Sei sulla pagina 1di 10

ASPECTOS CONCEITUAIS DA PROPOSTA DE REESTRUTURAO DAS CARREIRAS DE DOCENTES

Plano de Carreiras de Magistrio das Instituies Federais de Ensino subordinadas ou vinculadas ao Ministrio da Educao e ao Ministrio da Defesa e que tenham por atividade fim o desenvolvimento e aperfeioamento do ensino, pesquisa e extenso.

ESTRUTURA DO PLANO DE CARREIRAS Integram o Plano de Carreiras e Cargos de Magistrio Federal: I - Carreira do Magistrio Superior Federal; II - Cargo isolado de Professor Titular da CMSF; III - Carreira do Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico; IV - Cargo isolado de Professor Titular do EBTT. CARREIRA DO MAGISTRIO SUPERIOR FEDERAL: Ingresso no incio da carreira, prioritariamente, em nvel de ps-graduao. Estrutura de Classes I Professor Auxiliar; II Professor Assistente; III Professor Adjunto; IV Professor Associado e V Professor Titular. Cargo isolado O cargo de Professor Titular estruturado em classe e nvel nicos de vencimento. Ser fixado em 5% do total de docentes efetivos da respectiva carreira em cada Instituio O ingresso no cargo isolado de Professor Titular dar-se- na classe e nvel nicos, mediante habilitao em concurso pblico de provas e ttulos, no qual somente podero inscrever-se os portadores do ttulo de Doutor, bem como pessoas de notrio saber.

Desenvolvimento: Promoo e Progresso. Progresso de um nvel para outro Poder ocorrer, exclusivamente, por desempenho acadmico e cientfico: I - interstcio de vinte e quatro meses de efetivo exerccio em cada nvel; II - habilitao em avaliao de desempenho de acordo com diretrizes estabelecidas pelo Ministrio da Educao e normatizao pelo Colegiado Superior das IFE.

PCMF

Pgina1

Promoo de uma classe para outra: Interstcio mnimo de 24 meses no ltimo nvel de cada classe e: I para a Classe Professor Assistente: a) estar no ltimo nvel da Classe Professor Auxiliar; e b) aprovao em processo de avaliao de desempenho, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo Ministrio da Educao e normatizao pelo Colegiado Superior das IFE. II para a Classe Professor Adjunto: a) estar no ltimo nvel da Classe Professor Assistente; e b) aprovao em processo de avaliao de desempenho, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo Ministrio da Educao e normatizao pelo Colegiado Superior das IFE. III - para a Classe Professor Associado: a) estar no ltimo nvel da Classe Professor Adjunto; b) possuir o ttulo de Doutor; e c) aprovao em processo de avaliao de desempenho, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo Ministrio da Educao e normatizao pelo Colegiado Superior das IFE. IV - para a Classe Professor Titular: a) estar no ltimo nvel da Classe Professor Associado; b) possuir o ttulo de Doutor; c) aprovao em processo de avaliao de desempenho, de acordo com diretrizes estabelecidas em regulamento; d) lograr aprovao de Memorial que dever considerar as atividades de ensino, pesquisa, extenso, gesto acadmica e produo profissional relevante, ou de defesa de tese acadmica indita. A Avaliao do processo de promoo para professor titular deve ser realizada por comisso constituda com, no mnimo, 75% de membros externos instituio. A edio do ato de diretrizes para progresso e promoo se dar em 180 dias e ser precedida de Grupo de Trabalho constituda para esta finalidade, composta por representantes das entidades que firmarem acordo e da ANDIFES.

Promoo por titulao


Acelerao da promoo aps aprovao em estgio probatrio: I Da Classe Professor Auxiliar para o nvel 1 da Classe Professor Assistente, pela obteno do ttulo de Mestre. II De qualquer nvel das Classes Professor Auxiliar e Professor Assistente para o nvel 1 da classe Professor Adjunto, pela obteno do ttulo de Doutor. PCMF Pgina2

Reposicionamento na Classe de Professor Associado Os docentes que em 31 de dezembro de 2012 se encontrarem em efetivo exerccio na Classe de Professor Associado do cargo de Professor, da Carreira do Magistrio Superior do PUCRCE, com titulao de Doutor, sero reposicionados mediante requerimento respectiva IFE, e: I 17 anos de obteno do titulo de doutor e efetivo exerccio no cargo de Professor da CMS, sero reenquadrados na Classe Associado, nvel 2; II 19 anos de obteno do titulo de doutor e efetivo exerccio no cargo de Professor da CMS, sero reenquadrados na Classe Associado, nvel 3; III 21 anos de obteno do titulo de doutor e efetivo exerccio no cargo de Professor da CMS, sero reenquadrados na Classe Associado, nvel 4. A demanda de reenquadramento de aposentados ter a sua viabilidade analisada e debatida em Grupo de Trabalho.

PCMF

Pgina3

CARREIRA DO MAGISTRIO DO ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO Ingresso no Nvel 1 da Classe D I Estrutura de Classes IDI II D II; III D III; IV D IV; e V Professor Titular. Cargo isolado O cargo de Professor Professor Titular Catedrtico estruturado em uma nica classe e nvel de vencimento. O ingresso no cargo isolado de Professor Titular Catedrtico dar-se- na classe e nvel nicos, mediante habilitao em concurso pblico de provas e ttulos, no qual somente podero inscrever-se os portadores do ttulo de Doutor, bem como pessoas de notrio saber. Desenvolvimento na Carreira: Promoo e Progresso. Progresso de um nvel para outro: Poder ocorrer, exclusivamente, por desempenho acadmico e cientfico: I - interstcio de vinte e quatro meses de efetivo exerccio em cada nvel; II - habilitao em avaliao de desempenho de acordo com diretrizes estabelecidas pelo Ministrio da Educao e normatizao pelo Colegiado Superior das IFE. Promoo de uma classe para outra: Interstcio mnimo de 24 meses no ltimo nvel de cada classe e: I para a Classe D II: a) estar no ltimo nvel da Classe D I; b) ser aprovado em processo de avaliao de desempenho, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo Ministrio da Educao e normatizao pelo Colegiado Superior das IFE. II para a Classe D III: a) estar no ltimo nvel da Classe D II; b) ser aprovado em processo de avaliao de desempenho, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo Ministrio da Educao e normatizao pelo Colegiado Superior das IFE.

III para a Classe D IV: a) estar no ltimo nvel da Classe D III; PCMF Pgina4

b) ser aprovado em processo de avaliao de desempenho, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo MEC e critrios aprovados pelo Conselho Superior da IFE; c) possuir o ttulo de Doutor ou Mestre. IV para a Classe Titular: a) estar no ltimo nvel da Classe D IV; b) possuir o ttulo de Doutor; c) ser aprovado em processo de avaliao de desempenho, de acordo com diretrizes estabelecidas em regulamento; d) lograr aprovao de Memorial que dever considerar as atividades de ensino, pesquisa, extenso, gesto acadmica e produo profissional relevante, ou de defesa de tese acadmica indita. A Avaliao do processo de promoo para professor titular e ser realizada por comisso constituda com, no mnimo, 75% de membros externos instituio. A edio do ato de diretrizes para progresso e promoo se dar em 180 dias e ser precedida de Grupo de Trabalho constituda para esta finalidade, composta por representantes das entidades que firmarem acordo e do CONIF.

Promoo por titulao:


Acelerao da promoo aps estgio probatrio: I Da Classe D I para o nvel 1 da Classe D II, pela obteno do ttulo de Especialista. II De qualquer nvel das Classes D I e D II para o nvel 1 da classe D III, pela obteno do ttulo de Mestre ou Doutor.

Certificao de Conhecimento Tecnolgico para fins de Retribuio por titulao: As Certificaes de Conhecimento Tecnolgico sero feitas para fins de percebimento de Retribuio por Titulao e sero equivalentes aos ttulos de Especialista, Mestre e Doutor, da seguinte forma: a) Graduao somada CCT I equivale titulao de Especializao; b) Especializao somada CCT II equivale titulao de Mestrado; c) Mestrado somado CCT - III equivale titulao de Doutorado. Conselho Permanente de Certificao Tem a finalidade de estabelecer os procedimentos necessrios a certificao do conhecimento tecnolgico. A composio do Conselho e competncias sero estabelecidas por ato do MEC. A regulamentao da Certificao do Conhecimento Tecnolgico - CCT ser precedida de proposta a ser avaliada por Comisso constituda por integrantes de rgos de pesquisa e fomento tecnolgico e representantes do CONIF. Regulamentao do artigo 120 da Lei 11.784/2008 PCMF Pgina5

A regulamentao da progresso ser no mesmo prazo do envio do PL de reestruturao da carreira contemplando D I para D III.

CARREIRAS MSF E EBTT Regime de Trabalho I - quarenta horas semanais de trabalho, em tempo integral, com DE. II - tempo parcial de vinte horas semanais de trabalho. 40 h excepcionalmente, mediante critrios a ser estabelecido pela IFE. Remunerao: I - Vencimento Bsico; e II - Retribuio por Titulao RT, Valores definidos no anexo da Lei.

Reenquadramento de aposentados e pensionistas O posicionamento dos aposentados e pensionistas na tabela remuneratria ser referenciado situao em que o servidor se encontrava na data da aposentadoria ou em que se originou a penso, observadas as normas da aposentadoria e tabela de correlao anexa. Programa de Capacitao Ser constitudo Grupo de Trabalho para debate a criao de programas de Capacitao para professores das redes de MS e EBTT, tendo em vista os critrios de titulao exigidos para promoo. Banco de Professor Equivalente / EBTT A criao do Banco de Professor Equivalente para os professores da Carreira EBTT das Universidades Federais ser encaminhada.

PLANO DE CARREIRAS DE MAGISTRIO DO ENSINO BSICO FEDERAL I - Carreira de Magistrio do Ensino Bsico Federal, composta pelos cargos de provimento efetivo de nvel superior de Professor do Ensino Bsico Federal do Quadro de Pessoal das Instituies Federais de Ensino, subordinadas ou vinculadas ao Ministrio da Defesa; e II - Carreira de Magistrio do Ensino Bsico dos Ex-Territrios, composta pelos cargos de provimento efetivo de Professor do Ensino Bsico dos Ex-Territrios. Ser reestruturado nos mesmos termos das carreiras de Magistrio Superior Federal e de Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico e ser reaberto prazo para opo a carreira de EBTT.

PCMF

Pgina6

ASSUNTOS A SEREM TRATADOS POR GRUPO DE TRABALHO GT

1) Diretrizes para a avaliao de desempenho para fins de progresso. 2) Critrios para promoo as classes das Carreiras de Professor Federal. 3) Critrios para promoo de professor titular a serem estabelecidos em regulamento. 4) Avaliao da demanda de reenquadramento dos professores da classe associado (aposentado). 5) Critrios para Certificao de Conhecimento Tecnolgico. 6) Critrios de transio para os atuais professores titulares. 7) Programa de capacitao. 8) Critrios para fixao do professor em locais de difcil lotao. 9) Critrios para concesso do auxlio transporte.

PCMF

Pgina7

ESTRUTURA DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTRIO SUPERIOR FEDERAL

CARGO

CLASSE Titular Associado

Professor Adjunto

Assistente Auxiliar

NVEL nico 4 3 2 1 4 3 2 1 2 1 2 1

ESTRUTURA DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTRIO DO ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO

CARGO

CLASSE Titular D IV

Professor

D III

D II DI

NVEL nico 4 3 2 1 4 3 2 1 2 1 2 1

PCMF

Pgina8

ENQUADRAMENTO DA CARREIRA DO MAGISTRIO SUPERIOR FEDERAL SITUAO ATUAL CLASSE NVEL Titular 4 3 Associado 2 1 4 3 Adjunto 2 1 4 3 Assistente 2 1 4 3 Auxiliar 2 1 SITUAO NOVA NVEL CLASSE nico Titular 4 3 Associado 2 1 4 3 Adjunto 2 1 2 1 2 1 Auxiliar Assistente

ENQUADRAMENTO DA CARREIRA DO MAGISTRIO DO ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO

SITUAO ATUAL CLASSE NVEL Titular nico 3 2 DV 1 S D IV 4 3 2 1 D III 4 3 2 1 D II 4 3 2 1 DI PCMF

SITUAO NOVA NVEL CLASSE nico Titular 4 3 2 1 D IV 4 3 2 1 D III 2 1 D II 2 1 DI Pgina9

PCMF

Pgina10

Potrebbero piacerti anche