Sei sulla pagina 1di 6

Sermo 10

10 LIO
O SERMO DO MONTE VI. GUARDAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS (Mateus 7:15-20). A. Temos a responsabilidade de descobrir os falsos profetas. 1. Nem todo o profeta de Deus. 2. Se no temos cuidado nos podemos enganar. So astutos (vestidos de ovelhas) (Judas 4; II Pedro 2:1; Romanos 16:17; Efsios 4:14; II Corntios 11:3; 14:15). B. Os falsos profetas trazem ensinos destrutivos (lobos vorazes) (II Pedro 2:1).

C. A doutrina que aceitamos importante para o nosso bem estar eterno (II Corntios 11:14,15; Glatas 1:6-9; I Joo 4:1; Apocalipse 2:2). D. So conhecidos por seus frutos. 1. A sua doutrina (I Joo 4:6; Deuteronmio 13:1-5). 2. Sua sinceridade (Mateus 15:5-9; II Pedro 2:3; Judas16). 3. Sua obedincia (Mateus 23:3,4). 4. A sua maneira de viver (Mateus 3:8; Judas 4:8). E. Todo o ser vivente reproduz segundo o seu gnero (Mateus 7:1620). 1. Voltemos ao princpio introduzido nas bem-aventuranas (Mateus 5:1-12). No reino de Deus o importante CARCTER: O QUE SOMOS. 2. Podemos estar com Cristo ou podemos estar contra Cristo (Mateus 12:30-37). Tudo depende do corao. 3. Tarde ou cedo o corao ser conhecido pelos frutos que leva. a. Podemos ser enganados por um tempo. b. Isto indica novamente a necessidade de muito cuidado e discernimento espiritual. 4. Embora ns no descubramos a falsidade de uma pessoa, Deus sim a conhece e o Seu juzo justo: cortado e lanado no fogo.

VII. ARGUMENTOS VOS NO DIA DO JUZO (Mateus 7:21-23).

Sermo 10

A. O importante no dia do juzo ser ter FEITO a vontade de Deus. 1. No quer dizer que somos salvos por obras de justia (Efsios 2:8-10; Tito 3:4-7). 2. Sim quer dizer que a OBEDINCIA necessria para receber a bno de Deus (Tiago 3:17-26). 3. Sim quer dizer que essencial conhecer a verdade e segui-la para ser salvo (Joo 8:31,32). B. Crer que Jesus o Senhor no ser suficiente no dia do juzo (Mateus 7:21). Contraste uso sectrio de Actos 16:31.

C. Orar ao Senhor no ser suficiente no dia do juzo (Mateus 7:21). D. Ter profetizado ou ensinado no nome do Senhor no ser suficiente no dia do juzo (Mateus 7:22). E. Ter feito milagres no nome do Senhor no ser suficiente no dia de juzo (Mateus 7:22). Note Actos 19:13-16; II Tessalonicenses 2:8-12. Crer sinceramente que serviu ao Senhor no ser suficiente no dia de juzo (Mateus 7:22).

F.

G. Estas pessoas falharam num ponto simples: NO FIZERAM A VONTADE DE DEUS (Mateus 7:23; I Samuel 15:22) 1. Por isso Cristo no os tinha conhecido NUNCA (compare Joo 10:14). 2. Por isso o seu castigo foi ser apartado de Cristo para sempre (compare Mateus 25:31-46; II Tessalonicenses 1:8-10). 3. Fazedores de maldade a. Maldade = ANOMOS em grego = no lei ou CONTRA LEI. Noutras palavras = DESOBEDINCIA b. Quando no fazemos a vontade de Deus SEGUNDO A SUA LEI fazemos MALDADE, embora PAREAM ser boas obras. c. Veja Colossenses 2:23 (culto voluntrio). Compare II Crnicas 33:17. H. Vo ser MUITOS que se encontram nesta condio (Mateus 7:22).

Sermo 10

Vale a pena examinar-se a si mesmo e a sua doutrina frequentemente.

VIII.A PREPARAO PARA O JUZO (Mateus 7:24-27). A. H que preparar-se de antemo porque no sabemos quando vem (II Pedro 3:10). B. H que ouvir as Palavras de Cristo, h que conhecer a verdade (Joo 8:31,32).

C. H que obedecer s Palavras de Cristo, a Palavra que nos foi evangelizada (I Pedro 1:22-25). D. H somente dois fundamentos e um deles ficar seguro. E. Os dois homens: 1. Ambos trabalham. 2. Ambos cumpriram o seu trabalho. 3. A nica diferena foi o fundamento: o princpio da casa. 4. Ambos estavam prosperando antes do dilvio. No se nota a diferena claramente at ao juzo (Hebreus 4:12,13; Eclesiastes 12:13,14). Segundo esta ilustrao, a sabedoria consiste em OUVIR E PRATICAR AS PALAVRAS DE CRISTO.

F.

G. Segundo esta ilustrao, a insensatez consiste em OUVIR MAS NO FAZER OU PRATICAR AS PALAVRAS DE CRISTO. IX. RESUMO A. No devemos ter o esprito de sempre criticar aos outros. B. Devemos, sem dvida, adquirir a capacidade de discernir espiritualmente. C. A orao a chave para discernir sem o esprito de condenao. D. O amor deve ser o motivo e a base para o nosso Juzo dos outros E. Temos que julgar o caminho que seguimos em nossa vida para evitar a destruio. F. Temos que julgar os ensinos dos que nos ensinam para no ser enganados. G. Temos que julgar-nos a ns mesmos para estar seguros de fazer a vontade de Deus.

Sermo 10

H. Temos que nos preparar para o juzo por ouvir e fazer os ensinos de Cristo Jesus. CONCLUSO GERAL (Mateus 7:28,29). A. B. C. D. E. F. Recordemos quem deu estas palavras: Cristo Jesus. Recordemos a admirao das pessoas. Recordemos a autoridade com que falou. Recordemos a diferena entre Cristo e os outros religiosos daquele tempo. No podemos separar Cristo de Seus ensinos Note como Cristo se identifica neste sermo. 1. Prenuncia bnos. 2. Diz que os seus discpulos salvaro ao mundo. 3. Diz que vai cumprir a lei e os profetas. 4. Diz que a Sua interpretao da lei e os profetas superior dos escribas e fariseus. 5. Se declara como juiz dos homens.

AGORA DEVE RESPONDER AO LTIMO EXAME NESTE CURSO SOBRE MATEUS 7:15-19. ******* PERGUNTAS SOBRE A 10 LIO O SERMO DO MONTE MATEUS 7:15-29 1. Por que so to perigosos os falsos profetas segundo Mateus 7:15? Porque vm vestidos de ovelhas. Isto disfarados. So enganadores - hipcritas, Como podemos conhecer os falsos profetas? (Mateus 7:15-20). Pelos seus frutos. Quais so esses frutos? (1) A doutrina que ensinam. (2) A obedincia aos mandamentos de Deus. (3) A sinceridade. (4) Uma vida de acordo s normas bblicas.

2.

3.

Sermo 10

4.

Qual vai ser a PROVA FUNDAMENTAL no dia do juzo segundo Mateus 7:21? O ter feito a vontade de Deus. As pessoas condenada que Jesus menciona em Mateus 7:21-23 so pessoas religiosas. Estes versculos nos revelam muito acerca do que eles criam e tinham feito. (1) Que criam acerca de Jesus? (7:21) Crem que Jesus Sanhor (2) Oram ao Senhor Jesus? (7:21-22) Sim. (3) So activos na religio? (7:22) Sim. Quais so 3 das suas actividades religiosas? (7:22). (1) Profetizam em nome de Cristo. (2) Lanam fora demnios em nome de Cristo. (3) Fazem milagres em nome de Cristo. Que crem com respeito sua prpria condio eterna? (7:22) Crem que so salvos?. A quem crem que esto servindo? (7:22) Ao Senhor. Em nome de quem fizeram as suas obras? (7:22) Em nome de Jesus Cristo. Em resumo aprendemos que certas coisas no so suficientes para ser salvo no dia do juzo. So: 1 Crer que Jesus Senhor. 2. Orar ao Senhor. 3. Profetizar ou ensinar em nome do Senhor. 4. Fazer milagres em Seu nome. 5. Crer sinceramente que serviu ao Senhor. Que significa a palavra maldade? (Mateus 7:23) Desobedincia (anemos em grego = no lei: contra lei).

5.

4.

5.

6. 7.

8.

9.

10. Qual vai ser o castigo por no praticar a vontade de Deus segundo Mateus 7:23? Ser apartado do Senhor. 11. Na ilustrao de Mateus 7:24-27 ambos os homens Ouviram as palavras de Jesus mas s um deles fez (praticou) a Palavra de Jesus. 12. Segundo a ilustrao de Mateus 7:24-27, em que consiste: (1) A sabedoria? Ouvir e fazer - praticar as palavras de Cristo. (2) A insensatez? Ouvir e no fazer as palavras de Cristo

Sermo 10

PENSAMENTOS SOBRE O SERMO DO MONTE Serei prudente ou insensato? Disto depende: Se ouo e fao (pratico) ou se ouo e no fao o que Cristo diz. H muitas maneiras de no fazer: pomos pretextos, desculpas, guardamos para outro dia ou nos revelamos de uma vez. Este estudo me fez compreender muito a classe de vida que Cristo requer de uma pessoa que O quer servir. Que quer ser verdadeiro discpulo, seguidor, imitador de Cristo. Aprendi muito e a mudana em minha vida foi notria. Desejo uma mudana completa (cada vez ser mais semelhante a meu Senhor Jesus Cristo) ao pr em prtica estes princpios que no so naturais para o homem, nem so a norma, no so o que geralmente seguimos nesta vida. So princpios to espirituais, to profundos que requer toda uma vida pratic-los todos. Mas so importantes, so essenciais. E realmente, em certo sentido, so muito simples. No so to difceis de entender. A dificuldade est em praticar. No s em ouvir mas em fazer o que Cristo nos ensina nestes trs captulos de Mateus 5,6 e 7. admirvel a doutrina do meu Senhor! No somente pelo seu contedo mas tambm por Sua autoridade com que Cristo a d. Recordemos que esta autoridade, que o que diz isto no um que opina, no um que cr que assim deve ser, no um que tem uma simples filosofia da vida mas que o nosso MESTRE, nosso SENHOR, nosso SALVADOR, aquele que um dia tambm ser o nosso JUIZ. NO BASTA NASCER DA GUA E DO ESPRITO.

TEMOS O DEVER DE DESENVOLVER O CARCTER DE FILHO DE DEUS. *******

Potrebbero piacerti anche