Sei sulla pagina 1di 13

CETAM

Centro de Educao Tecnolgica do Amazonas

DIRETORIA ACADMICA CURSO TCNICO EM EDIFICAES

RELATRIO DE PRTICA PROFISSIONAL I

Giancarlos Menezes da Mata

Itapiranga Amazonas

CETAM
Centro de Educao Tecnolgica do Amazonas 2012 Instituio onde foi realizada a prtica profissional: Empreendimento Hotel das guas Endereo da Instituio onde foi realizada a prtica profissional: Avenida Ademar Grana Viana, Cajual s/n, Itapiranga Amazonas Turno: Matutino Perodo de realizao: 24/09/2012 a 05/10/2012

Relatrio de Prtica Profissional na Etapa Prtica Profissional I, apresentado Supervisora Souza da de Prtica Prof a. como Marivone Oliveira,

requisito parcial para aprovao no Curso Tcnico em Edificaes.

Nota Final da Prtica Profissional da Etapa I: ______

Consideraes do(a) Supervisor(a) da Prtica Profissional: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ________________________________ Engenheiro(a) Civil

AGRADECIMENTOS Agradeo a Deus em primeiro lugar, a minha famlia por ter me dado o apoio necessrio, e aos meus colegas por terem proporcionado momentos alegres durante o curso. A todos os funcionrios do empreendimento do Hotel das guas pelo companheirismo e a ateno durante o perodo em que estive realizando a minha Prtica Profissional. Ao professor Edilson Batista Canto, pelo acompanhamento e orientaes na prtica de campo. A professora Marivone Souza de Oliveira, pelo esforo para que eu pudesse aprender sempre o melhor, por acreditar na minha capacidade, e por contribuir ativamente nesse meu processo de aprendizagem profissional.

SUMRIO 1. Introduo ................................................................................................. 2. Aspectos Iniciais ........................................................................................ 3. Segurana no Trabalho ............................................................................. 4. Execuo da Obra 4.1 Limpeza e Nivelamento do Terreno .......................................................... 4.2 Alinhamento do Gabarito .......................................................................... 4.3 Esquadrejamento ...................................................................................... 4.4 Servios de Escavao ............................................................................ 4.5 Formas ...................................................................................................... 4.6 Ferragens .................................................................................................. 4.7 Concretagem das Fundaes ................................................................... 5.Concluses .................................................................................................. 6. Referncias Bibliogrficas .......................................................................... 06 07 07 07 08 08 09 11 12 04 05 05

1. INTRODUO Este relatrio descreve as atividades observadas durante a Prtica Profissional I realizada no perodo de setembro e outubro de 2012, na construo de um hotel situado no Municpio de Itapiranga AM. Trata-se de um empreendimento hoteleiro, bastante necessrio para nossa cidade, porque ir atender a grande demanda de pessoas vindas de outras localidades, tanto no setor do turismo quanto para negcios, sendo que este proporcionar tributos ao municpio e oportunidades de emprego para a populao. Nas atividades desenvolvidas na prtica possvel obter conhecimentos com profissionais experientes da construo civil, porque as empresas contam com uma equipe qualificada para cumprir todas as atividades estipuladas. Tenho como objetivo principal consolidar meus conhecimentos como Tcnico em Edificaes colocando na pratica os vrios conhecimentos tericos adquiridos durante o curso. Atuante no Conselho Tutelar do municpio de Itapiranga, tambm tenho conhecido de perto as dificuldades das famlias no que se refere a moradia, por isso dos muitos objetivos que tenho, desejo contribuir com a populao da minha cidade no sentido de ajudar a construir moradias e condies de vida mais dignas.

2. ASPECTOS INICIAIS O local onde foi implantada a obra situa-se na Rua Ademar Grana Viana, Municpio de Itapiranga AM, uma obra particular com rea total de 958 m onde ser feita a implantao de um empreendimento hoteleiro incluindo um restaurante. Inicialmente foi realizado o reconhecimento do local onde a obra foi implantada, coletando os dados para sua execuo e observando assim cuidadosamente a elaborao do canteiro de obras. Na rea foi construdo um ambiente provisrio de madeira, onde est funcionado a rea administrativa, comandada pelo engenheiro responsvel e o mestre de obras, existe um escritrio com telefone comunitrio para a comunicao externa. Tambm h o almoxarifado separado do escritrio, prximo a entrada do local facilitando a entrada de materiais e permitindo uma fcil distribuio dos materiais no canteiro de obras. De acordo com a NR 18.4, relata a seguinte exigncia: ... todo canteiro de obras deve se dispor de banheiro, vestirio, alojamento, local para as refeies, cozinha quando houver preparo das refeies, lavanderia, rea de lazer e ambulatrio quando se tratar de obras com 50 ou mais trabalhadores. No caso do Hotel das guas, como foram admitidos poucos funcionrios, cerca de 12 at o momento, a estrutura do canteiro muito simples e como todos moram prximo ao local da obra, todos so liberados para fazerem suas refeies, e outras necessidades em casa. 3. SEGURANA NO TRABALHO No empreendimento do Hotel das guas, onde esto sendo realizadas as praticas profissionais, observamos que as normas de segurana no foram implantadas, acredito eu que devido ao numero pequeno de funcionrios, cerca de 12 funcionrios. Conforme os supervisores da pratica, fomos orientados a cumprir as disposies mnimas para a nossa prpria segurana e sade no trabalho. Utilizamos os EPIs que nos foram oferecidos para a nossa segurana pessoal. Os EPIs usados foram culos de segurana e capacete, mas atendendo recomendao dos supervisores, usamos tambm tnis, pois trata-se de calado fechado e protege melhor os nossos ps, roupas de algodo para garantir o melhor sistema de transpirao do corpo e calas compridas do tipo jeans, por se tratar de tecido grosso e resistente,

diminuindo o risco de acidentes de trabalho. A supervisora tambm pediu bastante ateno de todos ns, porque o menor descuido pode provocar um grande acidente.

Capacete de Segurana Fonte: www. Comercial29.com.br

culos de Segurana

4. EXECUO DA OBRA 4.1 LIMPEZA E NIVELAMENTO DO TERRENO Aps a limpeza e demarcao do terreno, o primeiro passo para locar a obra foi a criao de um gabarito, usando piquetes de madeira, cercando todo o permetro do terreno, onde se determinou os pontos da fundao da obra. Essa locao foi baseada no projeto onde continha as informaes de localizao dos pilares e da fundao. O nivelamento fundamenta-se em transportar uma referencia de nvel marcada em determinada ponto para outro local, estabelecendo assim cotas verticais em pontos diferentes da obra. Atravs do nivelamento foram marcadas todas as alturas dos principais nveis da pavimentao do edifcio que ser de 3 andares. A ferramenta utilizada para realizar o nivelamento foi a mangueira de nvel. Depois disso parte do terreno foi preenchido com aterro para dar as cotas de nveis desejadas para cada ambiente.

Armao dos piquetes do gabarito

4.2 ALINHAMENTO DO GABARITO executado com uma linha especial para gabaritos e consiste em posicionar a linha na direo do eixo de onde as fundaes vo ser concretadas. A funo do gabarito, segundo a professora orientadora marcar no terreno o contorno do edifcio que vai ser construdo. Para utilizar a tcnica de alinhamento foi definido um ponto inicial e a partir da esticou-se e fixou-se as linhas em diversos pontos e em direes diferentes .

Gabaritagem

4.3 ESQUADREJAMENTO Essa operao consistiu em demarcar os vos da obra a um ngulo de 90. No caso da obra utilizou-se a relao do triangulo retngulo que so medidas marcadas em alinhamento nas propores de 3:4:5 com esquadro de 60 cm.

Esquadro de gabarito

4.4 SERVIOS DE ESCAVAO A escavao da obra consistiu nos servios de abertura das valas no terreno na posio ser construda a fundao. Para realizar a escavao foi necessrio que o gabarito estivesse pronto com os nveis estabelecidos e atravs das linhas de marcao do gabarito, marcou-se no terreno as reas que seriam escavadas.

As aberturas das valas foram feitas com o auxilio de picaretas, cavadores e trados, a remoo do material com as ps e enxadas.

Servios de escavao Fonte: patentesonline.com.br

4.5 FORMAS Aps as escavaes, o servio seguinte foi a montagem das formas das sapatas isoladas. Perguntamos ao responsvel pela obra qual o motivo da escolha desse tipo de fundao, mas isso no foi informado. Os professores orientadores justificaram que comum no se fazer a sondagem do subsolo em obras de pequeno porte, e nesses casos quem define a escolha do tipo de fundao o responsvel tcnico pela obra. As formas das sapatas e baldrames foram montadas usando-se tbuas de azimbre e pregos de bitola 2/1/2x10. O formato das formas foi quadrado e todas elas tinham dimenses de 0,60 x 0,60 x 0,60 m e 1,0 x 1,0 x 0,60 m. Nos baldrames no tinha variao de tamanho, sendo todos de 0,10 x 0,15 m com comprimento varivel de acordo com o ambiente onde era montada. 4.6 FERRAGENS OU ARMADURAS Nas sapatas e no baldrame as bitolas eram todas de 3/8 na ferragem principal (baldrames e sapatas) e 3/16 nos estribos. O ao usado foi o CA-50. Nas sapatas a ferragem foi usada somente na parte inferior da base e nos baldrames foi feita uma estrutura com 4 ferros longitudinais e estribos de 0,15 x 0,25 m com espaamento de 18 cm entre eles.

10

Forma e ferragem da sapata

4.7 CONCRETAGEM Montadas e fixadas as ferragens, as fundaes foram executadas uma base de concreto magro de aproximadamente 5 a 7 cm para se fazer o isolamento delas da camada do solo. Em seguida foi feito o trao de concreto de 1:2:4 no sendo relatado o valor do FCK desse concreto. O professor informou que o FCK variam conforme vrios fatores tais como tipo de agregados, aditivos, condies ambientais, etc., e que seriam difcil dizer qual o FCK usado naquele momento. O concreto foi preparado na betoneira, despejado na masseira e em seguida colocado nos carrinhos-de-mo para ser transportado at o local de lanamento. A professora comentou que a altura de lanamento do concreto tambm influencia no resultado final da concretagem, porque se o concreto for lanado muito de altura muito grande os componentes comeam a se desagregar e o concreto fica afetado e perde as caractersticas estruturais, outra coisa que pode acontecer ficar uma concentrao muito grande de agregado numa parte da pea e noutra uma pequena concentrao desses agregados. Todas as sapatas externas foram concretadas num dia s, e as sapatas internas foram concretadas depois conforme a evoluo da obra. Os baldrames foram concretados somente depois que todas as sapatas estavam concretadas e j em fase de cura.

11

Sapata sendo concretada

Sapata j concretada em fase de cura

12

5. CONCLUSES Esta etapa da Prtica Profissional foi de grande importncia para a minha formao acadmica, pois me proporcionou um acumulo de informaes mais aprofundadas sobre a construo civil de forma que houve um melhor aprendizado, somando conhecimento da pratica junto com a teoria. O conhecimento adquirido nas aulas tericas serviu para que na prtica eu pudesse avaliar o meu prprio aprendizado de maneira crtica, e percebi que ainda falta muita experincia para que eu possa me considerar um Tcnico habilitado a tocar uma obra sozinho. Levando comigo a certeza de que j aprendi muito, mas ainda falta muito mais para aprender e as lies que recebi serviro para ampliar cada vez mais os meus conhecimentos na rea profissional que escolhi para atuar.

13

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Apostila Cetam de Fundamentos da Construo Civil. Apostila, 2011. Anotaes de aula dos mdulos de Materiais de Construo e Tecnologias das Construes I e II ministrados pela Profa. Marivone Oliveira. Sites: www.portaldoconcreto.com.br mariobrum-construcao.blogspot.com

Potrebbero piacerti anche