Sei sulla pagina 1di 31

Claudianice Melo.

Prof Claudianice Melo.

Referncias Bibliogrficas.
1.

2.
3. 4.

5.
6. 7.

Cdigo Penal Brasileiro. Constituio federal. Cezar Roberto Bittencourt. Rogrio Grecco. Sinopse Jurdica- Saraiva. Cleber Masson. Resoluo de Questes.

Conceito
Direito Penal Direito Penal Subjetivo Direito Penal Objetivo Misso do Direito Penal Finalidade Princpio da Interveno Mnima: Carter Fragmentrio e Subsidirio do Direito Penal.
Prof Claudianice Melo.

Fontes do Direito Penal


1.Material ou de Produo: Unio (art. 22, I,da CF),e,excepcionalmente, os Estados (art.22,pargrafo nico,CF). 2.Formal ou de Conhecimento Imediata: Lei Mediata: Costumes ; Princpios gerais do Direito; atos administrativos. OBS: Jurisprudncia, Doutrina e Tratados Internacionais.

Prof Claudianice Melo.

Classificao das Normas Penais


Norma Penal Incriminadora. Ex: art. 121,CP.

Norma Penal Permissiva. Art. 23,CP.


Norma Penal Explicativa. Art. 327,cp.

Prof Claudianice Melo.

Direito Penal
PARTE GERAL TTULO I DA APLICAO DA LEI PENAL

Anterioridade da Lei Art. 1 - No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal. Lei penal no tempo Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplicase aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. Lei excepcional ou temporria Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.
Prof Claudianice Melo.

Smula 711 do Supremo Tribunal Federal


A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia.

Prof Claudianice Melo.

Tempo do Crime/Lugar do crime


Tempo do crime

Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado
Lugar do crime

Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado

Prof Claudianice Melo.

Territorialidade
Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. 1 - Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar. 2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.
Prof Claudianice Melo.

Questes de territorialidade.
Problemas Territorialidade 1.Embarcao Brasileira e Privada em alto mar naufragou- Um brasileiro mata um Argentino nos destroos do Navio Brasileiro.Qual a lei ser aplicada? 2. uma embarcao brasileira e holandesa colidiram em alto mar,dois sobreviventes constroem uma jangada com os destroos dos dois navios. Um americano mata um argentino. Qual a lei ser aplicada? 3.Navio pblico da Colmbia , o marinheiro pratica um estupro fora da sua embarcao no territrio brasileiro. Quem julga? a) Se desceu servio do Pas B) se desceu por motivos particulares 4.Brasileira foi at um navio Holands em alto mar que incentivava o aborto e abortou. Posso punir? a) enquanto est a caminho? b) quando voltar? Alto mar Passagem inocente Lei 8-617/93 art 3.
Prof Claudianice Melo.

Contagem de Prazo
Contagem de prazo Art. 10 - O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum. Fraes no computveis da pena Art. 11 - Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, e, na pena de multa, as fraes de cruzeiro.

Prof Claudianice Melo.

Princpio da Especialidade.
Legislao especial

Art. 12 - As regras gerais deste Cdigo aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso.

Prof Claudianice Melo.

Conceito de Crime
1.Material ou Substancial. 2. Critrio Analtico,formal ou dogmtico. Infrao Penal Crime x Contraveno. (art.1 LICP) Sujeitos do Crime. Teorias: 1.Clssica, naturalstica ou causal.(Liszt/Belling) 2.Finalista (Hans Welzet).

Prof Claudianice Melo.

Crimes x Contravenes
Ao Penal Crime: Pblica ou privada (art. 100, CP). Contraveno: Pblica incondicionada (art. 17, LCP). Competncia Crime: Justia Estadual ou Federal Contraveno Penal: S Justia Estadual, exceto se o ru tem foro por prerrogativa de funo na Justia Federal. Tentativa Crime: punvel (art. 14, pargrafo nico, CP). Contraveno: No punvel (art. 4, LCP). Pena Privativa de Liberdade Crime: Recluso ou deteno (art. 33,CP). Contraveno: Priso simples (art. 6, LCP). Limite Temporal da Pena Crime: 30 anos (art. 75, CP). Contraveno: 5 anos (art. 10, LCP).
Prof Claudianice Melo.

Nexo Causal.
Relao de causalidade Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Supervenincia de causa independente 1 - A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. Relevncia da omisso 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado.
Prof Claudianice Melo.

1.CAUSAS ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTE


Preexistentes: aquela que existe ANTERIORMENTE prtica da conduta. Ex:Tcio efetua disparos de arma de fogo contra Mvio. Feito exame pericial, ficou concludo que Mvio morreu pelo envenenamento provocado

anteriormente por Caio. Concomitantes: aquela que incide SIMULTANEAMENTE pratica da conduta do agente. Ex:Tcio efetua disparo de arma de fogo contra Mvio no momento em que o teto da casa desaba na cabea da vtima. Superveniente: aquela que acontece POSTERIORMENTE conduta praticada pelo agente. Ex: Tcio ministra veneno na comida de Mvio, mas, antes de produzir o efeito desejado, aparece um desafeto de Mvio, que efetua contra ele inmeros disparos matando-o. Rompem o nexo causal e o agente responde pelos atos j praticados. Nos trs casos, o agente responder pelo homicdio na forma tentada.

Prof Claudianice Melo.

2.CAUSAS RELATIVAMENTE INDEPENDENTE


Preexistentes Ocorre PREVIAMENTE prtica da conduta do agente. Ex: Tcio com dolo de matar, atira contra Mvio o atingindo de raspo. Os ferimentos so agravados pela diabete da vtima, que vem a falecer. Concomitantes a que acontece SIMULATANEMANTE prtica da conduta. Ex: tcio aponta uma arma de fogo contra Mvio, o qual,assustado,corre em uma rua movimentada. No momento em que alvejado pelos disparos, atropelado por um automvel, morrendo.

No rompem o nexo causal e o agente responde pelo resultado.


Supervenientes Que produziram por si s o resultado- Rompem o nexo causal Art.13,1, do Cdigo Penal. Rompem o nexo causal em relao ao resultado e o agente s responde pelos atos at ento praticados.
Prof Claudianice Melo.

Consumao/Tentativa
Art. 14 - Diz-se o crime:

Crime consumado I - consumado, quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal; Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Pena de tentativa Pargrafo nico - Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros.
Prof Claudianice Melo.

Desistncia Voluntria e Arrependimento Eficaz.


Desistncia voluntria e arrependimento eficaz

Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados.

Arrependimento posterior Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros.
Prof Claudianice Melo.

Crime Impossvel
Crime impossvel

Art. 17 - No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime.

Prof Claudianice Melo.

Crime Doloso/Crime Culposo.


Crime doloso I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; Crime culposo II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. Pargrafo nico - Salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente. Agravao pelo resultado Art. 19 - Pelo resultado que agrava especialmente a pena, s responde o agente que o houver causado ao menos culposamente.
Prof Claudianice Melo.

ERRO DO TIPO
Art. 20 - O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. Descriminantes putativas 1 - isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. No h iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato punvel como crime culposo. Erro determinado por terceiro 2 - Responde pelo crime o terceiro que determina o erro. Erro sobre a pessoa 3 - O erro quanto pessoa contra a qual o crime praticado no isenta de pena. No se consideram, neste caso, as condies ou qualidades da vtima, seno as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime.

Prof Claudianice Melo.

ERRO DE PROIBIO
Erro sobre a ilicitude do fato Art. 21 - O desconhecimento da lei inescusvel. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminu-la de um sexto a um tero. Pargrafo nico - Considera-se evitvel o erro se o agente atua ou se omite sem a conscincia da ilicitude do fato, quando lhe era possvel, nas circunstncias, ter ou atingir essa conscincia.

Prof Claudianice Melo.

Coao irresistvel e obedincia hierrquica


Art. 22 - Se o fato cometido sob coao irresistvel ou em estrita obedincia a ordem, no manifestamente ilegal, de superior hierrquico, s punvel o autor da coao ou da ordem.

Prof Claudianice Melo.

EXCLUDENTES DE ILICITUDE
Excluso de ilicitude Art. 23 - No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito Excesso punvel Pargrafo nico - O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo.

Prof Claudianice Melo.

Estado de necessidade
Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1 - No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2 - Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros.
Prof Claudianice Melo.

Legtima defesa
Art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

Prof Claudianice Melo.

Inimputabilidade
Inimputveis Art. 26 - isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Reduo de pena Pargrafo nico - A pena pode ser reduzida de um a dois teros, se o agente, em virtude de perturbao de sade mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado no era inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento
Prof Claudianice Melo.

Desenvolvimento mental incompleto.


Menores de dezoito anos

Art. 27 - Os menores de 18 (dezoito) anos so penalmente inimputveis, ficando sujeitos s normas estabelecidas na legislao especial.

Prof Claudianice Melo.

Inimputabilidade Emoo e paixo


Art. 28 - No excluem a imputabilidade penal: I - a emoo ou a paixo; Embriaguez II - a embriaguez, voluntria ou culposa, pelo lcool ou substncia de efeitos anlogos. 1 - isento de pena o agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou fora maior, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 2 - A pena pode ser reduzida de um a dois teros, se o agente, por embriaguez, proveniente de caso fortuito ou fora maior, no possua, ao tempo da ao ou da omisso, a plena capacidade de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Prof Claudianice Melo.

DO CONCURSO DE PESSOAS
Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. 1 - Se a participao for de menor importncia, a pena pode ser diminuda de um sexto a um tero. 2 - Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe- aplicada a pena deste; essa pena ser aumentada at metade, na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave. Circunstncias incomunicveis Art. 30 - No se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime. Casos de impunibilidade Art. 31 - O ajuste, a determinao ou instigao e o auxlio, salvo disposio expressa em contrrio, no so punveis, se o crime no chega, pelo menos, a ser tentado.
Prof Claudianice Melo.

Potrebbero piacerti anche