Sei sulla pagina 1di 37

CURSO DE GESTANTES

ABERTO PARTICIPAO DO PAI GRATUITO PARA QUEM FAZ PR-NATAL NA CLNICA MUSA FAA SUA INSCRIO NA RECEPO
Psicloga Responsvel: Maria de Salete A.M. Boucault

GRAVIDEZ
O sentimento que a descoberta da gravidez provoca varia de mulher para mulher. Fatores como ter planejado ou no a gravidez, o nmero de filhos que j tem, a situao familiar, o sentirse ou no preparada para assumir esta responsabilidade, ter ou no o apoio do pai do beb e da famlia, os planos que idealizou para o futuro, influenciam muito a forma como a mulher reagir notcia da gravidez.Seus sentimentos podem oscilar entre a surpresa, satisfao, tristeza, preocupao, ansiedade, medo.Mesmo quando a gravidez planejada ou desejada, a notcia da gravidez causa alegria e preocupao, porque a vinda de uma criana traz grandes mudanas na vida da mulher, do pai e da famlia.O nascimento de uma criana implica em um aumento das responsabilidades porque o desafio de criar e preparar um ser humano para a vida muito grande. A gestao, o parto e o ps-parto so momentos muito especiais na vida da mulher e dos familiares e necessria uma preparao para estas mudanas que viro.Esta preparao vai desde a arrumao do espao onde o nen ficar, o seu enxoval, at a preparao fsica e emocional. O incio do pr-natal muito importante para monitorar a evoluo da gravidez e a preparao para o parto.Para o preparo emocional, existem os cursos para gestantes, a participao nestes cursos ajuda no esclarecimento das dvidas, medos e ansiedade, alm disso, um momento em que a grvida pode trocar informaes com outras gestantes com os mesmos interesses.

INCIO DA GRAVIDEZ
A gravidez se inicia quando o espermatozide masculino encontra o vulo feminino que est nas trompas, e se d a fecundao.Este vulo fecundado comea a se dividir em vrias clulas e inicia um trajeto pela trompa em direo ao tero, onde se aloja aps alguns dias e l ir se desenvolver at o parto. A gravidez causa uma srie de alteraes no organismo da me que repercutem tanto no seu fsico como no seu emocional.

SINAIS DE GRAVIDEZ
As mulheres reagem de formas diferentes gravidez, nem todas tm os mesmos sintomas, mas as mulheres grvidas costumam apresentar, alm da ausncia da menstruao, mamas doloridas, enjo, vmitos, sono excessivo, cansao, uma leve depresso. necessrio fazer o exame de sangue ou urina para confirmar ou no a gravidez.O exame ultrassonogrfico pode ser feito aps a stima semana de atraso da menstruao.

DURAO DA GRAVIDEZ
A durao aproximada de 9 meses e 7 dias, contados a partir da ltima menstruao.Quando falta a menstruao, contado como o primeiro ms da gravidez.Pode-se contar tambm aproximadamente 40 semanas ou 280 dias. O parto ocorre mais freqentemente entre a 38 a 42 semanas.Um beb maduro,ou de termo, um beb que completou a 37

PR-NATAL
O pr-natal deve ser iniciado assim que for confirmada a gravidez.O pr-natal consiste em visitas mensais ao mdico obstetra para controle da sade da me e do beb e a preveno, diagnstico e tratamento de problemas na gestao.O pr-natal o acompanhamento feito pelo mdico atravs de exames clnicos, laboratoriais e ultrassonogrficos. Na primeira consulta feito um histrico clnico da gestante, o exame fsico e so pedidos os exames pr-natais, que incluem vrios exames que sero feitos no laboratrio.A consulta de prnatal mensal at a 32a semana, da 32a a 36a quinzenal e, a partir da 36a at o parto, semanal.Quando a gestante apresenta qualquer tipo de problema, o retorno antecipado. Durante a consulta pr-natal, so feitos exames clnicos que consistem em pesar, medir a presso, palpar a barriga e, aps o quarto ms, medir o crescimento uterino e ouvir o corao do nen. Normalmente so pedidos trs ultrassons durante a gestao, um no incio, outro por volta do quinto ou sexto ms e o outro no final. As gestantes e os pais devem aproveitar as consultas para tirarem suas dvidas com o mdico que a melhor pessoa para esclarec-los.

ALTERAES CAUSADAS PELA GRAVIDEZ


Alm do crescimento da barriga, as gestantes apresentam vrias alteraes em seu corpo, umas mais evidentes outras no. Cada gestante reage de uma forma diferente a estas alteraes.Umas sentem muito estas mudanas, outras relatam que as alteraes no as perturbam tanto, s vezes, nem as sentem. Algumas alteraes so: - As gestantes costumam ter presso baixa, devido ao aumento do volume de sangue em seu corpo.A presso alta deve ser tratada pois prejudicial me e beb. - O crescimento do tero comprime a bexiga, o que provoca vontade de urinar vrias vezes.A compresso das vias urinrias favorece as infeces urinrias. - As nuseas e vmitos, do incio da gestao, so causadas pelas alteraes hormonais que ocorrem com a gravidez. -O estmago demora mais para fazer a digesto, causando mais refluxo dos alimentos, queimao, azia, m digesto. - Os intestinos ficam mais lentos podendo causar mais priso de ventre - As articulaes, os ligamentos e a musculatura ficam mais frouxos favorecendo a ocorrncia de entorses, dores articulares e lombares. - O peso da barriga e das mamas causa um deslocamento do corpo que se projeta para trs, aumentando a curvatura da coluna e a dor nas costas. - Os plos aumentam e ficam mais escuros mas caem aps o parto. -Vertigens e tonturas podem ocorrer e so causadas tanto pela hipotenso ( presso baixa) como pela hipoglicemia ( falta de acar no sangue ). - A respirao pode tornar-se mais difcil pelo aumento do tero que comprime o diafragma

- O aumento repentino de peso pode levar ao aparecimento de estrias que so avermelhadas no incio e aos poucos ficam claras. - O ganho de peso devido gravidez em torno de 8 a 12 quilos, uma dieta saudvel evita o aumento excessivo de peso. - H um aumento da secreo vaginal que no tm nem cheiro forte nem cor escura.A alterao na cor, no cheiro, a sensao de ardor e coceira deve ser relatada ao mdico. - A pele pode tornar-se mais escura, principalmente no rosto (cloasma gravdico ), nas arolas mamria ( parte mais escura das mamas ), na regio mediana da barriga e na regio genital. - Inchaos de pernas e mos ocorrem porque h um acmulo maior de gua sob a pele na gravidez. - Varizes e hemorridas podem aparecer porque o tero comprime a veia cava inferior, diminuindo o retorno do sangue para a regio superior do corpo. - As cimbras so causadas por uma diminuio de clcio e por compresso dos nervos pelo peso do tero - As dores nas mamas aparecem desde o incio porque a ao dos hormnios as deixam mais inchadas e doloridas.A arola ( parte mais escura da mama ) torna-se mais escura, aumenta de tamanho e surgem pequenas glndulas sebceas que servem para lubrificar a regio. - As alteraes de apetite so causadas por uma diminuio da sensibilidade para perceber o sabor dos alimentos levando a gestante a querer consumir alimentos mais doces, mais salgados, mais cidos e mais amargos.Algumas no querem mais comer alimentos que antes consumiam ou passam a dar preferncia especial a determinado alimento. - As dores no baixo ventre, assim como as clicas de pequena intensidade, so causadas pela contrao do tero que est em crescimento. - Uma dor contnua de pouca intensidade pode aparecer por volta do quarto ou quinto ms, sendo decorrente da trao do ligamento que sustenta o tero.A partir do sexto ms d para sentir as con traes uterinas quando a barriga fica muito dura.

ALIMENTAO
Na gravidez, a mulher necessita de mais nutrientes mas isto no significa comer por dois.A preocupao deve ser com a qualidade do que se est comendo e no com a quantidade. O ideal se alimentar em um intervalo de 2 a 3 horas, entre o caf da manh, lanche, almoo, lanche da tarde, janta e lanche antes de dormir. Comer muito de uma s vez dificulta a digesto, o melhor comer pouco vrias vezes por dia.Este fracionamento para evitar a azia, queimao,nuseas e a sensao de tontura e mal estar por falta de acar no sangue. Durante a gravidez, a mulher tem a oportunidade de estar melhorando a forma de se alimentar, tornando-a mais saudvel, incluindo mais frutas, verduras e vegetais em sua dieta e diminuindo o consumo de alimentos no saudveis.O consumo de pelo menos 8 copos de gua por dia importante para o melhor funcionamento de todo o organismo.

DIETA PARA GESTANTES


Caf da manh 1 fruta , 3 colheres de cereais(granola ou aveia), 1 copo de leite ou 1 iogurte(desnatado ou semi desnatado), 2 torradas de cereais integrais, 1 fatia de queijo(d preferncia aos queijos brancos porque so menos gordurosos) Aps 2 horas Comer 1 fruta, ou tomar 1 suco de frutas ou 1 copo de leite

Almoo Salada vontade com verduras, legumes e gros, 2 colheres de arroz, 4 colheres de feijo, verduras ou legumes refogados com pouco leo, carnes magras( dar preferncia para frango e peixe), 1 fruta Procure no tomar lquidos durante a refeio porque piora a digesto e a azia, tome lquidos aps 1 hora do trmino do almoo. Aps 3 horas Tomar 1 suco de frutas ou 1 vitamina com leite, frutas e aveia ou 1 iogurte com frutas picadas, ou 1 salada de frutas, ou 1 copo de leite com 2 torradas, queijo e gelia. Jantar Salada vontade, 2colheres de arroz, 4 colheres de feijo, carne magra, legumes ou verduras refogadas com pouco leo ou Sopa de verduras , legumes e carne ou Sanduche de po integral com requeijo light, alface, tomate, cenoura ralada, queijo branco ou ricota temperada e 1 fatia de presunto light ou 1 peito de frango grelhado 1 fruta de sobremesa Antes de deitar Tomar 1 copo de suco de frutas ou 1 copo de leite com 1 torrada com requeijo light ou gelia Durante o dia at s 18 horas Tomar 8 copos de gua por dia ou ch (camomila, erva cidreira, erva doce, ma, etc) A gua melhora o funcionamento do intestino, evita infeces renais e urinrias, melhora a pele e evita o aparecimento de estrias.

Evitar - Comidas gordurosas, carnes vermelhas e carne de porco, salames, presunto, presuntada, salsicha - Frituras , preferir os assados , grelhados e cozidos - Ch preto, mate, caf, refrigerantes, preferir os sucos de frutas - Doces e chocolates, preferir comer frutas como sobremesa - Comidas industrializadas, preferir comidas com pouco conservante - Bolachas e alimentos em lata - Manteiga, maionese, catchup e mostarda - Pes e massas de farinha branca, preferir os de farinha integral - Alimentos com muito sal e pimenta, preferir temperos naturais como salsinha, cebolinha,cebola,etc - Gorduras animais, preferir os leos e azeites vegetais - lcool,cigarro,quaisquer tipo de drogas e s tomar remdios com prescrio mdica Sugesto de frutas Abacaxi, ameixa, banana, caqui, figo, goiaba, kiwi, laranja, limo, ma, mamo, manga, maracuj, melancia, melo, morango, pra, pssego, tangerina, uva, frutas secas. Sugesto de legumes, verduras e gros Abbora, abobrinha, agrio, alface, almeiro, azeitona, batata, berinjela, beterraba, brcolis, cenoura, chicria, chuchu, couve-flor, couve, ervilha, escarola, espinafre, erva doce, feijo, lentilha, mandioca, mandioquinha, milho, nabo, pepino, pimento, quiabo, rabanete, repolho, rcula, salso, soja, tomate, vagem Farinhas integrais As farinhas integrais so mais saudveis que as farinhas brancas. Procure comer mais alimentos com farinhas integrais como po preto, de centeio e de aveia. Para melhorar o funcionamento intestinal usar germe de trigo tostado ou allbran e tomar 8 copos de gua por dia.

VITAMINAS
O cido flico deve ser indicado nos trs primeiros meses e atua no desenvolvimento do sistema nervoso do nen.Aps o quarto ms, so indicadas vitaminas que contenham ferro e complexo B, para evitar a anemia da gestante. O uso de vitaminas no engorda

EXERCCIOS
A prtica de exerccios durante a gravidez benfica para a me, porm, necessrio tomar cuidado tanto com a intensidade quanto com a durao destes exerccios.No aconselhvel nenhuma atividade que requeira demais do corpo da gestante, como exerccios de alto impacto, deslocamento rpido, confronto fsico e que requeiram equilbrio.Antes de iniciar qualquer tipo de atividade fsica importante consultar o mdico obstetra que orientar sobre a mais adequada. Caminhar uma atividade importante que pode ser realizada pela gestante e que lhe trar benefcios desde que seja usado um tnis prprio, roupa confortvel e que a temperatura ambiente esteja adequada. importante tomar bastante gua para se hidratar. O tempo de caminhada depende de cada gestante e de sua condio fsica.

PREPARAO DA MAMA PARA O A L EITAMENTO MATERNO


Durante a gravidez, as mamas devem ser preparadas para o aleitamento, este preparo tem como objetivo evitar que, durante a amamentao, o bico da mama sofra rachaduras e ferimentos.A arola ( parte mais escura da mama ) e o bico so muito sensveis, durante a amamentao, a suco do nen pode provocar rachaduras no bico.Para evitar que isto ocorra, a mulher deve esfregar diversas vezes, durante o banho, uma bucha vegetal ou uma esponja spera nas mamas, ou uma toalha seca, principalmente nas partes escuras.No incio, doloroso mas, depois, a dor vai diminuindo.Devese evitar passar cremes e hidratantes na arola, pode-se passar em volta das mamas.

SEXO NA GRAVIDEZ
O sexo durante a gravidez pode ser realizado normalmente, quando no houver problemas de sangramento ou ameaa de aborto. O beb encontra-se bastante protegido porque fica dentro de uma bolsa cheia de gua, o lquido amnitico, alm disso, o colo do tero bem fechado, no sendo possvel atingir o nen. Com o crescimento da barriga interessante procurar posies mais confortveis para a relao sexual. Algumas grvidas relatam uma diminuio do desejo sexual e o medo do homem estar machucando o nen.s vezes, sentem-se desconfortveis quando o nen se mexe durante a relao sexual. Outras no se sentem bem com o corpo avolumado.

PARTICIPAO DO PAI
A participao do pai durante a gestao muito importante para a unio do casal.A vinda do nen traz, j durante a gestao, modificaes muito grandes no relacionamento do casal.Como normalmente a mulher dirige toda sua ateno para o nen e o preparo para sua chegada, o pai sente-se de lado, excludo.A participao nos pr-natais, nos exames de ultrassom e as conversas sobre o nen so importantes para o casal sentir que esto juntos nesta nova fase de suas vidas. interessante que o pai se informe sobre a gestao e cuidados com o nen atravs de leituras, filmes,conversas com pessoas que j tenham filhos.

PARTICIPAO DO PAI NO PARTO


A Lei Estadual n 10241 de 17 de maro de 1999 dispe no artigo XVI que a gestante tem direito de ter a presena do pai nos exames pr-natais e no momento do parto.Quando o casal optar por o pai estar presente na hora do parto, eles devem informar ao hospital com antecedncia e o pai deve se preparar para este momento, com leituras,filmes e, se possvel, visitando o hospital e suas dependncias.

PARTICIPAO NO GRUPO DE GESTANTES


O grupo de gestantes um lugar onde a grvida pode esclarecer suas dvidas, falar de suas ansiedades e medos e trocar experincias com outras gestantes.Alm disso, no Curso de Gestantes so dadas informaes corretas sobre gravidez, parto, psparto, amamentao e outros assuntos de interesse das mes, tornando-as mais seguras e informadas sobre o que acontece com elas e o nen.

INCIO TRABALHO DE PARTO


Normalmente, as gestantes ficam ansiosas no final da gestao e com receio de no saber a hora de ir para o hospital.Abaixo, sero citados alguns sinais que podem indicar o incio do trabalho de parto ou o momento de se procurar o hospital: - Contraes ritmadas do tero: a barriga fica bem dura e depois normal, voltando a ficar dura novamente, a isto se d o nome de contraes.O momento de ir para o hospital quando a mulher sentir duas contraes a cada dez minutos.A durao de cada contrao de aproximadamente 40 a 60 segundos e a gestante costuma relatar que, durante as contraes, sente uma dor em forma de clica que se irradia para a vagina ou costas. - Rotura da bolsa de gua: a mulher sente que est perdendo gua que sai pela vagina.Esta gua diferente da urina, no tem cheiro ou tm um cheiro parecido com gua sanitria e a colorao parecida com gua de coco.Torna-se urgente a ida para o hospital se esta gua estiver escura ou esverdeada o que significa que o nen eliminou o mecnio, que so as primeiras fezes do beb, o que um sinal que ele pode no estar bem. - Sangramento: quando houver perda de sangue vermelho vivo caso de se dirigir com urgncia ao hospital para verificar o motivo do sangramento. A perda de um muco, parecido com clara de ovo e com umas estrias de sangue, no deve preocupar, pois o tampo que protege o colo do tero e pode sair at uns dias antes do parto. - Parada de movimentao do nen: No final da gravidez, o nen se movimenta menos mas no normal que ele pare completamente de se mexer.Nenhuma movimentao em um perodo de 12 horas sinal para se procurar o hospital.

TRABALHO DE PARTO
Quando a mulher entra em trabalho de parto, ela vai sentir as contraes do tero atravs do endurecimento da barriga.Estas contraes se tornaro mais freqentes a medida que for progredindo o trabalho de parto e, no caso de ser o primeiro parto, pode durar de 8 a 12 horas.As contraes do tero levam dilatao do colo do tero at 10 cm, para que seja possvel a passagem do nen.Esta dilatao medida pelo exame de toque que ser feito durante todo o trabalho de parto, alm disso, ser avaliado o batimento do corao do nen.Durante este perodo, importante que a parturiente mantenha-se calma e relaxada, respire profundamente, procure andar ou deitar de lado.Durante o trabalho de parto a gestante fica no pr-parto, quando o nen vai nascer levada para a sala de parto.Aps o parto, a mulher fica um tempo na sala de observao at ir para o quarto.Depois do parto normal a alimentao liberada, depois da cesrea dada uma dieta especial.

TIPOS DE PARTO
Parto normal: O parto normal quando o nen sai pela vagina com o auxlio da me que necessita fazer fora.Aps a dilatao completa do colo do tero, o nen desce para a vagina, neste momento, a parturiente deve respirar fundo, prender o ar e fazer esforo para baixo, ajudando o nen a descer.Durante a sada do beb, feito um corte lateral na regio perineal, com anestesia local, para evitar o dilaceramento da musculatura vaginal, este corte chamado episiotomia.Depois que o nen nasce, espera-se a sada da placenta para depois costurar o corte, a episiorrafia.Os fios usados na sutura caem por volta de 7 a 10 dias.

Parto normal com ajuda de frcipe: Quando o perodo expulsivo, que quando o nen se encontra na vagina, aps a dilatao total do colo do tero, se torna prolongado, mais de 30 minutos, o beb pode comear a sofrer, nestes casos necessrio usar o frcipe de alvio para ajudar o nen a nascer. Aps ser dada a anestesia raqui ou peridural, so colocadas as duas colheres do frcipes na cabea do nen, para ajud-lo a sair, e feita a episiotomia. Cesrea: Quando por algum motivo a me no entrou em trabalho de parto, ou apresenta algum problema que no recomenda esperar o nascimento por parto normal, ou mesmo que entre em trabalho de parto mas no haja uma evoluo satisfatria indicada a cirurgia cesareana.A cesrea uma cirurgia realizada na parte inferior da barriga, onde feito um corte horizontal, aps a aplicao da anestesia raqui ou peridural.At chegar ao tero existem 7 camadas diferentes a serem cortadas, depois corta-se o tero, retira-se o nen, depois a placenta, feita a limpeza no local, costura-se o tero e, depois, cada camada separadamente at a pele.A linha usada nos pontos internos reabsorvida pelo corpo, a linha externa retirada aps 10 ou 12 dias.

TIPOS DE ANESTESIAS
Anestesia Local: dada durante o parto normal para ser feito o corte e sutura da episiotomia. Anestesia Raqui: dada uma injeo com anestsico, na parte final da coluna, com uma agulha bem fina.Aps ser injetado o anestsico, h um adormecimento do corpo, da cintura para baixo que dura, em mdia, duas horas.A mulher deve permanecer deitada, sem levantar a cabea, por cerca de 6 horas, aps a raqui, para evitar dores de cabea.Este tipo de anestesia aplicado para a cesrea e parto normal com frcipe.

Anestesia Peridural: dada da mesma forma que a raqui, porm, no interfere nos movimentos das pernas, nem na capacidade de fazer fora.Pode ser prolongada por 4 horas ou mais, pois pode ser administrada aos poucos, por um cateter.A analgesia do parto normal feita com a peridural.Aps a dilatao do colo do tero ter atingido 7 cm, pode ser dada a peridural, a parturiente deixar de sentir qualquer sensao mas poder fazer fora na hora do parto.A peridural pode ser aplicada no parto normal, frcipes e na cesrea.

NEONATOLOGIA
Aps o nascimento, cortado o cordo umbilical que liga o nen placenta, e ele levado para a neonatologia que fica ao lado da sala de parto.L, ele ser examinado, pesado e medido.O cordo umbilical ser laqueado e ser colocado nitrato de prata nos olhos do nen, para evitar infeces gonoccitas.O beb ser identificado com uma pulseira, colocada em seu pulso, contendo o nome completo da me, a impresso digital do polegar da me, a impresso dos ps do beb e o peso que nasceu.O beb levado para que a me possa v-lo, aps o que ser levado ao berrio, onde ficar em um bero aquecido por 3 horas.

ALOJAMENTO CONJUNTO
Aps 6 horas do nascimento, se a me estiver em boas condies fsicas, o beb j pode ir para o quarto da me, onde permanecer em um bercinho, sob os cuidados maternos e dos familiares.A situao do beb e me permanecerem juntos, aps o parto, dada o nome de alojamento conjunto.O alojamento conjunto um direito da me e de seu beb e est previsto no Estatuto da Criana e do Adolescente, no artigo 10 tem V que prev que os hospitais so obrigados a manter alojamento conjunto possibilitando ao neonato a permanncia junto me.

A importncia do alojamento conjunto que a me pode iniciar os cuidados com o nen e a amamentao no prprio hospital, sob a superviso dos mdicos e da enfermagem.

O PUERPRIO OU PS-PARTO
O puerprio o perodo que vai do nascimento do nen at a 6 semana aps o parto. A vinda do nen acarreta muitas mudanas na vida da mulher, do casal e dos outros filhos, se houver. Principalmente no 1 filho, a me sente-se insegura, com muitos medos, preocupada se saber cuidar bem do nen. A me se faz muitas perguntas: Ser que meu leite est sendo suficiente para o nen? Ser que eu saberei cuidar bem dele? Ser que na hora do banho eu no vou deix-lo escorregar? Ser que ele est respirando? Ser que meu corpo vai voltar ao normal? Muitas vezes a me sente-se cansada, confusa, instvel emocionalmente e at com uma certa tristeza e desejo de chorar. Sentese aprisionada pelo nen que exige cuidados em tempo integral. O tempo da me para si mesma e seus afazeres pequeno. Mesmo o tempo para estar com o marido diminui. s vezes, a me tem a impresso que nunca mais ter um tempo livre s para ela ou para suas atividades. Para consolo da me, podemos dizer que, aos poucos, ela conseguir lidar melhor com todas estas cobranas e que ficar prtica no cuidar do nen, o que a deixar mais tranqila e menos ansiosa em relao a todas estas tarefas. O crescimento do nen tambm um grande estmulo para a me, pois ele passar a reagir com sorrisos e vocalizaes, o que um grande incentivo para os pais.

A PA R T I C I PA O D O PA I N O C UIDADO COM O NEN


muito importante a participao do pai durante a gravidez e nos cuidados com o nen. O casal precisa conversar sobre o beb e dividir os cuidados de trocar, fazer dormir e embalar o nen. A participao do pai nos cuidados com o filho diminui o sentimento dele estar excludo da relao me-beb. Embora o homem no passe pelas mudanas fsicas da gravidez, a paternidade um momento muito importante de sua vida e um perodo de grandes mudanas para ele.Participar dos cuidados do nen ajuda-o a sentir-se parte da famlia e importante para sua mulher e seu filho. Alm disso, a ajuda do pai em relao ao nen e aos outros filhos, alivia a me que ter mais tempo para outras tarefas, para si mesmo e, tambm, para dar mais ateno ao marido. Trocar fraldas, banhar, embalar, dar colo e, mais tarde, dar papinhas para o beb, aproximam o pai do seu filho, criando um vnculo importante, tanto para o nen quanto para o pai.

HIGIENE DA ME NO PUERPRIO
Aps o parto normal, a mulher poder tomar banho assim que se sentir com disposio. A episiotomia o corte feito no parto normal para evitar o dilaceramento da parede vaginal. importante manter limpa esta regio, lavada com gua e sabo. Aps mais ou menos 7 dias, o corte estar cicatrizado e os pontos cairo sozinhos. Quando a mulher sentir que o local est dolorido, pode fazer uma ducha com o chuveirinho ou colocar gua em um recipiente limpo e sentar, a gua deve estar de morna para quente.

Quando a mulher sofreu uma cesariana, ela pode levantar-se da cama aps 12 horas e tomar banho. Os pontos da cesrea devem ser lavados com gua e sabo e, depois, o local deve ficar bem seco. Aps cerca de 14 dias, os pontos devem ser retirados no hospital ou com o mdico que fez o pr-natal. Quando a mulher evacua importante limpar-se bem e, quando possvel, lavar a regio com gua e sabo. Aps o parto, a mulher pode lavar a cabea normalmente, no existe nada que a impea disto. Crenas antigas dizem que a mulher deve ficar 40 dias sem lavar o cabelo, mas no h nenhum prejuzo para a mulher quando ela lava os cabelos no puerprio .

PERDAS SANGNEAS
Logo aps o parto, a mulher tem perdas sangneas que so chamadas de loquiao. A loquiao no uma menstruao acumulada e, sim, o resultado da cicatrizao do tero. Durante a gestao, desenvolve-se a placenta que expelida depois do nascimento do nen e, no local onde ela estava aderida, forma-se uma ferida, esta ferida sofre um sangramento que sai pela vagina.Nas primeiras horas aps o parto, este sangramento abundante e de cor vermelho vivo; com o passar dos dias a quantidade diminui, tornando-se vermelho escuro, amarelado e depois branco. A mulher deve usar absorventes e troc-los sempre, mantendo a regio sempre limpa.

MENSTRUAO
Quando a mulher amamenta mais de 6 vezes ao dia, comum ela no menstruar e isto pode ser por 6 a 7 meses. Quando ela diminui o nmero de vezes em que amamenta a menstruao pode retornar.O fato de no menstruar no significa que a menstruao est retida no seu tero, na verdade, no h formao da mucosa uterina, por isso, no h menstruao.

OUTRA GRAVIDEZ
O fato de no menstruar no significa que a mulher no est ovulando. Ela pode, mesmo no menstruando, engravidar. Os mdicos recomendam o reincio das relaes sexuais aps a 6 semana do parto. A mulher deve procurar o mdico ginecologista para escolher o mtodo anticoncepcional mais adequado para ela. Enquanto a mulher amamenta, ela no pode usa plulas anovulatrias com estrgeno e progesterona mas existem vrios outros mtodos como: miniplula - preservativo - DIU - injeo de progesterona - implante subcutneo de progesterona.

FUNCIONAMENTO DO INTESTINO
O intestino deve funcionar bem, para que a mulher no necessite fazer esforos. Ela deve preferir comer alimentos com mais fibras como verduras, frutas, cereais e tomar pelo menos 8 copos de gua por dia para o bom funcionamento do intestino. Aps a defecao, a mulher deve se habituar a lavar a rea com gua e sabo, sempre que for possvel.

INCIO DAS RELAES SEXUAIS


O cansao, o receio que o nen acorde, a falta de vontade podem inibir o desejo de reiniciar as relaes sexuais mas, aps a 6 semana, o casal deve tentar recome-las, porque isto ajuda na unio do casal. Nas primeiras relaes sexuais, a penetrao deve ser mais cuidadosa pois a vagina est mais sensvel e mais seca. O uso de lubrificantes pode ajudar a melhorar a lubrificao local.

VISITAS
As visitas devem ser breves, principalmente se no vierem para ajudar a me nas tarefas domsticas e no cuidado com o beb. Na hora de amamentar, a me deve procurar se retirar para um lugar isolado, para ficar mais vontade com seu beb. O beb no dever ficar exposto no lugar onde as visitas so recebidas e deve ser respeitado o seu sono, evitando-se peg-lo se ele estiver dormindo.

DEPRESSO PS-PARTO
Aps o parto, a mulher pode sentir tristeza, vontade de chorar, cansao e desnimo. Esta tristeza pode durar alguns dias e passar. As novas exigncias em relao aos cuidados com o nen, a insegurana, a falta de tempo para outras atividades, a mudana de vida imposta pela vinda do nen causam esta tristeza na mulher, mas que superada rapidamente. J a depresso ps-parto mais intensa e dura mais tempo. A mulher no sente energia para nada, falta vontade de fazer as tarefas mais simples. A depresso deve ser tratada, necessrio recorrer ajuda mdica e psicolgica. Algumas vezes, necessrio o uso de medicamentos.

RETORNO AO PESO ANTERIOR GRAVIDEZ


A mulher que amamenta perde peso com mais rapidez. Em um ms ela perde cerca de 10-12 quilos. interessante que a mulher se alimente bem com verduras, frutas, carne de frango ou peixe e evite pes, massas, frutas, doces e refrigerantes. As cintas que apertam a barriga devem ser evitadas porque a perda da barriga no depende delas.Aps algum tempo, a flacidez abdominal diminui. Aps a 6 semana, a mulher pode fazer alguns exerccios abdominais que ajudam a reforar a musculatura da barriga.

AMAMENTAO
A amamentao com leite materno muito importante porque, alm de proporcionar ao nen o melhor alimento que se pode encontrar na natureza, favorece muito a relao de amor que ir se desenvolver entre a me e o beb. Quando o beb nasce e a me vai amament-lo, podem surgir algumas dificuldades que, com informaes e pacincia, so superadas depois de alguns dias. Para ajudar a me nesta fase to importante para ela e seu beb, daremos algumas informaes que iro ajud-la a superar as dvidas e as ansiedades deste perodo.

COLOSTRO
Durante a gravidez e nos primeiros dias aps o parto, a mulher produz o colostro. O colostro no possui muita gordura e digerido rapidamente pelo nen, que acaba querendo mamar com mais freqncia. Alguns podem dizer que o leite da me fraco que no sustenta o nen mas porque o colostro facilmente digerido e o nen acaba mamando vrias vezes e em intervalos curtos. O colostro rico em anticorpos e nutrientes ajudando na imunidade do beb contra vrias doenas infecciosas.

DESCIDA DO LEITE

De 2 a 5 dias aps o parto, a mulher sentir que suas mamas esto mais cheias e que ela est produzindo um leite mais espesso, com mais gordura. O nen ir fazer um intervalo maior entre as mamadas, aps o aparecimento deste leite.

NO D CHS E NEM COMPLEMENTOS

Procure no dar chs nem complementar as mamadas com outro leite, porque isto atrapalha a amamentao. A me produz leite porque o nen suga o peito. Quanto mais ele sugar mais leite ser produzido. Quando dada a chuquinha ou mamadeira, isto desestimula o nen a sugar o peito, prejudicando a produo do leite materno.No caso em que seja necessrio dar algum tipo de lquido para o nen, usar uma colherinha ou um copinho.

EMPEDRAMENTO DA MAMA

Quando o leite desce, de 2 a 5 dias aps o parto, a mama pode ficar muito cheia, como se estivesse com muitas pedrinhas, o que chamado de ingurgitamento mamrio. Muitas vezes o nen no consegue mamar todo o leite e necessrio retir-lo, para no causar o ingurgitamento das mamas. Para retirar o excesso de leite, a me deve deixar cair sobre as mamas gua quente do chuveiro, ou colocar compressas quentes sobre elas, depois, com as mos, ir massageando as mamas de baixo para cima, retirando o excesso de leite. Isto tambm pode ser feito com uma bombinha, comprada em farmcia. A mulher no precisa se preocupar com esta perda de leite, porque a mama continuar a produzi-lo. necessria a retirada do excesso de leite para evitar que a mama fique dura e inchada. Todas as vezes que o nen mamar mas no conseguir esvaziar a mama e ela permanecer dura com excesso de leite, importante retirar este excesso, at a me sentir que a mama no est to tensa e excessivamente cheia.

NENS DORMINHOCOS

Alguns bebs, durante os primeiros dias aps o nascimento, podem mostrar-se sonolentos, no querendo mamar muito. Isto comum. Eles costumam dormir durante as mamadas que se tornam longas, parecendo que no querem ou no conseguem mamar. No se preocupe. Os bebs nascem com uma reserva de alimento para este perodo. Aps alguns dias, eles tornam-se mais ativos e procuram mais o peito, mamando com mais fora.

INTERVALO ENTRE AS MAMADAS

interessante que a me oferea o peito de acordo com a solicitao do nen, principalmente nos primeiros dias em que est havendo uma adaptao entre me e filho. Aos poucos, com o nen sugando com mais fora e a me produzindo a quantidade necessria de leite, a tendncia as mamadas acontecerem entre 2 a 3 horas. Procure no ser rgida nos horrios mas tambm no oferecer a mama toda vez que o nen chorar ou ficar intranqilo. Se o nen mamar pouco, menos de 15 minutos em cada mama, ele ter fome em intervalos curtos e ir querer mamar vrias vezes, sem esvaziar completamente a mama.

MAMAR NOITE

Caso o nen solicite mamar noite, ele deve ser amamentado, mas procure deixar uma luz fraca e no brincar com ele nem estimul-lo, para que ele aprenda a diferena entre o dia e a noite. Se o nen no chorar para mamar noite, no necessrio acordlo.

RACHADURAS NO BICO

Caso apaream rachaduras no bico da mama, a me pode limpar com gua, secar e colocar o prprio leite, porque o leite tem efeito cicatrizante. Pode tambm expor as mamas ao sol por 10 minutos ou exp-la a uma lmpada de 40 watts, a mais ou menos um palmo de distncia. Quando o nen for mamar, procure fazer com que ele abocanhe o mximo possvel da arola ( parte escura da mama ) e no s o mamilo, para evitar rachaduras e para que ele retire mais leite.

HIGIENE DA MAMAS

Antes de comear a amamentar, a me deve lavar bem as mos. As mamas podem ser limpas com algodo e gua. Evitar esfreg-las com sabonete que resseca.

TEMPO DE AMAMENTAO

A mama deve ser oferecida ao beb por 15 a 20 minutos cada uma. Alguns bebs mamam um peito s em cada mamada. A amamentao inicia-se pela mama que foi oferecida por ltimo na mamada anterior, isto porque quando o nen est com mais fome ele suga com mais vigor, logo a mama por onde se inicia a amamentao mais estimulada que aquela que sugada depois.

POSIO PARA AMAMENTAR


Procure amamentar seu beb sentada, com a cabea dele ligeiramente elevada, evitando que o leite escorra para a tuba auditiva, provocando dores de ouvido. Evite amament-lo deitada porque pode ser perigoso se a me adormecer sobre o nen.

FAA O BEB ARROTAR APS A MAMADA

Aps o nen mamar, importante coloc-lo na posio vertical, encostado no ombro da me, para ele poder arrotar e expelir o ar engolido durante a amamentao. Depois, coloque-o deitado do lado esquerdo, o que facilita a sada do ar engolido e, aps uma hora, vire-o do lado direito. Procure colocar almofadas ou rolinhos, prprios para isso, para evitar que o nen vire. Isto necessrio caso ele vomite, porque se ele estiver deitado de costas, ele pode engasgar-se com o vmito.

AT QUANDO AMAMENTAR

Durante os seis primeiros meses, no necessrio dar gua, sucos de frutas, nem papinhas. S o leite materno suficiente para o nen. Aps o 6 ms, pode-se comear a dar outros alimentos mas continuar a amamentao at pelo menos a criana completar um ano. As mes que trabalham, aps o trmino da licena gestante, podem amamentar antes de sair para o trabalho e depois que chegam. As mes que amamentam tm direito meia hora de folga a cada quatro horas de trabalho, ou a sair uma hora antes, no caso de trabalharem 8 horas, at o 6 ms do nen.

LOCAL DA AMAMENTAO

A me deve procurar amamentar seu beb num lugar calmo, sem barulho, para sentir-se tranqila e relaxada e o seu nen tambm. A agitao e ansiedade da me podem levar a diminuio do leite e a intranqilidade do nen.

USO DO SOUTIEN

No a amamentao que torna as mamas flcidas. Mulheres que nunca amamentaram podem ter mamas cadas. O uso de um soutien bem firme que segure bem as mamas importante na preveno da flacidez mamria, devido ao aumento do peso das mamas e tambm evita o ingurgitamento mamrio (empedramento das mamas)

VANTAGENS DO LEITE MATERNO


- Crianas amamentadas at os 6 meses tem 3 a 4 vezes menos chances de ficarem doentes e serem hospitalizadas no 1 ano de vida -Amamentar ao peito muito mais prtico,no preciso esterilizar a mamadeira nem preparar o leite. O leite materno j sai pronto e ideal em relao a sua composio e temperatura, sem riscos de contaminao. - Alm da importncia da amamentao em relao aos aspectos nutricionais e psicolgicos, dar de mamar econmico, a compra de leite em p consome uma boa parcela da renda familiar. - A suco do peito fortalece a musculatura do maxilar do nen auxiliando no alinhamento da arcada dentria e na futura dentio. Criana que mama no peito tem dentes saudveis. - As mes que amamentam perdem peso com mais facilidade, conseguindo retornar mais rapidamente ao peso anterior gravidez. - Alm de proteger contra doenas infecciosas e alergias, o leite materno diminui a incidncia de distrbios intestinais porque no sofre contaminao. - O beb que mama no peito tem menos clicas e suas fezes so mais pastosas e amareladas.

ALIMENTAO DA ME
Durante a amamentao a mulher deve comer vrias vezes ao dia, dando preferncia s verduras, legumes, frutas e alimentos ricos em protena (carnes magras - peixe - leite - ovos - queijo - soja). Tomar pelo menos 8 copos de gua por dia. Evitar massas, frituras, refrigerantes, doces, caf, ch preto, ch mate e chocolate. Fumar, beber e se medicar com remdios no prescritos pelo mdico prejudicial sade da me e do beb. A me pode continuar tomando, durante a amamentao, a vitamina recomendada pelo mdico no pr-natal. A mulher que amamenta perde peso com mais rapidez. Aps 1 ms a mulher perde cerca de 8 a 10kg.

CUIDADOS COM O NEN


Algumas vezes as mes ficam ansiosas em relao aos cuidados que precisam ter com o nen e tm algumas dvidas do que fazer em determinadas situaes. Algumas informaes so importantes para que a me fique tranqila e possa cuidar de seu filho sem grandes medos.

NECESSIDADES EMOCIONAIS DO BEB


Alm da necessidade de mamar, ser trocado, dormir, o nen necessita que o carreguem no colo, que conversem com ele, que o acariciem, isto muito importante para seu desenvolvimento fsico, emocional e intelectual. Precisamos sempre lembrar que o nen passou nove meses na barriga da me, em uma bolsa de gua, ouvindo os batimentos do corao materno e os rudos do seu corpo. De repente, ele vem para um mundo com outros tipos de rudo, um bero duro, tendo que respirar e fazer a digesto por conta prpria. Muitas vezes o nen chora, no porque tenha fome, mas porque quer ficar prximo de um corpo e, se o colocarmos encostados em nosso peito, do lado do corao, o nen se acalma ao ouvir o batimento cardaco. No fique com o seu filho o tempo todo no colo mas, algumas vezes, o nen precisa, sim, de colo.

CHORO
Alguns bebs choram mais, outros choram menos. Nem sempre o choro do nen de fome. Os bebs choram por calor, frio, fralda suja, ou molhada, clicas, necessidade de colo. Aos poucos a me vai entendendo como interpretar o choro do nen.

Quando o nen sente clica, ele se agita, fica vermelho, repuxa as perninhas. Coloc-lo de bruos sobre a barriga de algum, aquecer sua barriguinha com uma fralda quente, massagear sua barriga suavemente, flexionando suas perninhas, podem ajudar a diminuir seu desconforto. Toda me sente ansiedade ao ouvir o choro de seu nen, s vezes esta ansiedade a atrapalha, porque dificulta o entendimento do que o nen quer comunicar com seu choro. importante a me tentar se acalmar ou pedir ajuda de algum calmo, quando estiver muito ansiosa.

PESO
Aps o nascimento, o nen pode perder 5% a 10 % do seu peso pela eliminao do excesso de lquidos do seu corpo. Depois disso, ele vai ganhar aproximadamente de 20 a 30 gramas por dia, nos primeiros 3 meses de vida. importante que a me leve o nen mensalmente ao pediatra para que ele pese e mea o nen, para tranqilidade da me.

ICTERCIA DO RECM-NASCIDO
O beb pode apresentar leve colorao amarela na pele (ictercia), a partir do 2 ou 3 dia de vida, e que pode se estender at por duas semanas. A ictercia acentuada necessita de avaliao do pediatra, pois pode ser necessrio o tratamento com banho de luz. O banho de sol, entre 8 e 10 horas da manh, ou 15 e 17 horas da tarde, por 10 minutos, com o nen s de fraldas, tambm eficiente. Se a ictercia for intensa ou estiver aumentando e persistir por mais de 10 dias, necessrio consultar o pediatra. A ictercia ocorre porque h uma degradao das clulas do sangue, produzindo a bilirrubina. O fgado que processa e elimina a bilirrubina. Como s vezes, o fgado lento na eliminao da bilirrubina, h uma concentrao desta substncia no sangue o que leva a colorao amarelada da pele.

O TESTE DO PEZINHO
O teste do pezinho realizado aps 48 horas do nascimento do nen, no prpio hospital. dada uma picadinha no p do nen e analisado o sangue que sai desta picadinha. O teste feito para detectar a fenilcetonria e o hipotireoidismo neonatal, que se detectadas, precisam ser tratadas, se no, podem acarretar deficincia mental. Caso seja detectado algum problema, h tratamento, que dever ser acompanhado pelo pediatra.

REAES HORMONAIS
O inchao nas mamas do beb, tanto de meninos quanto das meninas, assim como uma secreo vaginal ou um pequeno sangramento vaginal nas meninas, podem ocorrer nos primeiros dias, devido aos hormnios maternos transmitidos ao beb ainda no tero. No se deve apertar as mamas nem realizar limpeza excessiva nos genitais das meninas. Esses sinais desaparecem espontaneamente em 1 ou 2 semanas, aps o parto.

FEZES DO NEN
As primeiras fezes chamam-se mecnio. So pegajosas, escuras, sem cheiro. Depois, modificam-se para fezes de transio e, depois, fezes de leite, que so amarelo-esverdeadas. Os bebs amamentados ao peito possuem fezes amareladas e de consistncia pastosa. O nen pode evacuar tanto 1 vez ao dia, como de 4 a 8 vezes, geralmente aps as mamadas. importante trocar sempre a fralda, de preferncia aps a mamada, limpando bem o nen com algodo e gua. As meninas devem ser limpas sempre da frente para trs, evitando que as fezes entrem em contato com o canal urinrio.

BANHO
Nos primeiros banhos, normalmente, os pais sentem-se inseguros porque o beb lhes parece muito frgil e d a impresso que eles podem deix-lo escorregar na bacia. Para pais no acostumados a dar banho em nens, bom comear colocando pouca gua na bacia. A temperatura da gua deve ser mais para morna, observando se o nen gosta ou no do banho. Se ele chorar freqentemente durante o banho, verificar se ele prefere gua mais morna ou um pouco mais quente. Tudo que necessrio para o banho do nen e a troca deve ficar bem prximo de quem vai dar o banho. Em hiptese alguma deixe o nen sobre o trocador ou na cama sozinho, porque ele pode se virar e cair. Comece sempre o banho pelo rosto e cabea e depois lave o resto do corpo. Use sabonete neutro. Os olhos podem sem limpos com algodo embebido em gua. No use talcos, cremes, colnias, perfume, lenos umedecidos para evitar alergias no nen.

HIGIENE
Quando for trocada a fralda do nen, pode-se fazer a limpeza com algodo e gua, evitando o uso de qualquer outro produto que possa causar-lhe alergia. A compra de uma pequena garrafa trmica interessante, porque se pode colocar nela gua filtrada e fervida que ser usada para a limpeza do nen. O nen deve ser trocado a cada 3 horas para no permanecer molhado. Caso ele evacue, deve ser trocado logo, para evitar assaduras. O uso de pomadas para assadura s deve ser feito caso o nen apresente a pele avermelhada.

PELE
A pele do nen pode sofrer descamao ou ressecamento, aparecendo rachaduras nos pulsos e tornozelos, devido adaptao do beb ao ambiente seco porque, antes, ele vivia no ambiente lquido da bolsa dgua. Evite usar produtos de limpeza e higiene industrializados porque contm produtos qumicos que podem causar reaes alrgicas no nen. As roupas devem ser lavadas com sabo neutro ou de coco, sem o uso de amaciantes. Evite contato direto da pele do nen com cobertores ou roupas de l.

SONO
No incio, o sono do nen pode no ter uma regularidade. s vezes, eles dormem muito de dia e ficam acordados noite. interessante que durante o dia o ambiente em que o nen fica permanea claro. noite, deixar acesa uma luz fraca, evitando conversar e estimular o nen. Se o beb no chorar para mamar noite, no necessrio acord-lo. Durante o dia, no deixe passar mais de 4 horas sem mamar, se for necessrio, acorde-o para dar o peito.

VACINAO
Logo aps o nascimento, o nen deve entrar no programa de vacinao contra doenas infecciosas. As vacinas servem para estimular a produo de anticorpos do beb. A famlia do beb no deve poupar esforos para vacinar o nen e no atrasar o esquema de vacinao. Logo que o nen sai do hospital, logo nos primeiros 15 dias, ele deve ser levado a um Posto de Sade mais prximo de sua casa, para comear a ser vacinado.

ESCOLHA DO PEDIATRA
Os pais devem escolher um pediatra que acompanhe o crescimento do nen e quaisquer problemas de sade que ele possa apresentar. Com 15 dias, os pais j podem procurar o pediatra que ir pesar e medir o nen e orientar sobre a vacinao. O nen pode ser levado mensalmente ao pediatra, para se saber se ele est ganhando peso e crescendo. Quando for iniciada a alimentao com papinhas e frutas, o pediatra orientar os pais como faz-lo.

MAMADEIRA
A me deve fazer o possvel para amamentar seu filho ao peito, porque as vantagens da amamentao natural so muito grandes. Caso isto no seja possvel, e seja necessrio dar leite artificial, procure ferv-lo bem e no acrescente maizena, neston, fub, amido de arroz ou qualquer outro complemento, porque isto s engorda o nen, o que no o torna mais saudvel.

ALIMENTAO SAUDVEL
Quando a criana comear a se alimentar com alimentos slidos, procure acostum-la a comer verduras, frutas, carnes no gordurosas e a tomar suco de frutas.No acostume seu filho com refrigerantes, batatas fritas, lanches, salgadinhos, balas e doces.Estes alimentos so prejudiciais sade deles.A alimentao saudvel muito importante para evitar doenas.Nem sempre uma criana que est gordinha uma criana saudvel.

PERIGOS A SEREM EVITADOS NO CUIDADO COM O NEN


- O espao entre as grades, dos cercados e beros ,deve ser pequeno para evitar que o beb coloque a cabea entre os vos - Nunca transporte crianas no banco da frente do carro. Coloque o beb em cadeiras prprias ou beros presos por fivelas de segurana.Se a me lev-lo ao colo, ela dever ir para o banco traseiro do carro - Os brinquedos devem ser grandes o suficiente para no serem colocados na boca e ingeridos - Evite brinquedos com pontas e feitos com tintas solveis - No deixe pela casa objetos como facas, alfinetes, agulha, vidro, remdios, produtos de limpeza.Coloque-os bem longe do alcance das crianas -Coloque protetor nas tomadas para evitar que a criana coloque objetos nelas -No deixe fios soltos nem objetos que possam ser puxados -- Nunca deixe a criana sozinha em locais altos como sof, cama, trocador, mesa, cadeiras, para evitar quedas -No deixe a criana na cozinha quando se estiver usando o fogo e o forno. Os cabos das panelas devem sempre ficar virados para dentro do fogo - No passe roupa ou deixe o ferro ligado quando a criana estiver por perto - Coloque portas nas escadas - Nas varandas e janelas altas coloque redes de proteo

Potrebbero piacerti anche