Sei sulla pagina 1di 14

Psicologia do desenvolvimento

Definio de desenvolvimento
Definio de desenvolvimento um conceito que se refere ao conjunto de transformaes do ser humano ao longo da sua vida. um processo que se inicia no momento da concepo e termina com a sua morte, e em que esto envolvidos mltiplos factores: biolgicos, cognitivos, motores, morais, emocionais, lingusticos Mostre que o desenvolvimento se realiza no decurso total da vida e no exclusivamente na infncia e adolescncia. Durante o desenvolvimento as modificaes que se produzem so estruturais e comportamentais, isto , ao longo do tempo o organismo muda, como muda a nossa maneira de actuar, agir, pensar e sentir. Estas mudanas no se produzem de igual modo em todo o indivduo: o ritmo de desenvolvimento varia de pessoa para pessoa, podendo acorrer aceleradamente ou retardadamente. A perspectiva desenvolvimental considera o ser humano como uma combinao interdependente de sistemas e sub-sistemas. Reconhecer a interaco recproca entre a estrutura biolgica/maturacional e a funo apreendida e influenciada por factores ambientais. O desenvolvimento acontece porque o ser humano um sistema aberto, isto , esta em constante interaco dinmica com o meio ambiente. O ser humano interage com o meio envolvente: o meio natural, a famlia, os amigos, a escola, a comunidade, que o ajudam a desenvolver-se. Existem contextos, situaes, acontecimentos, acasos que influenciam activamente os percursos da nossa vida: a mudana de terra e de casa, a doena, a morte de uma pessoa, o nascimento de um filho, o divorcio Estas transies implicam a pessoa globalmente nas respostas que ir dar, nas suas mudanas internas vivenciadas, quer seja criana, adolescente, adulto ou velho. Compreender a natureza activa e reactiva do organismo, considerado como uma unidade biopsicossocial. O indivduo uma unidade biopsicossocial. As capacidades internas necessitam de um meio externo estruturante que lhes permita a sua realizao, ou seja, difcil ou mesmo impossvel aprender-se de uma forma precoce sem que haja capacidade interna de aquisio. Por exemplo: ser intil ensinar um bebe de seis meses a andar ou a falar. E quanto h existncia de perodos crticos? Isto , o tempo as quais o organismo sensvel estimulao do meio. H certas aprendizagens no so possveis antes de certa maturao, mas tambm h certos tipos de aprendizagem que no so possveis se ultrapassarem esse perodo de maturao. Por exemplo: as crianas selvagens, no tendo sido familiarizadas com a linguagem, no conseguem adquirir essa capacidade por terem ultrapassado determinada idade.

Psicologia do desenvolvimento

Piaget e o Desenvolvimento
O desenvolvimento cognitivo consiste em duas funes. Organizao: Adaptao: Conceitos Chave Assimilao: processo mental que consiste em integrar numa estrutura prvia do sujeito os objectos e as situaes, isto , os elementos provenientes do meio. Pela assimilao, incorporam-se os dados das experincias s estruturas cognitivas. Acomodao: processo mental pelo qual as estruturas cognitivas, os esquemas existentes se vo modificar em funo das experincias do meio. um processo em que as estruturas se submetem s exigncias exteriores, as situaes novas, adequando-se ao meio. Adaptao: processo interno de equilbrio entre o organismo e o meio. Resulta da interaco entre a assimilao e a acomodao. A evoluo cognitiva faz-se pela cada vez melhor adaptao do sujeito ao meio. Equilibrao: processo interno de regulao entre a assimilao e a acomodao. E um mecanismo auto-regulador. Contudo, todo o equilbrio induz um novo desequilbrio. precisamente este movimento de equilbrio-desequilibrio que permite o desenvolvimento individual, a adaptao. Factores do desenvolvimento Segundo Piaget, o desenvolvimento individual fruto de: Hereditariedade, a maturao interna dos sistemas endcrino e nervoso, bem como o crescimento orgnico tem um papel importante no processo de desenvolvimento, ainda que a maturao dependa fundamentalmente de factores genticos, a estimulao do meio pode acelerar ou retardar o processo de maturao. Este factor deve ser considerado sob todos os pontos de vista, embora seja insuficiente, porque nunca actua no estado puro ou isolado. Experincia fsica aco exercida sobre o objecto, desenvolve a motricidade da criana propiciando o seu desenvolvimento intelectual. Por exemplo: uma criana inibida de manipular objectos poder ter o seu desenvolvimento comprometido. Este factor tambm insuficiente por si s, uma vez a lgica da criana, no advm da experincia dos objectos, o que no de maneira nenhuma a mesma coisa, isto , a parte activa do indivduo fundamental, no bastando a experincia extrada do objecto. Transmisso social Integrada numa sociedade, a criana interage com o meio fsico social. Um meio mais estimulante favorecer o seu desenvolvimento.

Psicologia do desenvolvimento Contudo, o efeito de transmisso social, de educao, s tem resultado se houver uma assimilao activa do sujeito. Tambm este factor insuficiente por si s, uma vez que para que uma transmisso seja possvel entre o adulto e a criana, ou entre o meio social e a criana educada, necessrio que haja, por parte da criana, assimilao do que pretende recolher de fora. Equilibrao Mecanismo interno a auto-regulador atravs do qual uma nova aquisio se deve equilibrar com as anteriormente adquiridas. Este factor tem uma funo equilibrante relativamente aos trs anteriores. pela equilibrao que o sujeito se adapta ao meio, isto , que a sua inteligncia progride no sentido, de um pensamento cada vez mais complexa. Estdios de desenvolvimento intelectual segundo Piaget Para Piaget o desenvolvimento intelectual processa-se em quatro estdios. Cada estdio um sistema que se distingue, do ponto de vista qualitativo, isto , cada um tem as suas formas prprias de adaptao. Os estdios de desenvolvimento caracterizam-se por: Uma estrutura com caractersticas prprias Uma ordem de sucesso constante

Uma evoluo integrativa, isto , as novas aquisies so integradas na estrutura anterior, organizando-se agora uma nova estrutura hierrquica superior. Estdio Sensrio-motor (0 18/24 meses) Estdio de desenvolvimento que se caracteriza por uma inteligncia pratica, que se aplica resoluo de problemas e que pe em jogo as percepes e o movimento. Domina uma inteligncia baseada na aco, anterior linguagem e ao pensamento. A criana nasce com reflexos e actividades espontneas que vo evoluindo ao longo das experincias com o mundo envolvente, que tem um papel activo no desenvolvimento. Os primeiros esquemas de aco so os reflexos inatos (suco e a preenso). As capacidades sensoriais, audio, olfacto, viso e tacto, ainda no so coordenadas entre si. Desde que nasce o beb exercita os seus reflexos inatos, por exemplo (alguns dias depois do nascimento o bebe comea a mamar melhor.) Nesta altura para o beb no existe diferenciao entre ele e o meio envolvente. Ao longo do primeiro ano, os esquemas de aco vo-se coordenando entre si (o agarrar e o puxar permitem ao beb fazer funcionar o guizo suspenso por cima do bero.)

Psicologia do desenvolvimento

Cerca de seis meses, o bebe j identifica objectos e percebe as varias formas, distingue as pessoas estranhas das que lhe so familiares. Depois de 10 meses, a realidade passa progressivamente a ser mais estvel com a aquisio da permanncia de objectos, (o beb passa a compreender que as coisas existem mesmo que no olhe para elas.)

A construo do objecto permanente, que se inicia cerca dos nove meses, um marco importante no desenvolvimento da inteligncia. O interesse pelo mundo que o rodeia aumenta significativamente depois de 1 ano de idade. O bebe faz tentativas na descoberta de novos meios experimentando.

A partir dos 18 meses, a criana, de uma forma interiorizada, consegue uma interveno rpida de novos meios para resolver problemas: no por tacteamento mas por combinao mental. A criana comea a entender que h uma espao geral, onde ela e vrios objectos se incluem. Neste perodo conseguem-se mudanas qualitativas na inteligncia da criana. Entre os 18 meses e 2 anos, faz-se a transio de uma inteligncia sensriomotora para uma inteligncia representativa e simblica. A criana comea a ser capaz de imitar sem a presena do objecto imitao diferida. Se ouve falar em avo, pijama, casa j tem imagens mentais correspondentes. A criana comea, pois, a ter representaes mentais das coisas ou pessoas, o que lhe vai permitir passar para um novo estdio de desenvolvimento, em que j existe capacidade de representao de um objecto por outro, por um smbolo. O desenvolvimento deste estdio mostra bem como o pensamento nasce da aco do sujeito sobre o mundo. Estdio pr-operatrio (2 7 anos) Neste estdio a criana deixa de ter um pensamento de aco imediata e directa para poder passar a representar objectos ou aces por smbolos funo simblica (ralhar com a boneca porque se portou mal). A principal caracterstica deste estdio ao nvel do pensamento, o egocentrismo.

Psicologia do desenvolvimento Egocentrismo entendimento pessoal de que o mundo foi criado para si e pela incapacidade de compreender as relaes entre as coisas. A criana no compreende o ponto de vista do outro porque se centra demasiado no ponto de vista dela. Este egocentrismo vai sofrendo uma parcial descentrao medida que se aproxima do estdio seguinte. Neste estdio podemos encontrar dois subestdios: Pensamento pr-conceptual (cerca dos 2 aos 4 anos)

Animismo: atribuio de emoes e pensamentos a objectos inanimados. Realismo: sem preocupaes de objectividade, a realidade construda pela criana. Se sonhou que o lobo esta no corredor, vai ter medo de sair do quarto. Finalismo: as crianas esto sempre a questionar os adultos. Artificialismo: explicao de fenmenos naturais como se fossem produzidos pelos seres humanos. O sol foi aceso por um fsforo gigante. Pensamento intuitivo (cerca dos 4 aos 7 anos)

J com uma certa descentrao cognitiva, vai permitir que a criana solucione alguns problemas e possibilitar muitas aprendizagens. Estdio das operaes concretas (7 anos 12 anos) Neste estdio a criana tem um pensamento lgico com a capacidade de fazer operaes mentais. A criana organiza o pensamento em estruturas de conjunto e os seus raciocnios lgicos so tambm reversveis. Quando a criana tem a noo da conservao da matria slida (7 anos), ou da matria lquida (8 anos), ela capaz de ter um raciocnio lgico reversvel. pela reversibilidade que a criana pode entender que 2 + 2 so 4, e tambm 4 2 so 2. Ela compreende que, se se pode somar, tambm se pode subtrair. Existem outras conservaes que vem posteriormente como a do peso (9 anos) e a do volume (11 anos). O pensamento descentrado vai agora permitir que ela entenda que, o seu pai tambm filho. A criana pode compreender e explicar as situaes problemticas graas reversibilidade e s suas preocupaes lgicas de reflexo sobre o real.

Psicologia do desenvolvimento

Estdio das operaes formais (11 15 anos) Neste estdio o jovem tem um pensamento abstracto, um inteligncia formal e pelo exerccio de raciocnios hipotticos-dedutivos. O adolescente desprende-se do real, sem precisar de se apoiar em factos, pode pensar abstractamente e deduzir mentalmente sobre varias hipteses abstractas que se colocam. A adolescncia caracteriza-se por aspectos de egocentrismo cognitivo, ou seja, o adolescente tem na sua capacidade de resolver problemas que surgem, bem como o considerar que as suas concepes so as melhores, as mais correctas.

Freud e o Desenvolvimento
A teoria psicanaltica como uma formulao desenvolvimentista da personalidade O desenvolvimento humano e a constituio do aparelho psquico so explicados pela evoluo da psicossexualidade. A sexualidade est integrada no nosso desenvolvimento desde o nascimento, evoluindo atravs de estdios, com predomnio de uma zona ergena, que, quando estimulada, d prazer. Um dos conceitos mais importantes da teoria psicanaltica a existncia da sexualidade infantil. Esta psicossexualidade envolve todo o corpo, pr-genital e no centrada no aparelho genital, e nos primeiros anos auto-erotica. Organizao das instancias do aparelho psquico. Id. o primeiro elemento. Nasce com a criana. O seu contedo constitudo por toda a herana biolgica do indivduo, enquanto fonte da motivao e do prazer. a fonte de toda a energia psquica. inconsciente e visa a satisfao imediata na busca exclusiva do prazer tendo assim a funo de descarregar as tenses biolgicas. A vida em sociedade seria impossvel: amoral. A busca narcsica e egocntrica do prazer levaria a constantes frustraes e conflitos no mundo real. Ego Orienta as pulses de acordo com as exigncias da realidade. Controla as exigncias instintivas do Id, decidindo onde, quando e como so feitas. Tem o papel de rbitro na luta entre as pulses inatas e o meio. a parte racional da alma.

Psicologia do desenvolvimento pressionado pelos desejos insaciveis do Id, a severidade repressiva do Superego e os perigos do mundo exterior. Se se submete ao Id, torna-se amoral e destrutivo; se se submete ao Superego, enlouquece de desespero, pois viver numa insatisfao insuportvel; se no se submeter realidade do mundo, ser destrudo por ele. Por esse motivo, tem a dupla funo de, recalcar o Id, satisfazendo o Superego, e satisfazer o Id, limitando o poderio do Superego. Superego Autoridade do grupo social. Conscincia moral que se liga a culpabilidade e a autocrtica. Representa um conjunto de valores nucleares como: honestidade, sentido de dever, obrigaes, sentido de responsabilidade e outros. Tambm inconsciente faz a censura dos impulsos que a sociedade e a cultura probem ao Id, impedindo o indivduo de satisfazer plenamente seus instintos e desejos. Repreende. Manifesta-se conscincia de forma indirecta. Produo da imagem Eu ideal, isto , da pessoa hipermoral, boa e virtuosa. Estdios Psicossexuais Estdio Oral (0 12/18 meses) O ser humano nasce com id, ou seja, um conjunto de pulses inatas. O ego forma-se no primeiro ano de vida, de uma parte do id, que comea a ter caractersticas prprias. Neste perodo so particularmente importantes as percepes visuais e auditivas. A zona ergena do beb, nos primeiros meses constituda pelos lbios e cavidade bucal. A alimentao uma grande fonte de satisfao. O chupar o seio materno para os freudianos a primeira actividade sexual. Nesta altura a relao entre o bebe e a me, vai ter reflexos na vida futura. Estdio Anal (12/18 meses 2/3 anos) A maturao e o desenvolvimento psicomotor vo permitir criana reter ou expulsar as fezes e a urina. Neste estdio a zona ergena o nus. Este perodo etrio corresponde a uma fase em que a criana mais autnoma, procurando afirmar-se e realizar as suas vontades. Estdio Flico (3 5/6 anos) Neste estdio a zona ergena a regio genital. O rgo sexual a fonte de prazer, sendo comum a sua manipulao.

Psicologia do desenvolvimento A criana esto interessadas nas diferenas anatmicas entre os sexos, s interaces homem e mulher, tem brincadeiras que exploram essa interao (aos pais e as mes). Tem comportamentos exibicionistas e gostam de espreitar.

Estdio de Latncia (5/6 anos puberdade) Aps a vivncia dos complexos e com um superego j formado a criana entra numa fase da latncia, ou seja, vai esquecer alguns acontecimentos e sensaes, atravs de um processo que se chama amnsia infantil. O estdio de latncia caracteriza-se por uma diminuio da actividade sexual. A criana pode nesta fase, de uma forma mais calma e disponibilizada, desenvolver competncias a nvel escolar, social, cultural Via aprender a ser mulher ou homem na sociedade. Estdio Genital (depois da puberdade) A adolescncia vai reactivar uma sexualidade que esteve como que adormecida durante o perodo de latncia. A puberdade traz novas pulses sexuais genitais e o mundo relacional do adolescente alargado a pessoas exteriores famlia. O adolescente vai reactivar o seu complexo de dipo e poder assim, fazer escolhas sexuais fora do mundo familiar, bem como adaptar-se a um conjunto de exigncias socioculturais. Conflitos inerentes aos diferentes estdios psicossexuais do desenvolvimento Cada estdio marcado pelo confronto entre as pulses sexuais (libido) e as foras que se lhe opem (dio, raiva, desespero, ausncia de desejo). Estdio oral Neste perodo a criana muito passiva e dependente; e por outro em que a criana mais activa e na poca do desmame pode mesmo morder o seio da me. O desmame corresponde a uma frustrao que vai situar a criana em relao realidade do mundo. A me ento muito investida enquanto pessoa que pela sua presena d prazer e pela sua ausncia frustra. A partir deste acontecimento d-se um primeiro passo no processo de separao. Estdio anal A estimulao do nus neste estdio d prazer criana, todavia, as contraces musculares podem provocar dor. A ambivalncia est tambm presente na forma como a criana hesita entre ceder ou opor-se s regras de higiene que a me exige. Estdio Flico

Psicologia do desenvolvimento Complexo de dipo vulgar ouvir os meninos dizer que a sua namorada a me e quando forem crescidos querem casar com ela. Segundo Freud, os desejos libidinosos do filho para com a me, so totalmente inconscientes, embora eles influenciem o seu comportamento, no ciente deles. medida que o seu desejo se sente mais forte, a criana entra inconscientemente em competio com o pai. a conjugao destes dois sentimentos (amor/rivalidade) que fazem com que surja no rapaz o desejo de imitar o pai, de ser como ele, para conquistar a me. Isto origina outro complexo o complexo da castrao em que o rapaz teme que o pai se vingue, mutilando-o, particularmente amputando-lhe os rgos genitais. O que aqui nos parece negativo e de certo modo chocante , pelo contrrio, positivo e basilar para a estruturao da personalidade. Complexo de Electra O desenvolvimento da personalidade da rapariga segue as mesmas directrizes. A rapariga sente-se atrada pelo pai. Uma importante diferena que a rapariga esteve desde sempre muito ligada me e, nesta idade, vai investir e seduzir o pai. mais difcil rivalizar com a me porque receia perder o seu amor. As meninas sentem aquilo a que Freud chamou inveja do pnis, ou pura e simplesmente do-se conta de que o no tm, culpam a me por as terem posto no mundo incompletas. Porm, a resoluo deste complexo no chega a um desfecho abrupto e quando o desfecho feliz, a rapariga identifica-se com a me e torna socialmente aceitveis os seus sentimentos pelo pai. Estdio de Latncia A vergonha, o pudor, o nojo, a repugnncia so sentimentos que contribuem para reter e controlar a libido. A existncia do superego vai manifestar-se em preocupaes morais. O ego tem mecanismos inconscientes, que permitem estruturar uma nova organizao face as pulses do id. Estdio Genital Alguns adolescente, face as dificuldades deste perodo, regridem, recorrendo a mecanismos como o ascetismo ou a intelectualizao. Ascetismo: o adolescente nega prazer, procura ter controlo das pulses atravs de uma rigorosa disciplina e de isolamento. Intelectualizao: o jovem procura esconder os aspectos emocionais do processo adolescente, interessa-se por actividades como pensamento, colocando ai toda a sua energia.

Erikson e o desenvolvimento

Psicologia do desenvolvimento Na teoria de Erikson o desenvolvimento processa-se ao longo de toda a vida. Erikson prope oito estdios psicossociais: perspectiva oito idades no desenvolvimento do ciclo de vida, desde o nascimento ate morte, tendo em conta aspectos biolgicos, individuais e sociais. Oito idades do homem. 1 Idade Confiana/Desconfiana

2 Idade Autonomia/Duvida e vergonha

3 Idade Iniciativa/culpa

Psicologia do desenvolvimento

4 Idade Mestria/Inferioridade

5 Idade identidade/confuso

6 Idade intimidade/isolamento

Psicologia do desenvolvimento

7 Idade generatividade/estagnao

8 Idade Integridade/desespero

Papel da crise no desenvolvimento Para Erikson cada estdio atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa

Psicologia do desenvolvimento A crise psicossocial no tem, na teoria de Erikson, uma conotao negativa sendo inerente ao desenvolvimento. O termo crise no perspectivado com carcter dramtico, mas como um ponto decisivo e necessrio, um momento crucial, quando o desenvolvimento tem de optar por uma ou outra direco. A aprendizagem social realiza-se primeiramente na diade me - beb. O sistema de comunicao afectiva que se estabelece entre a me e o beb tem grande importncia no seu desenvolvimento enquanto pessoa: ao nvel da aprendizagem, das inter-relaes pessoais Numa experincia feita com macacos, concluiu-se que a procura de contacto corporal e de proximidade fsica so mais importantes que a necessidade de alimentao. Esta necessidade de agarrar, de estar junto da me, vai ser designada como contacto conforto. A carncia afectiva materna nos casos de separao prolongada, provoca perturbaes fsicas, afectivas e mentais durante esse perodo e na vida futura. O sorriso a primeira manifestao comportamental activa e intencional da criana, desenvolvida na comunicao me/filho. O primeiro sorriso indiferenciado, a criana,quando sorri, no sorri me, sorri humanidade, pois reage a uma configurao dorosto, com olhos, nariz e boca. Aos seis meses, o beb tem j um sorriso para pessoas preferenciais, um sorriso social, que o leva a no sorrir a estranhos. A vinculao a necessidade de estabelecimento de contacto e de laos emocionais entre o beb e a me, um fenmeno biologicamente determinado. Importncia da relao me beb no desenvolvimento do Humano. A relao da diade me/filho, vai ter grande importncia no desenvolvimento futuro da criana (personalidade, auto-estima, aprendizagem). A relao comea antes do nascimento, na fantasia dos pais. Ser me e ser pai marcado por uma relao simblica e por um jogo de fantasias, (ser menino ou menina?). Podemos quase dizer que o beb, antes de nascer, se relaciona com a me com as pessoas do seu meio. Ele influencia e influenciado pelo mundo envolvente. A forma como decorre o prprio nascimento muito importante, no so pelo acto de nascer, mas tambm pelo acolhimento. A adolescncia um momento de maturidade da infncia e a transio para um jovem adulto. A adolescncia uma poca da vida humana marcada por profundas transformaes fisiolgicas, psicolgicas, pulsionais, afectivas intelectuais e sociais vivenciadas num determinado contexto social. Uma das dificuldades do conceito de adolescncia advm da delimitao etria deste perodo, pois existem diferenas entre os contextos culturais, gneros masculino/feminino, meios geogrficos, condies socioeconmicas. Se se pode afirmar que a adolescncia comea com a puberdade, j no to fcil dizer quando termina.

Psicologia do desenvolvimento A adolescncia define-se vulgarmente pela negativa: o adolescente j no criana e ainda no adulto. A puberdade muda o corpo, a mente e os afectos da criana. Os adolescentes entram numa nova fase existencial, banhados por novas pulses, novas sensibilidades.

Construo da identidade O sentimento de identidade o sentimento intrnseco de ser o mesmo ao longo da vida, atravessando mudanas pessoais e ocorrncias diversas. Os adolescentes vo confrontar-se varias vezes com crises de identidade, com desorientao, avanos, recuos e desorientao. Para alem da confuso os adolescentes passam tambm por crises neurticas e psicticas caracterizadas por um isolamento psicossocial profundo e mecanismos defensivos. A identidade vai sendo construda atravs de um jogo subtil de identificaes. Se na infncia os nossos modelos so os pais, na adolescncia vo ser os jovens da nossa idade. A amizade muito importante e o melhor amigo e geralmente do mesmo sexo, com quem se partilha inquietaes. O grupo de pares contribui muitas vezes para o jovem se identificar, podendo trazer coisas positivas ou negativas, conforme a dependncia ao grupo. Nesta poca vo haver muitos conflitos entre pais e filhos, levando muitas vezes os jovens a unirem-se aos professores, empregados Os heris tambm vo ser importantes no crescimento do adolescente, oferecendo imagens poderosas, cultivadas colectivamente. Existncia de vrias moratrias possveis Moratria psicossocial compasso de espera nos compromissos adultos, perodo de pausa necessria a muitos jovens, procura de alternativas e de experimentao dos papeis. Moratria sexual-afectiva o tempo do namoro, dos pequenos e grandes investimentos amorosos, que permitem vivncias e experincias antes de se definirem orientaes sexuais e de se poderem fazer escolhas amorosas para uma ligao perspectivada com certa estabilidade e durabilidade.

Potrebbero piacerti anche