Sei sulla pagina 1di 14

O SISTEMA JUDICIAL BRITNICO E O PRINCPIO DA SEPARAO DOS PODERES

Maria de Ftima Arajo da Silva1

RESUMO
Por liberdade poltica Montesquieu quis significar a tranquilidade de esprito que decorre da noo que cada um tem da sua segurana. O esprito humano no pode estar tranquilo se dois ou trs tipos de poder estiverem nas mos das mesmas pessoas. A diviso tripartida de Montesquieu baseada na separao de funes: Legislativa; Executiva; Judicial. O poder judicial referido por Montesquieu exercido tambm hoje pelos Lordes Judiciais, os quais tambm exercem o poder legislativo. Por outro lado, os poderes que o Lorde Chanceler exerce so o executivo, o legislativo e o judicial.

INTRODUO
A tripartio de funes no Estado um princpio que remonta Antiguidade helnica,

com Herdoto [1] (Histria, Livro III, O Debate Persa, 80-82) e Aristteles [2] (Poltica, Livro 6, Captulo VIII) e depois com Ccero e John Locke [3] (Second Treatise of Civil Government, Captulo XII), tendo sido definitivamente sistematizado por Montesquieu [4]. Para Aristteles, existiriam em todos os Estados trs poderes essenciais. O primeiro destes trs poderes seria o que deliberava sobre os negcios do Estado. O segundo compreendia todas as magistraturas ou poderes constitudos, ou seja, aqueles de que o Estado necessitava para agir, suas atribuies e a forma de as realizar. O terceiro abrangia as funes jurisdicionais. Apesar de abordada na Antiguidade Clssica, a separao dos poderes s viria a nascer, como teoria, no sculo XVIII face necessidade de contrariar a tendncia para o absolutismo monrquico na Europa.
1

Licenciada em Direito Cincias Jurdicas, Universidade Portucalense 1988; Licenciada em Direito Cincias Jurdico-Polticas, Universidade Portucalense 2003.

O primeiro pensador moderno a referir a separao de poderes foi John Locke no Second Treatise of Civil Government, em 1689. Nesta obra, John Locke distinguia o poder legislativo, o executivo e o federativo, sendo este ltimo o que se encontrava relacionado com a gesto da segurana e salvaguarda do interesse do pblico. Segundo John Locke, embora o poder executivo e o federativo de cada comunidade fossem intrinsecamente distintos em si, contudo, na prtica, seriam dificilmente confiados simultaneamente nas mos de pessoas distintas, isto porque ambos requeriam o poder da comunidade para o seu exerccio. A doutrina da separao dos poderes do Estado, no entanto, foi transformada em teoria somente no sculo seguinte, com Charles de Secondant, baro de la Brde e de Montesquieu. De 1729 a 1731, Montesquieu viveu em Inglaterra onde pode observar de perto o sistema parlamentar ingls. Foi a partir desta observao que Montesquieu se empenhou no desenvolvimento da teoria da separao dos poderes. Para Montesquieu, em cada Estado existiriam trs tipos de poder: o legislativo, o executivo e o judicial. Esta diviso, tal como apresentada por Montesquieu, meramente formal e no substancial, visto que o poder um s. O que se triparte em rgos distintos o seu exerccio. Os trs poderes independentes entre si devem partilhar o poder, cada um deles agindo na esfera de uma funo prpria, de forma independente. Assim, o poder judicial pode no aplicar a deciso de qualquer dos outros, se a entender ilegal ou inconstitucional. Desse modo, o poder Executivo ou o Judicial no aplicaro Leis tirnicas, como o Legislativo ou o Judicial no daro seguimento a decises tirnicas do Executivo, etc.

II A EVOLUO DO SISTEMA JUDICIAL BRITNICO


2.1 Os Celtas
Aps o perodo glaciar, a Inglaterra povoada pelos Iberos, populao habituada a unir-se em funo de um objectivo comum e sob a direco de uma autoridade aceite. Pensase que esta populao seja originria da Pennsula Ibrica. Entre os sculos VI e IV AC, chegam a Inglaterra os Celtas, provenientes do Vale do Danbio (ao Norte dos Alpes) e da Glia. As suas migraes foram lentas e continuadas e fundavam-se na procura de melhores pastos. A descrio do modo de vida dos Celtas e a sua organizao chegaram at ns, principalmente, atravs de documentos Romanos. Cada cidade, cada burgo e cada famlia

estavam divididos em duas faces, estando a cargo dos respectivos chefes a proteco de cada um dos seus membros. Este povo no tinha ainda qualquer noo de Estado e no deixou qualquer herana poltica. Na realidade, o Estado, como tal, foi na Inglaterra uma criao latino-germnica.

2.2 Perodo Romano


No fim do Vero de 55 AC, Jlio Csar tentou invadir a Bretanha com o apoio de duas legies. Apesar de algumas vitrias parciais, Csar viu-se forado a abandonar a Bretanha. Voltou no ano seguinte para encontrar as tribos unidas sob o comando de Cassivellannus. A partir de 52 AC, a guerra civil contra Pompeia desviou a ateno de Roma da Bretanha. E, no sculo imediato morte de Csar, a Bretanha foi completamente esquecida. No tempo do Imperador Cludio, o interesse pelas Ilhas Britnicas avivou-se: os generais romanos viram a uma fonte de glria; os mercadores exportadores exigiam a presena de legies para assegurar a segurana das trocas; as queixas dos administradores galeses sobre a m influncia dos druidas sediados na Bretanha avolumavam-se. Perante essas presses, Cludio enviou em 43 DC uma expedio formada por quatro legies (II Augusta; XX Valeria Vitrix, XIV Gemina Martia Victoria e a IX Hispana), num total de 50.000 homens, comandada por Aulus Plautius. Enfrentando resistncia, principalmente nas regies montanhosas do Pas de Gales e da Esccia, acabaram contudo por conquistar no sculo II toda a plancie Sul da Bretanha. Aps o massacre de 60 ou 61, ocorrido durante a revolta da rainha celta Boudicca (tambm conhecida pelos romanos como Boadicea), em que Roma perdeu a quase totalidade da IX Hispana, o Imperador Adriano desembarcou na Bretanha no ano 122, levando consigo a VI Victrix e construiu catorze fortes (o Muro de Adriano), a fim de conter os raids dos Picts e Scots, tribos do Norte. Em 384 as legies da Bretanha aclamaram Imperador o general Magnus Maximus, o qual, deixando apenas uma pequena guarnio na Ilha, partiu com os seus soldados para a Glia, a fim de derrubar o Imperador Grcio. Maximus venceu Grcio, mas foi derrotado por Teodsio, Imperador do Este e acabou decapitado. O seu exrcito foi dizimado. Em 410 a Bretanha foi abandonada pelos ltimos soldados romanos, em auxlio de Stilicon em batalha na Glia.

2.3 Perodo Saxnico: os Tribunais Locais


A Bretanha encontrava-se, ento, dividida em trs partes: a Norte e a Sudoeste, principalmente Anglos; a Oeste, Bretes, Irlandeses e Anglos. Nesta poca os Picts e os Scots tentaram sobrepor-se s outras tribos, a ponto de Vortigern, um chefe Breto, ter-se aliado aos Saxes para os combater. No tardou que estes resolvessem conquistar a Bretanha. A conquista da ilha pelos Saxes foi lenta e dificultada pelos Bretes que, no sculo VI, com o rei Artur (ou Artorius), impusera queles, sucessivas e importantes derrotas. Contudo, a partir desse sculo, Anglos, Saxes e Jutas tornaram-se senhores da mais rica parte da Bretanha. No sculo VII existiam na Bretanha sete reinos, tendo apenas subsistido no sculo IX apenas o reino de Wessex. O rei era livremente escolhido, numa famlia determinada, atravs do Conselho dos Sbios ou Witan. Este conselho no era uma assemblia representativa, uma prefigurao do que viria a ser o Parlamento ou a Cmara dos Lordes. Mas, como este, constitua o tribunal de ltima instncia. O Witan ou Witenagemot tinha poder para depor um mau rei ou, sobretudo em tempo de guerra, recusar confiar o reino a um menor. O reino encontrava-se dividido em Shires, de onde provm a maior parte dos nomes dos condados ingleses: Yorkshire, Oxfordshire, etc. A princpio, o Shire era fundamentalmente uma entidade judicial, um tribunal e em breve o rei se faria representar pelo Shire-reeve ou Sheriff. O Shire era composto pelos Hundreds (grupos de cem famlias ou cem soldados) e era chefiado pelos Ealdorman (espcie de Governador local, ao mesmo tempo Chefe Militar e Presidente do Tribunal). Antes de 1066, ano da conquista normanda, a Inglaterra regia-se pelo Direito anglosaxnico. As Leis do rei Athelbert de Kent de 602 so as primeiras Leis conhecidas redigidas em lngua anglo-saxnica. A justia era levada a cabo por uma Assemblia: o Shire Court ou o Hundred Court, os quais, ao contrrio dos Romanos, no representavam o poder central. O tribunal no interrogava testemunhas, mas determinava qual das partes deveria provar a verdade das suas declaraes. O julgamento consistia na apresentao de homens que se disponibilizassem a jurar em favor da parte que tinha o nus da prova.

O acusado que fosse reincidente no encontrava testemunhas dispostas a jurar em seu favor. Pelo que, para se ilibar da acusao, tinha que se submeter ao julgamento pelo fogo ou pela gua. No julgamento pelo fogo, o acusado pegava num ferro em brasa e a sua culpabilidade ou inocncia eram determinadas pelo aspecto da queimadura aps um determinado nmero de dias. No julgamento pela gua, o acusado era lanado num recipiente cheio de gua benta com os ps amarrados s mos. Se flutuasse era declarado inocente.

2.4 Perodo Normando: a Cria Regia


conquista normanda no se seguiu uma ruptura com o passado. Conservaram-se as estruturas saxnicas que serviam os interesses de Guilherme II (1087-1100). No Sheriff saxnico Guilherme II reconheceu viscondados e encontrou um instrumento de governao, sobretudo na colecta de tributos. O Sheriff presidia agora ao Shire Court. Este cargo, porm, no era hereditrio e estava sujeito a inspeces regulares por enviados do rei. Foi nesta poca que se afirmou o feudalismo e surgiram os Manors (vilas que se formavam volta do Hall, mais tarde o castelo de um Lorde). Em cada Manor, frente dos camponeses, aparecia-nos a figura do Manor-Reeve, representante livremente escolhido e que fazia a ligao entre aqueles e o Baillif que representava o Lorde. A maior parte dos conflitos locais era julgada pelos Manorial Court, Court Baron ou Court Leet, que aplicavam o Direito consuetudinrio local. O tribunal era presidido pelo Lorde ou pelo seu representante. Julgavam-se, em princpio, delitos menores. No reinado de Joo (1199-1216), cognominado de Sem Terra por ter perdido a Normandia, instituda a Curia Regis que exercia as funes judicial, governamental e legislativa. A Curia Regis, no incio da conquista normanda, cuja composio inclua o soberano e os Grandes do reino, apenas tinha competncia para as chamadas Grandes Causas Da Cria Regia vo nascer, no sculo XIII, o Parlamento e os Tribunais Reais. Os senhores normandos que acompanharam Guilherme II a Inglaterra agruparam-se volta do seu soberano e na distribuio das terras conquistadas Guilherme II no constituiu grandes feudos. Proibiria mais tarde o desmembramento dos feudos existentes, o que lhe permitiu um maior controlo sobre os senhores que ficaram na dependncia directa do rei.

2.5 Idade Mdia: o Parlamento e os Tribunais Reais


A Common Law nasceu assim numa poca de centralizao do poder no rei. Caracterizava-se por ser um Direito comum a toda a Inglaterra, por oposio aos costumes locais dos perodos anteriores. A elaborao da Common Law veio a ser tarefa exclusiva dos Tribunais Reais, a partir do sculo XIII, sendo no seu incio constituda por um certo nmero de processos (forms of action), a que corresponderia uma sentena. A Common Law, foi inicialmente um Direito adjectivo. S aos poucos passou a conter normas substantivas que definissem os direitos e obrigaes de cada um. A primeira referncia a um Parlamento (a palavra Parliament teve origem no verbo francs Parler) foi feita em 1236 e, em 1254 a primeira reunio com representantes eleitos dois cavaleiros por cada Shire teve lugar. Na segunda metade do sculo XIII a m gesto das Finanas Reais por parte de Henrique III (1216-1272) provocou fortes reaces. Em 1258 o Parlamento reuniu em Oxford e redigiu uma espcie de Constituio, The Provisions of Oxford, a fim de controlar os poderes do rei. Henrique III viu-se forado a jurar cumprir essas regras, nomeadamente a obrigatoriedade de reunio do Parlamento trs vezes ao ano e a criao do primeiro Conselho Privado (Privy Council), composto por quinze membros escolhidos pelos fidalgos, os quais tinham por funo aconselhar o rei e superintender sobre toda a Administrao. No entanto, em 1261 Henrique III conseguiu, atravs do Papa, libertar-se do referido juramento. Assim, em Maio de 1264, um grupo de fidalgos, comandados por Simon de Monfort, Conde Leicester, pegaram em armas e iniciaram uma guerra que culminou com a captura em Lewes, no Sussex, do rei e do seu filho Eduardo. Em Dezembro de 1264 Simon de Monfort convocou ao Parlamento, que se realizou em Janeiro de 1265, no s as autoridades eclesisticas, laicas e os fidalgos, mas tambm dois representantes de cada cidade e burgo. Apesar de ser o primeiro Parlamento aberto aos Comuns, estes tiveram no entanto funes meramente consultivas. Em Maio de 1265 Eduardo escapou da priso e em Agosto de 1265 reuniu um exrcito, derrotando e matando Simon de Monfort na Batalha de Evesham. Liberto da priso, Henrique III era um homem fraco e doente. No abdicando do trono, permitiu no entanto a Eduardo reinar em seu nome. Durante o reinado de Eduardo I (1272-1307), as reunies do Parlamento tiveram lugar, embora esporadicamente, at 1295, altura em que cristalizou num modelo em que estavam

representados todos os estratos sociais do reino (dois cavaleiros de cada Shire, dois representantes de cada burgo e dois representantes de cada cidade). No incio os trs estados deliberavam e falavam com o rei separadamente. Mais tarde, o clero e a nobreza adquiriram o direito de se consultarem mutuamente e em 1341 separaramse as duas cmaras. A Cmara dos Lordes exercia, como hoje, funes legislativas e judiciais. No sculo XIII, com a Magna Carta so criados os Tribunais Reais (Royal Courts). Comportavam trs seces: The Bench, mais tarde conhecido como The Court of Common Pleas para julgar questes civis, nomeadamente relacionadas com a propriedade e posse de bens imveis. The King's Bench sendo os julgamentos efectuados na presena do rei, o qual tinha jurisdio sobre questes criminais (the crown side, ou pleas of the crown) e algumas questes civis (the plea side). The Exchequer tribunal para questes criminais. Com o decorrer do tempo, estes tribunais passaram a conhecer todas as questes, sendo no final da Idade Mdia os nicos tribunais a administrar Justia. Em parte, porque os particulares reconheciam na Justia Real uma jurisdio superior s outras. Foi tambm atravs dos Tribunais Reais que foi institudo o sistema do julgamento por jri. Os Tribunais Reais mantiveram ainda durante vrios sculos o seu carcter de jurisdio de excepo. At 1875, submeter um pleito s jurisdies reais era um privilgio concedido pelo soberano, atravs da outorga de um Writ pela Chancelaria Real. A um Writ correspondia uma forma de processo que determinava a sequncia de actos a realizar, regime de prova, incidentes, etc.

2.6 Os Tudors: a Cmara Estrelada


No sculo XIV os particulares comearam a solicitar directamente ao rei a sua interveno: a prerrogativa real. Inicialmente o recurso era decidido pelo rei no seu Conselho, porm, no sculo XV, o Chanceler veio a tornar-se um juiz autnomo, decidindo em nome do rei e do Conselho, que nele delegaram a sua autoridade. As suas decises, tomadas inicialmente com recurso equidade do caso particular, comearam a ser sistematizadas como aplicao de juzos equitativos que completavam ou corrigiam os princpios jurdicos aplicados pelos Tribunais Reais, formando um corpo normativo designado por Equity.

A partir de 1485, o centro do sistema passou a ser o rei Henrique VII (1485-1509), o qual exercia os seus poderes em cooperao com os rgos que subsistiram da poca anterior, mas que nessa altura ganharam uma nova estrutura e um novo significado: o Conselho e o Parlamento. O Conselho foi a instituio mais importante desta poca, tendo jurisdio prpria que exercia atravs de sub-comits. Um dos mais importantes, a Cmara Estrelada (Star Chamber), criada em 1487 por Henrique VII, era um tribunal central com competncia para julgar independentemente das influncias locais, aplicando a tortura e seguindo normas procedimentais secretas.

2.7 Stuarts: o Tribunal Superior


No sculo XVI o Direito ingls quase que se reuniu famlia dos Direitos do continente europeu, na medida em que a jurisdio do Chanceler predominava sobre a Common Law. Esta evoluo no se completou devido resistncia dos juristas ingleses que contaram com o apoio do Parlamento, com eles coligado contra o absolutismo que a Equity e a prerrogativa real representavam. A partir do reinado de Jaime I (1603-1625), as duas jurisdies coexistiram pacificamente. Por um lado, a jurisdio do Chanceler deixou de se intrometer na rea de jurisdio da Common Law. Por outro lado, entendeu-se que o rei no utilizaria mais a sua prerrogativa real para criar novas jurisdies independentes da Common Law e em 1621 o Tribunal da Chancelaria passou a ver a sua actividade jurisdicional controlada pela Cmara dos Lordes. A Jaime I sucedeu Carlos I (1625-1649). Nesta poca foi assinada a Bill of Rights de 7 de Junho de 1628, a qual constituiu a primeira restrio estatutria aos poderes do monarca, desde o advento dos Tudor em 1485. Atravs da Bill of Rights de 1628, da autoria do Juiz Edward Coke (1552-1634), no poderiam ser estabelecidos tributos sem o consentimento do Parlamento e ningum poderia ser detido e julgado seno pela lei ordinria. Em 1641 abolida pelo Longo Parlamento a Cmara Estrelada e os Tribunais de Prerrogativa, pois contrrios aos direitos e liberdades dos ingleses. De 1625 a 1642 o Parlamento tentou obter a submisso do Rei e do Conselho. O resultado foi a Guerra Civil. Em Janeiro de 1642, o rei Carlos I entrou na Cmara dos Comuns e tentou prender cinco dos seus opositores. Em resposta, os Comuns apresentaram ao

rei, em Junho de 1642, nove medidas com vista a controlar o poder rgio. O rei retirou de Londres e em Agosto declarou guerra ao Parlamento. Este perodo caracterizou-se pelo surgimento de vrias correntes: Tese da supremacia da Common Law. Segundo o Juiz Edward Coke, a Common Law constituiria o fundamento do sistema constitucional britnico. Como direito histrico, a Common Law no se apreendia pela Razo Natural, mas pela razo artificial e julgamento da Lei. Como consequncia de tal pensamento o rei no poderia julgar por si s, mas atravs de juzes (Case of Prohibitions, 1607) e carecia de poder para alterar o Direito do pas e criar novos tipos de crime (Case of Proclamations, 1611). Esta doutrina no prevaleceu numa poca de disputa de poder. No entanto, tal doutrina deu forma a um dos princpios fundamentais do sistema Constitucional Ingls: the rule of Law. Tese absolutista. Segundo Cowell e Berkeley os tribunais dependiam do rei, pois a essncia da monarquia consistia num poder supremo sobre todos os seus sbditos. A prerrogativa real era lei mxima. Tese parlamentarista. Segundo esta corrente, a autoridade ilimitada pertencia Coroa, no Parlamento; considerava princpio geral de direito a primazia do Estatuto ou ordenana sobre a prerrogativa real; os privilgios do Parlamento no podiam ser preteridos pela coroa; a prerrogativa real era susceptvel de ser limitada pelo Estatuto. Aps a guerra civil, foi criado em Janeiro de 1649 o High Court com o objectivo de julgar o rei. Em 20 de Janeiro comeou o julgamento; a 27 aquele era condenado morte e a sua execuo ocorreria no dia 30 desse ms. Em Maio de 1649 o Parlamento, sob a liderana de Oliver Cromwell, promulgava uma acta que declarava a Inglaterra como uma Commonwealth e um Estado governado pelos Representantes do Povo, abolindo-se a Cmara dos Lordes. Em 1660 foi restaurada a monarquia, aps um perodo de governo militar e uma falhada tentativa de dar uma constituio escrita Inglaterra em 1653 (The Instrument of Government). Mantiveram-se todas as conquistas parlamentares e judiciais que at Guerra Civil limitavam a prerrogativa real nas reas fiscal e legislativa e recuperou-se a Cmara dos Lordes.

2.8 O Tribunal de Apelao e os Lordes Judiciais


Nos primrdios do Direito Ingls no existiam tribunais de recurso. Se uma das partes

num litgio quisesse recorrer de uma sentena, podia, em certos casos, recorrer ao Court of Kings Bench e da para a Cmara dos Lordes. De 1348 ao sculo XVII, as questes civis e criminais mais importantes eram discutidas por advogados e juzes no Sergeants Inn em Londres ou numa das salas de Westminster (Court of Exchequer Chamber) e as suas decises eram respeitadas pelos tribunais. S em 1848, foi criado um tribunal que podia apreciar recursos que o juiz de primeira instncia resolvesse submeter-lhe Court for Crown Cases Reserved. Este tribunal foi substitudo em 1873 pelo Court of Criminal Appeal. Foi substitudo em 1966 pelo Tribunal de Apelao (Court of Appeal). Em 1873, atravs do Supreme Court of Judicature Act, foi retirada Cmara dos Lordes a Jurisdio de recurso. Em 1875 os Tribunais Reais passaram a ser consideradas jurisdies de Direito Comum. Em 1876 criada a figura dos Lordes Judiciais (Law Lords) e devolvida Cmara dos Lordes a jurisdio de recurso, atravs do Appellate Jurisdiction Act. At ao sculo XIX o Direito substantivo ingls desenvolvera-se como emanao do Direito adjectivo constitudo pelas diversas formas de aco (forms of action). Foi neste sculo que se assistiu a uma exploso do Direito substantivo ingls. Em 1873 e 1875, atravs dos Judicatures Acts, todas as jurisdies inglesas passaram a ter competncia para aplicar as regras da Common Law e as da Equity.

2.9 O Sistema judicial britnico actual


O organograma mostra de forma simplificada a organizao judicial britnica actual. A Cmara dos Lordes (House of Lords) e o Tribunal de Apelao (Court of Appeal) apreciam, normalmente questes de Direito. As questes de facto so apreciadas pelos outros tribunais. O Tribunal Superior (High Court), o Tribunal da Coroa (Crown Court) e o Tribunal de Apelao (Court of Appeal) formam o Supremo Tribunal de Inglaterra e Pas de Gales (Supreme Court of Judicature).

House of Lords
Aprecia questes de Direito em recursos do: Court of Appeal. High Court. Tribunais da Esccia e Irlanda do Norte.

The High Court Para questes complexas ou cujo valor superior a 15.000 (o autor pode optar entre o County Court ou o High Court). Est dividido em 3 Seces: Chancery Division questes relacionadas com falncias, trusts, inventrios, arrendamento, patentes. Family Division Divrcio, Regulao do poder paternal, etc. Queens Bench todas as restantes questes. Est subdividida em Subseces: Admiralty Court. Commercial Court. Administrative Court. Technology & Construction Court.

The Crown Court So competentes para apreciar questes criminais (indictable only offences homicdio, roubo e violao e Either-way offences) em 1. instncia, bem como dos reenvios e recursos dos Magistrates Courts.

The Court of Appeal um Tribunal de recurso. constitudo por duas Seces: Criminal Division (presidida pelo Lord Chief Justice) aprecia recursos do Crown Court. Civil Division (presidida pelo Master of the Rolls) aprecia recursos do High Court, County Courts e Tribunals.

Family Courts So competentes para apreciar questes relacionadas com Direito da famlia. O Tribunal emana instrues para resoluo do litgio.

Magistrates Courts So competentes para apreciar questes criminais (summary offences transgresses estradais, embriaguez, furto e prostituio ou Either-way offences coaco, crimes relacionados com estupefacientes, ofensas integridade fsica), civis, familiares e licenciamento de estabelecimentos. Family Proceedings Court investigao de paternidade, alimentos. Youth Court para questes criminais, quando o arguido tem mais de 10 e menos de 18 anos (as questes mais graves so apreciadas pelo Crown Court).

County Courts So competentes para apreciar questes relacionadas com: Responsabilidade civil; Direitos do consumidor; Cumprimento/no cumprimento de contratos; Direitos reais; Divrcio, separao e regulao do poder paternal.

Tribunals Tribunais de competncia especializada.

III A CMARA DOS LORDES


A Cmara dos Lordes presidida pelo Lorde Chanceler, que representa nessa Cmara o Governo, de que tambm Ministro. Acumula as funes de Presidente da Associao dos Magistrados (Juzes de paz dos Magistrates Courts), dos Comits de Apelao da Cmara dos Lordes, do Comit Judicial do Conselho Privado, do Supremo Tribunal de Inglaterra e Pas de Gales.

A Cmara dos Lordes composta por Lordes Espirituais (Lords Spiritual), Lordes Temporais (Lords Temporal) e Lordes Judiciais (Law Lords). Apenas os Lordes Judiciais podem exercer funes jurisdicionais. Contudo, intervm na Cmara tambm como Lordes Temporais. De incio a Cmara dos Lordes tinha os mesmos poderes que a Cmara dos Comuns. Todavia, a partir dos finais do sculo XVII os Comuns passaram a considerar que os Lordes no poderiam modificar projectos-lei que contivessem disposies financeiras. Por seu lado, os Lordes passaram a considerar que podiam rejeitar em bloco esses projectos-lei. Aps 1911, em que os Lordes se opuseram aprovao do Oramento do Governo, foi elaborado um Parliament Act que restringia o seu direito de veto. Em 1949, na sequncia da oposio dos Lordes nacionalizao do Ao pelos trabalhistas no poder, o Governo fez votar um novo Parliament Act, que restringiu o direito de veto desta Cmara a duas sesses sucessivas, com a durao mxima de um ano. Relativamente ao poder judicial, a Cmara dos Lordes possui jurisdio de recurso sobre todo o Reino Unido em matria civil (que engloba todos os ramos de Direito, por oposio ao Direito Penal) e sobre a Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte, em matria penal. O poder judicial exercido por doze Lords of Appeal in ordinary. Para alm destes, os restantes Lordes Judiciais, actualmente treze, entre os quais, o Lorde Chanceler (Lord Chancellor), o Presidente da Seco Criminal (Lord Chief Justice) e o Presidente da Seco Civil (Master of the Rolls) do Tribunal de Apelao, podem tambm julgar recursos. Os Lordes Judiciais apenas podem apreciar recursos at aos 75 anos. Actualmente existem dezasseis Lordes Judiciais com idade superior a 75 anos. Desde 26 de Maio de 1948, que os Lordes Judiciais renem em Comits de Apelao (Appellate Comitees). O segundo Comit de Apelao existente foi constitudo em 1962.

IV CONCLUSO
A teoria da separao de poderes com que Montesquieu interpretou o sistema ingls no pode considerar-se vlida na aco dos juzes britnicos, nomeadamente nos juzes dos tribunais superiores, ao contrrio do defendido tambm por Maurice Duverger. Desde logo pelo carcter do cargo do Lorde Chanceler, ao mesmo tempo Ministro, membro da Cmara dos Lordes, com funes executivas, judiciais e legislativas. Por outro lado, porque os presidentes das seces do Tribunal de Apelao, o Lord Chief Justice e o Master of the Rolls, so tambm membros da Cmara dos Lordes, tendo assim funes

legislativas e judiciais. E fundamentalmente, porque os Lordes Judiciais exercem tambm funes legislativas, ao lado dos Lordes Temporais e Espirituais. Na verdade, a separao de poderes que Montesquieu observou no sistema britnico, no hoje mais do que uma aparncia. Isto mais evidente, se tomarmos em considerao todo o cerimonialismo do exerccio da funo judicial, com a declarao de que a Justia administrada em nome da Coroa e sob a autoridade do Parlamento. A isto acresce que, em face do seu processo de criao histrica, no podemos falar propriamente de um poder judicial unitrio e organizado.

BIBLIOGRAFIA

BARTLETT, Robert Trial by fire and water: the medieval judicial ordeal. ed. Oxford: Clarendon Press, 1988. ISBN 0-19-822735-3 CAETANO, Marcello Manual de Cincia Poltica e Direito Constitucional. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1989. CARVALHO, Joo Soares Antecedentes da histria parlamentar britnica. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1989. DAVID, Ren Os grandes sistemas de direito contemporneo. 1 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1986. DUVERGER, Maurice Os grandes sistemas polticos: instituies polticas e Direito Constitucional I. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1985. HOUSE OF LORDS. House of Lords Home Page (Em linha). (Londres): HOUSE OF LORDS, 2003 (referncia de 19 de Janeiro de 2003). Disponvel na Internet em <http://www.parliament.uk/about_lords/about_lords.cfm> LUIS SANCHEZ AGESTA Curso de Derecho Constitucional Comparado. 7 ed. Madrid: Facultad de Drerecho, 1988. MANUEL GARCIA PELAYO Derecho Constitucional Comparado. ed. Madrid: Alianza Editoral, ?. ISBN 84206-8699-9 MAUROIS, Andr Histoire dAngleterre. ed. Paris: Fayard, 1978. ISBN 2-213-00621-0.

Referncias bibliogrficas
[]
1

FFLCH USP. Herdoto, Histrias, III (Em linha). (Austin): Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas / USP, 1999 (referncia de 19 de Janeiro de 2003). Disponvel na Internet em <http://www.fflch.usp.br/dh/heros/traductiones/herodoto/debatepersa.htm> 2 [ ] Constitution Society Home Page. Aristotle: Politics: Contents (Em linha). (Austin): Constitution Society, 2001 (referncia de 19 de Janeiro de 2003). Disponvel na Internet em <http://www.constitution.org/ari/polit_00.htm> 3 [ ] Constitution Society Home Page. John Locke: John Locke: Second Treatise of Civil Government: Chapter 12 (Em linha). (Austin): Constitution Society, 2002 (referncia de 19 de Janeiro de 2003). Disponvel na Internet em <http://www.constitution.org/jl/2ndtr12.htm> 4 [ ] UQAC. Montesquieu, 1668-1755, De l'esprit des lois (1748), deuxime partie: livres IX XIII (Em linha). (Quebec): Universit du Qubec Chicoutimi, 2002 (referncia de 03 de Janeiro de 2003). Disponvel na Internet em <http://www.uqac.uquebec.ca/zone30/Classiques_des_sciences_sociales/livres/montesquieu/de_esprit_des_lois/partie_4 /de_esprit_des_lois_4_tdm.html>

Potrebbero piacerti anche