Sei sulla pagina 1di 117

Prlogo

Era mais uma manh de primavera, daquelas bem normais, no lugar onde chamamos de paraso. E pode-se mesmo chamar aquele lugar de paraso... No s pela paisagem natural, mas tambm pelas pessoas acho que posso chamar a mim e aos meus colegas de pessoas que ali habitam. J fazia muito tempo que eu fazia parte dos Anjos Inativos quero dizer, dos anjos que ainda no receberam nenhuma misso de proteo , nunca tinha entrado em nenhuma misso sozinho, e nunca pensei que fosse ser encarregado de uma. Eu era o anjo mais esquisito dali. No sabia o meu nome, nem mesmo quem eu tinha salvado para me tornar um anjo. E como ningum sabia algo sobre mim a no ser o Anjo Superior, Gabriel (ou Gabreel), e Deus, claro , eu no tinha como descobrir. Alis... At esse dia eu no tinha como. Anjo, prepare-se, ser mandado terra em breve. Anunciou Gabreel, enquanto eu observava outros anjos no enorme jardim que se estendia por ali. Como? Eu? O Anjo-Sem-Histria? Perguntei incrdulo. Gabreel sorriu para mim. O seu sorriso se destacava na pele morena que ele tinha. Garanto a voc que no voltar desta misso conhecido como O Anjo-Sem-Nome ou O-Anjo-Dos-Olhos-De-Violeta. Comecei a me interessar pela misso... E o que tenho que fazer? J estava bem animado, e sentia o meu sorriso crescer de uma orelha a outra. O que todos os outros anjos fazem: levar felicidade a um mero mortal que passa por dificuldades. E quem o meu protegido? A sua protegida. uma garota. corrigiu ele Letcia Xavier. Tem 16 anos e mora no nordeste brasileiro, em uma cidade grande, de onde o pai prefeito. E por que ela precisa tanto de mim? Ele me olhou nos olhos com uma expresso sria. Bom, isso voc mesmo ter que ver. Gabreel estendeu a sua at a minha bochecha, eu j sabia o que ele ia fazer. Em frao de segundos, eu no estava mais naquele jardim rodeado de anjos. O ambiente era totalmente diferente, mas conhecido. Havia muito tempo que eu no ia ao mundo das pessoas vivas. A ltima vez tinha sido com Lise, quando fui acompanh-la em uma misso, mas o garotinho protegido s podia ver ela, pois eu no era o seu anjo, estava ali apenas acompanhando a sua verdadeira protetora. Engraado como todas as cidades grandes so parecidas... Todas so cheias de carros e prdios, e o cheiro delas no bom como o do Jardim dos Anjos que costumo chamar de Paraso. Onde estamos, exatamente? Perguntei. Vitria da Conquista, Bahia. E aqui ser o seu lar por algum tempo. Respondeu ele enquanto atravessvamos a rua, sem nos preocupar com os carros que rodavam para l e para c o tempo todo, afinal, eles no podiam nos atropelar, pois no ramos reais ao mundo deles, portanto, nada que compe o mundo dos vivos pode nos tocar. Um carro nos atravessou enquanto eu observava cada canto daquele verdadeiro inferno, com tanto barulho e fumaa. Gabriel... Comecei com uma careta Tem que ser aqui? No posso ficar em um lugar mais reservado? Uma fazenda, talvez, levando felicidade a um caipira...

No, Anjo. Interrompeu ele, sem nem me deixar terminar de falar S Letcia poder ajud-lo a descobrir quem voc foi. Mas, Gabriel! Voc sabe de tudo! Por que simplesmente no me conta? Pedi. Por favor. Nessa hora paramos de andar, estvamos parados na frente de um prdio com um imenso jardim na frente, onde havia uma placa em que se lia: CAMPUS. Eu j lhe disse, Anjo. Explicou Gabreel, me olhando com a sua expresso sria mais uma vez Isso faz parte da sua misso. Voc ajudar Letcia, e ela ajudar voc. Ele tinha razo. As misses eram coisas do destino, como ele mesmo j tinha me explicado antes, no podemos mud-las. Tudo bem. Concordei, afinal, eu tinha outra escolha? Ento, este o colgio onde Letcia estuda, e logo ela estar chegando. Mas ela ainda no pode v-lo, nem escut-lo, pois ainda no precisa de voc. Quando ela precisar de voc, poder te escutar, e se voc permitir, ela tambm poder v-lo, ento, quando a hora chegar, deixe que ela o veja. Ok. E o que eu fao depois? Ele sorriu. Voc saber. Forcei um sorriso. Mas acho que no consegui esconder a minha cara de No-Sei-O-QueFazer. No se preocupe, Anjo. Gabriel voltou a dizer, agora me dando uns tapinhas de apoio nas costas Dar tudo certo! Ah, l vem a sua protegida! Um carro preto, chique e bonito parou na frente da escola. Alguns segundos depois a porta se abriu, e de dentro saiu uma garota de estatura mdia, cabelos negros que batiam na cintura, e o que mais me chamou ateno: um sorriso imenso estampado no rosto. Ela no parece triste. Falei. Ainda no. Disse Gabreel. Continuamos observando por mais um tempo... A garota se despediu de quem estava no carro, ainda alegre. Pobre garota... Estava to feliz! Por que algo de ruim teria que acontecer com ela? De uma hora para outra, ela parou de danar em direo ao prdio, parecia que estava tonta ou algo do tipo. Foi ai que o garoto que estava no carro, que aparentava ser poucos anos mais velho que ela, saiu para ampar-la. O que est acontecendo? Perguntei atordoado. Um instinto de proteo crescia dentro de mim. Eu no entendia o porqu, mas queria ir at l e ampar-la tambm! Ela est tendo um pressentimento do que vai acontecer a seguir. E por que isso? Perguntei ainda atordoado. Porque o que vai acontecer envolve ele Gabriel apontou para o garoto que a ajudava, o mesmo que tinha sado de dentro do carro , e eles tem uma forte ligao, o que a faz pressentir que algo ruim vai acontecer. Ah, entendi. Eles so namorados? No. Respondeu Gabreel. Ento o que eles so para serem to conectados? Alm de amigos, voc s descobrir com o tempo. O garoto voltou para o carro, e Letcia continuou a caminhar at o prdio. Eu queria observar mais, s que Gabreel me trouxe novamente para o Paraso antes que eu pudesse falar qualquer coisa. Por que voltamos? Perguntei quando paramos no mesmo lugar que estvamos antes de irmos at o mundo dos vivos.

Daqui para frente ter que se virar sozinho. Ir ao mundo dos vivos e retornar ao jardim sem mim. Ter que observar a sua protegida e conhec-la o bastante para poder ajud-la quando ela precisar, e no se esquea de fazer tudo com amor. Enquanto ele falava, eu ia balanando a cabea para mostrar que estava concordando. Mas como fao para viajar entre os mundos? Perguntei. No difcil. S precisa imaginar o que quer. Respondeu. Ah, tudo bem. Eu falei tudo bem, mas na verdade no sabia se conseguiria. E voc sabe que, por ser um anjo, pode visitar os sonhos dela sempre que quiser. J que nunca usou esse seu poder, pode desfrutar dele agora. dizia ele enquanto se virava apressado Agora tenho que ir, so muitas misses para distribuir... Boa sorte, Anjo! Sei que vai se sair bem! Ento, do nada, ele sumiu no meio do jardim. Que timo. Minha primeira misso e eu no tinha a mnima idia do que fazer!

Captulo I Pressentimento

O despertador sobre a minha mesinha de cabeceira apitava 6h30 da manh. Eu estava super atrasada para o colgio. Levantei o mais rpido que pude e cambaleei at o banheiro. Tomei um rpido banho bem gelado para espantar o sono, escovei meus dentes em um flash. Olhei-me no grande espelho do meu banheiro e vi que os meus cabelos negros estavam na pior situao, mas no dava tempo de escov-los, a nica coisa que eu fiz foi prend-los rapidamente enquanto descia as escadas quase tropeando com o peso da minha mochila. Eu olhei para o relgio no meu pulso e vi que s faltavam 5 minutos para as 7h. Eu j estava quase saindo quando minha me apareceu no topo da escada. Letcia, seu uniforme est totalmente amassado! E esse cabelo? Ser possvel que voc no sabe nem se vestir adequadamente para ir escola? Olhei rapidamente para o meu uniforme azul. Ele no estava to amassado... Mas me, eu j estou super atrasada, no d tempo de me produzir. E tambm, eu no vou para um desfile de moda, eu s vou para o colgio! Ela desceu as escadas com uma cara de volte aqui e faa o que eu digo. A filha da primeira dama no vai sair assim. Nem pensar. Disse ela enquanto balanava a cabea. Eu respirei fundo e mordi meus lbios para no gritar com a minha me. Olha me, no deu tempo nem de tomar caf. S tenho 3 minutos para chegar escola. Ento, por favor, no enche, ok? Falei calmamente. E antes que ela pudesse responder eu j estava do lado de fora da casa, eu sabia que ela no sairia nem na porta sem maquiagem, ento ela no veio atrs de mim. Lucas, motorista do meu pai, j me esperava dentro do carro. Eu corri at a SW4 preta e entrei rapidamente no banco da frente do carro. Se atrasou foi, L? Perguntou ele. . Fiquei at tarde no MSN com Jack. Respondi enquanto verificava a minha mochila para ter certeza de que no esquecera nada. Lucas fechou a cara e ligou o carro. Eu no gosto desse cara. falou ele, enquanto seus olhos verdes encaravam a rua. Eu revirei os olhos. Argh. No sei por qu. Jack um cara super legal, e como meu melhor amigo voc poderia muito bem simpatizar um pouco com o meu namorado! Ele desvirou os olhos da rua e me encarou por alguns segundos com os seus olhinhos verdes. No sei. No acho que ele seja o cara certo para voc. Resmungou ele, enquanto corava levemente. Soltei uma risadinha sarcstica e falei: T. E quem seria o cara certo? Voc? Ai meu Deus, o que foi que eu disse? Rapidamente eu senti meu rosto pelar de to quente. Dessa vez quem riu foi ele, s que no era sarcasticamente. Ah, Letcia, fala srio, voc quase cinco anos mais nova do que eu! Para mim, voc a minha irmzinha. E eu o irmo chato que nunca gosta dos namorinhos da irm. Ele disse ainda entre risos. Eu bufei. Ainda bem que eu no tenho um irmo chato para servir de guarda-costas. Zoei. Na verdade eu adoraria ter um irmo, mas pela falta de falta de amor por crianas da minha me, eu acabei no tendo a oportunidade de ter irmos.

Ns dois rimos juntos enquanto conversvamos sobre outros assuntos e contvamos situaes engraadas um ao outro. Era sempre assim com Lucas: muitas risadas e muita diverso. Talvez fosse por isso que Lucas fosse o meu melhor amigo. Era divertido passar o tempo com ele, e at quando eu acordava atrasada e de mal humor, ele conseguia fazer com que eu desse o primeiro sorriso do dia. Lucas virou a curva e parou em frente ao meu colgio. Era hora de encarar o Campus e seus alunos idiotas. Bem, a senhorita est entregue. Disse Lucas enquanto se espreguiava no banco. Eu abri a porta do carro ainda rindo da sua ltima piada: Se um dia a pessoa que voc ama lhe trair, no pule de um penhasco. Pois se lembre de que voc tem chifres e no asas.. Eu j estava saindo quando ele me chamou. Ei, estou de olho em voc mocinha. Zombou, e logo depois piscou o olho. Fingi fechar a cara e mostrei a lngua para ele. S com Lucas eu tinha essa proximidade. Ele era daquele tipo de amigo que est para voc e com voc em todas as horas, e era isso o que eu mais gostava nele. Ok, mesmo mal educadinha, eu amo voc. Ele sorriu e jogou um ltimo beijo antes de voltar a ligar o carro Boa aula! Naquele momento eu senti uma coisa estranha, um pressentimento ruim. Passei a mo do peito esquerdo para aliviar a pontada que eu senti no corao. Letcia, voc est bem? Lucas j estava fora do carro me segurando, provavelmente eu havia ficado tonta com a pontada no corao, o pressentimento ruim. E-eu estou bem. Acho que fiquei tonta porque no tomei caf da manh. Menti. Ah, ok. Coma alguma coisa na escola. Se cuida. Ele beijou o topo da minha cabea e voltou para o carro com uma expresso desconfiada. Quando ele me deu tchau pela ltima vez, a pontada no corao doeu ainda mais e eu quase pedi a ele para ficar ali. No sair de perto de mim. Mas ele j estava manobrando o carro de volta. Foi nessa hora que Jack meu abraou por trs e me roubou um selinho. Lucas viu isso de dentro do carro e jogou um olhar de desprezo a Jack que ele no viu, ou fingiu que no viu. Oi, amor. Ele disse me arrastando para a aula. Oi, chegou atrasado tambm? Perguntei. . Voc quase no me deixa sair do MSN! Respondeu ele enquanto apertava os lbios em minha bochecha. Bom, eu acho melhor a gente ir para aula. O primeiro horrio de Histria e voc sabe que o professor Wilson no gosta de atrasos. E assim ns dois fomos juntos para a nossa primeira aula do dia. Ao chegar sala de aula, tivemos sorte por professor ainda estar tentando fazer os alunos fazerem silncio. Selena, minha melhor e nica amiga, tinha guardado dois lugares: um meu e um de Jack. Nos sentamos e ficamos quietos para colaborar com o professor, que j estava quase explodindo de tanto gritar. VOCS NEM PARECEM ALUNOS DO 2 ANO! ESTO PIORES DO QUE A 6 SRIE! Gritou o professor pela milsima vez. Depois de muitas e muitas tentativas de fazer a sala se calar, o professor conseguiu falar e deu continuao aos seus dois horrios de aula em paz, ou quase. Quando o terceiro sinal tocou, Jack, Selena e eu no samos da sala. Estvamos conversando sobre a festa de Fim de Ano que o Campus (onde estudvamos) fazia todo o ano, para reunir os alunos do ensino mdio e homenagear o ltimo ano. Esse ano a festa seria no

estilo de um baile, onde cada um teria que ter o seu par. Logicamente, o meu parceiro seria Jack, afinal, ele era o meu namorado. Depois da cansativa aula de matemtica, o quarto sinal tocou indicando o incio do intervalo. Corri para a cantina para no pegar fila, mas j era tarde demais. Jack e Selena ficaram esperando sentados em uma das mesas da cantina enquanto eu comprava meu lanche. Com dificuldade e recebendo um monte de palavres, consegui furar a fila, comprei meu lanche alis, lanche que dava para duas pessoas e me sentei junto com Jack e Selena. Jack me beijou, arrancando alguns olhares do pessoal da cantina, na maioria de garotas. Jack e Selena tinham boas condies, no eram filhos do prefeito da cidade como eu , porm tinham o maior IBOP do ensino mdio. Provavelmente pela beleza deles. Que garota no queria ter os longos cabelos louros e lisos naturais de Selena? Ainda mais quando vinha acompanhado de olhos azuis, pele de beb e corpo de boneca?. Jack parecia um cara daqueles de revista. Msculo e com a pele dourada do sol que ele costumava pegar em Salvador nos fins de Semana, Jack conseguia quase tantos olhares quanto o Zac Efron. Ah... Sem falar nos clios imensos dele e no sorriso que iluminava o rosto de uma orelha a outra. Mas eu no era como eles. No tinha cabelos perfeitos nem olhar penetrante, muito menos corpo de manequim. Talvez fosse por isso que metade da escola agisse com tanta indiferena em relao a mim, porque eu era apenas um peixinho fora dgua. Ou ainda, talvez fosse pelo fato de o meu pai estar na poltica, e eu sabia o quanto isso causava problemas na vida social da minha famlia. Afinal, nem todos se contentam com o resultado das eleies. Selena tocou novamente no assunto do baile. Vrios meninos me convidaram para o baile, mas eu ainda no decidi com quem ir. Sorte de vocs terem um ao outro. Como eu queria ter um namoro assim... Ela disse enquanto olhava pro cho, como se quisesse esconder a tristeza. Selena, voc a menina mais bonita da escola, vai conseguir um timo par para o baile. E quem sabe at l voc no tenha um namorado? Ela riu, e levantou a cabea. , parece fcil. Mas no . Os garotos nunca olham dentro de mim. Os olhos dela novamente caram. Jack estava quieto. S quando eu olhei para ele, foi que percebi que ele estava ouvindo msicas no MP4 em alto volume, a ponto de eu conseguir escutar. Eu comi meu lanche em silncio enquanto Selena olhava as unhas e Jack ouvia msica. A campainha tocou para o quinto horrio. Eu, Jack e Selena nos levantamos da mesa e fomos em direo a sala de aula onde teramos horrio duplo de Filosofia e o ltimo de Portugus. Na aula de filosofia, eu at tentei prestar ateno no assunto, mas a dor no corao veio novamente e o mau pressentimento tomou conta de mim. No sei por que, mas sempre que eu sentia isso me lembrava de Lucas, como se algo ruim fosse acontecer com ele. A aula de portugus foi bem mais rpida, nem teve tempo para tristeza. A professora de portugus d aula de um jeito alegre, e isso me fez esquecer o tal pressentimento ruim. O horrio bateu. Eu e Jack samos de mos dadas, como sempre, e Selena do nosso lado. Selena estava falando, novamente, sobre o baile. Ah L, ns temos que comprar nossos vestidos juntas! Preciso da sua opinio. Ela disse rindo. Claro, tambm preciso da sua, mas no sei se sirvo de jurada, tenho um mau gosto... Eu disse.

Ei, que histria essa de mau gosto? Voc me escolheu e foi uma tima escolha. Riu Jack. Eu e Selena acompanhamos o riso dele. O nibus de Jack e Selena chegou. Eles me deram Tchau e eu fiquei ali, sentada na porta da escola, sozinha, esperando Lucas vir me buscar. Eu no tinha outros amigos alm de Lucas, Jack e Selena. Mas no fazia questo de ter muitas amizades sem nenhuma verdadeira, como mame fazia. Dou o exemplo de minha me porque j percebi inmeras vezes que as amigas dela s a procuram na hora de assinar um cheque. Tanto faz para ela, j a ouvi fofocar sobre as prprias amigas e acho que isso deve fazer parte do que ela chama de trabalho de primeira dama. Ou simplesmente, trabalho da esposa do prefeito que no precisa ajudar no sustento da casa. Ento, eu me sentia muito feliz com os melhores trs amigos do mundo: Jack, Selena e Lucas. Ah... Lucas. Eu precisava muito v-lo. Uns dois minutos depois o carro preto parou em frente a minha escola. Eu me levantei rpido, agora mais do que nunca eu queria ver Lucas, abra-lo, dizer o quanto ele um amigo importante. Mas quando eu abri a porta do carro no era Lucas quem estava no volante. Pai? Perguntei enrugando a testa. O que ele estava fazendo ali? Era para ele estar na cmara municipal exercendo seu trabalho de prefeito da cidade. Ele nunca tinha tempo de ir me buscar. Por que ele foi logo hoje quando eu queria tanto que fosse Lucas? ... Eu preciso te falar uma coisa. Mas melhor voc entrar no carro primeiro. Ele disse sem tirar os olhos do volante do carro. Entrei no carro, joguei a minha mochila no banco de trs e fechei a porta. Ento, no vai me contar? Onde est Lucas? Perguntei cruzando os braos. Dessa vez ele olhou para mim. Voc gosta muito desse rapaz, no , filha? Ele perguntou olhando nos meus olhos. Eu senti meu rosto corar. -. Como... Como se fosse um irmo. Gaguejei. S me faltava era meu pai achar que eu estava de caso com o meu melhor amigo que tambm era motorista da famlia! Ele suspirou e bateu de leve a cabea no volante duas vezes o que me fez pensar mais ainda que ele estivesse achando que eu estava de caso com o Lucas. Quando ele voltou a olhar para mim, eu achei ter visto uma lgrima nos olhos verdes dele, que me fizeram lembrar os olhos de Lucas. Ser que ele acharia to ruim eu ter um casinho com o Lucas a ponto de chorar? Bom, eu tenho certeza que ele preferiria Lucas a Jack Porque o pai de Jack tambm da poltica, s que de um partido contrrio, o que pode ou no ser bom para o meu pai. -, ento descartei a hiptese do caso. A expresso triste dele me preocupou, e eu me lembrei do pressentimento ruim. Pai, aconteceu alguma coisa com Lucas? Tentei adivinhar com os olhos cheios de lgrimas preparadas para fugirem quando ouvirem a resposta. Ele tomou flego antes de falar. Sim. Ele... Ele foi atingido na cabea por uma bala perdida. Ele quase sussurrou. Foi como se o meu cho tivesse desabado. Eu sabia que aquele pressentimento ruim significava alguma coisa. Mas no imaginava que a coisa fosse to sria. No consegui segurar as lgrimas nos meus olhos e elas acabaram saindo. Meu pai ainda tentava conter as lgrimas nos olhos dele, mas depois que as minhas caram ele tambm no conseguiu resistir e uma acabou fugindo.

No fazia muito tempo que Lucas trabalhava para a nossa famlia, mas ele j tinha conquistado todos ns. Quer dizer, com a exceo da minha me. E como ele est? No mente para mim pai, por favor! Falei entre soluos. Ele limpou as lgrimas, ento, respondeu: O quadro dele no bom. Disse meu pai Ele est desacordado. Os mdicos ainda no sabem dizer nada. Mais e mais lgrimas caram dos meus olhos. Pai, eu PRECISO v-lo! Gritei. Mas filha, ele no pode receber visitas, e tambm, ele no ir v-la, ele est desacordado. E na UTI. Eu me encolhi no banco da frente do carro escondendo meu rosto entre os joelhos. Meu pai ligou o motor do carro e saiu do lugar. Eu no olhei janela afora, apenas fechei os olhos e fiquei lembrando os momentos em que eu e Lucas nos divertimos. Lembrei das vezes em que eu brigava com mame e ele me consolava. Lembrei do dia em que um garoto me paquerou e ele me defendeu bravamente, como um irmo ciumento. Lembrei das vezes que ele me fazia rir no carro caminho da escola quando eu estava triste por causa dos testes ou por qualquer outro motivo. Depois eu pensei o quanto eu sofreria se ele se fosse. Eu teria um amigo a menos. Um grande amigo a menos. Eu no iria agentar. Eu ainda teria Jack e Selena, mas no seria a mesma coisa. Tinha coisas que s Lucas entendia. Eu precisava dele, eu sabia que se ele no resistisse, eu iria pedir para sair. Quando voc se apega a algum como eu me apeguei a Lucas, voc no consegue mais viver sem ela, e eu no conseguiria viver sem Lucas.
Mas o que eu poderia fazer? Bom, o melhor que eu tinha a fazer era no pensar no pior. Lucas ficar bem, Lucas ficar bem. Eu repetia, tentando pr aquilo na minha cabea, torcendo com todas as minhas foras para que fosse verdade.

Captulo II Histria

Letcia, ns j chegamos. Disse meu pai enquanto me balanava para que eu voltasse ao mundo real. Eu me perguntei se aquilo tinha sido apenas um pesadelo, mas logo que voltei a abrir meus olhos vi que infelizmente no era. Ah, claro. Eu... eu j estou saindo. Eu disse baixinho enquanto limpava minhas lgrimas e pegava minha mochila pesada. Eu entrei em casa atrs do meu pai, minha me me recebeu com um abrao. Sinto muito, querida. Mas voc no devia ficar assim, ele s um motorista! Minha me disse enquanto me abraava. Ele no s um motorista ele meu amigo. Eu disse, rapidamente me soltei do abrao e me refugiei no meu quarto. Eu fiquei ali, encolhida no cantinho do meu quarto at que algum bateu na minha porta. L, posso entrar? Era meu pai. Eu me levantei e enxuguei rapidamente as lgrimas. Claro, espera, eu vou destrancar a porta. Eu disse. Eu abri a porta do quarto e ele entrou, ele olhou cada ponto do meu quarto como se nunca tivesse o visto, na verdade ele nunca tinha tido tempo de me visitar em meu quarto. ... Eu sei que no venho muito aqui... que eu preciso falar com voc. Ele disse ainda olhando os detalhes do meu quarto. Ah, sei, sente-se. Eu falei ainda meio sem acreditar que ele estava tirando um tempo para falar comigo, deve ser algo bem importante. Ele se sentou na minha cama. Venha aqui. Ele me chamou para deitar no seu colo, e eu me lembrei de quando eu tinha uns sete anos de idade, e ele contava histrias para eu dormir, mas desde que ele virou prefeito nunca mais teve tempo para essas coisas. Eu fui e deitei no colo dele meio sem jeito, eu no era mais aquela menininha de sete anos de idade, eu tinha crescido. Ento... O que foi? Alguma coisa nova sobre Lucas? Eu perguntei. No exatamente, na verdade eu queria te contar uma histria. Ele disse. O qu? Meu pai querendo me contar uma histria? Estranho. Bem, voc vai entender agora porque eu fiquei to preocupado com o Lucas. Ele fez uma pausa e ento comeou Voc sabe que o pai dele faleceu ano passado, sabe? Sim, claro, coitado, Lucas ficou arrasado. Eu respondi. Meu pai comeou a mexer no meu cabelo, agora estava parecendo mais ainda que eu estivesse voltando no tempo, quando eu tinha sete anos. , ele ficou muito triste. A me dele tambm, Clarisse e George sempre foram grandes amigos meus, desde a poca do colegial. A me dele eu conhecia h mais tempo, George eu conheci depois, quando Clarisse comeou a namorar-lo. Eles eram bem novos quando Clarisse engravidou, ela tinha 17 e ele 19. Eu vou te contar uma coisa que eu nunca contei nem para sua me. Bem, eu fiquei muito arrasado quando eles se casaram, eu ainda tinha esperanas com Clarisse. Ele disse sussurrando a ltima frase. O qu? Voc tinha uma queda pela me do Lucas? Eu quase gritei. Querida, era uma aventura adolescente, eu nem conhecia sua me. Ele esclareceu. Mas... Voc ainda sente alguma coisa por ela? Eu perguntei. Claro que no Letcia, eu sou um homem casado, e Clarisse uma mulher viva. Ele falou como se isso fosse bvio. Bem, vou continuar a histria... Quando Clarisse se casou com George eu meio que me afastei deles, George que antes era um grande amigo, tinha virado

apenas um conhecido. Eu tambm resolvi evitar ver Clarisse, doa muito ver ela com outro cara, ainda mais um cara que era meu amigo. Eu s voltei a v-los novamente quando Lucas nasceu. Eles me convidaram para ser o padrinho, mas eu no aceitei. Um tempo depois eu conheci a sua me, e ela me fez esquecer completamente Clarisse. Ento ns nos casamos e pouco tempo depois ela tambm engravidou. A voc nasceu, a criancinha mais linda do mundo. Ele fez uma pausa e beijou o topo da minha cabea. Eu ri quando ele disse: A criancinha mais linda do mundo. Bem, quando voc tinha 10 anos eu me tornei prefeito daqui pela primeira vez. Foi a que eu reencontrei George e Clarisse, assistindo um comcio. Agora eu no estava mais com rancor de George, e fiquei muito feliz por v-los felizes, eu tambm reencontrei Lucas, ele devia estar com uns 14 ou 15 anos, ento eu chamei George para trabalhar comigo. Foi ento, que, h dois anos, George descobriu um cncer de pulmo e parou de trabalhar. Clarisse era professora, e o salrio que ela ganhava era muito pouco para os remdios de George e para sustentar a casa. Foi a que ela me pediu ajuda, ela queria que eu empregasse Lucas, claro que eu disse que no, Lucas era muito novo, uns 19 anos na poca, eu queria pagar todas as despesas, mas Clarisse muito orgulhosa. Ento eu dei o emprego de motorista a Lucas. Ento voc o conheceu e ficaram amigos. Eu gosto da sua amizade com ele, sincera, ele te faz bem. Um ano depois o quadro de sade de George se complicou e os mdicos no deram esperanas, no levou muito tempo para ele partir. Antes de George morrer eu fui v-lo no hospital, ele estava acordado e ele me disse as seguintes palavras: Vitor, obrigado por tudo de bom que voc fez a nossa famlia, eu sei que no tenho muito tempo aqui na terra e quero que voc me prometa uma coisa; que voc vai cuidar do meu filho. Prometa que no vai deixar nada de ruim acontecer a ele nem a Clarisse. Voc promete?. Prometo, mas no diga isso, voc vai viver. Eu disse apertando a mo dele. No, amigo no vou, Deus est me chamando, eu tenho que ir. Agora eu vou em paz. Seus olhos estavam em outro mundo, parecia que ele estava perdido em pensamentos e lembranas enquanto me contava a histria E foi nesse momento que ele se foi, morreu segurando a minha mo, e eu prometi que cuidaria de Lucas, por isso estou to preocupado com ele. Sei que se Lucas partir, o que se depender de mim no vai acontecer, Clarisse ficar muito triste, e eu tambm prometi que no deixaria nada de ruim acontecer a ela. Eu levantei do colo dele e percebi umas lgrimas escapando dos seus olhos. Eu o abracei forte. Lucas ficar bem, pai. Eu disse chorando tambm. Sim, filha, ele ficar bem. Meu pai se levantou e limpou as lgrimas. Eu fiz o mesmo. Bem, eu acho que j passou da hora do almoo. Eu disse enquanto olhava o relgio que j marcava 13h35 da tarde. voc tem razo, melhor irmos antes que sua me nos condene a guilhotina. Brincou meu pai, eu percebi que ele estava tentando quebrar o clima de tristeza. Eu ri sem nimo. E ento perguntei uma coisa, eu estava muito curiosa para saber isso: Pai, voc... Teve alguma coisa com Clarisse? Eu perguntei corando um pouco, sei que isso no pergunta de se fazer ao prprio pai. Querida, vamos descer, estamos atrasados para o almoo. Ele mudou rapidamente de assunto. Eu entendi que ele no queria responder a pergunta, ento no forcei a barra. Como meu pai havia falado, minha me j estava na mesa com a maior cara feia. So 13 horas, 45 minutos e 37 segundos! Ser que vocs no podem ser mais pontuais? Comer tarde engorda! Reclamou minha me. Eu e meu pai sentamos quietos e colocamos nosso almoo enquanto minha me continuou com o seu discurso:

Eu no vou esperar mais ningum aqui nessa casa para almoar. Da prxima vez eu vou dar ordens para retirarem o almoo e vocs vo ficar com fome! Estou avisando de agora. Eu revirei meus olhos. Meu pai no parecia dar a mnima para as reclamaes da mame, ele comia quieto o seu almoo e eu resolvi ignor-la tambm. Quando minha me viu que ningum prestava ateno nas reclamaes dela, cruzou os braos e disse: Vocs no vo falar nada? Ela perguntou. Eu e meu pai balanamos a cabea sem olhar para ela. Logo em seguida ela se levantou da mesa falando palavras feias. Eu terminei de almoar primeiro e fui para o meu quarto, usar computador. Entrei no MSN e como sempre, Jack e Selena estavam online. Coloquei uma conversa trs. Letcia diz: Gente, aconteceu uma coisa to triste. Selena diz: Ah eu vi na TV, foi o seu motorista no ? Sinto muito. Jack diz: , meu pai comentou que o seu pai saiu cedo da prefeitura hoje por causa disso Letcia diz: Aham, ele t superpreocupado com o Lucas. Resolvi no comentar a histria que meu pai havia me contado. Selena diz: Amiga, ele ficar bem, enquanto isso voc tem a gente pertinho de voc Jack diz: amor, agente t aqui, pro que der e vier. Letcia diz: Obrigado gente. Eu acho que vou sair, preciso dormir um pouco Jack diz: Ok, tchau amor, beijos. Selena diz: Tchau amiga, bons sonhos Ento eu desliguei o computador e fui dormir um pouco, para esquecer tudo de ruim que estava acontecendo. Quando eu acordei tentei lembrar o sonho. Mas a nica coisa que eu conseguia recordar eram os olhos violeta do garoto, ele tentava me proteger. Eu tentei lembrar o que ele disse. Foi algo como Eu estarei com voc quando voc precisar de mim. Eu no conseguia me lembrar do rosto do garoto, nem sei se era um garoto. Eu fiquei sentada na minha cama tentando me lembrar do resto do sonho, mas eu s conseguia lembrar de seus olhos e sua voz, Eu estarei com voc quando voc precisar de mim... Eu olhei o relgio e ele estava marcando 17h45, eu tinha dormido demais. Iria ser quase impossvel dormir noite. Meu estmago roncou furiosamente pedindo comida, ento eu resolvi levantar e fuar a geladeira.

Eu peguei um enorme pedao de bolo de chocolate e um copo grande cheio de coca-cola e levei at a sala de TV, onde eu fiquei devorando meu lanche e assistindo TV. Foi a que apareceu uma notcia sobre o que aconteceu com Lucas: Na manh de hoje, 27 de outubro, um rapaz de 21 anos chamado Lucas Prado, foi atingido por uma bala perdida no bairro da Alvorada, na cidade de Vitria da Conquista, Bahia. O jovem, que motorista do prefeito da cidade, estava em horrio de trabalho, mas pediu uma licena ao patro para levar compras casa da me, a viva Clarisse Prado. Na volta ele foi atingido na cabea, no se sabe ainda de onde veio a bala. A polcia est investigando o caso para descobrir se estava havendo briga de gangues no local. O quadro de sade de Lucas no bom, os mdicos ainda no sabem dizer nada, ele provavelmente ser operado amanh. Depois de ouvir a notcia, perdi a fome, e tambm a vontade de assistir TV, eu coloquei o bolo e a coca-cola novamente na geladeira e resolvi escutar msica. Sentei-me a beira da piscina e fiquei ouvindo msica e vendo o sol se por. Eu estava ouvindo a msica preferida de Lucas, eu no sei o nome, mas era uma msica lenta, ele costumava toc-la no violo quando vinha passar o domingo aqui. Eu adorava escutlo tocar. Eu me lembrei da histria que o papai contou hoje. Fiquei imaginando na minha cabea o pai de Lucas, George, pedindo ao meu pai que cuidasse de Lucas e de Clarisse. Eu imagino que mame no saiba dessa histria, at melhor ela no saber mesmo. Depois me lembrei do sonho. Eu no lembrava muito bem como foi, mas eu sabia que foi um sonho, no um pesadelo. Eu voltei a msica preferida de Lucas umas quatro vezes, mas a o meu MP4 ameaou descarregar. S deu tempo de escutar a msica mais uma vez. Agora no tinha mais nada para fazer. Pela primeira vez eu fiquei triste por no ter nenhum dever de casa. Eu no queria entrar na internet nem assistir TV, doa ver notcias sobre Lucas em todos os lugares, todos dizendo a mesma coisa o quadro de sade dele grave. Eu olhei no relgio com esperanas de que fosse tarde, mas ainda eram 19h30. E eu no sentia sono. Resolvi ir lavar os pratos, coisa que eu nunca fiz, j que aqui em casa temos quatro empregadas. Elas me olharam atravessado quando eu pedi para ajud-las. Mas, no fim, concordaram. Eu me diverti lavando os pratos. As empregadas me contaram histrias. Falaram dos filhos, do marido, da antiga cidade onde moravam. Eu acabei esquecendo que Lucas estava entre a vida e a morte. Se eu soubesse que as empregadas da minha casa eram to legais, j teria conversado com elas antes. Quando eu olhei novamente o relgio j ia dar 22h, e eu tinha ficado cansada de tanto lavar pratos, foi bom porque eu acabei sentido sono. Eu me despedi das empregadas e fui dormir.

Captulo III Visita

Sonhei novamente com aquele garoto, que no tenho certeza se realmente um garoto. O sonho foi exatamente igual at o momento que eu lembrava. A nica diferena foi o que o garoto disse. Isso vai passar. Eu no estava entendendo aqueles sonhos, por mais que eu tentasse, no conseguia lembrar o rosto do garoto, apenas dos olhos, incrveis olhos cor violeta. Hoje eu no queria ir para a escola. Mas no tive escolha, minha me me obrigou a ir. No foi nada fcil entrar no carro preto e no ver meu grande amigo ali. Eu no consegui conter as lgrimas em todo o percurso at o colgio. O novo motorista era um senhor que devia ter uns cinquenta anos, ento no dava para contar para ele meus problemas de adolescente como eu contava para Lucas. Essa foi hora do dia em que a saudade mais apertou. Eu no me conformava de no poder ir v-lo, mas ao mesmo tempo eu sabia que isso s me faria sofrer ainda mais. Quando o carro parou na porta da escola eu sa limpando as lgrimas. Ainda era cedo, eu tinha chegado muito adiantada, nem Jack nem Selena tinham chegado ainda. O jeito foi ficar sofrendo sozinha na minha sala de aula ainda vazia. Eu olhei o relgio com esperanas de que j estivesse bem perto das 7h. Sem sucesso, ainda faltavam 20 minutos. Foram 20 minutos bem dolorosos. No tinha ningum para conversar, para desabafar... Eu no queria chorar novamente, no na escola. Mas s em pensar que meu amigo poderia... Partir a qualquer momento, meus olhos j enchiam de lgrimas e no era fcil control-las. Aos poucos os meus colegas, no amigos, s colegas, comearam a chegar. Nada mudou, ningum vinha falar comigo, ento eu fiquei ali, encolhida na minha cadeira esperando meus amigos chegarem. Depois de um tempo Jack e Selena finalmente chegaram. Selena me abraou e disse: Sinto muito. Uma lgrima teimosa escapou dos meus olhos. Obrigada Eu agradeci. Depois foi a vez de Jack me consolar. Eu sei que eu no sou a pessoa preferida dele... mas, mesmo assim eu sinto muito. No se preocupa amorzinho, isso vai passar logo. Ele disse enquanto me abraava forte. Agora todos os olhares da sala estavam voltados para ns. Antes, quando eu estava sozinha, ningum me notou, eu poderia morrer ali e ningum daria a mnima para isso. Mas agora, que os populares estavam me apoiando todo mundo resolveu me apoiar tambm. Quando eu vi j tinha uma fila para dizer Sinto muito. Eu apenas agradeci a cada um enquanto me abraavam. Falsos Pensei comigo mesma. Quando a professora chegou todo mundo se sentou em seu lugar, era aula de matemtica e a professora Amlia era a nica com que toda a sala cooperava. Todos ficaram em silncio durante a aula toda. Eu tentei me entreter desenhando. No final da aula a professora tambm me deu um abrao e tambm disse que sentia muito. Mais uma vez no deu para conter as lgrimas.

O horrio seguinte foi de Cincias, eu planejei rir na aula. O professor de cincias o mais engraado e as aulas dele so sempre muito divertidas. Mas dessa vez nenhuma das explicaes malucas nem dos apelidos toscos que ele d aos alunos me fez rir. Eu estava muito triste para isso. No intervalo eu no estava com um pingo de nimo para lanchar, mas a fome me venceu e eu acabei indo enfrentar a fila da cantina. Jack e Selena ficaram me esperando em uma das mesas da cantina enquanto eu comprava meu lanche. Se eu fosse voc no a deixava to vontade com ele Falou algum atrs de mim. Eu me virei para ver quem estava falando e dei de cara com uma garota de cabelos ruivos presos em uma trana, logo eu reconheci, era Charlotte, eu no a conhecia muito bem, mas sabia dos comentrios de que ela a garota mais fofoqueira da escola. Voc est falando comigo? Perguntei. Ela soltou uma gargalhada e ento falou: claro. Eu estou te alertando, garota. para voc parar de ser idiota. Como que voc deixa um garoto to... to... Atraente como Jack assim, a ss, com a garota mais bonita da escola, e talvez at da cidade? Perguntou ela entre risos. Eu senti meu rosto ficar quente. E-ela minha amiga, e eu... Confio nos meus amigos. Eu falei. Dessa vez ela riu mais alto ainda. R! Amigos? isso que voc chama de amigos? Bem, se eu fosse voc, queridinha, escolheria melhor minhas amizades. Disse Charlotte. Depois de tanto me atormentar ela saiu rindo at demais. Eu, claro, no acreditei no aviso dela, at porque se fosse verdade ela no teria me contado. Eu comprei meu lanche e voltei a me juntar com Jack e Selena. Sentei-me mesa sem tirar o meu olhar maligno de Charlotte. O que a cobra assobiou para voc? Jack perguntou tambm jogando um olhar de desprezo a Charlotte. Nada. Menti. L, voc no sabe mentir, o que ela disse? Insistiu Selena. Eu no respondi, apenas balancei a cabea, tomei um gole do meu refrigerante e parei de encarar a cobra. Jack e Selena trocaram um olhar e eu no entendi o que eles queriam passar uma ao outro. Tudo bem, se voc no quiser nos contar no faz mal. Disse Jack enquanto passava a mo no meu cabelo. Eu realmente no queria contar a eles sobre o alerta que Charlotte me fez, talvez eles pudessem ficar magoados e eu no queria isso. Eu continuei calada at o horrio bater e ns entrarmos na sala para a aula de Geografia. Agora minha mente estava uma baguna, eu estava pensando em muitas coisas ao mesmo tempo. Em Lucas, nos meus sonhos e agora, no aviso de Charlotte tambm. Eu no acreditei nela, apenas fiquei com raiva. Pois isso bem que poderia acontecer, afinal Selena uma garota muito mais bonita, e bem mais interessante do que eu. Mas mesmo assim, eu confio nos meus amigos, e tambm, agora eles so os nicos que eu tenho. A aula finalmente acabou e eu fui com Jack e Selena para a portaria. Quando o meu novo motorista finalmente chegou, me despedi deles e entrei no carro. Ento novamente me lembrei de Lucas. No era ele quem estava me esperando ali dentro. O aperto no meu corao voltou. No almoo eu encontrei meu pai mesa.

Filha, a cirurgia de Lucas hoje, ns podemos ficar no hospital aguardando o resultado, se voc quiser, claro... Disse meu pai enquanto eu me sentava mesa. Eu apenas balancei a cabea positivamente. Hospital no o meu lugar preferido, mas para dar foras ao meu amigo vale tudo. Ento... Depois do almoo ns vamos l. A cirurgia est marcada para as 14h30. Acho que talvez nos deixem v-lo pelo vidro da UTI. Disse meu pai vacilando na ltima palavra. A palavra UTI me fez arrepiar. Eu balancei a cabea para tirar os pensamentos pessimistas da cabea e novamente falei comigo mesma Ele ficar bem, ele ficar bem. Eram 14h quando eu e meu pai chegamos ao hospital. Logo no sof da recepo encontramos a me de Lucas, Clarisse, chorando. Eu a abracei, papai apenas acenou com a mo. Meu pai foi at a recepcionista, provavelmente perguntar sobre as novidades do quadro de sade de Lucas. Ele est to... Plido, sem vida, tantos fios ligados ele. Falou Clarisse, entre soluos. Eu no consegui conter as lgrimas novamente. Calma, ele vai ficar bem. Tentei passar meu otimismo a ela. Alguns minutos depois meu pai voltou. O mdico est vindo para nos dar algumas infor-maes. Disse meu pai. Eu fiquei sentada ao lado de Clarisse esperando o mdico. Ela estava desesperada que, quando o mdico chegou, quase pulou em cima dele. Doutor, como ele est? Perguntou ela. Meu pai e eu tambm havamos nos aproximado para ouvi-lo. Na mesma. Bem, eu vim falar que talvez ns tenhamos que adiar a cirurgia, o nosso estoque e A+ est em falta, e muito arriscado fazer uma cirurgia dessas sem estoque de sangue. O problema que no sabemos por quanto tempo ele vai... aguentar. Disse o mdico. A+? Perguntou meu pai. Sim, esse o tipo de sangue dele. Respondeu o mdico. Maravilha! Ento eu posso doar sangue para ele? Clarisse olhava para meu pai como se no estivesse entendendo sua reao. Isso realmente muito bom Disse o mdico dando uns tapinhas nas costas do meu pai Parabns Sr. Prefeito, est salvando uma vida. Ah, claro, obrigado, o mnimo que eu poderia fazer. Agradeceu meu pai. Mesmo com isso tudo, eu fiquei um pouquinho feliz, agora seria como se Lucas fosse mesmo meu irmo, pois, sangue do meu pai correria por suas veias. A me de Lucas abraou-o com um entusiasmo exagerado e disse: Ah, Vitor, muito obrigado, muito obrigado mesmo, por tudo, tudo, tudo que voc est fazendo por ns. Meu pai ficou da cor de um pimento. ... Um prazer ajudar. Gaguejou ele se soltando do abrao de Clarisse. Quando meu pai e o mdico j estavam saindo para fazer os exames eu resolvi perguntar: Ei, doutor, eu... No posso v-lo? O mdico pensou por um minuto. Bem, ele est na UTI, se voc quiser pode v-lo pelo vidro. Respondeu o mdico. A palavra UTI mais uma vez me fez arrepiar e a minha garganta novamente fechou. E-Eu tambm quero... Quero v-lo. Disse a me de Lucas, ainda chorando. O mdico chamou uma enfermeira e ela nos levou pelo corredor silencioso at uma sala onde havia uma imensa janela de vidro coberta por uma cortina azul claro e ao lado da imensa janela uma porta onde estava escrito UTI. Na sala havia tambm um longo sof branco que

no se destacava com a cor plida da sala. Eu no olhei pela janela, no no exato momento que cheguei. Eu sabia que o que eu veria no iria me deixar feliz, mas mesmo assim eu continuava com o meu pensamento masoquista de que precisava v-lo, nem que fosse desse jeito. Eu e Clarisse entramos na sala de mos dadas e lgrimas nos olhos. A enfermeira entrou no quarto de Lucas e abriu a cortina azul. Eu e Clarisse ficamos imveis no sof at que ela veio nos chamar. Vocs podem v-lo pelo vidro. Bem, no pode demorar, a cortina deve ficar fechada. Disse a enfermeira. Clarisse foi antes de mim at o vidro. Eu vacilei assim que levantei. Mas logo tomei foras e criei coragem, eu tinha certeza que ele sairia dali. Eu acho. Clarisse j estava encostada no vidro chorando mais desesperadamente agora, suas mos estavam juntas e ela falava alguma coisa que eu no consegui entender. Parecia que ela estava rezando. O desespero da me de Lucas me fez ficar nervosa, e logo eu estava chorando tambm. Eu caminhei at o vidro de olhos fechados. Enquanto andava devagar, eu sentia as lgrimas escorrerem pelo meu rosto. Eu senti algum me abraar. Quando abri os olhos era Clarisse. Agora eu j estava colada com a janela de vidro. Ento eu o vi. Mesmo de longe consegui reconhec-lo. Seus cabelos no apareciam, a faixa branca enrolada em sua cabea escondia seus fios castanhos. Havia vrios aparelhos ligados a ele. Mas o que mais me doeu foi no poder ver seus olhinhos verdes brilhando como esmeraldas, pois suas plpebras fechadas os escondiam. A dor no meu peito apertou de um jeito quase insuportvel. Eu me encostei mais no vidro, como se pudesse atravess-lo e abraar Lucas. Por favor, no encoste muito no vidro. Avisou a enfermeira. Eu me afastei e Clarisse me abraou passando a mo no meu cabelo, me consolando. A enfermeira olhou o relgio e ento disse: Desculpem, tenho que fechar a cortina agora. Ento ela novamente entrou na sala de UTI e fechou a cortina azul. Agora eu no podia mais v-lo, mas a lembrana dele estava grudada em minha mente como um chiclete em uma sola de sapato. Mas, como dizem, melhor lembrar as coisas boas, e assim pensar positivo. Como? Pensei. Era impossvel ser to otimista vendo ele daquele jeito, to... Sem vida. Clarisse e eu voltamos recepo e esperamos meu pai. Depois de um tempo ele voltou, segurando um algodo sobre o brao direito. Nem doeu. Ele tentou me fazer rir. Estava muito triste para rir, mas para no decepcion-lo, fingi um risinho. Bem, o mdico disse que se meu sangue for til ele poder ser operado em trs dias. Disse meu pai. Ele parecia to... mal. Eu sussurrei. Clarisse suspirou e ento disse: Ontem os mdicos rasparam o cabelinho dele, ele... Ele gostava tanto do cabelo. Vai crescer de novo. Consolou meu pai. Ele olhou o relgio e ento disse: Letcia, temos que ir, j so 17h30. Sua me vai nos engolir. Eu e meu pai nos despedimos de Clarisse que ficou no hospital, pelo jeito ela moraria ali na recepo enquanto Lucas no voltasse para casa.

Naquele momento eu quis mais do que nunca estar no lugar de Lucas, para no ter que sofrer com a perda, ou perda temporria dele. Eu sei que se fosse eu a levar uma bala na cabea, era ele quem estaria sofrendo, mas acho que ele aceitaria melhor a situao do que eu.

Captulo IV Traio

Depois daquela difcil visita, eu no tinha mais foras para nada. Tudo que eu queria era esquecer aquela imagem de Lucas, naquela cama, cheio de fios ligados a ele, fios que o mantinham vivo, eu s no sei at quando. Pensamento positivo, pensamento positivo. Tentei pela milsima vez enfiar isso na minha cabea. S que a cada minuto que se passa, menos esperanas eu tenho. O pior no saber quando isso ir acabar. Pode ser hoje, semana que vem ou daqui a trinta anos. Eu espero no ter que esperar muito tempo para ver aqueles olhos verdes brilhando novamente. Eu j estava morrendo de saudades das reclamaes bobas dele, do seu sorriso contagiante, do boa aula que ele sempre me desejava ao me levar para escola, e at das suas observaes sobre o meu namorado, que eu no concordava. O carro parou na garagem da minha casa. Eu limpei as lgrimas que estavam manchando meu rosto. Meu pai parecia ver que eu no estava a fim de conver-sar, ento fechou a boca ao se preparar para falar algo. Pode falar pai, eu estou bem. Falei Ou... quase bem Tentei fazer uma piada, que no teve graa. Bem, eu s queria pedir para voc no comentar com a sua me que eu passei a tarde toda no hospital com Lucas e... Clarisse Disse ele falhando um pouco a voz no ltimo nome Bem, voc sabe como sua me. Claro. Falei com a testa franzida. Minha me um pouco... paranica. Mas eu acho que meu pai est exagerando em achar que ela ficaria com cimes de Clarisse, bem, ela nem sabe da histria passada do meu pai com a me de Lucas... Ento, se minha me desse um dos seus chiliques, a injusta seria ela. Mas j que meu pai no quer que eu comente sobre isso na frente dela, eu vou obedecer, afinal, ele est me ajudando mais do que ela a superar isso, tudo bem que sua ajuda no l essas coisas, mas eu sei que se ele tivesse mais tempo iria se dedicar mais a mim. Ento eu poderia ficar agradecida por isso. Eu estava subindo as escadas para sofrer no meu quarto quando uma das empregadas me chamou. Menina, voc devia dar uma volta, respirar uma pouco. Bem, garotas da sua idade gostam de ir ao shopping. Vai... Assim voc se anima mais um pouquinho. Disse ela enquanto limpava minhas lgrimas. , acho que vou dar uma volta. Eu disse forando um meio sorriso. Eu subi para o meu quarto, tomei um banho quente para relaxar, me vesti e fui dar uma volta. Dessa vez eu no fui de carro. Decidi ir andando mesmo. Eu nunca tinha notado como era tudo to lindo noite, o tempo estava meio frio e parecia que ia chover, mas mesmo assim no deixava de ser lindo, pena que minha vida no estava to linda assim. Sem problemas, se chover eu pego um taxi. Eu andei por vrias ruas. Passei em frente a uma pracinha onde eu costumava brincar quando era criana. Eu no resisti a me balanar no parquinho. Lembrei de como era bom quando meu pai ainda no era prefeito, quando eu ainda no era muito rica... eu tinha amigos. Me lembro que sempre encontrava minhas cole-guinhas de escola nessa pracinha. Ns pulvamos corda, brincvamos de esconde-esconde... era to bom. Por que tinha que acabar?

Depois que meu pai virou prefeito, todas as crianas queriam ser minhas amigas para descolar um banho de piscina em nossa casa. Foi a partir da que eu parei de confiar em todos como amigos. Por isso tenho s trs amigos, e eu espero que continue com esses trs. Mas mesmo tendo dinheiro, no tenho popularidade como Selena e Jack, as pessoas no ficam me rodeando, at porque eu no gosto disso, acho que as pessoas me acham meio... estranha. , deve ser isso. Sei que um monte de gente pensa: Ah, impossvel no ter muitos amigos com tanto dinheiro. Mas no bem assim. Como dizem: melhor poucos e verdadeiros amigos do que muitos e falsos. Por isso me contento apenas com Jack, Selena e... Lucas. Estava esfriando cada vez mais e eu comecei a ficar com bastante frio. Era bem comum fazer frio aqui em Vitria da Conquista, at mesmo no vero. s vezes parece que moro no sul do Brasil e no no nordeste. Mas hoje o frio me pegou de surpresa, estava to quente pela manh... O vento no balano estava me deixando com mais frio, ento eu decidi parar. A praa estava quase vazia, no eram mais as crianas que a povoavam, como j era noite, a praa era tomada por casais de namorados. Eu desci do balano e fiquei caminhando pela praa, s por caminhar mesmo, s para tomar um arzinho e esfriar a cabea. Mas mesmo se eu visse a coisa mais linda e interessante do mundo ainda assim seria difcil esquecer a imagem de Lucas daquele jeito. Doa-me lembrar, mas era quase impossvel esquecer. A pracinha estava fria demais para o meu estilo de roupa, eu olhei no relgio e ainda eram 19h. Eu estava com a minha carteira, ento decidi agir como uma adolescente comum agiria numa situao dessas para esquecer os problemas: ir ao shopping. O shopping no era muito longe dali, ento em pouco tempo eu j havia chegado. Eu passei por umas lojinhas e comprei uns presentinhos para Jack e Selena. Para Jack eu comprei um ursinho em forma de corao escrito I Love You e para Selena uma corrente daquelas que o pingente pode ser dividido e um deles voc d para sua melhor amiga, eu fiquei com a metade de um pingente e pedi para a mulher da loja embalar o outro para presente. Passei por mais lojinhas, inclusive uma de vestidos, e vi um que era perfeito! Era tomaraque-caia, longo e bem cheio. Mas o que eu mais gostei foi da cor, a minha preferida, lils. Eu pensei nele para o baile, mas eu tinha combinado de comprar meu vestido junto com Selena, ento nem entrei. Subi as escadas rolantes para o setor de lanches e me sentei em uma das mesas do McDonalds. A umas trs mesas frente eu avistei uma garota loura e um garoto de pele castanha e cabelos escuros. Parecia ser meus amigos, Jack e Selena, eu me levantei para ver mais de perto. Eles viraram um para o outro, de lado, ento eu pude confirmar. Com certeza eram eles. Bem, agora eu tinha algum para andar no shopping. Eu abri um sorriso e fui andando, quase pulando, at eles. Mas a.... ESPERA UM MINUTO! Como eles puderam fazer isso comigo? Presenciei o exato momento em que meus amigos se viraram um para o outro beijaramse. Eles tinham se beijado de uma maneira que Jack quase no fazia comigo, ele sempre me d apenas selinho e nela esse beijo de cinema? Eu congelei a ver aquela sena. Fiquei um bom tempo ali, parecendo uma idiota, parada, vendo aquilo. Eu pisquei os olhos para ver se eu no estava tendo, sei l, uma viso?

Mas no, era realmente real. Aquilo estava acontecendo, eu s no queria acreditar. Outra pessoa teria ido l e arrancado os cabelos louros de Selena, mas no eu, a nica coisa que eu fiz foi virar para trs e fingir que no vi, eu no iria armar um barraco no shopping, no faz meu tipo. Como eu pude ser to burra a ponto de no ver que o cara mais gato da escola no queria nada comigo? Como eu no pude ver que eu nunca seria amiga de uma garota como Selena? Como? E bem que Charlotte tentou me avisar, mas eu, bem, eu nem liguei, e quem passou por mentirosa foi ela. E em pensar que agora eu no tenho mais nenhum amigo, j que Lucas no pode me ouvir. Eu respirei fundo e sa correndo do shopping, deixando os presentes na mesa do McDonalds. A chuva caia forte l fora, eu procurei a carteira para pegar um txi, mas vi que eu tinha esquecido junto com os presentes. De jeito nenhum eu voltaria l. Ento eu decidi ir andando na chuva mesmo. O caminho do shopping at minha casa nunca pareceu ser to longe. Eu estava tremendo de frio e no tinha nenhum casaco para me confortar. Mas eu ainda preferiria um amigo a um casaco. A chuva batia forte e fria no meu rosto, se misturando s lgrimas de raiva. Droga! Gritei quando um carro passou e jogou gua em mim, me molhando dos ps aos cabelos. Parecia que essa era a minha semana de azar. Tudo de ruim estava acontecendo, tudo. Bem, eu s espero que esse azar no dure muito. Eu passei novamente em frente a pracinha, agora vazia, com a chuva todos tinham ido embora. Eu no parei ali, a chuva estava muito forte e minha roupa no era apropriada para o frio de ltima hora. De repente eu comecei a sentir que algum me seguia. Olhei para traz. Nada. Para os lados. Nada. Ento continuei andando. Finalmente cheguei em minha rua, olhei no relgio, eram 22h45. Minha me vai me dar uma bronca, tenho certeza. Para minha sorte, quando eu cheguei em casa totalmente encharcada, minha me estava na sala de estar esticada no sof falando ao telefone, provavelmente, com alguma amiga ou um promoter de festas. Eu aproveitei a distrao dela e passei para o meu quarto sem ela ver. Eu fui diretamente para o banheiro e tomei um banho quentinho na esperana de conseguir relaxar, o que no aconteceu. Vesti o meu pijama mais confortvel e sentei na minha cama com a cabea escondida entre os joelhos. Tudo que eu queria agora era um amigo. Algum com quem eu pudesse dividir os problemas. Algum que me apoiasse. Que me desse conselhos. Algum que fosse meu amigo de verdade, sem nenhum interesse. Mas parece que eu sou a pessoa mais azarenta do mundo quando o assunto amigos. Agora a minha nica esperana de ter um amigo Lucas.

Toda vez que eu me lembro dele meus olhos enchem de gua, e dessa vez no foi diferente. Eu realmente no entendo porque isso tudo est acontecendo logo comigo. Tudo bem que eu no sou a filhinha perfeita, mas tambm no sou a adolescente rebelde. E agora minha vida estava totalmente acabada, Lucas em coma, Jack e Selena me traindo. O que mais faltava para eu pular de um prdio? Ah, claro. Faltava eu no precisar pular, e sim algum me jogar de l. At que no seria to ruim. Se Lucas... no ficar aqui, eu provavelmente no vou precisar que algum me jogue para eu cair de um prdio. Com certeza a dor de uma perda muito maior do que uma dor fsica. Eu prefiro mil vezes morrer a ver algum que eu amo muito morrer. Eu no queria pensar em perder Lucas, isso s me deixaria ainda mais para baixo. Apesar de que nada nesse mundo poderia me animar nesse momento. Mas agora o que eu mais sentia era raiva, eu sei que no se pode sentir esse tipo de coisa, que isso s nos deixa mais tristes e nervosos, mas quando sua melhor amiga rouba seu namorado voc no consegue controlar seu sentimento de raiva. Eu ainda no acreditava que Jack e Selena tinham feito isso comigo, que sempre os tratei to bem. Pelo jeito eles so timos atores e souberam muito bem se fazer de meus amigos, e eu, to tonta, ca como um patinho no truque deles. E tudo que Jack fez? Todos os Oi amor que ele disse? Era tudo falso! Como eu no pude ver que garotas como eu no so amigas de garotas como Selena, e muito menos namoradas de caras como o Jack? Bem, agora Selena vai ter o par pro baile que ela tanto queria, ou melhor, o namorado que ela tanto queria. Porque amanh mesmo eu vou ter uma conversinha com os dois, que provavelmente vo negar. Mas no vai adiantar, porque eu j vi. Por que eu simplesmente no escutei Lucas quando ele disse que Jack no era o cara certo para mim? E Charlotte? Coitada, eu pensei que a mentirosa era ela! Ser que todo mundo sabia de Jack e Selena, menos eu? bem provvel que eu esteja sendo chamada de tonta pelos outros. E so nessas horas de desespero que voc procura um amigo. Mas acho que at algum com muitos amigos se sentiria s numa situao dessas. Eu nunca imaginei que nada disso fosse acontecer um dia. E de repente, tudo que era pesadelo vira realidade. Bem que eu queria que isso tudo fosse apenas um sonho ruim, um pesadelo, e que logo, logo, eu acordaria e abraaria Lucas, que Jack e Selena nunca tinham me trado e que eu ainda tinha meus trs bons amigos. Mas eu sabia que isso no era um pesadelo, e eu no precisava que ningum me beliscasse para saber disso. Estava na cara. Eu s no podia enxergar. Eu no podia acreditar. Talvez porque eu gostasse da mentira, do faz de conta. Porque na minha realidade eu no sou a princesa, eu sou apenas a Letcia, que ningum conhece, a menina que no tem amigos, que foi trada, que est beira de perder o ltimo amigo. Tudo que eu queria agora era Lucas do meu lado, meu nico amigo. O nico que me restou. No chore. Uma voz falou.

Captulo V Os olhos de um anjo

Levantei a cabea para ver quem falava comigo. Oh, meu Deus. Foi a nica coisa que saiu da minha boca. Pulei rpido da cama quando vi que um rapaz estava parado a poucos metros de mim. Puxei de vez o abajur, que estava em cima da minha mesinha da cabeceira, arrancando-o da tomada, e apontei-o para o garoto, em posio de ameaa. No se aproxime! Mais um passo e eu quebro esse abajur na sua cabea, no, no, eu... Quebro sua cabea com o abajur Ameacei. O garoto riu como se estivesse assistindo um show de humor, eu no entendi o motivo da graa. Eu digo que vou quebrar a sua cabea e tudo que voc faz rir? Perguntei. O garoto finalmente conteve os risos e disse: R! Coitado do seu abajur, to bonitinho, pena que se voc arremess-lo contra mim eu no vou me machucar. Zombou ele. J o seu abajur... Ah, t, no vai se machucar! Voc o que, ento? O super-homem? Ele pensou por um minuto e ento falou: Super-homem no, mas sou o seu anjo da guarda. Dessa vez quem riu fui eu. assim que os delinquentes esto agindo para conseguir o que querem? Eu posso ter cara de burra, mas no sou. Falei. Delinquente? riu-se ele No nada disso, eu estou aqui para te proteger. Hum! E se eu disser que no acredito? Resmunguei. Ele revirou os olhos e se inclinou para dar mais um passo a frente, ento eu ameacei novamente. No se aproxime! Gritei Ele desobedeceu e deu dois passos, e eu cumpri minha promessa. Com toda a fora que eu tinha, arremessei o abajur contra a cabea dele. Mas a... uma coisa meio... super estranha aconteceu. O abajur simplesmente atravessou a cabea dele, como se ele no estivesse ali! Depois disso, meu abajur se espatifou no cho e quebrou em uns mil pedaos. Oh, meu Deus! Falei com os olhos arregalados e o queixo cado, eu podia sentir minha expresso, e ela era de horror. Ele no parou de andar em minha direo, e enquanto mais perto ele chegava, mais eu me encolhia contra a parede. Bem, eu tentei avisar antes nos seus sonhos sobre a minha chegada, mas pelo visto voc no se lembra muito bem deles. Disse o garoto. Eu comecei a puxar na minha memria os meus ltimos sonhos, e lembrei-me dos sonhos com o garoto de olhos cor de violeta. Eu olhei o garoto dos ps a cabea, analisando tudo em sua aparncia. Ele tinha pele clara, usava um jeans escuro e blusa branca, ele aparentava ser uns dois anos mais velho do que eu. Analisei seu rosto, ele tinha cabelos castanhos claros enroladinhos em cachos que caam sobre os seus olhos, eu deixei os olhos por ltimo, e foi o que mais chamaram a minha ateno... Cor violeta, exatamente iguais aos do garoto dos meus sonhos! Era isso!

Seus olhos... Sussurrei, agora no me encolhendo mais contra a parede, eu estava caminhando at ele. Eu estava fascinada com a coincidncia. , so meio diferentes, eu sei. meio... O garoto virou o rosto, como se estivesse tentando escond-los ou fazer com que chamem menos ateno estranho. Eu sei que... So os mesmos do garoto dos meus sonhos Eu o interrompi so... lindos. Eu sei que um pouco atrevido dizer que os olhos de algum que voc no conhece so lindos, mas a palavra simplesmente escapou da minha boca. Ele riu um pouco e ento agradeceu. Enquanto ele falava, eu percebi que a voz tambm era a mesma do garoto dos sonhos. Eu estarei com voc quando voc precisar de mim Isso vai passar Eu me lembrei das frases dos sonhos tambm. Meu Deus! Voc... o garoto dos sonhos... so... os mesmos! Falei meio fascinada. , eu posso aparecer nos sonhos das pessoas. Disse ele em um meio sorriso. Qualquer pessoa? Perguntei enquanto me sentava na cama novamente. Sim, qualquer pessoa. Respondeu-me ele. Eu ainda no estava totalmente certa de que ele era meu anjo da guarda, eu realmente no acho que eu tenha um. Olha no me leva a mal no, que... Seria bem legal ter um anjo da guarda, eu acho, mas que... Bem, eu acho que voc errou de pessoa... Eu no sou do tipo que vai sempre igreja, entende? Falei fazendo uma careta. Eu realmente no achava que eu merecia um anjo da guarda, bem, acho que h pessoas muito mais boazinhas do que eu que mereciam um. No, voc no est entendendo, todos tem um anjo da guarda, mas nem todos precisam dele, e eu sou o seu, voc precisou de mim e eu vim. Essa a minha misso, voc tambm tem a sua. Explicou ele. Eu fiz mais uma careta. Eu tenho uma misso? Perguntei. Claro, voc vai me ajudar a descobrir quem eu fui em vida, eu no consigo me lembrar, e em troca eu vou tentar te fazer mais feliz, vou ser tipo... Um melhor amigo. Falou ele. Eu fiz novamente minha careta confusa. Como eu vou te ajudar? Voc sabe pelo menos o seu nome? Perguntei. No, no sei. Disse ele tristemente. Mas, Gabriel me disse que voc no vai precisar procurar, eu no entendi muito bem, a minha primeira misso, mas eu acho que uma coisa por acaso, voc vai descobrir no momento certo, quer dizer, foi assim que ele me explicou. Gabriel? Perguntei. Sim, ele o anjo principal, ele que divide as misses, essas coisas... Ele fez uma pausa e ento continuou Mas no vamos falar sobre mim agora, vamos falar sobre voc. Vai ajudar muito meu trabalho se voc desabafar para mim, me diz o que est te deixando to triste? Perguntou ele ao mesmo tempo em que se sentava no ar, ele estava flutuando! Era meio desconfortvel ver uma pessoa, ou seja l o que ele for, flutuando no ar, de pernas cruzadas como se estives-se sentado. Ser que voc poderia agir como uma pessoa normal? meio desconfortvel desabafar com algum que flutua no ar. Pedi. Ele desceu devagar e sentou-se no cho, eu no pude ouvir o som dele pousando no cho, at porque ele no era slido, como eu pude ver quando joguei meu abajur nele. Eu suspirei e ento deitei na minha cama de cabea para cima, olhando pro teto, e quando vi estava contando tudo a algum que eu nem conhecia, ou algo, porque eu realmente no sei se algum que flutua e atravessa objetos pode se encaixar no quadro de pessoas.

Eu contei tudo, tudo mesmo. Contei sobre Lucas, sobre a traio, sobre eu no ter amigos... Eu estava realmente me sentido melhor. Fazia muito tempo que eu no colocava tudo para fora. Ele me ouviu atentamente e s vezes me fazia perguntas. Voc amava esse Jack? Perguntou ele. Eu demorei um pouco para responder essa. Jack um cara legal, eu gostava muito dele, quer dizer, at algumas horas atrs, antes de descobrir que eu estava me enganando o tempo inteiro. Respondi Eu gostava dele, mas eu no acho que ele seja... Tipo, o amor da minha vida. Ento foi por isso que voc estava chorando quando eu te vi na rua? Perguntou ele. Eu no me recordava de v-lo na rua, ento me lembrei da sensao de estar sendo seguida. Espera. Eu disse me sentando novamente. Ento era voc estava me seguindo quando eu estava voltando do shopping? Provavelmente sim. Esclareceu ele. Passamos algum tempo em silncio, j era muito tarde, eu olhei o relgio e j se passava das 2h da manh, mas eu no estava com sono. Minha cabea estava cheia de perguntas e eu estava ansiosa para respond-las. Eu no queria assustar o anjo com um interrogatrio, mas a minha mente exigia um. Posso te fazer umas perguntas? Perguntei. Claro, Letcia, vontade. Respondeu ele. Eu franzi a testa, eu no tinha lhe contado meu nome. Como voc sabe meu nome? Eu sei muito sobre voc, mais do que voc imagina. Disse ele, levantando-se do cho. Pode comear o interrogatrio. Bem, como voc... Consegue atravessar tudo e flutuar? Comecei. Ele flutuou novamente, agora ele estava dando voltas no ar e atravessando as portas do meu closet e voltando de volta. Eu tentei acompanh-lo com a cabea, mas ele era rpido demais. Ser que voc pode parar de se mostrar e responder? Reclamei. Ele riu alto e ento voltou ao cho novamente. Essa bem simples. Explicou ele. Ns, anjos, j morremos, ento no temos corpo, apenas uma alma, e para a nossa alma no h limites. Podemos voar, atravessar paredes, ficar debaixo dgua, aparecer em sonhos... Eu tentei encaixar tudo no lugar, mas eu ainda tinha mais perguntas, muitas perguntas. Ento parti para a prxima. Todos os anjos tm cabelos enroladinhos e olhos cor violeta como os seus? Ele riu um pouco e ento respondeu: No, ns somos como fomos em vida, nada muda, os olhos, os cabelos, a pele, tudo continua o mesmo. Nem todos os anjos tm pele clara e cachinhos, existem outras aparncias tambm, qualquer pessoa pode morrer para salvar outra e se tornar um anjo da guarda. Ento algum tem que morrer no lugar de outra pessoa para se tornar um anjo? , isso mesmo. Respondeu-me ele. Ento voc morreu para salvar algum, voc lembra quem foi? Perguntei. Os olhos dele caram e ele me respondeu triste: No, mas deve ter sido algum de quem eu gostava muito... Eu bocejei, o sono parecia estar chegando, mas eu queria saber mais.

Eu j estava abrindo a boca para fazer outra pergunta quando ele comeou a falar. Olha s, j so quase trs horas da manh, disse ele, olhando o meu relgio despertador em cima da mesinha de cabeceira melhor voc ir dormir, eu sei que voc tem aula amanh. Eu poderia dizer que no estava com sono para saber mais sobre ele, mas minhas plpebras estavam pesando um quilo, e pelo jeito ele estava percebendo o meu grau de sonolncia. Eu me deitei novamente, puxei meu travesseiro e me cobri com o meu edredom. Eu nunca tinha me sentido to aliviada antes. To... Segura. Agora eu sabia que podia contar com algum, eu poderia dizer que tenho um amigo. E tudo isso eu devia a ele. Ao meu anjo da guarda. Eu estava me sentindo muito melhor, muito bem, eu no me sentia assim desde a ltima vez que vi Lucas saudvel. Mas ao mesmo tempo eu me sentia triste. Eu no conseguia me sentir bem sabendo que o meu melhor amigo estava a um passo do sono eterno. Sempre que eu lembrava do Lucas, eu acabava chorando. E dessa vez no foi diferente. O anjo percebeu e veio para mais perto de mim. Ele levantou a mo como se fosse limpar a lgrima que escapava dos meus olhos, mas quando ele tocou no meu rosto nada aconteceu. A lgrima continuou l, como se ele no tivesse passado a mo em cima dela. Desculpe, sou um amigo que no pode limpar as suas lgrimas, apenas tento impedir que elas caiam. Lamentou ele. Eu abaixei os olhos tambm, como ele fez. Por que no podemos nos tocar? Ele se afastou um pouco. L, ns somos de mundos diferentes, eu j morri, eu sou apenas uma alma sem corpo que tem uma misso, j voc uma pessoa viva, que tem um corpo e uma alma. Universos diferentes no se chocam, Letcia. Respondeu ele Durma bem, se voc quiser posso ir escola com voc. Eu pulei rpido da cama com a idia de ser vista com outro garoto sem nem terminar oficialmente primeiro com Jack. No! As pessoas vo pensar que eu sou igual a Jack e Selena! Se eles me virem com voc vo pensar outras coisas e vo fazer fofoca! Nem pensar! Agora ele estava rindo novamente. Ei, relaxa, ningum vai me ver, s vo ver voc, no se preocupe Letcia, s seus olhos enxergam minha alma. Disse ele. Eu corei um pouco com o fato de ter dito algo sobre parecer que eu e ele ramos algo mais que amigos, ele pareceu no se importar ou no entender o que eu tinha dito. Chega de perguntas por hoje, v dormir, est tarde. Disse ele. Ele se levantou e saiu em direo a parede, eu sabia que ele iria sumir por ali. No v. Pedi. Ele olhou para mim e respondeu com seus olhos lils brilhando: Eu volto. Ele prometeu. Eu fiquei olhando quando ele sumia por dentro da parede. Eu deitei novamente, agora tudo parecia melhorar.

No estava perfeito, mas melhor. Meu cho havia cado quando Lucas entrou em coma, depois, quando descobri que Jack e Selena estavam me enganando, foi como se tivessem jogado para mim uma ncora muito pesada que s fazia com que eu casse mais e mais rpido. Agora surgiu uma corda. O meu anjo da guarda. E talvez, se eu conseguir me segurar nessa corda, eu poderei voltar superfcie.

Captulo VI Segredo

Essa noite eu no tive sonhos. O despertador me acordou na hora certa, 5h30 da manh. Eu estava cansada, mas disposta. Eu olhei para todos os lados no meu quarto, mas no vi o garoto com quem eu conversei noite passada, o garoto que se dizia meu anjo da guarda. Ok, talvez isso tenha sido apenas uma alucinao, coisa da minha cabea, que est muito pesada ultimamente, ou um sonho, talvez eu tenha sonhado ontem noite, talvez esse tenha sido o sonho. Realmente teria sido muito bom para ser verdade. Eu me levantei e fui ao banheiro, tomar banho, um banho bem quente. Escovei meus dentes e meu cabelo paciente-mente, procurei meu roupo, mas pelo visto ele estava no closet e no no banheiro, a minha sorte foi uma toalha pequena que tinha de reserva no meu banheiro, eu me cobri com ela, ou cobri o que podia com ela e abri a porta do banheiro. Ol. Falou uma voz conhecida. Eu olhei procurando o dono da voz e vi o anjo em p ao lado da minha cama. Em um salto eu entrei no closet. Ol. Falei Hum, ser que voc poderia dar licena s um minutinho? que... Bem, eu no estou apresentvel no momento. Eu coloquei a cabea para fora do closet, eu sentia meu rosto arder, provavelmente ele estava da cor de um pimento. Ah, me desculpe. Ele respondeu, enquanto cobria os olhos. Eu... Te espero l fora. Depois de dizer isso ele desapareceu. Eu sa do closet ainda meio chocada com o fato de ter sido vista com aquela mini toalha por um garoto, ou melhor, meu anjo da guarda. Eu vesti o uniforme azul claro com o nome da minha escola, CAMPUS, bordado em preto. Hoje ele estava bem passado, minha me no poderia reclamar. Conferi minha mochila e desci as escadas para tomar caf. Ainda encontrei meu pai e minha me na mesa. Bom dia. Eu disse sorridente. Vejo que est mais feliz hoje. Disse meu pai, sorri-dente tambm. Eu no respondi, apenas sorri de volta. Querida, estou sabendo que falta menos de um ms para o baile de fim de ano, voc vai com Jack, no ? Perguntou minha me, tambm radiante. O sorriso no meu rosto desapareceu e meus pais trocaram um olhar de preocupao. O que aconteceu? Perguntou minha me. Eu no vou ao baile, me. Respondi. Oh, querida, por que no? Vai ser to divertido, a Selena tambm deve ir, vocs deviam ir juntas comprar os vestidos! Eu mordi meus lbios para no deixar escapar a histria de que eu tinha sido trada, eu no queria dar mais um motivo para preocupar os meus pais, e minha vida amorosa no uma coisa legal de discutir com eles, j que meu pai sempre acaba vermelho e minha me dando opinio. Eu vou terminar com o Jack, vou ficar sem par. Disse. Minha me no respondeu, pela minha expresso ela deve ter percebido que o assunto no estava me agradando nem um pouco, e meu pai nunca se mete nas conversas sobre namorados, deve ser bem constrangedor para ele. Meu pai foi o primeiro a sair da mesa. Tomei meu caf em silncio, mame tambm no comentou nada.

Eu olhei o relgio no meu pulso, faltavam 15 minutos para as sete horas, despedi-me da minha me e fui para a porta de casa, onde o novo motorista (com quem eu ainda no tinha feito amizade, e duvido que eu v fazer at porque ele nunca entenderia meus problemas, j que ele era mais velho que meu pai, pela aparncia.) j me esperava dentro do carro preto. Eu entrei no banco de trs. Ol, novamente. Disse uma voz j conhecida. A voz no era do motorista, eu olhei para o lado e vi o anjo. Eu sorri para ele. Me desculpe por ter entrado no seu quarto sem avisar. Disse-me ele. Eu senti meu rosto queimar de novo. Ah, tudo bem, eu disse no se preocupe com isso. O motorista olhou para trs pelo espelho retrovisor. O que disse? Perguntou, provavelmente pensando que eu estava falando com ele. Ah, no, no nada. Menti. O motorista voltou a olhar a rua em silncio. Eu tinha me esquecido do que o anjo disse noite passada, que s os meus olhos podiam enxerg-lo. O carro parou em frente escola, eu abri a porta para descer, mas o anjo simplesmente atravessou-a e flutuou minha frente. Me assustei um pouco, eu no estava acostumada com algum flutuando atrs de mim. Eu entrei na sala de aula e Jack e Selena tinha guardado meu lugar na frente. Ignorei-os e fui me sentar bem no fundo da sala. A professora ainda no tinha chegado. Jack e Selena estranharam meu comportamento, prova-velmente, porque Jack veio at mim. Ei, voc no vai sentar com a gente hoje? Perguntou ele. Eu ignorei e fingir no escutar. esse que Jack? Perguntou o anjo. Eu balancei a cabea positivamente. Letcia, voc est me ouvindo? Perguntou Jack novamente, agora mais alto. Eu olhei para ele, eu estava fulminando de raiva. No, no vou. Pode ficar com a Selena, Jack. Eu descobri tudo. Falei entre dentes. A expresso de Jack era de susto. Eu sabia que ele iria fingir que no sabia do que eu estava falando. Do que voc esta falando? Perguntou Jack. Est vendo? Eu sabia! Isso o que os homens dizem quando descobrimos a traio. Voc sabe muito bem do que eu estou falando. Eu disse. J era Jack, acabou! Eu vi vocs dois no shopping ontem. Apontei para ele, e depois para Selena. Letcia, eu... No adianta negar Jack, eu vi! Gritei sem deixar ele terminar de falar. A professora estava entrando na sala e Jack saiu de perto de mim, voltando para Selena novamente, eu vi enquanto ele conversava com ela, provavelmente contando que eu havia descoberto tudo. A expresso dela foi a mesma de Jack, assustada. O anjo parecia prestar mais ateno aula de geografia do que eu. Depois do horrio duplo de Geografia o sinal bateu, eu me levantei e fui para o banheiro das meninas antes que Jack viesse falar comigo.

Tenho que me controlar para no armar o primeiro barraco da minha vida! Comentei com o anjo dentro do banheiro das meninas, que estava vazio. Bem, eu acho melhor voc respirar fundo e voltar para a sala de aula, sua prxima aula j deve estar comeando. Respirei fundo e concordei com o anjo. Quando entrei na sala, a aula de lgebra j tinha comeado, eu pedi desculpas ao professor e voltei para a minha cadeira, no fundo da sala, bem longe de Jack e Selena, pois eu estava procurando ao mximo no olhar nem na cara deles. No intervalo eu continuei me afastando dos traidores. Selena parecia tambm no querer falar comigo, ela me encarava a todo tempo, e sua expresso no era nada amigvel. Eu no me sentei em nenhuma mesa, j que a nica em que eu sentava no intervalo era a de Jack e Selena, e no tinha nenhum lugar vago a no ser na mesa deles. Ento eu fui devorar meu lanche no ptio, perto da quadra onde outros garotos mais novos jogavam futebol. Senteime em um dos banquinhos de concreto espalhados pelo ptio, o anjo ficou ali em p olhando a paisagem ao redor. Ele no saia de perto de mim nem por um instante, e eu j no me incomodava mais com isso, j que eu despejava todos os meus problemas na cabea dele. Perto da quadra de futebol estava pendurado um grande cartaz anunciando o baile. dia 27 de novembro, falta menos de um ms. Disse o anjo. Voc vai? No, eu no vou. Respondi, enquanto jogava o resto do meu lanche no lixo. Por que no? Pelo que eu sei garotas gostam de bailes. Garotas que tm pares gostam de bailes, garotas que no tm, no gostam. Eu disse com um pouco de ignorncia desnecessria. E desde quando se precisa de par para ir ao baile? Disse ele enquanto sentava-se ao meu lado. Eu sei que voc quer ir, s no quer ver o Jack e a Selena juntos. Dessa vez eu perdi a pacincia. Quem disse que eu quero ir? Gritei Por mim eles que se explodam! No estou nem ligando para eles! O anjo comeou a rir desesperadamente de uma hora para outra e quando eu olhei ao redor os garotos que estavam jogando futebol estavam todos olhando em minha direo, sussurrando coisas como: Que menina maluca, falando sozinha. Eu disse que s voc podia me ver. Lembrou o anjo ainda rindo. Eu me levantei sem jeito enquanto os garotos voltavam ao jogo. Eu pensei que voc estivesse aqui para me ajudar e no me estressar. Sussurrei. Eu s disse o que verdade, eu sei que voc quer ir a esse baile. Ah, no sabe mesmo, eu no quero ir. Quer sim. Disse ele em um tom que eu j percebi que ele usa para me provocar. No quero. Menti novamente. Quer sim! No quero! QUER SIM! Eu sabia que ele no iria desistir enquanto eu no admitisse, ento falei a verdade. Certo, eu quero. Eu sabia que voc queria! Disse ele em tom de vitria. Eu bufei. Eu no tenho o vestido ainda, talvez eu v a umas lojas hoje. Ns vamos, no vou sair de perto de voc. Falou, destacando o ns.

Tudo bem, ns vamos. Concordei. Eu e o anjo voltamos sala assim que o sinal bateu, Jack e Selena continuaram com o mesmo comportamento de antes do intervalo, e eu tambm no mudei o meu. Os prximos horrios foram de Histria e de Portugus, o professor de histria marcou a avaliao final para amanh e eu provavelmente vou tomar bomba, j que minha cabea est em outro mundo com tanta coisa acontecendo, eu nunca colei na minha vida, at hoje minhas notas foram altas, mas antes meu melhor amigo estava bem e eu no sabia que minha amiga e meu namorado me traiam. A aula de Portugus foi divertida, como sempre. O horrio bateu e eu fui para a porta da escola, onde o novo motorista j me esperava dentro do carro. O percurso do colgio at minha casa foi silencioso, ningum falou nada. J em casa, eu tomei um banho, dessa vez sem o anjo por perto, e depois almocei sozinha, quer dizer, o anjo estava ao meu lado, mas ns no conversamos. Meus pais no estavam em casa, pelo que eu tinha visto, ento ao sair eu deixei recado com uma das empregadas dizendo que eu iria ao shopping. Peguei um carto de crdito reserva que eu tinha dentro da gaveta da minha mesinha de cabeceira e coloquei dentro da bolsa, j que eu tinha perdido a minha carteira no shopping ontem, e fui em direo ao shopping com o novo motorista. Entrei no carro sem o anjo atrs de mim. S quando eu desci do carro, em frente ao shopping, foi que eu vi o anjo novamente. Onde voc se meteu? Perguntei. Estava te dando um tempo. Ns entramos no shopping e fomos direto s lojas de vestidos. Entramos na primeira que vimos, uma loja chamada Divas Red, onde todos os vestidos so vermelhos. Vermelho no uma das minhas cores favoritas, mesmo os vestidos sendo perfeitos no modelo, no ficaram bem em mim. Definitivamente eu no fico bem de vermelho. Ento seguimos para a prxima loja, nessa tinha uma variedade de cores melhor. O anjo me deu licena para que eu experimentasse os vestidos sozinha, claro, enquanto isso ele ficou do lado de fora do vestirio. s vezes eu saia e pedia a opinio dele, ele sempre dizia a mesma coisa. O que acha? Perguntei pela milsima vez. Est timo. Ele respondia. Eu sabia que ainda no havia encontrado o vestido certo. Em nenhuma das vezes em que ele respondeu est timo havia um entusiasmo em sua voz, ento eu sabia que ele estava respondendo isso para me agradar ou talvez para se livrar logo desse programa de comprar vestidos, apesar de que ele no parecia entediado ao ficar zanzando pela loja e me dando opinio quando eu pedia. Mas eu no comentei nada. Depois de passar por mais ou menos cinco lojas especialisadas em vestidos, eu resolvi dar um tempo, ento eu e o anjo fomos a uma loja de fantasias, s para brincar um pouco. Eu peguei algumas fantasias e me dirigi at o vestirio. O anjo me esperou do lado de fora. No meio de tantas fantasias, uma vermelha me chamou ateno, no havia dvidas que era uma fantasia de diabinha, eu vesti. Ficou bem estranha, colada demais. Ei, est vestindo o qu? Perguntou o anjo do outro lado. Ah, acho que voc no quer ver isso. Respondi ainda me olhando no espelho. Bem, acho que vou arriscar. Ele disse. Por fim, eu abri a porta. O anjo tentou segurar o riso, mas no deu conta. Isso ridculo, vou me trocar! Falei entrando nova-mente no vesturio.

Fuando mais a cesta encontrei uma de Branca de Neve (que no coube em mim), uma de mdica (que eu no alcancei o zper), e por fim, uma de anjo. Essa eu tive que experimentar. O vestido da fantasia era bem estilo festa, curto e rodado, era branco e tinha alguns detalhes azuis, as asinhas eram bem pequenas, brancas tambm. Eu me olhei no espelho, no tinha ficado to ruim quanto a outra. Abri a porta do vesturio. Em homenagem a voc. Aorri ao anjo. Ele apenas riu sem comentar nada. A loja estava lotada e barulhenta, muitos bailes de outras escolas seriam bailes fantasia, ento tinha muita gente comprando na loja. Uma garota mais ou menos da minha idade entrou na loja com um garoto que parecia ser um pouco mais velho que ela. Primeiro eu achei que eles eram namorados, mas depois eu vi que no pelo jeito como eles se falavam. Ah, Joo, fala srio, essa no est melhor? Perguntou a menina enquanto mostrava ao garoto uma fantasia de fada. No, nem pensar maninha, voc no sa de casa com um vestido desses. Disse o menino, rindo, enquanto pegava uma outra fantasia, de bruxa, que tinha um vestido preto bem longo. Olha, mana, com essa voc pode ir. A menina cruzou os braos, de cara feia. Tudo bem J, eu s estava brincando, pode ir com qualquer roupa que o seu irmozinho chato no vai te perturbar Disse-lhe. A garota pulou e abraou o irmo. Foi nessa hora que eu me lembrei de Lucas. Eu estava me divertindo, no estava lembrando que meu melhor amigo estava em coma. Para mim, Lucas realmente um irmo. E quando o garoto disse irmozinho chato eu me lembrei do meu melhor amigo, do que ele disse da ltima vez que nos vimos, quando ele disse que, para ele, eu era como se fosse sua irmzinha mais nova. Eu no percebi, mas quando vi eu j estava chorando. Letcia, por que voc est chorando? Perguntou o anjo. Eu limpei as lgrimas rapidamente, eu no queria preocupar o anjo mesmo sabendo que era melhor desabafar. No nada... Menti. Letcia, voc no me engana, eu sei que... Ah! Acabei de lembrar de um vestido lils que eu vi ontem em outra loja, vamos logo, no quero que ningum o compre na minha frente. Mudei rapidamente de assunto. Vou me trocar e ns vamos at a outra loja. Antes que o anjo respondesse, eu entrei novamente no vestirio para me trocar, depois ele me seguiu at a loja onde eu havia visto o vestido lils ontem. Eu entrei na loja, e por sorte j fui logo atendida, o vestido que eu queria ainda estava na vitrine. Eu pedi para a moa peg-lo e entrei para experimentar. O anjo ficou me esperando l fora, dessa vez, quando eu abri a porta do vestirio eu vi que seus olhinhos violeta, que eram do mesmo tom do meu vestido, estavam brilhando. O que acha desse? Perguntei enquanto dava uma voltinha. Est magnfico! Respondeu a vendedora pensando que eu estava falando com ela. Eu sorri para agradecer o elogio da vendedora, mesmo no tendo direcionado a minha pergunta a ela. Est linda! Disse o anjo ainda com os olhos brilhantes.

Eu corei um pouco com a maneira que ele elogiou. Dessa vez eu sabia que ele estava falando a verdade, dava para ver no olhar dele. Eu vesti minhas roupas novamente e disse moa que levaria o vestido. Passei o meu carto de crdito e peguei a caixa onde estava o vestido. Depois disso peguei um txi para ir para casa. J estava anoitecendo quando sa do shopping. O anjo e eu ficamos calados desde o momento em que samos da loja. Cheguei em casa e a primeira coisa que eu fiz foi deixar a caixa com o vestido em cima do sof. A porta do escritrio do meu pai estava entreaberta quando cheguei em casa. Eu ouvi a voz do meu pai e deduzi que ele j tinha chegado, e por sinal estava no escritrio. ...Clarisse, por que voc no me contou isso antes? Ouvi meu pai sussurrar dentro do escritrio. Vitor, eu no podia! Lucas me odiaria para sempre! Ouvi outra voz, que parecia ser a de Clarisse. Eu cheguei mais perto e fiquei atrs da porta entreaberta. Meu pai caminhava impacientemente de um lado para o outro e Clarisse estava sentada no sof na frente dele segurando um copo. Meu Deus, em pensar que George morreu sem saber que... Foi nesse momento que eu escorreguei em uma poa de gua, ou seja l o que for que estava no cho. Quando ca deu para ouvir um forte som de joelhos batendo no cho. Clarisse e meu pai ouviram o barulho e olharam em minha direo. Clarisse pareceu to nervosa que acabou deixando o copo cair no cho, a expresso do meu pai parecia preocupada, mas eu sabia que essa preocupao no era pela minha queda e sim pelo medo de eu ter ouvido o que eles estavam falando. Filha? A quanto tempo voc est a? Perguntou ele enquanto me ajudava a levantar. Acabei de chegar Respondi. O que no era totalmente mentira. Bem, eu... eu tenho que ir... Lucas... ele pode... pode precisar de mim no hospital. Gaguejou Clarisse Oh, mil desculpas pelo copo. Ela saiu ainda sem jeito e evitando olhar para mim ou para o meu pai. Meu pai sussurrou algo como O copo o de menos, no sei, no entendi direito. Eu j estava em p, quando eu abri a boca para perguntar ao meu pai sobre o que ele e Clarisse estavam conversando ele comeou a falar. Oh, seis horas, tenho que buscar sua me no salo Disse ele saindo apressado Tchau, querida. Antes que eu pudesse falar qualquer coisa ele j estava do lado de fora da casa. Me desculpe por no ter enxugado a gua antes, ouvi quando voc caiu Lamentou uma das empregadas. No, no, tudo bem, eu estou bem Falei. Eu subi para o meu quarto, ainda meio confusa sobre qual o segredo que eles escondiam. Anjo, voc ouviu alguma coisa a mais antes de mim? Perguntei ao anjo, j no meu quarto. Ele balanou a cabea negativamente. Algum bateu na porta. Eu abri rapidamente pensando ser meu pai para me explicar o que ele e a me de Lucas estavam conversando.

Mas no era meu pai, era uma das empregadas que veio me entregar o vestido que eu havia deixado em cima do sof. Eu agradeci e fechei a porta do quarto novamente. Coloquei a caixa com o vestido dentro do closet e voltei ao anjo. Eu no sei o que eles estavam falando, mas eu juro que vou descobrir! Comentei Bem, enquanto isso voc deveria estudar para sua prova de histria disse o anjo Ah, e voc tem tarefas de outras disciplinas para fazer. Urgh! Voc um anjo da guarda ou um professor? Resmunguei enquanto me dirigia a escrivaninha e tira os livros de dentro da mochila. Hum, acho que os dois. Respondeu o anjo com o tom que usava para me provocar. Eu demorei sculos para terminar as atividades de casa, nunca fiz tanto dever na minha vida, quando olhei o relgio j eram 8h47. Eu consegui terminar a tonelada de dever de casa antes das 9h da noite. Mas ainda faltava estudar para a prova de histria. Li e reli o assunto vrias vezes, mais nada entrava na minha cabea com tanta coisa acontecendo. Eu j estava cansada e com sono, eu bocejei umas dez vezes de mentirinha para ver se o anjo deixava eu parar de estudar. At que eu realmente bocejei de verdade. Tudo bem, chega de estudar, est tarde. Disse ele Finalmente! Falei Mas ainda vou tomar banho antes de dormir. Est bem, depois disse v dormir, eu voltarei aqui amanh. Ah no, voc disse que deixaria eu te fazer umas perguntas, no vai agora Pedi Por favor. Me desculpe, mas tenho que deixar voc dormir. disse ele Depois conversamos mais, voc tem o tempo que quiser amanh. Ok, ento amanh agente se ver de novo Eu disse enquanto me levantava da cadeira. , amanh agente se ver de novo Ele repetiu sorrindo para mim. Eu acenei para ele e ele fez o mesmo, e como ele sempre faz caminhou at a parede e desapareceu. Eu j estava comeando a me acostumar com aquilo, com o meu anjo, mas eu no sei o quanto isso vai durar, eu espero que muito tempo. Eu fui para o banheiro e depois do meu banho eu fui dormir como ele havia recomendado. Eu sei que amanh eu vou ter que pescar na prova se no quiser perder, mas para falar a verdade eu prefiro perder a pescar. Acho que tenho problemas maiores para me preocupar do que a minha prova de histria amanh, j que eu estava praticamente passada desde a terceira unidade. Problemas que eu prefiro no lembrar. Acho que esquecendo dos problemas eu terei uma boa noite de sono.

Captulo VII Deslizes

Quando o carro parou na porta da escola eu fiquei ainda mais entusiasmada, porque ele provavelmente estaria me esperando ali. Mas ele no estava. Eu comecei a temer que ele tivesse ido embora. Isso seria muito ruim, j que ele estava sendo minha segurana at agora. Eu j estava quase conseguindo ficar firme na corda, mas ainda no estava de volta ao topo. Eu entrei na sala de aula de dedos cruzados para que ele estivesse l, mas tambm no estava. A aula de cincias j tinha comeado, mas eu no prestava ateno. Depois de um minuto Jack e Selena chegaram juntos e sentaram na frente, um do lado do outro. Eu procurei no olhar para eles e eles pareciam estar fazendo o mesmo. O segundo horrio bateu, como era duplo de cincias ningum saiu da sala. medida que o tempo passava o meu medo aumentava mais ainda, eu despencaria novamente se perdesse o meu anjo. Eu estava to abalada com o fato de ainda no ter visto o meu anjo que nem percebi que algum havia me mandado um bilhete. O bilhete dizia: Letcia, quero falar com voc no intervalo. Nos vemos na cantina. Beijos, Jack Eu encarei Jack e ele me olhou com um sorriso cnico. Amassei o bilhete e joguei no cho. Jack continuou olhando para mim, at que Selena beliscou o brao dele para que ele voltasse a prestar ateno na aula. Antes de se virar para frente novamente ele ainda teve a coragem de piscar para mim! Eu me segurei para no levantar e arrancar o olho dele. O terceiro horrio bateu. Eu fiquei ainda mais agoniada. Agora no s com a ausncia do anjo, mas tambm com a minha prova de histria. O professor de histria entrou na sala com as provas na mo, a sala ficou em silncio, o que era bem raro na aula de histria, a no ser que tivesse prova. O professor entregou as provas e ficou rodando a sala para ver se ningum iria pescar. Eu li as questes e vi que no sabia responder nenhuma. O jeito seria entregar a prova em branco mesmo e levar SR. A prova est muito difcil? Perguntou uma voz que eu j conhecia. ERA O MEU ANJO, ELE TINHA VOLTADO! Fiquei to feliz que quase me levantei para pular de tanta alegria! Mas se eu fizesse isso eu no levaria s um SR, como tambm uma anotao. Eu balancei a cabea positivamente. Calma, eu vou te ajudar. Eu suspirei de alvio. Com toda a certeza do mundo, ele havia prestado mais ateno nas minhas aulas do que eu. Ele me passou as respostas de todas as perguntas. As que ele no tinha certeza, ele copiava da garota que estava sentada trs cadeiras a minha frente, ela parecia no estar com dificuldades na prova j que a sua expresso era bem feliz. Eu terminei a prova antes do horrio do intervalo bater. Agora seria bem improvvel receber um SR. Eu sei que eu tinha dito que eu preferiria tirar nota baixa do que pescar, mas que essa era uma situao diferente, seria impossvel lembrar o assunto de histria enquanto minha vida estava um caos. No que eu tenha mudado de opinio, s acho que pescando agente ainda tira uma idia de que temos que estudar mais para na prxima se dar bem sem a ajuda de ningum. Nem de um anjo.

Mas eu ainda tinha mais um problema urgente para resolver: Jack. Eu no sabia se eu iria ou no me encontrar com ele na cantina, ento decidi perguntar a opinio do anjo. Acho que no tem mal nenhum em ir falar com ele Respondeu o anjo. voc tem razo, acho que vou falar com ele. Eu e o anjo ficamos na cantina esperando o horrio bater. Eu sentada em uma das mesas, e o anjo ao meu lado. Eu ainda no estava totalmente certa de que eu devia ir falar com Jack. Eu no sabia qual seria a minha reao se ele me olhasse com aquela cara cnica e falasse novamente: Do que voc est falando?. O horrio bateu. Respirei fundo para no me descontrolar quando Jack aparecesse. Em pouco tempo ele chegou. Selena vinha logo atrs dele, ela no estava com uma cara muito contente... Jack estava exibindo seus dentes brancos, ele parecia feliz. Quando Jack se aproximou eu me levantei. Oi. Disse ele ainda sorrindo. Eu revirei os olhos. Fala logo o que voc quer, eu no tenho o intervalo todo! Falei com uma ignorncia que eu no planejava usar. O sorriso dele vacilou um pouco. Agora ele estava srio. L, eu sei que voc pode no acreditar em mim, mas eu preciso que voc acredite. ele comeou a abaixar a voz, Selena no parava de nos olhar Eu amo voc, eu s fiquei com Selena por atrao fsica, o meu corao seu Letcia, seu! Eu olhei para os lados e vi que a cantina toda estava olhando para ns. Jack, eu no confio mais em voc. Falei baixinho. Arregalei os olhos quando ele segurou fortemente os meus ombros, como se no quisesse que eu fugisse. Bom, era isso que eu queria: fugir. E, certamente, era isso mesmo que ele estava impedindo. Olha, no comeo era s uma idia boba do meu pai para tentar fazer alianas com o partido do seu pai, mas depois... Depois Letcia, eu vi que voc era a pessoa certa para mim e que eu no conseguiria viver sem voc, eu sei que isso pode parecer meio estranho vindo de mim, mas... VOC TEM QUE ACREDITAR EM MIM, LETCIA! Gritou ele sacudindo os meus ombros. Eu me assustei com o jeito que ele me olhou. Seus olhos pareciam sinceros, mas eu no podia (nem conseguia) acreditar. Jack, voc est me machucando! Tentei manter a minha voz o mais baixo possvel. Me solta, Jack, me solta! Ele continuou me olhando e eu acabei me perdendo nos olhos dele, quando ele sorriu, eu no consegui mais me mexer, na verdade eu no queria me mexer, eu queria acreditar nele, mas eu no podia. Pouco a pouco o rosto dele foi chegando mais e mais perto do meu. Eu no consegui me mexer, nem virar o rosto, o sorriso perfeito dele prendia o meu olhar. Quando vi os lbios dele j estavam nos meus e eu no pude fazer nada. Tentei me soltar do abrao apertado dele, mas ele era muito mais forte do que eu. Os olhos dele estavam fechados, mas eu continuei com os meus abertos. Olhei para os lados e vi que todos na cantina estavam olhando a cena de boca aberta, inclusive o anjo. O nico olhar diferente era o de Selena, que nos olhava com raiva. Ento eu parti para a outra alternativa...

Parecia nojenta, mas era a nica que poderia dar certo. Ento, sem pensar duas vezes, juntei toda a fora que eu tinha nos meus dentes e lhe dei uma bela mordida na lngua! No mesmo instante ele me soltou cuspindo sangue no cho. Eu passei a mo na minha boca na intil tentativa de apagar o beijo dele. Olhando mais adiante, vi Selena correr at ns. Garota, o que voc fez? Ela disse olhando para mim, seus olhos pareciam estar prestes a transbordarem lgrimas. Ela se virou para Jack e eu imaginei que ela fosse ajud-lo. Mas ela fez algo diferente, inesperado da parte dela. Todos na cantina arregalaram os olhos quando Selena deu uma joelhada naquele lugar de Jack. Imagino que ela fez isso da mesma forma que eu mordi a lngua de Jack: Sem pensar duas vezes. Jack gemeu de dor. Outros garotos olharam com pena. Era para voc ter feito isso tambm! Logo depois de me dizer isso, Selena saiu chorando da cantina. Voxs xo malucas! Jack tentou falar, mas o ferimento que eu havia causado na lngua dele estava fazendo-o trocar o s e o c pelo x. Hum, isso para voc aprender a no colocar a lngua onde no chamado. Falei sarcasticamente. Ningum na cantina estava rindo, a no ser eu e o anjo. Todos continuavam olhando horrorizados. Eu estava saindo da cantina ainda feliz e saltitante me sentido a coca-cola por ter me vingado de Jack, at que o meu sorriso caiu quando a diretora me abordou com Charlotte do seu lado direito e Selena do seu lado esquerdo. As pessoas na cantina comearam a evacuar, algumas rindo, outras, ainda horrorizadas. Senhorita Xavier, diretoria disse a diretora olhando para mim, eu sabia que era uma deteno, pois ela estava usando o meu sobrenome E o senhor Beerhmann tambm. Beerhmann o sobrenome de Jack, ento isso significava que ele tambm estava na deteno. O anjo j tinha parado de rir, agora ele parecia meio preocupado. A diretora havia dado um guardanapo para Jack limpar o sangue da boca. Charlotte tentava esconder os risos, mas no conseguia. Eu tinha certeza que ela era a x-nove que tinha nos denunciado. Eu, Selena e Jack nos sentamos no sof da diretoria. A diretora agradeceu Charlotte e pediu para que ela se retirasse. Charlotte no parecia querer sair da sala, mas teve que obedecer, ento ela se foi abanando a sua trana ruiva. Em todos esses anos eu nunca imaginei ter vocs aqui na minha sala para dar qualquer reclamao comeou a diretora Letcia, voc sempre foi uma aluna to exemplar... Jackson, nunca recebi nenhuma reclamao sua, ainda mais por beijar a sua colega a fora! E voc, Selena, sempre to delicada, nunca imaginei que fosse agredir o seu colega! Ns trs ouvimos as reclamaes da diretora de cabea baixa. No tnhamos resposta para dar, ns trs estvamos errados. Agora o meu histrico escolar estava manchado com uma suspenso de um dia, e eu tinha que entregar um papel para meus pais assinarem. Assim como Jack e Selena. A suspenso de Jack foi um pouco mais prolongada, trs dias. Selena tambm ficou suspensa, ela por dois dias.

A diretora considerou legitima defesa no meu caso, mas disse que eu devia apenas ter chamado a direo antes de fazer justia com as prprias mos, ou melhor, com os prprios dentes. Eu realmente no tinha a mnima idia de como contaria isso aos meus pais que nunca haviam recebido nenhuma reclamao sobre mim! Papai eu sabia que iria me dar razo, mas mame... Eu tinha certeza de que ela ia dizer que eu no usei bons modos. Telefonei para a minha casa e pedi para o motorista vim me buscar, eu no contei sobre a suspenso, s meus pais precisavam saber. Letcia! comeou minha me Suspenso por morder de propsito a lngua do seu namorado! Menina, eu no te ensinei bons modos? Me, Jack no mais meu namorado! Ele me beijou a fora! Me defendi. Parabns filha, voc fez a coisa certa Aprovou meu pai. Eu j sabia que ele ia fazer isso... Victor! Sua filha acaba de cometer uma grave inflao e voc aprova? Disse ela virando-se para o meu pai com as mos na cintura. Lcia, ela est certa. O garoto mereceu disse papai dando de ombros. Eu vi que aquele assunto iria gerar confuso, ento tentei acabar a conversa. Urgh! Parem com esse assunto! Vocs s precisam assinar esse papel idiota! Eu vou subir para o meu quarto eu disse j sem pacincia Me chamem na hora do almoo. Me d um motivo para eu no me afogar na banheira! Eu disse ao anjo, j no meu quarto. Voc tem a mim. Respondeu ele. Eu revirei os olhos. Ai, Meu Deus, quando que isso vai acabar? Eu no agento mais! Letcia, d tempo ao tempo. disse o anjo com sua voz calma. Joguei a mochila no cho e me estiquei na cama. Anjo, o tempo est passando muito devagar... Se Lucas estivesse aqui ele me entenderia. Eu... eu quero ele de volta! Falei entre lgrimas. Tempo, tempo, tempo. Que passa como vento, que deixa sentimentos no poro dos pensamentos comeou o anjo em um tom potico, eu me sentei na cama olhando para ele que estava parado na minha frente tempo que no para, tempo que no espera, tempo que passa, mas nem parece... Tempo que cura as dores do passado, Tempo que enxuga as lgrimas dos olhos molhados Ele abaixou chegando mais perto de mim, eu senti meu corao bater mais rpido quando os meus olhos encontraram os dele O tempo enxugar suas lgrimas por mim, eu no posso limp-las. Eu desviei os meus olhos dos dele limpando as minhas lgrimas. Acabei de descobri uma coisa sobre sua vida, voc era poeta. Eu disse para quebrar o clima triste. Ele riu. verdade, eu sinto que tenho uma intimidade com as palavras, mas no sei explicar direito... como se eu estivesse descobrindo de uma hora para outra disse ele se afastando de mim com o rosto pensativo. Ficamos um tempo calados, ento eu voltei a puxar assunto. Mudando de assunto... Comecei a falar, me levantando da cama Voc acha que Jack estava falando a verdade quando ele disse que... me ama? Bem, pelo jeito como ele te olhava... Os olhos violeta do anjo caram Acho que era verdade. Hum, eu tambm acho isso eu disse Os olhos dele pareciam to sinceros... O anjo sorriu um pouco sem vontade.

O silncio dominou novamente at que algum bateu na porta. O almoo est na mesa Gritou algum do outro lado. J estou indo Gritei de volta. O anjo me deu licena para que eu me trocasse, logo depois eu desci as escadas para almoar, ele estava novamente atrs de mim. Filha, depois daqui vamos para o hospital? A cirurgia de Lucas foi remarcada para hoje, lembra? Perguntou meu pai, mame no estava na mesa bom irmos l, para dar uma fora a Clarisse. Ok, eu tinha esquecido que era hoje. Falei colocando a mo na cabea, com tanta coisa eu tinha me esquecido completamente da cirurgia de Lucas. Tudo bem. Eu vou na frente, logo depois que eu terminar de almoar, voc no precisa ir agora. No tem problema, eu vou com voc. No, voc vai depois, eu preciso... resolver umas coisas. Ele no explicou que coisas ele precisava resolver, e eu vi que pela expresso dele ele no iria me responder o que ele queria dizer, ento eu no perguntei. Agora minha me estava na mesa. Ns trs almoamos em silncio, o anjo continuava parado ao meu lado. Eu veria Lucas novamente hoje a tarde. E esperava que ser mais forte dessa vez. O anjo estava me dando foras para seguir em frente e acreditar que Lucas ficaria bem. E isso era tudo que eu queria: meu Lucas de volta.

Captulo VIII Verdade

Meu pai levantou-se da mesa antes de mim e minha me. Ele no falou conosco ao sair. Apenas pegou um guardanapo e saiu em direo porta. para onde ele foi? Perguntou a minha me, meu pai j tinha sado. Eu dei de ombros como se no soubesse para onde papai havia ido, eu sei que mame ficaria brava ao saber que ele tinha ido ao hospital ver Lucas e dar foras a Clarisse. Acho que a nica coisa que eu puxei da minha me, s um pouquinho, no cime. No resto acho que puxei meu pai. Eu terminei de almoar e subi as escadas para o meu quarto. O anjo me obrigou a fazer as minhas atividades escolares antes de entrar na internet. Depois que eu terminei o meu dever de casa o anjo pediu que eu passasse as pginas para que ele corrigisse, eu s tinha errado algumas questes de histria. O anjo finalmente me deixou entrar na internet. No tinha muita coisa para fazer de bom, antes eu passava o dia todo no MSN com Jack e Selena, mas agora a internet virou sinnima de tdio. Ento, no demorei muito no computador. No tinha nada para fazer e j havia passado um bom tempo desde que o meu pai saiu, ento, eu pedi para o novo motorista (ainda no nos apresentamos) que me levasse ao hospital. O anjo, como sempre, atrs de mim. Ao chegar ao hospital encontrei o outro carro do meu pai (que ele usa quando sai sem motorista) na porta. Ento, eu deduzi que o que ele tinha para resolver era no hospital. Eu entrei e me dirigi at a recepo, me comuniquei e a recepcionista disse que meu pai e Clarisse estavam em uma sala de espera. Uma enfermeira me levou at a sala. Ela me deixou na porta e voltou para trs, eu entrei sem fazer barulho. A sala estava quieta, a no ser pelos sussurros do mdico falando com Clarisse e papai. Eu imaginei ser algo sobre Lucas, algo que eles no iriam me contar. Ento, de fininho, eu cheguei mais perto. Senhor Albuquerque, o exame de DNA sa em torno de 60 dias. Disse o mdico ao meu pai. Exame de DNA? Que exame? Pensei. Vitor, eu j disse, no precisa de exame nenhum sussurrava Clarisse Eu tenho certeza que Lucas seu filho! Eu dei um passo para trs com a mo elevada boca. Acho que meu queixo despencou na hora que eu ouvi aquilo. LUCAS MEU IRMO?! Ento era isso que meu pai e Clarisse estavam conversando naquele dia! Era para fazer o exame de DNA que ele veio mais cedo hoje! E o que apontava a verdade no eram apenas os fatos, mas tambm a semelhana entre Lucas e meu pai, os olhos verdes... Como eu no percebi antes, COMO?! O que disse Clarisse? Perguntei, mesmo tendo escutado muito bem o que ela disse Lucas meu irmo? Oh, meu Deus, quando voc chegou a? Perguntou o meu pai preocupado. Clarisse no respondeu, seus olhos estavam arregalados. Como vocs puderam esconder isso de mim? Gritei COMO puderam fazer isso com Lucas? O mdico saiu quando viu que o assunto era de famlia. Querida, eu tambm no sabia! Disse meu pai vindo me abraar, eu no retribu o abrao e me afastei Faz pouco tempo que Clarisse me contou isso! Eu nunca esconderia isso de voc! E por que voc no me contou logo que soube? Por que continuou escondendo?

Letcia... Eu no podia te contar, no naquela hora, voc j estava cheia de coisas na cabea, no precisava de mais uma preocupao... Letcia, no brigue com o seu pai, a culpa minha! Disse Clarisse chegando mais perto de mim, eu me afastei dela tambm Veja bem, eu no podia contar nem a voc nem ao Lucas, isso o faria sofrer, voc no queria v-lo sofrer, certo? Eu balancei a cabea positivamente, eu nunca que iria querer ver Lucas sofrer, mas isso no justifica o fato deles terem escondido isso de mim. Continuei recuando e gritando cada vez mais alto. Eu devia saber! Naquele dia que voc me contou aquela histria... eu sabia que tinha algum segredo... vi vocs cochichando no escritrio, mas fui burra e no percebi o que era! Filha, deixa agente se explicar, por favor Pediu o meu pai, a voz dele era calma e carinhosa, ao contrario da minha. Eu balancei a cabea e sa da sala. Passei correndo pelos corredores do hospital, eu sentia as lgrimas de raiva escorrendo pelo meu rosto. Por onde eu passava esbarrava em algum, eu no sabia para onde estava indo. Agora eu j estava na rua. No transito. Eu podia escutar as buzinas zangadas dos carros e os xingamentos dos motoristas por eu estar atravessando a rua movimentada sem olhar. Letcia! Gritou o anjo atrs de mim. V embora! Eu quero ficar sozinha! Gritei de volta. Eu no vou embora, voc vai parar de correr agora! No est vendo que voc quase morreu atropelada agora? No parei de correr, mesmo com os gritos do anjo atrs de mim, eu sabia que ele s queria me ajudar, mas eu no queria ver ningum agora, eu s queria ficar sozinha, tentar colocar a cabea no lugar... Eu no estava triste em saber que Lucas era meu irmo, eu estava com raiva por no saber disso antes. Eu queria poder dar essa notcia a ele, mas eu nem sei se um dia vou conseguir falar com ele novamente. Mas meu corao estava com dio demais no momento para eu pensar nas coisas boas, eu s pensava em como papai e Clarisse tiveram a coragem de fazer isso comigo e com Lucas... Pare Letcia! PARE! Gritou o anjo. Dessa vez eu parei. Mas j era tarde demais. Quando olhei para frente vi uma caminhonete prata a poucos centmetros de mim. Eu no conseguia correr. No dava mais tempo. Se eu morresse agora eu aceitaria numa boa, talvez eu encontrasse Lucas em outro lugar e conseguisse dar a boa notcia a ele, que ns somos irmos. Eu ouvi uma buzina alta nos meus ouvidos. Uma freada. Um impacto. Outro impacto. No consegui ouvir mais nada, nem ver mais nada. Eu no ouvia mais barulho de buzinas, nem freadas. Tudo estava escuro e calmo... De repente surge um foco de luz. Vejo duas bolas verdes e duas lils. Eram dois pares de olhos. O anjo era o lils. O verde era Lucas, eu acho. O foco de luz foi se abrindo mais e mais.

Eu vi o primeiro rosto, o que estava mais prximo, era o meu anjo. O outro rosto no era de Lucas. P-pai? Sussurrei. Ele abriu um largo sorriso. Filha, que susto voc nos deu disse ele passando a mo no meu cabelo. Eu tentei me levantar, mas no consegui. Todo o meu corpo doa. Oh Gemi. No, no se mexa alertou uma enfermeira chegando mais perto com uma agulha na mo, tomando o lugar do Anjo e dispersando-o para o nada , ele a atravessou e flutuou at o outro lado da cama, ao lado do meu pai. O que aconteceu? Perguntei enquanto a enfermeira espetava uma agulha em mim. Nada srio. Voc atravessou a rua sem olhar e acabou quase atropelada, sua sorte foi o garoto que lhe empurrou antes do carro bater em voc. Respondeu a enfermeira. Voc bateu a cabea no paraleleppedo quando caiu e ficou desacordada, teve alguns arranhes e vai sentir dores no corpo por uns dias, mas fora isso voc est tima. Deve agradecer ao garoto que te salvou por isso. Que garoto? Aquele garoto. Ela apontou para trs, e quando eu olhei quem estava sentado no sof no acreditei no que vi. Jack? Meu pai revirou os olhos quando Jack se levantou e chegou mais perto de mim. O anjo o encarava furiosamente. Eu no conseguia acreditar que Jack havia me salvado! Eu preferia que aquele carro me esmagasse, agora eu vou ter que agradecer a ele! Oi amor Ele se aproximou para me dar um beijo, mas eu virei o rosto. Eu fui a farmxia comprar uma pomada para o ferimento que vox causou na minha lngua hoje de manh, quando vi vox paxando, eu vi que vox no extava bem, ento eu te xegui e... bem, acabei te xalvando. Ele sorriu cinicamente. Ele no se afastou. Meu pai abafou uma risada quando ouviu Jack trocar o c e o s pelo x. O anjo tambm ria, mas ele no se preocupava em rir baixo, j que a nica que ouviria seria eu. No porque voc me salvou que eu te perdoei Eu disse grossamente. Ei, eu acabo de te xalvar e voc nem xequer me agradexe? Obrigado. Eu disse entre os dentes Agora v embora! Rapaz, melhor voc ir Disse meu pai Ela no est muito bem agora. Bem, obrigado pelo que voc fez por ela. Jack se afastou de mim e acenou com a cabea para meu pai, retribuindo o agradecimento. Ok, eu vou, mas depoix vox vai me agradexer direito Ele disse voltando a olhar para mim. Eu revirei os olhos. Antes de sair ele acenou com a mo em minha direo, eu no respondi. Quando ele saiu, eu mudei de assunto. Eu dormi por quanto tempo? Perguntei Um bom tempo, quase cinco horas. Respondeu meu pai Voc vai passar a noite aqui hoje, s por precauo. Sua me acabou de sair para buscar seu pijama. A enfermeira deixou o quarto, agora s eu e meu pai estvamos no quarto, quer dizer, o anjo tambm.

Eu soprei minha franja, tudo que eu menos queria era passar a noite no hospital. Minha memria estava meio zonza. Mas eu conseguia me lembrar. Correndo. Buzinas. O carro prata. O impacto. S ento lembrei o motivo pelo qual eu corria. Pai, voc precisa me explicar quela histria direito, eu no esqueci. Falei com a voz calma. Ele suspirou. Voc no vai sair correndo novamente e me dar mais um susto desses? Eu balancei a cabea negativamente e apontei para a agulha ligada o soro no meu pulso. Nem posso. Falei apontando para o soro que a enfermeira acabara de colocar em mim. Ele riu um pouco, ento levantou-se e trancou a porta do quarto. De volta ele comeou a contar: O comeo da histria voc j sabe. Eu... pulei algumas partes. Ele suspirou e sentou-se ao meu lado na cama Clarisse e eu tnhamos alguma coisa quando ela comeou a namorar com George, eles s ficaram juntos por presso dos pais dela, que queriam que ela se casasse com George. Meu pai tambm nunca aprovou o meu namoro com ela, ento, ns dois continuamos juntos, s que escondido, mesmo com ela comprometida. Agente se encontrava todas as manhs na escola, George j tinha terminado os estudos, ento ele nunca nos pegaria. Clarisse se sentia mal por trair ele, e eu tambm, j que ele havia se tornado meu amigo. Os olhos do meu pai estavam em outro mundo, ele parecia estar perdido nas lembranas, enquanto ouvia a histria eu observava seus olhos verdes At que um dia eu e Clarisse ultrapassamos os nossos limites. ele fez uma pausa para rir um pouco, ento continuou Ela engravidou, e todos pensaram que o pai era George, at eu. Mas Clarisse sabia que no era, porm ela no podia assumir a traio. Acabou que ela e George ficaram noivos. Eu desconfiei quando soube que ela estava grvida, mas ela me garantiu que a criana era de George. Eu insisti que ela no se casasse com ele, at falei em assumir o beb, mas a... ela disse que no me amava mais. Eu estava completamente apaixonado por ela, tanto que resolvi deix-la com quem ela realmente amava, eu queria acima de tudo v-la feliz, no importava se fosse ou no ao meu lado, apenas queria v-la feliz. Por um tempo fiquei observando de longe, mas vi que isso s me fazia sofrer cada vez mais. George a tratava e muito bem, e quando Lucas chegou eles pareceram se aproximar ainda mais, o carinho que ele sentia por Lucas era incondicional, pena que ele morreu sem saber a verdade. Eu me afastei deles logo depois da chegada de Lucas, eu no agentava mais sofrer. O resto da histria voc j conhece... Ento voc e Clarisse fizeram com George a mesma coisa que Jack e Selena fizeram comigo? Perguntei horrorizada. O qu? Ele perguntou confuso, eu esqueci que no tinha contado ao meu pai que Jack e Selena estavam me traindo. Eu no queria ter contado a ele, mas eu fiquei to horrorizada com a idia de que ele e a me de Lucas fizeram George passar pela mesma situao que a minha que eu acabei deixando as palavras escaparem sem querer. Bem, faz poucos dias comecei sem jeito Eu encontrei Jack e Selena se beijando no shopping, por isso terminei com Jack. Oh, por que voc no contou a mim e a sua me? Eu fiz uma careta e ele entendeu que era constrangedor falar isso com eles. Ok, acho que Selena e Jack cometeram o mesmo erro que eu e Clarisse. . Ele disse corando levemente. E o que mame falou sobre essa histria? Perguntei O que? Ficou maluca? Sua me no pode nem SONHAR que Lucas meu filho! disse ele com os olhos agoniados Por favor, filha, no conte a ela, POR FAVOR. Ok, ok, no contarei a ela. Algum bateu na porta.

Vitor! Abra a porta! Sou eu, Lcia. Gritou a minha me do outro lado. J vai. Gritou meu pai de volta levantando, ele destrancou a porta e antes de abrir fez um gesto pedindo meu silncio Shhh! Eu balancei a cabea positivamente. Ele abriu a porta e mame entrou no quarto. para que voc trancou essa porta? No sabe que eu j estava cheg... Ela parou de falar assim que me viu acordada Letcia! Voc est bem, beb? Ela veio correndo at mim deixando a bolsa (que devia estar com o meu pijama dentro) com o meu pai Oh, a mame ficou to preocupada... Calma me, no foi nada. Tenho 16 anos, no sou mais um beb. Eu disse rindo. Ela me abraou forte. Era difcil minha me demonstrar carinho por mim como agora. Acho que apesar de me irritar s vezes, ela me ama, e eu tambm a amo. Eu trouxe seu pijama favorito! Se voc quiser, eu passo a noite aqui com voc, no me importo de dormir no sof. Eu no acreditei no que ouvi. At pense na hiptese de terem trocado minha me por um rob ou algo assim. Desde quando ela era humilde a ponto de trocar uma cama macia por um sof de hospital s para no me deixar sozinha? Realmente acho que devo sofrer acidentes mais vezes... No, me, no precisa o anj... Eu parei no exato momento que eu ia falar sobre o anjo, eu tinha me esquecido que se falasse nele, certamente eu seria levada para o hospcio. O que disse, querida? Perguntou mame Nada, se voc no se importar... Ela sorriu e me abraou novamente. Eu no tinha nenhum relgio para consultar as horas, mas pela aparncia sonolenta da minha me j devia ser depois das dez. O anjo continuava no quarto, s saiu quando eu fui me trocar para dormir. Mame fez algo que eu nunca imaginei que ela fosse fazer, foi humilde. Agora, alm de tudo, eu sabia a verdade. Eu sabia que Lucas meu irmo, e eu no via a hora de poder contar isso a ele. Eu no estava com sono. Eu fingi engolir os remdios que a enfermeira me dava para que eu adormecesse e no sentisse mais dores no corpo, mas eu no queria dormir, no agora. Isso porque eu sabia que o anjo queria falar comigo, pois a expresso dele parecia agoniada, como se ele quisesse falar algo, mas no pudesse por causa das pessoas me rodeando a todo o tempo devido ao acidente. S conseguimos nos falar depois que a minha me dormiu. Letcia, eu... A expresso dele era de dor, eu me perguntei se anjos passavam mal, mas acho que no, j que ele no possui mais uma vida. Tem alguma coisa errada? Perguntei baixinho para no acordar minha me. Na verdade, sim respondeu ele Eu sinto como se no estivesse te protegendo direito... eu acho que voc no precisa mais de mim Eu me desesperei no momento em que ele disse isso. CLARO que eu precisava dele! O que? Voc pirou? lgico que eu preciso de voc! descontrolei a voz Se no fosse por voc... sei l o que eu j teria feito, voc est me guiando, como pode pensar uma coisa dessas? Voc NO PODE ir! Minha me se mexeu no sof, comecei a controlar minha voz para no acord-la. L, hoje voc quase morreu e eu no pude fazer nada. Se no fosse por aquele... aquele... urgh! Aquele Jack voc no estaria aqui!

Mas eu estou! Letcia, um dia eu vou ter que ir, eu no posso ficar aqui para sempre... Jack parece realmente amar voc, e quando Lucas voltar voc no precisar mais de mim. Eu no estava entendendo o que ele queria dizer. Ou melhor, eu no queria acreditar no que ele estava dizendo. Ento... Eu terei que escolher entre voc e Lucas? Perguntei com medo da resposta, eu no sabia quem escolheria, eu no queria ficar com um e perder o outro, os dois faziam parte da minha vida, os dois tinham com eles uma parte do meu corao e eu no posso viver sem essas partes. Isso vai acontecer, se ele voltar voc ter a ele e no precisar de mim ele se aproximou viu como foi agora? Voc teve a ateno de todos e eu no precisei fazer nada, isso bom para voc, significa que eu no vou precisar ficar com voc por muito tempo, significa que tem pessoas aqui que te amam, e quando algum te ama na terra voc no necessita da ajuda do cu. No tem como voc e Lucas continuarem aqui? Pedi, meus olhos estavam prestes a derramar lgrimas Se eu perder um dos dois eu no sei como vou fazer... vou sofrer do mesmo jeito, nunca vou estar completa Isso contra as regras, Letcia, eu s posso ficar aqui o tempo que voc precisar de mim. Eu ainda preciso de voc! Eu sei, s estou te preparando para a minha hora de partir. Q-quando ser isso? Minha voz vacilou. Logo, logo. Assim que voc cumprir a sua misso, voc ainda no descobriu quem eu fui em vida. Disse ele em um meio sorriso enquanto se afastava de mim. Eu no conseguia falar mais nada. Eu no queria Lucas de volta sem o anjo, assim como eu no queria o anjo sem Lucas. O anjo caminhou at a parede, eu sabia que ele iria sumir por ali. Por favor, promete que voc volta? Pedi Quando eu precisar partir eu te avisarei. Ento ele sumiu. E junto com ele sumiu minha calma, minha felicidade. Eu no tinha a exata certeza de que ele voltaria. Eu esperava que ele voltasse. Eu no conseguia suportar a idia de perd-lo. Eu no sei, mas mesmo com pouco tempo de convivncia eu j tinha formado um grande lao com ele, um lao muito apertado. Eu s espero que ele tenha esse lao apertado comigo tambm, talvez, assim ele fique mais tempo comigo.

Captulo IX Espera e medo

Eu sabia o que eu esperava e o que eu temia. Eu esperava por Lucas de volta. Eu temia perder o meu anjo. Eu no sabia se queria que o tempo passasse ou parasse. Eu tentava viver feliz cada momento ao lado do meu anjo; e tentava esquecer do tempo ao lembrar de Lucas. Indeciso. Era isso. Eu no estava pronta para decidir. Eu no queria uma escolha. Eu queria os dois. Eu e o anjo sabamos que ele no poderia ficar por muito tempo, logo ele teria que partir para levar felicidade outra pessoa viva necessitada, como eu era. Eu me sentia completamente diferente de antes de conhecer o anjo. O jeito como encarar as coisas... Acho que at mudei o meu jeito meio estressado para algo mais sereno. Tudo em ns dois parecia combinar, ele sempre me ajudava, at na prova de histria que eu tirei dez por causa dele. Eu estava sentindo algo muito forte por ele, e eu sentia que ele tambm sentia o mesmo por mim. Era um grande carinho, uma amizade maior. Algo que eu no sabia explicar. O tempo parecia passar cada vez mais rpido quando estava com o anjo, e cada vez mais devagar quando ficava no hospital com Lucas. J se fazia quase trs semanas desde que o Anjo me falou que teria que partir, e agora tento esquecer isso e ser feliz, no perder tempo. Como dizia o anjo: o tempo enxugar suas lgrimas... Ele estava certo. A cada dia com ele eu fico mais forte, mas tambm fico menos esperanosa em relao a Lucas. O que eu no sabia se eu conseguiria ser feliz quando ele voltasse, isso, claro, se eu j tiver descoberto sobre a vida do anjo, assim nossas misses estariam cumpridas e ele no precisaria mais ficar aqui comigo. Enquanto nada acontecia, eu ia levando a vida aceitando os fatos, ou pelo menos, tentando aceitar os fatos. Entre as semanas, eu tinha visto Jack e Selena juntos, pelo visto eles tinham voltado, ou melhor, comearam de verdade. As pessoas estavam comentando um namoro srio entre eles, mas eu no sabia se era verdade. Nem me importava com isso. Jack e Selena eram baralhos fora do jogo no momento. A bala j havia sido retirada da cabea de Lucas, os mdicos tinha dito que agora nos restava esperar que ele acordasse, mas j se faziam vinte e dois dias, e at o momento.. nada. Letcia? Chamou o anjo, me trazendo de volta ao mundo real. Ns estvamos na sala assistindo a um filme que eu no sabia nem o nome por no estar prestando ateno. O que disse? Perguntei franzindo a testa. Tem algo errado? J a quarta vez que eu falo com voc e s agora voc me respondeu. Oh, desculpe. No, no h nada errado comigo, no se preocupe Garanti. Ele flutuou do cho at o sof, onde eu estava deitada. Eu j estava acostumada com isso, quero dizer, ele flutuando e atravessando coisas por a... Tem alguma coisa errada sim, voc no me engana. Eu bufei. Tudo bem, eu... estava pensando c-como o tempo est passando rpido sussurrei a ltima palavra. No sei... cada dia est mais perto de Lucas voltar, mas ao mesmo tempo a sua partida se aproxima tambm. Eu no sei se devo ficar triste ou feliz.

Eu retomei o flego. Ele demorou um pouco para responder. Fique feliz, faa isso por mim Ele sorriu levemente e voltou ao cho. Terminamos de assistir o filme, quer dizer, ele terminou de assistir o filme porque eu no estava prestando ateno. Tinha uma semana que as minhas aulas haviam terminado, ento, nada de dever de casa. Agora era s esperar at a quinta-feira, quando os boletins seriam entregues, e depois, a sexta, quando aconteceria o baile de fim de ano. Depois disso, eu estaria livre do CAMPUS por dois meses inteiros, at voltar novamente em fevereiro, dessa vez, no ltimo ano. O anjo props um passeio na pracinha, e eu concordei. Nada melhor que caminhar na pracinha e ver o pr do sol. Como no era muito longe, fomos de p mesmo. Como sempre, a pracinha estava lotada, esse era o horrio que as crianas iam embora e os casais chegavam. Eu sentei em um banquinho com o anjo ao meu lado. Eu gosto desse lugar disse ele olhando ao redor aberto e tranqilo, tem rvores, pssaros... um lugar bem... romntico. , eu tambm gosto daqui. Tenho boas lembranas. concordei No quer dividir essas lembranas comigo? Eu corei um pouco, partes dessas lembranas eram da minha infncia, mas tambm tinha a parte que envolvia Jack. Eu brincava aqui quando era criana sorri encontrando o olhar violeta dele, ele me observava, parecia interessado em saber o que eu ia contar E tambm passei uns momentos aqui com... Jack Assim que eu toquei no nome de Jack os olhos dele fugiram dos meus e foram encarar as rvores novamente. Voc e ele reagiam daquele jeito? Perguntou ele apontando para um casal encostado em uma das rvores que se beijavam meio... desesperadamente. Eu corei de olhos arregalados com a pergunta dele. Oh, n-no, Jack era... mais cuidadoso. Gaguejei. Imagino. Do jeito que ele te beijou naquele dia na cantina... Bem cuidadoso. o tom dele era de quem no estava acreditando. Eu estreitei meus olhos. Voc no est acreditando em mim? Ele comeou a caminhar de lado pro outro na minha frente. Claro que no, eu no sou bobo. Eu bufei. Urgh! E o que isso tem a ver com voc? Jack era meu namorado, nada nos empatava de trocarmos carcias. minha voz j estava ultrapassando os limites do volume. Voc chama aquilo de carcias? Disse ele apontando novamente para o casal encostado na rvore. No necessariamente aquele tipo de carcia. Mas, mesmo assim, se fosse voc no teria nada a ver com isso, minha vida amorosa no lhe diz respeito. Ele pareceu magoado com o modo como eu dei a resposta a ele. Depois de voltar ao banco ele ficou em silncio e com uma expresso pensativa. Ei, o que h de errado com voc? Perguntei, agora carinhosamente. Ele demorou a responder. Eu pensei que eu interferia mais na sua vida, que eu fosse mais importante que Jack. Eu no estava acreditando no que ele estava falando.

Mas voc mais importante que Jack! Ele virou o olhar para mim. Tem certeza? Perguntou ele me prendendo naquele olhar violeta dele. C-claro Gaguejei. Isso sempre acontece quando ele me prende com os olhos, quase impossvel pensar em outra coisa quando duas brilhantes bolas lils seguram seus olhos como se tivessem usando super cola. A noite j havia cado, e ns havamos perdido o pr do sol com essa conversa. Oh, j est escuro. falei Vamos, eu quero passar em um lugar. Um lugar? Perguntou ele. Eu balancei a cabea positivamente. Eu no sabia exatamente como chegar l, eu tentava acertar o caminho de acordo com as poucas vezes que eu fui l. O anjo vinha atrs de mim, ele parecia confuso. Eu tive sorte de ainda estar aberta. O que voc vai fazer na igreja? Perguntou o anjo. Eu no respondi. Apenas entrei. Estava vazia, o nico barulho era o dos meus passos leves. Caminhei at o altar. A igreja era bonita, eu no ia l muitas vezes, nunca tinha notado sua estrutura. O altar ela coberto por pinturas cor de ouro. No teto haviam bebs-anjos desenhados, eles tinham asinhas e cabelos enrolados como o do meu anjo, mas eu sabia que nem todos os anjo eram assim, como o meu anjo tinha explicado qualquer pessoa pode virar um anjo, basta morrer para salvar outra, e sua aparncia fica conservada, no importando se essa pessoa era negra ou loura, se tinha olhos grandes ou puxados. Mas no era para observar a arte catlica que eu estava l. Eu queria fazer algo que eu nunca havia feito antes, pelo menos no to sinceramente. Eu me ajoelhei no altar e juntei minhas mos. E-eu no sei como fazer isso. Eu no rezo muito comecei Eu tambm sei que o Senhor tem problemas mais importantes a resolver, mas mesmo assim vou pedir. Eu no quero perder meus dois melhores amigos. Eu olhei para trs, o anjo me olhava incrdulo Eu amo Lucas, e quero que ele volte. Mas tambm amo o meu anjo da guarda. Eu sei que demais pedir os dois para mim, mas... sabe como ... depois de um certo tempo de convivncia com algum, voc passa a depender desse algum e quando percebe no consegue mais viver sem ele. Ento eu queria pedir, por favor, me traga Lucas de volta. Me deixe ver aqueles olhinhos brilhando novamente, nem que seja pela ltima vez, ele a pessoa mais importante da minha vida e por ele eu faria o que o meu anjo e os outros anjos fizeram para serem anjos, eu daria minha prpria vida Eu limpei uma lgrima que fugiu dos meus olhos Bem, s isso. Agradea! Sussurrou o anjo atrs de mim. Oh, ok. Falei olhando o anjo. Voltei a olhar o altar Ah, e... obrigado pelo meu anjo, ele tem sido muito importante para mim, ele tem sido um timo amigo, assim como Lucas. Eu me levantei com uma sensao de dever cumprido. Foi muito ruim? Perguntei ao anjo, j no caminho de volta para casa. No, voc foi sincera, isso que importa. Eu sorri. Ficamos um tempo em silncio. Uau! Olha o tamanho da lua. Falou o anjo apontando para cima. Eu olhei. A lua estava linda e enorme, lua cheia. S no entendi por que ele estava falando sobre a lua, pelo meu conhecimento, por a lua em uma conversa trs um clima romntico, e eu no acho que o meu prprio anjo da guarda esteja querendo trazer esse clima de romance para nossa conversa. Talvez ele no saiba disso.

, est linda. Falei fazendo fora para no gaguejar, o que eu no pude evitar foi a minha testa franzida. O que foi? Perguntou ele. N-nada, que estranho voc est comentando sobre... a lua. S porque romntico demais? Eu tentei desviar o rosto corado. Eu no sei como, mas ele parecia saber sobre lua e romance. Voc sabe sobre isso? Perguntei olhando para ele sem querer. Acho que sim, veio na minha cabea e eu disse. Pela sua expresso corada parecia que o que eu disse te constrangeu ento eu deduzi que era porque eu citei sobre a lua. Acertei? Meu queixo caiu e meu rosto corou mais ainda. Incrvel como ele me conhecia! Bem, acho que sim Falei tentando virar o olhar para o outro lado da rua novamente. E qual o problema? Perguntou ele como se a resposta fosse bvia. Hum, no sei, s ... estranho. Ele riu. Ok, no vou mais falar sobre a Lua. disse ele controlando o riso. Vamos passar na pracinha? Ainda est cedo. mudei de assunto. Ele concordou com a cabea. A igreja no era muito longe da praa, em pouco tempo ns estvamos sentados nos banquinhos de mrmore novamente. Enquanto mais tarde fica, mais as pessoas agem por aqui. Comentou o anjo observando os casais, alguns mais vontade, outros mais discretos. Anjo, ns estamos no sculo XXI, todo mundo se beija por a, no nada grave, so apenas beijos! De que tempo voc veio? XIX? Zoei. Voc sabe que eu no me lembro. ele fez uma pausa e olhou ao redor Vamos embora, aqui est meio perigoso para uma garota sozinha disse ele olhando para quatro corpulentos homens parados do outro lado da rua. Eu no discuti. Ns dois fomos em silncio at a minha casa. Quando cheguei em casa, meus pais estavam jantando juntos. Mame nem sonha que eu tenho um irmo, acho que meu pai nunca vai contar a ela. Filha, no quer jantar conosco? Perguntou meu pai. No, no vou quebrar o romance Pisquei para eles. Meus pais riram. Eu estava com fome, mas eu no queria me sentar a mesa, ento passei na geladeira e peguei um copo de coca-cola e um pacotinho de salgadinhos. Subi as escadas do meu quarto pacientemente para no derramar meu copo cheio de cocacola. Quando cheguei ao quarto liguei o computador e abri uma pasta de fotos que eu tinha guardada no computador. Comi enquanto via as fotos. Esse o Lucas, certo? Perguntou o anjo olhando a foto que eu acabara de abrir. Na foto Lucas estava usando um culos de sol cor de rosa, tanto eu como ele estvamos sorridentes, o sorriso dele era mais bonito. , esse o meu irmo. Respondi me escorando na mesinha do computador, eu ficaria ali durantes horas vendo aquela foto, analisando os traos dele e tentando achar semelhanas entre ns.

Depois eu passei outra foto, uma foto do meu pai. Eu copiei a foto dele e colei ao lado da de Lucas, e fiz o mesmo, fiquei procurando semelhanas. Eu achei muitas, no s os olhos verdes, mas tambm o nariz afilado e at mesmo o sorriso. Lucas parecia mais com o meu pai, ou melhor, com o nosso pai do que eu. Fisicamente puxei minha me, olhos pequenos e escuros, cabelos ondulados e pretos. Passei outra foto. Essa era de mim, Jack e Selena. Jack no meio, entre mim e Selena, ele estava me abraando e Selena estava encostada nele, ns trs sorridentes. Tempos felizes... Eu sorri olhando as fotos. O dio que eu sentia por Jack parecia ter diminudo, agora era apenas uma pequena raiva, eu no sentia mais nada por ele, no que eu tenha sentido algo realmente forte por Jack que fosse me prender a ele, mas sempre fica aquela sombra de paixo... Mas agora, essa sombra de paixo por Jack tinha sumido, e sem isso eu no conseguia sentir dio dele por me trair. Eu tinha meu anjo, que era bem melhor que Jack, bem mais confivel e at mais legal. O anjo tambm sorriu quando me viu sorrir. O que foi? Perguntei Nada, s fico feliz quando voc est feliz. Respondeu ele rindo de volta. Eu corei um pouco, mas continuei sorrindo, ele tambm. Eu passei outra foto, nessa eu e minha av paterna, Anita, estvamos abraadas na varanda da casa dela, os olhos cinzentos dela ntidos na foto. Senti uma saudade ao ver a foto, faz tempo que eu no vejo, vov mora uns 200 km daqui, em um vilarejo pequeno e friento chamado Boa Vista. No gosto muito de l, por isso faz tempo que no nos vemos, ela tambm no gosta muito daqui, ela diz que Conquista uma cidade barulhenta demais e se recusa a vim para c. O anjo se aproximou da tela do computador com os olhos semicerrados, o olhar dele estava intacto no rosto murcho e com leves rugas da minha av. Eu olhei para ele sem entender porque essa reao. Quem ela? Perguntou ele sem tirar os olhos da tela. Minha av, por qu? No sei... Algo me diz que eu conheo esses olhos de algum lugar... Faz tempo que no nos vemos... Comentei Ele se afastou da tela com uma expresso pensativa. Voc tem mais alguma foto dela? No, acho que papai tem, se voc quiser eu posso... No, no precisa. Acho que foi apenas uma impresso. Tudo bem, ento Concordei levantando os ombros. De onde ele poderia conhecer minha av? Pelo que eu saiba no existe nenhuma foto dela nos porta retratos da sala, porque mame no gosta muito da sogra... Eu passei para a prxima foto. Eu devia ter uns nove anos nessa foto, eu estava vestida de anjinho. Essa voc? Perguntou o anjo, no mais pensativo, rindo novamente. Sim, acho que foi em algum evento da escola, no me lembro direito. Eu disse clicando no mouse e mudando de foto. A prxima foto me mostrava junto com o meu pai e minha me na minha formatura da quarta srie, eu usava um vestido rodado cor de rosa. Voc no mudou muito Comentou o anjo , nem parece que isso foi a seis anos atrs... Ainda lembro do meu discurso de oradora da turma. Falei revirando os olhos ao lembrar da cena do meu discurso.

Engraado como o tempo passa e ns no percebemos, parece que foi meia hora atrs que voc ameaou quebrar um abajur na minha cabea, mas na verdade j faz quase um ms. E hoje, aqui estamos ns, rindo de fotos antigas! Ns dois rimos. A medida que meus lbios se abriam os dele se abriam tambm, ns estvamos juntos a cada gesto, a cada sentimento, no d para pensar na minha vida sem o meu anjo, ele j tinha conquistado uma enorme espao em meu corao, um espao essencial, do qual eu no poderia viver sem. E assim eu fui dormir naquela noite, lembrando do passado e comparando as coisas boas ao sorriso do meu anjo, sorriso que me faz sorrir tambm. Sorrir e ser feliz, ou pelo menos, menos triste.

Captulo X Retorno

A pior parte do meu dia nas frias eram as manhs, pois, sem aula no havia nada para fazer. Meu anjo s chegava um tempo depois de eu acordar, para evitar algumas situaes embaraosas, j que todas as manhs eu costumo tomar banho. Ento, eu estava tentando acordar o mais tarde possvel para que a parte da manh sem o meu anjo passasse logo. Depois de vestida fiquei sentada na minha cama esperando o meu anjo chegar, ele sempre costumava chegar as 10 da manh, eu sempre estava pronta a essa hora. Olhei o relgio sobre a minha mesinha de cabeceira, ainda eram 9 da manh, eu teria que esperar 1 hora inteira pelo meu anjo. Deitei-me na cama e fechei os olhos, na tentativa de cochilar e fazer o tempo passar mais rpido. Eu havia dormido tarde no dia anterior olhando fotos antigas, ento, acabei pegando no sono mesmo. S acordei com uma voz que eu conhecia muito bem me dando Bom dia. Eu levantei abrindo um largo sorriso, o meu anjo tambm sorria. Bom dia. Retribui entre um bocejo. Cheguei cedo demais? Perguntou o anjo olhando a minha expresso cansada. No, eu peguei no sono de novo. Falei enquanto me levantava da cama. Ento, o que vamos fazer hoje? O que voc quiser. Eu pensei por um minuto, ento respondi. Mais tarde podemos ir visitar Lucas, ainda no fui v-lo essa semana. Visitar Lucas sempre era uma coisa difcil a fazer, mas por outro lado eu sentia a necessidade de v-lo, mesmo naquela situao. Desci as escadas e fui direto para a cozinha, porm, no encontrei mais ningum na mesa. Peguei meu cereal com leite e fui devorar meu caf da manh na sala ao mesmo tempo em que assistia TV. Depois de terminar de comer eu e o anjo fomos biblioteca, que no era muito longe de casa, ele me ajudou a escolher um livro para que ns dois lssemos juntos. Ns escolhemos Pollyanna, que fala de uma garotinha que fica rf e vai morar com a tia, mesmo sendo rejeitada emocionalmente pela tia, Pollyanna tenta ver o lado bom de tudo, e assim ela joga o jogo-do-contente. Estvamos na parte em que ela conhece Jimmy quando bateram na porta do meu quarto dizendo que o almoo estava na mesa. Pai, hoje a tarde podemos ir ver Lucas? Perguntei, minha me estava na mesa tambm. Meu pai ia abrir a boca para responder, mas minha me se adiantou a criticar. Esse motorista de novo, Letcia?! Reclamou ela dando um tapa de leve na mesa. Lcia, no se dirija assim a Lucas, quando ele voltar irei promov-lo a meu secretrio particular, ento a partir de hoje no quero ouvir nenhuma piada sobre ele. Lucas era muito amigo de nossa filha, e continuar sendo, ento, seria melhor voc respeit-lo. Disse meu pai enquanto se levantava da mesa. Eu fiquei surpresa com a reao dele em defender Lucas desse jeito, eu nunca tinha visto meu pai enfrentar a minha me, e mais surpresa ainda por ele querer promov-lo. Antes da minha me comear uma briga eu me adiantei a falar. Ah, Lucas vai ficar muito feliz em ser promovido! Isso eu espero. Sorriu meu pai Sim, querida, vou com voc ver Lucas, Clarisse precisa de uma fora. Naquela hora eu achei que mame fosse voar no pescoo do meu pai e apertar at ele suplicar perdo. Bem, o que ela fez no foi muito diferente...

Victor, voc no deve nada a essa mulher, no tem porque apoi-la! Disse minha me, ela apertava o garfo com fora em sua mo, e por um minuto eu achei que ela fosse crav-lo no meu pai. Papai no respondeu, apenas virou-se em direo porta sem dizer para onde ia. Ouvi minha me resmungar alguns palavres antes de sair da mesa. Acho que no vai demorar muito pro seu pai contar a verdade a sua me. comentou o anjo ao meu lado. Eu espero que demore, tenho medo desse dia. Eu disse pensando em como minha me reagiria, ou melhor, que mtodo ela escolheria para matar papai. Mal terminei de comer e voltei ao quarto, eu estava curiosa para saber o final do livro. Eu e o anjo terminamos de ler Pollyanna antes das trs da tarde. Depois ficamos um bom tempo comentando o livro e at tentamos achar uma situao onde o jogo do contente no iria adiantar. , pensando bem, poderia ser pior... Ento, fico contente por ter voc comigo. Eu disse. Ns dois estvamos sentados no cho, um ao lado do outro. E eu fico contente por voc estar contente. Completou ele abrindo um largo sorriso. Contente no era o que eu realmente estava, a felicidade no algo que se tem por completo, uma parte de mim estava contente, mas a outra continuava a derramar lgrimas. Ento, tentei utilizar apenas a parte feliz de mim e deixar a triste para depois, quando eu no estivesse com o meu anjo, como ele disse, se eu fico feliz ele tambm fica feliz, ento acontece mesma coisa quando fico triste, e eu no queria ver o meu anjo triste. O relgio marcava 15:27h. Depois de um tempo em silncio eu voltei a falar. Bem, j so quase trs e meia, acho que vou me trocar para ir ao hospital. Tudo bem, ento, eu te espero l embaixo. Falando isso, o anjo saiu atravessando a porta do meu quarto. Eu tomei outro banho e vesti um jeans escuro com uma blusa verde-cana com detalhes brancos nas mangas, troquei os cadaros azuis do meu tnis por cadaros verdes, da mesma cor da minha blusa, dei uma ltima olhada no espelho e logo depois desci as escadas. O meu pai ainda no tinha chegado em casa desde que saiu na hora do almoo, minha me (pelo recado em cima da mesinha de telefone) tinha ido fazer compras, ento, no havia ningum para me levar ao hospital, j que o motorista foi levar a minha me e o meu pai tambm no estava em casa. Peguei o telefone e disquei o nmero do celular do meu pai e pedi para ele vir me buscar. Em menos de dez minutos o carro parou na porta de casa, o anjo j estava atrs de mim. Abri a porta da frente e o anjo atravessou a porta do banco de trs entrando no carro tambm. Onde voc estava? Perguntei ao meu pai enquanto fechava a porta. Fui dar uma volta, passei no escritrio e depois fui banca de jornais. Respondeu ele. Antes de ir ao hospital, passamos na casa de Clarisse para lev-la conosco. Depois que eu descobri que Lucas meu irmo fiquei um pouco chateada com papai e Clarisse por no terem me contado antes, mas depois vi que a nica pessoa ainda culpada nessa histria era Clarisse, que escondeu a verdade de todos, ento, perdoei papai, eu j no sentia tanta raiva de Clarisse, voltei a falar com ela, mas no como antes, eu a via como uma segunda me, mas agora eu estava magoada e no conseguia mais v-la assim. Ol Letcia. Disse ela ao entrar no carro. Ol. Eu disse sem sorrir.

Meu pai me jogou um olhar de decepo, que no fez com que eu voltasse atrs e sorrisse para Clarisse. O resto do caminho foi silencioso, ningum falou nada. Clarisse ia no banco de trs ao lado do anjo, claro, sem saber que estava ao lado dele. Quando chegamos ao hospital, eu fui a primeira a descer do carro. Seguida pelo anjo, meu pai e por fim, Clarisse. Como sempre, passamos primeiro na recepo. O cheiro do hospital no me trazia boas lembranas, lembrei do dia que eu descobri que Lucas era meu irmo e eu quase morri atropelada, se no fosse por Jack... Urgh! Eu odiava pensar que devo a minha vida a Jack! Depois das aulas no o vi muitas vezes. A ltima vez que nos falamos foi aqui no hospital. Mas, eu no queria pensar em Jack, ele um assunto que me deixa nervosa. Eu sentei no sof branco da recepo enquanto meu pai falava com a balconista. Uns dois minutos depois uma enfermeira nos levou at a sala de UTI. Ns trs vestimos um roupo azul com tocas e luvas brancas por cima das nossas vestis normais. Meu pai e Clarisse entraram juntos na pequena sala onde Lucas estava ligado a vrios fios. Eu olhei do vidro enquanto Clarisse se inclinava na cama para beijar a cabea enfaixada de Lucas, meu pai fez o mesmo. Eles ficaram um tempo ali, olhando para Lucas, eu no podia ouvir o que eles conversavam, mas pelo jeito que Clarisse mexia a boca e olhava para Lucas ela parecia falar sobre ele, meu pai apenas ouvia sem falar nada. Dava para ver algumas lgrimas no rosto de Clarisse, meu pai parecia tentar segurar as dele. Clarisse e meu pai deram outro beijo na testa de Lucas. Clarisse caminhou at a porta e jogou um beijo para Lucas, sem vida naquela cama, meu pai apertou a mo dele, ento, eles saram da sala. Querida, voc quer que eu entre com voc? Perguntou meu pai a mim. No, eu... quero falar com ele, eu sei que ele no vai me ouvir, mas... A enfermeira abriu a porta para mim, meu pai e Clarisse olhavam do vidro enquanto eu entrava em direo a Lucas. Cheguei ao lado da cama dele, eu estava tremendo, a cada segundo eu sentia um calafrio no meu corpo, eu tentava no chorar, mas no era possvel. L-Lucas sussurrei pegando a mo dele Oh, voc no sabe o quanto est me fazendo falta... E-eu sei que voc pode no estar me ouvindo, mas... mesmo assim eu quero que voc saiba que voc mora no meu corao, e que... onde quer que voc esteja eu estarei com voc, mas eu te peo, por favor, que esse lugar seja perto de mim, que voc volte a sorrir, que voc abra seus olhos e me deixe v-los brilhar novamente... que voc levante dessa cama e volte a ser aquele Lucas feliz, que me faz rir, que esbanja felicidade Eu apertei a mo dele pela ltima vez antes de soltar. Eu limpei as minhas lgrimas e depois me inclinei sobre a cama, beijando o rosto plido dele. Eu te amo... irmo. falei sussurrando a ltima palavra. Eu alisei a mo dele pela ltima vez antes de sair da sala, eu j ia tirar a minha mo quando senti um leve aperto. Eu olhei em direo a minha mo sobre a de Lucas, ele apertava a minha mo. Lucas? Sussurrei voltando para perto do rosto dele. Levemente eu vi suas plpebras se levantarem, piscaram trs vezes, agora eu via claramente os seus olhos verdes brilharem. Le-tcia. Sussurrou Lucas com a voz fraca e os olhos levantados foradamente at mim.

De repente eu me vi sorrir. Eu senti meu corao se interar novamente, como uma ferida, que di por um tempo e de uma hora para outra sara. Lucas? LUCAS? Voc est me ouvindo? Lucas? Gritei eufrica. S-sim. sussurrou ele levantando a mo at mim, eu segurei a mo dele. Um pequeno sorriso pareceu surgir no canto da boca dele. Ele fechou os olhos novamente, eu me desesperei, mas foi por pouco tempo, logo ele os abriu de novo. Lucas, espere, no durma! Agenta firme que eu vou chamar o mdico. Eu corri at a porta, do outro lado do vidro meu pai estava de costas conversando com Clarisse e a enfermeira. Enfermeira! Gritei O LUCAS! ELE... Eu tentei formular as palavras, mas eu estava to feliz que falar se tornava difcil. Oh, meu Deus, diga logo, o que aconteceu com Lucas? Perguntou Clarisse. Clarisse... Pai, LUCAS ACORDOU! Gritei abraando Clarisse e meu pai de uma vez s. A enfermeira correu at a porta, passando para o outro lado da sala da UTI onde Lucas estava na cama. Lgrimas e mais lgrimas escapavam dos meus olhos, mas essas no eram de tristeza. Eu me soltei do abrao de Clarisse e meu pai, que foram atrs da enfermeira. Olhei para trs a procura do meu anjo. Ele sorria, mas no parecia muito feliz. Hey, Lucas acordou! Pulei at ele, alegremente. , eu vi disse ele abaixando os olhos. Algum problema? Perguntei. Letcia, agora s falta descobrir quem eu fui para nossas misses estarem completas, agora que Lucas voltou... Mas... podemos demorar a descobrir. Falei sorrindo maliciosamente. Talvez... Mas... e se eu me lembrar? E se voc acabar descobrindo por acaso? E tambm... eu preciso saber quem eu fui, Letcia. Isso me incomoda muito. Anjo, podemos conversar mais tarde? Preciso aproveitar o momento, meu melhor amigo acabou de acordar depois de quase um ms em coma! Falando isso eu sa saltitante em direo a Lucas. Letcia... O anjo me chamou novamente. Eu olhei para ele, eu no entendia a sua expresso de dor, triste... S ento percebi que eu estava deixando-o de lado. Oh, me desculpe eu disse corando Bem, quer vim comigo? Ele fez uma careta, ento falou. No, no vou estragar o momento famlia. disse ele em um tom que eu no conhecia, ele parecia chateado. Voc volta noite? Perguntei, quase pedindo, suplicando. Talvez perto da meia noite. Respondeu ele no mesmo tom melhor voc voltar agora. Ele atravessou a porta que leva ao corredor sem esperar a minha resposta. Corri at a porta com esperana de encontr-lo no corredor, mas ele j havia sumido. Eu fiquei paralisada por um momento, eu no entendia o porque dessa revolta dele. Agora eu me sentia culpada por no ter dado a ateno que ele merecia, oh meu Deus, como fui idiota com o meu anjo...

Letcia, onde voc vai? Perguntou o meu pai atrs de mim. Oh, lugar nenhum... eu s... Querida, por que voc est chorando? Eu passei a mo no rosto, eu no percebi que estava chorando. Ah, no nada. Como Lucas est? Mudei de assunto. Meu pai sorriu. A enfermeira disse que ele vai ficar bem, mas ainda est tonto por ter ficado tantos dias desacordado. Eu sorri de volta. Letcia... seria melhor se voc no comentasse com Lucas sobre voc-sabe-o-qu. Eu interpretei que voc-sabe-que-o-qu seria o fato de Lucas ser meu irmo. Eu no tinha a inteno de contar nada a Lucas agora, mesmo no sabendo muito sobre medicina, eu sei que no seria bom para ele levar um susto desses nesse momento, depois de tanto tempo desacordado. Ento, eu concordei com a cabea. Lucas no estava mais na UTI, agora ele estava no quarto. O mdico havia dito que ele no corria mais nenhum risco de vida, e que pela lucidez dele, se recuperaria rapidamente. Eu, meu pai e Clarisse no samos do lado dele desde a hora que ele acordara. Ele no falava muito, sua aparncia ainda era plida, mas ao passar do tempo ele parecia ter mais e mais vida e ficar mais falante. Eu no tenho mais cabelo? Perguntou ele com a voz ainda fraca, mas sem perder o sarcasmo. Foi preciso cortar para retirar a bala, mas vai crescer novamente, querido. Sorriu Clarisse. As cortinas do quarto de hospital estavam abertas, a luz do sol no atravessava a vidraa da janela, pelo tempo que j havia passado desde que Lucas acordara parecia que j era tarde da noite. Eu no sabia se encontraria o meu anjo ao chegar em casa, eu esperava que sim, eu devia desculpas ele. O anjo tinha razo, o meu tempo com ele estava acabando, e o meu novo tempo com Lucas s comeando, j que agora ns no somos apenas grandes amigos, mas tambm irmos. Eu no queria dar menos ateno um do que ao outro, mas depois de tanto tempo sem Lucas eu acabei esquecendo do meu anjo por um minuto, logo ele que tem me sustentado por tanto tempo, que tem sido a minha corda desde que eu desabei, e agora que Lucas voltou eu j me segurava na beira do penhasco, s esperando o meu anjo para sempre comigo para voltar a superfcie, no necessariamente para sempre, pois esse termo s existe em histrias de princesas e contos de fadas, e aqui a vida real, onde tudo real, onde as pessoas morrem e os anjos vo embora, doa a quem doer, a vida assim; e infelizmente temos que aceita-l e tentar ser feliz vendo o lado bom de tudo, como em Pollyanna. Letcia, voc est to... calada. Comentou Lucas quando meu pai e Clarisse saram do quarto. No vai me contar as novidades? Oh, sim, as novidades... Bem, acho que a maior delas que eu e Jack no estamos mais juntos. Menti, j que a maior novidade era a que somos irmos, mas esse no era o momento certo para contar a ele, seria melhor esperar ele estar completamente recuperado. Srio? Perguntou ele, um sorriso crescia no canto dos seus lbios. , voc estava certo... Ele no era o cara certo. Ele no respondeu nada imediatamente, apenas sorriu levemente. Bem... acho que eu devia ter te contado antes, mas pelo jeito voc descobriu. Eu no queria acabar com o seu conto de fadas falando sobre seu ex e sua amiga e... Falou ele depois de um tempo.

O que? Voc sabia sobre Jack e Selena e no me contou nada? LUCAS! O interrompi, eu no conseguia acreditar que at o meu prprio melhor amigo sabia de tudo, menos eu! Bom, eu dei algumas indiretas. Desculpe-me, eu achei que no era a coisa certa a fazer. Eu no queria discutir com Lucas logo agora, que ele tinha acabado de voltar, ento, sorri demonstrando que ele estava perdoado. Ns ficamos em silncio at que a enfermeira entrou. Desculpem-me interromper a reunio, mas agora o paciente vai ter que tomar um medicamento e dormir um pouco disse a enfermeira Voc pode voltar amanh. Medicamento? Dormir? No preciso, eu estou bem, e alm do mais, j dormir por quase um ms inteiro! Reclamou Lucas. Lucas, melhor obedecer a enfermeira, ela sabe o que fazer. No seja cabea dura! eu disse Bem, amanh eu volto. Me inclinei sobre a cama e beijei a bochecha dele nos dois lados, ele beijou a minha testa. Tudo bem senhora sabe tudo, vou fazer tudo que a senhora sabe mais mandar. concordou Lucas revirando os olhos. A enfermeira riu, assim como eu. Eu acenei com a mo em direo a Lucas antes de sair do quarto, ele acenou de volta. Agora era a vez de dar ateno ao meu anjo, eu estava planejando o meu pedido de desculpas pela minha atitude de hoje no hospital, quando Lucas acordou. Eu me sentia mal por deixar o anjo de lado de alguma forma, eu estava culpando a mim mesma por no ter dado a ateno que ele merecia. Mas por outro lado eu tambm estava um pouco chateada, pois, como meu anjo da guarda ele devia estar feliz por mim, e tambm no devia ter tido um ataque de cimes (eu acredito que tenha sido isso) s porque eu dei uma ateno especial ao meu irmo que acabara de acordar. Olhando a coisa desse ngulo, o anjo que tinha sido infantil e egosta, pois, ao invs de me abandonar ele devia estar comigo, no s nos momentos tristes e de solido, mas tambm nos felizes. Mas, talvez os anjos da guarda sejam assim. Quero dizer, s esto com voc quando voc realmente precisa deles. Na verdade isso um fato (como o anjo j tinha me contado antes, depois que nossas misses fossem cumpridas ele teria que ir embora. E a misso dele estaria cumprida assim que eu voltasse a ser feliz como eu era antes, e com Lucas de volta a minha felicidade estava completa, j que motivo da minha tristeza era a ausncia dele.), mas eu no queria que o meu anjo fosse embora, mesmo eu j tendo Lucas de volta comigo, afinal, o anjo tinha conquistado um espao especial no meu corao, e desse espao ningum podia tomar conta alm dele mesmo, nem o meu irmo. Papai entrou no quarto novamente para se despedir de Lucas, Clarisse iria passar a noite no hospital. Eu e meu pai voltamos sorridentes para casa, j eram quase dez e meia da noite quando paramos o carro na garagem. Posso saber onde vocs estavam? Exigiu minha me, ela nos esperava na sala. Fomos ver o Lucas disse meu pai com naturalidade na voz. Me! Lucas acordou! Contei entusiasmada. Hum, vejo que logo teremos dois motoristas comentou minha me com seu sorriso malicioso enquanto pegava uma revista de moda em cima do centro e se sentava no sof. Lcia, eu j disse que vou promover o Lucas, por favor, no vamos discutir mais sobre esse assunto. Falando isso meu pai subiu as escadas, provavelmente para o quarto dele. Deu para ver que ele estava fugindo da briga que a minha me estava tentando provocar. Eu vou subir tambm, boa noite me. Falei subindo as escadas. Letcia, v comer alguma coisa antes de dormir. Ordenou ela sem tirar os olhos da revista.

Mas me... Tentei inventar uma desculpa para a minha pressa de ver logo o meu anjo, porque se eu contasse a verdade ela provavelmente me internaria num manicmio. Mas nada, voc precisa organizar a sua alimentao! Eu vi que no ia ganhar aquela discusso, e tambm, eu estava com fome, ento, me dirigi at a cozinha para pegar o meu lanche preferido: bolo de chocolate com coca-cola. Levei o lanche para comer no quarto, mas antes de devorar tudo resolvi tomar um banho. Vesti um pijama confortvel e fresco, estava calor hoje, ento fechei a janela e liguei o arcondicionado. Sentei no cho com o meu lanche no colo e fiquei esperando o meu anjo chegar. Se que ele ia chegar... j que ele disse talvez perto da meia noite. O relgio marcava 23:37h, ento se ele ia mesmo aparecer j era para ele estar chegando. Terminei de comer e deixei o prato e a latinha de coca embaixo da cama, depois, voltei ao canto da parede esperando o meu anjo chegar, como eu esperava. Faltavam apenas dez minutos para a meia noite e at o momento nada do anjo aparecer, eu j estava quase indo para a cama quando ouvi algum me chamar. Letcia. Eu conhecia essa voz, era por ela que eu esperava. Um largo sorriso cresceu no meu rosto. Anjo! falei enquanto me levantava Oh, me desculpe, eu devia ter te dado mais ateno e... No se culpe, eu que fui egosta. Interrompeu-me ele se aproximando. Ento, como o Lucas est? Ah, ele est bem, o mdico disse que ele vai se recuperar logo e que no corre mais nenhum risco! Falei enquanto me sentava na cama. Isso bom. Voc deve estar feliz... Disse ele enquanto seus olhos violeta desabavam ao cho. , eu ficaria mais feliz ainda se voc tambm estivesse feliz. Por um minuto ficamos em silncio, o nico barulho era o do ar-condicionado. Letcia, e-eu no posso ficar feliz sabendo que logo vou ter que me afastar de voc, eu... no sei como vai ser depois disse o anjo quebrando o silncio. A maneira como ele falou me fez corar levemente. Eu tambm no sei, anjo, s sei que de algum jeito voc vai ter que continuar aqui, e-eu no serei feliz longe de voc, mesmo com Lucas aqui. L, voc vai acabar se esquecendo de mim quando Lucas estiver completamente recuperado, e a voc no precisar mais do meu apoio, e mesmo que a sua misso ainda no esteja cumprida, para mim ser difcil ser deixado de lado, eu no vou querer ser um encosto. Pode ser que eu no precise mais do seu apoio, mas eu vou precisar da sua amizade. Falei olhando dentro dos olhos dele, para que ele tivesse certeza de que eu falava tudo do fundo do meu corao. A minha vontade era abra-lo, mas isso no era possvel. Eu senti vontade de chorar, mas prendi as lgrimas, pois, sempre que eu chorava, ele se sentia culpado por no poder limpar as minhas lgrimas, e eu no queria v-lo se sentir culpado. Ns no falamos mais nada, eu no o vi ir embora essa noite. Senti-me segura por saber que ele estava ali comigo, e assim eu esperava que fosse at o ltimo dia da minha vida.

Captulo XI Encontro surpresa

A manh do dia 24 no foi muito diferente das outras. Adormeci novamente enquanto esperava o Anjo. Quando ele chegou fui tomar caf-da-manh enquanto assistamos desenho animado. O tdio fazia o programa infantil ser legal, mais legal ainda era ver o Anjo comparando o Marinheiro Popeye com o Jack... Isso por Jack ser forte, apesar de ser um forte definido. Assistimos TV at a hora do almoo, era sempre nessa hora que eu combinava o horrio de ir ver Lucas com o meu pai. Mas dessa vez quem tocou no assunto foi ele. Filha, vamos ver o Lucas hoje? Perguntou ele se dirigindo a mim, mas seus olhos fitavam sorrateiramente a minha me para ver a sua expresso. A expresso dela, como sempre, no foi boa. Ela derrubou os talheres no prato fazendo um barulho que dava para entender como Isso de novo?. Seus olhos estavam estreitos e fitando o sorriso malicioso aberto no rosto do meu pai. Claro! Que horas? Meus olhos brilhavam, eu queria passar cada segundo do meu dia com Lucas para compensar o tempo longe dele. Vou ligar para o hospital e perguntar os horrios de visita. Disse ele. Voc sabe como ... ele precisa de descanso, ento, temos que respeitar os horrios dele. Voc sabe que ele no dorme quando voc est por l... Tudo bem! Respondi me levantando da mesa, eu j tinha acabado de almoar. Hey, mocinha chamou a minha me J vai se trancar no quarto de novo? No sei o que tanto voc faz sozinha l! Se eu dissesse que o motivo de passar o dia inteiro dentro do quarto era que s l eu podia conversar com o meu Anjo sem que ningum achasse que eu estava conversando sozinha porque l no vai ter ningum para pensar isso minha me provavelmente me internaria em um manicmio. Ento menti: A-ah, me, o computador. Ela me olhou como se no estivesse acreditando, mas no respondeu mais nada, at porque eu no lhe dei a chance e corri para as escadas sem esperar resposta. Sabe? s vezes eu tenho a impresso de que a minha me pode ler a minha mente... O que vamos fazer hoje tarde? Por favor, que no seja ver mais desenho animado! Pediu o Anjo com os olhos suplicantes. Eu ri da expresso dele. Tudo bem, podemos ir ao nosso lugar favorito... A pracinha? Perguntou ele. Eu fiquei feliz por o meu lugar preferido ser o mesmo que o dele. Bom, acho que temos a mesma opinio. falei Vamos l mais tarde, agora o sol est quente. Ele concordou. Depois de um tempo sem nada para fazer a no ser olhar pela janela esperando o sol esfriar, decidi usar um pouquinho a minha internet. Na ausncia do que fazer, abri um site de jogos e o MSN. Das trs pessoas adicionadas no meu MSN, duas estavam bloqueadas e uma no hospital. No tinha nada para fazer l, at que no cantinho da tela uma janelinha sobe dizendo: Voc acabou de receber um e-mail de Jack Behrmann. Eu ignorei e voltei para o meu joguinho. Menos de um minuto depois, a janelinha sobe novamente. Ele quer falar com voc. Disse o Anjo no muito feliz em me dar essa notcia.

Mas eu no quero falar com ele! A janelinha subiu novamente, j eram trs e-mails. Eu fechei todas as janelas e o site de jogos, desliguei o computador e fui para a janela de cara fechada. O que ser que ele queria com voc? Perguntou o anjo, mesmo sabendo que eu tambm no possua a resposta. No sei nem quero saber! Respondi com uma grosseria desnecessria. Sabe, eu acho que voc ainda... sente alguma coisa por ele. Disse o Anjo tristemente. O que? Ele estava ficando louco ou o que? Ah, fala srio! Eu mal suporto olhar para cara dele! Talvez isso seja porque di em voc olhar para ele sabendo que vocs no esto mais juntos! Eu bufei e sa da janela. No adiantava discutir com o meu Anjo sobre uma coisa to ftil e sem noo que tinha sado da cabea dele por algum ataque de no-sei-o-qu. Pensei calada mais um pouco no que seria esse ataque. Um sorriso malicioso brotou no canto do meu rosto, eu sugeri: Voc est com cimes de mim? Perguntei. A boca do anjo caiu e se fechou novamente, logo depois ele fechou a cara sem rir da piada. Cimes? Eu? P-Por que? Gaguejou ele virando as costas na tentativa de esconder um suposto rosto vermelho. Eu bufei novamente, realmente no tinha motivos para cimes, quer dizer, a no ser que os anjos tenham um senso protetor muito forte sobre os seus protegidos. Antes que eu pudesse responder algum bateu na porta do meu quarto. Eu tive a impresso de que o Anjo suspirou de alvio quando eu parei o assunto. Quem ? Perguntei chegando porta. Telefone para voc. Disse algum do outro lado. Eu destranquei a porta, a empregada segurava o telefone e escondia um riso. Quem ? Perguntei. Disse que seu namorado. O que? Namorado? Ela deu de ombros e me entregou o telefone, depois disso saiu segurando mais risadas. S podia ser uma pessoa... Jack. O que voc quer, Jack? Perguntei com grosseria, eu sabia que era ele. Como sabe que sou eu? Ah, j sei, ainda somos namorados! Eu sabia que voc me ama! Riu ele do outro lado da linha. Para de ser ridculo e fala logo, no tenho o dia todo para dedicar a voc. Que pena, eu dedicaria todos os meus dias a voc, s voc aceitar. Eu bufei. Se voc no falar logo eu vou desligar. Agora eu j estava dentro do quarto. Ok, aparea na sua janela agora. Disse ele. Eu estranhei, mas segui at a janela. Abaixei o telefone e afastei da boca para chamar o anjo. Anjo, venha ver isso! Eu no sabia por que, mas eu estava sorrindo. No de felicidade, mas sim de surpresa, porm, por dentro eu estava uma fera por causa da ateno que Jack estava chamando.

Jack, o que voc pensa que est fazendo? Perguntei ainda olhando para o grande cartaz que ele segurava com uma mo s na porta da minha casa. No cartaz estava escrito: L, eu te amo. Quer sair comigo?. Ento...? Perguntou ele. O anjo chegou perto de mim e disse: Voc no vai acreditar nele outra vez, no ? O anjo fazia uma careta. No, no vou. Eu disse desligando o telefone, o sorriso no meu rosto tinha se apagado. Eu vi Jack desligar o celular l embaixo, a expresso dele parecia decepcionada. LETCIA! Gritou Jack l de baixo quando eu me virei para fechar a janela. V embora, Jack! Gritei de volta. Hey, voc ainda me deve uma, esqueceu que eu salvei a sua vida? Os espectadores do showzinho que Jack dava na porta da minha casa aumentavam cada vez mais, dava para ouvir os cochichos deles l embaixo. Acho que se voc insistir nisso, quem vai acabar perdendo a vida voc! No quero nem ver a cara da Selena quando souber disso... O que a Selena tem haver com isso? Perguntou ele soltando o cartaz e o celular no cho. As pessoas olhavam curiosas, se divertindo com o mini barraco. Eu no queria nem saber o que seria de mim se mame visse aquilo... Ento resolvi fazer algo que eu no queria. Tudo haver! Mas isso no importa, voc vai ou no me levar para sair? Perguntei me encostando no parapeito da janela. Um grande sorriso cresceu no rosto de Jack, e um grunhido ecoou da boca do anjo. Jura que vai aceitar? Perguntou Jack incrdulo. Os curiosos cochicharam e de uma hora para outra todo mundo estava gritando Aceita! Aceita!. Eu revirei os olhos e forcei um sorriso. Claro, mas se demorar vou desistir! As pessoas que observavam bateram palmas e Jack soltou uma grande e demorado UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUL. Eu fechei a janela para descer at a rua ao encontro de Jack. Letcia, o que h de errado com voc? Perguntou o Anjo com um tom meio furioso. Urgh! Eu s estou indo porque precisava acabar com a graa daqueles curiosos! O anjo revirou os olhos, eu sabia que ele no estava muito feliz com o pedido aceito. Apesar de que no era bem aceito... Estava mais para forado a aceitao. Peguei a minha bolsa e desci as escadas. Aonde voc vai, mocinha? Perguntou a minha me que atravessava a sala no momento em que passei. Vou sair com Jack. Respondi. Hum, vocs voltaram? Vo ao baile juntos? Perguntou ela com um grande sorriso no rosto. No e no. Tchau, me! Falei saindo de casa. Eu esperava que minha me no viesse atrs de mim e visse aquele monte de gente aglomerada na porta. Eu mal sai na porta e Jack me arrastou pela cintura at o carro. Ele me colocou no banco do passageiro, o anjo atravessou o metal do carro e ficou no banco de trs do carro.

Jack, voc s tem 17 anos, no pode dirigir! Reclamei. Nem sempre se segue as regras. Disse ele em um sorriso malicioso enquanto pisava no freio do carro. Oh, no quero nem saber o que os seus pais vo falar se souberem que voc est dirigindo... Eles no esto na cidade, no vo me ver com o carro. Eu apertei o cinto de segurana, Jack corria demais e eu estava comeando a ficar com medo. Graas a Deus o shopping no muito longe da minha casa, e foi para l que ele me levou. Ele desceu do carro e abriu a porta para mim. A Selena vai te matar! Previne novamente. Voc ainda no me respondeu o que ela tem haver com isso. Jack, todo mundo sabe que vocs esto juntos. O que? Ele parou, j estvamos dentro do shopping. Ento isso que ela est dizendo? Fala srio! Para mim ela no nada mais do que um simples passa tempo, quem eu quero mesmo voc! Algumas pessoas olharam. Jack... Por favor, sem escndalos. Sussurrei. Tudo bem. Concordou ele. Para onde ns vamos? Sorveteria, est quente hoje. Respondi sem pensar, l com certeza o lugar mais freqentado do shopping em dias quentes como esse, e eu no queria uma certa privacidade com Jack. Sorveteria? No deveramos ir para um lugar mais... reservado? Ele sorriu daquele jeito malicioso dele. D logo um fora nesse babaca! Prefiro mil vezes assistir desenho animado ao dar uma de vela invisvel! Reclamou o Anjo atrs de mim. Espere um pouco, vai ser rpido. Sussurrei para o Anjo. O que disse? Jack perguntou com esperana nos olhos. N-nada, s que sorvete gostoso. Ah sim, j que gosta tanto de sorvete... Jack fez questo de me levar pela cintura at chegarmos sorveteria, ele no parava de cantar uma msica lenta que no fazia o estilo dele. Que sabor voc vai querer? Perguntou Jack, ns j estvamos sentados na mesa, ele tinha quase colado as nossas cadeiras. Ela quer o sabor de ir embora, Marinheiro Popeye. Disse o Anjo, mas claro, Jack no pde ouvir. Qualquer um. Respondi prendendo um riso e afastando a minha cadeira para bem longe da de Jack, mas ele arrastou a dele para perto de mim novamente. Jack pediu nossos sorvetes de chocolate, tenho que admitir que o meu preferido, mas no falei isso Jack. Juro que pensei que o Popeye ia pedir de espinafre! Gargalhou o anjo ao meu lado. Eu tentei prender o riso mais uma vez, torcendo para Jack no perceber. Ento... voc vai ao baile na sexta? Perguntou Jack. Hum... provavelmente. E quem ser o sortudo acompanhante? O tom de Jack era de desgosto. Sem acompanhantes. Falei enquanto pegava o sorvete que a garonete trazia. Sabia que eu adoraria te acompanhar? Disse ele pegando o sorvete dele tambm.

Oh, que pena, eu no adoraria a sua companhia. Eu disse com naturalidade enquanto enfiava uma colher de sorvete na boca. Jack colocou o sorvete na mesa e acariciou o meu cabelo. Eu dei um tapa na mo dele e voltei a afastar a minha cadeira. Jack, voc se lembra muito bem do que eu fiz da ltima vez que tentou me beijar, no se aproxime ou ser pior! Ele revirou os olhos e o Anjo soltou uma grande gargalhada. Ah Letcia, por que voc no acredita em mim? Eu te amo! Insistiu Jack em um tom to sincero que eu quase acreditei, e por um momento senti pena. Respirei fundo e coloquei o meu sorvete na mesa. Jackson, voc sabe muito bem porque eu no acredito mais em voc. No tente se fazer de vtima. Falei com um tom calmo, que eu no costumava a usar com Jack desde que descobri sobre ele e Selena. Eu no estou me fazendo de vtima! Gritou ele chamando a ateno de algumas pessoas Olha, eu j fiz um barraco na porta da sua casa, te mandei milhes de e-mail dizendo a mesma coisa e voc ainda no acredita em mim? No acredita que estou arrependido? Eu no li os seus e-mails. No importa! Eles no diziam nada mais do que voc j sabe! Ele levantou-se da cadeira e ajoelhou aos ps da minha cadeira. Eu levei a mo ao rosto e tentei me esconder entre os cabelos. Jack, para com isso! Voc est perdoado, satisfeito? Sussurrei. Eu no quero apenas o seu perdo, eu quero voc de volta. Eu queria fugir dali, mas no tinha jeito porque Jack segurava a minha mo e o pior, segurava os meus olhos nos dele. Se tem uma coisa que me deixa tonta e apaixonada, quando um garoto me segura pelos olhos. Voc tem a impresso de que no pode fugir dali, ainda mais quando os olhos tm clios gigantes como os de Jack. Os nicos olhos mais encantadores do que os de Jack eram os do Anjo... Respirei fundo mais uma vez e fechei os olhos tentando apagar o olhar de priso de Jack, virei a cabea para o lado onde o anjo estava e s abri os olhos quando tive certeza que os outros que eu veria seriam violeta. Funcionou, eu senti que no devia nem queria aceitar o pedido de Jack, e o melhor... descobri que eu j tinha o meu par de olhos preferidos, e que nem aqueles clios enormes e sedutores de Jack poderia superar os olhos violeta do meu anjo, pois aqueles olhinhos de cor lils brilhavam do jeito mais reconfortante e apaixonante do mundo, e eram esses olhos que eu devia seguir e confiar. O anjo sorriu para mim, o que no quebrou o seu olhar, apenas o intensificou. Eu lutei at que consegui sair dos olhos do Anjo. Virei para Jack novamente, que aguardava uma resposta com os olhos ansiosos e cheios de esperana. O olhar dele no me prendeu novamente, de algum modo eles no me atraiam mais. Sinto muito, Jack, mas eu no te amo mais... Respondi enfim. Os olhos dele caram e seus lbios tremeram por um segundo, como se ele quisesse abafar um soluo. Ele soltou a minha mo, levantou e sentou-se na cadeira novamente, as poucas pessoas que olhavam desviaram o olhar de ns. Acho que est na hora de te explicar uma coisa. Disse ele, o tom malicioso e divertido de Jack tinha sumido, agora ele falava tristemente e seu tom chegava a ser sombrio. Se for rpido... Eu disse olhando o relgio, ainda ia ver Lucas hoje e j passavam das 15h.

Vai ser rpido. ele fez uma pausa para tomar flego, ento, continuou. H um tempo atrs nossos pais entraram para a poltica juntos, porm em cargos diferentes. Como voc sabe, o meu pai vereador e faz parte do mesmo partido que o seu pai... Ento, ele teve a idia de me aproximar de voc por um motivo de marketing. Eu no aceitei de incio, mas a ele veio com um papo de aumento de mesada e... Minha boca se abriu, eu no acreditava que ele estava falando aquelas coisas, e me senti uma burra por pensar por um minuto que ele gostava verdadeiramente de mim. Jack, voc s estava comigo por um aumento de mesada? Falei furiosa. Eu no tenho mais nada para ouvir... Levantei-me para ir embora, mas ele segurou o meu brao me impedindo de ir. No, no isso! Antecipou-se ele. Quer dizer... no incio era, mas depois eu fui te conhecendo melhor e vi a garota legal que voc ... Porm, te perdi porque no consegui segurar os meus instintos masculinos. Depois disso, o tom malicioso dele voltou. Eu estreitei meus olhos. Que pena, eu no posso levar a culpa pelo seu excesso de testosterona! A garonete chegou nesse momento perguntando se ns iramos querer mais alguma coisa. Eu no quero mais nada. Respondi. Ok, eu pago a conta, o mnimo que posso fazer para compensar o meu aumento de mesada que recebi por sua casa. Disse Jack rindo enquanto tirava o dinheiro da carteira. Fim de encontro? Perguntou o Anjo ansioso. Calma! Sussurrei para o anjo. Aumentei o tom de voz para falar com Jack Jack... eu tenho que ir, vou ver Lucas ainda hoje. Jack revirou os olhos. Eu sabia! Disse ele enraivado, a garonete j sara da mesa. por isso que voc no me quer mais... por causa desse babaca! Hey, eu no permito que voc fale de Lucas desse jeito! Falei. Ele meu amigo e precisa de mim agora, acordou do coma ontem. Jack soltou um suspiro de pura raiva. Posso pelo menos te levar ao hospital? Perguntou Jack tentando engolir a raiva. Vou passar em casa primeiro, preciso perguntar ao meu pai o horrio de visita. Ento eu te deixo l, posso? Os olhos de Jack estavam suplicantes. Diga que no! disse o anjo. Esqueceu do nosso passeio pracinha? Eu tinha mesmo esquecido que eu tinha combinado com o Anjo de ir pracinha hoje tarde, mas eu no queria falar para ele sobre a minha amnsia, eu sabia que isso o deixaria chateado. No Jack, eu quero ir de p mesmo... Respondi levantando da cadeira, dessa vez ele no me impediu. Tudo bem, eu vou com voc e depois volto para pegar o carro. Respondeu ele levantando-se tambm enquanto guardava a carteira no bolso de trs da bermuda jeans que ele usava. No! Eu quero ir sozinha... Preciso ficar sozinha. Antecipei-me, no dava para dizer que eu tinha um passeio marcado com o meu anjo da guarda. Ele pensou por um tempo, ento concordou com a cabea. Antes de ir embora, ele voltou a perguntar: Voc no vai mesmo aceitar a minha companhia para o baile? Eu respondi rapidamente: No, Jack... no d mais. A expresso dele entristeceu novamente.

Acho que serei obrigado a ir com a Selena. Ou sozinho... Sugeri. O que? Ficou louca? Jackson Behrmann no vai a um baile sozinho! Ele sorriu daquele jeito malicioso dele Mesmo que a acompanhante no seja muito desejada... O Anjo prendeu um riso atrs de mim. J que assim... Falei Bom, agora eu j vou. Obrigada pelo sorvete. Pena que eu no pude dar mais que isso... Disse Jack alisando o meu cabelo. Eu tirei a mo dele de mim e sa em direo ao elevador depois de sussurrar um tchau. Antes de entrar no elevador eu olhei para traz, s para ver a expresso de Jack. Ele no parecia mais arrasado, agora j falava sorridente no celular. Finalmente voc se livrou desse idiota! Resmungou o anjo. Eu revirei os olhos e entrei no elevador. O sol no estava mais to quente. A pracinha estava cheia de crianas que brincavam no parque e subiam nas rvores. Todas elas muito sorridentes. Eu e o Anjo fomos para o banquinho, como sempre. Uma rvore cobria as nossas cabeas e deixava o clima mais fresquinho. A brisa das 16:30 balanava os meus cabelos e cobria o meu rosto com um cheirinho gostoso de primavera que penetrava no meu nariz dando uma sensao gostosa. Eu aproveitava isso de olhos fechados. Que carinha essa? Perguntou o anjo. Eu abri os olhos em direo ele, os seus cachinhos no balanavam com o vento. o cheirinho de primavera, o ventinho gostoso e... Parei de falar quando vi que a expresso dele estava se tornando triste. Eu tinha esquecido que ele no era algo realmente real, e que ele no pode sentir as mesmas coisas que eu... como a brisa fresquinha, por exemplo. Oh, me desculpe. Pedi. No se preocupe... o pior no isso. Disse ele tentando sorrir O pior no poder abraar as pessoas que gostamos, chega a ser enlouquecedor. Sei... suponho que voc tenha alguma anjinha na sua lista. Falei entre os dentes. O que? Ele riu. Ah, fala a verdade! Letcia, eu j vivi e provavelmente j tive os meus amores... Agora tarde demais, meu corao j parou de bater. Mas um corao nunca para de amar... Ele sorriu levemente. No, nunca para. Os olhinhos violeta dele brilhavam e era impossvel me soltar daquele brilho... eu estava viciada em apreciar os seus olhos e quando me prendia ao olhar dele eu no conseguia me soltar sozinha. E dessa vez no foi diferente, se ele no tivesse virado o rosto para observar um carro que passava no momento, eu teria ficado horas ali perdida nos olhos dele... Se voc ainda for ver Lucas, acho melhor irmos embora... est ficando tarde. Disse o anjo quebrando os meus pensamentos. Ah, claro, Lucas... temos que ir. Eu disse me levantando. O anjo veio atrs de mim. Dessa vez fomos de txi para casa. Cheguei em casa e no encontrei o meu pai.

Corri at o telefone e disquei o nmero do celular. Al? Disse ele do outro lado da linha, a voz dele estava baixa. Pai, sou eu! Onde voc est? Ah, Letcia! Voc saiu e eu vim para o hospital sem voc... Venha rpido para o hospital, daqui a pouco o Lucas tem que tomar os remdios dele e dormir... Ah, e ele no para de perguntar por voc. Tudo bem, chego a em um minuto! Beijos, pai! Desliguei o telefone e caminhei at a porta novamente. No topei com a minha me em casa, o que foi um milagre. Para onde voc est indo? Perguntou o anjo enquanto me alcanava. Pegar um txi, tenho que chegar ao hospital antes de darem os remdios Lucas... Respondi sem flego de tanto correr para chegar at a pista. Fiquei olhando de um lado para o outro a procura de um carro amarelo com o nome txi. No esperei muito tempo, tem Conquista tem muitos txis. Ento, logo, logo um parou minha disposio. Pedi para o motorista me levar at o hospital, e em pouco tempo eu estava l. Meu pai me esperava na porta do hospital, ele pagou o txi, o que foi bom, j que a minha mesada estava quase acabando... Lucas ainda est acordado? Perguntei. Claro, acha mesmo que ele ia dormir sem te ver? Respondeu ele me levando para dentro do hospital. Eu sorri. Letcia! Lucas abriu um grande sorriso ao me ver entrar no quarto. Ol, Lucas! Eu disse indo em sua direo para abra-lo. O rosto dele ainda no tinha recuperado sua cor normal, mas estava mais vivo do que no dia anterior, assim como sua voz estava mais forte. Pensei que no vinha mais... Disse ele enquanto nos abravamos. Nem pense isso, eu prometo que virei te visitar todos os dias! Isso ser bom, aqui um tdio! Querido, voc ter que agentar esse tdio at receber alta. Disse Clarisse levantandose do sof. Eu no tinha a visto, estava ansiosa demais para ver Lucas. Eu sei me, mas bem que podiam me dar liberdade pelo menos no meu horrio de sono! Resmungou Lucas. Ei, voc precisa de descanso, esqueceu? Que droga! Da prxima vez vou andar de capacete... Todos no quarto rimos, at o Anjo. Clarisse, vamos deixar as crianas vontade... Voc nem almoou hoje, vamos cafeteria. Me, voc no almoou? Perguntou Lucas preocupado. Eu j disse que no precisa ficar vinte e quatro horas por dia comigo! Querido, no nenhum trabalho para mim dedicar o meu dia voc. Disse Clarisse dando-lhe um beijo na testa. Vou comer algo, no se preocupe. Pode ir, Clarisse, eu fico aqui com ele. Eu disse. Ela se despediu mais uma vez de Lucas, meu pai piscou para Lucas e para mim, o que substituiu um abrao. Depois disso eles saram do quarto conversando. J sabe que eu fui promovido? Perguntou Lucas com um enorme sorriso no rosto. Sei, eu tinha me esquecido de te contar. tanta coisa... Respondi.

Eu me levantei da cadeira e sentei na cama dele, ao seu lado. Mais alguma novidade para me contar? Perguntou ele. Foi nessa hora que tive vontade de lhe contar a verdade, mas eu no podia... Isso era do interesse de Clarisse e papai tambm, eu teria que consult-los antes de falar qualquer coisa. Eu sonhava com o dia que eu abraaria Lucas e falava Hey, cara, voc meu irmo. N-no. Menti, eu sempre gaguejo quando minto. Ele me olhou desconfiado, mas logo mudou de assunto. Fiquei sabendo que seu pai doou sangue para mim, agora somos quase meio irmos! Disse ele sorridente, seus olhinhos verdes brilhavam e pareciam felizes. Imaginei como ele ficaria se eu lhe contasse que no era preciso ningum doar sangue, que somos meio irmos de verdade... Tentei esquecer o assunto para no deixar escapar nada. A-ah, que legal! Falei tentando no olhar nos olhos dele, assim ele veria que eu estava nervosa. Tarde demais... Letcia, o que voc tem? Perguntou ele. Est com a cabea em outro mundo e parece estar mentindo. E-eu? Mentido? Por que? Sobre que? Ele sorriu maliciosamente. Acho que sei o que ... um garoto, no ? No minta! Eu engoli em seco e me preparei para mentir. ... mas, no sei se vai dar certo... ele... ele no daqui. Ele me olhou desconfiado novamente. E de onde ele ? Perguntou ele, eu vi que ele iria fazer um interrogatrio. Eu... no sei... quer dizer... J sei, namoro de internet? Voc no deve saber nem o nome dele, imagino. , isso mesmo! Oh meu Deus, como posso ser to desleixada e me apaixonar por algum que eu nem sei o nome?! Hum... tenha cuidado com essas coisas, voc sabe que eu morro de cimes da minha quase meia irm. Ele riu. Eu revirei os olhos e dei uma risadinha teatral. Ento... J sabe que dia vo te dar alta? Perguntei. No sei... Mas acho que vou ficar aqui por umas duas semanas, ainda no consigo andar direito e a minha cabea di s vezes, mas acho que posso tratar disso em casa. No seja bobo, eu quero ver voc saudvel novamente! Seja legal e obedea aos mdicos, faa isso por mim! Eu beijei a bochecha dele e ele retribuiu em dobro, com um beijo em cada bochecha. Tudo bem, senhorita-sabe-tudo! Ele riu novamente, o sorriso dele ainda no estava normal, geralmente era mais aberto. Eu via a fora que ele estava fazendo para parecer que estava bem, mas expresso dele ainda era cansada. A enfermeira bateu na porta. Seis da tarde, hora do remdio. Disse ela enquanto entrava com uma caixinha na mo. Eca, esse remdio horrvel! Resmungou Lucas fazendo uma careta. Hey, o que foi que voc acabou de me prometer? Falei voltando para a poltrona, dando o espao da cama para a enfermeira tentar obrigar Lucas a tomar o remdio. Odeio as minhas promessas. Disse Lucas enquanto engolia o remdio. Vocs so irmos, certo? Perguntou a enfermeira. , quase isso! Respondeu Lucas piscando para mim.

Bem que eu vi, se parecem muito! A enfermeira colocou a caixinha de remdio na mesinha de cabeceira, depois voltou a falar, agora se dirigindo apenas a mim: Bom, voc tem deix-lo dormir agora. Sorriu ela. Tudo bem. Eu disse. Me dirigi a Lucas e o abracei, dei um beijo em cada bochecha e ele fez o mesmo. Tchau, irm! Piscou ele para mim novamente enquanto eu atravessava a porta. Eu acenei com a mo e sa do quarto, deixando apenas ele e a enfermeira. Quando cheguei em casa j eram quase 19:00, tive que esperar meu pai terminar de tomar o seu cafezinho com Clarisse. No quis nem pensar no que mame faria se soubesse de uma coisa dessas... Passei na cozinha para pegar o meu lanche preferido, o de quase todos os dias: bolo de chocolate com coca-cola. Voc no enjoa disso? Perguntou o Anjo, ns j estvamos no quarto. No, gostoso. Eu disse de boca cheia enquanto equilibrava o copo de coca e o prato para me sentar na cama. Eu provaria se pudesse. Disse ele tentando esconder a tristeza. Mas engorda... Falei, no que eu me importe com isso, s para tentar consolar o Anjo. Ele riu, o que me fez rir tambm. Terminei de comer e fui tomar banho, como sempre, o anjo esperou l fora. Nada melhor do que um bom banho quente depois de um dia corrido como esse... Vesti o meu pijama mais confortvel e fui para debaixo das cobertas, liguei o arcondicionado para preservar o friozinho no quarto, j que a noite estava quase to quente como o dia. Eu estava cansada e antes das 21h eu j estava caindo de sono. O que no me deixou dormir foi o papo do anjo. No lugar onde vocs chamam de cu eu sou o nico que chamado por Anjo. Comeou ele. Isso me incomoda s vezes, sabe... no saber o prprio nome. Eu tentava no fechar os olhos enquanto ouvia o que ele dizia. Eu me sentia sozinho l, o nico com quem eu falava s vezes era Gabrell, mas ele vivia ocupado e nem sempre tinha tempo para a nossa amizade... Mas fora isso l era legal, e ainda , sempre fico l enquanto voc dorme. Um dia voc disse que pode visitar os sonhos das pessoas, por que nunca visitou os meus? Perguntei. Eu j te visitei! Respondeu ele. Eu sei, mas eu quis dizer depois que ficamos... Amigos. Tambm te visitei depois disso. Voc no deve se lembrar... Eu nunca vi uma cabea to cheia de sonhos como a sua, incrvel voc no se lembrar de nenhum deles! Talvez porque no sejam muito interessantes... Sugeri. , acho que o seu sonho na noite passada com o Tom & Jerry no era muito interessante... Ele riu. Eu no me lembrava de nenhum sonho com Tom & Jerry... No acredito que sonhei com Tom & Jerry! Acho que est na hora de parar de ver desenho animado... Normal... Voc j teve sonhos piores, mas melhor eu no comentar esses... Eu senti o meu rosto queimar. Droga, eu estava pagando mico por culpa dos meus sonhos! Eu bocejei e o Anjo percebeu o meu sono. Acho que algum vai desmaiar de sono... Disse ele.

O dia foi muito corrido hoje. Falei enquanto esfregava os olhos para mant-los abertos por mais um tempo. Ento... eu vou pro cu agora. Disse o Anjo entre risos. Traga um pedacinho de nuvem para mim, ok? Ele riu mais uma vez, acenou para mim e sumiu por dentro da parede. Mesmo sendo estranho, eu j estava acostumada. O fato de ter um anjo da guarda estava passando de loucura para normalidade para mim. Fiquei imaginando quantas pessoas a mais tem anjos da guarda como amigos... E s tenho uma coisa a dizer: Essas pessoas tem toda a sorte do mundo.

Captulo XII Fotografia

Meu pai bateu cedo na porta do meu quarto. Letcia, acorda, eu sei que cedo, mas o assunto importante. Dizia ele enquanto batia na porta. Eu me virei na cama e soltei um bocejo enorme, meus olhos mal conseguiam se manter abertos de tanto sono. Me deixe dormir! Gritei, mas o som saiu abafado porque meu rosto estava enfiado no travesseiro. Claro que eu no queria ser grossa, mas eu estava anestesiada e no sabia muito bem o que eu estava falando. Anda Letcia, importante! Meu pai bateu na porta trs vezes seguidas depois de dizer isso. O que podia ser mais importante do que o meu sono? Ok, tinha muita coisa mais importante do que isso. Como Lucas, por exemplo... Eu tentei ignorar as batidas na porta, mas no estava dando certo, meu pai no parava de batucar a madeira por um s minuto! Tudo bem! isso que voc quer? Beleza, estou levantando! Me rendi. Abri a porta com a minha cara de sono, meu pai j estava disposto e de terno as seis e quarenta e cinco da manh. Letcia, preciso de um favor. Comeou ele. Favor? A essa hora da manh? Diz respeito sua av. O que vov tem? Meu tom j tinha mudado de sonolento para preocupado. Sua av fraturou o brao, acabaram de me ligar do hospital. E voc sabe que ela mora sozinha l em Boa Vista, e agora ela est precisando de ajuda, mas s at amanh, o tempo que consigo alguma enfermeira para ela. E voc quer que eu v? Perguntei, j sabendo a resposta. , acho que o melhor meio de ir daqui para Boa Vista de txi, mas se voc quiser ir de nibus... Acho que tem um para as 7:20. Pai... que eu queria ir ver Lucas hoje, eu prometi que iria visit-lo todos os dias. No se preocupe, querida. Ele no ficar sozinho, eu irei l hoje. Aviso a ele o por qu de voc no ter ido. Ento, vai me ajudar com a sua av? Tudo bem, eu vou no de 7:20 Concordei Ento est tudo combinado, amanh de manh eu mesmo vou buscar voc na casa da sua av Ele fez uma pausa E... Obrigado, filha. bom poder contar com voc. Eu apenas sorri. Depois disso ele me deu um beijo na testa e saiu em direo escada, ento, eu fechei a porta do quarto. S havia um problema... O anjo. O jeito era torcer para ele saber onde estou de onde quer que ele esteja. Eu tambm tinha os meus planos de passar o dia com Lucas, mas agora que ele no corria mais risco de vida no havia mais pressa, e como meu pai disse que ele avisaria o motivo por eu no ir visit-lo hoje, no havia mais problemas em relao isso. Tomei um banho rpido e vesti uma blusa verde de mangas curtas com o jeans que eu nunca deixava faltar. Como era viajem, resolvi trocar os sapatinhos fechados por tnis, at porque o dia estava apontando chuva e eu no ia querer sujar os meus ps de lama assim que pisasse fora de casa. Na minha mochila eu no coloquei nada mais alm de duas mudas de roupa, um pijama e minha malinha de banho.

Eu tinha me arrumado rpido, ainda eram 7:10 quando eu sa de casa tomando um iogurte. O motorista novo me levou at a rodoviria, onde fiquei esperando o nibus certo. Os alto-falantes da rodoviria gritaram avisando que o nibus para Boa Vista j chegara. Peguei a minha mochila e fui em direo ao nibus de nmero 17, que me levaria at o meu destino. Eu j disse como os nibus que vo para Boa Vista so vazios? Pois , eu at pude ocupar duas cadeiras. E o motivo para ningum ir Boa Vista que l um vilarejo pequeno, frio e sem graa. No tem shopping nem cinema, e at para se achar um bom posto de gasolina trabalho. um lugar que se pode chamar de fim de mundo. L no o meu lugar preferido, s vou em considerao minha av, que eu gosto muito. Ela no do tipo de av que gosta de fazer croch, ela est sempre atualizada em tudo e seu hobby principal escrever. Eu j contei que a minha av fez faculdade de letras em Portugal? Pois , ela morou l por dois anos. Alm de escrever ela tambm louca por plantas, principalmente flores. Eu sei dessas coisas porque meu pai sempre me falava sobre vov quando eu era criana, j que eu no via com freqncia. Eu abri a janela do nibus e deixei o vento soprar os meus cabelos e penetrar no meu rosto enquanto aproveitava o escurinho das plpebras para refletir. Eu estava comeando a ficar preocupada coma demora do Anjo, apesar de que ainda no eram nem 8h30 da manh, e ele sempre costumava chegar depois das dez. Resolvi esquecer esse assunto e pensar positivo, pensar que o Anjo me encontraria e que no me deixaria na mo hoje nem nunca. Peguei meu MP4 que eu trazia dentro da mochila (que por ser pequena e o nibus estar vazio, veio na frente comigo) e liguei na minha pasta de msicas internacionais. O vento estava frio e como eu havia previsto, logo comeou a chover fraquinho. O jeito foi fechar a janela e seguir viajem sem o ventinho gostoso no rosto. Eu acabei adormecendo no nibus e s acordei quando o motorista me balanou avisando que j havamos chegado a Boa Vista. Desci do nibus equilibrando a mochila no ombro. O lugar estava quase vazio, alis, tudo em Boa Vista vazio. As poucas pessoas que se encontravam na estao estavam embarcando para outros lugares, fugindo do fim de mundo. A rua estava toda enlameada, mas a chuva j havia passado. A minha mochila estava leve, e como a casa da minha av no era muito longe, resolvi ir de p mesmo. No meio do caminho uma voz me parou atrs de mim. Mudanas? Perguntou a voz, uma voz que eu conhecia muito bem... Anjo? Meus olhos brilhavam, eu podia sentir. Me virei para confirmar. Era ele. Como me achou aqui? Perguntei. Vamos dizer que voc pode correr... Mas no pode se esconder. Eu ri. Por que eu me esconderia de voc, seu bobo? Ele deu de ombros sem responder. Eu continuei a caminhar, agora, com ele atrs de mim. Mas, me diga, o que veio fazer aqui? Perguntou ele. Vim visitar a minha av, ela faturou o brao. A senhora dos olhos cinzentos? Sim, ela mesma. Mas, e o baile? S faltam dois dias!

Eu sei disso, amanh estarei em Conquista novamente, s o tempo que o meu pai consegue uma enfermeira para cuidar de vov. O resto do caminho foi silencioso, o lugar estava meio deserto, como sempre, as poucas casas estavam fechadas, algumas tinham pessoas nas portar, a sua maioria eram idosas fazendo croch. O clima estava meio frio por conta da chuva que passara, algo de uns 24. Eu parei em frente ao casaro com um enorme jardim na frente, fazia tempo que eu no ia l, mas no dava para confundir uma casa em um lugar onde existem to poucas. Chegamos. Informei. Sua av gosta de flores, certo? Perguntou ele enquanto atravessvamos o enorme jardim florido. Sim, tem mais no fundo da casa, tambm tem uma horta, ela adora! Toquei o interfone da casa duas vezes, ao invs de atender, minha av apareceu na sacada da casa. Letcia! Gritou ela l de cima, sua voz parecia feliz. Eu sorri. Em um minuto ela j estava no andar de baixo. A porta se abriu e ela me recebeu com um grande abrao de um brao s, isso porque o brao direito dela estava engessado. Que bom que voc veio, querida! Eu estava com saudades! Dizia ela enquanto me abraava. Eu tambm, v. Oh meu Deus, como voc est crescida! Disse ela se soltando do abrao, agora segurando a minha me e me olhando de cima a baixo. Eu sorri. Entre, querida, entre! Disse ela me puxando para dentro da casa. Ela bateu a porta antes que o anjo entrasse, ento, ele atravessou-a. A entrada dava direto uma sala de estar cheia de vasos e quadros, do lado direito tinha uma porta de vidro enorme, do outro lado da porta de vidro se via uma enorme estante cheia de livros, sua frente uma mesa com computador. Oba, pelo menos tem computador e livros! Ns nos sentamos no sof. O rosto murcho e enrugado da minha av ainda abrigava um enorme sorriso, os seus olhos cinzentos brilhavam iguais s estrelas no cu. Como voc fez isso? Perguntei apontando para o brao engessado dela. Oh, escorreguei quando fui regar as flores hoje cedinho! A minha sorte foi que a moa que trabalha na casa ao lado varria a calada na hora e me viu cair, ela me ajudou a entrar e ligou para o hospital. Mas eu vou ficar bem, no se preocupe, vaso ruim no quebra. Eu sorri para mostrar um pouco de simpatia. E essa mania do seu pai... Hum, eu j disse que no preciso de uma enfermeira e que posso me dar bem sozinha, mas voc sabe como ele protetor, certo? Espero que no se importe de ficar aqui at amanh. Oh, claro que no v, e tambm, vai que voc precise de alguma ajuda? Hum, continuo achando que exagero... Mas tudo bem, vamos, vou lhe mostrar seu quarto. Ns subimos as escadas, no topo havia um corredor com cinco portas e uma entrada com uma enorme porta de vidro que levava at a varanda da frente. Ela me levou at a terceira porta e abriu-a. Ento, aqui que voc vai ficar! Se voc quiser tem um computador l embaixo, eu sei que os adolescentes adoram internet, meio lerda por ser de antena, mas pega direitinho.

Eu entrei no quarto, ele era amarelo clarinho e tinha um quadro com pintura de flores pendurado na parede, na assinatura estava escrito Para Nina, com amor: Frederic Provavelmente vov teria comprado-o em alguma galeria de artes, j que pelo que eu saiba ela no tem Nina no nome, e o meu av no se chamava Frederic. Resolvi esquecer o quadro. Despejei a mochila na cama. Minha av continuou a falar: Daqui a pouco hora do almoo, eu pedi para a Maria fazer uma lasanha cheia de queijo, seu pai me disse que voc adora! Ah, e tambm pedi que ela fizesse um bolo de chocolate, espero que voc goste! Tudo bem. Ah, valeu pela lasanha e pelo bolo, eu adoro mesmo... falei Se precisar de alguma coisa s chamar! No, querida, no se preocupe comigo! Ah, depois, v at a salinha de livros, onde fica o computador, e escolha um livro para voc, acabei de lanar uma nova coleo, romance... Voc vai adorar! Disse ela saindo do quarto. Ah, claro, vou sim. Respondi acompanhando-a at a porta. Ela desceu as escadas, quando eu no pude mais v-la fechei a porta do quarto. Ca de costas na cama. Ser um longo dia... Falei entediada. Dias longos so legais... Rebateu o anjo. Quando se tem algo bom para fazer. Completei. Ficamos um tempo em silncio. Meus olhos fitaram um grande quadro na parede. Esse quadro me parece to familiar... Comentou o anjo encarando o quadro tambm. Talvez seja pelo tanto de flores que voc viu na entrada. Tentei fazer uma piada, no foi boa, mas ele riu. Continuei a falar: Esse Frederic deve ter feito esse quadro para a tal Nina, porque ele ou ela vendeu o quadro? Um presente to lindo... No parece um tipo de presente que se venda. Disse o anjo ainda encarando o quadro. O silncio voltou a reinar por um tempo... Sabe de uma? Falei me levantando da cama Vou ver os livros, no agento mais ficar aqui sem fazer nada! At que em fim! Tirei o tnis (que estava sujo de lama) e desci as escadas de meias. Minha av no estava na sala nem na mini-biblioteca, ento, deduzi que ela estava no jardim. Os meus passos de meias estavam inaudveis, a sala estava quentinha e clara, a luz estava acesa. Droga, esqueci de perguntar a vov qual o nome da coleo! Tem tantos livros, vamos escolher qualquer um. Deve ter outros bons tambm. Eu concordei com a cabea. A estante era alta, eu peguei a cadeira da mesinha e arrastei at ela, subi e comecei a procurar um bom livro. Contos de Inverno, j li um monte de vezes. Comentei segurando o livro, ainda em cima da cadeira, o anjo flutuava ao meu lado. Se eu li eu no lembro, mas o ttulo me parece familiar. Ento, vamos ler novamente! Falei sorridente enquanto pulava da cadeira para o cho.

Eu acabei escorregando com a meia quando pisei os ps no carpete de madeira, o livro voou para o outro lado da mesa e eu bati os joelhos no cho. Letcia, est tudo bem? Perguntou o anjo enquanto eu me levantava. Meus joelhos estavam doloridos, levantei a cala para ver se estavam ralados. No estavam, apenas vermelhos. Uau, que queda! Resmunguei enquanto procurava o livro pelo cho. Xi... Eu acho que a gente vai ter que escolher outro livro. Disse o anjo enquanto apontava para as pginas espalhadas pelo cho. Droga, eu tinha acabado de rasgar um livro da minha av, espero que ela no me mate! Oh, vou tentar dar um jeito nisso... Falei apanhando as pginas do cho. Parecia que no ia ter jeito, mas no custava nada tentar. No meio da baguna de pginas, algumas com desenhos coloridos, uma foto em preto e branco me chamou ateno. Ela tinha cado um pouco longe das pginas, do outro lado depois da mesa. Eu soltei as pginas desorganizadas em cima da mesa e caminhei at o outro lado em busca da foto. Oh meu Deus, eu no acredito no que estou vendo! Sussurrei enquanto segurava a foto. Eu no conseguia acreditar nos meus olhos, eu tentava ligar os fatos, mas nada parecia fazer sentido... pelo menos, no agora.

Captulo XIII Frederic Pierre

Corri para as gavetas da mesa com a foto nas mos. Letcia, o que houve? Perguntou o anjo. Preciso de uma tesoura ou qualquer coisa que destrua isso! Respondi sem flego enquanto tirava uma tesoura de dentro da gaveta com as mos trmulas. Achei! Isso o que? Perguntou ele mais uma vez, agora se aproximando para tentar ver a foto. Letcia, me deixe ver a foto. Eu hesitei com a tesoura na mo, respirei duas vezes, ento uma lgrima escorreu pelo meu rosto. Por favor, no me impea de fazer isso. Pedi enquanto me preparava para pinicar a foto. O anjo se aproximou novamente, at que pde ver a foto. Espera um minuto... Sussurrou ele enquanto analisava a velha foto de colgio em preto e branco. Na foto, um grupo de alunos. Apenas um rosto eu conhecia... Conhecia h pouco tempo, mas j se tornara importante para mim. O meu Anjo estava naquela foto, eu no tinha certeza, no podia ver a cor dos seus olhos por a foto ser em preto e branco... mas o cabelo cheio e cacheado, as feies do rosto... tudo parecia ser igual, o mesmo. Letcia, no posso deixar voc fazer isso. Disse ele com calma enquanto olhava para a tesoura e a foto na minha mo. Eu tremia e soluava, aquilo era a nica coisa que faltava para que ele me deixasse... as misses estariam cumpridas, e ele no teria mais nada a fazer aqui, no ficaria mais comigo, e eu nunca mais voltaria a ver os seus olhos violeta novamente... As lgrimas no paravam de escorrer pelo meu rosto. P-por favor... no... no v. Pedi entre soluos. Ele pareceu engolir um n na garganta antes de responder. Eu... no posso impedir, assim que tem que ser, Letcia. E tambm... eu quero saber quem eu fui. Agora o problema no era comigo, nem com ns. Era com ele tambm. E eu estava ignorando o problema dele. Aos poucos deixei a tesoura escorregar pelos meus dedos, at que ela caiu no cho. Cada palavra dele chegava como flecha em mim, estava claro que ele preferia saber do seu passado ao ficar aqui comigo... talvez eu fosse apenas um trabalho para ele, e no uma amiga. Voc no quer mais ficar aqui minha voz foi apenas um sussurro. A frase no soou como pergunta, era uma afirmao. No! No isso! Letcia, eu quero muito ficar aqui com voc, mas isso no possvel, ns dois sempre soubemos que um dia eu teria que partir e... esse dia est chegando. Eu balancei a cabea espantando as idias negativas. Eu estava sendo egosta, estava pensando apenas na minha felicidade. Mas e a dele? Eu no havia pensado nisso... Voc tem razo, tem o direito de ser feliz... mesmo que isso nos separe Eu disse fechando os olhos na tentativa de conter as lgrimas. para sempre. A minha felicidade a sua felicidade, mas eu preciso saber quem eu fui, preciso ser algum. Voc algum, o meu anjo e... eu quero que seja sempre assim. Eu olhei fixamente para os seus olhos violeta, me perdendo neles.

Ele elevou a mo at a altura do meu cabelo, mas abaixou-a novamente, atravessando o meu ombro. Nada senti, nem um ventinho sequer... apenas observei os seus gestos. Os seus olhos ficaram tristes novamente. TOC, TOC, TOC. Algum bateu na porta, e sem saber quebrou uma quase despedida. Letcia? Perguntou a minha av na porta. O-Oi. Respondi enquanto limpava os olhos. Est chorando, querida? No, que... caiu poeira nos meus olhos. Ah, aconteceu um acidente com o seu livro... Ela observou os papis no cho, depois seus olhos se voltaram para a foto na minha mo. Oh, eu tenho outros exemplares... mas esse era especial porq... deixa para l, vamos almoar! Ela veio at mim e pegou a foto das minhas mos. Minha av tentava esconder o rosto, eu percebia isso, j que ela estava evitando me olhar. V! Chamei quando ela ia saindo com a foto na mo. Essa seria a oportunidade perfeita, eu no precisaria me livrar da foto e me sentir culpada depois. No teria culpa alguma com a desculpa de que a minha av tomara a foto das minhas mos e a levara para no sei onde. Mas, eu sabia que estaria jogando no lixo a nica chance de completa felicidade do meu anjo. E depois de tanto tempo me entendendo e me apoiando, ele merecia algo em troca. E eu sabia o quanto isso era importante para ele... ele mesmo falara isso. Ento, no pensei muito ao preferir a felicidade dele. Sim, querida? Virou-se ela para mim, me olhando pela primeira vez desde que pegara a foto das minhas mos. Essa foto... Ela olhou a foto. Sim...? O garoto... os dos olhos violeta. Sua testa se dobrou formando mais rugas junto com as que apareceram no decorrer do tempo -, agora seu rosto tinha uma expresso confusa. Como sabe do garoto dos olhos violeta se a foto em preto e branco? Fiquei sem reao. Tentei pensar rpido em uma desculpa para a minha premonio. No dava para dizer: Ah, v, sabe... que o meu anjo da guarda e esse menino a so parecem ser a mesma pessoa, e o meu anjo tem olhos violeta!. A nica sada que achei foi mudar de assunto. O g-garoto mais alto ... bonito. Quem era? Perguntei enquanto tomava a foto da mo dela novamente. Suas mos enrugadas tomaram a foto de minhas mos mais uma vez, com cuidado, seu olhar era carinhoso em direo a foto. uma longa histria... Eu dei de ombros e me dirigi at a cadeira confortvel atrs da mesa. Tenho o dia todo. Disse me recostando na cadeira. Enquanto minha av olhava a foto, tive a impresso de que toda uma histria passava pela sua mente, refrescando lembranas passadas. Aproveitei o silncio e a falta de ateno de vov para observar a expresso do Anjo. Ele estava paralisado e me olhava quase confuso. Sorri torto para ele, mas ele no sorriu de volta. Parecia surpreso demais para isso... mesmo assim, seu rosto no era completamente feliz. Talvez pelo susto.

Depois de um tempo de silncio completo, resolvi cutucar vov. V? Oi, querida. Respondeu ela depois de um tempo, ainda sem tirar os olhos da foto. Ento...? S a ela olhou para mim novamente, tive a impresso de ter visto uma lgrima presa atrs de seus culos, porm, finge que no a vi. Depois do almoo, como eu disse... uma longa histria. Ela dirigiu-se com seus passos lentos at a gaveta, onde guardou a foto novamente. Prometo que lhe contarei detalhes. Disse ela depois que trancar a gaveta e jogar a chave dentro do porta-lpis. Vamos comer, tem lasanha para voc. Minha barriga roncou, eu estava com fome. Mais do que faminta, eu estava triste. Talvez, eu s teria apenas um horrio de almoo podendo ver o meu anjo... Podendo ver os seus olhos... Seu sorriso eu no via mais, ele no o exibia. Mas eu pensava no lado bom, como Pollyanna: Ele teria sua felicidade, e isso valia o meu sacrifcio. Porm, s em pensar que nunca mais o veria novamente, meu corao doa. E com tanta dor, nem o cheirinho gostoso da lasanha de queijo enorme e suculenta em cima da mesa conseguiu me distrair. De tanto nervoso a fome foi embora. Minha av tambm mal tocou na comida. O clima tenso tomou a mesa. O anjo estava silencioso e imvel ao meu lado. Ele parecia agoniado, mas ao mesmo tempo ansioso. Afastei o prato, no ia conseguir comer mesmo... V... Sim, querida? respondeu enquanto pegava um guardanapo. O garoto da foto... Ela pensou por um minuto, ento, sorriu levemente e me olhou. Aquele garoto era Frederic Pierre. Seus olhos flutuavam em um lugar desconhecido, ela no estava ali por completa... apenas o corpo, a sua mente parecia mergulhar em lembranas. Frederic... Frederic Pierre. Seria ele? Seria ele o meu Anjo? Frederic? S ento me lembrei do quadro no quarto. Frederic? essa a assinatura do quadro no quarto de cima, Para Nina. Com amor, Frederic. Fiz uma pausa para me lembrar do quadro detalhadamente Quem Nina? Minha av demorou um pouco para responder. S depois de um longo minuto ela sussurrou a resposta. Nina sou eu. Mais uma pausa. Era assim que ele me chamava. Ela se levantou. Onde vai? Perguntei seguindo-a. Venha comigo, vou lhe mostrar umas coisas. Obedeci. Atrs de mim o Anjo, a mesma expresso confusa, agora misturada com a agonia. Ento a presenteada Nina do quadro era a minha av... E se tudo se encachace certo, o presenteador seria o meu Anjo. O Frederic.

Mas como eles podiam se conhecer? Por que ele dera esse quadro a ela? Por que ele usou a palavra... amor? A minha mente afundava em dvidas e milhes de perguntas como essas. Segui minha av at que voltamos a mine-biblioteca. Est vendo aquela caixa ali em cima? Perguntou-me ela, apontando para uma caixa salmo clara no topo da prateleira. Fiz que sim. Pode traz-la para baixo? Fiz que sim mais uma vez. Arrastei a cadeira at a estante, sorte que eu estava de meias, caso contrrio teria sujado o assento. Me estiquei at que alcancei a caixa. Era meio pesada, ento, desequilibrei levemente. Opa! Exclamei quando consegui coloc-la sobre a mesa. A caixa que era salmo claro nos lados. Estava cinza de poeira na tampa e embaixo. Vov bateu a mo levemente sobre o p, limpando ou quase a caixa. Suspirou. O que tem a? Perguntei. Lembranas. Apenas... lembranas... Respondeu ela sem me fitar, o alvo do seu olhar era a caixa, agora sem poeira na tampa. Mais uma assopradinha na tampa da caixa. Espirrei com o p. Desculpe, faz tempo que no abro essa caixa. Disse vov. Eu ia dizer: Sem problema, mas outro espirro cortou a minha fala. Quando acabei com a crise de espirros, voltei a perguntar: Lembranas... quais? Mais um suspiro de vov. Seus dedos tocaram a tampa da caixa, ela ia abri-la. Fitei meus olhos na caixa, imaginando mil coisas que poderiam estar l dentro. Olhei para o Anjo pelo canto do olho. Ele continuava parado no mesmo lugar. Pensativo. Talvez, ainda surpreso. A escurido de dentro da caixa ia desaparecendo medida que vov a abria lentamente. At que tudo ficou claro de vez. Eu no entendia, at o momento, o que tantos jornais e at um dirio faziam ali. Com cuidado para no espalhar mais poeira, vov tirou o primeiro jornal de dentro. Frederic Pierre, 18 anos, filho de portugus com uma brasileira. Intercambista do Brasil. Assassinado nesse ltimo sbado, 17/07/1945, ao tentar salvar a colega de faculdade Ela fez uma pausa na leitura para engolir algo que estava preso na garganta. Um n? No sei... S sei que a medida que ela ia lendo eu ia derramando lgrimas, 1945, seria esse o ano da morte do meu anjo? Para salvar uma colega de faculdade? Quem era essa colega? Quem? Anita Xavier... Anita Xavier. ANITA XAVIER! ANITA XAVIER... MINHA AV!? Depois de sussurrar o prprio nome, vov no conteve as lgrimas. Ela fez mais uma pausa, agora menor, ento, continuou a leitura: A garota de 17 anos, que tambm brasileira, disse polcia que foi abordada no meio da noite por quatro homens ao voltar da casa de uma amiga. Eles obrigaram que entregasse sua bolsa, ela no reagiu. Segundo ela, um dos homens tirou uma arma (que at ento estava escondida pela camisa longa) da lateral da cala e apontou-a em sua direo engatilhada. Por sorte, ou azar, o colega de Letras da garota passava de moto no momento do assalto, o garoto

conseguiu atingir o homem com a arma, atropelando-o, mas outro integrante da gangue sacou outra arma e... Pausa acompanhada de lgrima. Suspiro disparou em sua direo. Em meio a confuso, a garota conseguiu fugir. Ela correu cerca de cinco quarteires at chegar a um telefone pblico e chamar a polcia. Ao chegar ao local do crime, a polcia encontrou o garoto sangrando, sua moto fora roubada tambm. Frederic Mais lgrimas. Mais uma pausa. Agora, um soluo morreu a caminho do hospital. Anita, que era prxima ao garoto, ainda encontra-se em estado de choque. A voz dela falhou na palavra morreu. A famlia do garoto, que mora no Brasil, j foi avisada sobre o acontecimento, o corpo ser velado no pas de origem de Frederic. De Lisboa, Catarine Moscovo. Depois de terminar de ler a notcia, vov colocou o jornal dentro da caixa novamente pude ver que o Jornal no era do Brasil. Com o brao livre, ela apoiou-se na mesa. Por um momento achei que ela estivesse passando mal, mas depois vi que era apenas ela tentando lutar contra as lgrimas. As coisas estavam ficando mais claras... O meu desespero aumentava a cada vez que eu olhava para aquela caixa. Parecia que tudo que precisava para o meu anjo ou Frederic ir embora era isso. Mas eu ainda tinha uma pontinha de esperana de tudo no passar de uma simples coincidncia... S que os fatos apontavam para o SIM e independente do fim disso tudo, eu teria que aceitar. Depois de um longo tempo em silncio, resolvi falar. Ele era... especial, no ? Perguntei. Depois de um longo suspiro ela respondeu: Sim. Muito. Ela voltou a vasculhar a caixa com o brao no engessado. Dessa vez ela tirou uma agenda de dentro. Fred era um garoto cheio de talentos... Inteligente, bonito... comeou ela enquanto seus olhos flutuavam em um lugar desconhecido, distante. Adorava escrever! Se estivesse... vivo, seria um grande poeta. Poeta? Lembrei das vezes em que do nada ele recitava pequenos versos, e do dia em que ele admitiu sentir uma intimidade com as palavras: Acabei de descobri uma coisa sobre sua vida, voc era poeta. Eu disse para quebrar o clima triste. Ele riu. verdade, eu sinto que tenho uma intimidade com as palavras, mas no sei explicar direito... como se eu estivesse descobrindo de uma hora para outra disse ele se afastando de mim com uma expresso pensativa. Seria essa intimidade uma lembrana da sua vida? Frederic... o meu anjo? Engoli o n na garganta e mais lgrimas escaparam de mim depois da lembrana... tudo estava se encaixando perfeitamente. Perfeitamente demais, at. Essa agenda era dele. Suspirou vov ao peg-la. O dirio estava empoeirado, mas dava para ver a sua cor marrom-chocolate. Posso ver? Perguntei erguendo uma mo trmula. Claro. Soprei a poeira antes de abrir o dirio. A capa aveludada era macia, provavelmente teria um cheiro bom se estivesse sendo conservada em um lugar mais fresco, ao invs de mofar em uma caixa abafada. Ignorei o cheiro de mofo e poeira e abri o dirio lentamente.

Dentro, ele no estava empoeirada. As folhas eram de um tom amarelado e, logo na primeira folha, tinha uma assinatura grande em uma letra bem desenhada. Dirio de Fred. Pierre . Eu sei o quanto monstruoso ler o dirio de algum sem permisso. Mas o dono desse no estava mais entre ns... no especificamente, talvez. Passei mais algumas pginas at chegar uma data antes da morte do dono do dirio.

16/07/1945 sbado. Por Fred. Pierre. Hoje Nina estava radiante! Encontramo-nos numa praa daqui de Lisboa e contei tudo que sentia a ela. Ficamos nos olhando por tanto tempo que achei que finalmente fosse beij-la, mas de repente comeou a chover e tivemos que voltar para a repblica. Nina no disse nada, parecia chocada. Acho que ela no me ama tanto quanto eu a amo se que ela me ama, o que descarto quase que totalmente. Estou com um pressentimento ruim, um aperto no corao, como se algo muito ruim estivesse prestes a acontecer... No sei como contar isso a Nina, acho que ela ir me julgar como tolo. Ento, apenas irei segui-la amanh, para ter certeza que nada de mal lhe ocorrer. Por enquanto darei tempo ao tempo, terei que obedecer a minha teoria de que o

tempo cura tudo e pensar que logo, logo o choque das palavras que eu disse a ela hoje passar, e que em pouco tempo voltaremos a nossa amizade normalmente, ou, quem sabe, algo mais forte... mais intenso. Ai, ai, aposto que sonharei com ela novamente hoje. Ser que um dia tudo ser real? Hmmm... no sei, apenas toro por isso. Anotaes do dia: 1 Terminar resumo sobre Napoleo Bonaparte; 2 Terminar carta para Nina; 3 Colocar gasolina na moto; 4 Entregar o quadro a Nina. Agradeo a Deus por mais um dia e pelo prazer de poder escrever o meu ponto continuao de hoje; pois, sempre depois de um dia vem outro, e mesmo depois da morte as palavras no se apagam, apenas uma nova histria comea sem nunca ter ponto final Ponto continuao.
Passei mais uma pgina, mas no tinha nada escrito.

O ponto continuao no era um ponto continuao. Ele no teve a chance de escrever mais ali, o ponto continuao se transformara em um ponto final. Mas como o mesmo disse em seu dirio... sempre depois de um dia vem outro, e mesmo depois da morte as palavras no se apagam, apenas uma nova histria comea sem nunca ter ponto final. Ento, esse foi o ponto final apenas de sua vida. Pelo que parecia, Frederic teria mais uma longa jornada como o... meu anjo da guarda. Morrera para salvar uma vida, vida da qual julgava ser mais importante do que a prpria. A vida de minha prpria av. De repente o mundo pareceu ser pequeno demais, e tudo se encaixara como deveria. Tive uma sensao de dever cumprido que eu no esperava. Eu nem mesmo queria essa sensao. No queria ver as misses cumpridas. No queria ver o meu anjo, Frederic, ir embora. Engoli um n maior em minha garganta, eu sentia rio de lgrimas escaparem dos meus olhos. Querida? perguntou vov com uma ruga de espanto entre os olhos, com certeza ela ficara surpresa com a minha reao diante da histria. Ele... amava voc. Sussurrei fechando o dirio. Ela pegou-o de minhas mos e o colocou na caixa novamente. Sim. Concordou ela em uma voz que mais parecia apenas um sopro. Mas ele no tinha certeza sobre o que voc sentia por ele. Comentei de acordo com o que li no dirio. Ela riu de leve. Ele no teve a chance de escrever a sua certeza nesse dirio, mas sei que ele se foi sabendo que eu o amo. Estremeci com a intensidade do amo em sua voz, e me surpreendi com o tempo usado na palavra o presente. Mas... e vov? Voc no o amou quando ele estava vivo? Claro, Letcia! E continuo amando-o. Penso que a morte apenas uma passagem disse ela enquanto dava uma volta na mesa at a estante de livros Acredito nas palavras desse livro. Ela voltou carregando uma bblia, que colocou cuidadosamente sobre a mesa, ao lado da caixa. Frederic foi o melhor amigo que j tive, nunca me esquecerei do que ele fez por mim. Deu-me a coisa mais preciosa que podia... a vida. Tambm continuo amando-o. Senti rugas confusas no meu rosto. U, mas voc no ama o vov? Ela riu mais intensamente agora. Sim. Depois do seu av o meu amor por Fred cicatrizou, mas mesmo assim continua aqui. Ela elevou a mo sobre o peito esquerdo. Uma lgrima manchou os seus culos, e dessa vez, ela foi obrigada a tir-los e limp-los. Fred foi a melhor parte da minha adolescncia. No teria ficado sequer uma semana em Lisboa se no fosse por ele... eu no tinha muitos amigos l, s ele e a Louis. Louis? Perguntei. Como resposta, ela voltou a mexer na caixa. Tirou outra foto de dentro e me entregou. Nessa, trs adolescentes. Em preto e branco. Observei os rostos do garoto e das duas garotas ao seu lado com cuidado. A garota da direita parecia ter um cabelo mais claro, algo como louro. O garoto, o nico da foto, era o mesmo da outra, o mesmo que causara toda essa polmica... Frederic Pierre, ou, pelo que tudo indicava, o meu anjo.

Estremeci. A outra garota... Oh, a outra garota! Nunca achei ningum parecida comigo, mas ela... As sobrancelhas finas, o desenho do rosto, os traos... a nica coisa que parecia no ser idntica era o cabelo, o dela, mais cacheado. Oh meu Deus! Quem essa? Perguntei. Vov sorriu. Essa sou eu, h uns bons tempos atrs... voc est bem parecida, no acha? Eu sorri, por incrvel que parea. Louis a garota da direita. Informou vov. Os trs jovens pareciam bem amigos, isso porque estavam bem prximos, o que deixava claro que eram bem unidos. Porm, Frederic segurava apenas a mo de vov, enquanto Louis segurava um caderno (ou fichrio?) com as duas mos. Eu estava voltando da casa de Louis quando aconteceu... Ele estava me seguindo o dia todo, li no dirio dele sobre o pressentimento ruim. Era tarde, muito tarde, como disse o jornal. Enquanto vov recontava a histria do jornal, olhei ao redor a procura do anjo. No achei. De imediato, me descontrolei e senti meus pulmes balanarem em um ritmo colrico e o meu corao se espremer entre as costelas at que... Consegui encontr-lo. Suspirei de alvio ao v-lo do meu lado esquerdo, com uma expresso concentrada, assim como minha av, ele no estava ali. Apenas o corpo... Ou nem isso, talvez, s a imagem, a mente voava em constelaes desconhecidas. Imaginei onde a mente de vov estava enquanto ela contava a histria. Claro, essa era fcil, ela estava em Lisboa, em meados dos anos 40, com Frederic e Louis... at que a vida de Frederic Pierre foi interrompida para salvar a de algum que ele considerava mais importante, a de minha av. A mente do anjo...? Ah! Devia estar flutuando na histria, forando a memria para se lembrar da noite em que levara um tiro e morrera por uma garota, mas no uma simples garota... o amor de sua vida. Parei com os meus pensamentos e voltei a minha ateno a histria, ela a contava com mais detalhes. -... tinha ido estudar gramtica com Louis, ficou tarde, mas eu tinha que voltar a repblica. Eu estava quase chegando, quando um grupo de rapazes me abordaram, um deles me jogou contra a parede e tomou a minha bolsa, eu nem sequer pensei em reagir... e quando ele sacou aquela arma... ah, minha vida toda passou em frente aos meus olhos, que mesmo abertos, pareciam cegos demais. O filme da minha vida foi interrompido por um barulho alto de motor e uma luz ofuscante. De incio no percebi que era a BSA M23 Empire Star de Frederic, ah... quando vi que era ele, me enchi de esperana e at sorri. Ele atropelou o homem com a arma e logo depois sua moto derrapou no cho, fazendo um barulho horrvel e deixando um fedor de pinel queimado. No vi quando... Uma pausa, vi vov fechar os olhos e abrir novamente em uma frao de segundos quando... ele caiu da moto, apenas ouvi. Primeiro, vi o outro homem, o cara de pele mais escura, sacar outra arma e disparar em direo a moto, ouvi um estrondo e... depois no consegui ver mais nada. Foi to estranho... parecia um pesadelo, ento, como nos pesadelos, comecei a correr sem saber ao certo aonde estava indo. Parei quando achei um telefone pblico, e disquei para a polcia e para a ambulncia. As viaturas passaram por mim um tempo depois, eu as segui. Chegando l, s encontramos... ele. A moto que ele tanto adorava, a BSA M23 Empire Star, fora roubada, mas quem se importa? O importante era ele, oras! Segui com ele, ainda consciente, na ambulncia. Foram os momentos mais... puros da minha vida. Sabe, no pensei muito no que falar, eu sabia que ele estava indo... apenas falei tudo, disse que o amava, foi to... puro. ela estremeceu Ento, eu ouvi ele dizer que me ama pela ltima vez.

Dessa vez, quem estremeceu foi eu. Lgrimas caiam atravs dos culos de vov, eu sentia minhas bochechas molhadas, mas no passei a mo para verificar. Letcia... Sussurrou o anjo, senti um alvio ao ouvi-lo novamente. Em resposta, olhei em sua direo. Consegui enxergar uma luz no fundo dos seus olhos, como se ele tivesse se lembrado de algo. Eu consegui me lembrar! Gritou ele eufrico de felicidade. Um grande sorriso cresceu em seu rosto enquanto ele ia em direo a vov. Nina, se pudesse me ouvir agora... Eu nunca tinha visto os seus olhos brilhando com tanta intensidade! Ento, um gesto do anj... ops, de Frederic fez com que eu arrepiasse mais uma vez. Como um sopro, sem nenhum sentido fsico, ele pareceu beijar o rosto murcho de minha av. De um modo mais filho e me ou irmo e irm do que namorado e namorada. Os olhos de vov, que estavam fechados sobre os culos se abriram rapidamente, e por um momento, pensei que ela tinha sentindo o beijo dele. V? Chamei me aproximando. O anjo ainda a olhava com uma expresso de quem acabara de reencontrar uma pessoa querida. , acho que era isso mesmo... um reencontro. Depois de um tempo calada, ela respondeu com um comentrio. Estranho... senti um arrepio diferente. Nina, eu estou aqui! Gritava Frederic inutilmente ao lado de minha av. Um sentimento estranho tomou conta de mim, trinquei os dentes e depois relaxei novamente. O sentimento era estranho, mas no era desconhecido. Depois de um tempo percebi que era cimes. CIMES? Por que eu estava com... cimes? No sei... acho que no estava acostumada a dividir a minha av, j que sou neta nica, quer dizer, agora sei que tenho um irmo, mas minha av no sabe que Lucas seu neto, ento... Acho que foi s... o vento. Sugeri apontando a janela. No era frio... mas tambm no era quente, era apenas um arrepio. Ela pensou por um momento Ah, acho que me envolvi demais no passado... Bom, alguma dvida sobre a histria? O tom dela parecia mais forte, mais... feliz. Como se ela tivesse guardando toda aquela h tempos, e depois de desabafar, tivesse esquecido todas as partes ruins dela. Pensei em tudo, ento, fiz uma ltima pergunta. E essa Louis? Ainda est... viva? Vov sorriu e ento, respondeu. No sei... depois do que aconteceu com Frederic, voltei para o Brasil e nunca mais nos vimos. Ah... sinto muito. Quero dizer, por Louis e Frederic. Ela sorriu mais uma vez, agora, sem nimo. Como Fred dizia... O tempo cura todas as feridas, e enxuga todas as lgrimas. Respirei fundo. Essa era a frase que o meu anj... Frederic mais usava. Oh, j anoiteceu! Exclamou vov olhando atravs da janela. Tenho que colocar alpiste para os passarinhos agora, j so 18h. Dizendo isso, vov saiu pela enorme porta de vidro, e sumiu pela outra porta. Suspirei. I-N-C-R--V-E-L! Exclamou o Anjo ainda com a voz maravilhada. Tudo estava to... perto! E a medida que eu ouvia a histria, ia me lembrando. como se nada tivesse sado apagado da minha memria, como se eu tivesse tido apenas... uma crise de amnsia! Eu sorri com a euforia da felicidade dele, mas logo meu sorriso sumiu.

Quanto tempo ele ficaria ali? At quando eu poderia enxerg-lo? Um dia eu tambm me esqueceria de tudo, assim como ele se esqueceu da vida? Quer dizer... agora lembrava. Um vazio tomou conta do meu peito, e no percebi que tinha comeado a chorar. Oh disse Frederic ao ver as minhas lgrimas Me desculpe. N-no, no... no tem o que se desculpar. Devo tudo a voc, no sei o que teria feito se voc no tivesse aqui comigo esse tempo todo. Ele caminhou na verdade, mais flutuou do que caminhou at mim. L, eu nunca irei me esquecer de voc. Anjo, eu n... Frederic Pierre, ou s Fred, por favor. Agora, finalmente, sei o meu nome. Oh sim... Ento, Frederic Pierre, Revirei os olhos enquanto falava o nome dele. Ele riu quanto tempo vai levar para... voc sumir? O sorriso sumiu do rosto dele. No sei... provavelmente, no voltarei amanh de manh. Uma pontada. Foi isso que eu senti. Ento, esse seria o nosso ltimo dia? Nem mesmo estvamos em Vitria da Conquista para termos uma despedida digna no nosso lugar favorito... Oh no, despedida. Eu nunca mais o veria. Nunca mais me afogaria no seu olhar violeta. Nunca mais ouviria a sua voz. Nunca mais teria o meu anjo comigo. Era difcil aceitar isso. Agora, as lgrimas transbordavam violentamente pelo meu rosto. A-amanh Sussurrei voc... no estar mais aqui. Ele no respondeu. Apenas abaixou os olhos em um gesto de psames. No pode ir! Gritei. Letcia... No posso ficar aqui sem voc! Eu quero ir junto! Ele riu sem nenhuma graa, mais parecia um grunhido do que uma risada. No pode ir, Letcia! Ele falou como se isso fosse bvio. E era. A no ser que... eu morresse para salvar algum. Senti uma ruga de idia crescer em meu rosto, sorri. E se... eu salvasse algum? Ficou maluca, Letcia? Eu vim aqui para te proteger, e no para te levar embora! Agora as nossas misses foram cumpridas, hora de... ir. No discuti sobre o assunto. Para ser sincera, eu no estava disposta a morrer logo agora que Lucas voltara. Mas... Por que to cedo? So as regras, L. Mais lgrimas escorreram do meu rosto. A caixa continuava aberta. No me preocupei em coloc-la de novo no lugar, para falar a verdade, nem me lembrei disso. Chorando, subi as escadas para o quarto. Sem dvidas, eu no queria que vov me pegasse chorando na biblioteca. Tive sorte de no topar com ela no caminho. Frederic atravessou a porta quando eu a bati com fora. L, eu tambm no quero ir... mas no posso ficar. Eu abafava o choro no travesseiro enquanto ele falava. Olhe s. Pediu ele.

Eu olhei. Ele estava parado diante do grande espelho na porta do guarda-roupa, porm, eu no via o seu reflexo no espelho. No somos iguais. Voc tem que viver sua vida, Letcia, e eu... bem, tenho que fazer o meu papel de anjo. Fiquei paralisada enquanto olhava a minha imagem no espelho, apenas a minha. Eu podia velo ao meu lado, ainda na frente do espelho, mas ele no refletia nele. Apenas eu estava dentro da moldura cor de cobre do espelho. Ele tinha razo. Mas eu no queria acreditar, no queria aceitar. Frederic virou em direo a parede. Eu sabia que ele ia sumir por ali. Mas agora, mais do que nunca, eu estava triste por sua partida. Isso porque agora eu sabia que ele no voltaria no dia seguinte, que eu nunca mais veria seus olhos violeta novamente. Tudo no passaria de uma lembrana... Eu sabia que no adiantaria, mas pulei da cama em direo a ele com as mos estendidas, na tentativa de agarr-lo e prend-lo para que ele no sasse de perto de mim. Egosta? Sim... Mas eu no estava raciocinando corretamente. Tentei apert-lo em um abrao, intil, claro. Meus braos magros atravessaram a cintura dele como se ele no estivesse ali. Ele parou a caminhada at a parede. Ento, virou-se para mim novamente. Eu nunca vira lgrimas em seus olhos. Por um momento, no consegui respirar. Agora o olhar violeta dele estava banhado. Aquilo me machucou de um jeito completamente inexplicvel... foi quase como no dia em que vi Lucas em coma, deitado naquela cama sem sequer abrir os olhos. O que eu vou fazer sem o meu anjo da guarda? Perguntei enquanto mais lgrimas banhavam meu rosto. Eu vi, pela primeira vez, uma lgrima escorrer dos olhos dele tambm. Estendi a mo esperando que ela casse sob minha palma, mas ela atravessou-a como se a minha me no estivesse ali ou como se a lgrima fosse apenas uma iluso, e no parou no cho. Fiquei imaginando at onde aquela lgrima iria... Eu sempre serei o seu anjo da guarda. disse ele em uma voz melosa e confortante, porm, rouca como se estivesse abafando um soluo Estarei ai dentro, nunca se esquea disso. Dizendo isso ele elevou a mo at o meu corao, porm, no senti a palma dele tocar o meu peito. Sim, voc sempre estar aqui. No, nunca o esquecerei. Era isso que eu queria falar, e pedir que ele tambm no me esquecesse e me guardasse no corao. Mas no consegui encontrar a minha voz. O meu anjo repetiu o gesto que fizera com vov, me dando um beijo sem sentindo na testa. Eu no senti os lbios dele tocarem a minha testa, mas eu sabia que ele tinha me dado um beijo. Um beijo de despedida. Ento, ele me olhou pela ltima vez. Bem dentro dos olhos. Uma ltima lgrima escorreu pelo rosto dele. Lentamente ele voltou a sua caminhada at a parede... at o fim de tudo. Eu no podia deix-lo ir. Eu tinha que impedir! Em mais um gesto de desespero, sem pensar, me lancei contra a parede ao mesmo tempo em que ele sumia. No pude ver mais nada.

Apaguei no exato momento em que senti uma ltima dor muito forte. A dor era na cabea. Eu tinha morrido ou o qu?

Captulo XIV Como se fosse o primeiro beijo

De repente, a escurido foi substituda por um claro que obrigava os meus olhos a se abrirem, o cho de madeira do quarto da casa de vov, onde eu provavelmente estaria estendida desmaiada ou morta tambm fora substitudo por algo mais fofo e at um pouco irritante pelas ccegas leves que fazia na minha bochecha. Grama? Abri os olhos e confirmei. Era grama. Onde eu estava? Atordoada, sentei-me na grama para ver o local de um ngulo diferente. Estava tonta, mas logo reconheci o lugar. A pracinha. O que eu fazia ali? Eu estava em Boa Vista, num quarto da casa da minha av, como fora para na pracinha de Vitria da Conquista? Bom, a explicao que me veio primeiro foi a seguinte: Eu havia morrido. Legal, morri tentando inutilmente atravessar uma parede e impedir que o meu Anjo Frederic Pierre, que agora eu sabia quem era, ou melhor, quem foi fosse embora. De qu adiantou? Nada. O perdi do mesmo jeito. E agora tambm havia perdido a minha vida. Eu s no entendia o que a minha alma fazia na pracinha... Ah, claro. Era o meu lugar favorito. Talvez essa fosse a minha recompensa por nunca ter matado nem roubado: passar o resto da minha existncia em uma pracinha que agora no tinha mais graa nenhuma. No tinha mais graa porque a verdadeira graa dela havia sido arrancada de mim e levada de volta para o mundo do alm... Ei pensei Se eu estava morta, e Frederic tambm, ento agora pertencamos ao mesmo universo, sem nenhuma barreira. Sorri. Mas no levou muito tempo para o sorriso se apagar do meu rosto. Olhei para os lados e a nica coisa que eu via era a praa perdida num lugar vazio, percebi que as construes em frente a praa haviam desaparecido, e que a nica coisa ali era a praa submersa em um claro branco que parecia sem fim. Perguntei-me aonde daria o claro depois da praa. Bom, se tem uma coisa que eu sabia muito bem, era que eu no devia testar o desconhecido, ainda mais estando sozinha. Esse era o maior problema: Eu estava sozinha. Completamente e absolutamente sozinha. Mortos entram em pnico? No sei... Mas eu estava comeando a entrar. S depois de levantar, percebi que estava com uma roupa estranha. O vestido de rendas branco com qual eu acordara no se assemelhava nem um pouco com a blusa simples e o jeans com qual eu morrera que era o que mais indicava agora: morte. Tudo bem, pelo menos eu no estava de salto...

Corri pela praa a procura de algum, no importava se fosse conhecido ou no... S precisava ser algum. Depois de trs voltas corridas pela praa, desisti. A essa altura eu j no conseguia mais me manter calma, o pnico da solido tomava conta de mim. Sentei em um dos banquinhos com a cabea entre os joelhos, chorando como um beb abandonado pela me em um dia de chuva. O que eu iria fazer dali para frente? Chorar? Bem, eu no via outra opo. Letcia? Sussurrou algum ao meu lado. Por um momento, achei que fosse ter algum surto de alegria que me levaria a ter um ataque do corao. Depois, considerei o fato de que a solido poderia estar me levando a ter alucinaes a ponto de ouvir vozes... Bom, eu pensava isso antes de ver os brilhantes olhos violeta que falavam comigo, mais vivos e reais do que nunca. A-anjo! Exclamei alto, com uma tonelada de felicidade na voz. Meu anjo, meu Frederic, estava ali, perto, sentado ao meu lado! Ah! Foi como ver uma luz depois de tanto tempo de escurido. Por que est chorando? Perguntou ele elevando a mo at o meu cabelo. Ah! Depois de tanto tempo, finalmente pude sentir o seu toque. Pertencamos ao mesmo mundo, agora. No haveria mais barreiras entre ns. No percebi que estava de olhos fechados, muito menos que ele j tinha feito a mesma pergunta umas trs vezes. Letcia, voc est bem? Anj... Frederic Corrigiu ele. C-como...? Eu tinha tantas perguntas, resolvi organiz-las e comear pela mais importante Como sero as coisas agora? Abri os olhos. Uma ruga confusa apareceu entre os seus olhos. Do que voc est falando? A mo dele passou do meu cabelo para o meu rosto, limpando uma ltima lgrima. Quero dizer, como sero as coisas agora que eu morri e...? Ele riu alto, interrompendo as minhas perguntas. Acha mesmo que morreu? Perguntou ele caindo em mais e mais risos. Espera um minuto... Eu no...? Claro que no, Letcia! Ento, como...? Segurei a mo dele, eu podia senti-la, era macia e quentinha. Ambos olhares estava em torno de nossas mos, s depois de um minuto ele respondeu com outra pergunta. Lembra que no mundo dos sonhos no existem barreiras? Mundo dos sonhos. Ento era isso: um sonho. Ah! Compreendi abaixando os olhos. Tudo no passava de um sonho. Coisas da minha cabea, coisas que eu queria que fossem reais. Ei, que carinha triste essa? Perguntou ele levantando o meu queixo para me olhar com aqueles penetrantes olhos violeta.

Isso no real. Nada aqui real. Sussurrei. Ele suspirou e me puxou pelas mos para mais perto dele, eu no hesitei. Com cuidado, deitei minha cabea sobre seu peito, ele passou as mos ao redor de mim, como faz uma me quando o filho pequeno chora. s vezes, as coisas no precisam ser reais para serem verdadeiras. Disse ele. Sorri um pouco. Ele tinha razo: Nada daquilo era realmente real, mas era verdadeiro. Eu podia sentir isso, e ele tambm. Quanto tempo os sonhos costumam durar? Perguntei fechando os olhos para aproveitar no escuro das plpebras o aconchegante abrao dele. Eu ouvi dizer que duram o tempo suficiente para serem inesquecveis. E se eu me esquecer disto assim que acordar? Bom, eu ficaria muito magoado se voc se esquecesse da nossa despedida. O qu? Despedida? Levantei para olhar nos seus olhos, rezando para ele dizer que aquilo era apenas uma brincadeira. Eu no estava pronta para mais uma despedida. D-despedida? Perguntei sem acreditar na palavra. Frederic me afastou e segurou forte as minhas mos nas dele. Eu no posso continuar aqui te iludindo, assim eu estou acabando com a sua vida! isso que voc quer? Acabar com a sua vida? Um tremor percorreu o meu corpo com a dureza das palavras dele. Fred... Voc no est acabando com a minha vida, pelo contrrio... Letcia, tente entender, no posso continuar aqui! Por que no? As regras... A regra principal no a felicidade? Ento, s posso ter a felicidade estando com voc! Ele balanou a cabea. Se eu continuar aqui... Se eu quebrar as regras, vou ser obrigado a... Reencarnar. Reencarnar? Perguntei, senti uma ruga confusa se formar entre os meus olhos. Sim. Ele suspirou Isso significa voltar a vida, mas tambm inclui apagar o passado. Ou seja, eu no iria me lembrar mais de nada, nem da minha vida como Frederic, nem da minha morte como Anjo... Nem de voc. Oh... Desculpe-me, eu no sabia... Abracei-o novamente. No se preocupe, mesmo no estando com voc, estarei sempre no seu corao, e pode ter certeza que sempre estar no meu tambm. Agora sim. Era o fim. Eu no podia tirar o direito de memria dele mais uma vez, fazendo-o desobedecer as ordens. Sem falar que isso de nada adiantaria, j que de todo o jeito seramos separados um do outro. Ento... o fim, no ? Perguntei, mesmo j sabendo a resposta. No... Apenas o comeo de uma nova histria, s que agora no estaremos mais nas mesmas pginas. Respondeu ele. Eu ainda estava em seus braos. Levantei a cabea em sua direo. Eu precisava ver os seus olhos mais uma vez, agora era certeza de que esse era o nosso ltimo encontro. Pena que logo agora que eu tinha a oportunidade de toc-lo, ele tinha que ir... Por que o melhor ficou para a despedida?

Ele estava olhando para mim, por um momento achei que ele j estava esperando que eu erguesse a cabea na direo dos seus olhos. Nunca tnhamos ficado tanto tempo nos olhando assim.., Era to... Diferente. Enquanto mais os segundos passavam, parecia mais impossvel tirar o olhar dali... Tirar os meus olhos dos dele. Eu j havia ouvido falar uma vez que olhos violeta so raros e sedutores, mas no era pela cor dos olhos dele que o meu corao estava batendo mais forte. Era pelo jeito como estvamos envolvidos no mesmo olhar, perdidos no mesmo mundo do qual nem ns mesmo saberamos responder qual. Ai meu Deus, porque eu estava daquele jeito... Pude sentir as minhas mos suarem, meu estomago de repente comeou a embrulhar e embrulhar de um jeito estranho, um certo friozinho bateu na minha barriga. S depois que o meu corao acelerou de vez, eu pude saber o que era isso. Era amor. Paixo. Tudo em um s corao. Eu no podia estar sentido isso por um anjo, pelo meu Anjo! Mas eu estava, e no sabia como inverter essa situao. Por longos segundos perguntei-me se ele sentia o mesmo por mim. No precisei abrir a boca perguntar. A resposta veio de imediato, a pergunta estava nos meus olhos, e ele respondeu do jeito mais inesperado que podia... Com um beijo. Lentamente ele inclinou seu rosto para mais perto do meu. Sem perceber, fui fechando os olhos os dele j no estavam mais abertos devagar, at que eu j estava completamente perdida na escurido, e ao mesmo tempo, tinha achado o paraso onde o sol sempre brilha as seis da manh. Depois que meus olhos se fecharam, no demorou muito para que eu sentisse os lbios dele nos meus. Macios como pssegos. O beijo era carinhoso, quase inocente. Haha! Agora eu iria para o inferno... Estava beijando um anjo! Ser que isso era o mesmo que beijar um padre? Ou seria pior? Bom, no sei... S sei que nesse momento apaguei tudo da minha mente, apaguei o mundo ao redor de mim, apaguei os problemas e tudo mais que tinha na minha mente pesada de tanto pensar. De repente no havia mais nada alm de mim e dele, eu nem me lembrava mais onde estvamos... Mas agora eu sabia onde eu queria estar. Com ele. Era onde eu queria estar. Senti uma de suas mos na minha nuca, arrepiando-me. A essa altura meus braos j estavam presos nele. O nosso beijo me fez lembrar do meu primeiro... Eu tinha mais ou menos treze anos, estava nervosa, mas no cheguei a sentir nada como agora quando Jack tocou os meus lbios pela primeira vez. Sim, eu tive o azar de dar o meu primeiro beijo com Jack, o garoto do qual eu mais tenho nojo agora. Mas naquela poca eu gostava dele, no era amor, mas ela uma paixo daquelas bem agudas. Me fez lembrar do meu primeiro beijo porque, assim como ele, esse nosso beijo seria inesquecvel... S que alm de inesquecvel, seria especial o que o meu primeiro no foi. No sei dizer quanto tempo ficamos ali... No nosso mundo, presos um nos lbios do outro, aproveitando o gosto do amor.

Na primeira pausa, tentei dizer que eu o amava, mas antes que as palavras sassem da minha boca, ele colocou o dedo nos meus lbios pedindo silncio, depois, substituindo o dedo pelos seus lbios novamente. No reclamei. Voltei a beij-lo com ainda mais intensidade. Na segunda pausa, finalmente consegui comear a falar: Frederic... Eu... Meu Deus, como era difcil dizer eu te amo! Eu tambm te amo. Sussurrou ele olhando no fundo dos meus olhos, no era para menos que ele tinha decifrado a minha frase. No posso viver sem voc. Completei. No posso mais viver de qualquer forma, mas no posso continuar sem voc. Disse ele em um sorriso sem felicidade. Dessa vez, eu iniciei o beijo. ... At que fui obrigada a parar. Algo estava me afastando. Eu no queria ir, mas era inevitvel. A praa no estava mais ali, tudo estava escuro novamente, eu s via Frederic e seus olhos brilhando em meio a escurido. Frederic! Gritei quando algo me puxava para longe dele. Letcia! Ele gritava por mim tambm, de mos estendidas. Eu tentei pegar a mo dele, mas ela j era invisvel ao meu toque. Voc est acordando. Disse ele por fim, agora mais longe. Eu no quero! Eu quero ficar aqui! Letcia! Algum gritou, no era Frederic. Quem est me chamando? Perguntei olhando para os lados, sem ver ningum alm do meu Anjo que ficava cada vez mais distante. o mundo real, L. Agora voc tem que ir... No se esquea de que eu amo voc! Frederic, eu tambm te amo. Consegui dizer pela primeira vez. Eu ainda estava de mos estendidas para ele. Ele j desistira, sabia que era intil. A ltima coisa que vi, foi ele jogando um beijo para mim. Quase no consegui ouvi a sua ltima frase, mas sei que era algo como Me tenha no seu corao. FREDERIC! Gritei. Inutilmente. Ele no estava mais ali.

Captulo XV Vazio

O Letcia que eu ouvia na voz do meu anjo foi mudando para uma voz diferente, mas conhecida. Agora era meu pai que me chamava. Mas no era ele quem eu procurava. Tentei chamar por ele mais uma vez, agora, mais alto do que nunca. FREDERIC! O grito s serviu para uma coisa: Acordar-me de vez. Abri os olhos, ainda ofegante de tanto gritar, pelo que parecia, eu no gritava apenas no sonho. Meus olhos, ainda assustados, fitavam o cobertor bege que cobria minhas pernas. Eu no sabia como, mas estava deitada na cama. Algum mexia no meu cabelo e deslizava os dedos sob algo dolorido em minha testa. Filha? Perguntou, provavelmente, o dono da mo. Voc est bem? Eu ia responder que sim. Mas um soluo ecoou de mim antes que eu pudesse formatar as palavras. Eu estava chorando. Sem limpar os olhos, sem ter a mnima idia do meu estado, levantei os olhos na direo da nica pessoa que me chamava de filha. Meu pai. Ao lado dele, estava vov. Os dois com rostos preocupados esperando alguma resposta minha. Percebi que j era dia, a janela estava aberta e iluminava e arejava todo o quarto. Tambm avistei uma maleta de primeiros socorros caseira do lado dos meus ps cobertos. S ento me toquei que a dor na testa devia ser em conseqncia da batida forte contra a parede no dia anterior, tentando impedir que Frederic fosse embora. Vou pegar um copo dgua para ela. Vov disse baixinho. Meu pai apenas concordou com a cabea. Quando vov no estava mais no quarto, ele comeou a falar. O est acontecendo, querida? Perguntou ele, no mais com as no meu cabelo, agora estavam sobre os seus joelhos. A expresso dele exigia uma resposta verdadeira. Eu confiava muito no meu pai, mas no podia contar a ele sobre Frederic, at porque ele nem se quer acreditaria! Afinal, quem iria acreditar em anjos to concretamente em pleno sculo XXI? Nem eu mesma acreditava antes de Frederic aparecer e mudar tudo em minha vida... N-nada. Menti. Eu j no chorava tanto, o susto parecia ter passado, mas eu continuava mais triste do que nunca. Hum... algum... garoto? Perguntou ele constrangido. N... Tentei responder, mas antes ele me interrompeu. L, voc sabe que pode me contar essas coisas... Seja l quem for esse Frederic e... O qu? Arregalei os olhos. Como ele sabia sobre Frederic?! Bom, voc falava muito o nome dele enquanto dormia. Ah, que timo. Denunciada pelos meus sonhos. E-eu... No conheo nenhum Fre-deric. Depois de um suspiro ele levantou-se e disse:

Tudo bem. Vov entrou no quarto com a minha gua. Aqui est. Disse ela me entregando o copo. Agradeci e bebi um gole. Acho que a deixei um pouco... agitada ontem. vov falou ao meu pai Pode lev-la para casa, Victor. A enfermeira j est a, mesmo que eu no v precisar dela. Sim, acho que a Letcia tambm deve est querendo ir para casa... Amanh o baile de fim de ano da escola dela e ainda tenho que passar na diretoria do Campus para pegar as notas finais dela que saem hoje. Respondeu papai. Assim que ouvi notas finais engasguei com a gua. Mas eles quero dizer, vov e papai no perceberam porque estavam entretidos demais na conversa deles. Ah, me ligue para avisar que minha neta vai para o ltimo ano no ano que vem! . Eu nunca tinha me preocupado com as minhas notas, no agora, com problemas maiores que eu vou me preocupar com isso... E no se esquea de me mandar notcias sobre o meu net... o Lucas. Tudo bem, me, ela sabe da histria. Falou papai. Pelo jeito vov j estava por dentro da histria sobre Lucas. Uh... No quero nem pensar o que a cobra da sua esposa vai falar quando descobrir. Me, no fale assim da Lcia. Ah, querido, voc sabe que eu nunca gostei daquela cobr... Mame... A sua neta. Advertiu meu pai. Mas eu no ligava para o fato de vov no ir com a cara da mame, metade do planeta tambm no ia. Ela apenas fez uma cara de quem no estava nem ai. A conversinha deles durou at a ltima gota do meu copo de gua. Ento papai desceu as escadas para me esperar l embaixo. Foi a, a vez da conversa com a vov: Desculpe se lhe assustei com a histria do... Frederic. Engoli em seco. N-no... Tudo bem. Ela sorriu e beijou o topo da minha testa. Uau, isso deve estar doendo! Disse ela. Um pouco... Menti. A dor aumentava a cada minuto, mas no se comparava a dor de dentro. Bom, vou descer e deixar voc se arrumar. Sei que deve estar louca para voltar a civilizao! Eu ri. Uma das coisas que eu mais gostava em vov, era o jeito divertido dela, o jeito que ela me fazia rir mesmo quando isso era a ltima coisa que eu queria fazer no mundo. Ela virou as costas e, com o brao bom, abriu a porta, fechando-a assim que passou por ela. Vazio. De agora em diante seria assim... Vazio. Dentro de mim, eu seria como um quarto vazio. Os quadros pendurados nas paredes seriam os retratos das lembranas, a porta e as janelas seriam a chance de povoar a minha vida outra vez, mas isso seria difcil, pois essas janelas e essa porta estavam trancafiadas e eu no sabia onde a chave estava... Assim como eu no sabia por onde o meu Frederic andava. No teria mais aquela pessoa, ou melhor, aquele anjo, todos os dias no meu quarto, completando o espao vazio. Ele se fora, e de agora em diante, no seria mais nada. S o vazio.

Dormi no caminho de volta quase todo. Estava cansada. Mesmo tendo dormido quase doze horas, parecia que fazia tempos que eu no pregava os olhos. O sonho da noite anterior tinha sido o melhor da minha vida em uma parte, o pior em outra, mas com certeza, foi o mais longo e mais cansativo. Bom, mas eu fiquei muito feliz por lembrar do sonho... No me conformaria em esquecer o beijo de Frederic, o toque macio de sua pele, o seu olhar violeta. Tudo tinha sido perfeito demais para ser esquecido em um despertar, mas um final de despedida foi o bastante para transformar as lgrimas que eu derramava sorrateiramente no caminho de volta em lgrimas de tristeza, e no de felicidade. Acordou? Perguntou meu pai, olhando rapidamente para mim pelo espelhinho do carro que at hoje eu ainda no sei o nome. S havia ns dois no carro. Ele dirigindo, e eu deitada no banco do fundo da SW4 que antes era dirigida por Lucas. Minha resposta foi um bocejo acompanhado de um sim. Ah, obrigado por ficar esse tempinho com a sua av. Comeou papai. Acho que agora que voc voltou, posso dizer que o brao dela foi apenas um pretexto para te empurrar um pouquinho para Boa Vista. Ouvi ele rir, ento os olhos verdes dele percorreram o espelhinho mais uma vez para ver a minha expresso. Tudo bem... Eu estava com saudades dela. Respondi enquanto fitava os detalhes do modo de dirigir do meu pai, lembrando do modo que como Lucas dirige e comparando os dois. Incrvel como eram parecidos! At a mania de bater os trs dedos no volante a cada minuto era a mesma! Ela tambm sente a sua falta. Disse ele ao mesmo tempo em que batia os trs dedos no volante mais uma vez, prendendo a minha ateno. No respondi ao comentrio, nem voltei a dormir. Um tempinho depois, papai voltou a puxar assunto. Ento, est com saudades do seu irmo? Do Lucas? Perguntei ainda incrdula com o fato de o meu pai ter se referido a Lucas como meu irmo, era a primeira vez que ele fazia isso! Sim. Ah... Uau! a primeira vez que voc se referir a ele como... Como meu irmo. Pelo espelhinho, vi ele sorrir. Bom, acho que de agora em diante assim que deve ser. Afinal, ele meu filho e voc tambm. Vocs so irmos, Letcia. Sorri tambm. Era bom ver que ele estava de bem com esse fato. Sim, estou morrendo de saudades do MEU IRMO! No vejo a hora de ir visit-lo hoje! Respondi. Mas... Pai, quando voc e Clarisse pretendem contar isso a ele? Que ele meu irmo e tal. Perguntei. Isso vai ser bem... Complicado. Vamos esperar ele se recuperar primeiro... Talvez daqui a alguns meses... MESES? Tente entender, querida. Ele ainda est se recuperando, no podemos abalar a mente dele com um choque assim, no agora. Suspirei. Eles sabiam o que estavam fazendo... Peguei o meu MP4 e passei o pouco que restava da viajem ouvindo msica. Chegamos em casa antes da hora do almoo. Passei pela porta e fui logo em direo a escada que me levaria ao meu quarto (meu refgio). Mas tive que voltar quando ouvi minha me gritar:

Letcia, tem visita para voc! Oi me. Falei enquanto tirava os fones do ouvido. Se ela no tinha a compaixo de dar um oi para a filha depois de um dia sem v-la, eu, pelo menos, teria que tentar dar o meu exemplo (mesmo que ela no fosse segui-lo). Quando vi que ela nem se quer tinha notado a minha tentativa de dar um oi antes de falar sobre qualquer outra coisa, resolvi entrar no assunto dela Para mim? Sim. Ela sorriu e desviou o olhar para a entrada da sala. Quem ? Perguntei enquanto descia as escadas preguiosamente. Com mais um sorriso, ela abaixou o tom de voz e respondeu: Jackson. Revirei os olhos e dei meia volta em direo ao meu quarto, agora, mais rapidamente. Letcia, volte aqui! Gritou mame. Sem chance. Respondi sem olhar para trs. Ouvi alguns passos novos, ento, ouvi outra voz: Pode deixar, Sr. Xavier. Ela vai acabar falando comigo. Voz ftil. Era ele: Jack. Oh, querido, pode me chamar apenas de Lcia. Desculpe pela Letcia... Minha me falava com Jack com a voz mais doce do mundo, no entendia como ele conseguia fazer com que ela fosse to generosa com ele... Ah, entendia: O pai dele era poltico. Alis... Por que no aceita almoar conosco como desculpas? lasanha? Perguntou ele rapidamente, mas eu sabia que ele no estava interessando na comida, e sim em me provocar. Sim. Passei na cozinha e conferi que estava cheia de queijo! Hmmm, acho que vou aceitar. Era s eu que ouvia a provocao na voz dele? Eu no estava agentando mais aquela farsa de Jack. Ele se fazendo de bonzinho, e a minha prpria me no papinho dele. Juntei isso com toda o meu descontrole por no ter mais o meu anjo, e com a raiva que agora eu sentia por Jack e Selena, no s pelo fato de eles terem me trado, mas tambm porque me abandonaram no momento em que eu mais precisava de amigos, e foi por causa desse abandono que Frederic surgira em minha vida. Se Jack e Selena nunca tivessem me trado, eu teria passado pelo problema de Lucas sem a ajuda de um anjo, porque eu teria tido amigos. Mas no, eles me traram... E foi preciso algum do outro mundo me ajudar. E esse algum eu nunca mais iria ver. Nunca mais teria notcias. Talvez tivesse sido melhor se Frederic nunca tivesse aparecido. Assim eu no teria que passar pela dor de sua perda e, acredite, essa dor era muito pior agora do que a dor de ver Lucas na UTI ou a dor de ter sido trada. E eu sabia muito bem porque isso estava doendo tanto... Eu tinha perdido o amor da minha vida. Ou melhor, o meu amor. Eu j estava na ponta da escada. Imaginei o olhar sonso de Jack l em baixo e no resistir em jogar para ele o meu olhar furioso. Mas s isso no bastava. Eu precisava falar. Jackson, o que h com voc? Comecei. Eu no estava prestando ateno no que eu estava falando, apenas falava o que vinha na cabea. Tanto Jack, como minha me me encaravam incrdulos. Continuei: J no basta ter me trado com a Selena, que eu pensava ser a minha melhor amiga? No basta ter me abandonado quando eu mais precisei? Agora, o que voc quer? Quer acabar comigo de vez? isso? Porque se for, eu tenho uma boa notcia para te dar: Eu j estou acabada. O tempo em que fiquei ali, parada, olhando os rostos surpresos de Jack e mame, pareceu uma eternidade. Por um momento achei que estivesse vendo um filme... Tudo que tinha acontecido no decorrer do ltimo ms at agora. Achei at que estivesse vendo Selena, Lucas e at Frederic escada abaixo. Mas eu sabia que eles no estavam ali. Eram apenas as lembranas.

Algumas boas, como as que eu tinha das tarde com Frederic na pracinha. Ou, como as lembranas das vezes em que Lucas me levava para a escola e me fazia dar o primeiro sorriso do dia. S que, algumas dessas lembrana nunca iriam se repetir. E uma dessas pessoas ou melhor dizendo, anjo eu nunca mais iria voltar a ver na minha vida. E foi isso que me fez derramar lgrimas. Sr. Xa... Ops, Lcia, acabei de lembrar que tenho um compromisso para agora. Jack falava apenas com a minha me, mas os olhos dele estavam voltados para mim. Pelo jeito ele havia entendido a minha mudana de humor. No poderei ficar para almoar. Suspirei. Sem a provocao de Jack, eu ficaria com um atormento a menos. Ora essa! No ligue para a Letcia agora. Ela acabou de chegar de viajem, sempre fica assim depois de voltar da casa da bruxa! O tom de voz da minha me era alto o bastante para que eu pudesse ouvir, e era isso que ela queria: que eu ouvisse. Mame (no sei porque ainda a chamava assim, no era esse o papel que ela vinha fazendo desde que o meu pai entrou para a poltica) virou-se para mim com um olhar de quem cobrava alguma coisa Aposto que a Letcia adoraria ter voc na mesa, ela quem mais te deve desculpas. Revirei os olhos. Na verdade, no. Comeou Jack Eu quem devo desculpas a ela. Eu tive a chance de ficar com ela, mas desperdicei. Ele abaixou a cabea, ento, continuou Eu s queria que ela soubesse que eu estou arrependido do que fiz. Eu apenas fiquei parada por um tempo. Jack voltou a olhar para mim. Ele parecia to sincero como no dia em que havia me beijado na escola, s que dessa vez, eu sabia que ele no ia me forar a nada. Era como se ele tivesse mostrando isso no momento em que jogou fora a oportunidade de passar o almoo me atormentando com aqueles clios imensos e o sorriso snico que s ele tinha. Me... Chamei. Ela j estava olhando para mim, apenas acenou com a cabea para mostrar que estava prestando ateno no que eu ia falar. Mas em vez de falar, apenas desviei os olhos para a sala, e ela rapidamente entendeu que eu queria que ela me deixasse a ss com Jack. A reao dela foi a que eu esperava: um sorriso. Bom... Vou dar uma ltima olhada no almoo. As moas da cozinha param demais para fofocar, tenho que ficar no p. Disse ela, obedecendo ao meu pedido. Antes de sair, ela ainda jogou uma piscadela para mim e outra para Jack. Larguei a mochila na escada e desci os degraus me escorando no corre-mo. Vai me perdoar? Perguntou Jack assim que eu cheguei ao primeiro degrau da escada. Hum... Acho que perdoar legal. Respondi. Ele sorriu. E vai me dar uma segunda chance? O certo seria dizer pediu ou perguntou? Bom. Acho que isso foi um pedido. No. Isso no. Respondi rapidamente. Os olhos dele caram e o ouvi resmungar algo como Que droga!. Pensei por um instante. Frederic no iria voltar, e eu no podia parar a minha vida. Claro que eu nunca iria esquecer dele, nem mesmo imaginava amar algum de novo... Mas mesmo assim, eu no podia usar Jack apenas para esquecer um anjo. E alm do mais, eu no queria mais nada com Jack. Bom, talvez... Amigos? Perguntei enquanto estendia a mo com um sorriso que eu nunca pensei d a Jack. Ele olhou a minha mo no ar por um tempo, e medida que os segundos passavam, eu ia me arrependendo de ter feito essa proposta.

Por um momento, at pensei que ele fosse aceitar a minha amizade com um sorriso no rosto. Mas no foi isso que ele fez... No. Respondeu Jack friamente. Os olhos dele pareciam mais furiosos com a proposta de amizade do que com o pedido de volta recusado. Voltei a mo para perto de mim. Tudo bem. Falei Sinto muito. Eu realmente estava querendo ser sua amiga. Desculpe. No posso ser apenas o seu amigo. Vai contra o meu orgulho. Dizendo isso, Jack virou as costas, abriu a porta e se foi. Como eu j imaginava, mame estava por perto ouvindo a conversa. Portanto, no fiquei nem um pouco surpresa quando vi aparecer de repente vomitando as palavras. Letcia! Como pde recusar o pedido de Jack? Ele um gato! Disse ela. Fique com ele e descubra o idiota que ele . Falei. Eu ainda estava chateada com a reao dele em relao ao meu pedido de amizade. No seja boba, menina! Resmungou Lcia Mas o garoto disse que estava arrependido! Mame, se ele estivesse arrependido e gostasse mesmo de mim, aceitaria a minha amizade. Depois de um tempo esperando mame absorver a minha deciso, falei Vou subir e tomar um banho, depois do almoo vou visitar o Lucas. Lucas! Lucas! Lucas! Lcia saiu reclamando em direo a cozinha, a ouvi repetir o nome de Lucas com desdm at ela ficar longe o bastante a ponto de eu no escutar mais a sua voz. Quando o som do silncio predominou, voltei a subir as escadas. Peguei a mochila que eu havia deixado em um dos degraus e me dirigi ao meu quarto. Era estranho como o quarto parecia diferente. Sombrio at. As paredes brancas com detalhes lils no eram mais to claras, e nem a janela aberta conseguia iluminar o ambiente. O silncio chegava a ser assustador. Tentei ignorar a diferena que a ausncia de Frederic havia causado, mas no estava dando certo. Larguei a mochila em cima da cama e liguei o computador. Conectei o MP4 ao PC e coloquei as caixinhas de som no volume mximo. O mal estar estava me matando, eu no conseguiria ficar naquele quarto por muito tempo. Era l onde eu passava a maior parte do tempo com Frederic, e lembrar-me dele no estava me fazendo bem. Eu tinha que esquec-lo. Mas no era isso que eu queria. O que eu devia mesmo era me lembrar dele como se ele fosse algo irreal, apenas fruto da minha imaginao. Mas eu sabia bom, acho que sim que ele no era fruto da minha imaginao, e mesmo se fosse, o que eu sentia Frederic sendo real ou no era verdadeiro. E eu continuava amando-o mesmo sem ele por perto. Tomei o meu banho e desci para almoar. Almoo montono. Era hora de ir visitar Lucas. Meu pai no pde ir ao hospital comigo, pois recebeu uma ligao de ltima hora da cmara municipal pedindo a sua presena em uma reunio. Ento, ele apenas me deixou na porta do hospital. Boa tarde, Clarisse! Falei assim que a vi na recepo do hospital, tomando um suco. Boa tarde, Letcia! Que bom que veio! Lucas est louco para v-la.

Eu tambm estou com saudades dele. Falei Posso ir para o quarto agora? Ah, pode sim, querida! Voc j sabe o caminho? Sei sim, Clarisse. At mais! Passei rapidamente pelos corredores do hospital, dando Boa tarde a todos que eu encontrava no caminho. A porta do quarto estava fechada. Bati uma vez, mas ningum respondeu. Estranhei, mas mesmo assim arrisquei abrir a porta. Da veio o susto: O quarto estava vazio. A cama bagunada. E a janela aberta. Engraado como sempre pensamos besteiras nas horas de pnico, no? Por sorte, logo ouvi a voz de Lucas atrs de mim. ... tudo bem, melhor andar do que ficar sentado o dia todo. Falava ele. Virei as costas e vi Lucas apoiado em uma daquelas muletas, acompanhado por uma enfermeira jovem e bonita. Lucas! Que susto voc me deu, no sabia que j estava passeando pelo hospital. Letcia! Exclamou ele ao me ver Que bom que veio! Pois ... Insisti que a Luiza me levasse para dar uma volta hoje, estava cansado de tanto ficar na cama. A nica coisa ruim nisso, que eu tenho que levar esse soro para todos os lugares. Ol, voc a to famosa Letcia? Disse a enfermeira de boa aparncia. Ela parecia ser simptica. Cabelos louros presos em uma poupa, tpico uniforme branco e um sorriso que deixaria qualquer paciente de bom humor. Ol. Voc ... Luiza Bonfim. Estou cuidando do seu irmo. Franzi a testa e olhei para Lucas que me respondeu com uma piscadinha de olho. Ah... Claro. Ento... Vou colocar o Lucas e o soro dele no lugar certo e deixarei vocs em paz. Disse a enfermeira sorridente. Sai do caminho para que ela acomodasse Lucas no lugar certo. Ele parecia 100% melhor. Claramente ainda no tinha foras para andar sem as muletas, mas j parecia ter recuperado a sua cor normal. A enfermeira saiu deixando Lucas e o soro nos seus devidos lugares. A Luiza parece ser bem legal. Comentei enquanto arrastava uma cadeira para mais perto da cama de Lucas. Sim, ela . Disse ele No comente nada, mas assim que eu sair daqui vou convid-la para jantar. Uau. Pode deixar que eu no vou comentar nada. Acha que ela vai aceitar? lgico! Respondi. Maravilha! Lucas esfregou as mos, animado. bom ver que est se recuperando bem. O tom da minha voz estava desanimado, ao contrrio da voz de Lucas. No fiquei surpresa quando ele percebeu isso. Ei, o que h com voc? Perguntou. Voc no iria acreditar... Respondi meio... complicado. Hum... No posso saber nem o bsico? Pensei por um minuto. Bom... Estou querendo esquecer algum.

Ele mordeu os lbios e percebi que ele estava pensando. Esse algum seria Jack? No. Uau, eu fiquei tanto tempo fora? Lucas riu. Para mim, sim. Respondi. Ento, L... No quer me contar sobre esse novo amor? Fiz uma careta. um amor impossvel. Eu disse. Depois de um tempinho absorvendo o comentrio, Lucas voltou a falar: Eu passei quase um ms mergulhado no mundo dos sonhos e pesadelos. Lembrei de coisas que eu havia esquecido a tempos, e posso te jurar que vi um anjo de olhos violeta e... O QU? Voc viu um anjo de olhos violeta nos seus sonhos? Perguntei eufrica. Ele me olhou torto, ento, respondeu desconfiado: Bom... Eu no consegui ver o rosto dele. S me lembro dos olhos... Foi isso que ele disse: que era um anjo. Ah! Ele falou de voc. Eu sorri. O que ele disse sobre mim? No me lembro muito bem... Mas foi algo como No deixe a Letcia, ela gosta muito de voc. Isso foi quando eu estava quase desistindo, indo at a luz. Eu no estava entendo muito bem o que ele queria dizer com isso. Mas parecia que Frederic havia pedido para Lucas ficar por mim no momento em que ele estava quase desistindo de viver. Por que tanta curiosidade nisso? Perguntou Lucas com o mesmo tom desconfiado de antes. Nada... s que eu acredito em anjos. No ria. Ele no riu. Eu no acreditava at esse sonho. Agora acredito. Fico pensando se todos eles tem olhos violeta... No, no... Os anjos tem a mesma forma fsica de quando eram humanos. Qualquer um pode morrer para salvar algum e se tornar um anjo. Tagarelei. S depois percebi o olhar assustado de Lucas Bom... Foi isso que eu li na internet. Acho que voc deve parar de ler fico. Est ficando maluca. Zombou Lucas. No seja bobo. Eu ri. Est vendo? Consegui fazer voc rir! Disse ele como se tivesse marcado um gol em plena copa do mundo. Voc sempre consegue isso! Ri novamente. Era legal estar com Lucas. Ele amenizava a dor da perda de Frederic assim como Frederic amenizava a dor a da ausncia de Lucas. Mas eu tinha que admitir que a dor da ausncia de Frederic estava sendo mais forte. Porque ela atingia uma parte do meu corao que eu nunca tinha sentido: a parte da paixo. Eu e Lucas ficamos conversando at o horrio de visita acabar. Me despedi dele e fiquei pensando no que eu iria fazer agora. Uma estranha vontade de ir at a pracinha apareceu, e eu segui essa vontade. De p mesmo, fui at a pracinha. Parei no meio do caminho para tomar um sorvete. Nesse dia estava quente em Conquista. Pensei sobre a escola enquanto tomava o meu sorvete, sentada sozinha em um dos banquinhos da praa.

No dia seguinte seria a Festa de Fim de Ano. Eu no tinha mais a mnima vontade de ir, mas sabia que mame me obrigaria. O boletim seria pego hoje. Eu sabia que j tinha passado, pois na terceira unidade eu j tinha completado os 28 pontos obrigatrios de cada matria. Provavelmente, a escola ligaria para a minha casa amanh pedindo que eu fosse ajudar na arrumao. Todo ano era assim. Nos anos anteriores havia sido divertido. Jack e Selena ainda eram meus amigos, e eu acabava me divertindo com eles e os meus outros colegas enquanto arrumava o ginsio da escola. Mas agora eu no tinha amigos, nem na escola, nem fora dela. Quer dizer, eu tinha Lucas, mas ele ainda estava no hospital. Oh... Se Frederic no tivesse ido embora... Ei. Uma voz me chamou. Frederic? Era ele? Me virei com um enorme sorriso provavelmente sujo de sorvete de chocolate e logo tive a decepo. Quer comprar um algodo doce? Perguntou o homem que havia me chamado antes. Oh, no. Obrigada. Respondi decepcionada. Eu teria que me acostumar com o vazio. Frederic no voltaria.

Captulo XVI O presente do anjo

O sol estava se pondo. E logo a lua apareceria para ser iluminada pelo sol. Era to bom ver o pr-do-sol... Mas quando voc o v longe da pessoa ou anjo que voc ama, ele fica meio sem graa. Ou com mais graa ainda. A lembrana de Frederic estava presente ali, era como se ele estivesse do meu lado, mas eu no podia v-lo. No sei explicar se o pr-do-sol amenizava ou piorava a dor que eu sentia, a dor da saudade. Por um lado, era bom lembrar dele. Porque me fazia feliz. Mas depois, quando eu caia na real e via que ele nunca mais voltaria, eu retornava ao buraco fundo da solido e da tristeza. Enquanto observava o pr-do-sol, tive a impresso de ouvir algum se aproximar. Olhei ao redor, mas no vi ningum alm das criancinhas que passavam pelo outro lado do jardim com os pais ou babs, indo embora, porque com a chegada da noite, a praa no era mais das crianas, mas sim dos casais. As vozes pareciam estar muito perto. ... No posso viver indo embora e voltando de novo, Gabriel! No v como ela fica toda vez que eu vou embora? Ah, Anjo, aposto que ela adoraria v-lo mais uma vez! O qu? Mas... Como? Eu tinha certeza que uma das vozes era a de Frederic! Eufrica, comecei a procurar por ele. Eu sabia que ele estava perto, mas eu no conseguia v-lo! Olhava para todos os lados, e nada. Vamos l, Frederic, deixe-a v-lo. Pediu a voz desconhecida. No sei, Gabriel... No quero ferir os sentimentos dela novamente. As vozes pareciam despreocupadas. Com certeza eles no tinha a mnima que eu estava ouvindo-os. Resolvi fingir no estar percebendo, para evitar que se calassem. Olhe s para ela Quando a voz desconhecida, que parecia ser de algum chamado Gabriel, falou isso, eu me encolhi -, veja como ela est triste. Ela est sentindo a sua falta. Nesse momento tive vontade de chorar, mas me contive. Eu sei. Eu tambm sinto a falta dela. Voc nem pode imaginar o quanto... Sorri um pouco. Era bom saber que ele tambm estava com saudade de mim. Ento... O que est esperando? Dizia Gabriel a primeira vez que algo assim acontece. Voc sabe que a inteno dos cus fazer amor, e no destruir. Tenho certeza que vamos achar uma soluo para vocs. Enquanto isso... Aceite o meu presente. Promete que vai achar uma soluo? Perguntou Frederic. Sim, rapaz. Eu prometo. Me preparei para ver Frederic. Algo me dizia que eu iria v-lo. Eu no conseguia controlar a felicidade que eu sentia. Mas por outro lado, sabia muito bem o quanto sofreria quando ele partisse novamente. Entendi muito bem quando ele disse que no queria ferir os meus sentimentos novamente, mas por outro lado, entendi quando Gabriel disse sobre ele deixar que eu o visse mais uma vez. Claramente eu no podia v-los porque eles estavam impedindo isso de alguma maneira. Eu s no entendia porque conseguia escut-los... Nesse momento a praa estava vazia. Apenas eu, as rvores e as vozes. Mas onde estavam os donos delas? O silncio tomou conta do lugar. Eu no ouvia mais as vozes. E logo percebi que provavelmente tudo no passava de coisas da minha cabea.

Talvez eu estivesse entrando em algum tipo de depresso. Talvez Frederic nunca tivesse existido. Talvez ele fosse apenas uma inveno da minha cabecinha solitria. Um amigo imaginrio, talvez. Eu j tive um. Mas eu s tinha 8 anos, e ele era vede de antenas cor-de-rosa. E Frederic no. Ele era to real (quer dizer, tirando o fato de ele poder flutuar e atravessar coisas slidas do meu mundo)... Ele era mais do que o meu amigo. Mais do que o meu anjo da guarda ou o meu amigo imaginrio?. Ele era o amor da minha vida. Haha. Como eu no tinha pensado nisso antes? Como pude ser to boba? Ser enganada por mim mesma! Pela minha prpria solido! S agora, com a dor, eu podia perceber que tudo no devia passar de um pesadelo daqueles bem longos, ou simplesmente de algum delrio da minha cabea. Em que mundo anjos viriam dar apoio a algum que quase nunca vai a igreja? Em que mundo seres humanos se apaixonam por seres que j morreram? Ou melhor... Em que mundo os anjos so reais? Com certeza no no mundo real. Mas agora era tarde demais. Eu estava envolvida demais nesse pesadelo. Eu estava completamente apaixonada por algo inventado pela minha prpria mente. E pior. Eu no tinha a mnima idia de como voltar para o mundo real. Levantei chorando do banquinho da praa. Ainda bem que no tinha ningum por l, seria bem estranho sair chorando com um monte de gente olhando. Antes de entrar em casa, limpei os olhos para que ningum percebesse que eu estava chorando. Ou pior, que eu estava louca. Foi bom eu ter feito isso, porque meus pais me esperavam na sala. Querida! Parabns! Melhores notas da sala de novo! Dizia o meu pai enquanto via em minha direo com o boletim na mo. Ah, legal. Obrigada, pai. Letcia, a escola ligou e pediu para voc ir ajudar na arrumao amanh. Disse minha me. Novidade. A escola sempre liga. J era de se esperar. Ok. Respondi. Com essas notas voc merece um presente! O que voc quer ganhar? Perguntou papai, sorridente. Hum... No sei. Tanto faz, acho que passar de ano a minha obrigao. Ai meu Deus, essa garota s pode ter puxado a voc, Victor. Nunca vi algum to sem orgulho. Resmungou a minha me Bom, pois eu tenho uma idia de presente. O seu vestido para usar amanh. Acho que aquele que voc comprou no ms passado no vai servir mais, voc deve ter engordado uns dois ou trs quilos, passou o ms todo se empanturrando de bolo de chocolate e refrigerante. Ah, e voc tem salo amanh s seis horas, tomei a liberdade de marcar porque sei que voc nem se lembrou de fazer isso. Legal, me. Respondi exausta. E seu jantar hoje no vai ser bolo de chocolate com coca-cola, mandei preparar uma sala natural para voc, tem que se alimentar melhor. Salada? Eca! Fiz uma careta Mas me... No me importo em engordar. Mas eu me importo. E sem mais mas me e mas me, isso e ponto final. Procurei o meu pai para me defender, mas ele j tinha fugido da sala.

Provavelmente na hora que mame comeou a tagarelar, porque ele j sabia que se no sasse ia sobrar para ele. Depois de ser obrigada a comer salada e esperar todos meu pai e minha me, que insistia em comer bem devagar terminarem o jantar, finalmente consegui subir para o meu quarto, onde eu podia sofrer em paz, tendo como conselheiro o meu travesseiro, que sempre fazia o doce papel de secar as minhas lgrimas enquanto eu abafava o choro nele. Tomei um banho quente e vesti um pijama bem fresquinho, tambm abri a janela para deixar correr um ar dentro do quarto. O dia amanh seria bem agitado, porm bem sem graa. E eu tinha que dormir bem para agentar o dia seguinte. E alm do mais... Vai ver se Frederic no aparecia nos meus sonhos? T. Ele nunca mais iria voltar. Mas eu ainda no tinha me acostumado com a idia de ele ser apenas uma inveno da minha cabea... Quer dizer, eu no seria criativa o bastante para isso, nem estando maluca.

***
Devia ser quase meia noite quando despertei de um pesadelo. Na verdade, era a reprise do sonho que eu havia tido na noite anterior. Mas s as partes ruins dele. A hora em que Frederic ia embora, e eu tentava pegar a mo dele e segur-la, mas algo o levava para longe. Acordei desesperada, como sempre acontecia quando eu tinha um pesadelo. Ofegante, tomei um gole dgua da garrafa que eu tinha deixado sob a mesinha de cabeceira antes de dormir. Estava quente, mas tudo bem. Enquanto bebia a gua, percebi o quanto ventava l fora. A cortina balanava para l e para c por cima da janela escancarada. O cheirinho de vero penetrava no quarto como se fosse um perfume doce e forte. Era disso que eu estava precisando: Cheirinho de novo em vez de cheiro de mofo, pois era assim que o quarto estava antes de eu abrir a janela. A mudana foi to forte e boa que me fez levantar da cama e ir at a janela. L fora, a Lua brilhava se destacando no cu, assim como as pequenas bom, elas pareciam bem pequenas estrelas ao seu redor. De joelhos na cama e com os cotovelos apoiados na janela, fechei os olhos e relaxei. Engraado como quando voc est relaxando, voc sempre se lembra daqueles momentos mgicos que voc tem certeza que nunca vai esquecer. A primeira lembrana que veio a minha mente foi a do beijo de Frederic. O melhor sonho que j tive. Mas tambm o pior pesadelo. Era como se eu estivesse dentro daquele sonho. Com aquele vestido branco de seda. Na praa vazia, no meio do nada. Era como se eu estivesse sentindo, naquele momento, a mo do Anjo tocar o meu rosto, limpando toda lgrima que caia por ali. Sentindo os lbios dele tocando os meus, a mo dele nas minhas costas... O seu cheiro de vero. E de repente, comecei a sentir isso de verdade... O colcho da cama cedeu como se estivesse recebendo mais um peso. Senti a mo dele passar pelas minhas costas, agarrando a minha cintura em um abrao enquanto eu apertava os olhos tentando fazer a iluso passar. Senti o queixo dele repousar no meu ombro. O seu doce cheiro de vero cada vez mais penetrante. E finalmente escutei: Eu voltei.

Eu sabia que aquilo era apenas mais um sonho. Mas no era por isso que eu devia ignorlo. Eu sabia muito bem o quanto sofreria ao acordar, mas no me controlava em aproveitar o momento. Ento, sem euforia nenhuma, ciente de que tudo no passava de uma iluso, abri os olhos e virei para olh-lo. Os seus olhos violeta brilhavam apenas com a luz do luar, entrando em sintonia com a cor da noite e o cheiro que vinha dele mesmo e do vero. Vou sentir a sua falta. De novo. Sussurrei enquanto tocava os lbios no rosto dele. No vai mais. Vim para ficar. Disse ele. Apenas ri. Como eu sonhava positivo... Ento, sem criticar a minha iluso, joguei os braos ao redor do pescoo dele e o beijei. As mos dele desciam e subiam pelas minhas costas, mas no de um jeito vulgar... Era mais como um carinho. Enquanto isso, eu enrolava os dedos no cabelo dele, macio como o pelcia. Finalmente os meus joelhos cederam, e eu cai na cama com ele por cima de mim. Se isso fosse real, eu poderia dizer que estvamos indo longe demais... At que ele parou de me beijar e voltou a ficar de joelhos sobre a cama. O que foi? Perguntei. No podemos ser pegos. Agora eles podem me ver. Respondeu Frederic em um tom de voz baixo. Levantei e fiquei de joelhos tambm, estendi a mo at o pescoo dele e o beijei novamente. Ningum vai nos pegar. E se nos pegarem, no vai haver problema nenhum, afinal, apenas um sonho. Falei e voltei os meus lbios para os dele. Ele interrompeu o beijo com uma risada. Isso no um sonho. real. Disse ele, e voltou a me beijar. Agora foi a minha vez de interromper o beijo. Haha, por que est mentindo? Bom, tanto faz, sei que amanh vou acordar e no irei te encontrar aqui, ento, por favor, me deixe aproveitar. Voltei a beij-lo. Depois de um tempo, ele finalmente parou e voltou a falar: Se no acredita em mim, tente acordar. Acordar? Eu queria voltar para os braos dele! Fred, no quero acordar. Falei A realidade muito ruim para mim, pois no posso encaixar voc nela. Ele mordeu os lbios e pareceu pensar um pouco, ento, disse: Eu prometo que voc j est acordada. Agora, apenas tente. Vamos, tente. Ai ai... Eu sabia que iria me arrepender por isso. Mas talvez fosse melhor mesmo, eu podia aprender com isso e parar de mergulhar em fantasias. Tudo bem. Falei. Ento comecei a tentar acordar... Eu fechava e abria os olhos, me mexia inquieta, at tentei me beliscar, mas nada me fazia acordar. Fui at a janela. O que vai fazer? Perguntou o Anjo. Vou pular. o bastante alto para me fazer pensar que morri e eu acordar naturalmente. Est ficando louca? Voc vai morrer de verdade se fizer isso! Mas eu tenho que saber se estou acordada! Coloquei um p para fora da janela. Senti o vento bater na minha perna e levantar o short do meu pijama.

De repente, senti algo real naquilo tudo... O medo no a faz perceber que isso tudo real? Perguntou ele. O medo... Era isso! Eu estava... Com medo. E nos sonhos, sempre vencemos o medo. Pois simplesmente sabemos que um sonho! Ai meu Deus! falei Voc tem razo! Eu estou com medo! Desci da janela rapidamente e a fechei. Olhei para Frederic, que agora estava de p no cho, enquanto eu continuava de joelhos na cama. Sorri. real! Exclamei. Sim. Confirmou ele sorridente. Mas... Como? Gabriel, ou Gabreel, como mais conhecido aqui, conversou com os outros Anjos-Pais e eles chegaram a concluso de que duas pessoas que se amam devem conviver juntas, e eles levaram o nosso caso em questo, e resolveram que eu posso continuar a ser o seu Anjo. Explicou ele. At que a morte nos una novamente. Meu Deus! No acredito! Dizia eu enquanto o abraava Ento quer dizer que voc vai ser assim para sempre, que voc ganhou uma nova chance de viver? Ele suspirou. Hum... No. Na verdade, s tenho essa forma humana at a meia noite de amanh. Foi um presente de Gabriel, por termos cumprido as nossas misses e pelo nosso amor. No fiquei triste com a notcia. De verdade. T-lo como Anjo j era o bastante. Ento vamos curtir at a meia noite. Falei. Mas mesmo depois de amanh, os seus sonhos ainda sero meus, e as noites sero nossas. Pode ficar com os meus sonhos, s tem graa de forem com voc. Voltamos a nos beijar. At... Bom, no sei at quando. Eu te amo. Disse ele, em uma das pausas dos nossos beijos. Eu te amo mais. Falei, e voltei aos seus lbios.

***
Juro que aquela foi a manh mais linda de toda a minha vida. Acordei com o som dos passarinhos na janela, que estava aberta, e com a luz no sol que iluminava e arejava todo o quarto. O cheiro de vero continuava forte e penetrante dentro do quarto. Mas, por outro lado, eu estava triste. Porque sabia que o que tinha acontecido na noite anterior no passava de um sonho. Com certeza o sonho mais real que eu j havia tido. Os indcios para que o ocorrido fosse um sonho eram que: 1) A janela estava aberta quando eu acordei, e no sonho eu havia fechado-a. 2) Frederic no estava ali. Mas eu sentia que aquilo tinha sido real. De alguma forma, eu tinha certeza. Meus lbios estavam um pouco adormecido. Como isso tinha acontecido se era s um sonho? Sentei na cama e fiquei pensando um pouco.... Sonho ou realidade?

Pronta para o mundo real, princesa? Disse ele saindo de dentro do banheiro com apenas dois botes na camisa abotoados, de forma que metade do seu peitoral estivesse descoberto. O cabelo dele estava molhado, de modo que ficou claro que ele havia usado o chuveiro. Por um momento fiquei paralisada. Ai. Meu. Deus. O que ns fizemos na noite passada? De repente, entrei em pnico. Frederic! O que aconteceu? Ns... Ele demorou um minuto para entender sobre o que eu estava falando. Oh, no, no, Letcia! No fizemos isso... Ele passou a mo no cabelo molhado, jogando-o para trs Bom, no que eu me lembre. Ai meu Deus, minha me vai me matar, e o meu pai vai te matar. Acho que no, eu j morri, esqueceu? . Mas bem, acho que no fizemos nada de mais... Eu nunca fiz isso, mas acho que se tivesse feito teria me lembrado, certo? Eu tambm no. E alm do mais, se tivssemos ido longe demais, Gabriel j teria me impedido de ficar aqui, afinal, luxuria um dos sete pecados capitais, e eu continuo sendo um anjo... . Com essa eu aliviei. Tem razo. No fizemos nada de mais. Ele sorriu e veio at mim para me dar um beijo. Foi nessa hora que algum bateu na porta. Letcia! Acorda! Era minha me. Com o susto, eu e Frederic nos afastamos e nos olhamos com aquela cara de ai meu Deus, e agora? Abra a porta! Tenho uma surpresinha para voc! E agora? Sussurrou Fred. Vai para debaixo da cama! Apontei. Rapidamente ele se enfiou l embaixo. Espera, me. J estou abrindo, deixa s eu... me vestir. Anda logo, garota, eu no tenho a manh toda. Pronto, j estou indo. Abri a porta, e l estava ela: maquiada e penteada s oito da manh, e para completar, com uma caixa enorme na mo. O que isso? Perguntei. O seu vestido para hoje a noite! Ela respondeu radiante. Saia da frente e me deixe entrar, quero ver como ele vai ficar em voc! Mame praticamente me empurrou e entrou no meu quarto sem nem pedir licena. Uau, quanta educao. Hum... Mas que cheiro esse? Perguntou ela, me olhando com uma cara desconfiada. Mordi os lbios e pensei em uma desculpa. Eu deixei a janela aberta a noite, o quarto est arejado. s isso. Enquanto mame se virava para conferir a janela aberta, olhei para a cama e consegui ver Fred tentando observar o que se passava. No s isso. Parece mais um... Perfume. Dizia ela enquanto rodava o quarto com a caixa na mo. Ela abriu a porta do banheiro, olhou l dentro, e voltou a me olhar. O q-que foi? Perguntei. Nada. Respondeu ela, ainda mais desconfiada.

Bom, me, vamos logo ver esse vestido! No vejo a hora de experiment-lo! Por sorte, minha me acabou contagiada com o meu humor e, alegremente, colocou a caixa sob a cama e tirou o vestido de dentro. Era branco e de renda. Tinha algumas flores pequenas cor de violeta prestas na barra da saia e na cintura. As alas eram fininhas e de fitas brancas rodeadas com uma borda lils, que prendiam do busto e amarravam ao redor do pescoo. Tenho que admitir: A minha me era tima com essas coisas. ... Perfeito! Falei ao vesti-lo. Eu sabia que voc ia gostar! Ah, e tem a sua sandlia! Voc vai amar! De dentro da caixa, mame tirou uma sandlia de salto fino, da mesma cor do vestido, com uma fita lils que prendia no tornozelo. Experimentei-a. Coube direitinho, e deixou o vestido ainda mais perfeito. Comprei pensando nesse vestido. Disse mame, ajeitando os ltimos detalhes na parte de trs do vestido. Obrigada, me. Falei. No seja boba, Letcia, acha mesmo que eu ia deixar voc ir a festa de fim de ano da sua escola com um vestido qualquer? No mesmo! Como filha da primeira dama... Ela comeou a tagarelar, mas como eu no estava muito a fim de ouvir ela se gabar, no prestei ateno. Apenas fiquei falando coisas como e Ah e Ahaan toda vez que ela falava No verdade?. Quando j ia fazer uma hora que ela estava me atormentando com aquele papo de primeira dama, eu finalmente falei: Me, tenho que tomar banho... Preciso ir para escola daqui a pouco. Ah! Verdade, querida! Nem percebi o tempo passar! Ande rpido, quero voc aqui antes da seis da tarde, marquei salo para voc! Dizia ela enquanto saia do quarto levando o vestido, a sandlia e a caixa. Assim que ela saiu, corri para trancar a porta. Ufa. Suspirei. Essa foi por pouco. . Concordou Fred enquanto saia do seu esconderijo. Precisamos achar um jeito de te tirar daqui sem que ningum te veja. Falei. Frederic olhou para os lenis e para a janela. Est pensando o mesmo que eu? Perguntou ele. Fui at a janela para conferir que no havia ningum na varanda que tinha l embaixo. Sim. Respondi com um sorriso. Amarramos um monte de lenis e os transformamos em uma corda gigante. Fred amarrou uma ponta na cabeceira a cama, e a outra ele jogou l embaixo. Antes de descer, ele me deu um beijo. Espero voc na porta. Ok. Falei. Fiquei observando ele descer pelos lenis, e rezando para que ningum o pegasse quando ele fosse pular o muro. Quando ele chegou l embaixo, jogou um beijo para mim e eu acenei a mo para ele. Rapidamente ele pulou o muro e eu no consegui mais v-lo. Agora era hora de me preparar para o grande dia. At a meia noite.

Captulo XVII Antes da meia-noite

Enquanto eu tomava caf da manh, sozinha meu pai j tinha ido para a cmara municipal e minha me j tinha tomado caf da manh com ele -, minha me entrou na cozinha com uma expresso desconfiada estampada na cara. Tem um rapaz na porta que quer falar com voc. dizia ela enquanto rodeava a minha cadeira. Voc no tinha falado sobre nenhum Frederic Pierre para mim, Letcia. Quase engasguei com a torrada. Precisei tossir umas duas vezes para a comida descer. F-Fred est na porta? Perguntei. Sim. Ele disse que veio busc-la para irem ao CAMPUS juntos, arrumar as coisas para a festa. Ah, ele tem um sotaque diferente, ele de Portugal? Pensei rpido e respondi: Hum... Ele... Mora l. Est fazendo faculdade de letras. Ela arregalou os olhos e deu um sorrisinho interessado. Parece ser um bom partido. Agora ela estava sentando-se mesa. E, meu Deus, que olhos! Engoli o resto do suco de uma vez, para sair logo dali e me livrar de uma conversa sobre rapazes com a minha me. Bom, me, estou saindo! No me espere para o almoo, vou comer em algum restaurante na rua. Levantei. Estarei aqui antes das seis. Dei um beijo de despedida no rosto dela o que a deixou mais espantada ainda e sai saltitante em direo a porta, mas antes que passasse por ela, topei com Frederic sentado no sof da sala. Sua me parece estar mais simptica. Comentou ele enquanto se levantava. Que nada, so os seus olhos. Sorri. Em todos os sentidos. Ele sorriu de volta. Pegamos um txi e fomos para o CAMPUS. O ptio do CAMPUS estava lotado de pessoas correndo para todos os lados com faixas, fitas e outras coisas para enfeitar a escola, nas mos. Frederic e eu entramos juntos na escola. Por onde passvamos, arrancvamos olhares curiosos das pessoas do CAMPUS, que nunca tinham visto Frederic antes. Percebi quando Charlotte murmurou alguma coisa do ouvido de uma garota morena que eu no sabia o nome. Logo depois ela jogou um sorriso e um olhar cheio de malicia para Frederic, que nem notou o gesto da ruiva. O sorrisinho de Charlotte foi substitudo por uma cara de decepo acompanhada de olhar de raiva jogado para mim, que eu fiz questo de responder com um sorriso. Encontramos com a diretora que at pediu que eu apresentasse o meu novo amigo e ela pediu que eu ajudasse o pessoal responsvel pelas faixas, que estavam na quadra da escola. Ela no parece to assustadora como naquele dia em que voc agrediu o seu ex. comentou Frederic com um pouco de sarcasmo na voz. Ela devia estar de TPM. Falei enquanto abria a porta do ginsio rindo da minha prpria piada juntamente com Fred... At que o meu sorriso se apagou quando eu vi as pessoas que estavam cuidando das faixas: Jack e Selena.

Haha, que timo. Uau. Isso vai ser difcil. Murmurou Fred no meu ouvido. Mas a gente supera. Frederic tomou a minha frente e chegou nos dois antes de mim. Ol, pessoal. sorriu ele como se fosse ntimo dos deles. Percebi Jack prender uma gargalhada, provavelmente por causa do sotaque de Fred Sou Frederic Pierre, namorado da Letcia. Quando Jack ouviu a palavra namorado, rapidamente a gargalhada evaporou e foi substituda por uma expresso de espanto. Selena parecia surpresa, meio boquiaberta at. Namorado? Perguntou ela, parecendo duvidar. . respondeu Fred ainda sorridente. Amor, aqui que vamos ajudar, no ? Aham. Respondi sem jeito, chegando ao lado dele e ficando de frente a frente com as duas pessoas que fizeram a maior sacanagem comigo. Comeamos a arrumar as faixas sem nenhum papo, at que Jack perguntou para mim: Ele no daqui, n? No. de Portugal. Respondi sem olhar para ele, com a ateno nas faixas. Hum... E vocs tem quanto tempo? Ele falava baixo, e como Fred e Selena estavam h uma certa distncia de ns, prendendo as faixas nas paredes, no tinha como eles escutarem a nossa conversa. Algumas semanas. E... Esto felizes? Muito. Respondi rapidamente. Me passa a cola? Jack me passou a cola, e quando eu a peguei da mo dele, ele segurou a minha. Eu ainda no esqueci voc. S estou com ela porque os pais dela nos pegaram, no tive escolha. Disse ele segurando a minha palma com o tubo de cola entre as nossas mos. O rosto dele estava cada vez mais perto do meu. Fitei a nossas mos. Velhos tempos passaram pela minha cabea, mas eu no queria record-los. Voc s precisa dizer uma palavra e eu nunca mais falo com a Selena, e-eu nunca devia ter feito o que fiz. Eu estou arrependido. Dizia ele fitando os meus olhos. Ele parecia to sincero... Mas no era mais a ele que o meu corao pertencia. Respirei fundo antes de dar a ltima cartada. Eu no te amo mais, Jack. Jack engoliu em seco, ento soltou a minha mo e se afastou do meu rosto. Suspendi a cola e agradeci. Hum, valeu. Por nada. As horas voavam, e a cada minuto a quadra ficava mais enfeitada, cheia de fitas e faixas com os nomes dos alunos que tinham passado em vestibulares esse ano. Na hora do almoo, Frederic e eu fomos comer em um restaurante de comida italiana. Uau, eu no sabia que Fred gostava tanto de massa. Se voc fosse ficar aqui por mais tempo, eu poderia fazer miojo para gente. Bom a nica coisa que eu sei fazer alm de gelo. Falei rindo. Nunca comi, mas parece ser bom. Disse ele enquanto colocava mais uma garfada de macarro na boca. Mas o que eu quero comer mesmo ... bolo de chocolate com coca-cola! Sempre vejo voc comendo, me d uma vontade... Ento est combinado, a noite eu vou te levar em uma lanchonete tima, que serve o melhor bolo de chocolate daqui!

Incrvel como tudo com Frederic parecia ser melhor... O caminho do restaurante para a escola, que parece ser longe demais para ir andando, pareceu perto demais quando percorrido com o meu anjo. Paramos na pracinha para tomar um sorvete e sentar um pouco. Esperamos o sol baixar e voltamos para o Campus. As coisas l j estavam quase prontas, mais umas faixas ali, umas fitas aqui, e pronto! Estava terminado. E eu ainda tinha uma hora livre antes de ir para o salo. Temos uma hora. Informou-me Frederic. , eu sei. Que tal irmos ao hospital? Prometi a Lucas que ia visit-lo todos os dias. uma boa idia. Dessa vez pegamos um txi para no perder muito tempo. Fred preferiu esperar na recepo, e quando eu entrei no quarto de Lucas me deparei com o meu pai na porta. Essa era a hora de ter A conversa. Pai. Me diga que veio contar a verdade a Lucas. Ele suspirou e ento disse: Querida, teremos que ter calma. Vamos esperar o seu irmo sair o hospital, da contamos tudo a ele. Os olhos dele caram Tenho certeza de que ele vai me odiar depois disso, mas... No podemos engan-lo. Ele vai me odiar tambm. E odiar a Clarisse. Concordei. Mas vai passar, eu tenho certeza. Sorri e abracei o meu pai. Quando entrei no quarto, Lucas estava sentado na cama mexendo em um notebook. Ah, L! Obrigada pelo presente! Disse ele levantando o notebook. Eu j ia dizer que no tinha dado presente nenhum a ele, at que ele continuou. O chef... Ops, o seu pai veio trazer, disse que foi um presente seu. Valeu mesmo, demais! Ah, agora sim estava tudo entendido. Falsifiquei um sorriso e disso por nada. Ento, como voc est? Perguntei enquanto dava um abrao bem forte nele. Muitssimo bem, no sei porque ainda me prendem aqui. Ei, no seja teimoso, faa tudo que os mdicos mandarem e logo sair daqui. Ele revirou os olhos mas acabou concordando. Ento, o que me conta de novo? Perguntou ele. Estou carente de novidades aqui, bom, pelo menos agora vou poder trocar recados com o pessoal da minha rua. Hmmm... Lembra daquele meu amor impossvel? Perguntei. Claro. Disse ele tirando os olhos da tela do notebook para me olhar. Ento, descobri que no impossvel. Bom, pelo menos no tanto como eu achava. Ele sorriu. Que bom! Logo, logo estaremos os dois comprometidos. ele abaixou a voz e ento disse Hoje eu perguntei a enfermeira se ela estava solteira. E adivinha? Solteirssima! Gargalhei. Caramba, voc no sossega nem no hospital, hein? Fazer o qu, quando o amor bate sua porta... Foi ai que algum bateu na porta. Entra. Disse Lucas para quem quer que estivesse do outro lado. E adivinha s quem entrou? Ol, Lucas. Disse Frederic, entrando no quarto com o rosto meio corado. Como vai? Fred se sentou na cadeira ao meu lado.

Lucas me olhou confuso, ento eu sorri e ele entendeu que se tratava do meu amor. Oi... Voc deve ser o... Frederic. Eu disse. Meu namorado. Fred sorriu sem jeito. Lucas aproveitou a timidez do meu anjo para fazer uma de suas piadinhas. Ento, quais so as suas intenes com a minha garotinha? Disse ele parecendo o meu pai. Eu ri. Lucas! No seja bobo! No bobeira. preocupao. Disse Fred para mim, ento voltou-se para Lucas novamente. As melhores possveis, senhor. Ficamos os trs conversando, at que deu a minha hora e eu tive que ir para o salo. Frederic deu tchau para Lucas e saiu do quarto. Quando eu estava saindo, Lucas me chamou. Ei, L disse ele. Diz para o Fred que ele foi aprovado. Sorri e mandei um beijo para ele. Frederic ficou na pracinha e eu segui para o salo de txi. Fui atendida logo que cheguei mame e suas tramias. Puxa dali... Estica daqui... Eu no conseguia ver como o meu cabelo estava ficando, mas depois de quase ficar careca, devia estar aceitvel. E quando eu me olhei no espelho pela primeira vez depois de pronta, eu estava mais que aceitvel. Talvez at desejvel. Meu cabelo estava preso nos lados por umas tiras de flores violetas, e na frente caia uma franja lisa e negra como bano. Atrs, desciam cachos at a cintura. Meu vestido estava acertado nos mnimos detalhes, parecia ter sido feito para mim, s para mim. Uau, querida. Voc est linda! Disse meu pai quando veio me buscar no salo Vai direto para o Campus ou vai passar em casa antes? Obrigada, pai. No... Nenhum dos dois. Quero ficar na pracinha, no muito longe do Campus. Ele estranhou, mas por fim ligou o carro e seguiu sem mais perguntas. O entardecer deixava o cu com uma mistura de laranja e azul, onde a lua cheia que aparecia por ali se destacava. No oeste, o sol terminava de se pr, e logo o escuro tomou conta da pracinha, tanto que as luzes dos postes foram acesas. Sentei-me no banquinho de sempre. Eu sabia que ele estaria ali. No precisei esperar muito, logo o vi se sentar ao meu lado, estendendo uma rosa vermelha para mim. Voc est magnfica. Disse ele quando eu peguei a rosa e a cheirei. Voc tambm est. E estava mesmo. No sei como ele tinha conseguido fazer isso, mas agora ele estava vestindo um smoking que parecia bem caro. O violeta dos seus olhos se destacava nas vestes escuras. Ele se levantou e estendeu a mo para mim. Pode me dar o prazer de lev-la ao baile? Claro. Respondi delicadamente. Parecia que estvamos no sculo XX. Eu achava que amos p, mas um carro preto importado parou no encostamento da rua, e de dentro dele desceu um homem bonito, vestido de terno e gravata, com uma pele morena que se destacava nos olhos claros que pareciam de anjos... De anjos?

O homem abriu a porta de trs para que eu e Frederic entrssemos, depois a fechou e voltou-se para o banco da frente. Gabriel, nos leve para o Campus. O homem Gabriel, provavelmente virou-se para ns e deu um sorriso, concordando. Sorri de volta, meio confusa, ento sussurrei para Fred: Como conseguiu isso? Como aconteceu com a Cinderela, a magia acaba meia noite. Ele sorriu e me deu o primeiro beijo da noite. O Campus nem parecia uma escola. Estava decorada para uma noite perfeita, onde todos os sonhos podem se realizar. Pelo menos foi isso que a diretora disse no seu discurso. As luzes foram apagadas e o DJ comeou a tocar as msicas badaladas. Avistei Jack e Selena de longe, ele usava roupas scias e Selena usava um vestido vermelho sangue que se destacava perfeitamente na sua pele branca e no seu cabelo louro-claro. O ginsio estava apertado, parecia ter duas vezes mais o nmero de alunos. Todos muito bem vestidos e com copos e tira-gostos nas mos, alguns apenas danavam, outros aproveitavam a pouca luz para se esfregar em algum como Charlotte, que beijava um garoto que eu nunca tinha visto antes. Ela usava um vestido verde, e o seu cabelo de fogo descia em cachos at abaixo da cintura. O clima no estava muito agradvel para quem queria sossego. Ento eu e o meu Anjo fomos para o ptio da escola, que estava vazio e quieto a no ser pelo barulho que vinha de dentro da festa, abafado pelas paredes. Frederic me conduziu at os balanos ali perto. Ficamos ali por um tempo, sentados cada um em seu balano. O vento morno da primavera soprava em meu rosto, o cabelo de Frederic flutuava com a brisa. S temos meia hora. Disse ele olhando para o relgio de bolso que trazia no smoking. No. Temos uma eternidade inteira. Eu disse. Voc mesmo j me disse isso. Ele sorriu. Voc tem toda a razo. Fred puxou o meu balano para perto do dele e me beijou, primeiro com calma, depois com mais urgncia. Conversamos e nos beijamos em pausas at uma msica lenta comear a tocar dentro do ginsio. Fred me olhou com um sorriso, ento se levantou. Ainda no danamos. Disse ele. Quer danar? Sim. Respondi pegando a mo que ele estendia para mim. Era to bom sentir o calor do corpo dele. Sentir a sua respirao no meu ouvido, as suas mos nas minhas costas, sentir a minha cabea repousar em seu ombro, e todo aquele cheiro de primavera que ele tinha, que parecia muito com o cheiro da rosa que ele me dera esta noite. Eu me sentia em um conto de fadas. E sabia que toda a magia acabaria daqui a poucos minutos, meia noite como Frederic havia dito. Isso loucura. Deixei escapar. O que? Perguntou ele com calma. Voc no pertence ao meu mundo... Seus batimentos esto contados, e daqui alguns minutos no poderei senti-lo mais. Em silncio, ele me rodopiou. Um corao para de bater, mas nunca para de amar. Sussurrou ele ao meu ouvido a mesma frase que eu havia lhe dito h um tempo. O olhei com um sorriso, e disse: Voc tem toda a razo.

Senti os lbios macios esmagarem os meus, o cheiro de primavera cada vez mais forte. A msica rolava e os minutos se passavam, nos perdemos no nosso beijo, talvez o nosso ltimo beijo. Ele interrompeu os meus lbios por um segundo, e sussurrou ainda na minha boca. Daqui a pouco voc no sentir mais o meu beijo. Mas vai me sentir ele levantou a sua mo at o meu peito esquerdo aqui. Sua mo desceu minha cintura novamente, e os seus lbios voltaram a pressionar os meus. Ouvi o baixo Bip. Bip do relgio de bolso de Frederic. Era meia noite. Eu no pude mais sentir o sabor de seu beijo. Mas pude sentir a presena de sua alma no meu corao.

Agradecimentos

Quero agradecer, em primeirssimo lugar, Juciara Rodrigues, que uma das pessoas que mais me ajudaram com esse livro, sempre dando uma cara nova ao blog e me incentivando a no desistir. Natlia, que foi a primeira pessoa a dar aquele empurrozinho... todas as pessoas que acompanharam o blog, que souberam esperar pelos captulos e que ajudaram a espalhar o livro pela internet. Tambm quero agradecer em especial s minhas amigas da escola, minhas eternas Bitchs, que sempre me apoiaram com a escrita. Aos meus pais, e at mesmo ao meu irmo, pois se no fosse por eles eu no estaria aqui. todos, o meu muito, muito, muito obrigada. Amo muito todos vocs!

Extras (Msicas, Poemas, etc.)

Anjo - Saulo Fernandes Acredita em anjo? Pois , sou o seu. Soube que anda triste, que sente falta de algum, que no quer amar ningum, por isso estou aqui. Vim cuidar de voc, te proteger, te fazer sorrir, te entender, te ouvir, e quando estiver cansada, cantar pra voc dormir. Te colocar sobre as minhas asas e te apresentar as estrelas do meu cu, passar em Saturno e roubar o seu mais lindo anel. Vou secar qualquer lgrima que ousar cair, vou desviar todo mal do seu pensamento, estar contigo a todo momento, sem que voc me veja, vou fazer tudo que voc deseja. Mas de repente voc me beija, o corao dispara e a conscincia sente dor, e eu descubro que alm de anjo, eu posso ser seu amor... Hoje eu acordei mais cedo e fiquei te olhando dormir, imaginei algum suposto medo para que to logo pudesse te cobrir. Tenho cuidado de voc todo esse tempo, voc esta sob o meu abrao e minha proteo. Tenho visto voc errar e crescer, amar e voar, voc sabe onde pousar. Ao acordar j terei partido, ficarei de longe, escondido, mas sempre perto decerto, como se eu fosse humano, vivo, vivendo pra te cuidar, te proteger, sem voc me ver, sem saber quem sou, se sou anjo ou se sou seu amor. Afinal, quem eu sou? Seu anjo ou seu amor? Tenho asas? Anjos protegem, cuidam. Aparecem invisveis, humanos tambm, quando amam. Quero dizer que j no importa saber de onde venho, se tudo que sou pra voc amor. E se ainda assim quiser voar, te levo comigo te mostro as estrelas, outros alados, Deus, a vida celeste. Depois voltaremos pra casa e mais uma vez humanos, nos amarmos at morrermos, pra dizer que seu o anel, sou o seu amor na terra e seu anjo no cu.

Vanilla Twilight - Owl City As estrelas se inclinam pra te beijar, E eu fico acordado e sinto sua falta, Sirva-me uma forte dose de atmosfera. Porque eu vou pegar no sono seguro e so, Mas vou sentir falta dos seus braos a minha volta Eu vou mandar um carto postal pra voc, querida Porque eu queria que voc estivesse aqui. Eu vou assistir noite ficar azul claro, Mas nao o mesmo sem voc, Porque precisa-se de dois para sussurrar baixinho, O silencio no to ruim, At eu olhar para as minhas mos e me sentir triste, Porque os espaos entre os dedos So bem onde os seus se encaixam perfeitamente. Vou encontrar repouso em novas maneiras, Embora eu no durma h dois dias, Porque uma nostalgia fria me arrepia at os ossos. Mas encharcado em crepsculo de baunilha, Vou sentar na varanda a noite toda, Mergulhado fundo em pensamento, porque quando eu penso em voc. Eu no me sinto to sozinho. Eu no me sinto to sozinho. Eu no me sinto to sozinho. Quantas vezes quer que eu pisque, vou pensar em voc... Essa noite. Vou pensar em voc essa noite. Quando olhos violeta brilharem mais, E pesadas asas ficarem mais leves, Vou provar o cu e me sentir vivo de novo. E vou me esquecer do mundo que eu conheci, Mas juro que no vou te esquecer, Oh, se minha voz pudesse alcanar o passado, Eu sussurraria no seu ouvido: Oh, querida eu queria que voc estivesse aqui.

Escrito por Karla Pedroza, 2009. Editado e formatado por Juciara Rodrigues, 2010. Capa por Juciara Rodrigues, 2010.

Potrebbero piacerti anche