Sei sulla pagina 1di 27

HISTRIA DOS INTERIORES SC. XIX 5. SEMESTRE Profa.

Sueli Garcia Curso Design de Interiores Centro Universitrio Belas Artes de So Paulo

Sc. XIX Grandes acontecimentos marcaram o fim do sculo XVIII, perodo das grandes revolues, a iniciar pela Amrica do Norte, com a revolta das colnias inglesas que teve causas polticas. O sculo XIX foi marcado, no cenrio poltico, por vrios movimentos e revolues de esprito liberal-nacionalista, que tornaram a modificar o mapa da Europa delineado pelo Congresso de Viena, dando ainda nova configurao geogrfica a outros continentes. Paralelamente no cenrio econmico progrediu outra revoluo a Revoluo Industrial que, por sua vez, introduziu modificaes sensveis tanto na estrutura como nas instituies de nossa sociedade. Liberalismo e nacionalismo. No sculo XIX afirmaram-se e alastraram-se por toda a Europa, duas correntes polticas: a liberal e a nacionalista. O nacionalismo (patriotismo) foi uma das mais poderosas foras polticas do sculo, surgido com a independncia dos Estados Unidos da Amrica, com a Revoluo Francesa e resultante da vontade de constituir um Estado soberano nacional. Esta vontade firmou-se entre povos que tinham a mesma origem, ou que estavam ligados por fatores culturais (lngua, religio, tradies, hbitos, costumes), ou ainda entre grupos desejosos de viver em comum. As idias liberais-nacionalistas tiveram larga repercusso no sculo XIX, sobretudo na Itlia, na Alemanha, polnia, Hungria, Grcia, Blgica, ou seja, em territrios que ainda no constituam ou j no constituam uma unidade nacional; e, que repercutiram no sculo XX, com a mesma intensidade, entre povos afro-asiticos. Romantismo O termo romantismo vem de romance, romanz ou seja, o que era escrito em vernculo e no em latim e se aplica s obras que recordam os velhos romances da Idade Mdia. Designa um perodo da civilizao europia de mais ou menos um sculo, iniciado por volta de 1750. O que se diz sobre estado de alma ou temperamento romntico, uma constante universal caracterizada pelo relativismo e subjetivismo, assim como, a busca de satisfao na natureza, a imaginao como fuga do mundo e a idealizao da realidade, esses so alguns dos conflitos do artista do sculo XIX. Apiam-se na f, liberdade e emoo, e a literatura selecionada a partir dos textos que revelem um temperamento romntico.

Campo de TrigoConstable- 1826

O Romantismo, como estilo de poca, um movimento esttico que configura um estilo de vida e de arte predominante na civilizao ocidental no perodo da segunda metade do sculo XVIII e o incio do sc. XIX. Os estilos e as tendncias no acontecem de uma hora para outra, geralmente resultado de uma evoluo gradativa, que termina por eclodir num dado momento. No que diz respeito ao Romantismo, alguns consideram seu incio, ainda durante o perodo Barroco, mais especificamente, na Alemanha e na Inglaterra. A literatura romntica busca referncia na Idade Mdia, com sentimentos de nacionalismo em narrativas de herosmo, aventuras e amor; o retorno ao verso e a prosa, cuja composio e estruturas muito se diferem do Neoclssico.

Mariana - John Everett Millais - 1851

A primeira metade do sculo XIX marcada pelas Revolues que legitimaram o poder burgus: Revoluo Industrial e Revoluo Francesa.

Neste contexto, surgem s mquinas a vapor, os teares automticos, as locomotivas; em contrapartida provoca a fundamentao na crena da capacidade individual do homem, ou seja, no seu talento est o crescimento e o desenvolvimento de uma sociedade cujos princpios ideais sejam,

Liberdade, Igualdade e Fraternidade.


Em se tratando da revoluo artstica, de origem inglesa e alem, chama-se este perodo de Romantismo. Em contraposio a ideologia burguesa, a arte romntica, em especial a literatura, acredita num outro tipo de liberdade: a liberdade da imaginao, da criao original e principalmente a liberdade de escrever emocionalmente sobre os sentimentos. Liberdade de expresso artstica, liberdade de manifestao da subjetividade e da emoo, exploso de um eu criador, sonhador, inconformista, libertao da imaginao criadora, restringida e cerceada por trs sculos de subservincia, s normas clssicas. Na escultura e na arquitetura, permanece durante um perodo maior no sculo XIX, o estilo neoclssico, paralelamente retomou-se o estilo gtico dando origem ao estilo neogtico. Neoclassicismo -Classe dominante: nobreza -Razo -Formas poticas fixas -Antigidade Clssica -Geral, universal -Impessoal, objetivo -Paganismo -Apelo inteligncia -Disciplina -Culto ao real -O amor e a mulher so idealizados racionalmente - Referncia do mundo Ocidental greco-romano Romantismo -Classe dominante: burguesia -Emoo -Formas livres -Idade Mdia -Particular, individual -Pessoal, subjetivo -Cristianismo -Apelo imaginao -Liberdade de criao -Culto ao fantstico -O amor e a mulher so idealizados subjetivamente - Referncias tnicas e Orientais sobretudo Idade Mdia, perodo brbaro.

O Esprito Romntico O esprito romntico um fluxo de energia algo que permeia toda a humanidade e que de tempos em tempos manifesta-se, promovendo o encontro da subjetividade. todo o fazer artstico do esprito humano. Gosto pelo primitivo, pela origem, pelas razes e seus significados, para se reconhecer e perpetuar. Os fluxos romnticos tm como principio a liberdade e a liberdade de cada um encontra na liberdade dos demais no um limite, mas um apoio. O romantismo uma tendncia, uma forma, um fenmeno histrico e um estado de esprito, um evento scio cultural, no apenas um estilo. Na viso Romntica a intuio artstica seria a verdadeira espcie da intuio intelectual, porque cria seu prprio objeto. Na arte se dissolvem as contradies entre o subjetivo e o objetivo, o consciente e o inconsciente, o real e o ideal, a liberdade e a necessidade. Religio A disposio religiosa passa pela interioridade absoluta e uma combinao de sentimentos com certos veios mgicos, esotricos e msticos. Natureza A natureza volta a ser contemplada, como realidade csmica o homem e o todo circundante em seu diverso matiz. O homem Intuitivo, encarnao de uma vontade antes social que pessoal, apesar da forma caprichosamente subjetiva de seus motivos e decises, um ser coletivo dotado de corpo e alma, de alma mais do que corpo, cujo esprito o centro alimentador de uma existncia conjunta. Para o romntico, as formas naturais lhe falam sua alma e de alguma outra coisa; lhe falam do elemento espiritual que se traduz nas coisas, ao mesmo tempo signos visveis e obras sensveis, atestando, de maneira eloqente, a existncia onipresente do invisvel e do supra-sensvel. A Natureza transforma-se numa teofania (Manifestao de Deus em algum lugar, acontecimento ou pessoa). Tudo que pertena natureza, formas, movimentos, cheiros, sons, - tudo que no humano e se constitui em espetculo para o homem. A busca da origem divina. A viso romntica pode ser considerada uma viso de poca, assim como tambm de uma concepo do mundo relativa a um perodo de transio.

...desenvolve o culto ao eu, fazendo do romantismo um programa de vida.

O mundo exterior integrado com o interior. - A bela adormecida Viktor Vasnetsov - 1899

Liberdade de criao, com o predomnio absoluto da fantasia e da imaginao.

O lirismo do espao Apaixonado, exorbitante, pelo de invocaes e exclamaes, destinado a suscitar as mais fortes emoes; retorno concepo romntica, do homem como um ser espiritual possuidor de uma alma. Espaos que exprimam seus sentimentos pessoais, suas crenas, esperanas e angstias em todas as formas possveis, sem moldes e com espontaneidade. O romantismo apresenta como uma das fortes caractersticas o Interesse pelo folclore e pelas origens nacionais e tnicas, pelo extico, o misterioso, o transcendental, como forma da Busca de si mesmo. Prope uma restaurao da memria, do objeto, da lembrana, do espao, que exaltem a existncia do ser humano.

Interiores Eclticos Geralmente os estilos da metade do sculo XIX, so includos nos livros sobre a histria do mobilirio como eclticos. Este perodo corresponde ao romantismo, e no que diz respeito ao mobilirio, sua qualidade sofre uma depreciao, alm da variedade de elementos que iro compor este estilo (referncias ocidentais e orientais), porm suas formas e produo, prenunciam os estilos modernos. Caracterizado pelo historicismo, seu retorno ao passado leva a uma saturao no uso de vrios estilos em uma nica pea. Esse aglomerado de referncias levou a escassez da inspirao criadora, no que se refere decorao e ao mobilirio, o primeiro sinal de uma grande transformao. necessrio compreender, antes de tudo, qual o motivo que justifica a ausncia de criao de formas originais durante esta primeira metade do sculo, e a centralizao exclusiva do interesse nas imitaes ou interpretaes de estilos clssicos (o termo clssico aqui se refere ao estilo que sobreviveu no tempo, na histria) que, com maior ou menor xito, surgem na Europa. A ascenso vertiginosa da mdia burguesia no sculo XIX d origem ao aparecimento de uma clientela completamente diversa. Simultaneamente, a industrializao e a mecanizao do trabalho, at ento artesanal, iniciam uma poca revolucionria no campo das artes decorativas, como ser o principio do sculo XX na pintura, j que o prprio conceito de operrio muda ao mesmo tempo em que a condio do artista e do comprador. Esta evoluo social anloga em todos os pases da Europa. Em conseqncia, o mobilirio, nestes pases, compe-se de modelos semelhantes, ainda que logicamente a mudana no se processe imediatamente, e perdure durante algum tempo o rigor do estilo Imprio. Pouco a pouco, medida que o sculo avana, a burguesia triunfante e rica, transforma a decorao e lana-se em extravagantes delrios de grandeza, inspirando-se nos estilos gtico e renascentista, evidenciados pelo Romantismo. Paralelamente, o excessivo interesse por todas as manifestaes que se revestem de um carter pitoresco leva ao aparecimento, mveis de referncias medievais, e peas de influncias do exotismo das colnias do Oriente. Na Alemanha, onde o mobilirio Imprio obtivera grande xito, o estilo Biedermeier, foi uma tentativa de criao de mveis extremamente leves, elegantes e funcionais, que trazem nitidamente a influncia do mobilirio ingls Regncia. O Estilo Biedermeier marca uma acentuada transio para os estilos modernos e foi substitudo gradativamente pela moda neoromntica dos mveis forrados de pelcia e das cadeiras gticas.

Ao mesmo tempo, na ustria e especialmente na capital, o neo-rococ produzia formas ainda mais complexas que as do autntico rococ. Na Itlia, as lutas pela unidade da pennsula despertam o sentimento patritico e contribuem para a criao de um estilo denominado por vezes dantesco, que vai buscar no estilo Renascena o sentido da comodidade e no Romantismo o gosto pela mistura de estilos diferentes. Na Espanha segue-se a tendncia de Paris, onde reina a imperatriz Eugenia. O estilo Isabelino um resumo dos estilos franceses, Luis Filipe e Napoleo III, com influncias do estilo Renascena, pois a Espanha se encontrava em uma fase de renovao do esprito nacionalista. Por este motivo, em qualquer salo elegante de Madri, do sculo passado se podia apreciar a mistura de mveis de assento clerical e alguns contadores, com canaps e cadeires (ref. do estilo Lus XV), alm do piano de cauda coberto com um mantn de Manila, alguns cadeires baixos e numerosos objetos romnticos, miniaturas e flores secas. De um modo geral, o sculo XIX no criou uma decorao ou um ambiente prprios, mas em contrapartida, facilitou s geraes seguintes a pesquisa de novos materiais e conforto para o novo sculo. Com efeito, a crescente fabricao industrial do mobilirio e a procura das formas belas e graciosas, iriam permitir aos estilos modernos reunir os trs elementos bsicos que compem a decorao atual: o carter funcional, a economia e a esttica. Estilo Restaurao - Frana Depois da derrota de Napoleo em Waterloo, a Frana aspira novamente paz e comodidade. Restaurada a monarquia, as novas formas, ainda que no se afastem das linhas gerais do neoclssico, recuperam em menor intensidade, o aspecto do Antigo Regime. Nem Luis XVIII nem Carlos X, que na sua juventude foram adeptos entusiastas dos estilos antigos, tentam opor-se s novas correntes. Os aristocratas, para se distinguirem da burguesia ascensional, procuram a distino na simplicidade e desprezam a opulncia da decorao do regime precedente. Por outro lado, as circunstncias econmicas dificultam a importao de madeiras exticas, sobretudo do mogno, pelo que aumenta a utilizao das madeiras francesas e surge um mobilirio de madeira clara, caracterstica do estilo Carlos X. Definitivamente, a Restaurao no chega a uma autntica renovao aos mveis. Ao contrrio, o fabrico industrializado se sobrepe por quase um sculo toda a criao artesanal, para dar lugar ao triunfo dos estilos burgueses e inclusive dos estilos modernos. Os mveis mudam de propores, mas mantm a estrutura que apresentavam no estilo Imprio. As cadeiras e cadeires apresentam seus encostos retilneos a principio, curvam-se depois em forma de arco e de

gndola; os mveis de assento, menos rgidos e mais leves, tornam-se mais confortveis e, com freqncia, providos de molas. Os canaps e as mridiennes passam a apresentar formas variadas e surgem as conversadeiras, as preguiceiras de espaldares desiguais, as baigneuses de espaldares envolventes, o sof, o canap com espaldar en chapeau de gendarme e o canap denominado en haricot. As mesas so mais leves e manuseveis que as do estilo Imprio. A mesa inglesa, de forma retangular, prolonga-se por meio de tampos de abas. As mesas de jogos tero os tampos forrados com tecido verde. Os toucadores e os psychs tm espelhos mveis, de formato redondo ou oval. A mesa de trabalho provida de uma tampa e de uma ou duas filas de compartimentos com pequenas gavetas no interior. Os veladores, as cmodas, as secretrias, os consoles e camas tornam-se menos pesadas e solenes do estilo Imprio. As madeiras claras apresentam freqentemente incrustaes de madeiras escuras e as madeiras mais freqentes so: choupo, olmo, freixo claro, pltano, faia, bordo, sicmoro, tuia, laranjeira, limoeiro, accia e oliveira. As superfcies dos mveis so trabalhadas com incrustaes de mogno, nogueira ou amaranto, com composies complexas e requintadas. O folheado de bano desaparece e tem incio o emprego macio das razes e excrescncias lenhosas de madeiras claras. Os bronzes so raros e os mrmores, geralmente de cores claras, so cortados com perfil emoldurado por um cimcio. As pernas posteriores dos mveis de assento tomam a forma de sabre curvo para fora enquanto as dianteiras so retas, em forma de balastre ou de fuso; as pernas do restante dos mveis variam pouco em relao ao perodo precedente. O emolduramento torna-se muito requintado; um novo perfil, denominado de tulipa aparece nas partes superiores das escrivaninhas e cmodas. A ornamentao no estilo Restaurao utiliza, geralmente, motivos gticos em arcos, rosetes e ogivas; outros motivos geomtricos so menos freqentes; os motivos clssicos subsistem, mas se tornam mais raros. Tambm perduram motivos do estilo Imprio, tais como a palmeta, a cornucpia, o cisne, o golfinho e a lira.

Cama gndola e tocado com espelho psych.

Estilo Lus Filipe De Carlos X a Luis Filipe, a monarquia francesa muda de orientao. A revoluo que separa os dois soberanos impe uma nova sociedade, na qual o privilgio do nascimento no o nico meio de acesso aos privilgios do luxo e da fortuna. Lus Filipe o ltimo rei da Frana que d o seu nome a um estilo, depois do grande nmero de soberanos anteriores que influenciaram a decorao do seu tempo. O seu reinado caracteriza-se mais pela evoluo das formas para uma certa comodidade, do que pela procura de algo original. A burguesia impe-se aristocracia decadente e na produo em geral, para se obter maiores lucros em menos tempo, as ferramentas artesanais so substitudas pelas mquinas. Os burgueses e os novos-ricos se beneficiam da prosperidade econmica, e transformam o seu dinheiro em comodidade e bem-estar, comeando pelo mobilirio, mais ao alcance das suas possibilidades financeiras que os edifcios de granito. Tambm nesta poca comea a construo de edifcios de andares com pequenas divises, as quais devem adaptar-se os mveis, cujas dimenses se reduzem consideravelmente. O esprito de economia simplifica a ornamentao em bronze dourado, ao mesmo tempo a busca de comodidade se revela especialmente nos mveis de assento, que se apresentam forrados com tecidos e almofadados tipo capitonn, criando uma moda prpria de toda a poca do Romantismo. Na realidade, embora a forma de viver tenha mudado totalmente, os mveis no adotaram ainda uma linha nova, j que o estilo Luis Filipe se limita a conservar o Estilo Restaurao, com perda de elegncia. Para dissimular a pobreza de formas e dar aos mveis uma nobreza aparente, os marceneiros recorrem a uma ornamentao inspirada na Idade Mdia ou baseada em motivos orientais, de que resulta o emprego de rosetas, arcos e ogivas, a

10

imitao de pequenas esculturas gticas e islmicas. Na decorao de interiores so utilizados os bibels, os relgios de pndulo, os objetos de prata e de opala. Esse perodo define os interiores como o museu pessoal. Nos ltimos anos do reinado de Luis Filipe as imitaes renascentistas substituem as gticas; as portas dos aparadores e armrios so ornamentadas com esculturas inspiradas em achados arqueolgicos, medalhes, ramagens e figuras em relevo. Estes mveis pretensiosos, especialmente os denominados de estilo trovador, continuaro a decorar os interiores romnticos at o final do sculo. As cadeiras de braos direitos, de gndola ou a Voltaire apresentam-se quase totalmente forradas com tecidos de pelcia de cores escuras ou com estofamento com estampa de flores; as pernas por vezes ocultam-se sob uma franja de passamanaria. Alguns mveis de assento tm o espaldar trabalhado com arcos ou travesses delicados, alguns so ornamentados com incrustao de madreprola; os demais mveis de assento variam pouco e conserva a forma de gndola do estilo Imprio. O restante do mobilirio como: consoles, mesas, psychs, secretrias e camas, mantm tambm as formas dos finais do estilo Imprio e do estilo Restaurao, sendo, contudo fabricados com madeiras menos nobres. Algumas cmodas tm a gaveta superior disposta como uma mesatoucador; os armrios apresentam portas com espelho, superfcie lisa e uma gaveta na parte inferior, harmonizando-se com a ornamentao da parte superior do mvel que se converte num elemento indispensvel do quarto de dormir. As madeiras escuras de mogno, palissandro e bano substituem novamente as madeiras claras do estilo precedente; chega-se at a escurecer artificialmente as madeiras: pereira e faia. As madeiras claras so reservadas para o folheado interior de mveis, como por exemplo, as escrivaninhas de tampo de abater. A marchetaria utilizada em menor escala, sendo substituda pelas incrustaes de madreprola e de diferentes materiais na composio da superfcie do mvel. Os bronzes tambm desaparecem, passando a recorrer-se utilizao do cobre na fabricao de ferragens. Os mrmores so cinzentos, negros ou brancos e emoldurados com entalhes. Nas pernas reaparece o torneado em esferas, lisas ou decoradas, especialmente no p central das mesas e dos veladores. As molduras so quase inexistentes e as superfcies freqentemente lisas. A parte superior dos mveis fechados apresenta cornijas ornamentadas com incrustaes ou entalhados lisos em forma de cimcio (moldura que finaliza uma cornija). Os motivos decorativos quase desapareceram, subsistindo apenas filete que sublinham as volutas, palmetas de grandes ptalas, pernas de r e ramos de flores pintados sobre madeira escurecida.

11

Cadeira e secretria Lus Felipe

Estilo Napoleo III Os mveis da primeira fase do reinado de Napoleo III, entre 1852 e 1860 so heterogneos e sem personalidade. Nos sales, a maioria do mobilirio Estilo Lus Filipe: pufes, cadeires baixos, canaps, divs, mridiennes e otomanas alm de cpias de cadeiras Luis XV e Luis XVI. Pouco a pouco, ao mesmo tempo em que se afirma o regime imperial, o estilo vai-se concretizando. Voltam a estar em evidncia as madeiras de bano, nogueira, pau-rosa e pereira enegrecida, juntamente com outra madeira de aparncia escura chamada pelos franceses de pites-paine, importada da Amrica do Norte. A imperatriz Eugenia, que desejava uma corte faustosa, mandou decorar os seus aposentos do Louvre com mveis de madeira dourada, como os consoles Lus XIV, cadeiras Lus XV forradas em capitonn de veludo e, principalmente, os mveis de salo em estilo Lus XVI. A imperatriz, que rende culto a Maria Antonieta, exige que as imitaes sejam realizadas com a mxima perfeio; pretende converter-se na musa de um novo estilo que Thophile Gautier, designaria por neo-pompeiano. Incrustaes a Boulle (Barroco) cobriro de madreprola, tartaruga e ouro os tampos das mesas; bronzes de estilo Rocaille voltaro a revestir os ps das escrivaninhas e secretrias; os dourados so obtidos artificialmente por uma nova tcnica, a galvanizao. A relativa originalidade deste estilo reside apenas na abundncia de formas, extradas de todas as fontes, desde o gtico ao estilo Lus XVI e desde os clssicos ingleses at s artes orientais chinesas e japonesas; o triunfo do ecletismo.

12

Os marceneiros do Romantismo, Godin, Gueret, Dasson e Groll, procuram imitar os modelos de pocas anteriores por processos de fabricao mecnica. Para dar mais carter s suas criaes, acentuaram as curvas e carregaram de motivos ricamente esculpidos em algumas partes dos mveis, remetendo aos grandes marceneiros do sculo XVIII, e qualificando a ornamentao do mobilirio do sculo XIX, dado que o excesso de elementos de vrios estilos que levou livre composio e conseqentemente ao desgaste do ornamento. Entre os mveis em evidncia nos sales, alcanaram grande xito os pufes e os canaps estofados em capitonn, e tambm as conversadeiras, como por exemplo, o confidente, de dois lugares colocados em posio inversa, e o indiscreto, de trs lugares dispostos em hlice. Novos materiais so utilizados no mobilirio, como o ferro fundido empregado na confeco de canaps, camas, mveis de jardim e ps de mesas e veladores. Nos mveis de pequenas dimenses, impostos pela moda, usa-se o couro cozido e o papier mch (massa de papel, gua e cola para moldagem), que permitem toda a espcie de inovaes e fantasias quanto forma. So igualmente fabricados mveis de vime, leves e muito fceis de transportar, que so usados no jardim, em varandas e terraos. A profuso de mveis, o desejo de deslumbrar, a procura de comodidades baseadas no emprego do capitonn e a grande variedade de tecidos utilizados nos mveis de assento, camas, janelas e portas, so a essncia deste movimento que no chega a constituir um estilo, pois o aperfeioamento da fabricao mecnica em srie d origem a tendncias muito dispares, sem quaisquer preocupaes de carter esttico. Ser necessrio esperar pelos ltimos anos do sculo para que arquitetos e decoradores, em busca de necessrias inovaes, entrem em reao contra os excessos e a banalizao dos estilos do Romantismo e suas mltiplas ramificaes.

Bonheur-du-jour
(escrivaninha) Mesa de costura, Toucador e Aparador. Estilo Napoleo III

13

Ecletismo Inglaterra A Inglaterra fabrica maior nmero de mveis que em todos os sculos anteriores e converte-se no mais importante exportador mundial de mobilirio. Na Gr-Bretanha, assim como na Frana, o desenho dos mveis do sculo XIX, constituir em uma simples interpretao romntica, sobrecarregada e ao mesmo tempo confortvel em relao aos estilos dos sculos precedentes. Segundo uma publicao inglesa de 1833, os cinco estilos mais apreciados por burgueses e nobres eram: 1) o grego ou clssico; 2) o gtico que imitou as linhas e os ngulos da arquitetura Tudor; 3) o Isabelino baseado nas formas romanas ou italianas; 4) o das pocas de Luis XIV e Luis XV e 5) o italiano florido caracterizado por uma abundncia de linhas curvas e um excesso de ornamentos ondulantes. No incio do sc. XIX, a tendncia gtica a primeira a afirmar-se. William Pugin, arquiteto e desenhista, cria para o castelo de Windsor um mobilirio gtico que vai influenciar de maneira efetiva o mvel comercial da poca. Aparecem ento aparadores, consoles, estantes, escrivaninhas, e os grandes armrios de quatro portas, alm de numerosos mveis de assento, todos de grandes dimenses e sobrecarregados de esculturas, ogivas e rosceas gticas. Mais tarde, sob a influncia do estilo Isabelino, surgem os mveis de assento de pernas torneadas e os bancos e os mveis entalhados ou pintados com motivos herldicos da poca, como lees e grifos. Ao resgatar os estilos Isabelino e gtico surgiro especialmente mveis destinados a salas de jantar, vestbulos, bibliotecas e escritrios. Os franceses por sua vez se remetem aos seus estilos de perodos ureos, principalmente ao rococ, aplicado nas moblias que ficaro reservadas aos boudoirs e quartos de dormir. Para atrair a clientela, os comerciantes apresentam modelos carregados de ornamentos, entre os quais surge uma novidade: os mveis de papier mch, cujas formas arredondadas e bojudas se inspiram no rococ. O fundo geral-mente preto, sendo os ornamentos de flores policromadas, pintadas ou incrustadas em madreprola. Com papier mch so fabricadas numerosas peas de mobilirio, como veladores, consoles, protetores de lareira, caixas de costura, pequenas mesas de ch, estantes, cantoneiras, secretrias, caixas e bandejas. Posteriormente, o gosto pelo excesso de ornamentos comea a declinar e inicia-se um regresso aos estilos ingleses do sculo XVIII, Chippendale, Hepplewhite e Sheraton, ainda assim, apesar da simplicidade e pureza de linhas neoclssicas destes ebanistas, as formas parecem deformadas por

14

excesso de motivos decorativos. Estes modelos ostentam marchetarias com motivos florais, incrustaes de porcelana, decorao Boulle ou pinturas. Ao mesmo tempo aparecem outros mveis de madeira pintada de verde e com ornamentos de couro policromo cinzelado, assim como mveis de estilo japons.

Cobertura da estao com estrutura de construo rpida, Perodo Industrial Vitoriano, 1851.

Estilo Vitoriano Ao observar a ornamentao dos mveis da poca vitoriana, verifica-se que tambm sero afetados pelas imitaes, cpias e profuso de elementos decorativos. Ainda assim, como ocorre com os mveis franceses da poca, apesar dos excessos, o seu aspecto essencialmente confortvel, o que causa um certo encanto. Por volta de 1860, inicia-se uma forte reao contra este ecletismo, motivada pela apario do movimento Arts and Crafts que dirigido por William Morris, que busca a perfeio no trabalho e cujas idias sobre a proteo do arteso iro favorecer grandemente o advento dos estilos modernos nos finais do sculo.

Pea de cermica e papel de parede vitoriano.

15

Fogareiro de cermica William Atkin, 1891. Pgina de catlogo de mobilirio neogtico ingls.

O estilo Vitoriano refere-se principalmente ao perodo do longo reinado da Rainha Vitria (1837-1901), e tem como principal caracterstica nos interiores e no mobilirio, a complexidade das formas e dos ornamentos, fenmeno que se verifica tambm em outros pases europeus dominados pelo Historicismo.

Canap vitoriano

No incio do perodo Vitoriano, o estilo Regncia, ainda dominante, j apresentao transformaes. Os acolchoados tornam-se mais espessos, as linhas cada vez mais curvas, os ornamentos ganham mais elementos. Dentro desta transformao h um retorno aos estilos do passado como: o Gtico, o Renascimento italiano, o Isabelino, o Jacobino, o Queen Anne; muitas vezes misturam-se elementos de um e outro estilo e modificam-se as propores dos mveis e dos elementos decorativos. Durante este perodo ecltico, ocorre uma divulgao de materiais novos, como o ferro fundido, o ao e o papier mch.

16

Psych e toucador porttil, Cadeira com acabamento floral da cama da Pensilvnia e cama vitoriana em metal.

A confuso estilstica grande e passa de forma indiferente aos designers das indstrias. Mas se todos os novos estilos no possuem um terico que oriente as bases do estilo, o neo-gtico do perodo Vitoriano conta com uma grande personalidade que dar as orientaes a este estilo, o arquiteto A.W.N.Pugin. Suas publicaes entre 1836 e 1849, de livros e imagens iro clarear e dar referncias aos profissionais que produzem o mobilirio da poca.

Armrio neo-gtico ingls e relgio em metal

Paralelo a contribuio de Pugin ocorre uma continuidade de variao de estilos, com influncia indiscriminada dos estilos: Gtico, Lus XV, egpcio, turco, veneziano, chins, alm do indiano que marca os interiores ingleses at hoje. Produziu-se ento uma grande quantidade de mobilirio e interiores sem a preocupao de detalhes ou coerncia no uso de vrios elementos em um mesmo mvel ou espao. Os interiores eram uma confuso de estilos e cores, sempre fortes, com painis imitando referncias gticas. A decorao era carregada com ornamentao em excesso. No mobilirio a principal influncia foi do estilo Lus XV, geralmente pesados e

17

desproporcionais eram executados em nogueira, jacarand, bano e mognos, ornamentados com entalhes e incrustaes de madreprolas. Os estofados so forrados de chintz floridos. Mesmo com uma grande quantidade de referncias histricas e elementos decorativos, a experincias desse perodo tem suas excees.

Interior inspirado na Idade Mdia, Castelo Eastnor Herefordshire, 1840

O perodo Vitoriano gozava de grande prestgio e o clima social era de euforia devido aos sucessos militares na ndia, ao desenvolvimento cultural e prosperidade econmica resultante da Revoluo Industrial. A nova burguesia, enriquecida com a indstria e o comrcio nas colnias de almmar, desejava exibir em suas casas uma decorao que ostentasse sua nova riqueza e prosperidade. Esse comportamento mudou o modo de viver do sculo XIX, com a introduo de importantes inovaes. As novidades mais caractersticas foram a criao de um andar inferior sob o nvel da rua, onde ficavam a cozinha e outras dependncias de servios, e a "sala de banho", um local independente para os cuidados pessoais cotidianos.

Mesa e cadeira vitorianas com referncia gtica.

18

No mobilirio, usaram-se em abundncia madeiras nobres e exticas, como o jacarand, a radica e o mogno. Os objetos como quadros, candelabros, enfeites, tapetes e luminrias eram numerosos, a maioria das peas era de origem Oriental. Alm das porcelanas chinesas, h uma grande quantidade de tecidos de decorao em seda bordados com fios de ouro trazidos da China e da ndia.

Sof romntico, desenho do americano John Belter neorococ 1840.

Arquitetura Vitoriana So Francisco - EUA

Escrivaninha e banco eclticos - EUA.

O perodo Vitoriano conviveu com outros estilos posteriores como o Arts and Crafts e o Art Nouveau, at o final do sculo XIX.

19

Michael Thonet (1796-1871)

Thonet ao centro e equipe.

Na discusso sobre forma e funo do sculo XX, muitas vezes a importncia dos avanos na tecnologia dos materiais e tcnicas do sculo XIX, onde houve o desenvolvimento de folheados de madeira curvados e laminados, considerado uma grande inovao na produo de mveis, utilizando poucas partes e permitindo que os desenhistas obtivessem maior unidade e fluidez visual da pea. difcil imaginar o de Alvar Aalto ou Charles e Ray Eames sem esta tecnologia.
Thonet - 1870

O vienense Michael Thonet foi um dos inovadores mais importantes na utilizao de madeira vergada no mobilirio. Thonet patenteou um processo de dobra sob calor que permitia diversas camadas de folheado de madeira serem coladas juntas, o resultado foi uma chapa de camadas que ficou conhecido como laminado. Este material foi utilizado para criar estruturas e ps curvos de cadeiras, poltronas, camas e braos de sofs.

20

Produo de Thonet

Em 1900, o mobilirio curvilneo de Thonet, passou a ser produzido extensamente por fabricantes americanos, onde o processo foi explorado para a produo macia de cadeiras e mesas, simples e baratas. Os arquitetos e designers vienenses, Josef Hoffmann, Otto Wagner e Adolf Loos, da Secession de Viena tambm desenvolveram vrios projetos de mveis para as fbricas de Thonet, influenciados por sua tcnica. Algumas dcadas mais tarde, o arquiteto Le Corbusier utilizou o mobilirio de Thonet em seu Pavilion de l'Esprit Nouveau no Exhibition, de 1925 em Paris.

Hoffmann - 1903

Otto Wagner - 1903

21

Pavilho do Esprito Novo, 1925 Le Corbusier

As cadeiras projetadas atualmente por Gebruder Thonet deram continuidade a produo que j completou 100 anos, e so feitas da mesma maneira que seu predecessor do sculo XIX. Usando o processo de cozinhar e de dobrar a madeira, cria novas peas com suas partes evidentes, aplicando novas linhas fluidas e graciosas em uma nova gerao de cadeiras Thonet. Cadeira A14, 1859 Madeira vergada em basto macio.

A cadeira de Thonet foi resultado de um processo novo no tratamento da madeira. Esta tcnica foi adaptada para a produo em srie e podia ser realizada por qualquer funcionrio de uma indstria. De fato, a forma foi determinada pelo processo industrial e no incio, nenhum desenhista estava envolvido em todos os processos da produo em srie da cadeira A14, um dos primeiros modelos clssicos e de grande sucesso. At 1930, 50 milhes destas cadeiras foram produzidas e vendidas no mundo. A cadeira pode tambm ser apreciada como a etapa lgica do estilo de Biedermeier, na sua simplicidade natural, na forma lisa e o uso econmico dos materiais, que apontam a nova maneira de tratar o objeto para o modernismo.

22

Cadeira de balano, armchair e canap Thonet.

Arts and Crafts Na Inglaterra do sculo XIX, o automatismo advindo da revoluo Industrial (sc. XVIII) traz a independncia da mquina em relao ao gesto do trabalhador. Regendo por princpios prprios, as engrenagens aparentemente desprezam o desenvolvimento humano. A invaso do mercado por peas mecanizadas e produtos feitos em srie causa a princpio impacto e desorientao, a partir deste momento surgem novas concepes que vo servir de ponto de partida para inmeras outras. A beleza no necessariamente deveria combinar com a produo em srie, na realidade na industrializao ela parece estar querendo compromisso com formas conhecidas. O produto fabricado em srie procura mostrar uma qualidade que parea ser o melhor possvel em comparao a coisa artesanal, como uma originalidade de ltima hora.

Estampa em algodo. Willian Morris.

23

O movimento Arts and Crafts teve seu incio, em parte devido necessidade de fazer reviver um estilo nacional English Art for England, que se manifestava atravs das influncias medievais e gticas. Este movimento surgiu na Inglaterra e tinha como objeto contrariar os revivalismos formalistas e imitao de modelos histricos explorados pela produo industrial. Opunha-se ao ecletismo e tinham o objetivo de lutar contra o falso e com objetivo de renovar qualitativamente o artesanato. Surgem, assim, associaes, de artistas que defendem os fins sociais da arte e que propem trabalhar em conjunto a fim de encontrar meios de produo e apresentao de objetos originais executados manualmente. Os adeptos do movimento julgam absurdo trabalhar o ferro da mesma forma que eram elaboradas a madeira ou a pedra. O tema sendo explorado repetidamente comprometeria e individualidade do artista perante a produo mecnica que a tudo iguala. A partir da proposta inglesa do Arts and Crafts vo surgindo novos movimentos, paralelos ou contraditrios, mas que visam fundamentalmente originalidade. A decorao geral dos interiores arquitetnicos assenta na idia da Unidade das Artes. A total separao da Arte e da Industria devia-se, no s a preconceitos tericos, que consideravam que a tcnica podia contaminar os elevados fins artsticos ou estticos, mas tambm ao fato de ambas estarem ainda numa fase incipiente de ajustamento. Esta fase oitocentista constituiu um ensaio que diz respeito ao incio da problemtica do design e, que contribuiu profundamente para o sc. XX, e suas experincias bem sucedidas na relao entre, a arte e a indstria (Deutsche, Werkbund e Bauhaus).

Estampas de William Morris para tecido e papel de parede.

24

William Morris (1834-96), designer ingls, escritor e socialista, juntamente com seu companheiro John Ruskin (1819-1900), foram os idealizadores do Movimento Arts and Crafts, reunindo desenhos, projetos para papel de parede, tapete, mobilirio e tipografia. Ele encorajou os mtodos de produo artesanal em vez da indstria e produziu variedade de produtos como moblias, vitrais, papel de parede, tecidos e cermica. Para Morris, a arte e os ofcios tinham estatuto igual e os seus projetos combinavam a habilidade dos arteses com a dos artistas.

Interior da Red House Philip Webb, Londres 1859-60

O Movimento das Artes e dos Ofcios caracterizado por referncias medievais e gticas. Morris pretendia que a mo do homem fosse visvel na obra, diferenciando-a assim do feito mquina. A moblia de construo robusta e simples apresentava as juntas mostra e, nos trabalhos em metal, a mo do arteso era visvel na textura do trabalho feito a martelo.
Cama William Morris Gabinete-secretria George Jack

O significado da firma (Morris and Cia.) e da doutrina de Morris era explicada nas trinta e cinco conferncias que proferiu sobre problemas artsticos e sociais entre 1877 e 1894. Conforme a doutrina a Morris a Arte j no tem quaisquer razes, os artistas perderam o contato com a vida cotidiana, e se perdem ao

sonhar com a Grcia e Itlia (...) as quais hoje em dia muito poucas pessoas pretendem

25

compreender, achar interessante, ou se identificar.


Cadeira Sussex, ebanizada de Philip Webb. Gabinete pintado de T.E. Collcutt Inspirado na arquitetura Vitoriana.

A maioria dos seguidores de Morris manteve idntica atitude de hostilidade no que se tratava de mtodos modernos de produo. Seu movimento, Arts and Crafts contribuiu para uma renova; ao do artesanato artstico.

Interior Art and Crafts Morris & Co. - 1893

Morris e Ruskin acreditavam que as formas dos seus trabalhos deveriam ser retiradas da Natureza bem como selecionadas adaptadas s superfcies s quais eram destinadas. Willian Morris comeou a desenhar tapetes em meados dos Anos 10. Entre os seus primeiros trabalhos encontram-se "Pop" e "Tulip and Lily". O escritor Ingls e critico de arte, John Ruskin, companheiro de Morris, era um reformador e de uma influncia dominante no gosto dos intelectuais do perodo vitoriano, alm de ser conhecido pelos seus estudos monumentais acerca da arquitetura e das suas implicaes sociais histricas.

26

Godwin. Aparador em madeira pintada, 1867.

A sua implicao neste movimento tem a ver com a difuso das suas idias e da construo da teoria em que assenta em que uma arte mais dirigida para o campo e para natureza seria muito melhor, tanto para o Homem como para a prpria Natureza, e que ela teria menos implicaes na paisagem e na nossa viso, sendo menos devastada. Em 1861 a Morris and Cia, foi fundada e se tornou conhecida por todo Mundo. Morris acreditava que um bom design representava uma elevao e que contribuiria para uma sociedade mais feliz, opinio que foi partilhada pelos modernistas na dcada de 1920.

27

Potrebbero piacerti anche