Sei sulla pagina 1di 15

Tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de sunos estudadas no Brasil

TECNOLOGIAS DE MANEJO E TRATAMENTO DE DEJETOS DE SUNOS ESTUDADAS NO BRASIL1 Airton Kunz2 Martha Mayumi Higarashi3 Paulo Armando de Oliveira4
RESUMO A suinocultura no Brasil tem evoludo sensivelmente nas ltimas dcadas, como comprovam os altos ndices de produtividade alcanados. No entanto, a atividade suincola tem causado grande nus ambiental pela poluio dos recursos naturais, como o solo e a gua. O correto manejo e tratamento dos dejetos sunos deve ser considerado parte do processo produtivo, exigindo critrios tcnicos para a escolha da tecnologia e o nvel de tratamento desejado. O presente trabalho traz um panorama de pesquisas que tm sido realizadas no Brasil, com o intuito comum de minimizar os impactos da suinocultura sobre o meio ambiente. Termos para indexao: suinocultura, resduos animais, poluio ambiental. TECHNOLOGIES FOR MANAGEMENT AND TREATMENT OF HOG MANURE ASSESSED BY RESEARCH INSTITUTIONS IN BRAZIL ABSTRACT The swine production in Brazil has increased significantly in the last decades, as proved by high productivity obtained. However, this activity has caused environmental problems due to pollution of natural resources like soil and water. The correct management and treatment of hog manure need to be considered as a part of the productive process. The choice of the adequate technology demands technical criteria. The objective of the present article is to present some topics of research conducted in Brazil on hog manure management and treatment having the aim of reducing environmental impacts of the swine production. Index terms: swine production, animal waste, environmental pollution.
1 2

Aceito para publicao em outubro de 2005. Qumico Industrial, Doutor em Qumica, pesquisador da Embrapa Sunos e Aves, BR 153, Km 110, CEP 89700-000 Concrdia, SC. E-mail: airton@cnpsa.embrapa.br 3 Qumica, Doutora em Qumica, pesquisadora da Embrapa Sunos e Aves. E-mail: martha@cnpsa.embrapa.br 4 Engenheiro agrcola, Doutor em Cincias Ambientais, pesquisador da Embrapa Sunos e Aves. E-mail: paolive@cnpsa.embrapa.br.
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

651

A. Kunz et al.

INTRODUO O grande crescimento da populao mundial gerou fortes presses sobre os setores industrial e agropecurio, forando-os a produzirem cada vez mais para atender crescente demanda, sem que houvesse, no entanto, maiores cuidados com o meio ambiente. Esse descaso trouxe srias conseqncias em todo o mundo, como a desertificao de vastas regies, a morte de importantes rios e a contaminao de lenis subterrneos. A suinocultura reconhecidamente uma atividade de grande potencial poluidor, por produzir grandes quantidades de resduos com altas cargas de nutrientes (fsforo e nitrognio), matria orgnica, sedimentos, patgenos, metais pesados (cobre e zinco utilizados nas raes como promotores de crescimento, por exemplo), hormnios e antibiticos (USDA; USEPA, 1999). O modelo de produo atual, caracterizado pela criao intensiva e em confinamento, concentra grande nmero de animais em reas reduzidas, o que aumenta ainda mais os riscos de contaminao ambiental. O manejo inadequado dos resduos da suinocultura (extravasamento de esterqueiras, aplicao excessiva no solo, para citar alguns) pode ocasionar a contaminao de rios (como a eutrofizao), de lenis subterrneos (o aumento da concentrao do on nitrato um exemplo), do solo (patgenos e excesso de nutrientes, dentre outros) e do ar (como emisses gasosas). O exemplo do Estado de Santa Catarina bastante interessante e merece ser citado. O estado possui um grande complexo agroindustrial de sunos e aves, com um plantel de cerca de 8,17 milhes de sunos (ROPPA, 2002). A maior parte da produo suna concentra-se nas regies oeste e sul do estado e se caracteriza por pequenas propriedades (95,3% possuem at 50 ha), onde predomina a mo-de-obra familiar (SILVA, 2000; EMBRAPA SUNOS E AVES, 2003). A pequena rea das propriedades e o relevo acidentado da regio fazem com que haja insuficincia de reas agrcolas para a aplicao agronmica de todo o resduo gerado pela suinocultura nessas propriedades (BERTO, 2004). Portanto, uma grande quantidade de dejetos aplicada sobre o solo, sem passar por qualquer tipo de tratamento ou estabilizao e sem levar em considerao critrios agronmicos e legais.
652
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

Tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de sunos estudadas no Brasil

Existem fortes evidncias do comprometimento da qualidade das guas na regio oeste-catarinense. Estudos bacteriolgicos realizados em rios do oeste e extremo oeste do Estado de Santa Catarina, enquadrados nas classes 1 e 2 (CONAMA; 1986), apresentaram resultados que excedem, em grande parte deles, a concentrao de coliformes totais permitida (NMP/100 g = 5000) (VOTTO, 1999). Esses dados demonstram a relevncia de avaliar e desenvolver e aplicar tecnologias alternativas de manejo e tratamento que minimizem o volume e a concentrao de poluentes gerados pela atividade. Com isso, promove-se o desenvolvimento sustentvel da suinocultura, prospectando a possibilidade de adequao e ampliao dela , tanto no Sul quanto em outras regies do Brasil. TECNOLOGIAS DE MANEJO E TRATAMENTO EM USO NO BRASIL No Brasil, a forma mais usual de manejo de dejetos o armazenamento em esterqueiras ou em lagoas e posterior aplicao no solo (KUNZ et al., 2004a). As esterqueiras e lagoas, desde que corretamente dimensionadas e operadas, so uma opo de baixo custo para produtores que possuem reas de cultivo suficientes, onde esses resduos possam ser utilizados como fertilizante orgnico. As recomendaes agronmicas para essa prtica devem ser respeitadas levando em conta o balano de nutrientes, imprescindvel para nortear a tomada de deciso e mitigar os impactos ambientais (SEGANFREDO, 1999). Para esterqueiras, o tempo de armazenamento recomendado para uma certa estabilizao da matria orgnica e inativao de patgenos gira em torno de 120 dias (as legislaes estaduais apresentam variaes com relao exigncia e ao perodo de reteno). Durante o armazenamento, o dejeto sofre certa degradao anaerbia (da a importncia de as esterqueiras terem profundidade mnima de 2,5 m), podendo ocorrer liberao de gases responsveis pela gerao de odores, principalmente nos meses de vero, quando o aumento da temperatura ambiente favorece a atividade biolgica e a volatilizao de gases. A utilizao de biodigestores uma alternativa tecnolgica para o gerenciamento dos dejetos de sunos, o que permite a agregao de valor ao resduo mediante a utilizao do biogs produzido em sistemas de gerao de energia e calor (PERDOMO et al., 2003).
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

653

A. Kunz et al.

A tecnologia de digesto anaerbia por biodigestores para estabilizao de dejetos de sunos h muito tempo conhecida. Vrios modelos de biodigestores tm sido desenvolvidos e adaptados, visando a aumentar tanto a eficincia desses sistemas quanto a reduo de custos dos equipamentos (KUNZ et al. 2004b). No entanto, o sistema ainda enfrenta algumas limitaes, principalmente no que diz respeito ao entendimento, que falta aos usurios, de alguns aspectos microbiolgicos bsicos, vitais ao bom funcionamento do sistema, mas nem sempre seguidos, o que acarreta perda de eficincia do biodigestor. O biofertilizante (efluente) gerado no biodigestor no pode ser descartado diretamente nos corpos dgua, pois ainda apresenta alto potencial poluidor. Seu uso agrcola deve seguir os mesmos preceitos de balano de nutrientes j discutidos para esterqueiras. Para a utilizao do biogs na propriedade rural, recomendvel que haja um planejamento da demanda dessa fonte de energia. Isso se faz necessrio para que o biogs possa ser utilizado de maneira racional, levando em conta critrios de demanda e produo, que durante os meses de inverno (especialmente no Sul do Brasil) podem se tornar crticos. Como alternativa tecnolgica, as lagoas de tratamento de dejetos de sunos so, via de regra, um sistema primrio de separao da fase slidolquido, que fundamental para diminuir o assoreamento do sistema e aumentar sua vida til. A separao de fases seguida por quatro lagoas em srie: primeiro, duas anaerbias, depois uma facultativa e, por ltimo, uma lagoa de aguaps (PERDOMO et al. 2003). Esse sistema mostra-se bastante interessante para produtores que dispem de rea para implementao do sistema e apresenta altas taxas de remoo de matria orgnica e nutrientes. Os inconvenientes do sistema esto associados ao seu alto tempo de deteno hidrulico (geralmente maior de 100 dias) e baixa controlabilidade do processo, que podem se tornar crticos durante o inverno. Outra alternativa tecnolgica a compostagem de dejetos lquidos, visando sua converso numa matriz slida para facilitar seu manejo e exportao de reas com densidade de produo muito alta. A primeira dificuldade para a compostagem de dejetos de sunos diz respeito necessidade de remoo da umidade do dejeto, tipicamente maior que 95%. Portanto, o manejo do processo deve ser distinto da compostagem convencional, devendo o processo evaporativo ser privilegiado de tal forma que se consiga incorporar um grande volume de dejetos ao substrato. Na utilizao de maravalha e serragem para a
654
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

Tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de sunos estudadas no Brasil

compostagem de dejetos de sunos, tm sido alcanadas relaes superiores a 1:8 (substrato/dejeto) na incorporao do dejeto de suno a esses substratos (NUNES, 2003). Aps a incorporao e a compostagem propriamente dita do dejeto de suno, o produto final, devido a seu valor agronmico, pode ser aplicado no solo ou exportado para outras regies (GOLUEKE, 1991). A prtica de exportao e comercializao do composto gerado ainda limitada pela baixa viabilidade econmica, pois compete com outros resduos, como os da avicultura. Esse fato foi ainda mais acentuado aps o ano de 2001, com a proibio da alimentao de ruminantes com cama de avirio (IN 15, 17/07/2001, Ministrio da Agricultura e Abastecimento). Isso torna necessria a propagao do uso da tecnologia, para que novos mercados sejam abertos com a criao de uma demanda do produto. O sistema de criao de sunos em cama sobreposta representa uma tecnologia de manejo de dejetos de sunos na fase slida onde a cama, constituda de maravalha, serragem ou outros substratos, utilizada em substituio ao piso convencional para a alocao dos animais (OLIVEIRA; NUNES, 2002). Esse sistema permite a incorporao das fezes e urina do animal diretamente na cama, eliminando o dejeto lquido e diminuindo a gerao de odores e a proliferao de moscas. Uma outra vantagem refere-se aos baixos custos de implementao e operacionalizao do sistema, o que diminui a necessidade de estruturas de processos complementares de tratamento, haja vista que a estabilizao do dejeto j se inicia na prpria cama e acelerada pelo revolvimento dela pelos animais. Algumas limitaes do processo, que impedem uma maior difuso da tecnologia, ainda dizem respeito a aspectos de sanidade animal, principalmente relacionados ao aparecimento de linfadenite (leses granulomatosas causadas pelo Micobacterium do complexo avium). Para que isso seja suprimido ou minimizado, recomenda-se cuidados maiores com os fatores de risco presentes nas granjas (OLIVEIRA et al., 2002; AMARAL et al., 2002). PESQUISAS EM MANEJO E TRATAMENTO DE DEJETOS DE SUNOS A Embrapa Sunos e Aves, por ser um centro nacional de pesquisa e desenvolvimento na rea, tem centrado esforos na busca de solues para os problemas ambientais associados suinocultura.
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

655

A. Kunz et al.

Diversos estudos em escala piloto e real tm sido realizados em colaborao com universidades, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O foco dessas pesquisas esto centrados no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias que envolvem sistemas de separao de fases (peneiras e decantadores), esterqueiras e bioesterqueiras, compostagem, sistemas de lagoas e produo de sunos em cama sobreposta (Tabela 1). A Embrapa em conjunto com a UFSC desenvolveram um sistema completo para tratamento de dejetos de sunos. A unidade composta de uma caixa de homogeneizao, seguida de um separador de fases, duas lagoas anaerbias, uma lagoa facultativa e uma de aguaps. Nos ltimos anos, diversos trabalhos foram conduzidos nesse sistema, com nfase na otimizao de parmetros para melhorar o desempenho e reduzir o tempo de reteno hidrulica (MEDRI, 1997). A remoo da carga orgnica do sistema de lagoas atinge valores de at 99%. No entanto, alguns parmetros, como os nutrientes N e P, ainda permanecem acima dos ndices exigidos pela legislao ambiental aplicvel (CONAMA, 1986), para o descarte em corpos dgua (BELLI FILHO et al., 2001). No que diz respeito cama sobreposta, a Embrapa Sunos e Aves e a UFSC realizaram estudos que demonstram que a decomposio do material se inicia nas camas durante a permanncia dos animais (OLIVEIRA et al., 2001a). Entretanto, aps a remoo dos lotes, ainda necessrio que o material seja submetido compostagem antes de ser utilizado como fertilizante, para garantir sua completa estabilizao (TUMELERO,1998). Diversos materiais podem ser utilizados nos leitos, desde que possuam boa capacidade de absoro dos dejetos e permitam o desenvolvimento do processo de compostagem. Assim, o sistema de cama sobreposta permite o uso do material que estiver mais disponvel na propriedade, o que contribui para a viabilizao da tecnologia nas diferentes regies do Brasil (CORREA,1998). Os estudos envolvendo compostagem tm se orientado na busca do aumento da capacidade de absoro de dejetos por diferentes materiais e com baixo custo.
656
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

Tabela 1. Comparativo de algumas tecnologias de manejo ou tratamento, avaliadas ou desenvolvidas no Brasil, para dejetos de sunos.
Vantagens Desvantagens Odor, baixa estabilizao do dejeto, necessidade de rea para aplicao Veiga (1999) Alto consumo de energia eltrica, preo relativamente alto, eficincia de separao Lento, gera grande volume de lodo com umidade alta Suscetvel a mudanas de manejo, como uso de antibiticos e desinfetantes Problemas com odor, tempo de residncia muito alto Aumenta o tempo de tratamento e a rea ocupada pelo sistema Perdomo (2001) Girotto (1989) Palhares et al. (2003) Medri (1997) Costa et al (1997) Silva (1996) Belli Filho et al. (2001) Oliveira (2002) Tumelero (1998) Nunes (2003) Oliveira et al. (2001b) Goulart (1997) Corra (1998) Oliveira et al. (2000) Gosmann (1997) Baixo custo, facilidade de operao Rapidez, mvel e compacto, frao slida com menos umidade Facilidade de operao, baixo custo, alta eficincia de separao Reduz o odor, agrega valor ao dejeto pela produo de fertilizante e biogs Grande eficincia, custo relativamente baixo Aumenta a remoo de nutrientes Referncia

Tecnologia

Esterqueira/ bioesterqueira

Separador de slidos (peneiras)

Decantador de palhetas

Biodigestores

Sistema de lagoas em srie UFSC/Embrapa

Lagoas de alta taxa e aerada

Compostagem Idem compostagem, reduo de consumo de gua para higienizao, conforto animal

Reduo de odor e de insetos, agrega valor (fertilizante)

Exige manejo adequado (umidade, aerao, temperatura) Manejo do sistema para eliminar riscos sanitrios

Tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de sunos estudadas no Brasil

Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

Sistema de cama sobreposta

657

A. Kunz et al.

A otimizao dos parmetros do processo e das construes (plataformas de compostagem) foi estudada recentemente por NUNES (2003). Os resultados apresentaram altas taxas de incorporao do dejeto, usualmente maiores que 1:8 (substrato/dejeto) em substratos como maravalha e serragem, durante um ms de incorporao do dejeto com matria seca de cerca de 3 % (OLIVEIRA et al., 2003), sendo, na maioria dos casos, superiores capacidade de absoro do material (KUNZ et al., 2004), o que evidencia a alta capacidade de evaporao do sistema proposto. A utilizao de alguns materiais orgnicos que so resduos em certas atividades agropecurias tm sido estudadas para a compostagem de dejetos de sunos. Matos et al. (1998) e Sediyama et al. (2000) avaliaram a compostagem de palha de caf, bagao de cana-de-acar (resduos caractersticos da Zona da Mata mineira), com adio de dejetos sunos para suplementao de nitrognio. Os resultados apresentaram um composto orgnico de alta qualidade, sendo uma boa alternativa tanto para tratamento de dejetos de sunos quanto para o aproveitamento de resduos vegetais. Embora apresente uma srie de vantagens, grande parte das pesquisas tratam como tema central a disposio final dos dejetos de sunos no solo. Isso se deve ao poder fertilizante desses resduos, fruto da alta concentrao de nutrientes e da falta de alternativas realmente viveis para a disposio final do resduo slido. No entanto, essas alternativas tm sido objeto de crticas, devido capacidade limitada do solo em absorver nutrientes, e porque pelos fenmenos de percolao e lixiviao os resduos facilmente poderiam atingir os corpos dgua (SEGANFREDO, 1999; BERTO, 2004). A utilizao de dejetos de sunos, como fonte primria de biofertilizantes, pode ser altamente benfica para a produo de gros e forragem. No entanto, tem sido dada grande nfase apenas capacidade de produo, no enfocando aspectos ambientais do processo (SCHERER, 1997). Matos et al. (1997) estudaram mudanas qumicas e microbiolgicas causadas em solo podzlico vermelho-amarelo pela aplicao de dejetos de sunos lquidos em diferentes taxas e observaram um rpido aumento da populao de microrganismos no solo. Esse efeito pode causar o desequilbrio ecolgico do solo, influenciando sua qumica e sua microbiologia, o que alteraria a biodisponibilidade e a taxa de absoro micro e macronutrientes pelas plantas.
658
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

Tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de sunos estudadas no Brasil

As pesquisas com o tratamento anaerbio envolveram a avaliao do uso de inculo com uma populao microbiana adaptada ao resduo, favorecendo a partida do processo, alm de melhorar o desempenho dos biodigestores (STEIL et al., 2002). Miranda et al. (2001) observaram um aumento da eficincia do sistema de tratamento anaerbio com a instalao de um sistema de remoo prvia de leos e graxas, mediante flotao com polieletrlitos e FeCl3, que podem ter influncia negativa na etapa inicial do processo de decomposio anaerbio. A remoo de metais de dejetos de sunos tambm tem sido objeto de estudos, haja vista que metais pesados, principalmente Cu e Zn, so adicionados rao animal como promotores de crescimento e antibiticos. A concentrao desses metais nos slidos secos dos dejetos de sunos podem variar de 90 a 1.560 mg kg-1, para o Cu, e de 303 a 1.771 mg kg-1, para o Zn. Estudos de avaliao da utilizao de filtros orgnicos vegetais, como palha de caf e bagao de cana-de-acar, para remoo dessas espcies tm apresentado uma eficincia de at 50 % para o Cu, mas com pequeno ou sem nenhum efeito para a reduo da concentrao de Zn (BRANDO et al., 2000; MATOS et al., 2002). A cultura hidropnica de algumas espcies vegetais com o uso de dejetos de sunos tem sido testada em estudos bastante recentes. Gomes Filho (2001a) e Gomes Filho (2001b) estudaram a remoo de carga orgnica e de nutrientes de guas residurias de suinocultura por meio do cultivo hidropnico de aveia forrageira. O sistema apresentou boa eficincia de remoo, mas necessita de altas taxas de diluio, usualmente maiores que 80 %, para evitar que o crescimento vegetal seja inibido ou mesmo que leve a planta morte devido s altas concentraes de carga orgnica e de amnia no dejeto de suno. CONSIDERAES FINAIS Os problemas ambientais associados a dejetos de sunos apresentam-se como um grande desafio para a pesquisa, haja vista que os custos das tecnologias desenvolvidas so muitas vezes difceis de serem transferidos para o setor produtivo por causa da baixa capacidade de investimento do produtor. Isso cria grandes dificuldades para a mitigao dos impactos ambientais da suinocultura, pois , na maioria dos casos, no possvel reduzir a poluio sem agregar tecnologia.
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

659

A. Kunz et al.

Outro componente importante para que uma tecnologia seja eficiente e tenha sucesso, mas que muitas vezes esquecido, refere-se a mo-de-obra utilizada para seu manejo. Com a necessidade de tecnificao da suinocultura, e a legislao ambiental tornando-se cada vez mais restritiva, o conhecimento tcnico torna-se cada vez mais importante e, para isso, necessria a participao de recursos humanos qualificados que tenham sobretudo uma viso sistmica do processo e de seus impactos ambientais. REFERNCIAS
AMARAL, A. L. do; MORES, N.; BARIONI JUNIOR, W.; VENTURA, L.; SILVA, R. A. M. da; SILVA, V. S. da. Fatores de risco, na fase de crescimento-terminao, associados a ocorrncia de linfadenite em sunos. Concrdia: Embrapa Sunos e Aves, 2002. p. 1-4. (Comunicado Tcnico, 297). BELLI FILHO, P.; CASTILHOS Jr., A. B. de; COSTA, R. H. R. da; SOARES, S. R.; PERDOMO, C. C. Tecnologias para tratamento de dejetos sunos. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, Campina Grande, v. 5, p. 166-170, 2001. BERTO, J.L. Balano de nutrientes em uma sub-bacia com concentrao de sunos e aves como instrumento de gesto ambiental. 2004. 196 f. Tese (Doutorado em Saneamento Ambiental) Programa de Ps-Graduao em Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental. Instituto de Pesquisas Hidrulicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. BRANDO, V. S.; MATOS, A. T.; MARTINEZ, M. A.; FONTES, M. P. P. Tratamento de guas residurias da suinocultura utilizando-se filtros orgnicos. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, Campina Grande, v. 4, p. 327-333, 2000. GOLUEKE, C. G. Principles of Composting. In: Biocycle Guide to the Art & Science of Composting. Emmaus, Pennsylvania: J.G., 1991. p.14-37. CONAMA. Resoluo CONAMA no 20, de 18 de julho de 1986. Publicado no D.O.U. de 30/07/86. Capturado em 11 de jul. 2003. Online. Disponvel na Internet: http:// www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res2086.html. CORREA, E.K. Avaliao de diferentes tipos de camas na criao de sunos em crescimento e terminao. 1998. 91 f. Dissertao (Mestrado em Zootecnia) Programa de Ps-graduao em Zootecnia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

660

Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

Tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de sunos estudadas no Brasil

COSTA, R.H.R. da; MEDRI, W.; PERDOMO, C.C. Otimizao de Sistema de Tratamento: Decantador de Palhetas e Lagoas Anaerbias. Concrdia, SC, 1997. In: WORKSHOP SOBRE DEJETOS SUNOS, 1997, Concrdia, SC. EMBRAPA SUNOS E AVES. Diagnstico das propriedades suincolas da rea de abrangncia do Consrcio Lambari, SC: relatrio preliminar. Concrdia, 2003. 33 p. (Embrapa Sunos e Aves. Documentos, 84). GIROTTO, A. F. Anlise da viabilidade econmica de diferentes tipos e tamanhos de biodigestores em uso na Microrregio do Alto Uruguai Catarinense, ao nvel de propriedade rural. 1989. 125 f. Dissertao (Mestrado em Economia Rural) Ps-Graduao em Economia Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. GOMES FILHO, R. R. ; MATOS, A. T.; MARTINEZ, H. P.; SILVA, D. D. da. Remoo de carga orgnica e produtividade da aveia forrageira em cultivo hidropnico com guas residurias de suinocultura. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, Campina Grande, v. 5, p. 131-134, 2001a. GOMES FILHO, R. R.; MATOS, A. T.; MARTINEZ, H. E. P.; SILVA, D. D. da . Valor nutritivo e remoo de nutrientes de gua residuria da suinocultura utilizada no cultivo hidropnico da aveia forrageira. Engenharia Sanitria e Ambiental, Jaboticabal, v. 6, p. 68 -72, 2001b. GOSMANN, H.A. Estudos comparativos com bioesterqueiras e esterqueiras para armazenamento e valorizao dos dejetos de sunos. 1997. 97 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. GOULART, R. M. Processo de compostagem: alternativa complementar para o tratamento de camas biolgicas de dejetos de sunos. 1997. 127 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Curso de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. KUNZ, A.; OLIVEIRA, P.A.; HIGARASHI, M. M.; SANGOI, V. Recomendaes tcnicas para uso de esterqueiras para a armazenagem de dejetos de sunos. Comunicado Tcnico, Concrdia: Embrapa Sunos e Aves, n. 361, 1-4, 2004a. KUNZ, A.; PERDOMO, C.C; OLIVEIRA, P.A.V.O. Biodigestores: avanos e retrocessos. Suinocultura Industrial, Porto Feliz, n.178, p.14-16, jun.-jul. 2004b.

Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

661

A. Kunz et al.

KUNZ, A.; SCHIERHOLT NETO, G. F.; NUNES, L. M. A.; OLIVEIRA, P.A. Estudo da relao maravalha/dejeto a diferentes umidades para incorporao de lodo de dejeto de sunos, Florianpolis, 2004. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIA E TECNOLOGIA EM RESDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL, 2004, Florianpolis. Anais..., 2004. MATOS, A. T.; SEDIYAMA, M. A.; FREITAS, S. P.; VIDIGAL, S. M.; GARCIA, N. C. P. Caractersticas qumicas e microbiolgicas do solo influenciadas pela aplicao de dejeto lquido de sunos. Revista Ceres, Viosa, v. 44, n. 254, p. 399-410, 1997. MATOS, A. T.; VIDIGAL, S. M.; SEDIYAMA, M. A. N.; GARCIA, N. C. P.; RIBEIRO, M. F. Compostagem de alguns resduos orgnicos, utilizando-se guas residurias da suinocultura como fonte de nitrognio. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, Campina Grande, v. 2, n. 2, p. 199-203, 1998. MATOS, A. T. de; BRANDO, V. S.; NEVES, J. C.; MARTINEZ, M. A. Removal of Cu and Zn from swine raising wastewater using organic filters. Environmental Technology, London, v. 24, n. 2, p. 171-178, 2002. MEDRI, W. Modelagem e otimizao de sistemas de lagoas de estabilizao para tratamento de dejetos sunos . 1997. 206 f. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. MIRANDA, L. A. S.; HENRIQUE, J. A. P.; MONTEGGIA, L. O. Effect of presence of oils and grease on anaerobic biodigradation in upflow anaerobic sludge blanket (UASB) reactors treating Agro-industry effluent, Buenos Aires, Argentina, 2001. In: FORTH LATIN AMERICAN BIODETERIORATION AND BIODEGRADATION SYMPOSIUM, 2001, Buenos Aires, Argentina. Proceedings... London: The British Phycological Society, 2001. NUNES, M. L. A. Avaliao de procedimentos operacionais na compostagem de dejetos de sunos. 2003. 117 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. OLIVEIRA, P. A. V. O.; ROBIN, P.; DOURMAD, J. Y. Sistema de produo de sunos sobre cama de maravalha comparado ao piso ripado. In: CONGRESSO MERCOSUL DE PRODUAO SUINA, 2000, Buenos Aires, Argentina, Anais... Buenos Aires: [s.n.], 2000. 662
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

Tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de sunos estudadas no Brasil

OLIVEIRA, P. A. V. O.; MEUNIER-SALAUN, M. C.; ROBIN, P. Comportamento de sunos em crescimento e terminao criados em cama sobreposta de maravalha comparado ao piso ripado, Porto Alegre, RS, 2001. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE VETERINARIOS ESPECIALISTAS EM SUINOS, 2001, Porto Alegre, RS. Anais... Porto Alegre: ABRAVES, 2001a. p. 345-346. OLIVEIRA, P. A. V. O.; NUNES, M. L. A.; ARRIADA, A. A. Compostagem e utilizao de cama na suinocultura. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO E NUTRIO DE AVES E SUNOS E TECNOLOGIA DA PRODUO DE RAES, 2001, Campinas, SP. Anais... Campinas: CBNA, 2001b. p. 391-406. OLIVEIRA, P. A. V.; MORES, N.; AMARAL, A. L. do; NUNES, M. L. A. Cama sobreposta: perguntas e respostas. Revista Porkworld, Paulnia, n. 8, p. 110-116. set./out. 2002. OLIVEIRA, P. A. V. O.; NUNES, M. L. A. Sunos em cama sobreposta. Suinocultura industrial, Porto Feliz, n. 161, p. 10-18, 2002. OLIVEIRA, P. A. V. ; NUNES, M.L.A. ; KUNZ, A. ; HIGARASHI, M.M. ; SCHIERHOLT NETO, G.F. Utilizao de compostagem para o tratamento dos dejetos de sunos. Goinia, GO, 2003. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE VETERINRIOS ESPECIALISTAS EM SUNOS, 2003, Goinia, GO. Anais... Concrdia: Embapa Sunos e Aves, 2003. p. 433-434. OLIVEIRA, P. J. P. Tratamento secundrio e tercirio de dejetos de sunos utilizando lagoas de alta taxa algal, aerada e maturao. 2002. 139 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Curso de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. PALHARES, J. C. P., MASSOTI, Z.; SOUZA, L. D. Biodigestor modelo indiano: Anlise da transferncia da tecnologia com base no perfil ambiental, produtivo e social. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, Concrdia, n. 3, p. 1-24, 2003. PERDOMO, C. C. Alternativas para o manejo e tratamento de dejetos sunos. Suinocultura Industrial, Porto Feliz, n. 152, p. 16-26, jun./jul. 2001. PERDOMO, C. C.; OLIVEIRA, P. A. V. O.; KUNZ, A. Sistema de tratamento de dejetos de sunos: inventrio tecnolgico. Concrdia: Embrapa Sunos e Aves, 2003. 83 p. (Documentos, 85).

Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

663

A. Kunz et al.

ROPPA, L. Tendncias da suinocultura mundial e as oportunidades brasileiras. Anurio da Pecuria Brasileira, So Paulo, p. 281-284, 2002 . SEGANFREDO, M. A. Os dejetos sunos so um fertilizante ou um poluente do solo? Cadernos de Cincia e Tecnologia, Braslia, DF, v. 16, p. 129-141, 1999. SCHERER, E. E. Nutrientes no esterco de sunos: diagnose e uso na adubao. Agropecuria Catarinense, Florianpolis, v. 10, p. 48-50, 1997. SEDIYAMA, M. A. N.; GARCIA, N. C. P.; VIDIGAL, S. M.; MATOS, A. T. de. Nutrientes em compostos orgnicos de resduos vegetais e dejeto de sunos. Scientia Agricola, Piracicaba, v. 57, p. 1-8, 2000. SILVA, A. P. da. Diagnstico scio, econmico e ambiental: aspectos sobre a sustentabilidade da bacia hidrogrfica dos FragososConcrdia/SC. 2000. 247 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. SILVA, F. C. M. Tratamento de dejetos de sunos utilizando lagoas de alta taxa de degradao em batelada. 1996. 97 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. STEIL, L.; LUCAS JUNIOR, J.; OLIVEIRA, R. A. Avaliao do uso de inculos na digesto anaerbia de resduos de aves de postura, frangos de corte e sunos. Engenharia Agricola, Jaboticabal, v. 22, p. 146-159, 2002. TUMELERO, I. L. Avaliao de materiais para o sistema de criao de sunos sobre cama. 1998. 84 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. USDA/USEPA. Unified National Strategy for Animal Feeding Operations, Washington, March 9, 1999. Disponvel em: <http://www.epa.gov/npdes/pubs/finafost.pdf>. VEIGA, S. N. da. Desenvolvimento de um prottipo de um separador de slidos de dejetos animais, destinado a pequena propriedade rural. 1999. 107 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. 664
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

Tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de sunos estudadas no Brasil

VOTTO, A. G. Zoneamento da Poluio Hdrica Causada por Dejetos Sunos no Extremo Oeste de Santa Catarina. 1999. 201 f. Dissertao (Mestrado em Geografia) Programa de Ps-Graduao em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005

665

Potrebbero piacerti anche