Sei sulla pagina 1di 15

Virilidade e o corpo militar

Rosemeri Moreira

Resumo
Este artigo uma reflexo sobre o corpo militar e as construes discursivas que incidem sobre os corpos pensados como femininos e masculinos e que se encontram historicamente classificados atravs da dicotomia ausncia/presena da capacidade viril. A premissa da no virilidade, que at o incio do sculo XX exclua o corpo de mulheres do mundo da caserna, ser utilizada nas justificativas simblicas da necessidade de incluso de mulheres nesse espao, como forma de humanizar, civilizar e modernizar as foras policiais e as foras armadas. Este texto reflete sobre o corpo do guerreiro, a eroso e/ou transformao da virilidade ocidental no sculo XX e o discurso maternalista como base comum da incluso do feminino nas atividades militares e policiais. Palavras-chave: Corpo. Virilidade. Gnero.

A capacidade guerreira uma das principais caractersticas histricas da percepo sexual dimrfica1 do corpo no mundo ocidental: ser homem ou ser mulher se inscreve de forma excludente na sua presena ou ausncia. Mesmo estando afastadas simbolicamente da instituio da guerra, a presena constante de mulheres nos mais diversos combates e conflitos armados (CAIRE, 2002) exemplifica a percepo do gnero que incide sobre a capacidade/incapacidade do corpo; sua dualidade sexual dentro da viso anatomoclnica e o encarceramento corporal do feminino e masculino, entre si pensados como excludentes. O debate atual sobre o corpo como objeto de pesquisa, para David Le Breton (2006, p. 9), est relacionado emergncia do feminismo do final da dcada de 1960, revoluo sexual e crtica do esporte.

Doutoranda e bolsista Capes do Programa de PsGraduao em Histria da UFSC pesquisando sobre os seguintes temas: Gnero, Foras Policiais, Foras Armadas e Histria do corpo. Integrante do Laboratrio de Estudos de Gnero e Histria da Universidade Federal de Santa Catarina. Recebido em 5/11/2010 - Aprovado em 1/12/2010 Publicado em agosto de 2011

321
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

Longe de negar a materialidade do corpo e/ou do sexo, atenho-me perspectiva dos historiadores que tm por preocupao historicizar as mudanas e permanncias de significaes e percepes que dele os agrupamentos humanos constroem. Mesmo compactuando da concepo de que o corpo uma fico, um conjunto de representaes mentais, uma imagem inconsciente que se elabora, se dissolve, se reconstri atravs da histria do sujeito, com a mediao dos discursos sociais e dos sistemas simblicos (CORBIN, 2008, p. 9), enfatizo a objetividade historicamente localizada dessa ficcionalidade. Ao pensar o corpo militar, atenho-me preocupao com os significados do corpo viril postos em xeque no momento da incluso de mulheres em espaos considerados construtores da masculinidade; considerando tambm que o espao da guerra, enquanto instituio, abarca tanto a atividade militar propriamente dita quanto a atividade policial. Raymond Caire (2002), ao discutir a presena de mulheres nos exrcitos e nas batalhas desde a Idade Antiga, aponta a resistncia institucional das Foras Armadas da Inglaterra, Frana, EUA, Canad e Alemanha, aps a Segunda Guerra Mundial, concesso do estatuto de militares s mulheres. Sendo precocemente convocadas como auxiliares dos exrcitos no incio do sculo XX, em razo do avano do militarismo nacionalista e belicista, a presena de mulheres em atividades militares negada em termos simblicos, mais do que propriamente fsicos.

Entretanto, mesmo que o status de militares no tenha sido, a princpio, estendido s mulheres, essa presena reatualizou as leituras do dimorfismo corporal, pautado em atribuies e qualificaes distribudas conforme uma descrio anatmica e fisiolgica. importante assinalar que, a despeito da participao de mulheres em uma gama diversificada de funes,2 muito alm daquelas usualmente apropriadas ao feminino,3 a funo de enfermeira permanece frente na memria coletiva, referente participao de mulheres nas guerras de massa do sculo XX.4 A maior parte dessas mulheres executou atividades sem vencimentos, sem o status e sem as prerrogativas legais dos militares, mesmo tendo desenvolvido trabalhos militarizados prximas e/ou inseridas no front. Alm de atuarem como combatentes (QUETL, 2009), extrapolando o limite ltimo da fronteira do gnero, as mulheres assumiram tarefas policiais nos pases beligerantes, passando, paulatinamente, a compor os quadros policiais. Diferentemente das Foras Policiais, finda a guerra, as Foras Armadas fechar-se-iam concesso da participao de mulheres em seus quadros como militares, mesmo tendo continuado a se utilizar dessa fora de trabalho em larga escala. A conquista simblica da caserna nas Foras Armadas dar-se-ia, como j dito, somente no final do sculo e de forma parcial, uma vez que as atividades de combate permanecem relacionadas ao contingente masculino (MATHIAS, 2009; DONATIO; MAZZOTA, 2009). A interpretao biologicista da fora versus fragilidade permanece fortemente nas

322
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

percepes sobre os corpos, a despeito da transformao radical da prtica da guerra, da tecnologia e das tcnicas de combate. A ideia de militar militarismo e militarizao pressupe enfoques que se entrelaam. Primeiro, externamente, como a funo/organizao e capacidade para a guerra, a arte de se sobrepor com a utilizao da fora, a capacidade para a ao. Segundo, pensado internamente a partir dos aspectos fundantes da disciplina e da hierarquia: a autoridade baseada na situao de guerra contra o inimigo5 que precisa ser neutralizado e o medo de ser contra6 (ser o inimigo) e deixar de fazer parte do grupo. A militarizao fundase no sentido da unicidade, ao mesmo tempo em que cria o sentido da diferenciao:
Para que um grupo se veja enquanto tal, ele dever perceber-se distinto de outros grupos. Esta percepo de um grupo como identidade e unicidade se forma a partir de uma representao subjetiva mnima, traduzida em termos objetivos comuns ou tarefas compartilhadas entre seus membros, traduzida em termos de objetivos comuns e que adquirem uma significao naquele contexto social (MENUCCI, 1996, p. 171).

A entonao da voz clara e firme; o olhar direcionado para o horizonte, e no para baixo; uma postura correta, e no curvada; uma certa densidade corporal tnus muscular, relao peso x altura equilibrada, uma noo rgida de higiene corporal , usar os cabelos curtos, o uniforme impecavelmente limpo, fazer a barba todos os dias (mesmo os imberbes); um linguajar prprio [...]. O senso de honestidade e retido de carter; a preocupao com as causas nobres e elevadas [...]; o esprito de renncia e o desapego a bens materiais; o respeito ordem, disciplina e hierarquia [...], uma vida levada ao ar livre, saudvel, mais natural (2004, p. 45-46).

O perceber-se enquanto grupo no interior das profisses militares, segundo Celso Castro (2004, p. 34), tem por base, principalmente, a crena na superioridade fsica e moral de seus integrantes, uma representao coletiva que forja coeso e homogeneidade. A ideia de minoria dos melhores, marcada pelo distanciamento com os paisanos, perceptvel nessa representao de nobreza e altivez moral que se funda no corpo. Nas palavras de Castro, o militar caracterizado por:

A crena de viver de maneira correta e possuir as qualidades descritas diferenciam e hierarquizam militares e civis. A coeso interna se d pela percepo de si como diferentes e melhores. O corpo militar construdo por meio desse processo de disciplinarizao intensa do corpo-instituio, do corpo-individual e dos valores condizentes ao militarismo.7 O detalhamento do corpo, as mincias dos regulamentos, o olhar esmiuante das inspees, o controle das mnimas parcelas da vida e do corpo, conforme Michel Foucault (1987, p. 121), distribuem os indivduos no espao que os definem, tanto pelo lugar que ocupam quanto pela distncia demarcada com o outro. A hierarquizao pautada na aceitao tcita da subordinao a sujeio disciplina militar, a qual, por sua vez, possibilita a instrumentalizao do corpo: corpo-arma, corpo-instrumento, corpomquina.8 Os corpos colocados numa relao de codificao/decodificao de sinais que exigem uma resposta obrigatria: 323

Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

Entre o corpo e o objeto que o manipula, o poder vem se introduzir, amarra-os um ao outro (FOUCAULT, 1987, p. 130). O controle dos gestos e a economia dos movimentos regularizam o corpo material e simblico dos militares. Traduzido como espao eminentemente masculino, o militarismo e a virilidade encontram-se entrelaados como a capacidade para a guerra, para a ao, para a violncia. Stphane Audoin-Rouzeau assinala que o afastamento simblico do corpo das mulheres dos combates uma invariante universal que em todas as sociedades humanas afasta o corpo das mulheres do porte das armas [...] de toda possibilidade de agresso barreira anatmica que provoque derramamento de sangue (2008, p. 414). Pela leitura sexual dimrfica e biologicista, a capacidade de suportar e infligir violncia, necessria ao combate, encontra-se encarcerada no corpo de homens. Corpo esse biologicamente pensado como detentor de fora fsica e tambm fora moral de proteger os demais corpos carentes de virilidade: os corpos infantis, os corpos das mulheres e os corpos envelhecidos. Helena Carreiras (2009) discute o processo em que os termos masculinidade e militar foram plasmados numa grelha simblica, que dicotomiza a relao mulheres-paz e homens-guerra. Processo em que a imagem do outro-mulher, mesmo que no unvoca, desempenha um papel crucial na definio de militar como alteridade referencial. A ideia de mulher, segundo a autora, cristalizada pela sua ausncia, constitui um elemento estruturante do universo simblico da cultura militar.

A experincia da guerra total, inaugurada no sculo XX, trouxe em seu bojo a eroso dessa composio de masculinidade vinculada potncia viril e ensaiou a presena de corpos de mulheres em atividades alm das funes prprias s representaes do feminino. Mulheres passaram a assumir papis proibidos como a militarizao (CAPDEVILA, 2005, p. 87), atuando no campo de batalha da guerra propriamente dita, na resistncia, nas guerrilhas (WOLFF, 2007) e, como j dito, nas foras policiais dos Estados nacionais. Como o interdito violncia, presente nas representaes sobre o corpo das mulheres, amenizado ou nuanado a ponto de permitir a existncia de um corpo militar feminino? Para tentar entender essa mudana necessrio discutir a destruio, ou eroso, da masculinidade viril do corpo militar. Audoin-Rouzeau afirma que a partir de 18609 a experincia corporal do combate se torna uma prova fsica para grande parcela da populao masculina europeia: Uma espcie de norma social (2008, p. 367). O corpo objetivado da medicina10 (explorado, classificado e inventariado) transforma-se em palco de investimento de autocontrole. Processo iniciado na segunda metade do sculo XIX, o treinamento fsico como parte do desenvolvimento pessoal, passa a ser um ponto central da identidade (VIGARELLO, 2008; VIGARELLO; HOLT, 2008). O tema da ascenso social que no indito passa pelo trabalho sobre si, sobre seu corpo. Um corpo malevel e transformvel indefinidamente exacerbado no decorrer do sculo XX. No perodo

324
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

anterior guerra total, as futuras naes beligerantes encontram-se seduzidas, em graus variados, pela cultura militar da ginstica, que numa concepo mais refinada de corpo posta como transformadora da vontade, construtora de tenacidade, da segurana e autocontrole, um body building, na nomenclatura americana, capaz de transformar fraqueza em fora. O trabalho sobre o corpo um trabalho sobre a vontade do indivduo que se reivindica mais senhor de si com a modernidade (VIGARELLO, 2008, p. 220). Corpo como palco de um tornar-se fsico que , ao mesmo tempo, producente de novas prospeces internas, de uma verdade interior. A Alemanha, altamente militarizada, investe na encarnao do povo no corpo (VIGARELLO, 2008, p. 230) pela distino conseguida por um treinamento que enrijece tambm o esprito. Demais naes, e principalmente a Frana aps 1870, seguiro esse modelo de busca de sade fsica da raa,11 onde a ginstica se configura como prtica normativa e coletiva do corpo com evidentes fins militares. No sculo XIX a atividade esportiva uma celebrao da potncia masculina (VIGARELLO; HOLT, 2008, p. 452). Entretanto, s mulheres o treinamento do corpo como base de melhoria da raa e fortalecimento do esprito no passou despercebido, mesmo que os discursos mdicos enfatizassem sua fragilidade fsica e indisposio ao esforo. No incio do sculo XX, no caso da Alemanha, esboam-se defesas do treinamento tambm dos corpos das mulheres, baseadas no vis ainda militarista da boa sade reprodutiva. Na Frana percebe-se

a metamorfose do feminino pelas palavras de Alice Milliat: A educao fsica e o esporte dotam as meninas e as moas de uma sade e de uma fora que sem causar dano a sua graa natural, as tornam mais aptas a cumprirem no futuro o dever social que delas se espera (apud VIGARELLO, 2008, p. 226). No sculo XIX a medicina enfatizava a diferena entre os sexos e a impropriedade do esforo fsico e agressividade presentes nos esportes s mulheres, mas no final desse mesmo sculo se esboaram reaes que rejeitavam essa noo de fragilidade e passividade intrnseca. Mesmo que timidamente e a despeito dos discursos declarados de fragilidade fsica, mulheres iniciam o processo de treinamento do corpo pela ginstica e pelo esporte.12 A concepo do corpo como transformvel expande-se na sociedade como um todo, e nem mesmo o discurso de fragilidade fsica inerente ao feminino passa inclume. uma brecha que se abre na fronteira da concepo feminino/masculino do perodo. Sobre a fragilidade intrnseca do corpo das mulheres importante lembrar ainda que mesmo os discursos mdicos e jurdicos no as distanciaram do esforo do trabalho fabril, do trabalho rural e das pesadas atividades domsticas. De qualquer maneira, a abstrao mulheres distanciada da capacidade de esforo fsico e agressividade e tambm da capacidade guerreira. Mas, no decorrer do sculo XX, tanto a concepo de corpo moldvel pelo treinamento quanto a experincia da guerra total modificam esse horizonte. As guerras de massa da primeira metade do sculo XX so postas por di325

Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

versos pesquisadores como espaos transformadores da masculinidade,13 enquanto que para outros o gnero sobremaneira reforado.14 Longe de pensar essas posies como excludentes, defendo que uma se entrelaa na outra, ou seja, a crise de identidade masculina e feminina enseja momentos de reforo do gnero. Luc Capdevila, abordando o contexto francs, defende que houve uma migrao da identidade masculina, pautada no thos guerreiro, para o investimento afetivo na paternidade, em razo da experincia traumtica da Grande Guerra. Para ele, os homens foram pouco a pouco abandonando sua identidade guerreira para, ao contrrio, reforar sua identidade paternal (2007, p. 87), o que veio diminuir sobremaneira o limiar de tolerncia com relao violncia. Contradizendo o contexto francs, Georges Mosse (1996; 1990) afirma que na Alemanha e na Itlia a sociedade se brutalizou e se militarizou mais ainda aps a Primeira Guerra Mundial em busca do homem novo apregoado pelo fascismo. No entremeio da questo, Audoin-Rouzeau aponta que o grande paradoxo do sculo XX foi a destruio do masculino atravs da guerra total e, ao mesmo, tempo a manuteno do thos guerreiro, proclamando no o seu fim, mas as diversas maneiras de sua eroso. Para o autor, o esteretipo do guerreiro ocidental estava ligado, h muito tempo desde o sculo XVIII , concepo de virilidade moderna para sair to facilmente de cena (2008, p. 394), mesmo que a atividade do combate tenha perdido toda a glria anterior.

A mutao da guerra da glria eroso do masculino uma experincia do sculo XX. Do porte aos uniformes, antes decorativos e desejosos de visibilidade, passa-se a uma invisibilidade necessria a guerra total invisibilidade exigida tanto na funcionalidade da vestimenta quando na posio corporal do combate. O alcance dos armamentos e a capacidade de destruio tcnica inauguram na Primeira Guerra Mundial o corpo do soldado rastejantes destitudo das honras da cavalaria uma das armas definitivamente abandonada em detrimento da infantaria e da artilharia. Do corpo em p, do soldado que combate ereto ou, no mximo, ajoelhado, diante de armamentos de alcance reduzido, passa-se ao soldado rastejante.15 Como nos diz melancolicamente Walter Benjamin (1987, p. 198): Numa paisagem em que nada permanecera inalterado, exceto as nuvens, e debaixo delas, num campo de foras de torrentes e exploses, o frgil e minsculo corpo humano. Transformao relativa capacidade tcnica de destruio e que se liga nova concepo de inimigo que precisa ser aniquilado. A mortalidade em massa, inaugurada pela possibilidade tcnica,16 d-se em nome da vida e da sobrevivncia da populao nacional. As perdas humanas em massa deram-se, paradoxalmente, em defesa da vida da populao. Assim como nos afirma Foucault, as guerras j no se travam em nome do soberano a ser defendido; travam-se em nome da existncia de todos; populaes inteiras so levadas a destruio mtua em nome da necessidade de viver (1988, p. 149).

326
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

Marca de uma nova etapa de militarizao das sociedades europeias, essa concepo do inimigo que necessita ser exterminado traz consigo o desaparecimento da fronteira entre combatentes e civis, a noo de guerra contnua17 e a percepo da fragilidade do corpo humano, especialmente na experincia dos combatentes diante da sua vulnerabilidade corporal. O dilaceramento do corpo, tanto do inimigo quanto do aliado, uma experincia ttil, olfativa, visual e auditiva. O contato ttil prolongado nas trincheiras e nos campos com fragmentos dos corpos, o odor dos cadveres, o estampido da artilharia (obuzes, granadas, bombas, metralhadoras e armas diversas) e a assustadora viso do corpo dilacerado fazem parte da experincia da guerra total. Segundo Capdevila (2007) e Audoin-Rouzeau (2008), o mito do guerreiro transforma-se com a diminuio da autoestima pautada na virilidade, marcando a impossibilidade de um retorno glorioso, na maneira de ver a si mesmo, tanto para os derrotados quanto para os vencedores. O fortalecimento do pacificismo aps a Segunda Guerra Mundial contrape-se nobreza do militarismo do final do sculo XIX. Segundo Elaine Showalter, a crise de identidade, tanto masculina quanto feminina, acentuada pelas guerras do sculo XX, anterior a elas. Para a autora, no fin de sicle era visvel a assustadora impossibilidade da sexualidade e os papis sexuais serem contidos dentro dos limites simples e permanentes da distino sexual (1993, p. 22). A incapacidade exposta da sustentao desses papis foi

fonte de ansiedade e tambm de reaes antifeministas, uma vez que a crena nas esferas isoladas, cultuada na maior parte do sculo XIX, era cada vez mais posta prova pelas prprias reivindicaes das mulheres. Considerando a identidade de gnero como sendo referente, relativa e reativa, para Elizabeth Badinter (1993, p. 11), sempre que as mulheres deslocam sua identidade a masculinidade se desestabiliza. As atitudes de valorizao exacerbada da virilidade no fin de sicle foram reaes, ao mesmo, tempo antifeministas e antifemininas, junto ao contexto do imperialismo, que se firmou pela adoo de valores viris como poltica de Estado. Uma Frana efeminada largamente lamentada na literatura e na pintura aps a derrota de 1870 (SHOWALTER, 1993, p. 25). De qualquer forma, a virilidade exacerbada no perodo que precede a guerra total, relacionada como reao feminizao da poltica e da cultura e diante de um contexto imperialista que viriliza a poltica do Estado, sai da experincia da guerra profundamente abalada na percepo dos combatentes. Contrapondo-se a essa anlise de Showalter, para Badinter (1993) as crises anteriores de masculinidade possuram carter limitado, visto que restritas aristocracia e/ou burguesia. No final do sculo XIX, mais extensa e mais profunda, a crise encontraria exutrios sucessivos nas duas grandes guerras mundiais (1993, p. 11) ansiedade masculina. Para a autora, contrariamente a Capdevila (2007), Mosse (1997) e Andoin-Rouzeau (2008),

327
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

as guerras foram espaos de reafirmao da virilidade. Concordando parcialmente com Badinter, os discursos anteriores s guerras propriamente ditas foram firmemente baseados na exaltao da virilidade da nao imperialista. No entanto, a experincia de guerra, tal qual afirmam os autores citados, trouxeram transformaes subjetivas nos combatentes e nas sociedades beligerantes como um todo, que se distanciaram da autoestima viril/militar na composio da masculinidade. Se o sculo XIX, a partir de uma sistemtica explorao efetuada pela medicina, foi uma celebrao potncia do corpo (VIGARELLO, 2008; VIGARELLO; HOLT, 2008) e principalmente do corpo masculino, a experincia da primeira metade do sculo XX aflorou a sensibilidade sobre a fragilidade do corpo junto recusa ao militarismo viril. Ainda sobre a experincia das guerras do sculo XX, o corpo das mulheres, ao mesmo tempo distanciado simbolicamente dos combates, ser instrumento importante de aviltao do inimigo a ser aniquilado. Tal como assinala Audoin-Rouzeau (2008, p. 401), as prticas do sadismo tornaramse banais a partir das guerras totais, em que o corpo do inimigo se transforma num trofu: ossos esculpidos, escalpos, orelhas, crnios e narizes sero souvenirs presentes no butim dos combatentes.18 Banalidade existente nos palcos de guerra com relao ao corpo que condiz a ideia de um outro que deixa de ser humano e passa a ser animalizado e coisificado. Importante enfatizar que, mesmo em contextos prximos como a Guerra do Iraque (RIAL, 2007), o corpo das mulheres continua sendo consi-

derado de forma banal como a encarnao do inimigo. Os estupros perpetrados, longe de serem frutos de psicopatologias individuais, so atos sistemticos que fazem parte de uma poltica de gnero. A negao de outra cultura e outra raa encontra no corpo das mulheres o lugar por excelncia da sistematizao da violncia: um espao de poltica de guerra. Junto violncia de gnero perpetrada em especfico s mulheres como o corpo a aviltar, importante tambm perceber as inflexes por que passam tanto a identidade feminina quanto a masculina, se quisermos superar a dicotomizao h tanto instituda. A viso dos combatentes somente como perpetradores da violncia ou, ainda, heris, no como vtimas, refora a dicotomia do gnero, uma vez que os coloca como intrinsecamente viris e apaga o sofrimento impetrado pelo aviltamento de si, de sua humanizao, tanto quanto aquela efetuada ao corpo supliciado do inimigo. Esses sucessivos deslocamentos das identidades de gneros, focadas no corpo, ensejam ainda na primeira metade do sculo XX a possibilidade de mulheres se transformarem em agentes do monoplio da violncia do Estado: primeiramente nas foras policiais e, em seguida, nas Foras Armadas. No Brasil, o tema da insero de mulheres nas Foras Armadas passa a ser abordado nos estudos acadmicos a partir da dcada de 1990,19 momento em que esse processo se concretizou. Iniciou-se na Marinha em 1980, com a atuao de mulheres na rea tcnica e administrativa, na Ae-

328
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

ronutica em 1982 e no Exrcito em 1992. Assim como nas congneres europeias, a presena fsica de mulheres em atividades no interior da caserna no as elevou imediatamente ao status de militares. As investigaes desenvolvidas no meio acadmico brasileiro enfocam privilegiadamente o ingresso de mulheres nas Foras Armadas, no se atendo ao processo ocorrido anteriormente nas foras policiais: So Paulo em 1955 e Paran em 1975,20 onde a ideia de feminino passou a ser precocemente imbricada atividade viril da polcia. No caso brasileiro, a maior visibilidade das Foras Armadas, no que se refere pesquisa histrica comparativamente s polcias, explica-se tambm pelo contexto vivido ps-1964 e pela subordinao legal das foras policiais estaduais ao Exrcito nesse perodo. A visibilidade do Exrcito como centro de poder e como poder de Estado e a subordinao institucional das foras policiais a esse poder contribuem para a visibilidade do primeiro em detrimento do segundo. Isso somado historicidade da formao das polcias ditas militares como cpias do modelo hierrquico-disciplinar que caracteriza a estrutura interna das Foras Armadas e que hierarquiza simbolicamente os olhares.21 A historiografia brasileira que trata da histria militar ou da nova histria militar22 entende como locus de uma histria dita militar as Foras Armadas e, dentre essas, perceptvel um privilegiamento ao Exrcito brasileiro. Mesmo na obra de Celso Castro (2004), o conceito militares/militarismo no compreende a ao das foras policiais. A ideia de instituio

disciplinar interna e externa parece tambm ser um fator que hierarquiza e enobrece o Exrcito. Lembra-se ainda que at bem pouco tempo o objeto por excelncia da histria eram os eventos polticos relacionados ao Estado nacional e sua defesa territorial diante da ao de outros Estados. Nesse vis, compreende-se, com relao construo do objeto de pesquisa histrica, o fato de as primeiras investigaes enfocarem o ingresso de mulheres em instituies viris abordando as Foras Armadas e no se aterem a esse mesmo processo ocorrido anteriormente nas polcias. Mas, para alm desse debate, e no deixando de considerar as especificidades e singularidades institucionais das Foras Armadas e das foras policiais, os discursos sobre o corpo militar guerreiro, viril no que tange excluso do corpo das mulheres encontra-se num mesmo patamar. No que concerne Inglaterra, Frana e Alemanha, a incluso de mulheres em atividades de policiamento encontra-se diretamente relacionada ao contexto da Primeira Guerra Mundial. Durante a guerra foram formados agrupamentos voluntrios de mulheres com funes de policiamento vigilncia e patrulhamento na Inglaterra (Women Police Volunteers), na Frana e tambm na Alemanha, no contexto do denominado esforo de guerra. Como j citado, aps o armistcio, paulatinamente se esboou nesses pases a institucionalizao da presena de mulheres em atividades policiais. No caso ingls, as atividades de orientao e de acomodao de refugiados

329
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

em 1914 a cargo de mulheres so colocadas pelos memorialistas (ALLEN apud FERAZ, 1954) como sendo impulsionadoras para que essas assumissem o policiamento nas cidades. Em 1915 esse policiamento voluntrio foi anexado fora policial com a denominao de Women Police Service. Quando o armistcio foi assinado, esse agrupamento contava com a presena de 357 mulheres, que foram oficialmente anexadas Metropolitan Police de Londres (MET), trabalhando em tempo integral. As policiais da Inglaterra tiveram um papel significativo na organizao do policiamento feminino de diversos pases, especialmente daqueles que faziam parte de sua rea de influncia econmica.23 Duas policiais inglesas estiveram visitando o Brasil em 1932, as quais, junto com Bertha Lutz, realizaram palestras para as sufragistas relatando sobre as atividades desempenhadas na Inglaterra (PEDROSO, 1995. p. 11). Na Frana, em 1925, em Grenoble, foram criados dois cargos de Inspetoras sociais de Polcia e na capital Paris a partir de 1932, em razo da campanha empreendida pelo Conselho Nacional das Mulheres Francesas. Na Alemanha, mulheres voluntrias em atividades do esforo de guerra ligadas ao policiamento foram paulatinamente incorporadas s organizaes policiais e tambm contaram com a assessoria das policiais da Inglaterra, em 1923, quando foi criado um setor de Auxiliares de Polcia, com o efetivo inicial de seis mulheres. No caso estadunidense, em 1910, Alice Stebbins Wells foi includa nos servios

de patrulhamento na polcia de Los Angeles. Em Nova York esse processo se iniciou a partir de 1926, aps intensa campanha desenvolvida por 62 associaes de mulheres (APPIER, 1998, p. 34). Com exceo das policiais inglesas Policewomen , os demais agrupamentos adotaram, precavidamente, a nomenclatura de Assistentes de Polcia ou Auxiliares Sociais de Polcia. Essas pioneiras passam a formar grupos uniformizados, com regulamentos prprios e com a funo especfica de amparar a populao necessitada. Como vtimas ou delinquentes, os pobres em geral, as mulheres, os idosos e os chamados menores sero o foco discursivo da presena de mulheres na atividade policial, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos e, mais tarde, na Amrica Latina. A difuso do discurso maternalista, efetuado pela gerao do feminismo sufragista, ter papel primordial no deslocamento do sujeito feminino. Alm de reproduzirem os homens da ptria, essas feministas postulavam maternalizar a sociedade, a fim de que as mulheres pudessem participar de todos os espaos sociais.24 O modelo de policiamento maternalista Polcia Feminina tinha por base uma visibilidade seletiva dos espaos de atuao e uma proximidade essencialista, uma vez que se organizava a partir de representaes que incidiam sobre a mulher policial que ora a aproximavam, ora a afastavam de determinados espaos urbanos e de segmentos da populao. Criado como um tipo especfico de policiamento, esse modelo vigorou nesses pases at a dcada

330
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

de 1970 e foi base da incluso de mulheres nas polcias tambm nos demais pases do continente americano. Impulsionadas pela segunda onda do movimento feminista, as policiais dos EUA, aps campanha acirrada, adotaram legalmente a denominao de Police Officer, tais quais os homens policiais.25 Alm de desestabilizadores da identidade dos sujeitos sexuados, a incluso de mulheres nos quadros policiais e, mais tarde, nas Foras Armadas denota mudanas na cultura poltica e nas representaes acerca do Estado. De um Estado imperialista pautado na expanso de si, na conquista de espao econmico, poltico e tambm geogrfico, na exacerbao da nacionalidade como expresso do apagamento do outro, passa-se a um Estado maternal e/ou benemerente, que discursivamente se coloca como protetor da populao a partir de polticas pblicas especficas. Penso ser possvel e necessrio pensar a cultura poltica atravs do gnero como categoria analtica, uma vez que a construo das teorias sobre o que o Estado e qual a sua funo se encontra permeada por essa categoria e as representaes de mulheres so recorrentemente utilizadas em momentos de crises diversas. No caso brasileiro, a reabertura dos debates pblicos ser a tnica dessa concepo civilizadora/humanizadora da presena de mulheres nas atividades policiais e militares: aps a ditadura varguista com relao s polcias e aps a ditadura militar no que concerne s Foras Armadas. As Foras Armadas e as foras militares, ao agregarem a concepo de feminino constituio de sua autorrepresen-

tao, exemplificam o atravessamento do gnero no pensamento poltico formador da concepo de Estado sob o qual suas foras no passam inclumes. Em fins do sculo XX, o desenvolvimento da concepo de segurana humana e da paz como peacekeeping e peacebulding, defendidas pelo Conselho de Segurana das Naes Unidas (MATHIAS, 2009; DONATIO; MAZZOTA, 2009), ampliou ainda mais a discusso sobre a presena das mulheres e de um feminino na composio do corpo militar, tanto no mundo da caserna quanto na atividade policial.

Virility and the military body Abstract


This article is a reflection about the military body and the discursive constructions that focus on the body thought as male and female which are historically classified in the dichotomy of the absence/presence of virile capacity. The premise of the unmanly that until the early twentieth century excluded the body of women in the world of the barracks will be transformed before the symbolic justification of the necessity of women inclusion in this area as a way to humanize, civilize and modernize the Armed Forces and Police Forces. This text reflects on the body of the warrior and the erosion and/or transformation of Western virility in the twentieth century and the common inclusion of the feminine in the manly/military activities. Key words: Body. Virility. Gender. 331

Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

Notas
1 2

5 6

Sobre a construo do sistema sexual dimrco ver LAQUEUR, 2001. Condutoras de caminhes transportando alimentos, armamentos e remdios; aviadoras de comboio de pequenas aeronaves; instrutoras de voo; agentes de informao; construtoras de pistas de pouso, abrigos, forticaes e estradas; motociclistas; engenheiras e projetistas; operadoras de rdio; operadoras de mquinas; eletricistas e mecnicas etc. (CAIRE, 2002, p. 75). Secretrias, telefonistas, enfermeiras, datilgrafas, estengrafas, cozinheiras, ajudantes de qumica, revisoras de textos (CAIRE, 2002, p. 74). Michele Perrot (2005, p. 439-441) minimiza as atividades desenvolvidas pelas mulheres na guerra como confrontantes ao modelo de feminilidade e masculinidade existentes. A enfermagem, em destaque, no afetou fronteira a do gnero e mesmo as mulheres participantes da resistncia teriam assumido tarefas subalternas em funes habituais do feminino. Para ela, a resistncia sria efetuada por poucas mulheres obrigava masculinizao e ao sacrifcio da aparncia. Para a autora, parece estar claro que feminilidade e masculinidade so atributos postos e indissociveis dos corpos sexualmente binrios. Mesmo que, obviamente, no postule uma natureza biolgica, a autora xa a identidade de gnero ao considerar que atitudes destoantes do binarismo do sistema sexo-gnero so vistas como sacrifcio e masculinizao. Estrangeiro, subversivos, delinquentes etc. Segundo Pierre Bourdieu (2003, p. 202), esse o fundamento ltimo da militarizao. O autor refere-se ao processo de militarizao dos partidos polticos, mas que penso descrever todo processo que busca construir unicidade, homogeneidade de qualquer instituio, como o caso das Foras Armadas e das polcias militares. As instituies disciplinares e suas respectivas estruturas so construdas a partir do sculo XVIII, quando os suplcios do lugar ao encarceramento. O corpo, sujeito do poder, transformase em objeto de vigilncia dos organismos disciplinares, que assegurariam a ao da sociedade sobre cada indivduo e, dentre eles, todos os tipos de milcias (FOUCAULT, 1987, p. 81). A articulao entre corpo e objeto discutida por Foucault, para quem a disciplina estabelece a unio entre ambos, denominada pelo au-

10

11

12

13

14 15

16

17

18

tor como codicao instrumental do corpo (FOUCAULT, 1987, p. 130). Experincia esta iniciada no continente europeu a partir de 1798 com as guerras revolucionrias e imperiais. Ver FAURE (2008); MARTINS (2004); MOULIN (2008). Vigarello (2008) analisa as disputas existentes nas concepes sobre a prtica fsica entre o modelo da ginstica e do esporte no decorrer do sculo XIX. O primeiro modelo, acentuado nas naes mais militarizadas no perodo das guerras totais expande-se s demais naes. No psguerra o esporte supera de vez a ginstica. A ginstica sueca, o golf (exvel e elegante), a adaptao do hquei sobre a grama, o tnis (grande mercado matrimonial) sero os esportes das mulheres de classe mdia (VIGARELLO; HOLT, 2008). Ver CAPDEVILA, 2007; MOSSE, 1990; AUDOIN-ROUZEAU, 2008; BADINTER, 1993; SHOWALTER, 1993. PERROT, 2005; THBAUD, 1995. Transformaes nas tcnicas corporais j apontadas por Marcel Mauss (2003). O combate se dava ombro a ombro devido ao fraco poder de fogo, que exigia a concentrao dos combatentes postos ao alcance da voz dos ociais e suportando sempre em p o terror do fogo da artilharia inimiga (AUDOIN-ROUZEAU, 2008, p. 371). O fuzil de repetio que dispara dez projteis por minuto; as balas cnicas e giratrias que atingem cerca de 600 metros e ferem com uma gravidade antes inimaginada e em silncio; a muralha de 400 a 600 projteis por minuto da metralhadora; o poder de fogo da artilharia que multiplica o alcance da batalha (AUDOINROUZEAU, 2008, p. 375). O prolongamento das batalhas levado ao extremo, a exemplo dos dez meses da Batalha de Verdum, suplicia o corpo do combatente de forma ininterrupta, o que, segundo Audoin-Rouzeau (2008, p. 381), provocava um esgotamento fsico, siolgico e psicolgico irrecupervel e destitui o combate de glrias que pudessem elevar subjetivamente a honra viril, mesmo com a distribuio de medalhas e honrarias. As prticas de aviltamento total do corpo do inimigo, segundo Audoin-Rozeau (2008, p. 402), visveis e banais principalmente no Pacco, estiveram ausentes na frente ocidental em que os adversrios, a despeito da forte hostilidade, possuam um sentimento de pertena e uma humanidade comum.

332
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

19

20 21

22

23

24

25

Ver TAKAHASCHI (2005); DARAJO (2004); MAIA (1993); CNSUL (1999); MUSUMECI; SOARES (2004; 2005); CALAZANS (2003). Ver MOREIRA (2007). As Foras Policiais, segundo Bretas (1997, p. 10), foram excludas da histria poltica em razo da formulao da engenharia social no sculo XIX, a qual divide o Estado em duas fraes: frao poltica e frao administrativa. Esta ltima, racional e invisvel, qual pertencem as foras policiais. A polcia se torna um no assunto. Invisibilidade como parte de sua eccia. Somente quando sua presena se torna visvel, sinalizando a incapacidade do Estado no controle social, que se transforma em objeto de estudos acadmicos. Na introduo da obra Nova histria militar, os autores destacam dois momentos na produo histrica sobre as instituies militares: tradicionalmente, um enfoque sobre o papel poltico do exrcito; e a nova histria militar como sendo a fase atual de pesquisa, inuenciada pela histria social, antropologia, pelas perspectivas ps-modernas e, ainda, pelo acesso ensejado aos arquivos aps a redemocratizao, enfoca novas direes de pesquisa ligadas aos smbolos e rituais do exrcito: o recrutamento, as relaes exrcito-sociedade civil etc. (CASTRO, 2004). Como foi o caso da cidade do Cairo e Bombain, que em 1928, com assessoria das policiais inglesas, criou setores de policiamento feminino. Sobre o maternalismo ver MARTINS, 2004; FREIRE, 2009. No caso brasileiro, esse modelo foi extinto ocialmente em So Paulo a partir dos anos 90, quando os batalhes de Polcia Feminina foram diludos no restante da tropa, deixando de fazer parte de um grupo em separado e com as funes especcas de amparo.

BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. BRETAS, Marcos Luiz. Ordem na cidade: o exerccio cotidiano da autoridade policial no Rio de Janeiro: 1907-1930. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. CAIRE, Raymond. A mulher militar: das origens aos nossos dias. Rio de Janeiro: Biblex, 2002. CALAZANS, Mrcia Esteves de. A constituio de mulheres em policiais: um estudo sobre policiais femininas na Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Revista Transdiciplinar de Cincias Penitencirias, Pelotas: Euduct, v. 2, p. 147-172, 2003. CALAZANS, Mrcia Esteves de. Mulheres policiais militares no policiamento ostensivo e a perspectiva de uma segurana cidad. So Paulo em Perspectiva, So Paulo, v. 18, p. 142-50, 2003. CARREIRAS, Helena. O olhar dos homens: resistncia e cumplicidade nas respostas masculinas integrao de mulheres nas Foras Armadas. In: MATHIAS, Suzeley Kalil (Org.). Sob o signo de Atena: gnero na diplomacia e nas Foras Armadas. So Paulo: Unesp; Programa de Ps-Graduao em Relaes Internacionais San Tiago Dantas, 2009. p. 169-190. CASTRO, Celso et al. (Org.). Nova histria militar brasileira. Rio de Janeiro: FGV; Bom Texto, 2004. ______. O esprito militar: um antroplogo na caserna. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. CNSUL, J. C. Estilo de comando das oficiais da Brigada Militar da regio metropolitana de Porto Alegre. 1999. Dissertao (Mestrado em Administrao) - Programa de Ps-Graduao em Administrao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

Referncias
APPIER, Janis. Policing women: the sexual politics of law enforcement LAPD. Philadelphia: Temple University, 1998. BADINTER, Elizabeth. X e Y sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1987.

333
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

CORBIN, Alain. Introduo. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jaques; VIGARELLO, Georges (Org.). Histria do corpo: da revoluo Grande Guerra. ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. V. II. 2. p. 7-12. DARAJO, Maria Celina. Mulheres, homossexuais e Foras Armadas no Brasil. In: CASTRO, Celso et al. (Org.). Nova histria militar brasileira. Rio de Janeiro: FGV: Bom Texto, 2004. p. 439-459. DONATIO, Marcela; MAZZOTA, Ceclia (Org). La mujer en las instituiciones armadas y policiales: resolucin 1325 y operaciones de paz en Amrica Latina. Buenos Aires: Resdal, 2009. FAURE, Olivier. O olhar dos mdicos. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jaques; VIGARELLO, Georges (Org.). Histria do corpo: da revoluo grande guerra. 2. ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. v. II. FERRAZ, Esther de Figueiredo. Atribuies de uma polcia feminina. Militia, n. 49, ano VII, p. 32-36, jun. 1954. FOUCALT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da priso. 18. ed. Petrpolis: Vozes, 1987. _______. Histria da sexualidade: a vontade de saber. 18. ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1988. FREIRE, Maria Marta de Luna. Mulheres, mes e mdicos: discurso maternalista no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2009. LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gnero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Delume Dumar, 2001. LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2. ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007. MAIA, L. R. Polcia feminina: perfil e ambiguidade da mulher militar na organizao assistncia ou represso? 1993. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Administrao, Pontficia Universidade Catlica, So Paulo, 1993.

MARTINS, Ana Paula. Vises do feminino: a medicina da mulher nos sculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004. MATHIAS, Suzeley Kalil. As mulheres chegam aos quartis. [S. l.], 2005. Disponvel em: http://www.resdal.org/produccionesmiembros/art-kalil.html. Acesso em: 5 jun. 2006. _______ (Org.). Sob o signo de Atena: gnero na diplomacia e nas Foras Armadas. So Paulo: Unesp; Programa de Ps-Graduao em Relaes Internacionais San Tiago Dantas, 2009. MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. So Paulo: Cosac Naify, 2003. MENUCCI, Daniel Lins. Grupos no hospcio: o desejo como tarefa. In: SAIDON, Osvaldo; KAMKHAGI, Vida Raquel. Anlise institucional no Brasil. 3. ed. [s.l.]: Editora Rosa dos Tempos, 1996. MOREIRA, Rosemeri. Entre o escudo de Minerva e o manto de Penlope: a incluso de mulheres na Polcia Militar do Estado do Paran: 1970-1981. Dissertao (Mestrado) - UEM - PR, 2007. MOSSE, George L. Fallen soldiers: reshaping the Memory of the World Wars. Oxford: Oxford University Press, 1990. _______. The image of man: the creation of modern masculinity. Oxford University Press, 1996. MOULIN, Anne Marie. O corpo diante da medicina. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jaques; VIGARELLO, Georges (Org.). Histria do corpo: as mutaes do olhar o sculo XX. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 2008. v. III. p. 15-82. MUSUMECI, Leonarda; SOARES, Brbara Musemeci. Polcia e gnero: presena feminina nas PMs brasileiras. Centro de Estudos de Segurana e Cidadania, ano 2, n. 4, abr. 2004.

334
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

Disponvel em: Http://www.ucamcesec.com. br/arquivos/publicacoes/bole-tim07.pdf. Acesso em: 20 fev. 2006. PERROT, Michele. As mulheres e os silncios da histria. Bauru: Edusc, 2005. PEDROSO, Maria de Lourdes. Polcia Feminina. Revista Militia, n. 56, ano IX, p. 6-13, mar./abr. 1955. QUETL, Claude. As mulheres na guerra: 1939- 1945. So Paulo: Larousse do Brasil, 2009. RIAL, Carmen. Guerra de imagens e imagens da guerra: estupro e sacrifcio na Guerra do Iraque. Estudos Feministas, [on-line], 2007, v. 15, n. 1, p. 131-151. Disponvel em: http:// www.scielo.br/pdf/ref/v15n1/a09v15n1.pdf. Acesso em: 10 jun. 2009. SHOLWALTER, Elaine. Anarquia sexual: sexo e cultura no fin de sicle. Rio de Janeiro: Rocco, 1993. SOARES, Barbara; MUSUMECI, Leonarda. Mulheres policiais: presena feminina na Polcia Militar do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. THBAUD, Franoise. A grande guerra. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. Histria das mulheres no Ocidente. Porto: Edies Afrontamento; So Paulo: Ebradil, 1995. v. 5. p. 27-93.

VIGARELLO, Georges. Treinar. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jaques; VIGARELLO, Georges (Org.). Histria do corpo: as mutaes do olhar - o sculo XX. 2. ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. v. III. p. 197-252. VIGARELLO, Georges; HOLT, Richart. O corpo trabalhado e esportistas no sculo XIX. In: CORBIN, Alain; COURTINE, JeanJaques; VIGARELLO, Georges (Org.). Histria do corpo: da Revoluo Grande Guerra. 2. ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008. v. II. p. 393-478. WOLFF, Cristina Scheibe. Feminismo e configuraes de gnero na guerrilha: perspectivas comparativas no Cone Sul, 1968-1985. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, v. 27, n. 54, p. 19-38, dez. 2007.

335
Histria: Debates e Tendncias v. 10, n. 2, jul./dez. 2010, p. 321-335. Publ. no 2o sem. 2011.

Potrebbero piacerti anche