Sei sulla pagina 1di 11

Os Objetos de estudo da Astronomia

Olhando para o cu em uma noite escura podemos ver um incrvel nmero de estrelas. Incrvel? Nem tanto. Um pouco mais de 5000 objetos entre os 400 bilhes de estrelas que moram na nossa Galxia, a Via Lctea.

Nossa curiosidade vai aumentando medida que observamos com cuidado o cu que parece nos envolver. Nele podemos distinguir muitos objetos completamente diferentes. Alguns so brilhantes (por qu?), outros so difusos (por qu?). Alguns cintilam (por qu?), outros parecem ter uma luz fixa (por qu?). Nem todas as estrelas parecem ter a mesma cor (por qu?). Algumas regies parecem indicar ausncia de estrelas, mostrando-se muito escuras (por qu?) e se destacando entre regies brilhantes. Em algumas pocas um cometa aparece no cu, com sua estranha cauda (de onde vm? Por que so to diferentes das estrelas?). Subitamente, um risco luminoso no cu chama a nossa ateno (o que foi isso?).

Se uma simples observao a olho nu nos mostra uma variedade to grande de corpos a serem estudados imagine o que revelado quando usamos potentes telescpios. Em todo o Universo, seja qual for a distncia considerada, encontramos corpos celestes com propriedades diferentes. A fsica que ocorre nestes corpos, e que a responsvel pelas propriedades que observamos, a mais ampla possvel. A astronomia incorporou todas as reas da fsica. esta enorme riqueza da astronomia que nos obriga a estudar os vrios corpo celestes com equipamentos e tcnicas cada vez mais sofisticadas e completamente diferentes. Cada objeto traz uma pergunta, cada pergunta uma surpresa, e cada surpresa a certeza de que ainda sabemos muito pouco sobre o Universo.

Viajando at o fim (?) do Universo Vamos fazer uma viagem saindo da Terra e passando por alguns dos corpos celestes que so objetos de estudo dos astrofsicos

Lua

Ao sairmos da Terra passamos pelo nico satlite natural do nosso planeta, a Lua. Este o nico corpo celeste j visitado, pessoalmente, pelo ser humano. Vrias misses feitas pela agncia espacial norteamericana NASA durante o projeto Apollo levaram homens e veculos para investigar o solo lunar. O astronauta norteamericano Neil Armstrong foi o primeiro ser humano a pisar no solo lunar.

Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

Vnus

Caminhando na direo do Sol chegamos a Vnus, o planeta mais quente do Sistema Solar. Sua atmosfera cida e a enorme presso na sua superfcie tm dificultado bastante o seu estudo.

Mercrio

Chegamos a Mercrio, o segundo menor planeta do Sistema Solar e o mais prximo do Sol. Sua superfcie coberta de crateras o que lhe d um aspecto bem parecido com a nossa Lua.

Sol

Atingimos agora a estrela mais prxima de ns, o Sol. Ele um dos principais responsveis pela vida no nosso planeta. Uma estrela normal, como tantas outras, alaranjada, que est evoluindo e que um dia se encarregar de destruir todo o sistema planetrio que a acompanha.

Marte

Saindo do Sol, voltamos a cruzar as rbitas de Mercrio, Vnus e da Terra e nos dirigimos ao planeta vermelho, Marte. Certamente o planeta mais estudado, at agora, pelos astrnomos e tambm o mais visitado por sondas espaciais. Sua superfcie rida ainda esconde muitos segredos. Embora menor que a Terra, Marte se impe pela geografia exuberante, onde marcante o maior vulco do Sistema Solar.

Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

Cinturo de Asteroides

Situados entre as rbitas de Marte e Jpiter estes fragmentos de rochas so resduos da formao do Sistema Solar. Conhecemos as rbitas bem determinadas de cerca de 50000 asterides e com menor preciso de mais 100000 deles. Quantos existiro nesta regio? Esto eles to prximos uns dos outros a ponto de oferecer perigo para uma espaonave, como aparece nos filmes de fico? A imagem ao lado mostra o asteride Ida acompanhado pelo seu satlite, o asteride Dactyl.

Jpiter

L est o gigante Jpiter, com sua bela e estranha mancha vermelha. Ele e seus satlites formam um verdadeiro sistema planetrio dentro do nosso Sistema Solar. A radiao emitida por ele uma ameaa a qualquer ser humano que se aproxime deste planeta. Seus satlites e anis chamam a ateno. E um de seus satlites, Io, tem vulces em erupo!

Saturno

Seus incrveis anis encantam qualquer astrnomo. Mas no o nico a possulos pois Jpiter, Urano e Netuno tambm tm anis. Alm disso, Saturno formado principalmente por gases e, embora seja um planeta gigante, ele muito leve.

Urano

Enigmtico, coberto por densas nuvens formadas principalmente por hidrognio e hlio, Urano se caracteriza por ter um eixo de rotao muitssimo inclinado, o que faz com que ele gire quase deitado em relao aos outros planetas.

Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

Netuno

Com o nome do deus dos mares da mitologia grega, Netuno s poderia ter a cor azul dos oceanos terrestres. Uma pena que esta cor no seja conseqncia da presena de gua mas sim dos gases que formam a sua atmosfera.

Estamos longe de casa mas ainda no atingimos o limite extremo do Sistema Solar. O Cinturo de Edgeword-Kuiper uma regio descoberta em 1992, situada alm de Netuno, na qual esto em rbita pelo menos 70000 objetos com dimetros Cinturo de Edgewordmaiores do que 100 quilmetros. Kuiper Acredita-se que esta regio seja a fonte dos cometas de curto perodo como, por exemplo, o cometa Halley. A imagem ao lado, obtida pelo Hubble Space Telescope, mostra o objeto 1993SC, pertencente ao Cinturo de Edgeword-Kuiper.

No dia 24 de Agosto de 2006, em reunio histrica da Unio Astronmica Internacional (IAU International Astronomical Union), realizada em Praga, Repblica Tcheca, aps longa discusso em torno da questo se Pluto deveria continuar sendo considerado planeta, chegou-se a concluso que este astro pertencia a uma outra familia, a dos planetas anes, uma classificao provisria para definir o grupo especial de objetos trans-neptunianos. Pluto A redefinio do que um planeta tomou como base os seguintes parmetros: o corpo deve estar em rbita do sol; ser o astro dominante em termos de trajetria no espao e ter forma aproximadamente esfrica, possuindo grande massa.

Mas por que somente depois de 76 anos da descoberta de Pluto foi tomada esta deciso? Verdade seja dita, desde o seu descobrimento, Pluto nunca foi considerado um planeta pelos
Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

astrnomos, at mesmo por seu descobridor, Clyde Tombaugh. H muitas dcadas os astrnomos j vinham travando acirradas discusses sobre este assunto. Com o Hubble Space Telesscope descobrindo cada vez mais corpos no Sistema Solar, inclusive maiores que Pluto, era o momento para dar uma classificao definitiva para esses importantes astros distantes, pequenos e gelados. Um outro motivo foi o sistema educacional, que entraria em "colapso" com o nmero crescente de planetas sendo descobertos a cada dia. Com a quantidade absurda de planetas ficaria impossvel serem estudados pelos jovens.

Nuvem de Oort

Agora sim, estamos chegando nos limites do Sistema Solar. Estamos muito longe da Terra. Desta regio, de onde se originam os chamados cometas de longo perodo, todo o resto do Sistema Solar seria mesclado em um nico ponto brilhante, o Sol, uma pequenina estrela como qualquer outra no firmamento. Muito pouco se sabe sobre a Nuvem de Oort.

Samos do Sistema Solar e comeamos a viajar pela nossa Galxia. O que mais nos impressiona que, ao contrrio do que vemos quando olhamos o cu a partir da Terra, o espao nossa volta no est apinhado de estrelas. Ele escuro e muito frio. Fora do Sistema Solar que a grande vastido do espao se torna ainda mais evidente. Ainda temos que viajar muito antes de chegarmos estrela mais prxima de ns, a Prxima Centauri. Na verdade ela faz parte de um sistema triplo de estrelas formado pelas estrelas Alpha Centauri A, Alpha Centauri B e Alpha Centauri C, tambm chamada de Prxima Centauri. Durante o movimento orbital das estrelas deste sistema a menor delas, Prxima Centauri, a que mais se aproxima do nosso Sistema Solar.

Estrelas mais prximas

Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

Via Lctea

Estamos viajando ao longo do plano da nossa Galxia, ao qual damos o nome de Via Lctea. na Via Lctea que iremos encontrar muitos objetos para estudo, no s as estrelas mas tambm nebulosas, aglomerados abertos, supernovas, estrelas de neutrons, etc. Quando estamos em algum lugar bastante escuro e com um cu limpo, a faixa brilhante de estrelas que vemos no cu a Via Lctea. Estranhas regies do espao-tempo capazes de "engolir" todos os corpos celestes que passam prximos a eles. Os buracos negros so um dos possveis estgios finais de uma estrela. Um destes estranhos e ameaadores objetos celestes, de tamanho monstruoso, habita a regio central da nossa Galxia. A imagem ao lado mostra a regio central da galxia M87 onde tambm existe um buraco negro.

buracos negros

Em todo o plano da nossa Galxia vamos encontrar reunies de at 1000 estrelas jovens, formadas praticamente ao aglomerados abertos ou mesmo tempo, e que se aglomeram sem galcticos mostrar uma forma bem definida, como podemos ver na imagem do aglomerado aberto NGC869 ao lado.

nebulosas de emisso

Estes so alguns dos objetos mais impressionantes da nossa Galxia, belssimas nuvens de gs hidrognio e poeira que emitem radiao luminosa devido s estrelas que esto no seu interior. Elas so as nebulosas de emisso, muitas apresentando uma caracterstica cor vermelha, como a nebulosa de emisso Omega mostrada ao lado.

Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

nebulosas de reflexo

Outras maravilhas da nossa Galxia so as nebulosas de reflexo. Nuvens de gs e poeira que refletem a luz das estrelas que esto na sua vizinhana. Existem muitas destas nebulosas no plano da nossa Galxia entre elas a nebulosa de reflexo Corona Australis mostrada na imagem.

nebulosas escuras

As nebulosas escuras, como a famosa nebulosa Cabea do Cavalo mostrada ao lado, so regies com uma alta concentrao de poeira interestelar. Nuvens com grande concentrao de poeira e molculas que do origem s estrelas. So berrios estelares.

nebulosas planetrias

As estrelas evoluem durante toda a sua vida at que chega o momento em que se aproxima o final de sua existncia. Algumas explodem como supernovas enquanto que outras se transformam em nebulosas planetrias, como a nebulosa planetria "Olho de Gato" mostrada na imagem, ejetando os gases da superfcie da estrela e deixando um objeto central que mais tarde se transformar numa estrela an branca.

Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

supernovas

Quando uma estrela atinge uma idade madura (para os padres astronmicos), dependendo do seu tamanho, ela pode terminar seus dias de vida em uma violenta exploso, fenmeno que recebe o nome de supernova. A exploso de uma supernova ou destri completamente a estrela ou deixa uma estrela residual chamada estrela de neutrons.

estrelas de neutrons

Um tipo de estrela bem peculiar, resultado da exploso de uma estrela gigantesca que chegou ao estgio final de sua vida. As estrelas de neutrons so muito densas e possuem uma estrutura e propriedades internas que desafiam, at hoje, os cientistas do mundo inteiro. Estas estrelas, em rotao, so os "pulsares". A imagem mostra a estrela de neutrons que existe nos restos de supernova Puppis A.

aglomerados globulares

Viajando agora perpendicularmente ao plano da nossa Galxia, encontramos grupos muito densos de estrelas, com milhes delas. Sua forma esfrica e eles so formados por estrelas velhas. Os aglomerados globulares esto situados fora do plano da Galxia, em uma regio chamada halo galctico. Na imagem vemos o aglomerado globular 47 Tucano.

Samos da nossa Galxia. Notamos imediatamente que, medida que nos aproximamos da fronteira da nossa Galxia as estrelas foram ficando cada vez mais raras. Agora estamos viajando no meio intergalctico, um local escuro e frio onde salpicam, separadas por distncias imensas, as galxias que formam a grande estrutura do nosso Universo. Aqui temos a maior prova das dimenses do Universo, pois o afastamento entre as galxias imenso. No entanto, a nossa Galxia no est sozinha nesta parte do Universo. Ela interage com vrias outras galxias, relativamente prximas, formando um grupo que recebe o nome de Grupo Local de Galxias, uma reunio de cerca de 30 galxias a maioria delas relativamente fracas quando vistas da Terra.

Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

galxia (Sagittarius Elliptical Galaxy)

descoberta em 1994 se tratava na poca a galxia conhecida mais prxima SagDEG nossa. A SagDEG, uma galxia elptica Dwarf an, perdeu o ttulo em 2003 para a Galxia An do Co Maior, que at ento considerada a galxia mais prxima da nossa.

galxia Grande Nuvem Magalhes

Esta uma galxia irregular, a segunda galxia mais prxima de ns. Ela visvel a olho nu no Hemisfrio Sul e servia de como orientao para os antigos navegadores martimos na poca dos grandes descobrimentos.

galxia Pequena Nuvem Magalhes

Sendo a terceira galxia mais prxima nossa, a Pequena Nuvem de Magalhes de tambm visvel a olho nu no Hemisfrio Sul.

galxia Andrmeda

Esta uma das grandes galxias do Grupo Local, uma galxia espiral que em vrios aspectos muito semelhante nossa Galxia.

galxia Triangulum

Embora seja menor que a galxia de Andrmeda, a galxia Triangulum tambm uma das grandes galxias com a forma espiral que esto nesta regio do Universo que chamamos de Grupo Local.

Samos do Grupo Local de Galxias, do qual a nossa Galxia faz parte. Agora estamos indo na direo dos aglomerados de galxias, muito maiores do que o nosso, que povoam o Universo.

Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

aglomerado Virgo de galxias

Este aglomerado contm mais de 2500 galxias sendo portanto bem maior do que o nosso Grupo Local. Ele o aglomerado de galxias grande mais prximo do Grupo Local de Galxias onde "vivemos". Este aglomerado atrai outras galxias, incorporando-as ao seu domnio. Nosso Grupo Local de Galxias tambm no vai escapar e, no futuro, ser incorporado ao aglomerado Virgo.

aglomerado Coma de galxias

Formado por mais de 10000 galxias em interao, este um dos vrios gigantescos aglomerados de galxias que formam a estrutura em larga escala do Universo. A luz proveniente dele leva 43 milhes de anos para nos alcanar. E ele considerado um aglomerado que est prximo a ns, o que nos mostra as dimenses inacreditveis do Universo.

Ao nos afastarmos dos aglomerados de galxias, podemos observar estruturas ainda maiores, aglomerados de aglomerados de galxias. Estes so os "superaglomerados de galxias", o domnio da cosmologia observacional. Ns fazemos parte do "superaglomerado local", que rene os aglomerados de Coma e Virgo. Mas este apenas um entre inmeros superaglomerados que existem no Universo. Estes so os objetos mais distantes que conhecemos. Os quasares so as regies centrais muito brilhantes de algumas galxias distantes. Eles emitem uma quantidade fantstica de radiao, muito provavelmente devido presena de um buraco negro supermassivo, ou seja com uma massa de cerca de 1 bilho de massas solares, no centro da galxia. Na imagem ao lado, obtida pelo Hubble Space Telescope, o quasar o objeto brilhante esquerda (o objeto sua direita uma estrela pertencente nossa Galxia).

quasares

superaglomerado local

Tambm chamado de Superaglomerado de Virgo, ou superaglomerado ComaVirgo esta a superestrutura do Universo na qual estamos includos. O Superaglomerado Local est aproximadamente centrado no aglomerado de Virgo e contm, alm deste, mais uns 50 grupos de galxias.

Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

o limite visvel

do

Chegamos regio mais distante do Universo at hoje observada. Nela esto galxias que se formaram h menos de um bilho de anos aps o Big Bang. O Hubble Space Telescope, da NASA, obteve uma imagem de uma pequenina parte desta regio, correspondente a Universo apenas 1/30 do dimetro da Lua cheia, e, para surpresa dos astrnomos, nela havia centenas de galxias nunca vistas antes, de todas as formas e cores. Foram dez dias contnuos de observaes feitas de 18 a 28 de dezembro de 1995, e esta "olhadinha pelo buraco da fechadura" mostrou o pouco que ainda conhecemos sobre o Universo.

Viajamos at o "fim" do Universo. Fim? Ser que o nosso Universo finito ou infinito? Vivemos em um Universo fechado, plano ou aberto? Como ele foi formado? Ser que ele foi formado ou sempre existiu? Qual a origem do tempo? Para responder a estas questes temos que entrar nos domnios da Cosmologia Terica.

Rua General Jos Cristino, 77 Rua General Bruce, 586 Bairro Imperial de So Cristvo Rio de Janeiro RJ Brasil * CEP 20.921-400 * Tel.: (21) 2580-6087 Fax.: (21) 2580-6041 dir@on.br - www.on.br

Potrebbero piacerti anche