Sei sulla pagina 1di 9

Cesso, seo e sesso

Material de Estudo - Portugus H trs palavrinhas parecidas, mas de significados bem diferentes, que vez ou outra causam estragos. Eis as ditas-cujas: CESSO o ato de ceder: A cesso do imvel est cancelada. SEO, que pode ser tambm SECO, o departamento, a frao, o setor: seo do jornal, seo da loja, seo de brinquedos, seo eleitoral. SESSO o tempo de durao de um evento, espetculo, trabalho: sesso da Cmara, sesso de cinema, de teatro, de msica, de ginstica.

Como se escreve: "eu tenho de" ou "tenho que"?


Material de Estudo - Portugus TENHO DE - quando o sentido for de obrigao, necessidade, desejo ou interesse. Exemplos: - O Brasil ter de importar arroz. - Temos de prever as despesas do pas. - O trabalho tem de ser iniciado hoje. - Eles tinham de sair cedo. - A prefeitura teve de indenizar os desapropriados. TEM QUE - quando expressar possibilidade. Exemplo: possvel que voc tenha que me emprestar o carro hoje.

Diferena entre "mau" e "mal"


Material de Estudo - Portugus MAU um adjetivo; usado como contrrio de bom. Exemplos: - Eduardo um mau garoto. - Ela est sempre de mau humor. MAL Pode ser: - advrbio de modo: usado como contrrio de bem. - substantivo: com sentido de doena, tristeza, desgraa, tragdia. - conjuno temporal: com o sentido de quando. Exemplos: - Ele dirige muito mal. (adv) - Ela cantava mal. (adv.) - Mal cheguei em casa, o telefone tocou (conj.) - Mal me viu, comeou a falar sobre o fato. (conj.) - Seu mal no tem cura. (subst.) - Deve-se evitar o mal. (subst.)

Diferena entre AFIM e A FIM


Material de Estudo - Portugus AFIM Numa nica palavra, corresponde a semelhante ou parente por afinidade: almas afins, vocabulrios afins, o sogro afim Exemplo: No tinha laos afins com a nora. A FIM DE Equivalente a para. Exemplo: Chegou cedo a fim de terminar o servio. ESTAR A FIM DE No sentido de estar com vontade de, s deve figurar em textos coloquiais ou declaraes. Exemplo: Est a fim de sair hoje.

Emprego das letras E, I, O e U.


Material de Estudo - Portugus

*Escrevem-se com a letra e: 1) a slaba final de formas dos verbos terminados em uar: continue, continues... 2) a slaba final de formas dos verbos terminados em oar:

perdoe, perdoes... 3) as palavras formadas com o prefixo ante- (antes, anterior): antebrao, antecipar... 4) os seguintes vocbulos: arrepiar, cadeado, candeeiro, cemitrio, confete, creolina, desperdcio, destilar, disenteria, empecilho, encarnao, ndigena, irrequieto, lacrimogneo, mexerico, mimegrafo, orqudea, quase, quepe, seno, sequer, seringa, umedecer

*Emprega-se a letra i: 1) na slaba final de formas dos verbos terminados em uir: diminui, diminuis... 2) em palavras formadas com o prefixo anti- (contra) antiareo, Anticristo 3) nos seguintes vocbulos: aborgene, aoriano, artifcio, artimanha, chefiar, cimento, crnio, criador, criao, crioulo, digladiar, displicncia, displicente, erisipela, escrnio, feminino, Filipe, fronstipcio, inclinao, incinerar, inigualvel, invlucro, lampio, ptio, penicilina, pontiagudo, privilgio, requisito, silvcola, Virglio.

*Grafam-se com a letra o: abolir, boate, bolacha, boletim, botequim, bssola, chover, cobia, concorrncia, costume, engolir, goela, mgoa, mocambo, moela, moleque, mosquito, nvoa, ndoa, bolo, ocorrncia, romeno, tribo.

*Grafam-se com a letra u: bulcio, burburinho, camundongo, chuviscar, chuvisco, cumbuca, cpula, curtume, cutucar, entupir, ngua, jabuti, jabuticaba, lbulo, Manuel, mutuca, rebulio, tbua, tabuada, trgua, urtiga.

Emprego das letras g e j


Material de Estudo - Portugus

Para representar o fonema /j/ existem duas letras: g e j. Grafa-se este ou aquele signo no de modo arbitrrio, mas de acord da palavra. Exemplos: gesso (do grego gypsos), jeito (do latim jactu), jipe (do ingls jeep). *Escrevem-se com g: 1) os substantivos terminados em agem, -igem, -ugem. garagem, origem, ferrugem. Exceo: pajem. 2) as palavras terminadas em gio, -gio, -gio, -gio, -gio. 3) palavras derivadas de outras que se grafam com g.

4) os seguintes vocbulos: algema, angico, apogeu, auge, estrangeiro, gengiva, gesto, gibi, gilete, ginete, gria, giz, hege megera, monge, rabugento, rabugice, sugesto, tangerina, tigela.

*Escrevem-se com j: 1) palavras derivadas de outras terminadas em ja 2) todas as formas da conjugao dos verbos terminados em jar ou jear 3) vocbulos cognatos ou derivados de outros que tm j 4) palavras de origem amerndia ou africana 5) as seguintes palavras:

alforje, berinjela, cafajeste, cerejeira, jeca, jegue, Jeremias, jerico, jrsei, jiu-jtsu, majestade, manjedoura, manjerico, oje rijeza, sujeira, traje, varejista.

Fique de olho: A vista ou vista ?


Material de Estudo - Portugus A VISTA = refere-se ao substantivo vista; olho; rgo visual; paisagem. Exemplos: - A vista daquele homem parece triste. - Ela tem uma bela vista de seu quarto. VISTA = na presena de; a dinheiro; pagamento da mercadoria adquirida; diante. Exemplos: - Voc vai pagar vista? - Eu me sinto bem vista da luz solar. - vista dele voc fica esquisito.

O que h de errado na frase: "Agradecemos a preferncia"?


Material de Estudo - Portugus Pegadinha: O que h de errado na frase? Agradecemos a preferncia. Vamos aprender a agradecer em bom portugus. Muita gente boa agradece mal aos seus clientes por falta de conhecimento de transitividade verbal. O verbo agradecer, nessa construo, possui outra regncia, que o transforma num transitivo indireto acompanhado de um adjunto adverbial de causa. Na frase errada, acima, o agradecimento dirigido causa (= a preferncia) e no ao seu agente (= o cliente ou os clientes). Para agradecer, corretamente, deve-se escrever assim: Agradecemo-lhes pela preferncia. ou Agradecemos aos nossos clientes pela preferncia.

O que h de errado na frase: "Desculpem o transtorno"?


Material de Estudo - Portugus Pegadinha: O que h de errado na frase? "Desculpem o transtorno." O verbo desculpar transitivo direto e indireto, isto , ele possui dois objetos: um direto e outro indireto. A ordem em que esses objetos figuram na orao indiferente. Pode vir primeiro o objeto direto, depois o indireto, ou vice-versa. Trocando em midos, quem desculpa, desculpa algum por alguma coisa. O objeto direto sempre uma pessoa e o indireto alguma coisa. Seria muito desagradvel, neste caso, procurar o transtorno para desculp-lo por alguma coisa que tenha feito de errado. Ser que foi o transtorno quem escreveu essa frase? O correto seria escrever: "Desculpem-nos pelo transtorno."

O que h de errado na frase: "Vou dar um palpite para o jogo de domingo"?


Material de Estudo - Portugus Pegadinha - O que h de errado na frase: Vou dar um palpite para o jogo de domingo.

O erro porque palpite no se d para coisa alguma. Somente se d palpite sobre ou a respeito de alguma coisa. Exemplos: Preciso de um palpite sobre a luta de hoje noite. Vou arriscar um palpite a respeito do paradeiro do Chico. Sobre aquilo no dou palpites. A frase inicial, depois da correo, fica assim: Vou dar um palpite sobre o jogo de domingo.

O que h de errado na frase: "Vou explicar nos mnimos detalhes"?


Material de Estudo - Portugus Pegadinha - Oque h de errado na frase: Vou explicar nos mnimos detalhes. Veja como, s vezes, o excesso atrapalha.

H expresses, em nossa lngua, classificadas como pleonasmos viciosos, que revelam a precariedade lingustica de quem os escreve ou assim fala. Nesta dica de portugus, estamos diante de uma dessas excrescncias. Pleonasmo a repetio de palavras ou expresses de mesmo sentido. A expresso viciosa "nos mnimos detalhes" equivale a aberraes como "subir pra cima", descer pra baixo, chutar com os ps etc. Em detalhe j est contida a ideia de mnimo. Detalhe significa pormenor, mincia, no mnimo. Se se pretendesse fazer a explicao em suas mnimas partes, seria suficiente faz-la em detalhes, ou em seus pormenores, ou ainda em mincias. Ento escrevamos corretamente: Vou explicar em detalhes. ou Vou explicar detalhadamente.

O que h de errado na frase:"Gostaria de colocar minha opinio"?


Material de Estudo - Portugus Pegadinha - O que h de errado na frase: Gostaria de colocar minha opinio. Opinies no se colocam, se expem ou se do. H tambm quem gosta de, ao final de um discurso, fazer uma colocao em vez de fazer uma exposio, que muito mais coerente e elegante. O correto seria escrever: Gostaria de expor minha opinio. ou Gostaria de dar minha opinio.

O que h de errado na frase:"No estacione! Sujeito a guincho"?


Material de Estudo - Portugus Pegadinha da lngua portuguesa: O que h de errado na frase: No estacione! Sujeito a guincho. Nada pode estar sujeito a um objeto que, neste caso, o guincho, mas sim a uma ao, que seria a de guinchamento. Em outras hipteses, os que transgridem a lei penal esto sujeitos a priso, mas no a preso; se a transgresso for grave, podem at estar sujeitos a banimento, mas no a banido; como tambm, uma latinha de cerveja, no freezer, est sujeita a congelamento, mas no a gelo. A frase inicial, corretamente grafada, ficaria assim:

No estacione! Sujeito a guinchamento.

O uso de seno e se no
Material de Estudo - Portugus
Por Cristiano Alexandria de Oliveira

As duas expresses so muito parecidas e alguns concursandos se confundem. Afinal quando que se usa uma e no a outra? Ou possuem o mesmo sentido? Vamos perceber as diferenas. A primeira delas bsica, mas no percebida como se deve. Seno uma palavra s, e se no so duas. Se seno possui uma nica funo gramatical, se no a juno de dois termos com funes diferentes. Vamos l: seno uma conjuno adversativa, serve para ligar duas frases em que uma se ope outra. Quer dizer do contrrio, de outro modo, mas. Tambm pode ser, mais raramente usado, mais do que e a no ser. Alis, pode ser substitudo por estas expresses a qualquer tempo. Se no feito de se, uma conjuno tambm, mas condicional, que implica uma relao de hiptese entre as frases; e de no, o mais famoso advrbi o de negao do mundo. Logo, se no uma relao em que se considera a hiptese negativa de uma afirmao anterior. H um caso (e este , infelizmente, muito comum) em que se pode usar tanto seno quanto se no. Acredito que, pela ambiguidade que pode surgir na resposta, no muito bem visto em concursos. quando usamos seno no sentido de do contrrio e estamos levant ando uma hiptese ao mesmo tempo: Se o vrus da gripe suna se unir ao vrus da gripe comum, pode tornar-se mais agressivo ao ser humano; seno (ou se no), pode at mesmo se extinguir. Neste caso, tanto uma acepo quanto a outra cabem. A questo de gosto do escritor. Se usar seno, enfatiza a segunda frase, por opor a segunda afirmao contra a primeira, quase que as tornando independentes; se usar se no, enfatiza a dualidade da hiptese (se sim versus se no), o fato que gera o dois possveis resultados. Resumindo, neste caso o uso de seno enfatiza a extino do vrus; e se no enfatiza a possvel unio entre os dois tipos de vrus de gripe. Ademais, os outros casos se resolvem buscando perceber a funo dos termos seno ou se no no significado da frase. Se oposio, use seno; se hiptese, use se no.

Onde ou Aonde?
Material de Estudo - Portugus Onde = lugar em que/ em que (lugar). Indica permanncia, o lugar em que se est ou em que se passa algum fato. Complementa verbos que exprimem estado ou permanncia e que normalmente pedem a preposio em: Onde ests? Em casa. Voc sabe onde fica o Sudo? Na frica. Onde moram os sem-terra? No entendo onde ele estava com a cabea quando falou isso. De onde voc est falando? No sei onde me apresentar nem a quem me dirigir. Aonde = a que lugar. a combinao da preposio a + onde. Indica movimento para algum lugar. D idia de aproximao. usado com os verbos ir, chegar, retornar e outros que pedem a preposio a. Exemplos: Aonde voc vai todo dia s 9 horas? A Brusque. Sabes aonde eles foram? Ao cinema. A mulher do sculo 21 sabe muito bem aonde quer chegar. No sei aonde ou a quem me dirijo. Aonde nos levar tamanha discusso? Faz trs dias que saiu do Incor, aonde dever retornar brevemente para uma reviso. Estavam deriva, sem saber aonde ir. H lugares no universo aonde no se vai sozinho.

Quando utilizar: S, C, , X, CH, SS, SC...


Material de Estudo - Portugus

Representao do fonema /s/. O fonema /s/, conforme o caso, representa-se por: 1) C,: acetinado, aafro, almao, anoitecer, censura, cimento, dana, contoro, exceo, endereo, Iguau, maarico, maaroca, mao, macio, mianga, muulmano, paoca, pana, pina, Sua etc.

2) S: nsia, ansiar, ansioso, ansiedade, cansar, cansado, descansar, descanso, diverso, excurso, farsa, ganso, hortnsia, pretenso, pretensioso, propenso, remorso, sebo, tenso, utenslio etc. 3) SS: acesso, acessrio, acessvel, assar, asseio, assinar, carrossel, cassino, concesso, discusso, escassez, escasso, essencial, expresso, fracasso, impresso, massa, massagista, misso, necessrio, obsesso, opresso, pssego, procisso, profisso, ressurreio, sessenta, sossegar, sossego, submisso, sucessivo etc. 4) SC,S acrscimo, adolescente, ascenso, conscincia, consciente, crescer, creso, cresa, descer, deso, desa, disciplina, discpulo, discernir, fascinar, fascinante, florescer, imprescindvel, nscio, oscilar, piscina, ressuscitar, seiscentos, suscetvel, suscetibilidade, suscitar, vscera 5) X: aproximar, auxiliar, auxlio, mximo prximo, proximidade, trouxe, trouxer, trouxeram etc 6) XC: exceo, excedente, exceto,excitar etc. exceder, excelncia, excelente, excelso, excntrico, excepcional, excesso, excessivo,

Emprego de s com valor de z 1) adjetivos com os sufixos oso, -osa: teimoso, teimosa 2) adjetivos ptrios com os sufixos s, -esa: portugus, portuguesa 3) substantivos e adjetivos terminados em s, feminino esa: burgus, burguesa 4) substantivos com os sufixos gregos esse, -isa, -ose: diocese, poetisa, metamorfose 5) verbos derivados de palavras cujo radical termina em s: analisar (de anlise) 6) formas dos verbos pr e querer e de seus derivados: pus, ps, pusemos, puseram, puser, comps, compusesse, impuser etc quis, quisemos, quiseram, quiser, quisera, quisssemos etc 7) os seguintes nomes prprios personativos: Ins, Isabel, Isaura, Lus, Queirs, Resende, Sousa, Teresa, Teresinha.

Emprego da letra z 1) os derivados em zal, -zeiro, -zinho, -zinha, -zito, -zita: cafezal, cafezeiro, cafezinho, avezinha, cozito, avezita etc 2) os derivados de palavras cujo radical termina em z: cruzeiro (de cruz), enraizar (de raiz), esvaziar, vazar, vazo (de vazio) etc 3) os verbos formados com o sufixo izar e palavras cognatas: fertilizar, fertilizante, civilizar, civilizao etc 4) substantivos abstratos em eza, derivados de adjetivos e denotando qualidade fsica ou moral: pobreza (de pobre), limpeza (de limpo), frieza (de frio) etc 5) as seguintes palavras: azar, azeite, baliza, buzinar, bazar, chafariz, cicatriz, ojeriza, prezar, vizinho

S ou Z ? Sufixos s e ez 1) O sufixo s (latim ense) forma adjetivos (s vezes substantivos) derivados de substantivos concretos: monts (de monte) montanhs (de montanha) corts (de corte)

2) O sufixo ez forma substantivos abstratos femininos derivados de adjetivos: aridez (de rido) acidez (de cido) rapidez (de rpido)

Sufixos esa e eza Escreve-se esa (com s): 1) nos seguintes substantivos cognatos de verbos terminados em ender: defesa (defender), presa (prender)... 2) nos substantivos femininos designativos de nobreza: baronesa, marquesa, princesa 3) nas formas femininas dos adjetivos terminados em s: burguesa (de burgus)... 4) nas seguintes palavras femininas: framboesa, indefesa, lesa, mesa, sobremesa, obesa, Teresa, tesa, turquesa etc

Escreve-se eza nos substantivos femininos abstratos derivados de adjetivos e denotando qualidade, estado, condio: beleza (de belo), franqueza (de franco), pobreza (de pobre), leveza (de leve)

Verbos em isar e izar Escreve-se isar (com s) quando o radical dos nomes correspondentes termina em s. Se o radical no terminar em s, grafa-se izar (com z): avisar (aviso+ar) anarquizar (anarquia+izar)

Emprego do x 1) Esta letra representa os seguintes fonemas: /ch/ xarope, enxofre, vexame etc; /cs/ sexo, ltex, lxico, txico etc; /z/ exame, exlio, xodo etc; /ss/ auxlio, mximo, prximo etc; /s/ sexto, texto, expectativa, extenso etc; 2) No soa nos grupos internos xce e xci: exceo, exceder, excelente, excelso, excntrico, excessivo, excitar etc 3) Grafam-se com x e no s: expectativa, experiente, expiar (remir, pagar), expirar (morrer), expoente, xtase, extrair, fnix, txtil, texto etc 4) Escreve-se x e no ch: a) em geral, depois de ditongo: caixa, baixo, faixa, feixe, frouxo, ameixa, rouxinol, seixo etc Excetuam-se: recauchutar e recauchutagem b) geralmente, depois da slaba inicial em: enxada, enxame... Excetuam-se: encharcar (de charco), encher e seus derivados (enchente, enchimento, preencher), enchova, enchumaar (de chumao), enfim, toda vez que se trata do prefixo en+palavra iniciada por ch. c) em vocbulos de origem indgena ou africana: abacaxi, xavante, caxambu (dana negra), orix, xar, maxixe etc d) nas seguintes palavras: bexiga, bruxa, coaxar, faxina, praxe xarope, xaxim, xcara, xale, xingar, xampu.

Emprego do dgrafo ch Escrevem-se com ch, entre outros, os seguintes vocbulos: bucha, charque, chimarro, chuchu, cochilo, fachada, ficha, flecha, mecha, mochila, pechincha, tocha.

Consoantes dobradas 1) Nas palavras portuguesas s se duplicam as consoantes c, r, s. 2) Escreve-se cc ou c quando as duas consoantes soam distintamente: convico, coco, frico faco, suco etc 3) Duplicam-se o r e o s em dois casos: a) Quando, intervoclicos, representam os fonemas /r/ forte e /s/ sibilante, respectivamente: carro, ferro, pssego, misso etc b) Quando a um elemento de composio terminado em vogal seguir, sem interposio do hfen, palavra comeada por r ou s: arroxeado, correlao, pressupor, bissemanal, girassol, minissaia etc.

Potrebbero piacerti anche