Sei sulla pagina 1di 9

Cobit 4.

1 - Questes Cesgranrio (2010 a 2012)

Professor Gledson Pompeu


gledson.pompeu@gmail.com

Acesse nosso site em


WWW.DOMINANDOTI.COM.BR

Verses atualizadas de notas de aula e listas de exerccios Turmas em Braslia, na sua cidade, e cursos online

Dicas e macetes de estudo, indicaes de bibliografia, etc.

Edies publicadas, lanamentos e promoes

Questes inditas, ranking de notas e correes em vdeo

Interao direta entre estudantes e com os professores


Curta o Dominando TI no facebook.com/DominandoTI

QUESTES COBIT - CESGRANRIO - 2010 a 2012

Atualizado em 12/02/2013

Governana de TI COBIT
Estrutura e Caractersticas Gerais
(Petrobrs 2010 Eng. SW) Questo 43- A respeito de Governana de TI, analise as afirmaes abaixo. I Segundo o COBIT, os Recursos de TI so gerenciados por Processos de TI para atingir Requisitos de TI. II O uso sistemtico do COBIT como modelo de gesto acarreta benefcios para a organizao, como a viso clara dos processos de TI e de seus pontos de vulnerabilidade. III No COBIT, integridade, confidencialidade e conformidade so requisitos de negcio. correto o que se afirma em (A) II, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas (E) I, II e III. (Petrobrs 2010 Eng. SW) Questo 45 A empresa KPT utiliza o COBIT 4.0 como modelo de melhoras prticas para governana de TI. Seus processos prioritrios, em conformidade com esse modelo adotado, esto no nvel de maturidade 3. Isso significa que seus processos (A) ainda no seguem um padro de regularidade. (B) seguem um padro de regularidade, mas dependentes do conhecimento dos indivduos. (C) so monitorados e medidos quanto conformidade com os procedimentos. (D) so padronizados, documentados e comunicados (E) j so medidos, mas no comunicados. (Petrobrs 2010/2 Eng. SW) Questo 69 O atual desafio do administrador da rea de Tecnologia da Informao (TI) projetar e gerenciar a tecnologia para ajudar a empresa a construir vantagem competitiva. Nesse sentido, o COBIT apoia a governana de TI com uma metodologia para garantir que ocorram (A) compartilhamento de viso, ciclo de vida de sistemas, gesto de capital humano, gesto de riscos, mensurao de resultados. (B) alinhamento estratgico, entrega de valor, gesto de recursos, gesto de risco, mensurao de desempenho (C) alinhamento estratgico, gesto de recursos humanos, gesto de risco, gesto de continuidade do negcio, acompanhamento de desempenho. (D) gesto de mudanas, gesto de capacidade, gesto financeira, gesto de continuidade dos servios de TI, gesto de disponibilidade. (E) compartilhamento de viso, gesto de capacidade, gesto financeira, gesto de continuidade dos servios de TI, gesto de disponibilidade. (Petrobrs 2010/2 Eng. SW) Questo 70 A governana de TI est voltada para apoiar a organizao de forma que ela obtenha todas as vantagens das informaes que dispe, maximizando benefcios, reduzindo riscos, capitalizando oportunidades e ganhando poder competitivo. A implementao de COBIT 4.0, como um modelo de governana de TI, deve (A) verificar a compatibilidade das tecnologias de informao utilizadas pela instituio com esse modelo de governana.
Professor Gledson Pompeu - gledson.pompeu@gmail.com 3

(B) distinguir a monitorao do desempenho e do nvel de competitividade como atividade final dos processos. (C) ser evitada em organizaes privadas que buscam atender regulao de TI em reas como privacidade de informaes e relatrios financeiros, conforme a Lei Sarbanes-Oxley. (D) prover o uso de uma linguagem comum com termos e definies geralmente entendidos por todas as partes interessadas (E) focalizar, na mensurao de desempenho, a satisfao do cliente como resultado dos custos envolvidos no processo. (Petrobrs 2010/2 Infraestrutura) Questo 59 Considere as afirmaes abaixo sobre Governana de TI. I H uma preocupao crescente com o aumento dos gastos em TI, o retorno de investimentos nessa rea e o alinhamento com as atividades de negcio, aumentando a importncia da governana. II So aspectos fundamentais da governana de TI: controle, valor e risco. III As disciplinas de ITIL referentes ao gerenciamento de servios esto divididas em desenvolvimento de sistemas e suporte. IV Um plano estratgico de TI deve ser considerado ad hoc quando a sua necessidade ainda no conhecida pela Direo de TI. Esto corretas as afirmaes (A) I e II, apenas (B) I e IV, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. (Petrobrs 2011 Eng. SW) Questo 58 O COBIT suporta a governana de TI provendo uma metodologia para assegurar que a rea de TI esteja alinhada com os negcios, habilite o negcio e maximize os benefcios, use os recursos de TI com responsabilidade e os riscos de TI apropriadamente. Entre os quatro tipos de recursos de TI definidos no modelo COBIT NO se encontra o recurso (A) aplicativos. (B) infraestrutura. (C) investimentos (D) pessoas. (E) informaes. (BR Distribuidora 2012 - Infraestrutura) Questo 25 - Entre os critrios de informao definidos no COBIT 4.1, a conformidade est associada (A) adequao da informao entregue aos executivos da organizao para fins do exerccio de suas responsabilidades. (B) fidedignidade da informao em relao aos valores do negcio e suas expectativas. (C) aderncia a leis, regulamentos e contratos, aos quais o processo de negcio est sujeito (D) relevncia, consistncia e prazo de utilidade da informao para benefcio do negcio. (E) gerao de uso dos recursos de maneira mais produtiva e econmica. (BR Distribuidora 2012 - Infraestrutura) Questo 42 - Para satisfazer os objetivos de negcio de uma empresa, segundo o CobiT 4.1, a informao deve atender a critrios de controle, que so:

QUESTES COBIT - CESGRANRIO - 2010 a 2012

Atualizado em 12/02/2013

(A) excelncia, efetividade, entrega ao usurio, segurana, conformidade, disponibilidade e qualidade. (B) efetividade, eficincia, confidencialidade, integridade, disponibilidade, conformidade e confiabilidade (C) eficincia, entrega ao usurio, continuidade, segurana, confidencialidade, conformidade, disponibilidade e qualidade. (D) eficcia, entrega ao usurio, continuidade, segurana, conformidade, disponibilidade e qualidade. (E) eficcia, eficincia, excelncia, segurana, integridade, confidencialidade e disponibilidade. (BR Distribuidora 2012 Desenvolvimento Java) Questo 23 Segundo o COBIT 4.1, um indicador de performance de um servio de TI mede o (A) ndice de sucesso de um objetivo. (B) nvel de maturidade de um processo. (C) histrico dos requisitos de negcio. (D) andamento do atingimento de um objetivo (E) resultado de um objetivo. (BR Distribuidora 2012 Desenvolvimento Java) Questo 24 Analisando o seu ambiente de trabalho em uma empresa, um analista de sistemas verificou que os procedimentos estavam padronizados, documentados e comunicados atravs de treinamento. Que nvel de maturidade de processos est associado com essa situao no COBIT 4.1? (A) Nvel 3 definido (B) Nvel 2 repetvel. (C) Nvel 4 gerenciado. (D) Nvel 1 inicial. (E) Nvel 5 otimizado. (BR Distribuidora 2012 Telecomunicaes) Questo 36 - De acordo com o COBIT 4.1, indicadores de resultado medem o(a) (A) atingimento de um objetivo (B) nvel de maturidade de um processo. (C) andamento futuro de um objetivo. (D) performance de um processo. (E) efetividade do uso dos servios de TI. (BR Distribuidora 2012 Telecomunicaes) Questo 37 Sejam as seguintes aes descritas na documentao COBIT 4.1 associadas s reas foco da governana de TI: gerenciar apropriadamente aplicativos, informaes, infraestrutura e pessoas; acompanhar a implementao da estratgia, trmino do projeto, uso do balanced scorecards; garantir a ligao entre os planos de negcios e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operaes de TI com as operaes da organizao. Essas aes esto associadas, respectivamente, s seguintes reas foco: (A) Gesto de recursos, Mensurao de desempenho, Alinhamento estratgico (B) Gesto de recursos, Entrega de valor, Gesto de riscos. (C) Entrega de valor, Gesto de riscos, Alinhamento estratgico. (D) Gesto de riscos, Mensurao de desempenho, Entrega de valor. (E) Alinhamento estratgico, Entrega de valor, Gesto de recursos.

(Casa da Moeda 2012 Gesto de TI) Questo 15 - A misso do COBIT (A) promover o desenvolvimento da padronizao e das atividades relacionadas qualidade com o objetivo de facilitar a troca ou comercializao de produtos e servios e desenvolver cooperao na esfera intelectual, cientfica, tecnolgica e econmica. (B) promover a segurana da informao, seus objetivos gerais, seu escopo e a importncia dessa segurana como um mecanismo que possibilite o compartilhamento de informaes. (C) criar um padro para gerenciar a maioria dos projetos, na maior parte das vezes, em vrios tipos de setores de indstria, e descrever os processos, as ferramentas e tcnicas de gerenciamento de projetos usados at a obteno de resultados bem sucedidos. (D) pesquisar, desenvolver, publicar e promover um modelo de governana de TI atualizado e internacionalmente reconhecido para ser adotado por organizaes (E) definir as atividades de TI em um modelo que no orientado por processos com o objetivo de aumentar a flexibilidade na gesto de TI e garantir a governana adequadas dos negcios. (Casa da Moeda 2012 Gesto de TI) Questo 18 - A respeito do COBIT, NO procede a afirmao de que (A) suas prticas influenciam diversas reas de uma organizao, sem se restringir ao setor de TI. (B) uma de suas principais caractersticas a orientao para negcios. (C) um dos seus objetivos avaliar as organizaes em relao s suas prticas gerenciais relacionadas com a tecnologia da informao. (D) o modelo foi desenvolvido com forte nfase em controles. (E) o modelo de maturidade genrico possui 3 nveis (Liquigs 2012 Analista de Infraestrutura) Questo 49 - Quais so as reas foco da governana de TI, segundo o Cobit 4.1? (A) Viso estratgica; planejamento e organizao; anlise de riscos; entrega de valor agregado de TI; monitoramento e controle. (B) Planejamento e organizao; aquisio; implantao; entrega; suporte e monitoramento. (C) Alinhamento estratgico; entrega de valor; gesto de recursos; gesto de riscos; mensurao de desempenho (D) Processos; controles; desempenho; monitorao; gerenciamento de metas. (E) Metas e objetivos dos processos; papis e responsabilidades; repetibilidade dos processos; polticas e procedimentos. (Liquigs 2012 Analista de Sistemas) Questo 58 - Os recursos de TI, identificados no COBIT, so definidos como (A) aplicativos, informaes, infraestrutura e pessoas (B) aplicativos, informaes, projetos e pessoas. (C) aplicativos, projetos, infraestrutura e pessoas. (D) projetos, aplicativos, informaes e pessoas. (E) projetos, informaes, infraestrutura e pessoas.

Professor Gledson Pompeu - gledson.pompeu@gmail.com

QUESTES COBIT - CESGRANRIO - 2010 a 2012

Atualizado em 12/02/2013

(Liquigs 2012 Analista de Sistemas) Questo 60 - So critrios de informao do COBIT, EXCETO (A) efetividade, integridade e confidencialidade. (B) efetividade, conformidade e disponibilidade. (C) eficincia, disponibilidade e confiabilidade. (D) disponibilidade, integridade e confiabilidade. (E) divergncia, integridade e eficincia (Petrobrs 2012 Infraestrutura) Questo 52 - No Cobit 4.1, o processo responsvel pelo gerenciamento do desempenho e da capacidade dos recursos de TI, uma situao na qual necessidades de desempenho so satisfeitas com base nas avaliaes de sistemas individuais e no conhecimento dos profissionais das equipes de suporte e de projeto, indica que nvel de maturidade? (A) Nvel 1 Inicial. (B) Nvel 2 Repetvel (C) Nvel 3 Definido. (D) Nvel 4 Gerenciado. (E) Nvel 5 Otimizado. (Petrobrs 2012 Infraestrutura) Questo 54 - Segundo o Cobit 4.1, tratar com informao relevante e pertinente ao processo de negcio, entregando-a a seus clientes em tempo, de maneira correta, consistente e utilizvel, refere-se a qual critrio da informao? (A) Confiabilidade. (B) Disponibilidade. (C) Eficincia. (D) Excelncia. (E) Efetividade (Petrobrs 2012 Engenharia de Software) Questo 67 - Para dar suporte a diferentes perfis de profissionais, os produtos do COBIT 4.1 foram organizados em uma pirmide de 3 nveis (diagrama com o contedo do COBIT). A quais profissionais se destina o nvel base dessa pirmide? (A) De controles, de segurana e de alta direo. (B) De avaliao, executivos e de alta direo. (C) De avaliao, de controles e de segurana (D) Executivos, de alta direo e de manuteno. (E) Gerentes de negcio, gerentes de tecnologia e executivos. (Transpetro 2012 Infraestrutura) Questo 41 - Um grupo de analistas foi admitido atravs de concurso pblico e encontrou um ambiente desorganizado de TI. Rapidamente, os concursados dividiram as reas de atuao conforme as suas especialidades para implementar processos. Os processos pareciam perfeitamente aderentes s melhores prticas e foram definidos fortemente baseados no conhecimento de cada um dos especialistas concursados. Porm, no houve treinamento ou comunicao para toda a equipe de TI e usurios envolvidos; alm disso os processos so realizados de forma diferente, dependendo da pessoa que os executa. Segundo o Cobit 4.1, qual o novo nvel de maturidade dos processos nesse local, considerando um modelo de maturidade genrico? (A) Inexistente. (B) Ad hoc. (C) Repetvel, porm intuitivo (D) Processo definido. (E) Gerenciado e mensurvel.

Domnios e Processos
(Petrobrs 2010 Infraestrutura) Questo 58 Ao apresentar o resultado de sua consultoria para uma empresa que est implantando um modelo baseado no CobiT, um consultor destacou a necessidade de a empresa ter um sistema justo e equitativo de alocao de custo de TI para o negcio, o que requer avaliao precisa dos custos de TI e acordo com os usurios do negcio sobre uma alocao razovel. Segundo o relatrio, um sistema de alocao justo permite empresa tomar decises mais embasadas sobre o uso dos servios. Qual domnio do CobiT contm processos que podem contribuir para a construo e a operao de um sistema para capturar, alocar e reportar os custos de TI aos usurios dos servios? (A) Entregar e Suportar (B) Planejar e Organizar. (C) Monitorar e Avaliar. (D) Gerenciar e Operar. (E) Adquirir e Implementar. (Petrobrs 2010/2 Eng. SW) Questo 68 Relacione os objetivos de controle de alto nvel de COBIT 4.0 com os domnios a que pertencem na estrutura modelo e que mapeiam as reas de responsabilidade tradicionais de TI. Objetivos de Controle I Definir a Arquitetura da Informao II Habilitar Operao e Uso III Definir e Gerenciar Nveis de Servio IV Prover a Governana de TI V Formar preos Domnios P Adquirir e Implementar Q Entregar e Suportar R Monitorar e Avaliar S Planejar e Organizar A relao correta (A) I S, II P, III Q, IV R (B) I P, II S, III R, V Q. (C) I Q, II P, III T, IV R. (D) I Q, II R,IV S, V P. (E) I P, II Q,III R, IV S. (Petrobrs 2010/2 Infraestrutura) Questo 60 O COBIT define as atividades de TI num modelo genrico de processos divididos em quatro domnios. Esses domnios mapeiam as tradicionais reas de responsabilidade de TI de planejamento, construo, processamento e monitoramento. Entre os conjuntos de processos listados abaixo, qual faz parte do domnio Entregar e Suportar? (A) Gerenciar a capacidade e o desempenho, educar e treinar os usurios e gerenciar a configurao (B) Instalar e homologar as solues e mudanas, gerenciar as mudanas, habilitar a operao e o uso. (C) Instalar e homologar as solues e mudanas, gerenciar as mudanas, assegurar a continuidade de servios. (D) Monitorar e avaliar o desempenho, monitorar e avaliar os controles internos, avaliar e gerenciar os riscos de TI. (E) Determinar o direcionamento tecnolgico, definir os processos, a organizao e os relacionamentos de TI, gerenciar o investimento de TI.

Professor Gledson Pompeu - gledson.pompeu@gmail.com

QUESTES COBIT - CESGRANRIO - 2010 a 2012

Atualizado em 12/02/2013

(Petrobrs 2010/2 Infraestrutura) Questo 62 Na viso da governana corporativa de TI com o modelo COBIT, o domnio de Planejamento e Organizao trata das questes estratgicas. A esse respeito, qual dos processos relacionados abaixo apresenta-se com explicao pertinente? (A) Definir um plano estratgico de TI tem foco na atualizao da empresa com as tendncias futuras da tecnologia. (B) Gerenciar o investimento de TI diz respeito a entender quais solues devem ser vendidas aos clientes. (C) Definir os processos, a organizao e os relacionamentos de TI refere-se ao gerenciamento de recursos humanos da organizao. (D) Comunicar as metas e diretrizes gerenciais passa por um programa de comunicao contnuo apoiado pela direo para articular misso, metas, polticas e procedimentos (E) Gerenciar a qualidade mantm padres que no estejam sujeitos a flutuaes nas necessidades dos clientes. (Transpetro 2011) Questo 49 O processo do COBIT 4.0 Definir um plano estratgico de TI exigido para gerenciar e dirigir todos os recursos de TI, alinhados com as estratgias e prioridades de negcio. Dessa forma, busca-se o controle sobre tal processo que satisfaa os requisitos do negcio para a TI de (A) sustentar ou estender a estratgia de negcio e os requisitos de governana e, ao mesmo tempo, ser transparente quanto aos benefcios, custos e riscos (B) habilitar a empresa a alcanar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponveis e, ao mesmo tempo, identificar oportunidades de diferenciao da empresa no mercado possibilitadas pela TI. (C) responder s necessidades de informao pelos diversos usurios da empresa e, ao mesmo tempo, ser gil em atender aos requisitos, fornecer informao confivel e consistente e integrar completamente as aplicaes nos processos de negcio. (D) dispor de sistemas aplicativos, recursos e capacidades padronizados, integrados, estveis, com boa relao custobenefcio, e, ao mesmo tempo, atendendo aos requisitos atuais e futuros do negcio. (E) ser gil em resposta estratgia de negcio e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos de governana e fornecer pontos de contatos definidos e competentes. (Transpetro 2011) Questo 55 Uma instituio pblica est desenvolvendo sua nova folha de pagamento. A migrao do sistema legado complexa e cheia de potenciais problemas, aparentemente, imprevisveis. Na reunio de governana do projeto, que envolveu equipe tcnica, gerencial, de negcio e fornecedores, estavam todos preocupados em garantir a entrega do sistema. Para tanto, foi discutida a importncia de gerenciar, de forma mais transparente, os riscos do projeto. Os gestores entenderam, ento, que o modelo Cobit seria utilizado como referncia metodolgica para estratgia de TI. A respeito da utilizao das melhores prticas do Cobit neste caso, considere as afirmativas abaixo. I Como o sistema da nova folha de pagamento j est na fase de implantao, a governana necessria no precisar envolver a alta direo, somente a equipe de suporte, conforme os domnios Adquirir e Implementar (AI), e Entregar e Suportar (DS).
Professor Gledson Pompeu - gledson.pompeu@gmail.com 6

II A instituio dever criar um plano estratgico que defina, em cooperao com as partes interessadas relevantes, como a TI contribuir com os objetivos estratgicos da organizao e quais os custos e riscos relacionados, conforme domnio Planejar e Organizar (PO). III A instituio dever focar no processo Avaliar e gerenciar riscos de TI, que um processo vinculado ao domnio Monitorar e Avaliar (ME), de forma que as Iniciativas de governana de TI incluam a adoo de metodologias de controles e boas prticas que ajudem a monitorar erros. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II (C) III. (D) I e II. (E) I e III. (Petrobrs 2011 Eng. SW) Questo 57 O COBIT define as atividades de TI em um modelo de processos genricos com quatro domnios. Esses domnios mapeiam as tradicionais reas de responsabilidade de TI de planejamento, construo, processamento e monitoramento. Os domnios do COBIT so: (A) Planejar e Estimar; Adquirir ou Desenvolver; Implementar e Manter; Avaliar e Monitorar. (B) Planejar e Monitorar; Analisar e Implementar; Entregar e Manter; Avaliar e Monitorar. (C) Planejar e Organizar; Estimar e Orar; Entregar e Suportar; Monitorar e Avaliar. (D) Planejar e Organizar; Analisar e Desenvolver; Implantar e Suportar; Monitorar e Manter. (E) Planejar e Organizar; Adquirir e Implementar; Entregar e Suportar; Monitorar e Avaliar (Petrobrs 2011 Infraestrutura) Questo 54 Com base no COBIT, uma empresa de desenvolvimento criou um conjunto de sistemas integrados, de acordo com o levantamento das necessidades das reas de negcios de uma determinada Instituio. Acompanhando esse trabalho, o gerente de projetos dessa instituio identificou excluses de passos nos domnios de aquisio e implementao e de entrega e suporte. Esse fato provocou uma reunio do grupo de trabalho envolvido no projeto, que determinou os seguintes objetivos principais: Assegurar a satisfao dos usurios finais com as ofertas e nveis de servio. Assegurar o uso apropriado e a performance de aplicativos e tecnologia. Reduzir os defeitos e retrabalhos na entrega de servios e solues. Assegurar o mnimo impacto para os negcios no caso de uma parada ou mudana nos servios de TI. Quais processos de COBIT devem receber esforo prioritrio, considerando a motivao da reunio e os objetivos nela determinados para o grupo de trabalho? (A) Habilitar Operao e Uso; Gerenciar Mudanas; Instalar e Homologar Solues e Mudanas; Definir e Gerenciar Nveis dos Servios (B) Definir os Processos, a Organizao e os Relacionamentos de TI; Gerenciar o Investimento de TI; Adquirir e Manter Software Aplicativo; Monitorar e Avaliar o Desempenho de TI. (C) Gerenciar as Operaes; Gerenciar o Ambiente Fsico; Assegurar Conformidade com Requisitos Externos; Identificar Solues Automatizadas.

QUESTES COBIT - CESGRANRIO - 2010 a 2012

Atualizado em 12/02/2013

(D) Gerenciar o Investimento de TI; Definir um Plano Estratgico de TI; Gerenciar a Qualidade; Adquirir Recursos de TI. (E) Determinar o Direcionamento Tecnolgico; Habilitar Operao e Uso; Gerenciar Central de Servio e os Incidentes; Monitorar e Avaliar o Desempenho de TI. (Petrobrs 2011 Infraestrutura) Questo 55 Analise os seguintes processos de TI, conforme seus objetivos. I Gerenciar as operaes Busca manter a integridade dos dados e assegurar que a infraestrutura de TI possa resistir e se recuperar de erros e falhas, atingindo os nveis de servio operacionais para o processamento programado de dados, proteo das sadas de dados crticos, monitoramento e manuteno da infraestrutura. II Gerenciar o ambiente fsico Busca proteger os ativos de TI e os dados do negcio e minimizar o risco de interrupo nos negcios, provendo e mantendo um ambiente fsico adequado que proteja os recursos de TI contra acesso indevido, danos ou roubo. III Gerenciar os dados Busca otimizar o uso da informao e garantir que a informao esteja disponvel quando requisitada com alto desempenho, de forma integrada, mantendo a sua consistncia e restringindo o seu acesso aos administradores das bases de dados. IV Garantir a segurana dos sistemas Busca manter a integridade da infraestrutura de informao e de processamento e minimizar o impacto de vulnerabilidades e incidentes de segurana, definindo polticas, procedimentos e padres de segurana de TI e monitorando, detectando, reportando e solucionando vulnerabilidades de segurana. Esto de acordo com o COBIT APENAS os que se apresentam em (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) I, II e IV (E) II, III e IV. (BNDES 2011) Questo 61 - O Gerente de Operaes de uma empresa de TI solicitou os contratos relativos s licenas de uso do sistema gerenciador de banco de dados adotado pela empresa. O seu objetivo verificar se todas as cpias instaladas do SGBD esto cobertas pelos contratos, pois, caso contrrio, a empresa estar sujeita s penalidades previstas em lei. A atividade descrita acima est relacionada a um dos objetivos de controle de um dos processos do domnio Entregar e Suportar (DS) do COBIT. Que processo esse? (A) Gerenciar os Dados. (B) Monitorar e Avaliar os Controles Internos. (C) Gerenciar a Configurao (D) Assegurar a Conformidade com Requisitos Externos. (E) Adquirir e Manter Infraestrutura de Tecnologia. (BNDES 2011) Questo 62 - Seja o seguinte objetivo de controle: Manter um dicionrio de dados corporativos que incorpore as regras de sintaxe de dados da organizao. A qual processo do domnio Planejar e Organizar do COBIT est associado este objetivo de controle? (A) Determinar as Diretrizes da Tecnologia. (B) Definir os Processos, Organizao e Relacionamentos de TI. (C) Definir um Plano Estratgico de TI. (D) Definir a Arquitetura da Informao (E) Gerenciar a Qualidade.
Professor Gledson Pompeu - gledson.pompeu@gmail.com 7

(Liquigs 2012 Administrador de Bancos de Dados) Questo 67 - A gesto de identidade no processo de garantir a segurana dos sistemas, segundo o Cobit 4.1, est voltada para (A) assegurar que o controle de acesso de usurios a sistemas seja realizado como uma poltica corporativa geral, sem o envolvimento de proprietrios de dados ou sistemas. (B) assegurar a identificao de todos os usurios e suas atividades nos sistemas de modo exclusivo, definindo os seus direitos de acesso aos sistemas e dados, em conformidade com as necessidades dos negcios e com os requisitos da funo (C) definir e comunicar claramente os riscos potenciais de segurana de cada papel de usurio para que possam ser criadas polticas corporativas adequadas de acesso informao. (D) definir as tecnologias que sero utilizadas para identificar usurios, em cada um dos sistemas e, separadamente, na infraestrutura, designando onde sero utilizados recursos, como senhas ou identificao biomtrica. (E) identificar os usurios dos sistemas e da infraestrutura das reas de negcio e TI de modo individual, gerenciando separadamente os que dispem de acesso privilegiado, como administradores, para garantia da segurana corporativa. (Liquigs 2012 Administrador de Bancos de Dados) Questo 70 - Segundo o Cobit 4.1, o processo focado em estabelecer um modelo de dados de negcio, que incorpore um esquema de classificao de dados para assegurar integridade e consistncia de todos os dados, o de (A) Definir arquitetura da informao (B) Garantir a segurana dos sistemas. (C) Gerenciar configurao. (D) Gerenciar os dados. (E) Monitorar e avaliar controles internos. (Liquigs 2012 Analista de Infraestrutura) Questo 48 Segundo o Cobit 4.1, para o processo de instalar e homologar solues e mudanas, quais atividades o proprietrio dos processos de negcios responsvel por realizar junto com o responsvel pelo desenvolvimento? (A) Confeccionar e revisar o planejamento de implantao. (B) Definir e revisar a estratgia de testes e a metodologia de planejamento de testes operacionais. (C) Confeccionar e manter um repositrio de requisitos tcnicos, de negcios, alm de testes realizados em sistemas homologados. (D) Fornecer o ambiente de testes e conduzir os testes finais de aceitao (E) Recomendar a migrao para produo baseada nos critrios de homologao acordados. (Liquigs 2012 Analista de Infraestrutura) Questo 52 - Uma auditoria em determinada empresa identificou que as aplicaes ficavam indisponveis por muito tempo e tinham muitas correes devido a testes inadequados, sem planos de testes documentados e aprovados. Em qual domnio do Cobit 4.1 esto definidos os controles relativos s melhores prticas que resolvem essa situao?

QUESTES COBIT - CESGRANRIO - 2010 a 2012

Atualizado em 12/02/2013

(A) Planejar e Organizar. (B) Adquirir e Implementar (C) Entregar e Suportar. (D) Monitorar e Avaliar. (E) Testar e Homologar. (Liquigs 2012 Analista de Infraestrutura) Questo 53 - O controle sobre o processo Comunicar Metas e Diretrizes Gerenciais do domnio Planejar e Organizar do Cobit 4.1 obtido atravs da (A) definio de uma estrutura de controle de TI, do desenvolvimento e implementao de polticas de TI e da imposio de polticas de TI (B) reviso de metas de desempenho do pessoal, da definio de metas de performance de TI e da definio de processos de TI. (C) definio de uma estrutura de controle de TI, da criao do comit de prticas e padres de qualidade e da reduo dos riscos de interrupo dos servios . (D) realizao de avaliaes e mitigaes de risco de TI, da criao de planos de ao para soluo de problemas de TI e da publicao de diretrizes de gesto de projeto de TI. (E) da especificao de requisitos de negcio alinhados com a estratgia de TI, da definio de objetivos de TI e da divulgao de metas de TI. (Liquigs 2012 Analista de Sistemas) Questo 59 - A orientao de negcios do COBIT ilustrada em um modelo de TI subdividido nos domnios (A) Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar (B) Planejar e Organizar, Confirmar, Entregar e Suportar e Qualificar. (C) Entender, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar. (D) Entender, Explorar, Adquirir e Implementar e Suportar e Monitorar. (E) Iniciar, Adquirir e Implementar, Confirmar e Monitorar e Avaliar. (Transpetro 2012 Infraestrutura) Questo 42 - Segundo o Cobit 4.1, no processo Entregar e Suportar, necessrio definir e gerenciar nveis de servio. Como isso alcanado de forma otimizada? (A) Assegurando a independncia entre nvel de servio e projetos individuais de TI. (B) Formalizando acordos de nveis de servios internos e externos alinhados com os requisitos de negcio e com a capacidade de entrega (C) Buscando restabelecer a disponibilidade das falhas de servios reincidentes rapidamente, desvinculado da sua causa raiz. (D) Planejando e otimizando processos de reviso do planejamento estratgico, alinhando-o com o catlogo de servios. (E) Garantindo que as mtricas de desempenho e capacidade reflitam as metas de TI.

Professor Gledson Pompeu - gledson.pompeu@gmail.com

QUESTES COBIT - CESGRANRIO - 2010 a 2012

Atualizado em 12/02/2013

Governana de TI COBIT
Estrutura e Caractersticas Gerais
(Petrobrs 2010 Eng. SW) Questo 43 D (Petrobrs 2010 Eng. SW) Questo 45 D (Petrobrs 2010/2 Eng. SW) Questo 69 B (Petrobrs 2010/2 Eng. SW) Questo 70 D (Petrobrs 2010/2 Infraestrutura) Questo 59 A (Petrobrs 2011 Eng. SW) Questo 58 C (BR Distribuidora 2012 - Infraestrutura) Questo 25 C (BR Distribuidora 2012 - Infraestrutura) Questo 42 B (BR Distribuidora 2012 Desenvolvimento Java) Questo 23 D (BR Distribuidora 2012 Desenvolvimento Java) Questo 24 A (BR Distribuidora 2012 Telecomunicaes) Questo 36 A (BR Distribuidora 2012 Telecomunicaes) Questo 37 A (Casa da Moeda 2012 Gesto de TI) Questo 15 D (Casa da Moeda 2012 Gesto de TI) Questo 18 E (Liquigs 2012 Analista de Infraestrutura) Questo 49 C (Liquigs 2012 Analista de Sistemas) Questo 58 A (Liquigs 2012 Analista de Sistemas) Questo 60 E (Petrobrs 2012 Infraestrutura) Questo 52 A (Petrobrs 2012 Infraestrutura) Questo 54 E (Petrobrs 2012 Engenharia de Software) Questo 67 C (Transpetro 2012 Infraestrutura) Questo 41 C (!!!)

Domnios e Processos

(Petrobrs 2010 Infraestrutura) Questo 58 A (Petrobrs 2010/2 Eng. SW) Questo 68 A (Petrobrs 2010/2 Infraestrutura) Questo 60 A (Petrobrs 2010/2 Infraestrutura) Questo 62 D (Transpetro 2011) Questo 49 A (Transpetro 2011) Questo 55 B (Petrobrs 2011 Eng. SW) Questo 57 E (Petrobrs 2011 Infraestrutura) Questo 54 A (Petrobrs 2011 Infraestrutura) Questo 55 D (BNDES 2011 - Desenvolvimento) Questo 61 C (BNDES 2011 - Desenvolvimento) Questo 62 D (Liquigs 2012 Adm. de Bancos de Dados) Questo 67 B (Liquigs 2012 Adm. de Bancos de Dados) Questo 70 A (Liquigs 2012 Analista de Infraestrutura) Questo 48 D (Liquigs 2012 Analista de Infraestrutura) Questo 52 B (Liquigs 2012 Analista de Infraestrutura) Questo 53 A (Liquigs 2012 Analista de Sistemas) Questo 59 A (Transpetro 2012 Infraestrutura) Questo 42 B

Professor Gledson Pompeu - gledson.pompeu@gmail.com

Potrebbero piacerti anche