Sei sulla pagina 1di 15

Fasci-Tech

Informtica em Logstica: Sistema WMS para Gesto de Armazns


Samris Ramiro Pereira1 Leandro Zeidan Toquetti2 Delcinio Ricci3 Jaci Marcondes Duarte4 Resumo: Organizaes investem cada vez mais em sistemas que integrem seus processos. A Informtica um grande facilitador nessas integraes. Nos sistemas logsticos, a Informtica uma necessidade. Este artigo focaliza, dentre os sistemas logsticos, o WMS: sistema que tem como objetivo o gerenciamento de armazenagem e movimentao interna de materiais. As empresas tm buscado sistemas WMS como forma de aumentar a capacidade de seus armazns. Palavras-chave: Gerenciamento de Armazm; Informtica; Logstica; TI; WMS. Abstract: Organizations invest more and more in systems that integrate their processes. Information Technology (IT) is essential in these integrations. The logistics systems, IT is a necessity. This paper focuses among logistics systems, WMS: system that aims to manage storage and internal handling of materials. The companies have sought WMS systems in order to increase the capacity of its warehouses. Keywords: Warehouse Management; Computation; Logistic; IT; WMS. 1. Introduo As organizaes investem cada vez mais em sistemas que integrem seus processos produtivos para se manterem competitivas no segmento em que atuam. Dentre as inovaes tecnolgicas, a TI (Tecnologia da Informao) de vital importncia nos sistemas integrados dos vrios processos da empresa, principalmente do setor logstico.

1 2

Mestre; Professora da FATEC-So Bernardo do Campo. Doutor; Professor da FATEC-So Bernardo do Campo. 3 Doutor; Professor da FATEC-So Bernardo do Campo. 4 Doutor; Professor da FATEC-So Bernardo do Campo.
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
difcil falar em logstica sem falar em TI. So muitos os sistemas informatizados que do sustentao a essa rea, tais como: ERP (Enterprise Resource Planning / Sistemas Integrados de Gesto Empresarial), MRP (Material Requirement Planning / Planejamento das necessidades de materiais), MRP II (Manufacturing Resource Planning II / Planejamento de Recursos de Fabricao II), EDI (Electronic Data Interchange / Intercmbio Eletrnico de Dados), TMS (Transportation Management System / Sistema de Gerenciamento de Transportes), WMS (Warehouse Management System / Sistema de Gerenciamento de Armazm) e outros. Isso acontece porque o fator mais crtico da logstica a informao, e para a obteno de informaes precisas e no tempo necessrio preciso um sistema eficiente, o que s possvel com a TI presente. Nos sistemas logsticos, a TI constitui um diferencial competitivo, possibilitando reduo de custos, melhoria da gesto e diferenciao dos nveis de servio oferecidos na empresa. O objetivo deste artigo apresentar dentre os diversos sistemas que compem um sistema logstico integrado, o WMS, sistema de gerenciamento de armazenagem e movimentao interna de materiais, analisando a forma mais adequada de implementlo e desta forma, contribuindo para o sucesso de novas implementaes WMS, ou para melhor gesto de ferramentas j implantadas, mas sem a pretenso de criar um modelo ideal para implantao em WMS. Um modelo ideal no existe, pois o gerenciamento da informao em um WMS possui uma infinidade de aspectos a serem analisados em cada empresa, iniciando-se no recebimento da matria prima, passando pelos sistemas de estocagem e finalizando nas linhas de produo. A metodologia (LAKATOS e MARCONI, 2005) utilizada foi composta por diversas pesquisas bibliogrficas referentes ao tema, constitudas de livros, revistas tcnicas, artigos de peridicos e materiais disponibilizados na Internet, em pginas criteriosamente selecionadas pelos autores quanto ao contedo e autoria. Essas pesquisas foram analisadas e sintetizadas considerando a experincia vivenciada pelos autores em mais de vinte e cinco anos de assessoria empresas nesse tema.

Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
2. Os Centros de Distribuio e o WMS Segundo Ballou (2007), a misso da logstica dispor a mercadoria ou servio no lugar certo, no tempo certo, e nas condies desejadas. Ainda pode-se acrescentar a questo de que a empresa deve, alm de realizar todas as atividades de acordo com a misso da logstica, satisfazer o seu cliente, pois ele quem proporciona a sustentao da empresa em um mercado competitivo. O desenvolvimento da logstica empresarial tem apresentado enormes propores nos ltimos anos, por ser fator essencial para a competitividade das empresas e, existem diversos fatores que aceleram este desenvolvimento. Entre eles: (1) Presso por mais giro de estoque; (2) Reduo de estoques; (3) Atendimento a mercados distantes; (4) Novas tecnologias; (5) Curto ciclo de vida dos produtos e; (6) Globalizao dos mercados. Para dar suporte s mudanas e possibilitar que atividades do sistema logstico sejam administradas corretamente, tornou-se necessria a utilizao de sistemas de informao logsticos ou de gerenciamento da cadeia de suprimentos que, combinados com equipamentos e com a estrutura da empresa, tornam-se tecnologia da informao aplicada logstica. Seshadri et al. (2010), consideram que a logstica ou distribuio fsica, em seu sentido mais amplo, inclui as funes transporte, manuteno e armazenagem, que so concebidas e administradas por centros de deciso diferentes. Analisando a distribuio fsica, percebe-se que o termo empregado na manufatura e no comrcio para descrever as extensas atividades relacionadas com o movimento eficiente de produtos acabados, desde a linha de produo at o consumidor e, em alguns casos, inclui a movimentao de matrias-primas desde a fonte de suprimentos at o comeo da linha de produo. Os CDs so instrumentos que podem viabilizar de forma competitiva o fluxo de mercadorias vindas dos fabricantes at os seus diversos graus de capilaridade distributiva. Um centro de distribuio deve ser um meio de minimizao de custos, e melhoria no uso dos recursos e apoio ao processo de venda e ps-venda (FARAH, 2002). Para Ballou (2007) os custos de armazenagem em CDs so justificveis, pois
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
eles podem ser compensados com os custos de transporte e de produo. Uma empresa pode reduzir os seus custos produtivos, uma vez que seus estoques absorvem as flutuaes dos nveis de produo. Alm disso, os estoques em CDs podem reduzir custos de transporte, pois permitem o uso de quantidades maiores e mais econmicas nos lotes de carregamento. O CD um conceito moderno, uma configurao regional de armazm onde so recebidas cargas consolidadas de diversos fornecedores. Essas cargas so fracionadas a fim de agrupar os produtos em quantidade e sortimento corretos e ento, encaminhados para os pontos de venda, mais prximos. ALVES (2000) aponta uma grande diferena entre os depsitos e os CDs: os depsitos, operados no sistema push, so instalaes cujo objetivo principal armazenar produtos para ofertar aos clientes. Os CDs, operados no sistema pull, so instalaes cujo objetivo receber produtos just-in-time de modo a atender s necessidades dos clientes. As funes bsicas de um CD so (INTRALOGSTICA, 2009): (1). recebimento, (2) movimentao, (3) armazenagem, (4) separao de pedidos e (5) expedio. Com a utilizao do WMS possvel aumentar a capacidade de um armazm. Este aumento pode ocorrer, por exemplo, aumentando o giro dos produtos. O WMS proporciona uma maior racionalidade e rapidez na localizao e movimentao dos produtos, fazendo com que os mesmos permaneam o mnimo tempo no CD. Assim, quanto mais rpido o estoque gira, maior a capacidade de um armazm ou de um CD. A qualidade e a velocidade da informao gerada pelo WMS possibilitam uma reduo do estoque, com consequente aumento do giro de materiais, proporcionando assim para uma mesma infraestrutura de armazenagem um aumento de capacidade real.

3. O Fluxo da Informao e o WMS Atender pedidos dos clientes, programar e reprogramar necessidades de estoque, movimentar materiais e transportes, so atividades de operaes logsticas que so executadas com base em um fluxo de informaes.
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
Manter um fluxo de informaes no informatizado, pouco confivel e propenso a erros, contribui para a ineficincia das operaes de movimentao de materiais. Simchi-Levi e Kaminsky (2010), consideram que trs razes justificam a necessidade de informaes precisas e a tempo para tornar eficaz um sistema logstico: (1) A percepo dos clientes que informaes sobre situao do pedido, disponibilidade de produtos, programao de entrega e faturamento, so elementos do servio total ao cliente; (2) A possibilidade das metas de reduo de estoque na cadeia de suprimentos serem alcanadas com a utilizao de informaes que possibilitem gerenciar de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos; (3) O aumento da flexibilidade, permitindo identificar por meio das informaes (qual, quanto, como, quando e onde), os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratgica. Os sistemas de informaes logsticas tm como objetivo ligar as atividades logsticas em um processo integrado, combinando hardware e software para medir, controlar e gerenciar operaes logsticas. Ballou (2007), ilustrando a importncia das informaes, citando Wayman: Se a compensao de custos est no corao da logstica, ento informao adequada de custos est no corao da compensao de custos. A TI evoluiu tanto que hoje existem operaes logsticas que s so possveis com o uso da TI. Com a implantao do WMS possvel obter controles gerenciais das atividades logsticas, utilizando medidas de desempenho fornecidas por indicadores financeiros, de qualidade e de servio ao cliente. Um conceito cada vez mais utilizado nas empresas o de Data Warehouse (DW). Como o nome sugere, armazena dados histricos e atuais em um nico banco de dados com o objetivo de facilitar a elaborao de relatrios de apoio a decises e permite a utilizao de informaes logsticas como base para o desenvolvimento e aperfeioamento de estratgia logstica (MACHADO, 2008).

4. A Tecnologia da Informao e o WMS Segundo Bowersox et al. (2007), a armazenagem, uma atividade dentro da
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
cadeia de suprimentos, exige mais do que simples procedimentos automatizados. Ela necessita de sistemas de informao que possam tomar decises rpidas e inteligentes. A rentabilidade das empresas afetada diretamente pela eficincia de seu processo de armazenagem, logo, as melhores prticas devem ser praticadas. Cada vez mais as empresas vm implementando sistemas de gesto empresariais conhecidos como ERP, uma evoluo do MRPII (Manufacturing Resources Planning / Planejamento dos Recursos de Manufatura), que por sua vez nasceu do que conhecido nos softwares de ERP como mdulo MRP (Material Requiriment Planning / Planejamento das Necessidades de Materiais). O ERP conta com mdulos tais como: recebimento fiscal, contabilidade, finanas, folha de pagamento e outros, com funes integradas e capazes de suportar informaes para toda a empresa. Nos sistemas ERPs, existem mdulos de gerenciamento de armazns, cujo objetivo principal permitir que o fluxo de informaes seja administrado mediante o controle de posies e lotes, regras FIFO5, entre outras funes. Entretanto, funes relacionadas com a existncia de inteligncia, em geral, no so disponibilizadas. Os sistemas de apoio deciso j incorporam tcnicas de simulao, com aplicaes em diversas reas: Financeira, Produo, Marketing e Logstica. Permitem avaliar sistemas complexos, podendo gerar vrios cenrios, para facilitar a tomada de deciso. Na logstica, uma das principais aplicaes est no dimensionamento de recursos de movimentao de materiais, tais como: docas, empilhadeiras e espao. Chopra e Meindl (2009) introduzem a simulao como o estado da arte em operaes logsticas. Por simulao ele entende o uso de modelos para o estudo de problemas reais de natureza complexa, por meio da experimentao computacional. Para aplicaes logsticas a simulao pode ser utilizada para: (1) Dimensionamento de operaes de carga e descarga; (2) Dimensionamento de estoque; (3) Estudo de movimentao de material; (4) Sistema de transporte e; (5) Fluxo de produo. Os sistemas de gerenciamento de armazns sugiram da evoluo dos antigos

FIFO (First In First Out): Primeiro a entrar primeiro a sair.

Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
sistemas de controle de armazns, o Sistema de Controle Armazns (Warehouse Controle System WC). Algumas funes adicionais foram agregadas medida que o WCS evolua de um sistema simples de controle para um sistema complexo, capaz de emitir sugestes e realizar clculos avanados: surgiram os primeiros sistemas de controle de endereamento, que passaram a ter a preocupao com a localizao do produto em um endereo no armazm ou CD. Essa evoluo permitiu que os produtos deixassem de ter locais fixos e passassem a ser estocados em diferentes reas dos CDs de acordo com a disponibilidade, e com isso foi possvel aumentar a densidade de armazenagem. A continuao desta evoluo transformou os controladores sistemas WCS em sistemas WMS gerenciadores (GASNIER e BANZATO, 2001). Algumas das desvantagens do WCS so: (1) no oferece variedade de relatrios para auxiliar no gerenciamento das atividades; (2) no tem flexibilidade de hardware; (3) a customizao limitada mudana de campos e nomes e; (4) sua implantao, no pode ser feita de forma modular. O ponto positivo do WCS, motivo pelo qual ele ainda utilizado, o fato de ele oferecer um completo controle das atividades (somente controle), com custo reduzido de software e hardware, De acordo com Gasnier e Banzato (2001), um WMS um sistema de gesto de armazns, que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informaes) dentro do processo de armazenagem, incluindo recebimento, inspeo, endereamento, estocagem, separao, embalagem,

carregamento, expedio, emisso documentos, inventrio, entre outros, que integradas atendem s necessidades logsticas, maximizando os recursos e minimizando desperdcios de tempo e pessoa. Os WMSs provam que a TI, quando bem utilizada, torna-se um forte diferencial entre as empresas pela busca na excelncia do atendimento ao cliente. Dessa forma, cada vez mais as empresas buscam na TI alternativas para facilitar o gerenciamento de suas atividades, visando aumentar o controle e obter informaes precisas que possam de fato agilizar a tomada de decises e, consequentemente, melhorar o nvel de servio prestado. Ainda segundo Gasnier e Banzato (2001), o gerenciamento das atividades
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
operacionais caracterstica dos sistemas WMSs fica ainda mais otimizado quando aliado sua capacidade a uma poltica de polivalncia operacional, onde cada operador est capacitado a executar todas as atividades operacionais em CD (flexibilidade operacional). A otimizao proporcionada pelo WMS permite que haja um aumento da preciso das informaes de estoque, da velocidade e qualidade das operaes do CD e da produtividade do pessoal e equipamentos. Isto se tornou possvel devido ao surgimento de novas tecnologias de informao tanto em hardware quanto em software. A melhoria obtida atravs do planejamento roteirizar as tarefas mltiplas dos diversos processos do armazm. O WMS para Arbache et al. (2004), agiliza o fluxo de informaes dentro de uma instalao de armazenagem, melhorando a operacionalidade da armazenagem e promovendo a otimizao do processo, pelo gerenciamento eficiente de informao e recurso. As informaes podem ter origem dentro (sistema ERP) ou fora da empresa (clientes e fornecedores entre outros). O sistema utiliza essas informaes para executar as funes bsicas do processo de armazenagem: receber, estocar e separar. Um WMS possibilita a otimizao operacional (melhoria na operao) atravs do aumento da produtividade operacional, otimizao dos espaos e melhoria da utilizao dos recursos (equipamentos de movimentao e estocagem), reduo de custo e servio ao cliente. A reduo de custo obtida atravs da melhoria da eficincia da mo-de-obra, resultando num armazm que exige menor carga de trabalho. Essa otimizao acontece devido a fatores como (GASNIER e BANZATO, 2001): (1) Controle Operacional - o WMS fornece as tarefas a serem feitas; (2) Reduo do tempo perdido com esperas; (3) Reduo do tempo em recursos de movimentao; (4) Otimizao do percurso de separao de pedido; (5) Estocagem atravs de uma localizao pela curva ABC de giro e; (6) Aumento da densidade de estocagem, diminuindo distncia a serem percorridas. As melhorias obtidas reduzem a necessidade de horas extras, de contratao de pessoal adicional medida que a empresa cresce, e de corrigir erros no ponto de verificao.
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
Em um ambiente de WMS em tempo real, os erros so descobertos e corrigidos imediatamente aps terem sido cometidos. As economias de custo mais importantes so tambm decorrentes da reduo do inventrio e da necessidade de expandir para instalaes maiores. No ambiente competitivo atual, empresas vm trabalhando com lotes menores, maior frequncia dos pedidos e a necessidade de menores prazos de entrega, fatores estes que causam aumentos de custos logsticos, obrigando os responsveis pelos armazns e CD a buscar solues de processos que aumentem a produtividade do pessoal e dos equipamentos do depsito. Sucupira (2004) afirma que um sistema WMS tem como objetivo: (1) Preciso das informaes de estoque; (2) Velocidade e qualidade das operaes do centro de distribuio e; (3) Produtividade do pessoal e dos equipamentos do depsito.

Quadro 1: Principais Funcionalidades do WMS Funcionalidade Rastreabilidade operaes em tempo real Inventrios fsicos rotativos e gerais Planejamento e controle de capacidade Definio de caracterstica de uso de cada local de armazenagem Por meio do mapeamento dos locais de armazenagem identificar todos os endereos e as caractersticas dos itens que possam ser armazenados em cada local. O sistema convoca os operadores para colocar cada material no endereo adequado para a correta proteo e mxima produtividade das movimentaes dos itens trabalhados Classificaes dos itens Cadastro dos itens por classe, possibilitando que materiais pertencentes mesma classe possam absorver parmetros automaticamente. Controle de lotes, Registro em cada unidade de armazenagem das informaes dos lotes de fabricao, permitindo a identificao das mercadorias dos lotes (se foram enviados para clientes internos ou externos) para rastreabilidade das transaes. O sistema ainda informa a situao de cada material em sua unidade de armazenagem: aprovao, rejeio, quarentena, inspeo,
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Descrio das Toda a operao efetuada no sistema pode ser rastreada on-line.

Com possibilidade de parametrizao do usurio.

Planejar atividades e analisar gargalos.

quarentenas e controle de qualidade

Fasci-Tech
situaes de bloqueio, entre outros. Separao (picking) Interface cliente/fornecedor de pedidos Parametrizadas por mtodo FIFO (First In First Out), LIFO (Last In First Out) e outros. Comunicao por meio como Internet, para receber do fornecedor o documento de remessa de mercadoria antecipadamente e programar o recebimento. Da mesma forma, receber informaes do cliente, quanto a pedido colocado e nota fiscal de venda para impresso local. Clculo de embalagens de despacho e lista de contedo Controle de rotas e Algoritmos para calcular as embalagens necessrias, com emisso de listagem do contedo, peso bruto e lquido de cada embalagem. Cadastro de rotas e controle de volumes carregados por veculo. Documentos de transporte como conhecimentos e manifestos podem ser transmitidos a transportadores, para agilizar o tempo de liberao dos veculos. A integrao com transportadoras permite tambm a transmisso de dados de recebimento pelos clientes (canhoto da nota fiscal), permitindo avaliao de desempenho do transportador e rastreabilidade de encomendas para clientes. Fonte: Adaptado de Sucupira (2004) e Bazato (1998)

carregamento de veculos

Algumas das principais funcionalidades do WMS so apresentadas no Quadro 1, e muitas outras poderiam ser acrescentadas tais como: Programao de Entrada de Pedidos; Planejamento e alocao de recursos; Portaria; Recebimento; Inspeo e Controle de Qualidade; Estocagem; Transferncia; Expedio e Relatrios.

Alguns dos principais benefcios obtidos com as funcionalidades do WMS, apontados por Franklin (2003) so: Reduo de erros; Reduo do fluxo de documentos em papel; Melhor utilizao do espao; Eliminao de inventrio fsico; Melhor controle de carga de trabalho; Melhor gerenciamento da mo-de-obra. Acuracidade dos estoques; reduo dos nveis de estoque; Maior produtividade nas equipes do armazm;
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
Reduo dos tempos de recebimento, armazenagem, separao e carregamento de pedidos; Maior agilidade no atendimento ao cliente; Diferencial competitivo no mercado; Reduo de avarias; Melhorias no ambiente de trabalho, principalmente no que tange a segurana do trabalho e; Reduo de custos diretamente ligados a gesto dos processos logsticos.

Outro benefcio WMS a disponibilidade on line da quantidade em estoque. Sendo em tempo real, um WMS pode apoiar redues nos led time, tanto para o processamento de pedidos quanto para o gerenciamento de inventrio. Esses benefcios, por sua vez, podem proporcionar um melhor nvel de servio ao cliente e um giro mais rpido do estoque, podendo ser traduzido em economias financeiras s operaes do CD. Para Gasnier e Banzato (2001), nos sistemas WMS o nvel de servio ao cliente o foco inicial de melhoria, mantendo uma acuracidade de informaes muito alta e minimizando os erros operacionais, evitando-se inclusive atividades de conferncia e controles operacionais manuais. Isto acontece devido auto verificao que faz parte do sistema WMS. Todas as atividades so executadas em tempo real, confirmadas e controladas pelo sistema, ao invs de serem feitas pelo operador. Este mtodo assegura um nvel de servio. Para determinar as principais caracterstica e funcionalidades de um sistema WMS necessrio analisar as necessidades atuais e futuras da organizao. De acordo com Franklin (2003), em geral, espera-se que um WMS: D apoio estratgia de logstica operacional; Apie simultaneamente o fluxo de materiais; Aumente a intensidade destes fluxos, garantindo a acuracidade; Seja flexvel, possibilitando expanses e mudanas futuras; Reflita a cultura operacional da empresa e possibilidade de evolues e;
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
Esteja alinhado com programas e objetivos.

5. A escolha de um WMS Para Fleury et al. (2000), na escolha de um WMS devem ser levados em considerao variveis que influenciam no sucesso da implantao, como: Investimento em equipamentos software e treinamento; Investimento em infraestrutura para suportar processos informatizados; Legislao local; Reestruturao do fluxo de informao dos departamentos ligados aos processos logsticos da empresa e; Anlise das necessidades da empresa.

Na anlise de viabilidade de uma soluo WMS, devem-se avaliar a relao custo/benefcio considerando parmetros quantitativos e qualificativos exemplificados a seguir. Entendem-se como parmetros quantitativos os fatores que podero ser medidos e quantificados, a fim de analisar tcnica e economicamente a soluo proposta. So exemplos destes parmetros: (1) Custo do espao de armazenagem; (2) Custo de mo de obra direta do armazm; (3) Custo com manuteno de equipamento de movimentao; (4) Custo com manuteno de estrutura de estocagem de materiais; (5) Custo de Transporte; (6) Imposto e taxas; (7) Investimentos e custo de oportunidades; (8) Depreciaes sobre investimentos; e (9) Custo de implementao e manuteno do sistema WMS, em software e hardware (BANZATO, 2010). J os parmetros qualitativos, que no podem ser facilmente mensurados, tambm devem ser considerados na anlise de viabilidade. So eles: (1) Melhoria do nvel de servios ao cliente; (2) Aumento das condies de segurana operacional; (3) Condies ergonmicas mais favorveis; (4) Desenvolvimento e capacitao profissional; (5) Possvel aumento nas vendas; e (6) Melhoria da imagem da empresa no mercado (BANZATO, 2010). Alm de uma criteriosa anlise tcnica e econmica para definir e justificar a soluo WMS, compete empresa analisar tambm, fatores intangveis que, embora
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
difceis de avaliar, so importantes no processo de tomada de deciso. As empresas tm dificuldades de identificar e analisar os benefcios de uma soluo WMS, muitas vezes por no conhecer todas as caractersticas e funcionalidades da soluo, bem como por desconhecer a realidade dos seus processos de armazenagem. Esta anlise empresa/sistema a chave para uma boa aquisio. O investimento na obteno destas informaes pode-ser feito atravs de uma combinao de atividades tais como: Consultoria externa; Formao de um especialista interno; Participao de feiras e eventos relacionados ao tema; Visitao de empresas que utilizam solues WMS.

Quanto mais conhecimento no WMS, mais facilidade a empresa ter em fazer uma anlise adequada de custo/benefcio. A compra de um sistema WMS por uma empresa, seja o primeiro ou no, uma deciso complexa e nica. O quadro 2 elenca alguns fatores que devem ser considerados nessa escolha.

6. Consideraes Finais A grande demanda por competitividade leva a indstria a trabalhar com nveis de estoque cada vez mais baixos. Clientes exigem, cada vez mais, tempo menor de resposta de fornecedores, aumentando a presso por agilidade nos CDs.

Consequentemente, os CDs tm menor tempo entre o recebimento do pedido e sua expedio. Pedidos recebidos incompletos ou errados so cada vez menos tolerados. Este contexto aumenta a necessidade dos sistemas WMSs.
Quadro 2: Fatores importantes na escolha de um WMS Fator Fornecedor Comprador Descrio O fornecedor WMS deve ter experincia em logstica em sistemas. A equipe que decidir a compra precisa conhecer detalhadamente as necessidades da empresa. Suporte A aquisio de um WMS, assim como a de um ERP como um casamento. Aps a

Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
aquisio h a necessidade de contnuo suporte e manuteno. Preos O fornecedor precisa ter uma poltica de preos compatvel com a realidade da empresa, pois, h a tendncia a novas aquisies. Operao Integrao Crescimento Tecnologia O sistema deve ser fcil de operar. Permitir integrao com o ERP e exportao de dados para arquivo texto. Suportar o crescimento desejado na empresa inclusive contribuindo para tal. Deve ser adaptvel a novas tecnologias como novas verses do Sistema Operacional ou novos hardwares. Fonte: Chiku (2004)

Entre os benefcios que podem ser alcanados com uma implantao WMS bem analisada tem-se: agilidade na operao de armazenagem e distribuio, gerenciamento eficiente das informaes, acuracidade de inventrio e do item no recebimento e na entrega. Resumindo, obtm-se maior eficincia na gesto da cadeia logstica e; desta forma, maior competitividade nos diversos segmentos de mercado. Percebe-se um aumento exponencial nas implantaes de sistemas WMSs pelas empresas devido aos sucessos obtidos no setor. Vale ressaltar que a implantao de um sistema WMS sem a devida anlise de contexto pode no apresentar benefcios empresa ou mesmo prejudicar o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

7. Referncias ALVES, P. L. Implantao de Tecnologias de Automao de Depsitos: um Estudo de Caso. Dissertao de Mestrado para obteno do ttulo de Mestre em Administrao. Universidade Federal do Rio e Janeiro. 2000. ARBACHE, F.S.; SANTOS, A.G.; MONTENEGRO, C.; SALLES, W.F. Gesto de logstica, distribuio e trade marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2004. BALLOU, R. H. Logstica Empresarial: transportes, administrao de materiais, distribuio fsica. So Paulo: Editora Atlas. 2007. CHIKU, E. NYK Logistics implementa WMS da Store. Jornal Log Web. Edio 33. So Paulo. 2004. BANZATO, E. Anlise a viabilidade de uma soluo WMS para o seu Armazm. Guia Log. Disponvel em: <//www.guialog.com.br/ARTIGO146.htm>. Acesso em: 01/09/2010.
Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Fasci-Tech
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. B. Gesto da Cadeia de Suprimentos e Logstica. Rio de Janeiro: Editora Campus. 2007. CHOPRA, S. ; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Estratgia, planejamento e operao. 4 edio. So Paulo: Editora Prentice Hall. 2009. FARAH, JR. M. Os desafios da logstica e os centros de distribuio fsica. Revista FAE Business, n.02. 2002. FLEURY, P. F.; FIGUEIREDO, K. F.; WANKE, P. Logstica Empresarial - A Perspectiva Brasileira. So Paulo: Editora Atlas. 2000. Coleo COPPEAD de Administrao. FRANKLIN, R. Conhecimento de movimentao e armazenagem. E-quality Ncleo de treinamento e pesquisa da consultoria InfoJBS. 2003. GASNIER, D.; BANZATO, E. Armazm inteligente. Revista LOG, Movimentao e Armazenagem. So Paulo, n. 128. 2001. INTRALOGSTICA. Movimentao e Armazenagem de Materiais. ED225. So Paulo: IMAM. 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 6 edio. So Paulo: Editora Atlas. 2005. MACHADO, F. N. R. Tecnologia E Projeto De Data Warehouse. 4. Edio. So Paulo: Editora rica. 2008. SCUPIRA, C. Gesto de Depsito e Centros de Distribuio atravs dos Softwares WMS. Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo: USP-Ribeiro. Disponvel em: <http://sites.ffclrp.usp.br/ccp/>. Acesso em: 01/09/2010. SESHADRI, S.; IYER, A.; VASHER, R. A Gesto Da Cadeia De Suprimentos da Toyota. Porto Alegre: Editora BOOKMAN. 2010. SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKY, P. Cadeia De Suprimentos - Projeto e Gesto. ARTMED. 3. edio. Porto Alegre: Artmed Editora. 2010.

Fasci-Tech Peridico Eletrnico da FATEC-So Caetano do Sul, So Caetano do Sul, v.1, n. 3, Jul./Dez. 2010, p. 148 a 162.

Potrebbero piacerti anche