no ousam avaliar a vida em busca das respostas. Algumas vivem vidas crists sem nenhum vigor, outras esto provando constantes derrotas e mesmo assim agem como se nada estivesse acontecendo. O tempo passa e as coisas sempre continuam do mesmo jeito. Josu optou pela orao. Ele nos ensina a valorizar esta poderosa arma, que permite Deus fazer uma varredura em nossa alma. A verdade que vem de Deus sempre libertadora. Lemos em 2Crnicas 7.14: e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha presena, e se desviar dos seus maus caminhos, ento ouvirei dos cus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. O povo de Israel precisava de cura, e Josu foi bater na porta certa. Ele foi para a presena de Deus. Eis um homem corajoso! Em nossa histria no incio da lio, se nosso irmo tivesse dedicado humildemente algumas horas em orao em busca da vontade de Deus, certamente o final seria outro. 3. PARA REVERTER O AFASTAMENTO DE DEUS, PRECISAMOS BUSCAR A SANTIFICAO (v. 13-19) A palavra do Senhor aos israelitas exigia mudana imediata: no poders resistir diante dos teus inimigos, enquanto no tirares do meio de ti o antema . Veja que as coisas malditas eram a razo das derrotas. Havia imundcie no meio do povo. O problema estava na tenda de Ac. 3 Quem encobre suas transgresses jamais prosperar, mas quem as confessa e as abandona alcanar misericrdia. Feliz o homem que sempre teme o Senhor; mas o que endurece o corao vir a cair em desgraa . A santificao diante de Deus tem como passo inicial o reconhecimento de tudo o que tem sido feito e que pode nos afastar do Senhor. A santificao vai acontecendo medida que vamos abandonando aquilo que desagrada a Deus, ou seja, vamos extirpando o que maldito de todas as reas de nossa vida.4No adianta somente confessar. preciso abandonar o pecado, o que traz a ideia de arrependimento, e o desejo de no mais entristecer a Deus. Pecar uma coisa; continuar na prtica outra . A vida do cristo muda quando nos equipamos com as seguintes armas para a santificao:
3 4

Orao (Marcos 14.32). A Palavra de Deus (Josu 1.8; Salmo 119.11). A vigilncia (Marcos 14.38).

Provrbios 28.13,14. Queiroz, Edson, 40 dias de jejum e orao. ATG. So Paulo, 2011.

4. PARA VENCER, SER PRECISO ROMPER COM O QUE DESAGRADA A DEUS (v. 20-26) No foi fcil para Josu, mas ele optou por seguir conforme a ordem do Senhor (v.15). O fim de Ac foi trgico. Jesus veio ao mundo e hoje o Deus da graa trabalha orientando os homens a se arrependerem dos seus pecados. o 5Esprito Santo quem nos convence do pecado. Paulo disse aos atenienses: Deus no levou em conta os tempos da ignorncia, mas agora ordena que todos os homens, em todos os lugares, se arrependam. Pedro afirmou aos que ouviram a sua mensagem: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdo de vossos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo . Deus fiel e quer ser o Senhor de nossas vidas. Para que sua ao seja completa necessrio que nos livremos das pendncias, de tudo que nos atrapalha, dos pecados que nos rodeiam (Hb 12.1,3). PARA PENSAR E AGIR Quantas pessoas esto como Ac, com coisas malditas escondidas na tenda. Vivem travadas por causa do pecado. No conseguem vencer as batalhas no dia a dia e jamais podero adorar em esprito e em verdade (Jo 4.23). Pessoas que semanalmente so avisadas pelo Senhor quanto ao que devem fazer, mas optam por agir segundo sua prpria razo ou pelas emoes do momento. So desobedientes! Josu almejou dias melhores. Ele se humilhou diante de Deus e de posse da resposta divina saiu para obedecer junto com o povo. Com a pendncia resolvida, Josu conduziu os israelitas vitria sobre o exrcito de Ai, com 30.000 homens. PERGUNTAS PARA DISCUSSO EM CLASSE 1. O que tem levado os cristos a agirem conforme o irmo que negou a f diante do patro? O que faltou? Onde ele errou? 2. Por que to fcil racionalizar o pecado, passando a achar que ele no tem nada a ver? 3. Quais as qualidades de Josu que podemos extrair da histria de hoje?

Joo15.8; Atos 2.38; 17.30.

Potrebbero piacerti anche