Sei sulla pagina 1di 1

REAPROVEITAMENTO DE GARRAFAS PET

Cleidivnia Almeida1, Jamily Oliveira1, Jssica da Silva1, Mrio Srgio1, Natlia Vieira1, Taynara Santiago1 Eduardo Chaves de Sousa2
1 Alunos

da 2 srie do Ensino Mdio da Escola Arsnio Ferreira Maia 2 Prof. orientador

INTRODUO
No contexto atual de mudanas scio ambientais, a sociedade busca novas alternativas de consumo que possam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das prximas geraes, o que constitui o PENSAMENTO SUSTENTVEL. A educao para a reutilizao de materiais constitui-se em uma prtica inserida nessa ideologia. (ROCHA & RIBEIRO, 2011; MOREIRA, 2009). A introduo da embalagem de PET (polietileno tereftalato) no Brasil, em 1988, alm de trazer as indiscutveis vantagens ao consumidor trouxe tambm o desafio de sua reciclagem, que nos fez despertar para a questo do tratamento das 200 mil toneladas de lixo descartadas diariamente em todo Brasil. Os impactos causados pelas garrafas plsticas so inmeros e vo desde a fabricao, com a extrao do petrleo, at o seu descarte. O perodo mdio para a decomposio desse material fica em torno de 300 a 500 anos. A reciclagem de extrema importncia para que os impactos causados na natureza, pela fabricao do plstico, sejam minimizados. Hoje, as indstrias conseguem transformar o material reciclado em tecidos ou fazer novas embalagens. Infelizmente a reciclagem no consegue dar conta de todo o material produzido pelas indstrias. Por isso, o reaproveitamento das garrafas PET atravs de trabalhos artesanais tambm se constitui em uma tima alternativa para diminuir a quantidade de plstico descartada.

OBJETIVO
Apresentar alternativas para o reaproveitamento de garrafas PET, incentivando a adoo de prticas sustentveis e contribuindo para a reduo do descarte inadequado das garrafas.

METODOLOGIA
O trabalho foi desenvolvido em trs etapas: A primeira etapa consistiu no levantamento bibliogrfico a respeito do PET, suas caractersticas, produo, impactos ambientais e reutilizao, alm de pesquisa de imagens dos produtos existentes confeccionados com as garrafas PET; A segunda etapa foi a coleta das garrafas PET na vizinhana das residncias dos integrantes da equipe e em estabelecimentos comerciais; A ltima etapa consistiu na seleo das melhores e mais viveis alternativas e confeco dos produtos utilizando materiais de fcil acesso e disponibilidade.

RESULTADOS
De acordo com o levantamento bibliogrfico realizado constatou-se que existem inmeros produtos e formas de reaproveitamento das garrafas PET, que vo desde a produo de utenslios domsticos, brinquedos, artigos de ornamentao, luminrias, mveis e at mesmo hortas verticais. Foram confeccionados 09 produtos diferentes (entre eles mveis, artigos de ornamentao e utenslios domsticos) que encontram-se em exposio.

CONSIDERAES FINAIS
A garrafa PET um material resistente e d possibilidades de se trabalhar com recortes, montagem e pintura, na produo de uma grande diversidade de produtos. O PET deve ser explorado a cada dia, pois sua limitao primria quanto ao seu formado traz a impresso de que no se pode fazer muitas coisas, mas no verdade pois, a criatividade ilimitada e sua aplicao tambm. O processo de reaproveitamento se faz to importante quanto o de reciclagem e o de reduo do material, diminuindo a produo de resduos que prejudicam o ambiente e ameaam a vida.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ROCHA, Ndia Sueli Arajo da; RIBEIRO, Marcia de Oliveira. Educao e responsabilidade social: prticas educativas ambientais no contexto do campus universitrio de Bragana-PA. V Colquio Internacional: educao e contemporaneidade. So Cristvo - Se, 2011. ABEPET Associao Brasileira dos Fabricantes de Embalagens de PET & Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). Reciclagem & Negcios PET. CEMPRE: So Paulo, 1997. MOREIRA, Pasqualina Nery Fernandes. A importncia da reutilizao da garrafa pet no artesanato brasileiro. Monografia de Ps-graduao. Faculdades Integradas Jacarepagu (FIJ): Braslia, 2009.

Potrebbero piacerti anche