Sei sulla pagina 1di 4

Que recomendao encontramos em Hebreus 10:25?________________________. O que os filhos de Deus, mencionados em Atos 2:42 faziam juntos?_______________ ______________________________________________.

Alm do batismo, outro ato institudo pelo Senhor Jesus a Santa Ceia, celebrada pela primeira vez durante a Pscoa, na ltima noite antes da morte do Senhor Jesus. Leia Mateus 26:26-30 e I Corntios 11:23-26 para responder as perguntas abaixo. Qual significado do po e do vinho usados na Ceia do Senhor? ________________________________________________________________. Qual o objetivo da celebrao da Ceia do Senhor? (I Corntios 11:24, 25,26) _________________________________________________________________ Quando algo de bom acontece em nossa vida, nossa primeira reao repartir a alegria com aqules que convivem conosco. Esta tambm a reao natural de quem se entrega Cristo. Mas isto, alm de ser uma satisfao, tambm uma responsabilidade que Deus nos confia. POR QUE TESTEMUNHAR? Que ordem Jesus d ao homem que tinha sido libertado por ele? (Marcos 5:18,19) _____________________________________________________________. Quem nos fornece o poder para o testemunho pessoal? (Atos 1:8) __________________________________________________________ Qual a misso principal da Igreja, segundo Mateus 28:18- 20? _________________________________________________________________ Como vimos na nossa vida com Deus precisamos assumir compromissos, e este o momento adequado para voc reafirmar importantes decises que, por certo, j tomou durante os estudos.
Minhas decises: 1. Confessar com a minha boca a Cristo como Senhor da minha vida, porque creio nEle de todo o meu corao; 2. Buscar a cada dia maior comunho com o meu Senhor atravs do estudo da biblia e da orao; 3. Integrar-me ao Corpo de Cristo, sendo batizado e participando ativamente na Igreja do Senhor; 4. Compartilhar a minha f em Cristo com aqueles que ainda no o receberam como nico Senhor e Salvador.

PR-DISCIPULADO

NOME: ___________________________________

DISCIPULADORES: _________________________ _________________________

DAMIO JANEIRO / 2011

I - QUEM JESUS CRISTO?


Voc est agora diante de um grande desafio: Conhecer de perto a Jesus Cristo. Como faremos para conhec-lo, j que ele viveu h tanto tempo? Quando queremos conhecer sobre a vida de algum, lemos nos livros ou ouvimos algum contar sua histria. Com Jesus no muito diferente, temos a Bblia. Ela nos relata a vida de Jesus antes, durante e depois de sua vida aqui na terra. O prprio Jesus quem nos confirma essa afirmao. Leia em Joo 5: 39 e responda: Qual a maneira mais certa de o conhecermos? _______________________________________________________________. Agora vamos, atravs da Bblia, conhecer quem Jesus Cristo. Muitas pessoas que conheceram a Jesus deram seu testemunho a respeito dele. O que disseram: Joo Batista (Joo 1: 34) _______________________ ,Pedro (Mateus 16:1516) __________________ e Andr (Joo 1: 41) _______________________________. O que disse Deus, o Pai, na ocasio do batismo de Jesus? (Mateus 3: 17) _______________________________________________________________. Diante de todos esses testemunhos, que tal voc escrever com suas prprias palavras, q u e m J e s u s C r i s t o p r a voc?___________________________________________________ _______________________________________________________________. O nascimento de Jesus como um beb foi forma escolhida por Deus para enviar seu Filho ao mundo. Isto nos faz perguntar o que o Filho de Deus veio fazer no meio de seres humanos imperfeitos e limitados como ns? A Bblia nos fala que ele veio apesar das nossas imperfeies e, mais exatamente, por causa delas. O que a bblia nos fala sobre o que Jesus veio fazer? (Joo 6:38)_________________________________________________________. Qual a vontade de Deus? (Joo 6:40)__________________________________. Desde o dia em que Ado e Eva decidiram desobedecer a Deus (Genesis 3:1-5), cada um de ns tem de enfrentar uma escolha entre trs modelos de verdade. O primeiro modelo, cada pessoa define pessoalmente o que certo ou errado, no segundo modelo o grupo ou a cultura define o que verdade, no terceiro modelo, Deus, e s Deus, quem julga o que certo ou errado. Que consequncia o pecado traz para as nossas vidas? (Isaas 59:2 e Romanos 6:23) ___________________________________________________________. Leia Romanos 3: 10, 23 e responda: algum pode escapar das consequncias do Pecado? ____________ Por qu? _____________________________________.

Os textos abaixo no mostram que o Esprito Santo tem personalidade. Descreva como podemos perceber que o esprito Santo tem: a) Mente (I Corntios 2:11) ____________________________________. b) Emoo (Efsios 4:30)_______________________________________. c) Vontade prpria (Atos 13:2; Corntios 12:11)____________________ Qual o papel do Esprito Santo na nossa salvao? (Joo 16:8) _______________________________________________________. Qual o papel do Esprito Santo na vida de um filho de Deus? Procure encontr-las nos textos: (Efsios 1:13) _________________________________________. (I Corntios 3:16) _______________________________________. (I Corntios 6:11) ________________________________________. Qual a razo principal da vinda do Esprito Santo? (Joo 16:14) ___________________________________________________________. PRECISAMOS ENTENDER QUE: Quando voc aceita a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, o Esprito Santo: Faz morada em voc (I Corntios 6: 19-20). Estando em voc, ele quer dirigir a sua vida (Romanos 8: 14).

V - A IGREJA - CORPO DE CRISTO


Como filho de Deus, um dos grandes privilgios dos quais voc desfruta o de pertencer famlia de Deus (Efsios 2:19); uma famlia com muitos irmos (Colossenses 1:2). Esta famlia a Igreja de Deus, formada por todos os que, de corao, confessa o nome do senhor Jesus Cristo. Do que a Igreja chamada em Colossenses 1:24?____________________________. Que papel desempenhamos individualmente na Igreja? (I Corntios 12:27) ________________________________________________________________. Qual a posio de Cristo em relao ao seu Corpo? (Colossenses 1:18) ____________. O que isto significa?______________________________________. COMO FAZER PARTE DA IGREJA? Que atitude foi tomada por aqueles que aceitaram a Jesus por intermdio da pregao de Filipe (Atos 8:12)?__________________________________________. O batismo no salva, nem o ato da confisso de f. J estudamos que a salvao nos dada mediante o arrependimento e a f em Jesus. Entretanto, a Bblia nos ensina que devemos confessar publicamente a nossa f e sermos batizados. Estes atos nos identificam abertamente com a famlia de Deus, que a Igreja.

Agora que temos uma nova vida aps aceitarmos o que Jesus fez por ns na cruz, nos reconciliando com Deus, e nos dando a oportunidade de termos um novo relacionamento. Como tambm uma liberdade da escravido do pecado. E um ajudador nas horas das dificuldades. Necessitamos de um crescimento.

O que Deus fez para nos livrar dessa morte eterna? Veja em Joo 3: 17. ________________________________________________________________. Porque Deus enviou seu Filho ao mundo? (Joo 3:16) ____________________. O que Cristo fez para que aquela barreira que nos separava de Deus fosse removida? (Romanos 5: 8, I Pedro 2:24) _______________________________. Resumindo o que estudamos hoje: Aprendemos hoje que Jesus pode ser conhecido a partir do estudo da Bblia, e nela vimos que Ele o Senhor e Messias, o filho de Deus, o Caminho, a Verdade e a Vida. Aprendemos tambm que nossos pecados nos separam totalmente de Deus. O amor que Deus tem por ns O motivou a mandar seu Filho ao mundo para nos reconciliar a Deus

IV - NOSSO ALIMENTO ESPIRITUAL


O nosso organismo precisa de alimento para se manter sadio. Sem o mnimo necessrio ele adoece e pode morrer. Deus tambm providenciou o alimento para o nosso crescimento espiritual sadio - a Bblia. Atravs do estudo da Bblia voc poder compreender melhor vontade do Senhor para a sua vida e receber orientaes seguras para o seu dia-a-dia. O que nos Paulo nos diz em II Timteo 3:16 sobre a utilidade da Bblia em nossa vida? _______________________________________________________________. E qual o objetivo final de toda essa utilidade, segundo o v. 17? _______________________________________________________________. O que Jesus afirmou ser a Palavra de Deus? (Joo 17:17) ________________________________________________________________. O que a Palavra ou faz para ns, segundo os versculos abaixo? (Salmo 119:105 )______________________________________. (Salmo 119:98-99) ______________________________________. A orao e o estudo da Bblia so inseparveis, pois na orao voc conversa com Deus. E atravs do estudo da bblia voc pode conhec-lo mais de perto. Mesmo que voc ache que no saber o que dizer a Deus, experimente. Ele ter grande prazer em conversar com voc. Jesus nos enviou um ajudador para nos auxiliar em nossas oraes, leia Romanos 8:26, e escreva quem este? _____________________________________. O que necessrio para recebermos o que pedimos em orao? (Mateus 21:22) ______________________________________________________________. A quem devemos pedir? (Mateus 6:9)___________________________________. Em nome de quem devemos pedir? (Joo 14:13)___________________________. Alm da f, qual o outro requisito fundamental para recebermos os pedidos que fazemos a Deus (I Joo 5:14,15)? ______________________________________. Agora voc vai conhecer melhor quem o Esprito Santo, e o que ele pode fazer em e atravs de voc. O Esprito Santo uma pessoa, a terceira pessoa da Trindade. Ele no apenas uma boa influncia, energia ou fora impessoal. Ele Deus juntamente com o Pai e o Filho.

II - COMO POSSO SER SALVO


Fomos afastados de Deus atravs do pecado, ele enviou seu filho para nos reconciliar com ele (II Corntios). a isto que chamamos de salvao. Deus providenciou, atravs de Jesus, todos os recursos necessrios para nos aproximar dEle. Jesus morreu, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia (I Corntios 15:2-4). Antes de morrer na cruz Ele disse: Est consumado! Assim Ele cumpriu plenamente Sua misso. Qual a primeira atitude a ser tomada para que nossos pecados sejam perdoados? (Atos 3: 19) ________________________________________________________. Que promessa Deus faz queles que, arrependidos, confessam os seus pecados a Ele? Leia I Joo 1:9._____________________________________. Alm do arrependimento, necessrio um outro passo fundamental. Se nosso novo objetivo viver para Deus, como deve nossas atitudes? (Colossenses 1: 10,11) ______________________________________________. O que caracteriza aquele que ama a Cristo e que se diz Seu amigo? (Joo 14:15,21 e Joo 15:14)_______________________________________________. O que o apstolo Paulo respondeu em Atos 16: 31, quando o carcereiro perguntou: que devo fazer para que seja salvo? _____________________________________. Crer em Jesus bem mais que acreditar nas histrias sobre Ele. Crer em Jesus confiar nEle a ponto de querer segui-Lo por toda a vida, entregando totalmente a sua vida a Ele. Segundo Romanos 10:9, 10 o crer com corao vem acompanhado de algo muito importante. O que ? ________________________________________.

Muitas pessoas, mesmo depois de se reconhecerem pecadores, se arrependerem e confessarem seus pecados a Deus, e dedicarem suas vidas a Jesus Cristo, ainda tm dvidas a respeito da salvao. Expresses como: ser que Deus me aceitou?Muitas vezes incomoda a mente. Nesse estudo poderemos ver que a certeza e a alegria da salvao so um maravilhoso privilgio que Deus concede a todos os Seus filhos. possvel termos absoluta certeza da vida eterna?________ Quem pode ter essa certeza? (I Joo 5: 13) ________________________________________. Qual a promessa feita por Jesus queles que entregam suas vidas a Ele? (Joo 6:37) _________________________________________________________. Alm da certeza que os textos acima nos do, Romanos 8: 16 nos fala de algum que nos d uma certeza ntima, confirmando com o nosso esprito que somos filhos de Deus. Quem essa pessoa? ___________________________. Outra preocupao bem comum que vem Se eu pecar, vou perder a salvao?. A Bblia nos diz algumas verdades sobre isso, leia I Joo 2:1 e I Joo 1:9. Agora, o que podemos afirmar a respeito daquele que salvo e cai em pecado? ____________________________________. Resumindo o que estudamos hoje Todo aquele que crer em Jesus Cristo em seu corao e confessa-o diante dos homens tem a vida eterna e tem a certeza da salvao. As nossas emoes podem at nos iludir, mas Deus, que promete a nossa salvao eterna nunca nos engana. Quando o Esprito Santo lhe mostrar que voc pecou, confesse o pecado a Deus e o abandone. Depois agradea a Deus pelo perdo, que est sempre sua disposio.

Segundo Joo 1: 12 quem pode afirmar ser um filho de Deus? ____________________________________________________________. UMA LIBERDADE: Como Jesus descreve uma pessoa que vive em pecado? (Joo 8:34)______________________________________________________________. O que Jesus nos promete em relao escravido? (Joo 8:36)_________________ UM NOVO COMPANHEIRO: Em Ezequiel 36:27, relata uma promessa que Deus nos fez, qual ela?___________________________________________________. O que o apstolo Paulo afirma que somos em l Corntios 6:19? ______________________________________________________________. importante entendermos que Deus no est interessado apenas na vida aps a morte, enviando Jesus para nos salvar da morte eterna. A salvao uma mudana de vida gradativa, resultando um novo comeo, agora com Cristo. Jesus de fato nosso Salvador, mas tambm Senhor, ou seja, Ele est sob o controle de nossas vidas, isso a caracterstica principal do cristo. Que mudana de objetivos ocorre em nossa vida quando recebemos a Cristo? (II Corntios 5:15) _____________________________________________________. O primeiro passo para sempre fazer as escolhas certas na vida aceitar que Deus e no outra pessoa, quem determina o padro absoluto do que certo e errado. Podemos comparar com as atitudes e atos de Jesus Cristo, tendo a certeza de que estamos comparando com o original. Se estivermos fazendo diferente do que ele fez, saberemos que estamos fora do padro, isto , em pecado. Qual a vontade de Deus para o cristo? (I Tessalonicenses 4:3) ________________________________________________________________. Ao nos d uma nova vida, no significa que no iremos sofrer, o seguidor de Jesus pode passar por vrias dificuldades, veja um pouco mais sobre isso. Como Jesus nos ensinou a enfrentarmos as dificuldades da vida? (Joo 16:33) ____________________________________________________________. O que a provao produz nas nossas vidas? (Tiago 1:2,3)_____________________. Quais so as duas certezas que podemos ter na hora da tentao? (I Corntios 10:13) ________________________________________________________________. Que gloriosa promessa o Senhor faz a todos os que se mantm firmes em Cristo at o fim? (Tiago 1:12 e Apocalipse 2:10b)_____________________________________.

III - SUA NOVA VIDA EM CRISTO


A vida crist comea verdadeiramente quando compreendemos a nossa necessidade de perdo e, arrependidos, atravs de Jesus somos reconciliados com Deus. A partir deste instante, passamos a ter um relacionamento com Deus, que gera uma nova vida. UMA NOVA VIDA: Baseado em II Corntios 5: 17 o que acontece com a pessoa no momento em que ela decide confiar sua vida a Deus?________________________ ________________________________________________________________. Como a Bblia chama esta experincia? (Joo 3:3-6) _______________________. UM NOVO RELACIONAMENTO COM DEUS: Lendo Efsios 2: 19 descobrimos que fazemos parte de uma nova famlia__________________________.

Potrebbero piacerti anche