Sei sulla pagina 1di 3

DPC SEMESTRAL Direito Civil Maurcio Bunazar Data: 12/04/2013 Aula 5 RESUMO SUMRIO 1) Responsabilidade Civil.

Prescrio X Decadncia: No que tange seara penal, o constituinte fez opo pela prescritibilidade da pretenso punitiva (excees do racismo e da ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o estado democrtico de direito). A regra do sistema jurdico brasileiro a prescritibilidade da pretenso civil. A Constituio traz exceo no 5 do Art. 37 (o ressarcimento ao errio no est sujeito prescrio).

RESPONSABILIDADE CIVIL (Arts. 186/187 e 927 e ss do Cdigo Civil):

Trata-se do ramo do direito que cuida das hipteses em que algum ser obrigado a indenizar os prejuzos sofridos por outrem. A responsabilidade civil pode ser classificada em:

a) Subjetiva: Somente haver o dever de indenizar se o agente agiu com dolo ou culpa.

Conduta dolo ou culpa

Dano Nexo

b) Objetiva: O dolo e a culpa so irrelevantes. Para que surja o dever de indenizar, basta que o agente tenha causado o dano, ou seja, suficiente que fiquem demonstrados conduta, dano e nexo de causalidade.

Conduta dolo / culpa ou nenhum

Dano Nexo

DPC SEMESTRAL 2013 Anotador(a): Tiago Ferreira Complexo Educacional Damsio de Jesus

A responsabilidade civil ser objetiva em duas hipteses: 1) Quando a lei expressamente dispensar o elemento subjetivo (1 parte do pargrafo nico do Art. 927 do CC). 2) Quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, riscos para os direitos de outrem (2 parte do pargrafo nico do Art. 927 do CC). O pargrafo nico do Art. 927, em sua 2 parte, instituiu clusula geral de responsabilidade objetiva. A estrutura de responsabilizao vem prevista no Art. 186 - so seus elementos: I - Conduta: a ao ou omisso voluntria - o pargrafo nico do Art. 927 instituiu a possibilidade de conduta por atividade. Atividade consiste no conjunto coordenado de atos, objetivando um fim comum (um ato isolado no uma atividade). II - Dano: o prejuzo, que pode ser patrimonial, moral ou esttico. Dano esttico aquele que causa um afeamento (ato de tornar feio) permanente. A Sm. 387 do STJ estabelece que lcita a cumulao das indenizaes de dano esttico e de dano moral. A boa doutrina ensina que ao analisar se houve prejuzo, deve-se distinguir entre dano-evento e dano-prejuzo. O dano-evento o acontecimento no mundo dos fatos. O dano-prejuzo a repercusso negativa para o sujeito. O que se indeniza o dano-prejuzo. A Sm. 385 do STJ parece adotar essa distino. III - Nexo Causal: a relao que o direito estabelece entre a conduta e o dano. O nexo de causalidade indispensvel para que surja o dever de indenizar. Alguns autores, no entanto, principalmente na rea do direito ambiental, afirmam que h alguns casos em que a responsabilidade civil dispensa o nexo. H no sistema jurdico brasileiro hipteses em que o nexo de causalidade imunizado (protegido) contra alegaes de excludentes. Neste caso, a alegao de uma excludente do nexo causal no afastar o dever de indenizar. Como exemplo desta hiptese temos o Art. 735 do CC e a Sm. 479 do STJ. O primeiro estabelece que o transportador de pessoas no poder alegar culpa exclusiva de terceiro para se livrar do dever de indenizar. Dever, antes, indenizar a vtima e cobrar em regresso do agressor. J a smula do STJ estabelece que as instituies financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no mbito de operaes bancrias.

2 de 3

Causas de excluso da ilicitude da conduta: So as mesmas do Direito penal, isto : -Legtima defesa; -Estado de necessidade; -Exerccio regular do direito; -Estrito cumprimento do dever legal. Previso no Cdigo Civil: Arts. 188 e 930. Regra: Se no exerccio de uma dessas excludentes o agente causar dano a direito do agressor, nada ter de indenizar. Se, porm, causar dano a direito de terceiro, dever indenizar o terceiro e cobrar em regresso do agressor ou daquele cujo direito visava proteger. Ateno: As situaes de putatividade no afastam o dever de indenizar.

CULPA: Noes Gerais: a inobservncia do dever de cuidado que cabe ao homem mdio. Graus de Culpa: 1) levssima: O dano somente seria evitado por pessoa de diligncia extraordinria. 2) leve / Ordinria: aquela que o homem mdio teria como evitar ( a culpa propriamente dita). 3) Grave / Lata: a que resulta da absoluta falta de cuidado. Equipara-se ao dolo.

Ateno: A regra a de que a indenizao mede-se pela extenso do dano (Art. 944). No entanto, se houver excessiva desproporo entre o grau de culpa e o dano, o juiz poder reduzir equitativamente a indenizao (pargrafo nico do Art. 944).

3 de 3

Potrebbero piacerti anche