Sei sulla pagina 1di 6

FICHAMENTO

ROCHA, Everardo. O que mito. So Paulo: Brasiliense. 2012.

LABIRINTO DOS MITOS

p. 7: O mito uma narrativa. um discurso, uma fala. uma forma de as sociedades espelharem suas contradies, exprimirem seus paradoxos, dvidas e inquietaes. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existncia, o cosmo, as situaes de estar no mundo ou as relaes sociais.

p. 8: [...] o mito uma narrativa, uma fala. Esta a noo mais bsica, ampla e geral que se pode ter do mito. Se o mito fosse uma narrativa ou uma fala qualquer, estaria diludo completamente. O mito , ento, uma narrativa especial, particular, capaz de ser distinguida das demais narrativas humanas. p. 9: Fato, passagem dos tempos fabulosos; tradio que, sob forma de alegoria, deixa entrever um fato natural, histrico ou filosfico; (sentido figurado) coisa inacreditvel, sem realidade. O mito fala enviesado, fala bonito, fala potico. Fala srio sem ser direto e bvio.

p. 10: 2)O mito no fala diretamente, ele esconde alguma coisa. Guarda uma mensagem cifrada. O mito precisa ser interpretado. Finalmente. 3) O mito no verdadeiro no seu contedo manifesto, literal, expresso, dado. No entanto, possui um valor e, mais que isso, uma eficcia na vida social.

p. 12: O mito , pois, capaz de revelar o pensamento de uma sociedade, a sua concepo da existncia e das relaes que os homens devem manter entre si e com o mundo que os cerca. Isso possvel de ser investigado tanto pela anlise de um nico mito quanto de grupos de mitos e at mesmo da mitologia completa de uma sociedade. [...] Carl Gustav Jung [...]. [...] os mitos esto todos numa regio da mente humana. A que chamam inconsciente coletivo, uma espcie de repositrio que todos possumos da

experincia coletiva. Nesse lugar, os mitos se encontram. O inconsciente coletivo , como o nome diz, algo compartilhado pela humanidade toda, um patrimnio em comum. Ao mesmo tempo existe em cada um de ns. Assim, eles explicam como os mitos do Sol podem aparecer desde o Egito antigo at os incas da Amrica do Sul, passando, quem sabe, pela praia de Ipanema a cada vero. A hiptese junguiana dos contedos que guardamos dos mitos um tanto problemtica, se bem que, para muitos, tambm altamente sedutora.

p. 14: Assim, da verdade que o mito no se prope ter, ficam a eficcia e o valor social.

O ENCONTRO

p. 16: Vou, ento, transcrever aqui um mito. Organizar as palavras numa forma tal que adquira os contornos indiscutveis de um discurso mtico. Qualquer estudioso de mitologia no teria dvidas em afirmar a natureza da narrativa que vai se seguir. Estamos diante dele: um mito. Com toda fora de suas caractersticas. Todas as marcas do seu gnero de narrativa.

p. 21: Pronto, numa curva do labirinto encontramos o mito. Ele nos transmite sensaes mltiplas. uma histria prxima e distante. Tanto bela quanto direta. De tal simplicidade que s pode ser complexa. A meio caminho entre a lio e o engano. To ntida e to plena de significaes, to abstrata e to concreta, to familiar e to estranha. Assim so os mitos, assim o mito do fogo dos ndios js do Brasil central.

TENTANDO MONTAR O QUEBRA-CABEAS

p. 27-28: Numa exposio sucinta, a teoria naturalista parte da idia de que, nos momentos primitivos, na aurora da humanidade, os fenmenos naturais marcavam fortemente os interesses desse homem primitivo dada a sua fragilidade frente ao espetculo, ao quadro, dessas foras em ao. Esse interesse tinha um cunho [p. 28] potico, terico e contemplativo. As regularidades, as variedades, as alternncias dos quadros propiciados pelos fenmenos da natureza eram a fonte para os exerccios simblicos que se constituam em mitos.

p. 29: Em que pese o nascimento, a origem do mito, ser localizado na relao entre o homem primitivo e as foras naturais, a sua difuso dos ncleos iniciais se dava por um caminho historicamente controlvel.

p. 30: Essa idia de um difusionismo mitolgico desde uma mitologia mais primitiva at as mais recentes, era uma espcie de ligao da origem naturalista com a fuso histrica. Alguns autores apontavam a mitologia egpcia como uma das fontes principais de difuso. Outros viam na mitologia dos mesopotmios um sistema completamente desenvolvido quase trs milnios antes de Cristo e que se difundiu por toda parte em pocas subseqentes. Contratando com a teoria naturalista, essa vertente, marcada pelo historicismo, procurou ver no mito um registro de episdios verdadeiros do passado. O mito no se originava mais de um exerccio contemplativo frente s foras naturais e sim de um exerccio de crnica frente aos episdios histricos. O mito como relato e a mitologia como conjunto de episdios histricos efetivamente acontecidos. O mito visto literalmente como registro da histria. No s se difundia historicamente, ele era a prpria histria. [...] Sir Edward Bunnet Tylor.

p. 31: Sua idia geral ficou conhecida pelo nome de animismo. Essa hiptese tem como ponto de partida o pressuposto de que todos os elementos da natureza poderiam se personificados. Toda a natureza era susceptvel de adquirir, para os primitivos, um sentido de animao e personificao. Ainda mais a experincia humana de representar seu prprio esprito, de supor sua alma ou uma duplicidade outra qualquer, permitiria pensar nessa mesma possibilidade para o resto do universo. A vivncia do sonho, do devaneio, da imaginao levaria pressuposio da duplicidade de uma vida fsica e uma outra em diferente nvel. Mais diretamente, a virtual experimentao humana da duplicidade corpo e esprito era o caminho para uma crena que estendia esta duplicidade ao mundo no humano. No nosso mito do fogo, portanto, as vrias personificaes presentes (as onas, o sapo, as araras) seriam, para a interpretao animista, a constatao da crena nesse processo de criar a duplicidade, de espiritualizar, enfim, todos os elementos naturais.

p. 31-32: Mas no era s isso; os mitos, para Tylor, supunham dois nveis distintos. No primeiro, entre os primitivos, a criao mtica se prestava a um desejo de entendimento dos fenmenos naturais. No segundo n[p. 31-32]vel, nas sociedades mais adiantadas, ela

poderia ser o reflexo de acontecimentos histricos e tradies culturais. A teoria animista se dedica a explicar os nveis mais primitivos da criao mtica. At mesmo porque, vinculada postura evolucionista, sua opo de anlise recaa sobre as sociedades a que chamavam primitivas e nelas via o mito como prova, retrato e fenmeno tpico de estgios infantis do intelecto humano.

p. 32: Mas os estudos de Tylor dedicavam-se tambm religio como um todo. Sabemos que o estudo do mito foi, diversas vezes, encompassado pela discusso da religio. Todos aqueles que se voltavam para o fenmeno religioso acabavam tendo que refletir, evidentemente, sobre as suas manifestaes concretas como a crena, o mito, os smbolos, o ritual, etc. Essa relao entre esses diversos elementos o que vai abrir espao para toda uma outra linha de pensamento que procura interligar as idias de mito e ritual. Nela se procura relacionar, vincular, contrapor e, enfim, entender os dois fenmenos, tomados conjuntamente. Encadear o mito e o ritual e buscar discutir a predominncia ou o estatuto de um e outro foi o objetivo perseguido por um tipo de interpretao conhecida como Escola do Mito e do Ritual.

p. 32-33: A, como mito e ritual eram partes da questo geral da religio, o caso passa a ser procurar mais pelas suas diferenas que pelas similaridades. Entre as diferenas sistematicamente enfatizadas aparecem oposi[p. 33]es como a da palavra e do ato, e da variedade e da permanncia, a da histria e da prtica. Todas essas diferenas possuem em comum dois aspectos. Em primeiro lugar, so bastante bvias. Em segundo, apontam a prioridade do ritual sobre o mito. Essa hierarquia da importncia de cada um como fenmeno social desemboca num beco sem sada, pois no traz maiores rendimentos procurar tomar dois fenmenos em conjunto para anular, em seguida, um dos dois.

p. 33: Em todo caso, valeu pensar o vnculo entre eles importante frisar que a Escola do Mito e do Ritual, com no muitas variaes, assumia trs hipteses bsicas. A primeira delas era que o mito nascia do ritual numa proporo bem maior que o inverso. A segunda que o mito era a dimenso falada do ritual, e este caracterizar-se-ia por ser muito mais constante. Finalmente, era nessa relao com o rito que residia a origem do mito. Evidentemente, acabariam achando um ritual que explicasse a origem e o sentido do nosso mito do fogo. Na verdade, nosso mito terminaria por ser no mais que a verso falada de seu ritual correspondente.

p. 35: [...] trabalho de campo. Com ele, uma possibilidade at ento no pensada de estudar o mito vivo e atuante na prtica social. O trabalho de campo tem, na antropologia, uma espcie de marco clssico ligado a um pesquisador e a uma sociedade pesquisada. O pesquisador Malinowski. p. 36: Pelo trabalho de campo e, a partir dele, muda-se essencialmente a perspectiva de estudo da vida social. Numa palavra, o antroplogo est nela irremediavelmente. Isso propicia uma viso deslocada dos preconceitos que carrega e imersa na existncia da outra sociedade. O trabalho de campo nos d o mito na sua concretude social. Vivo como fora cultural, vivido como prtica entre os que nele acreditam. Pleno de significaes, usos, comentrios, possibilidades, pensamentos e prticas a ele atreladas no seu destino de ser entre os homens. O mito e a existncia numa relao dinmica que se inaugura a como perspectiva analtica. O mito e o contexto social do qual emerge numa relao carregada de mtua interpretao. A partir da, para a Antropologia Social, ser cada vez mais difcil falar do mito sem consagrar a importncia do conhecimento etnogrfico. Ou seja, do conhecimento levantado nos trabalhos de campo feitos com s sociedade de onde se retirou determinado mito.

p. 38: Mas, a questo do mito ainda ser enriquecida nesse perodo. Completando o quadro de interpretaes, importante conhecer alguns aspectos centrais da linha psicanaltica de estudos de mito. Com ela uma transformao na nfase do jogo interpretativo. Com ela a questo se desloca, assume novos contornos, modifica suas fronteiras. A interpretao psicanaltica da mitologia coloca outros fios condutores, aponta caminhos at ento no trilhados. Numa palavra, o mito se interioriza. Quero dizer com isso que o mito ganha um espao dentro do ser humano. Ele passa a ser reflexo de mltiplos movimentos de interiores. Prximo do sonho, da fantasia, do devaneio. O mito o produto do inconsciente. Neste lugar se origina, neste lugar se processa. Nele tambm se realiza. Ainda mais, do inconsciente uma forma de expresso.

p. 40: Inconsciente coletivo [...] Um dos esforos principais de Jung era demonstrar que um mesmo conjunto de mitos e smbolos aparece em vrias sociedades ao redor da Terra. Povos separados no espao,

distantes no tempo, diferentes na cultura produziram imagens, figuras mticas e simbologias muito semelhantes. p. 41: O arqutipo significa um determinado tipo de impresso psquica, como se fosse uma marca ou imagem. Um conjunto de caracteres que, em sua forma e significado, so portadores de motivos mitolgicos arcaicos. A est, pois, o sentido do mito. Contedo e manifestao do inconsciente coletivo. Encontrado nas mais diversas culturas humanas e, num passe de mgica arquetpica, reencontrado no mais fundo da cuca de cada um de ns. O mito para Jung uma questo de interiores da mente. Ali se origina, ali se manifesta. Reflete-se na exterioridade cultural, nasce na interioridade psquica. Est expresso em muitos lugares e habita apenas aqui dentro. Assim, das foras naturais ao animismo, do ritual funcionalidade ou ao inconsciente coletivo, o mito est, inabalavelmente, em muitos lugares. Para todos ele olha e a todos desafia. O mito, como enigma, contempla o ser humano.

Potrebbero piacerti anche