Sei sulla pagina 1di 4

Adubos caseiros

Todos queremos ter plantas bonitas e saudveis, aqui ficam algumas sugestes de como podemos ajudar as nossas plantas a terem os nutrientes que precisam para crescerem bonitas e saudveis. Na cozinha no quintal na horta so os locais onde podes encontrar os materiais necessrios para fazer estes adubos caseiros. Estes adubos so seguros, baratos muito fceis de fazer e de fcil aplicao em todas as plantas. Podem ser usados na horta,no jardim, em plantas de interior...

Casca de

ovo ( p)

Da prxima vez que usares ovos no deites as cascas fora, os ovos fornecem uma fonte rica em clcio e potssio. Do um fantstico adubo caseiro. Fazer adubo das cascas dos ovos muito simples basta secar as cascas vazias, esmagalas at fazer p ( com o pilo).Depois s aplicar o p no substrato,ou na terra em volta da planta. A media de 5 cascas de ovo por cada planta. Ters grande benefcios ao usares este adubo caseiro. Casca de ovo (liquido)

Ferver 20 cascas de ovos em 3 litros de gua durante alguns minutos,deixa as cascas em infuso por 8 horas. Deixa arrefecer, retira as casas dos ovos, guarda no frigorfico. Podes aplicar em doses adequadas a cada planta pelo menos 1 vez por semana.

Cinza as cinzas vegetais so ricas em clcio, magnsio e fosforo e outros elementos que podem ter influencia no desenvolvimento das plantas. Podem ser deixadas em camadas finas sobre o solo.

Ban

ana

A casca da banana uma fonte de fosforo e potssio. Cortamos a casca de banana aos pedaos bem pequenos e juntamos ao solo perto das plantas. Tritura a casca de banana no liquidificador juntamente com 1 litro de gua ( para 5 cascas de banana 1 litro gua)

Tambm podes secar a casca da banana usando um secador de fruta solar ou secando ao sol, depois de seca tritura e juntar gua.( para cada litro usar 7 a 8 cascas de banana).

Caf uma grande fonte de nutrientes. zinco, ferro e potssio,enxofre, magnsio entre outros. 1 parte de caf para 4 partes de gua usar 1 vez por semana.

Chorume de u 1kg de urtigas 10 litros gua de preferncia da chuva, de nascente ou poo.

rtiga

Juntar as urtigas gua deixar macerar durante 4 a 5 dias ir mexendo de vez em quando, destapar o recipiente durante o dia para apanhar sol e tapar durante a noite. quando estiver a formar uma espuma branca est pronto. coar ( os restos podem ser usados no composto) e guardar em local escuro. Aplicao: 1l de chorume para 10L gua ( estimulante foliar) 2L de chorume para 10L gua ( estimulante solo e razes)

Consli da-maior (Symphytum officinale L) Conhecida pela erva milagrosa, tem diversas propriedades e usos inumerveis, vale a pena ter esta planta na horta ou no jardim. Tambm usada como adubo verde, as suas razes profundas permitem trazer os nutrientes e minerais para as suas folhas no se encontrando disponveis em outras plantas, tambm conhecida por ser a nica planta que contm a vitamina B12. Poder ser usada como adubo verde corta as folhas e deixa-las no terreno. poder usada como adubo liquido, enche um balde com metade de folhas de Conslida e enche de gua, deixa assim por 3 semanas paras as folhas apodrecerem .Usa uma mistura de 50/50. Rega com esta mistura junto s razes.

Potrebbero piacerti anche