Sei sulla pagina 1di 16

VIDYA, v. 29, n. 2, p. 71-86, jul./dez., 2009 - Santa Maria, 2010.

ISSN 2176-4603 X

RITOS E RITUAIS - VIDA, MORTE E MARCAS CORPOR AIS: A IMPORTNCIA DESSES SMBOLOS PAR A A SOCIEDADE
RITES AND RITUALS LIFE, DEATH, BODY PAT TERNS: THESE SYMBOLS AND THEIR IMPORTANCE FOR SOCIET Y
PATRCIA REGINA CORRA DIAS*

RESUMO
Embora existam provas de que a prtica dos ritos/rituais acontece desde os primrdios, ainda hoje uma rea de pouca explorao cientfica, cercada de tabus, preconceitos e dedues. Por esses motivos, este ar tigo retoma leituras de cientistas da antropologia, tais como Cazeneuve (s/d), Gennep (1978) e Malinowski (1978) para demonstrar que as crenas, ritos, rituais e cultos so efetivados e sentidos de diferentes formas e contribuem essencialmente para a formao e educao das pessoas. Atravs deles, elaboramse conhecimentos, ampliam-se representaes. Palavras-chave: ritos/rituais; smbolos sociais; sociedade. antropologia;

ABSTRACT
It may be proved that the rituals practice happens from the beginning. Today is a lit tle scientific exploration area, with taboos, prejudices and deductions. Therefore this paper resumes some impor tant anthropologys scientist lectures, Ca zeneuve (s/d), Gennep (1978) and Malinowski (1978) to show that beliefs, rites, rituals and cults are make and felt by dif ferent ways and they contribute for people education, socials knowledge and representations are increased by rites. Key words: rites/rituals; anthropology; social symbols; society.

* Graduada em Lngua Por tuguesa pela FAFI-BH; Ps-graduada em Lngua Por tuguesa pela PUC-Minas; Mestre em Educao pela PUCMinas/Bolsa CAPES; Docente do Instituto Superior de Educao Ansio Teixeira/Fundao Helena Antipof f, em Ibirit, MG.

71

INTRODUO A prtica dos rituais ocorre desde os primrdios. Sua impor tncia reside no seu desenvolvimento e imposio silenciosa aos par ticipantes, em sociedades simples ou complexas. Sua aceitao e repetio uma demonstrao da prpria necessidade de sua existncia, sendo que a polissmica significao desses eventos pode ser explicada pelas caractersticas, necessidades e evoluo de cada sociedade. No se pode negar a eficcia do ritual para demonstrar sentimentos coletivos, como smbolos mticos, ou determinadores de alguma essncia religiosa. Sabe-se, entretanto, que as crenas, ritos, rituais e cultos so efetivados e sentidos de diferentes formas e contribuem essencialmente para a formao e educao das pessoas. Atravs deles, elaboram-se conhecimentos, ampliam-se representaes. Na sociedade, o envolvimento com as intenes veladas das pessoas se d pelos smbolos que elas usam no seu cotidiano. Ampliar estudos sobre eles, na escola, significa enveredar por um mundo superficialmente conhecido, pois a simbologia cultural ampla e pesadamente subjetiva. Ser possvel descobrir o verdadeiro significado de determinadas subjetividades no contex to escolar? Essa pergunta se liga a asser tiva de que em diferentes instncias, como a famlia, a igreja e a escola, as pessoas, a qualquer tempo, carregam consigo sua natureza simblica. Dessa maneira, para conviverem em sociedade, sero, de cer ta forma, influenciadas pelos rituais no contex to onde vivem. Durkheim (1978) afirma que os ritos nascem nos grupos e suas funes so fazer emergir, manter ou recriar cer tas ideias

atreladas religio desses mesmos grupos. O rito, ento, no uma celebrao fechada no tempo e no espao, antes, porm, transcende as delimitaes fsicas dos locais onde acontecem. Assim, torna-se impor tante ampliar conhecimentos acerca do campo ritualstico na escola, pois desconhec-lo significa ignorar a sua rica demanda cultural. As instituies das quais os jovens fazem par te, tais como a igreja, a famlia, a escola, os grupos de amigos, determinam seus papis e se reafirmam atravs dos ritos e rituais, ou seja, determinados smbolos so precpuos vida social dos indivduos. DA NATUREZA POLISSMICA DOS RITOS E RITUAIS Durkheim (1978, p. 206), ao se referir s sociedades mais simples, destaca o fato de que os ritos considerados brbaros, diferentes e bizarros, traduzem, em sua essncia, necessidades humanas aplicadas vida social:
Por mais simples que seja o sistema que estudamos, ns reencontramos nele todas as grandes idias e todas as principais atitudes rituais que esto na base das religies mais avanadas: distino das coisas em sagradas e profanas, noo de alma, de esprito, de personalidade mtica, de divindade nacional e mesmo internacional, culto negativo com as prticas ascticas que so sua forma exasperada, ritos de oblao e de comunho, ritos imitativos, ritos comemorativos, ritos de expiao. Aqui nada falta de essencial (DURKHEIM, 1978, p. 221).

Ca zeneuve (s/d, p. 27), ao se referir impor tncia dos estudos ri tualsticos,

72

aponta-os como soluo a alguns problemas sociais fundamentais, porque toda a condio humana1 exposta aos ritos e rituais. O rito , para ele, uma ao seguida de consequncias reais uma linguagem e algo mais do que isso. Obedece a uma lgica, tem uma finalidade, estrutura e causa, e acrescenta um resultado real aos par ticipantes, sendo que sua evoluo pode ser lenta e imperceptvel, de maneira que uma mudana brusca na sociedade pode fazer desaparecer todo um conjunto ritual e fazer aparecer outro que, por sua vez, se manter, repetindo-se. Pela repetio e rigidez para a mudana, os ritos acabam por constituir um fenmeno social para pesquisa rico e, muitas vezes, indiscutvel. Entretanto, um determinado rito observado em cer to lugar pode ser (re)significado por novas observaes fora dos modelos sociais em que nasceu, se desenvolveu e foi realizado durante um espao de tempo, pois as interferncias da vida humana transformam as condies de vida de determinado povo, e essas mesmas interferncias refletem na prtica ritual. Um rito, ento,
Parece ser uma noo que se repete segundo regras invariveis onde no se v que o seu cumprimento produza efeitos teis. Ele tambm um acto cuja eficcia (real ou pretendida) no se esgota na ligao emprica das causas e dos efeitos. Se ele til, no pelas vias puramente naturais e por a que ele se diferencia da prtica (CAZENEUVE, s/d, p. 13).

No ser til pelas vias puramente naturais significa que os ritos so apreendidos, repetidos

e repassados, de indivduo para indivduo, de gerao a gerao, por outros modos de conhecimento que no so, naturalmente, da teoria para a prtica, mas sugere ser o contrrio. O ato ritual par te da prtica vivenciada para a teoria/interpretao. E isso faz dele sempre um smbolo a ser absorvido por novos indivduos em novas pocas, sucessivamente. Cazeneuve (s/d, p. 18-19) reflete: por que recorremos linguagem ritualstica, aparentemente insensata, ao invs de recorrer a outras linguagens? Por que existem os ritos e o que h neles que os tornam insubstituveis e faz com que sejam repetidos por tanto tempo? Seriam eles soluo para algum problema social, e, por tanto, dotados de tanta impor tncia? Perguntas aparentemente simples e corriqueiras, mas que, numa segunda leitura e sob outros olhares, com cer teza, traduzem em sua simplicidade lingustica grande complexidade social, histrica, subjetiva. Para Lima-Mesquitela, Mar tinez e LopesFilho (1991), so funes dos ritos manter a cultura integrada e estabelecer ligaes com o passado dos indivduos envolvidos, para que eles possam reviver determinadas experincias j vividas por seus antepassados. Sem a repetio das experincias, muitos significados podem ser esquecidos no decorrer do tempo. Ao se repetirem, mantm e estabelecem uma coerncia dentro da cultura e ao mesmo tempo ajudam-na a funcionar harmonicamente. Afirmam, tambm, que os sistemas de rituais existem em todas as culturas, e, entre todos os significados, o mais impor tante ser aquele gerado na

1 Por condio humana entende-se o conjunto das determinantes que se impem ao indivduo, isto , o condicionamento geral ou a totalidade das condies a que a sua aco est sujeita e que limitam o campo do seu livre arbtrio ou da sua indeterminao (CAZENEUVE, s/d, p. 23).

73

cultura de origem do indivduo. Para esses autores, os rituais e suas significaes so de natureza emocional, pois provocam reaes semelhantes nos indivduos de um mesmo grupo, se configurando em maneiras prprias de ver o mundo, de agir e pensar coletivamente. No entanto, os sistemas de sinais na sociedade no podem ser confundidos unicamente com mudanas corporais e psicolgicas, pois fazem par te da individualidade das pessoas (LIMA-MESQUITELA; MARTINEZ; LOPESFILHO, 1991, p. 137-138). Por sua vez, o rito funciona como um conjunto de regras estabelecidas pelo culto, sendo esse ltimo a expresso coletiva de adorao e venerao de uma divindade (LIMAMESQUITELA, 1991, p. 141); religio e magia so fenmenos inventados pelos humanos numa tentativa de controlar o Universo, porque as religies apresentam uma srie de tabus irrecusveis aos seus seguidores. A religio seria uma forma de reconciliao, pois uma expresso de desejo, ou de agradecimento e a magia tende a forar a natureza e seus efeitos (LIMA MESQUITELA, 1991, p. 140). Na religio, encontram-se prticas grupais e prticas individuais, das quais se destacam:
a crena em seres sobrenaturais, a personificao de fenmenos naturais, o culto de antepassados, o medo dos sonhos, etc. A religio pressupe normalmente uma igreja, o que faz que a grande maioria das prticas religiosas sejam prticas sociais ou de grupo (por exemplo as procisses, missas e peregrinaes do nosso catolicismo tradicional); porm, no raro que muitos devotos mantenham uma relao individualizada com o sagrado atravs de oraes e outras formas de prece (o rosrio por exemplo) (LIMA MESQUITELA, 1991, p. 140).

Tosta (1997), ao pesquisar sobre os integrantes de duas Comunidades Eclesiais de Base do bairro Petrolndia, em Contagem, Minas Gerais, Brasil, evidencia vrios posicionamentos daqueles grupos a respeito da missa e do culto. Duas das falas dos prprios atores determinam a missa como o fato central da experincia religiosa, pois nela possvel celebrar f e par tilha com o Deus (TOSTA, 1997, p. 302). O momento da comunho , ento, quando ocorre uma inverso de papis entre Deus e o fiel. Isto , um ocupa o lugar do outro na medida em que durante a comunho Deus vem ao encontro do fiel (na Terra) e o fiel vai ao encontro de Deus (no cu) e ocorrem manuseios de objetos sagrados para esse fim, afirma a autora, ao citar Da Mat ta (1990). Ao frequentar a missa e o cul to, os fiis esto assumindo os ri tuais executados na igreja como uma narrativa repeti tiva, que carrega o sentido de reforar a memria de quem par ticipa e demonstra a naturalidade e gosto das pessoas ao par ticiparem desse ritual. Essas ideias se traduzem nas falas dos fiis:
a gente vai missa tambm pelo ritual, pois a gente busca o que j sabe. Na missa est se repetindo uma cer ta histria (sic) que a gente j sabe, mas a gente precisa ouvir e quer ouvir tambm (TOSTA, 1997, p. 306).

Essa proposio sugere a presena de uma ao consciente do indivduo ao par ticipar dos cultos, o que pode parecer mais do que a vontade de tentar controlar o universo, mas antes uma admirao possvel inverso do papel fiel x Deus. No

74

quer dizer, contudo, que o fiel se torna um Deus capaz de controlar o que lhe convm, mesmo de maneira imaginativa, no entanto, a troca temporria de papeis ocorre dentro de lugar especfico para ele, nesse caso, o templo. Seguindo esse raciocnio, cabe-nos descrever o tempo como o espao destinado para a troca entre o sagrado e o profano. Estar ali permite ao fiel, mesmo que seja temporariamente, rever ter sua condio de simples ser humano para a poderosa condio de ser um Deus, embora humano. Mesquitela (1991) e seus coautores afirmam que, para o funcionamento harmnico da sociedade e da cultura, as simbologias so repetidas por seus integrantes, poca aps poca. Ritos e rituais diferentes para conviver com situaes naturais. Entretanto, sentimentos to inerentes e comuns a todos ns so explicitados por meio de rituais de passagem da vida carnal para espiritual. Outras significaes so trazidas para os rituais por intermdio de tarefas, como danas e adivinhaes, lendas, enigmas, provrbios, sentenas e mitos. O que delega aos ritos no apenas dor, como no caso da circunciso (inciso) ou no caso da tatuagem, do piercing, dos alargadores de orelhas. Todavia, sob outras leituras e teorias, tericos podem estabelecer conexes diferenciadas sobre os rituais. Segundo MC Laren:
Os cientistas sociais da linha dominante tendem a assemelhar ritualista a uma conceituao plida de algum que executa gestos ex teriores mecnica e per functoriamente sem um compro-

metimento interior com os valores e idias que esto sendo expressos. [...] Ao banalizar os rituais, relegando-os a um aspecto super ficial, eles continuam a subestimar a primazia do ritual na sociedade contempornea. Tal perspectiva, se no for impedida, poder varrer o conceito de ritual para fora do campo de considerao cientfica (MCLAREN, 1992, p. 50-51).

No se trata de combinar gestos mecnicos sem uma interiorizao, mas sim a par tir de aes hereditrias do grupo ao qual o indivduo faz par te, compreender que aqueles gestos so impor tantes para a prpria sobrevivncia do grupo. Por sua vez, os gestos e atitudes, por no serem aleatrios, obedecem a determinadas regras e arranjos. Nesse sentido, o rito ultrapassa as barreiras sociais e invade o terreno religioso e das crenas, ao se aproximar do culto. Em Mapinhane, Moambique, frica, um ritual comum o Nza ku bonga,marcha e um gesto de agradecimento a Deus por ter criado o homem. Ele acontece, normalmente, na Igreja aps receberem o Corpo de Cristo (Ao de Graas) ou em outros momentos sagrados, por exemplo o batismo ou o casamento: Eu te agradeo, Senhor/ O que Te darei?/ Oh meu Senhor!/ Deste-me os pais, Senhor/ O que Te darei?/Mostras-me sinais, Senhor/ O que Te darei? (ADGENTES LEIGOS MISSIONRIOS DA CONSOLATA, 2008, faixa 5)2. No Brasil, um dos rituais vividos na maioria das Igrejas Catlicas a Missa em Ao de Graas. Nesse ritual, notam-se gestos semelhantes aos dos africanos, tais como as msicas entoadas para louvar e dar graas ao

2 Nza ku bonga Hosi Dadani/Nzi ta ku nyika a yine ke?/ We hosi ya mina/ A vapwali u nzi nyikeleko Hosi (Nzita ku nuyika a yine ke?)/ Zikombiso u nzi kombako Hosi (Nzita ku nuyika a yine ke?) (ADGENTES LEIGOS MISSIONRIOS DA CONSOLATA, 2008, faixa 5).

75

Ser Supremo, os cantos de entrada, de louvor, ofer trio e comunho. Esses cantos podem ou no ser acompanhados de dana. Nos dois rituais citados, o significado contido em Nza Ku Bonga: Agradeo a Deus e o Supremo e seus smbolos, o corpo de Cristo (hstia) e o sangue/vinho e a promessa de repetir o ritual da comunho em nome D Ele, em memria DEle. Repetindo tais ritos contidos no ritual da missa, os fiis podem ser aceitos no Reino dos Cus, como reza a liturgia catlica. Tosta (1989, p. 64), ao mencionar aspectos litrgicos da missa, afirma:
a missa se constitui no momento privilegiado, ao mesmo tempo em que o mais tenso da Instituio Catlica, atravs do qual ela reafirma seus princpios e seu papel na sociedade. Privilegiado, na medida em que um espao de arregimentao e de reunio de fiis em um ritual repetitivo, dirio, no qual a Instituio afirma e reafirma seus significantes (TOSTA, 1989, p. 64).

Segundo Van Gennep (1978), a sociedade geral possui sociedades autnomas cujos contornos so definidos pelo grau de civilizao. Exemplificando, esse autor cita as sociedades leigas, as religiosas, a nobreza, as finanas e as classes operrias. Para ele (GENNEP, 1978, p. 26), nas sociedades menos evoludas3, o mundo sagrado se sobrepe ao profano em praticamente todos os atos sociais, como nascer, casar, plantar, morrer... pois as bases essenciais desses atos so religiosas. Por tanto, so marcadas por ritos,

como batismo, aniversrios, casamentos, mor te e funeral. Os Vatswa de Mapinhane, Moambique, durante o ritual da missa de corpo presente cantam muito. Eles entoam hinos antes, durante e depois de o corpo chegar na igreja. So cantos que aparentemente significam o lamento da mor te. Numa cerimnia desse tipo em Mapinhane, em 17 de junho de 2008, destacaram-se as capulanas4, indumentrias prprias da cultura. Por seu uso e as diferentes formas como as pessoas se relacionam com ela, a capulana demonstra e revela uma maneira de ser de um povo peculiar e rico em tradies. Outra demonstrao carregada de peculiaridade o culto aos mor tos. O respeito ou a tristeza pela mor te Mapinhane se nota no olhar desse povo e em seus silncios. Povo que j conviveu com a guerra tnica (por tugueses e moambicanos); a guerra civil (moambicanos da FRELIMO x RENAMO)5 e, mais recentemente, a guerra contra a fome, a SIDA (Sndrome de Imunodeficincia Adquirida), as DSTs (Doenas Sexualmente Transmissveis), o analfabetismo, a malria. Normalmente, as pessoas so enterradas nos terrenos onde moram e, geralmente, elas escolhem o lugar onde querem ser sepultadas.
O corpo do homem, morador da regio de Mujavange, chegou acompanhando por um ancio. Foi colocado ao cho, em frente ao altar da igreja, enquanto todos cantavam. A biografia do mor to foi lida pelo filho dele, em Lngua Por tuguesa, enquanto o ancio traduzia

3 Categoria utilizada por Van Gennep para definir as sociedades onde o mundo sagrado predomina sobre o profano (GENNEP, 1978, p. 26). 4 As capulanas, em Moambique, so panos com valores simblicos. Dentre suas utilizaes, destacam-se o casamento, o funeral e o batismo. 5 FRELIMO: Frente Liber tadora Moambicana e RENAMO: Resistncia Nacional Moambicana (HERNANDEZ, 2005, p. 607).

76

para a lngua Xi-tswa. Uma missa foi rezada em Xi-tswa e logo aps o corpo foi levado para o terreno da famlia. Os homens, amigos da vtima, carregaram o caixo para coloc-lo no carro que o transpor taria, em seguida. As mulheres, atrs, seguiam em silncio.6

A mor te e os rituais fnebres significam muito para eles e so transmitidos por seus antepassados, fazendo-se notar, agindo pesadamente sobre a realidade daquelas pessoas. H muito medo refletido no depoimento de um morador da regio:
Para o africano, a mor te assusta muito. Segundo o que pensamos, devemos nos dirigir para a casa daquela pessoa. algum que nem todo o dinheiro do mundo pode comprar. A vida surpresa, por isso, a mor te, para ns, tambm uma surpresa. Na frica do Sul, compra-se o caixo. Quem trabalha nas minas tem... ns fazemos uma retirada atrs do mor to e ento seguem nossos rituais (Srgio, morador da regio, 18/06/08).

O exemplo determina um conceito prprio do envelhecimento, admirao e respeito aos ancios. um ideal, uma meta que todos desejam alcanar. Nesse perodo, a pessoa tem condies de avaliar o que fez durante a vida, se foi uma pessoa produtiva, teve filhos, foi bem sucedida socialmente, o que lhe resta somente esperar uma vida prspera junto de seus antepassados, ou seja, a mor te. Sobre os significados da mor te, Mar tinez (2006, p. 225-226) afirma que, para os Vatswa, ela o tempo de plenitude, a continuao entre os dois mundos: o visvel
6

e o invisvel. Por isso os defuntos continuam per tencendo famlia. Eles os enterram prximos as casas, para dar continuidade aos dois mundos, e consideram que, como so membros da famlia, podem, inclusive, influenciar na vida da comunidade (MARTINEZ, 2005, p. 225-226). Os parentes, vizinhos e conhecidos par ticipam do cor tejo fnebre. Um pequeno grupo fica em casa, cuidando da limpeza e preparando a refeio para os que acompanham o falecido no enterro. Par te da comida pode ser preparada em alguma casa vizinha. O cadver envolto em um pano branco e colocado em um caixo de madeira, revestido com pano negro. Chegando no lugar preparado, o chefe da famlia o primeiro a se aproximar da cova, para receber o defunto, acompanhado de duas a trs pessoas. Junto ao defunto, colocamse alguns objetos usados por ele durante sua vida e algum per fume ou talco. Depois de colocar o caixo na fossa, o chefe da famlia deposita um pouco de terra, seguido por pessoas da famlia, sempre em ordem hierrquica, do mais velho para o mais novo. Antes de sarem, evoca-se a proteo dos antepassados. Terminado o enterro, seguem para a casa do falecido. Alguns queimam er vas junto cova e evocam proteo, erguendo-as aos quatro pontos cardinais e pedindo que nada de mal acontea naquela regio (MARTINEZ, 2005, p. 231). Em So Jos de Mapinhane, parquia da Misso de Mapinhane, por exemplo, a missa, mesmo estando calcada nas regras da Santa S em termos de li turgia, rezada

Registro de campo, Mapinhane, 19/06/08.

77

em dois idiomas: X i-tswa e Por tugus. Os cantos so entoados em X i-tswa e o celebrante e tradutor, na maioria das vezes, um morador da regio. Na igreja so resolvidos, aps a missa e publicamente, problemas da vila (escola, igreja, jovens, crianas), de maneira que ali a igreja mantm uma funo social e no puramente religiosa e ritualstica. No Brasil, para os fiis da religio catlica, o ritual das exquias, como chamado pela Legislao Diocesana (GOUVEIA, 1994, p. 1), um momento de consolao e de esperana. Consolao porque o defunto, incorporado pelo Batismo em Cristo, passa da mor te vida, purificado e seu corpo aguardar a ressurreio dos mor tos. Na prtica, costume que o corpo seja preparado pela funerria e enviado a um local para ser velado, onde permanece exposto visitao. O velrio pode ser na casa do mor to, no prprio cemitrio no qual ser enterrado ou cremado, ou at em velrios cedidos por rgos municipais e de l segue cor tejo fnebre para o cemitrio, seguindo o carro que carrega o corpo. comum chamar um Sacerdote para rezar a missa de corpo presente ou a Missa de Exquias, para a Igreja. No muito raro nessa cerimnia ou durante o velrio, possvel que algum se habilite em contar alguma piada ou anedota. Pode ser essa atitude um possvel remdio para alvio da dor? Ou uma tentativa de se manter alienado durante um momento to triste? Isso porque o velrio para os brasileiros de ex trema impor tncia, no sentido de que se encontram ali, independente

da crena, amigos, parentes, vizinhos que h muito no se viam, numa opor tunidade de parar a vida e refletir sobre a mor te, ou sobre a vida. Inclusive a do mor to. Retornamos, agora, s obser vaes de Ca zeneuve (s/d), pois at aqui as complex idades simblicas e lingusticas so evidentes e se traduz em em duas maneiras de se tratar um cadver, que para mui tos, no passa de uma massa corporal iner te e sem vida. Poderia, nesse caso, ser tratada de qualquer forma. Por que os homens, ento, preferem repetir as prticas simblicas na sociedade? Na definio de Gennep (1978), as sociedades menos evoludas (GENNEP, 1978, p. 26) so aquelas em que o mundo sagrado se sobrepe ao profano, dada a natureza essencial dos ritos, a religiosa. O fato de o indivduo per tencer a uma sociedade configura a obrigatoriedade das passagens de uma sociedade a outra, ou de uma situao social a outra (GENNEP, 1978, p. 26). So situaes pr-determinadas e associadas s passagens da natureza, tais como as mudanas da lua, ou as estaes do ano, pois nenhuma categoria social - das grandes e pequenas sociedades, mais ou menos simples - ou biolgicas - dos animais racionais ou irracionais - no podem ser independentes da natureza. Para as meninas da sociedade brasileira, completar 15 anos constitui uma impor tante data, o que pode significar ter atravessado as fronteiras biolgicas - transformar-se em moa, menstruar - e as fronteiras do desenvolvimento social - par ticipar de bailes

78

ou ter consentimento para escolher um parceiro (namorar). Pode significar, todavia, frequentar o Ensino Mdio (curso secundrio), comear a pensar na universidade e vida profissional para uns. Para outros, a marca de entrada no mercado do trabalho, ou constituio familiar. Em todos os casos, esses atos representam a passagem de um estgio social para outro. J em Moambique, os ritos de iniciao para uma mulher so condies para assumir seus papis na sociedade, conforme Paulina Chiziane (2006, p. 48-49):
Os ri tos de iniciao so como o baptismo cristo. Sem baptismo todo o ser humano pago. No tem direi to ao cu. No sul, homem que no lobola7 a sua mulher perde o direi to paternidade, no pode realizar o funeral da esposa nem dos filhos. Porque um ser inferior. Porque menos homem. Filhos nascidos de um casamento sem lobolo no tm ptria. No podem herdar a terra do pai, mui to menos da me. Filhos ficam com o apelido materno. H homens que lobolaram suas esposas depois de mor tas, s para lhes poderem dar um funeral condigno. H homens que lobolaram os filhos e os netos j crescidos, s para lhes poder dei xar herana. Mulher no lobolada no tem ptria. de tal maneira rejei tada que no pode pisar o cho paterno nem mesmo depois de mor ta.

para a adolescncia ou da vida de solteiro para a vida de casado, o que obriga o indivduo a vivenciar um perodo entre dois mundos o mundo do profano e o mundo do sagrado. A fase de estar entre um mundo e outro chamada, por Gennep (1978), de perodo de margem. Passar de uma fase a outra significa despojar do homem velho e, literalmente adquirir uma pele nova (GENNEP, 1978, p. 153). Os rituais, ento, propiciam as passagens acontecerem:
Nascimento, puberdade social, casamento, paternidade, progresso de classe, especializao de ocupao, mor te. A cada um desses conjuntos acham-se relacionadas cerimnias cujo objeto idntico, fazer passar um indivduo de uma situao determinadas a outra situao igualmente determinada. Sendo o mesmo objetivo, de todo necessrio que os meios para atingi-los sejam pelo menos anlogos, quando no se mostram idnticos nos detalhes (GENNEP, 1978, p. 27).

Os ritos remetem ao ato de atravessar fronteiras, seja de um lugar para o outro, ou atravessar fases da vida social, da infncia
7

H, tambm, os ritos que conservam a passagem material simblica, abaixo de um marco ou uma por ta, por exemplo. Gennep (1978, p. 38) cita lugares tais como: Marrocos, Monglia, Andes, Alpes, Assam, Tibete. Outra maneira de representar a passagem utilizar a analogia da sociedade como uma casa, com todas as suas caractersticas: por tas, paredes, corredores. A facilidade de trnsito entre um cmodo e outro , para Gennep (1978), diretamente proporcional ao nvel de desenvolvimento das sociedades. Nas sociedades mais simples, os compar timentos

Lobolo, naquela regio, o pagamento do dote famlia da noiva, ou esposa.

79

so isolados uns dos outros, o que torna a adoo de cerimnias mais comuns, por elas apresentarem proximidade maior dos ritos de passagem material. No quer dizer que qualquer indivduo possa entrar na casa livremente. Por isso, os indivduos sempre transi tam entre muitas divises, porque a vida em sociedade passa a ser uma sucesso de etapas e acontecimentos que ocorrem de maneira linear. possvel transi tar de uma ocupao outra, ou de uma idade a outra. E como mecanismo de acesso entre um espao e outro usam-se as cerimnias e os rituais, em que a sagacidade entre um espao e outro ou entre um rito e outro ex plicada pelo fato de que as divises so mais densas ou menos densas de acordo com o grau de desenvolvimento da sociedade em questo. Seguindo esse raciocnio, viver a vida em sociedade significa par ticipar de uma troca contnua, que implica em movimentos como agregar e desagregar, constituir e reconstituir, morrer e renascer, algumas das muitas atividades essencialmente humanas. Viver tambm agir, parar, esperar e repousar para recomear e poder agir de maneira diferente. Em Cabinda, Angola, a garota que passa para a adolescncia fica algum tempo dentro da Casa de Tinta. Dentro dessa casa, ela recebe instrues de sua madrinha que dizem respeito vida adul ta. A Casa de Tinta real, um lugar fsico destinado ao isolamento da menina. Assim que ela estiver preparada para a vida adul ta, ela pode sair
8 9

dali. Mui tas vezes, dada a pouca idade para o casamento, as meninas so enviadas Casa de Tinta para ser preparadas ao matrimnio. O noivo-marido deve pagar para retir-la de l, numa espcie de dote. As formas de pagamento podem ser em dinheiro ou a base de trocas (alimentos, joias, roupas).8
A moral tradicional dos Cabindas visa basicamente a compor tamentos tendentes coeso e for talecimento da famlia, da etnia. Por isso o argumento da obrigatoriedade a tradio dos antepassados. Nesta perspectiva, as fal tas e os crimes so o da deteriorao da coeso do grupo: fur tos, roubos, insul tos, feitiaria, fal tas sexuais contra o direito de terceiros. No que concerne moral sexual, constituem fal tas gravssimas as prticas de relaes sexuais com raparigas ainda no iniciadas (chicumbe), isto , sem que elas tenham passado pela casa das tintas; a prtica de relaes com mulher sobre o solo ou sem ser em local vedado e cober to; a prtica de relaes sexuais com mulher casada ou a viver maritalmente. A mulher casada ou amancebada obrigada a guardar fidelidade ao marido ou ao companheiro. O homem, porm, no obrigado a guardar fidelidade esposa ou companheira9.

Registro de campo, Belo Horizonte, 20/11/08. Registro de campo, 11/03/09.

O ritual de agregao um tipo de ritual que acontece quando um estranho recebido em um lugar. Um estrangeiro poder ser recebido por uma sociedade de diferentes modos: pode-se delegar a ele poder ou tomam contra ele medidas em defesa mgico-religiosas

80

(GENNEP, 1978, p. 41). Muitos podem fugir, se armar, at que o estrangeiro consiga entrar na sociedade. Aps a aceitao, feita depois da comprovao das intenes do estrangeiro, acontece o perodo de margem, com a troca de presentes e finalmente a agregao, com a comensalidade, ou seja, os ritos de agregao por contato direto, como descreve Gennep:
[...] observo que os ritos descritos por Ciszewski em suas pesquisas classificam-se da seguinte maneira: comensalidade individual ou coletiva, comunho crist simultnea, serem ligadas as pessoas comuma mesma corda ou cinto, segurarem a mo , dar o brao (abraarem-se), colocarem juntas o p sobre o lugar da lareira, trocarem presentes (tecidos, vestidos), armas, moedas de ouro ou de prata, ramalhetes de flores, coroas, cachimbos, anis, beijos, sangue,sacra cristos (cruzes, crios, cones), beijar os mesmos sacra (cone, cruz, evangelho), pronunciar um juramento (1978, p. 43-44).

Por meio dos rituais de agregao acontece mais que um toque corporal. H uma troca de personalidade que marca a continuidade do relacionamento em questo, em forma de uma comunho. Da Mat ta (1981), ao relacionar o mundo do ritual ao cotidiano, destaca a ao do aper to de mos. No nosso dia a dia, isso pode parecer simples, mas no quando esse ato adquire um significado especial. Para isso, basta, para Da Mat ta, que o coloque em uma situao especial, ou seja, o significado desse ato passa a ser mais que um aper to de mos ao ser contex tualizado.

Uma maneira de agregar algum, em Mapinhane, pelo cumprimento em forma do aper to de mo. Aper tam-se as mos trs vezes: uma na posio de frente para quem se est cumprimentando, outra na posio com os polegares cruzados e volta-se para a posio inicial, em sinal de confirmao. Segundo os nativos Matswa, esses toques significam que o nativo gostou de quem est cumprimentando, teve simpatia primeira vista, ou seja, recebeu e aceitou quem chegou ali na regio. Isso pode acontecer em qualquer momento, com estrangeiros ou no. Entre os brasileiros, possvel identificar toques similares. Existem grupos nas escolas que combinam os seus toques de mos, treinam com os companheiros para que todo encontro seja marcado com o toque. Nas duas culturas o significado no parece ser diferente. Trata-se da aceitao do outro pelo grupo. Mais que um aper to de mo, o ato significa trocar e tocar o outro, em uma irmandade. Em outras palavras, como se fosse dito: Eu te aceito. Pode fazer par te do meu grupo e de minha vida social. Outras categorias destacadas por Gennep (1978, p. 70) foram o rito de iniciao puberdade fisiolgica e social, circunciso e mutilao. Para o autor, h diferena entre a puberdade fsica e a social e, embora ela seja marcada pelo desenvolvimento corporal, fato que no define categoricamente condies para o indivduo viver como adolescente, h variantes corporais e sociais para que o indivduo possa fazer par te do meio ao qual per tence. Os ritos da puberdade tm em sua essncia o carter sexual, pois caracterizam, para o sujeito, a passagem de um mundo

81

assexuado para um sexuado a par tir de seu desenvolvimento corporal. So momentos, tanto no menino quanto na menina, difceis de se datar. Por isso, impor tante diferenciar (e no convergir) a puberdade fsica e a puberdade social. A circunciso, por outro lado, tratada por Gennep (1978) como um rito social, dada grande variao cronolgica de quando ela praticada. O autor delimita idades entre 2 a 13 anos (GENNEP, 1978, p. 74). Para os moambicanos, a cultura da circunciso significa muitas coisas e pode, inclusive, resultar na comensalidade, como citado por Paulina Chiziane, em relao cultura moambicana:
As culturas so fronteiras invisveis construindo a for taleza do mundo. Em algumas regies do nor te de Moambique, o amor feito de par tilhas. Par tilha-se mulher com o amigo, com o visitante nobre, com o irmo de circunciso. Esposa gua que se serve ao caminhante, ao visitante. A relao de amor uma pegada na areia do mar que as ondas apagam. [...] No sul, a situao bem outra. S se entrega a mulher ao irmo de circunciso quando o homem estril (CHIZIANE, 2006, p. 41).

O irmo de circunciso aquele que vivenciou, no mesmo perodo, no mesmo grupo, os ritos de iniciao. Por meio da circunciso, provoca-se no menino ou na menina uma marca eterna. Como a marca da tatuagem, os piercings, os cor tes de cabelos (moicanos, rastafris, surfistas...) ou mesmo a deciso de no cor t-los. Essas marcas demonstram desejos nicos de determinado grupo de se

reunir pelos mesmos interesses, os quais podem ser, inclusive, sentir as mesmas dores fsicas ao se marcar com uma tatuagem ou um piercing. Entretanto, essas atitudes talvez no possuam o mesmo sentido religioso e cultural que a circunciso em Moambique, uma vez que se tatuar ou colocar um piercing determina uma legitimao/marca de grupos urbanos. Outras formas de marcar o corpo podem se aproximar da circunciso, como a troca de dentes, ou a mutilao de outras par tes, como a ltima falange do dedo mnimo no caso da frica do Sul (GENNEP, 1978, p. 75). As mutilaes so uma forma de diferenciao definitiva (GENNEP, 1978, p. 76). No entanto, pintar o corpo, usar determinadas roupas ou mscaras, marcam uma diferenciao temporria. Segundo Arajo (2007), em 2007, a mutilao genital foi proibida no Egito, fruto da luta de Warris Dirrie, somaliana e embaixadora da ONU. O Egito foi o dcimo quinto pas que aderiu sua campanha, que tem por objetivo disseminar a proibio da mutilao pelo mundo. So vinte e nove os pases onde a ex tirpao do clitris comum. Nesses pases, 97% das mulheres casadas responderam que no tm clitris e a OMS (Organizao Mundial da Sade) estima que aproximadamente 150 milhes de mulheres j tenham passado por esse ritual. E, a cada dia, 8 mil meninas passam pela circunciso feminina (ARAJO, 2007, p. 45). A operao ex pe as mulheres a infeces, dores para urinar e manter relaes sexuais, assim como problemas no par to e menstruao. Mesmo com todos esses problemas, dois teros das mulheres no querem o fim

82

das cirurgias por optarem em manter as tradies desses povos:


A prtica ex iste desde a Antiguidade, para garantir a pureza sexual das garotas. um ri to de passagem para a vida adul ta. Arrancam o cli tris porque acredi tam que, se no fizerem isso, as mulheres ficam fora de controle, sexualmente falando, diz a sociloga americana Hanny Lighfoot-Klein, especialista no assunto (ARAJO, 2007, p. 45).

As mulheres que no passam por esse rito em sua cultura no tm chance de se casar. Sob outra interpretao, pode parecer assustadora essa prtica, mas se trata de um ritual comum daquela regio, como diz Mar tinez (2005, p. 166). Ele atenta para o fato de que as iniciaes no podem ser reduzidas apenas no ato da circunciso, pois se trata de algo muito mais profundo e amplo, tal como um processo completo composto de fatores que tm muita impor tncia para o jovem como indivduo e membro da sociedade. Em primeiro lugar, tratase de um processo psicolgico de evoluo da personalidade, quando o indivduo passa de adolescente para adulto; trata-se, tambm, de um processo de insero do jovem na sociedade como membro competente, com direitos e deveres; de um processo de formao, quando o indivduo recebe as normas de convivncia e valores ticos; pedaggico, quando permite um exerccio dos valores e a socializao do jovem; religioso, pois o jovem entra em contato com as entidades espirituais e as prticas rituais do povo; finalmente, de um processo de insero global na vida da sociedade, em que se encontram os
10

aspectos fundamentais para a vida, individuais e sociais (MARTINEZ, 2005, p. 165-166). Outro exemplo nesse sentido, o ritual de iniciao feminina dos Vatshwa10 de Moambique, as meninas recebem as instrues de sua tia paterna mais velha, essa tia encarregada de preparar todos os rituais, desde as instrues at a alimentao e o local para que aconteam os ritos de iniciao da menina. Assim, retoma-se Durkheim (1984, p. 33), que nos chama a ateno para os ritos de iniciao quando destaca que a criana apenas pode ter conhecimento do dever por intermdio de seus pais ou professores; ela somente poder saber aquilo que o dever , por meio da forma pela qual eles lho revelarem, por meio da sua linguagem e da sua conduta. Em relao escola, deve-se compreender que se trata de um ambiente heterogneo em crenas e valores, ambiente nesse sentido por si s privilegiado para ser feita uma observao e interpretao de jovens e sua cultura ritualstica. Por isso mesmo, Mc Laren (1992), ao longo da pesquisa sobre os rituais na sociedade mais complexa, em uma escola confessional catlica canadense, no os banaliza traduzindo-os como acontecimentos super ficiais. Antes, porm, esse autor determina a impor tncia e o reconhecimento dos rituais contemporneos, subestimados como estudo cientfico por autores que preferem entend-los em sociedades pequenas, monolticas, a nvel de subsistncia [sic] (MC LAREN, 1992, p. 51). Para ele, em funo desse raciocnio, o ritual est sendo roubado de sua verdadeira significao, porque so considerados anacrnicos ao

Os Vatshwa, ou o povo Matswa, vivem ao sul de Moambique.

83

sculo X X e muitos autores descrevem os rituais modernos como invlucros simblicos que vivem na roupagem da cultura - um lugar em que os antroplogos revistam as aparncias ex teriores da sociedade (MC LAREN, 1992, p. 52). O termo ritual costuma ser associado, frequentemente, aos estudos que enfocavam os princpios religiosos de sociedades mais totmicas, primitivas, maneira pela qual a televiso costuma levar ao ar programas que descrevem cenas ritualsticas como bizarras, esteretipos que exemplificam claramente uma viso etnocntrica sobre esse assunto, processos que o enfatizam negativamente, ao invs de destacar sua reputao positivamente, como um processo de significao social notria (MC LAREN, 1992, p. 47), capazes de carregar significaes conotativas de regenerao, limpeza e purificao; energia e luz para a nova vida; disciplina, organizao; sacrifcio, mor te e novo nascimento; novo estado e misso. Hoje, torna-se ex tremamente impor tante o dilogo entre as culturas par ticipantes da escola e as necessidades da populao, por meio da elaborao e efetiva ao de trabalhos entre os jovens, que, de cer ta maneira, possam provocar neles reflexes e aler t-los para a experincia de vida. natural que a escola, em meio a esse emaranhado de acontecimentos, receba pessoas de vrios lugares, o que a torna um espao multicultural, composto por crenas e saberes de diversas etnias e culturas. Como cada grupo social tem suas prprias caractersticas, sentimentos e interesses prprios do lugar onde vivem e convivem, os jovens mapinhanenses, por exemplo, mesmo sendo de uma sociedade rural, com pouco acesso aos computadores e a mdia, possuem

aparelhos celulares, fato que os permite acessar, mesmo que precariamente, o mundo miditico. Talvez haja, nesse momento, uma possvel mudana de atitudes em relao aos ritos da cultura tshwa. Mc Laren (1992), ao se referir aos rituais de resistncia, os define como rituais de conflito, que transformaro os alunos em combatentes e antagonistas com o objetivo de subver ter as regras e padres impostos pela escola e pela sala de aula. So rituais conscientes que do um feedback s instrues do sistema educacional. Nesses termos, ao destacar a indisciplina, os jovens esto demonstrando, de maneira ritualizada, que a sala de aula, especificamente, deve rever seus conceitos e prticas. CONSIDER AES FINAIS A sociedade necessita do jovem para assumir aes no futuro, contudo, preciso que ele viva o presente. E ele mesmo quem mostra, de maneira ritualstica, uma linguagem que talvez demonstre um caminho a ser seguido por seus mestres no sentido de melhorarem ainda mais a forma de educar. Resta saber o que fazer com as evidncias de que a escola lida de maneira errnea com o universo juvenil. Espera-se que, num futuro prximo, ele possa ser compreendido e entendido em suas dimenses ideolgicas, para que mais vozes par ticipem do processo educativo. Para tanto, no se deve erradicar os rituais de sala de aula, mas ao contrrio, preciso l-lo e entend-lo como um momento, um limiar de passagem, um rito que demonstra o que a prpria escola deve fazer. E enquanto os mestres atuais no fizerem algo

84

por seus nefitos, o ritual ser repetido pela necessidade de sua existncia. A escola uma instituio, de um modo geral, vtima dela mesma. As dificuldades, as situaes de conflitos e a necessidade de adaptao e de atualizao devem, de fato, serem lidas, vistas e repensadas. Esperamos que a anlise feita possa servir, de alguma maneira, para novas leituras e reflexes. Por isso ela no termina aqui. Ela se despede, com a cer teza de novas paragens, novos encontros e novas indagaes: quais os smbolos demonstrados em uma sala de aula? Como a sociedade e a escola enxergam os jovens e seus rituais? Como a sociedade se v? Referncias AD GENTES/LEIGOS MISSIONRIOS DA CONSOLATA. Nza Ku Bonga. In: Entre povos. Leigos Missionrios da Consolata, 2004. 1 CD (35min). Faixa 5. ARAJO, Tarso. O fim da faca. O pas campeo mundial da ex tirpao de clitris torna a prtica ilegal, mas esse costume est longe de acabar. Revista Superinteressante, So Paulo, outubro de 2007, Edio 244, p. 45-50. CAZENEUVE, Jean. Sociologia do rito. Por to: Rs, [19__]. CHIZIANE, Paulina. Niketche. 4. ed. Maputo: Ndjira, 2006, 334 p. DIAS, Patrcia Regina Corra. As personas juvenis e os rituais na escola: um estudo em duas escolas da rede agostiniana; Brasil - Belo Horizonte - Barreiro e frica - Moambique Mapinhane. 2009. 157 f. Disser tao (Mestrado em Educao) - Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, Programa de Ps-Graduao em Educao, Belo Horizonte, 2009.

DURKHEIM, Emile. Sociologia, Educao e Moral. Por to: Rs, 1984. DURKHEIM, Emile. Da diviso do trabalho social; As regras do mtodo sociolgico; o suicdio; as formas elementares da vida religiosa. mile Durkheim; seleo de tex tos de Jos Ar thur Giannot ti; tradues de Carlos Alber to Ribeiro de Moura et al. So Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores). DURKHEIM, Emile; RODRIGUES, Jos Alber tino. Emile Durkheim: Sociologia. 2 ed. So Paulo: tica, 1984. (Grandes Cientistas Sociais 1). GENNEP, Arnold van. Os ritos de passagem. Petrpolis: Vozes, 1978. HERNANDEZ, Leila M. G. A frica na sala de aula: visita histria contempornea. So Paulo: Selo Negro, 2005. LIMA-MESQUITELA, Augusto; MARTINEZ, Benito; FILHO, Joo Lopes. Introduo antropologia cultural. Lisboa: Editorial Presena, 1991. MALINOWSKI, Bronslaw. Argonautas do Pacfico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquiplagos da Nova Guin Melansia. 2. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1978. MARTINEZ, Francisco Lerma. El Pueblo Tshwa de Mozambique. Espaa: Ediciones Laborum, 2005. MC LAREN, Peter. Rituais na escola. Em direo a uma economia poltica de smbolos e gestos na educao. Trad. Juracy C. Marques e ngela M. B. Biaggio. Petrpolis: Vozes, 1991.

85

TOSTA, Sandra de Ftima Pereira. A missa e o culto vistos do lado de fora do altar: religio e vivncias cotidianas em duas comunidades eclesiais de base do bairro Petrolncia, Contagem, MG. 1997. 372f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) Depar tamento de Antropologia Social da FFLCH, Universidade de So Paulo, 1997. TURNER, Victor Wit ter. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura; Trad. De Nancy Campi de Castro. Petrpolis: Vozes, 1974. VARAGNAG, Andr. As categorias de idade numa sociedade tradicional. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

86

Potrebbero piacerti anche