Sei sulla pagina 1di 3

Trao e Compresso

Materiais slidos tendem a deformar-se (ou eventualmente se romper) quando submetidos a solicitaes mecnicas chamadas foras axiais. Duas dessas solicitaes so classificadas respectivamente como trao e compresso.

A trao caracterizada pela tendncia de alongamento de um certo elemento na direo da fora axial atuante no mesmo. A compresso seria o oposto da trao, onde o elemento seria reduzido (ao invs de alongado) na direo da fora axial exercida sobre ele.

Ambas solicitaes resultam, aps sua aplicao, na deformao do elemento, onde o mesmo seria alongado no caso da trao e reduzido no caso da compresso.

Diagrama: Tenso x Deformao


O diagrama entre tenso e deformao o grfico obtido atravs dos resultados do ensaio, onde, primeiramente, calculam-se vrios valores de tenso e deformao correspondentes ao corpo de prova. Em seguida, as informaes reunidas so organizadas e plotadas em um grfico, resultando no diagrama entre teso e deformao sobre determinado corpo de prova. Determinao do mdulo da tenso:

Resulta-se da diviso da carga aplicada (P) pela rea da seo transversal inicial do corpo de prova (S).

Determinao do mdulo da deformao:

obtido atravs da leitura do extensmetro, ou pela diviso da variao do comprimento de referncia (L) pelo comprimento de referncia inicial (Lo).

Materiais Dcteis

A ductilidade a propriedade que representa o grau de deformao que um material suporta at o momento de sua fratura, logo materiais dcteis so aqueles que apresentam grandes deformaes antes de se romper (deformaes elsticas). Os engenheiros escolhem materiais dcteis para o projeto por que so capazes de absorver choque ou energia e, quando sobrecarregados, exibem, em geral, grande deformao antes de falhar.

Materiais Frgeis
So materiais que possuem pouco, ou nenhum escoamento, rompidos, durante uma aplicao de fora, praticamente sem fase elstica. Dessa forma, um material frgil, quando aplicada uma fora no mesmo, tende a deformar de forma permanente (deformao plstica).

Lei de Hooke
Em 1676, o cientista experimental Robert Hooke, com o auxlio de molas, estabeleceu a relao linear entre a tenso e deformao na regio de elasticidade, denominada Lei de Hooke. Hooke descobriu que quanto maior fosse o peso de um corpo suspenso a uma das extremidades de uma mola (cuja outra extremidade era presa a um suporte fixo) maior era a deformao (no caso: aumento de comprimento) sofrida pela mola. Analisando outros sistemas elsticos, Hooke verificou que existia sempre proporcionalidade entre fora deformante e deformao elstica produzida. Pde ento enunciar o resultado das suas observaes sob forma de uma lei geral, a Lei de Hooke. A relao linear entre tenso e deformao pode ser expressa por = (E)(), onde E uma constante de proporcionalidade conhecida como mdulo de elasticidade. o coeficiente angular da parte linear do diagrama ()() e diferente para cada material.

----------------------------------------------------------------------------------

Referncias Bibliogrficas:

MSPC - Informaes Tcnicas; "Resistncia dos materiais I-10". (http://www.marcoscassiano.com/eng/index.php/painel/resistencia-dosmateriais/715-rm-tracao-e-compressao.html) MASCIA, Nilson Tadeu; "Trao, Compresso e Lei de Hooke"; junho de 2006. (http://www.fec.unicamp.br/~nilson/apostilas/tracaocompressaoleideho oke.pdf) Wikipdia, a enciclopdia livre. (http://pt.wikipedia.org/wiki/) BUFFONI, Salete Souze de Oliveira; "Propriedades Mecnicas dos Materiais". (http://www.professores.uff.br/salete/res1/aula6.pdf) PRS, Alberto Ricardo; "A Lei de Hooke". (http://www.fisica.net/mecanicaclassica/a_lei_de_hooke.pdf)

Potrebbero piacerti anche