Sei sulla pagina 1di 2

NATAL: e o verbo se fez carne e habitou entre ns (Jo 1, 14)

BELINI, L. A. . Natal: "e o verbo se fez carne e habitou entre ns" (Jo 1,14). SERVINDO, Campo Mouro, p. 6, 10 dez. 2007.

Pe. Luiz Antonio Belini Proco de Quinta do Sol O natal apara ns uma grande festa. Comemoramos o nascimento de Jesus. H uma mobilizao em torno dessa festa. Nossas Novenas de Natal buscam justamente dar vida a ela, re-memorando a riqueza de seu significado, unindo as famlias e a vizinhana em torno dessa mensagem de esperana: Jesus, nosso salvador fez-se homem e desde dentro de nossa humanidade nos resgatou para o Pai. comum em propagandas e em felicitaes ouvirmos que ela seja a maior festa crist. Mas no . Nem a maior, nem a primeira. Somente o mundo contemporneo popularizou a festa de aniversrio de nascimento. No mundo antigo isto estava reservado aos nobres. Hoje, pelo contrrio, causa estranheza encontrar algum que no saiba o dia de seu nascimento e no o celebre de alguma forma, mesmo que da maneira mais simples. A primeira e maior festa crist a pscoa! A Igreja nasce da festa pascal: Jesus Ressuscitou! Est vivo, aleluia! o querigma. O primeiro anncio. O anncio fundamental. E a pscoa (passagem) de Jesus foi apresentada como a verdadeira e definitiva pscoa. A verdadeira passagem para a vida. Contraposta pscoa judaica que celebra a libertao da escravido do Egito e o nascimento do povo hebreu como povo de Deus na aliana mosaica. luz da ressurreio de Jesus, os cristos re-leram sua histria. Assim, os evangelhos no querem simplesmente ser uma biografia de Jesus, mas interpretar Jesus para ns. Em outras palavras: os evangelhos nos apresentam Jesus tal como Ele para ns. As notcias biogrficas ficam em segundo plano. No porque elas no sejam interessantes, mas porque esta no era a preocupao primeira dos evangelistas. Assim, o natal no simplesmente o nascimento de uma criana. O natal a festa da encarnao: e o verbo se fez carne e habitou entre ns (Jo 1, 14). Deus assumiu a condio humana. Esvaziou-se de sua condio divina. Nos amou tanto a ponto de negar-se a sim mesmo por ns. So Paulo nos diz que

esse sentimento de Jesus o que ns tambm deveremos cultivar. Celebrar o natal , portanto, cultivar os mesmo sentimentos de Jesus. Tenham em vocs os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo: Ele tinha a condio divina, mas no se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrrio, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condio de servo e tornando-se semelhante aos homens. Assim, apresentando-se como simples homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente at a morte, e morte de cruz! Por isso, Deus o exaltou grandemente, e lhe deu o Nome que est acima de qualquer outro nome; para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no cu, na terra e sob a terra; e toda lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor, para a glria de Deus Pai (Fil 2, 5-11). Vivemos em uma sociedade capitalista, estruturada em torno do mercado. Tudo se torna ocasio para o comrcio. Numa sociedade assim, corre-se freqentemente o risco de idolatrias. Os smbolos natalinos tornam-se garotopropaganda do consumo. Esvazia-se o sentido do natal. uma festa sem o aniversariante ou este trocado pelos lucros. No natal, celebrado com esprito pascal, o Filho nos torna filhos. Devemos viver e nos amar como irmos . Aproveitemos este tempo de advento para reafirmar os valores cristos. No deixemos que os smbolos natalinos sejam esvaziados de seu significado profundo: o amor de Deus pela humanidade. O presente de natal s tem sentido se lembrarmos que foi Deus quem nos deu: seu Filho.

Potrebbero piacerti anche