Sei sulla pagina 1di 6

anpec

associao nacional de centros de pos graduao em economia

EXAME DE SELEO NACIONAL PARA 1991

PROVA DE MICROECONOMIA

18/10/90 - QUINTA-FEIRA HORRIO: 10:30 S 12:45

EXAME ANPEC 1991 PROVA DE MICROECONOMIA

QUESTO 1 Sobre a Teoria de Consumidor correto afirmar que: (0) (1) (2) (3) (4) Na abordagem ordinal a utilidade marginal suposta decrescente. A taxa marginal de substituio decrescente devido hiptese de que a utilidade marginal decrescente. Na abordagem cardinal a funo utilidade aditiva. Na abordagem ordinal se a taxa marginal de substituio for crescente haver especializao do consumo em apenas um bem. A mensurabilidade da utilidade caracteriza a abordagem cardinal.

QUESTO 2 O governo estabelece um imposto especfico sobre as vendas de calas jeans. Supondo que esse mercado seja competitivo, (0) (1) (2) (3) (4) os vendedores transferem todo o imposto para os consumidores, via aumento de preo. a incidncia do imposto recair totalmente sobre os vendedores, se a elasticidade-preo da demanda for infinita. o imposto ser distribudo entre vendedores e consumidores, dependendo da sensibilidade das curvas de oferta e demanda s variaes de preo. os vendedores seriam beneficiados se o imposto fosse cobrado dos consumidores. se o preo da cala for de $10 e o governo colocar um imposto de 10%, ou se colocar um imposto de $1, o efeito ser idntico.

U = 10q1 + 5q 2 + q1q 2 . Cada um deles tem uma renda fixa de 100 dlares. Suponha que o preo de Q2
seja 4 dlares por unidade e que hajam 200 consumidores no mercado. (0) (1) (2) (3) (4) A TMS1,2 = q 2 / q1 . Os bens 1 e 2 so independentes entre si. A demanda de mercado do bem 1 ser dada por: Q1 = ( R / 2) + (5 p2 / p1 ) . Se p1 = $2 a quantidade demandada no mercado ser de 12 mil unidades do bem 1. Os bens 1 e 2 so substitutos lquidos.

QUESTO 3 Suponha

que

funo

utilidade

para

cada

consumidor

individual

dada

por

QUESTO 4 Dada uma funo de produo homognea correto afirmar que: (0) (1) (2) (3) (4) Existem retornos constantes de escala. A taxa marginal de substituio tcnica constante ao longo de uma isoquantia. O caminho de expanso uma reta. A elasticidade de substituio entre os fatores constante e igual a um. O grau de homogeneidade da funo corresponde aos rendimentos de escala.

QUESTO 5 Considerando os trs estgios de produo: (0) (1) (2) (3) (4) Os estgios I e III caracterizam-se pela presena de produtividade negativa. No estgio relevante de produo os produtos mdio e marginal do fator varivel so decrescentes e positivos. Quando o produto marginal do fator varivel for crescente, o produto marginal do fator fixo negativo. Existem para qualquer funo de produo. Na faixa relevante de produo, o produto total do fator fixo decrescente.

QUESTO 6 Supondo uma funo de produo dada por q = aLb K c , onde a, b e c so constantes positivas, L representa o fator trabalho e K representa o fator capital: (0) (1) (2) (3) (4) Os custos mdios de curto prazo sero crescentes. Os custos mdios de longo prazo sero crescentes se b + c < 1. Para um dado nvel de capital, o produto marginal do fator trabalho ser decrescente e positivo. Existem retornos constantes de escala, pois se trata de uma funo Cobb-Douglas. Se b + c = 1, todas as plantas podem ser consideradas de tamanho timo.

QUESTO 7 Considere um mercado descrito pela curva inversa de demanda P(Q) = 11 - Q, sendo que para Q>11, P = 0. Suponha que haja duas firmas produtoras que possuam custos dados por: 2 q2 C1 (q1 ) = q12 e C2 ( q 2 ) = + q2 2 A curva de oferta da firma 1 q1 ( p) = 2 p . A curva de oferta da firma 2 q2 ( p) = p 1, quando p>1 e q2 ( p) = 0 se p<1. O equilbrio competitivo d-se com Q = 10. Se ao invs de competitivo o mercado fosse um duoplio de Cournot, o equilbrio dar-se-ia com Q = 7. QUESTO 8 Com relao a uma firma monopolista, pode-se dizer que: (0) (1) (2) (3) (0) (1) (2) (3) A prtica de discriminao de preos impossvel, caso a curva de custo mdio seja superior, em toda sua extenso, a qualquer das curvas de demanda em mercados separados. possvel que o tamanho da firma monopolista, no longo prazo, corresponda escala tima de produo, devido a uma contingncia do mercado. Nesse caso, o preo de venda ser maior ou igual ao custo mdio de produo. Supondo que os custos marginais so positivos, ento o monopolista sempre sai ganhando quando eleva o preo de seu produto. A empresa monopolista no pode ter prejuzo no curto prazo, pois conhece sua curva de demanda.

QUESTO 9 Com relao formao de preos de um insumo produto correto afirmar que: (0) (1) (2) (3) Se o mercado for competitivo, uma elevao da demanda do produto final implica numa elevao do valor da produtividade marginal e da demanda pelo insumo. Se o mercado for monopolista, o preo do insumo determinado pela oferta do insumo e, portanto, igual ao valor da produtividade marginal. A renda corresponde ao retorno de um fator de produo com oferta fixa, sendo determinada pela demanda. J a quase renda a retribuio de um fator de produo temporariamente fixo e obtido como resduo do preo de mercado. Num modelo competitivo, a curva de demanda da firma pelo insumo negativamente inclinada, porque a curva de demanda pelo produto possui este formato. Esse fato nada tem a ver com a lei dos rendimentos decrescentes.

QUESTO 10 O grfico abaixo mostra uma curva de custo total de curto prazo.
CT F E a O A B q C CF D

(0) (1) (2) (3) (4)

O custo marginal para o nvel de produo OA dado pela tangente do ngulo a. O custo total mdio atinge seu valor mnimo para a produo OB. O valor mnimo da curva de custo marginal atingido na produo associada ao ponto C da curva de custo total (CT). Para o intervalo de produo O at OA, o custo marginal crescente. O custo fixo marginal tem o formato de uma hiprbole eqiltera.

QUESTO 11 Para um modelo de monoplio com discriminao de preos em dois mercados diferentes, (0) (1) (2) (3) presume-se que os compradores dos bens num dos mercados possam revend-los no outro mercado. a maximizao da receita d-se pela igualdade da receita marginal de cada mercado. a maximizao do lucro obtida quando o custo por unidade do bem igualado receita por unidade do bem em cada mercado, calculados para pequenos acrscimos ou decrscimos da quantidade do bem. h possibilidade de preos diferentes em cada mercado, no caso em que ambos os mercados tm a mesma elasticidade-preo na quantidade de lucro mximo da firma.

(4)

Soma-se horizontalmente as curvas de demanda de cada mercado como parte da representao geomtrica do equilbrio da firma.

QUESTO 12 A lei dos retornos fsicos marginais decrescentes diz que, quando a quantidade de um insumo varivel aumentada, dadas as quantidades dos demais insumos, um ponto alcanado a partir do qual o produto marginal decresce. A curva abaixo representa a produtividade total.
q D C

O A B xi

(0) (1) (2)

O produto marginal tem valor negativo para nveis de insumo maiores que OB. A lei dos retornos fsicos marginais decrescentes s verificado para nveis de insumo maiores que OB. A lei dos retornos fsicos marginais decrescentes equivalente ao conceito de retornos decrescentes de escala.

QUESTO 13 O mapa de isoquantas de produo usado para representar, no caso de dois insumos, a superfcie de produo num diagrama bidimensional. (0) (1) (2) (3) A inclinao positiva de algumas isoquantas explicvel pelas produtividades marginais positivas dos dois insumos. A isoquanta mostra a quantidade mxima de produtos, dados os nveis dos dois insumos. A noo de isoquanta implica a perfeita substituibilidade entre os insumos. A isoquanta mostra a quantidade mnima de um insumo, dados o nvel de produo e o nvel do outro insumo.

QUESTO 14 A frmula da elasticidade de substituio dada por: ( K / L) TM g ST = (TM g ST ) K / L onde K e L so dois insumos e TMgST a taxa marginal de substituio tcnica, ou seja, PM gL / PM gK . (0) A partir de p PM gL = e p PM gK = r , pode ser alterada para representar a variao percentual da intensidade de uso de um insumo em relao variao percentual no seu preo relativo.

(1) (2) (3)

A elasticidade de substituio tcnica mede a variao percentual no uso de um insumo por conta da variao de 1% no uso do outro insumo, ao longo de uma isoquanta. A frmula da elasticidade de substituio tcnica pode ser reescrita de forma a mostrar a raso entre uma variao percentual da quantidade mdia de um insumo por unidade do outro e a variao percentual da tangente associados a um ponto de uma isoquanta. Dados os pontos ( K 0 , L0 ) = (4,4) e ( K1 , L1 ) = (5,3.2) da isoquanta 4 = K 0,5 L0,5 fcil verificar que a elasticidade de substituio tcnica superior unidade.

QUESTO 15 Tome um modelo de equilbrio geral com ofertas fixas de dois bens e dois indivduos, tambm conhecido como modelo de troca. Considere em concorrncia perfeita, onde na situao inicial as curvas de indiferena dos dois indivduos se cruzam. Nesta situao tem-se que: (0) (1) (2) a caixa de Edgeworth representa as ofertas fixas de cada bem pelos comprimentos de seus lados. na situao inicial, o cruzamento das curvas de indiferena implica igualdade das taxas marginais de substituio de cada indivduo. a partir da situao inicial possvel que o mercado gere um equilbrio geral onde um dos indivduos fique com uma curva de indiferena mais abaixo do que a inicial, em relao sua origem.

Potrebbero piacerti anche