Sei sulla pagina 1di 6

1

Laboratrio de Circuitos Eletrnicos Analgicos Circuitos Bsicos a Amplificadores Operacionais

1. Objetivos - Introduo a circuitos amplificadores tendo como elemento de base o amplificador operacional (operational amplifier) . i) amplificadores de tenso em montagens inversora e no-inversora. ii) introduo a filtros ativos de primeira ordem a partir de circuitos integradores (PassaBaixas) e diferenciadores (Passa-Altas). 2. Equipamento Necessrio - osciloscpio de duplo canal, fonte de tenso, multmetro - Amplificadores Operacionais (2xLM741, 1xLM747) ou (2xLF351, 1xLF353) - protoboard - resistores e capacitores - cabos, conectores - papel milimetrado e mono-log 3. Introduo Terica Na Figura 1 tem-se a representao do amplificador operacional em malha aberta. Basicamente, o mesmo corresponde a um amplificador de tenso com entrada diferencial.
rout Vin+ VinVin+

+ -

Av

Vout rin

+ Vin-

+
Av (Vin+ - Vin ) Vout

Figura 1. Representao do amplificador operacional

Idealmente, algumas de suas caractersticas mais importantes so:

1a) ganho de tenso em malha aberta infinito Av = Vout / (Vin+ - Vin -) (1)

Assim, se o amplificador estiver operando em sua regio linear (geralmente ao utilizar-se realimentao negativa), tem-se (Vin+ - Vin -) 0 (2)

ou seja, Vin+ Vin (3) Esta condio denomina-se curto virtual entre as entradas Vin+ e Vin -. Qualquer amplificador de tenso, com ganho infinito - ou mesmo extremamente elevado - seria, evidentemente, instvel. Qualquer rudo gerado pelos componentes internos do opamp (ou a presena de uma tenso de offset finita) causaria (Vin+ Vin -) 0 e com isso a sada do operacional saturaria, imposto pela alimentao do circuito. Desse modo, o amplificador operacional NO utilizado em MALHA ABERTA, e sim, em uma montagem com realimentao, tambm denominada, MALHA FECHADA. A utilizao de realimentao negativa tem, por um dos objetivos, estabilizar o ganho do circuito amplificador e ser um dos tpicos do presente curso.

2a) resistncia de entrada infinita Rin_op (4) ou seja, o opamp no drena corrente da fonte de sinal. Este conceito de impedncia de entrada infinita do opamp estende-se tambm para DC e grandes sinais. 3a) resistncia de sada nula Rout_op 0 (5)

ou seja, a tenso amplificada pelo opamp integralmente entregue carga. 4a) banda passante infinita O ganho Av permanece constante com o aumento da freqncia. 5a) tenso de offset nula entrada, ou seja, para Vin+ = Vin - tem-se Vout = 0. Estas caractersticas citadas, embora ideais, permitem que o projeto de circuitos eletronicos a partir de amplificadores operacionais sejam consideravelmente simples, e com resultados experimentais prximos aos esperados, respeitando-se, no entanto, os limites de linearidade (amplitude de sinal) e freqncia de utilizao. Na prtica, como seria esperado, desvios da idealidade ocorrem: 1b) ganho de tenso em malha aberta finito. Neste caso, tem-se uma diferena de tenso entre as entradas, denominada tenso de erro, e expressa como v = (Vin+ - Vin -) (6)

Experimentalmente, constata-se que para Av 1000 (60dB), a tenso de erro assume valores desprezveis, no interferindo no desempenho do circuito. 2b) resistncia de entrada finita. Em opamps com entrada a transistores bipolares, Rin_op encontra-se na faixa de alguns M (2-4 M para o LM741). Embora este valor possa ser considerado elevado na maioria das aplicaes envolvendo opamps (circuitos de udio, controle, processamento analgico de sinais), ainda pode ser baixo em eletrnica de instrumentao, em casos em que o sinal a ser condicionado provm de uma fonte de tenso (transdutor) com elevada resistncia sria (tambm da ordem de M). Opamps com entrada FET (JFET, como o LF351, e MOSFET) apresentam Rin_op acima de 10G, sendo portanto, mais adequados para este tipo de aplicao. 3b) resistncia de sada finita. Este parmetro, em malha aberta, determinado pelo estgio de sada do opamp, como ser visto no decorrer do curso. Corresponde a algumas dezenas de Ohms, podendo, ainda, ser reduzido pelo ganho de malha Av, onde e a funo de transferencia do circuito (geralmente passivo) de realimentao. Como pode ser observado, os valores prticos de Rin_op e Rout_op facilitam a utilizao em cascata de circuitos a partir de opamps, tornando-os os componentes mais comuns e eficientes em eletrnica. 4b) banda passante finita. Uma das mais severas limitaes prticas do opamp o fato de seu ganho de tenso Av decrescer com a freqncia, como indicado na Figura 2. Assim, a condio essencial de Av no se mantm medida em que a freqncia do sinal aumenta, degradando o desempenho do circuito. Para a maioria de amplificadores operacionais convencionais (do tipo LM741 e LF351, por exemplo), a faixa de freqncia de utilizao restringe-se, no mximo, a algumas centenas de KHz. Esse intervalo abrange, no entanto, aplicaes de grande demanda em eletrnica, como circuitos para udio e controle.
Av (dB) 3dB Avo 20dB/dec

0 fc ft

log f

Figura 2. Banda passante do amplificador operacional

5b) tenso de offset finita entrada. Na prtica, da ordem de alguns mV. Torna-se crtica, no entanto, em amplificadores de elevado ganho. Esta tenso de offset (Vos) pode ser modelada como uma fonte de tenso DC em srie com o sinal a ser amplificado. Caso o nvel DC do sinal seja tambm amplificado (acoplamento DC), o offset contribuir com um nvel DC sada do amplificador, equivalente a Av Vos, o que pode comprometer a excurso do prprio sinal amplificado.

3.1 Amplificadores Bsicos de Tenso Na Figuras 3a e 3b tem-se, respectivamente, os esquemticos de amplificadores de tenso em montagem inversora e no-inversora. Observe que as alimentaes dos operacionais no esto representadas, por simplicidade.
V+
Zin_op

R2 R1
Zin_op

Vin
Zin

+ -

V-

Av

Vout
RL

Vin
Zin

VV+

Av

Vout
RL

Va
R2 R1

Figura 3. Amplificadores bsicos em montagem a) inversora e b) no-inversora

3.2 Filtro Passa-Baixas. Na Figura 4, tem-se o esquemtico de um filtro ativo Passa-Baixas a partir do circuito integrador com perdas (RF ), onde a freqncia de corte corresponde a fc = 1/(2RFCF).
CF

Vout/Vin (dB)
RF RA

Ao

3dB 20dB/dec

Vin

Av

Vout
0 fc ft log f

Figura 4. Filtro ativo Passa-Baixas

3.3 Filtro Passa-Altas. Na Figura 5, tem-se o esquemtico de um filtro ativo Passa-Altas a partir do circuito diferenciador, onde a freqncia de corte corresponde a fc = 1/(2RACA).
Vout/Vin (dB)
RF RA CA

Ao 20dB/dec

3dB

Vin

Av

Vout
0 ft fc log f

Figura 5. Filtro ativo Passa-Altas

4. Projeto Terico: (Dever constar no relatrio) Considere fontes de alimentao simtricas de +/- 5V. Assuma o amplificador operacional ideal. 4.1 Determinar as funes de transferencia (ganhos de tenso) dos amplificadores em montagem inversora e no-inversora. 4.2 Projetar um amplificador inversor para Av = 10 e Rin = 10K. Imponha Imax = 5mA, onde Imax a corrente mxima a ser fornecida pelo operacional. Qual o mximo minimo valor de uma carga resistiva RLmin? Adote RL = 10RLmin. 4.3 Projetar um amplificador no-inversor para Av = 5. Considere entrada Vin = 0.25 + 0.1sent [V]. Assuma RL calculado no item anterior. 4.4 Em relao ao filtro Passa-Baixas da Figura 4, mostre que a) para uma excitao senoidal, tem-se

Vout ( j ) RF 1 = Vin ( j ) RA 1 + jRFCF

(7)

Relacione esta funo de transferencia com o grfico da Figura 4. b) se Vin uma funo-degrau de amplitude VA, Vo (t) ser dado por

Vout ( t ) = VA

RF t (1 exp( )) RA RFCF

(8)

Esboce a resposta ao degrau, relacionando-a com a caracterstica passa-baixas do circuito. 4.5 Projete o filtro Passa-Baixas para fc = 10KHz e ganho unitario na banda passante. 4.6 Em relao ao filtro Passa-Altas da Figura 5, mostre que a) para uma excitao senoidal, tem-se

Vout ( j ) jRFCA = (9) Vin ( j ) 1 + jRACA


Relacione esta funo de transferencia com o grfico da Figura 5. b) se Vin uma funo-degrau de amplitude VA, Vo (t) ser dado por

Vout ( t ) = VA

RF t exp( ) (10) RA RACA

Esboce a resposta ao degrau, relacionando-a com a caracterstica passa-altas do circuito. 4.7 Projete o filtro passa-altas para fc = 10khz e ganho unitario na banda passante. 5. Montagem Experimental 5.1 Monte o amplificador de tenso inversor. Inicialmente, para um sinal de 100mV, nvel DC = 0 e f = 1KHz, mea o ganho de tenso, para o amplificador com carga. H variao em relao ao ganho em aberto (sem carga)? 5.2 Repita o item 5.1, agora superpondo o sinal a um nvel DC de 0.5V. Anote as formas de onda, justificando-as. 5.3 Monte o amplificador de tenso no-inversor. Inicialmente, para um sinal de 100mV, nvel DC = 0 e f = 1KHz, mea o ganho de tenso, para o amplificador com carga. H variao em relao ao ganho em aberto (sem carga)? 5.4 Repita o item 5.3, agora superpondo o sinal a um nvel DC de 0.25V. Anote as formas de onda, justificando-as. 5.5 Monte o filtro Passa-Baixas. Mantendo o nvel DC igual a 0V sada do gerador e uma amplitude de sinal de 1Vpp sada do circuito, levante a sua resposta em freqncia (alguns pontos). Verifique a queda de 6dB/oitava (=20dB/dcada) do filtro. Em relao defasagem em baixas frequencias, qual a defasagem em fc? 5.6 Monte o filtro Passa-Altas. Mantendo o nvel DC igual sada do gerador e uma amplitude de sinal de 1Vpp sada do circuito, levante a sua resposta em freqncia. Verifique a queda de 6dB/oitava do filtro. Em relao defasagem em altas frequencias, qual a defasagem em fc? 6.0 Simulao. Utilizando PSPICE, simule todos os circuitos do experimento, de modo a analisar suas caractersticas principais. 7.0. Concluses Em forma de tabela, compare os principais valores tericos, simulados e experimentais. Calcule os desvios percentuais. Em funo dos resultados obtidos, comente sobre a realizao dos objetivos propostos. Discuta as diferenas encontradas entre valores esperados e medidos, quantificando os erros e estabelecendo possveis causas.

Potrebbero piacerti anche