Sei sulla pagina 1di 7

1 LEI N 10625--"DISPE SOBRE RUDOS URBANOS, PROTEO DO BEM ESTAR E DO SOSSEGO PBLICO, REVOGA AS LEIS N S 8583, DE 02 DE JANEIRO DE 1995,

8726, DE 19 DE OUTUBRO DE 1995, 8986, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1996, E9142, DE 18 DE SETEMBRO DE 1997, E D OUTRAS PROVIDENCIAS
LEI N 10625 "DISPE SOBRE RUDOS URBANOS, PROTEO DO BEM ESTAR E DO SOSSEGO PBLICO, REVOGA AS LEIS N S 8583, DE 02 DE JANEIRO DE 1995, 8726, DE 19 DE OUTUBRO DE 1995, 8986, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1996, E9142, DE 18 DE SETEMBRO DE 1997, E D OUTRAS PROVIDNCIAS." A CMARA MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARAN, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

Art. 1 - proibido perturbar o sossego e o bem estar pblico com sons,


rudos e vibraes que causem incmodo de qualquer natureza ou que ultrapassem os limites fixados nesta lei. Pargrafo nico - As vibraes sero consideradas prejudiciais quando ocasionarem ou puderem ocasionar danos materiais, sade e ao bem estar pblico.

Art. 2 - Para os efeitos desta lei, aplicam-se as seguintes definies:


I - SOM: vibrao acstica capaz de provocar sensaes auditivas. II - RUDO: som capaz de causar perturbao ao sossego pblico ou efeitos psicolgicos e fisiolgicos negativos em seres humanos e animais. III - VIBRAO: movimento oscilatrio transmitido pelo solo ou por uma estrutura qualquer. IV - POLUIO SONORA: emisso de som ou rudo que seja, direta ou indiretamente, ofensivo ou nocivo sade, segurana e ao bem estar da coletividade ou transgrida as disposies fixadas nesta lei. V - RUDO IMPULSIVO: som de curta durao, com incio abrupto e parada rpida, caracterizado por um pico de presso de durao menor que um segundo. VI - RUDO CONTNUO: som com flutuao de nvel de presso sonora to pequena, que pode ser desprezada dentro do perodo de observao. VII - RUDO INTERMITENTE: som cujo nvel de presso sonora cai abruptamente ao nvel sonoro do ambiente, vrias vezes durante o perodo de observao, desde que o tempo, em que o nvel sonoro se mantm constante e diferente daquele do ambiente, seja de ordem de grandeza de um segundo ou mais. VIII - RUDO DE FUNDO: sons emitidos durante o perodo de observao, que no aquele objeto da medio. IX - NVEL EQUIVALENTE (Leq): nvel mdio de energia do som, obtido integrando-se os nveis individuais de energia em um perodo de tempo e dividindo-se pelo perodo. X - dB (Decibel): unidade de medida do nvel de rudo. XI - dB(A): curva de avaliao normalizada e adaptada capacidade de recepo da audio humana. XII - ZONA SENSVEL RUDO OU ZONA DE SILNCIO: aquela que, para atingir seus propsitos, necessita que lhe seja assegurado um silncio excepcional. Define-se como zona de silncio a faixa determinada pelo raio de 200,00m (duzentos metros) de distncia de hospitais, escolas, bibliotecas pblicas, hotis, postos de sade ou similares. XIII - LIMITE REAL DA PROPRIEDADE: aquele representado por um plano imaginrio que separa a propriedade real de uma pessoa fsica ou jurdica de outra. XIV - SERVIO DE CONSTRUO CIVIL: qualquer operao de escavao, construo, demolio, remoo, reforma ou alterao substancial de uma edificao,

estrutura ou obras e as relacionadas a servios pblicos tais como energia eltrica, gs, telefone, gua, esgoto e sistema virio.

Art. 3 - Para fins de aplicao desta lei, ficam definidos os seguintes


perodos: I - DIURNO: das 07h01 s 19h00; II - VESPERTINO: das 19h01 s 22h00; III - NOTURNO: das 22h01 s 07h00.

Art. 4 - Para os efeitos desta lei, a medio do nvel de presso sonora


dever ser efetuada de acordo com as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT. Pargrafo nico - A medio a que se refere este artigo pode ser realizada a 5,00m (cinco metros) de qualquer uma das divisas do imvel gerador do incmodo, ou em qualquer ponto dentro do limite real do imvel que sofre o incmodo.

Art. 5 - A emisso de sons e rudos por quaisquer atividades industriais,


comerciais, prestadoras de servios, religiosas, sociais, recreativas e de carga e descarga no podem exceder os nveis de presso sonora contidos no Anexo I, que faz parte integrante desta lei. 1 - No caso de criao de Setores Especiais, conforme previsto na Lei Municipal n 9800/2000, caber Secretaria Municipal do Meio Ambiente estabelecer os nveis de presso sonora admissveis, por meio de regulamentao prpria. 2 - Quando a fonte poluidora e o imvel que sofre o incmodo estiverem localizados em diferentes zonas de uso e ocupao do solo, sero considerados os limites estabelecidos para a zona em que se localiza a propriedade que sofre o incmodo. 3 - Quando a propriedade que sofre o incmodo tratar-se de escola, creche, biblioteca pblica, hospital, ambulatrio, casa de sade ou similar com leitos para internamento, hotel ou similar, devem ser atendidos os limites estabelecidos para ZR-1, independentemente da zona de uso e deve ser observado o raio de 200,00m (duzentos metros) de distncia, definida como zona de silncio.

Art. 6 - Os sons e rudos produzidos pelos servios de construo civil


devem respeitar os limites mximos estabelecidos no Anexo II, parte integrante desta lei. Pargrafo nico - Excetuam-se destas restries as obras e os servios urgentes e inadiveis decorrentes de casos fortuitos ou de fora maior, acidentes graves ou perigo iminente segurana e ao bem estar da comunidade, bem como o restabelecimento de servios pblicos essenciais, tais como energia eltrica, gs, telefone, gua, esgoto e sistema virio.

Art. 7 - A emisso de som ou rudos produzidos por veculos automotores,


aeroplanos e aerdromos e os produzidos no interior dos ambientes de trabalho, devem obedecer as normas expedidas respectivamente pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelos rgos competentes do Ministrio da Aeronutica e Ministrio do Trabalho. Pargrafo nico - No tocante emisso de rudo por veculos automotores, o Municpio pode estabelecer, em regulamento prprio, critrios de controle considerando o interesse local.

Art. 8 - A realizao de shows, concertos e apresentaes musicais de


carter cultural e artsticos, em reas pblicas ou particulares, dependem de prvio licenciamento ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, independente de outras licenas exigveis. Pargrafo nico - Cabe s Secretarias Municipais do Meio Ambiente e do Urbanismo estabelecerem, em regulamento prprio, as condies para realizao dos eventos musicais mencionados no "caput" deste artigo.

Art. 9 - A utilizao das reas dos parques e praas municipais com uso de
equipamentos sonoros, alto falantes, fogos de artifcio ou outros meios que possam causar poluio sonora dependem de prvio licenciamento ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, independente de outras licenas

exigveis.

Art. 10 - Fica proibida a utilizao de equipamentos sonoros fixos ou mveis,


como meio de propaganda ou publicidade, nos logradouros pblicos. 1 - Quando no se tratar de logradouros pblicos, a utilizao de equipamentos sonoros como meio de propaganda e publicidade deve respeitar os limites estabelecidos no Anexo I desta lei. 2 - No ser concedida autorizao para uso de equipamentos sonoros em veculos de empresas de distribuio e comercializao de gs, ficando vedado o uso de alto-falantes e outras fontes de emisso sonora nos veculos destinados ao transporte do produto. 3 - Casos especiais podero ser analisados e eventualmente autorizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Art. 11 - No se compreende nas proibies dos artigos anteriores rudos e


sons produzidos: I - pelas manifestaes tradicionais do Carnaval e Ano Novo; II - por vozes ou aparelhos usados na propaganda eleitoral ou manifestaes trabalhistas, para os quais ser estabelecido regulamento prprio pelos rgos competentes, considerando as legislaes especficas; III - por sinos de igrejas ou templos religiosos, desde que sirvam exclusivamente para indicar as horas ou anunciar a realizao de atos ou cultos religiosos; IV - por fanfarras ou bandas de msicas em procisso, cortejos ou desfiles cvicos; IV - por fanfarras ou bandas de msicas em procisso, cortejos, ensaios ou desfiles cvicos. (Redao dada pela Lei n 13504/2010) V - por sirenes ou aparelhos de sinalizao sonora utilizados por ambulncias, carros de bombeiros ou viaturas policiais; VI - por explosivos utilizados no arrebentamento de pedreiras, rochas ou nas demolies, desde que detonadas no perodo diurno e previamente licenciados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente; VII - por alarme sonoro de segurana, residencial ou veicular, desde que o sinal sonoro no se prolongue por tempo superior 15 minutos; VIII - por culto religioso, realizado no perodo diurno e vespertino, desde que no ultrapasse o limite de 65 dB(A); IX - por shows, concertos e apresentaes musicais de carter cultural e artstico, desde que realizados dentro das condies autorizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Art. 12 - As atividades potencialmente causadoras de poluio sonora,


definidas em regulamento prprio, dependem de prvio licenciamento ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para obteno dos alvars de construo e funcionamento.

Art. 13 - A queima de fogos de artifcio fica sujeita ao controle da


Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que aplicar as sanes previstas na presente lei, quando constatado incmodo vizinhana.

Art. 14 - Para a execuo de testes de fabricao ou instalao de alarmes


sonoros, devem ser utilizados dispositivos de controle, de forma que no seja necessria a emisso sonora acima dos limites estabelecidos no Anexo I, parte integrante desta lei. Pargrafo nico - Em caso de acionamento peridico ou constante de alarmes sonoros sero aplicadas as sanes previstas nesta lei, independente da obrigao de cessar a transgresso.

Art. 15 - Os fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no exerccio


da ao fiscalizadora, tm a entrada franqueada nas dependncias da fonte poluidora, onde podem permanecer pelo tempo que se fizer necessrio. Pargrafo nico - Os fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente podem solicitar o auxlio das autoridades policiais no desempenho da ao fiscalizadora.

Art. 16 - As pessoas fsicas e jurdicas, de direito pblico ou privado, que


infringirem qualquer dispositivo desta lei, seus regulamentos e demais normas dela decorrentes, ficam sujeitas s seguintes sanes, independente da obrigao de cessar a transgresso: I - notificao por escrito; II - multa simples ou diria; III - cassao da Licena Ambiental; IV - embargo; V - interdio parcial ou total; VI - perda ou restrio de incentivos e benefcios fiscais concedidos pelo Municpio.

Art. 17 - Para imposio da sano e graduao da multa a autoridade


ambiental observar: I - as circunstncias atenuantes e agravantes; II - a gravidade do fato, tendo em vista as consequncias para a sade e o meio ambiente; III - a natureza da infrao e suas consequncias; IV - o porte do empreendimento; V - os antecedentes do infrator quanto s normas ambientais; VI - a capacidade econmica do infrator.

Art. 18 - Para efeito de aplicao das sanes, as infraes so


classificadas como leves, graves ou gravssimas, de acordo com a Anexo III, parte integrante desta lei e com os critrios abaixo: I - LEVES - aquelas em que o infrator seja beneficiado por circunstncias atenuantes; II - GRAVES - aquelas em que for verificada circunstncia agravante; III - GRAVSSIMAS - aquelas em que seja verificada a persistncia da reincidncia.

Art. 19 - Os valores das multas sero expressos em moeda corrente nacional, e


para cada tipo de infrao, corresponder: I - at R$ 5.300,00 (cinco mil e trezentos reais), para as leves; II - de R$ 5.301,00 (cinco mil trezentos e um reais) a R$ 10.700,00 (dez mil e setecentos reais), para as graves; III - R$ 10.701,00 (dez mil setecentas e um reais) a R$ 18.000,00 (dezoito mil reais), para as gravssimas. Pargrafo nico - A atualizao monetria das multas dar-se- com base na variao do ndice de Preos ao Consumidor Amplo - IPCA, medido pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, ou outro que venha ser institudo pelo Governo Federal.

Art. 20 - So circunstncias atenuantes:


I - menor grau de compreenso e escolaridade do infrator; II - arrependimento eficaz do infrator, manifestada pela espontnea reparao do dano, ou limitao significativa do rudo emitido; III - ser o infrator primrio e a falta cometida de natureza leve.

Art. 21 - So circunstncias agravantes:


I - ser o infrator reincidente ou cometer a infrao de forma continuada; II - ter o infrator agido com dolo direto ou eventual. 1 - A reincidncia verifica-se quando o agente comete nova infrao do

mesmo tipo. 2 - No caso de infrao continuada caracterizada pela repetio da ao ou omisso inicialmente punida, a penalidade de multa pode ser aplicada diariamente at cessar a infrao.

Art. 22 - O autuado ter direito a ampla defesa, em processo administrativo,


conforme regulamentaes especficas, num prazo mximo de 30 (trinta) dias a partir do recebimento do auto de infrao, endereado ao Secretrio Municipal do Meio Ambiente.

Art. 23 - No caso de deciso condenatria, o autuado ter direito a recorrer


da deciso, em forma de processo administrativo, num prazo mximo de 30 (trinta) dias, contado a partir da cincia da condenao, encaminhado ao Conselho Municipal do Meio Ambiente - CMMA.

Art. 24 - Os recursos interpostos das decises no definitivas tero efeito


suspensivo relativo ao pagamento da penalidade, sem prejuzo da aplicao de novas autuaes por reincidncia ou continuidade do dano.

Art. 25 - Exauridos os recursos administrativos, o infrator ter prazo de 10


(dez) dias para efetuar o recolhimento do valor da multa, sob pena da inscrio em dvida ativa.

Art. 26 - As multas previstas nesta lei podem ter sua exigibilidade suspensa
quando o infrator, por termo de compromisso aprovado pela autoridade ambiental competente, obrigar-se a adoo imediata de medidas especficas para cessar ou corrigir a poluio sonora. Pargrafo nico - Cumpridas integralmente as obrigaes assumidas pelo infrator, a multa pode ter uma reduo de at 90% (noventa por cento) do valor original.

Art. 27 - Na aplicao das normas estabelecidas por esta lei, compete


Secretaria Municipal do Meio Ambiente: I - Estabelecer o programa de controle dos rudos urbanos e exercer o poder de controle e fiscalizao das fontes de poluio sonora; II - Aplicar as sanes previstas na legislao vigente; III - Organizar programas de educao e conscientizao.

Art. 28 - O Executivo Municipal regulamentar, em at novenda dias da


publicao desta lei, as questes especficas relativas poluio sonora produzida pelo apito do trem.

Art. 29 - Ficam expressamente revogadas as Leis Municipais n s 8583, de 02


de janeiro de 1995, 8726, de 19 de outubro de 1995, 8986, de 13 de dezembro de 1996, e 9142, de 18 de setembro de 1997.

Art. 30 - Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.


PALCIO 29 DE MARO, em 19 de dezembro de 2002. CASSIO TANIGUCHI Prefeito Municipal ANEXO I NVEIS DE PRESSO SONORA MXIMOS ______________________________________________________________________________ ________________ | ZONAS DE USO* | DIURNO | VESPERTINO | NOTURNO | |=====================================|==================|==================|= =================| |ZR-1, ZR-2, ZR-3, ZR-B, ZR-AV, ZR-M,| 55 dB (A) | 50 dB (A) | 45 dB (A) | |APA-SARU, APA-SMRU | | | | |-------------------------------------|------------------|------------------|-----------------| |ZR-OC, ZR-SF, ZR-U, ZUC-II, ZT-MF,| 60 dB (A) | 55 dB (A) |

50 dB (A) | |ZT-NC, ZE-E, ZE-M, ZOO, SE-CC, SE-PS,| | | | |SE-OI, APA-ST | | | | |-------------------------------------|------------------|------------------|-----------------| |ZR-4, ZC, ZT-BR-116, ZUM, ZE-D, SE,| 65 dB (A) | 60 dB (A) | 55 dB (A) | |SH, SE-BR-116, SE-MF, SE-CF, SE-WB,| | | | |SE-AC, SE-CB,CONEC, SE-PE, SC-SF,| | | | |SC-UM, SE-NC, SEI, SEHIS, SE-LE,| | | | |SEVC-PASSANA, SEVS-PASSANA, APA-SS| | | | |Vias prioritrias 1 e 2, Vias setori-| | | | |ais, Vias coletoras 1,2 e 3 | | | | |-------------------------------------|------------------|------------------|-----------------| |ZS-1, ZS-2, ZES, ZI , ZEI-I (CIC),| 70 dB (A) | 60 dB (A) | 60 dB (A) | |APA-SUE | | | | |-------------------------------------+------------------+------------------+-----------------| |Os casos no contemplados nesta tabela, sero objeto de anlise especfica por parte da| |Secretaria Municipal do Meio Ambiente | |_____________________________________________________________________________ _________________| * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * APA-SARU - Setor de Alta Restrio de Uso APA-SMRU - Setor de Mdia Restrio de Uso APA-ST - Setor de Transio APA-SUE - Setor de Uso Esportivo APA-SS - Setor de Servio CONEC - Setor Especial Conector - Conectora 1,2,3,4 SC-SF - Setor Especial Comercial Santa Felicidade SC-UM - Setor Especial Comercial Umbar SE - Setor Especial Estrutural SE-AC - Setor Especial da Av. Affonso Camargo SE-BR-116 - Setor Especial da BR-116 SE-CB - Setor Especial da Rua Engenheiro Costa Barros SE-CC - Setor Especial Centro Cvico SE-CF - Setor Especial da Av. Comendador Franco SEHIS - Setor Especial Habitao de Interesse Social SEI - Setor Especial Institucional SE-LE - Setor Especial Linho do Emprego SE-MF - Setor Especial da Av. Mal. Floriano Peixoto SE-NC - Setor Especial Nova Curitiba SE-OI - Setor Especial de Ocupao Integrada SE-PE - Setor Especial Preferencial de Pedestres SE-PS - Setor Especial do Plo de Software SEVC-PASSANA - Setor Especial de Vias Coletoras SEVS-PASSANA - Setor Especial de Vias Setoriais SE-WB - Setor Especial da Av. Pres. Wenceslau Braz SH - Setor Histrico ZC - Zona Central ZOO - Zona de Ocupao Orientada ZE-D - Zona Especial Desportiva ZE-E - Zona Especial Educacional ZEI-I (CIC) - Zona Especial de Indstria ZE-M - Zona Especial Militar ZES - Zona Especial de Servios ZI - Zona Industrial ZR-1 - Zona Residencial 1 ZR-2 - Zona Residencial 2 ZR-3 - Zona Residencial 3 ZR-4 - Zona Residencial 4 ZR-AV - Zona Residencial Alto da Glria ZR-B - Zona Residencial Batel ZR-M - Zona Residencial Mercs

* * * * * * * * * *

ZR-OC - Zona Residencial de Ocupao Controlada ZUC-II - Zona de Urbanizao Consolidada ZR-SF - Zona Residencial Santa Felicidade ZR-U - Zona Residencial Umbar ZS-1 - Zona de Servio 1 ZS-2 - Zona de Servio 2 ZT-BR-116 - Zona de Transio BR - 116 ZT-MF - Zona de Transio Av. Mal. Floriano Peixoto ZT-NC - Zona de Transio Nova Curitiba Z-UM - Zona de Uso Misto

ANEXO II NVEIS DE PRESSO SONORA MXIMOS PARA SERVIOS DE CONSTRUO CIVIL ___________________________________________________________________________ | Atividades no confinveis |Limite de 90 dB(A), permitido somente| | | de segunda a sexta-feira, no perodo| | | diurn | |=====================================|=====================================| |Atividades passveis de confinamento |De segunda a sexta-feira, no perodo| | |diurno: limites constantes no| | |Anexo-I, acrescidos de 5 dB(A).| | |De segunda a sexta-feira, nos| | |perodos vespertino e noturno:| | |limites constantes no Anexo-I. | |-------------------------------------+-------------------------------------| |Sbados, Domingos e Feriados, qualquer perodo: Devem ser respeitados os| |limites constantes no Anexo-I, tanto para as atividades passveis de| |confinamento como para as no confinveis. | |___________________________________________________________________________| ANEXO III CLASSIFICAO DAS INFRAES ____________________________________________________________________________ | ARTIGOS | CLASSIFICAO | OBSERVAES | |===========|====================|===========================================| | 5 e 6 | Leve |At 10 dB (A) (dez decibis) acima do| | | |limite | |-----------|--------------------|-------------------------------------------| | 5 e 6 | Grave |De 10 dB (A) (dez decibis) a 30 dB (A)| | | |(trinta decibis) acima do limite | |-----------|--------------------|-------------------------------------------| | 5 e 6 | Gravssima |Mais de 30 dB (A) (trinta decibis) acima| | | |do limite | |-----------|--------------------|-------------------------------------------| |8, 9,10 ,| Leve |Atividade desenvolvida sem licena | | 12 e 13 | | | |___________|____________________|___________________________________________|

Potrebbero piacerti anche